quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Vou tirar hoje suas dúvidas sobre plantas medicinais! - Chá das 17h - 01...

Sirvamos ao Bem

 

Sirvamos ao Bem

              “A luz resplandece nas trevas…” — (João, 1.5)


1 Não te aflijas porque estejas aparentemente só no serviço do bem.

2 Jesus era sozinho, antes de reunir os companheiros para o serviço apostólico. Sozinho, à frente do mundo vasto, à maneira de um lavrador, sem instrumentos de trabalho, diante da selva imensa…

3 Nem por isso o Cristianismo deixou de surgir, por templo vivo do amor, ainda hoje em construção na Terra, para a felicidade humana.

4 Jesus, porém, não obstante conhecer a força da verdade que trazia consigo, não se prevaleceu da sua superioridade para humilhar ou ferir.

5 Acima de todas as preocupações, buscou invariavelmente o bem, através de todas as situações e em todas as criaturas.

6 Não perdeu tempo em reprovações descabidas. Não se confiou a polêmicas inúteis.

7 Instituiu o reinado salvador de que se fizera mensageiro, servindo e amando, ajudando sempre e alicerçando cada ensinamento com a sua própria exemplificação.

8 Continuemos, pois, em nossa marcha regenerativa para a frente, ainda mesmo quando nos sintamos a sós.

9 Sirvamos ao bem, acima de tudo, entretanto, evitemos discussões e agitações em que o mal possa expandir-se.

10 Foge a sombra ao fulgor da luz. Não nos esqueçamos de que milhares de quilômetros de treva, no seio da noite, não conseguem apagar alguns milímetros da chama brilhante de uma vela, contudo, basta um leve sopro de vento para extingui-la.

 

Fonte viva — Emmanuel

terça-feira, 31 de agosto de 2021

GENTILEZA. SÓ ISSO.

 A IMPORTANCIA DA GENTILEZA.💗💗

Um ditado popular diz que gentileza gera gentileza. Quando se é gentil com os outros ajudamos a tornar o ambiente melhor. Ser gentil é ser amável, agradável e elegante. Uma pessoa gentil demonstra cortesia, é educada e atenciosa. Muitas vezes é considerada nobre e cavalheira. Por tudo isso é uma pessoa encantadora.

Luiz Gabriel Tiago disse que “a gentileza pode transformar uma vida, uma relação, um relacionamento profissional: basta praticar. A gentileza no ambiente de trabalho é o grande trunfo dos profissionais que estão prontos para fazer a diferença no mercado”.

 Gandhi dizia que “a gentileza não diminui com o uso. Ela retorna multiplicada”.

Gentileza é um gesto de cuidado com o outro, com a vida. Geralmente, a pessoa que é gentil com as outras acaba se destacando. Reprinsz aconselhou: “Não espere receber para dar, nem gentileza para ser gentil.

 Tenha você grandes atitudes, doe a cada dia um pouco de si e faça com os outros apenas o que você gostaria que fizessem com você. Pois são nos pequenos gestos e atitudes que ficam as melhores lembranças”.

É muito difícil conviver com a falta de gentileza. Estudos comprovam que pessoas que praticam a gentileza aumentam o seu grau de felicidade. Isso porque a gentileza está ligada ao gene que libera a dopamina, neurotransmissor que proporciona bem-estar.

 Aqueles que ajudam os outros regularmente têm mais saúde mental e menos depressão.

 Pessoas solidárias têm menos probabilidade de sofrer de doenças crônicas, e seu sistema imunológico tende a ser BEM melhor, porque existe uma relação direta entre bem-estar, felicidade e saúde.

Pessoas gentis não são individualistas, respeitam o trabalho do colega, e com isso elas chegam mais longe, já que abrem caminhos de comunicação com os outros e se tornam mais acessíveis.

Segundo Rosana Braga,gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque embora possamos (e devamos) aprender a ser gentil, trata-se de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores eee ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos. 

Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo”.

Pessoas gentis tentam se colocar no lugar do outro sempre, são bons ouvintes e praticam a arte da paciência. Além disso são capazes de pedir desculpas, quando descobrem que erraram, são solidários e companheiros. 

Procuram analisar as situações e serem justos. São capazes de resolver muitos conflitos, somente com seu jeito de ser.

É preciso praticar a gentileza com todos, sejam seus subalternos, familiares ou amigos próximos.

Dizem que o favor é feito com o cérebro e a gentileza com o coração, ou seja, não é um gesto planejado.

Claro que precisamos também agradecer quando alguém for gentil conosco. Dizer “por favor”, “obrigado” e “bom dia”, faz com que sejamos vistos com simpatia.

Claro que o tom de voz é tão importante quanto a palavra que dissermos. 

Se possível, faça um elogio, mas este precisa ser com sinceridade. E, além disso, tenha em mente que um sorriso pode abrir muitas portas.

Enfim, seja gentil com as pessoas e elas, provavelmente, serão gentis com você também. Lembre-se do que disse Shakespeare: “Eu aprendi que ser gentil é mais importante do que estar certo”

A VIDA VEM EM ONDAS (Inspiração Coisas da Alma)



A VIDA VEM EM ONDAS

fONTE: https://www.harmoniadocorpo.com.br/

A vida vem em Ondas

Após um período de stress, sempre vem uma fase de bonança e ventura. A história da humanidade é cíclica, já reparou? Falo isso porque vivemos hoje tempos de crise, com violência, correria desenfreada, competitividade excessiva, preocupações mil, angústia, insegurança e medo permanentes. A instabilidade do mundo aqui fora pode nos fazer adoecer.

No entanto, a sabedoria milenar indiana nos ensina que as coisas são como devem ser. Não adianta espernear, elas jamais poderiam ser diferentes. Existe uma força maior que rege o Universo conduzindo os eventos de maneira harmônica, mesmo que, aos nossos olhos, isso não seja compreensível - pelo menos não naquele instante crucial e doloroso.

Não quer dizer que devemos nos acomodar naquilo que não vai bem: podemos fazer nossa parte pela harmonia do todo. Um começo e tanto é mudar nosso padrão de pensamento e, consequentemente, de comportamento. É preciso buscar aprender com cada adversidade - com qualquer situação, na verdade, seja ela boa ou ruim. 

Nas horas de aflição, ajudará mito lembrar que as coisas começam no momento certo e terminam no instante certo, nem um minuto ates nem um minuto depois. Em resumo, vale confiar nas leis do Universo - sem, é claro, perder de vista as próprias ações. 

É o que eu falo lá em cima: ok, passamos por uma época difícil nos dias de hoje, mas a melhor notícia é que a era de luz está chegando - eu diria que já desponta em um horizonte não muito distante. 

Esse é o ciclo da vida, afinal. O que precisamos é abrir nosso coração para aceitar que o momento atual é parte da evolução do planeta e da humanidade.

 Necessitamos de sabedoria para, quando os problemas parecerem grandes demais, não nos esquecermos de que somos parte inseparável e indestrutível de um todo e passamos por igual movimento.

 Confie, que durante cada momento de escuridão enfrentado, já estão plantadas as sementes de um período novo e esplendoroso. Quando chegarmos ao ponto de acreditarmos nisso de fato, teremos encontrado a legítima paz interior, aquela que habita dentro de nós independentemente do mundo que nos rodeia.

 Daí a importância de mergulharmos em direção ao âmago do nosso ser, para enxergarmos o que se passa ali e sermos capazes de organizar nossos sentimentos. 

A realidade fora reflete o que temos dentro. Se tivermos em paz, o mundo à nossa volta espelhará as mesmas ótimas condições.

Um segredo é direcionar nossas energias muito mais para os sentimentos do que para a razão. Sentir é algo que vem do coração. 

O ato de racionalizar acontece na mente, que é controlada pelo ego. Apenas deixe rolar, vivenciando o presente com atenção e intenção. 

Para tanto, dedique-se a uma coisa de cada vez. E encare os períodos mais complicados como momentos de transição, que devem ser aproveitados para crescer. Imagine o seguinte você, naquele instante, está sendo preparada para a fase emocionante que ainda está por vir. Até lá, esteja presente, seja paciente e sempre consulte o que seu coração revela. Inspire-se nesta comparação que adoro, feita pela 

escritora americana Marianne Williamsom:

 "O crescimento espiritual é como o parto. Você dilata, então contrai; você dilata, então você contrai novamente; e, por mais doloroso que possa parecer, esse é o ritmo necessário para alcançar o objetivo final da expansão total". Entregue-se!

 

Fonte: Trecho da Revista Claúdia Mar/15 - Inspiração Coisas da Alma

Marcia de Luca (é especialista em ioga, meditação e ayurveda e uma das idealizadoras do movimento Yoga pela paz).

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

SUCOS MATINAIS

 

O que são shots matutinos? Como fazê-los?

Os shots matutinos assim como chás e cápsulas fazem parte de estratégias antioxidantes que nós, nutricionistas, adoramos incluir em nossos planos alimentares. Mas tudo tem um motivo embasado na ciência antes de se tornar um modismo.

Não importa qual o seu estilo de vida, fato é que podemos sempre dar uma ajudinha extra ao nosso corpo para eliminar metabólitos tóxicos, em especial os radicais livres que são formados diariamente em situações como estresse, poluição, consumo de bebidas alcoólicas, má alimentação, exercícios físicos intensos…

Por isso, adotar estratégias que ofereçam ao nosso corpo uma dose extra de antioxidantes naturais e componentes que ajudem na metabolização e eliminação dessas toxinas é uma forma inteligente de nutri-lo e favorecer o funcionamento do metabolismo, ativando os órgãos digestivos e reduzindo a inflamação, o que de quebra facilita o processo de emagrecimento e melhora do sistema imunológico.

Alimentos como limão, vinagre de maçã, açafrão (ou cúrcuma), chá verde e spirulina, são excelentes exemplos de antioxidantes que podem ser facilmente incorporados ao ritual matinal dos shots saudáveis!

Benefícios

✓ Dose única e prática de ser preparada e ingerida (cerca de 50ml).
✓ Ajuda na limpeza e desintoxicação do organismo.
✓ Mistura riquíssima em benefícios e com baixo valor calórico.
✓ Versátil: Combinações podem variar de acordo com os objetivos- alimentos mais termogênicos ou mais diuréticos, por exemplo!

Quando tomar?

O ideal é que você os consuma pela manhã cerca de 30 minutos antes de realizar o café da manhã. A dose normalmente não ultrapassa 50ml!

Como preparar?

Dentre os alimentos que podem ser facilmente combinados nas receitas dos nossos shots matinais, podemos citar:

  • Capsaicina (pimentas)
  • Camellia sinensis (chá verde)
  • Gengibre
  • Canela
  • Cravo da índia
  • Ômega 3

Como você pode observar, muitos desses alimentos tem também uma característica termogênica. Imagine combiná-los e potencializar suas ações biológicas!

Receitas de shots saudáveis

Como o consumo destes tônicos têm aumentando significativamente, atualmente é possível encontrar algumas opções prontas em lojas de produtos naturais, contudo a praticidade para preparar o drink em casa é um dos pontos positivos para incluí-lo no dia a dia!

Agora vamos às sugestões de preparo com combinações para melhorar a imunidade, a digestão, nível de energia e também auxiliar o nosso corpo no processo de desinflamação.

Shot Clássico

  • Sumo de 1 limão espremido ou 1 colher de sopa de vinagre de maçã (preferivelmente não pasteurizado, sem ser filtrado e orgânico para manter a presença dos probióticos naturais da bebida);
  • Água mineral temperatura ambiente (quantidade que desejar para diluir).

Modo de preparo: Em um copo misture os ingredientes e tome em jejum.

Shot Digestivo

  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 1/4 xícara de chá de chá de dente-de-leão (infusão da erva)
  • 1/2 colher de chá de gengibre fresco ralado (pode usar em pó, mas sugiro fresco)

Modo de preparo: Misture bem com uma colher e tome em jejum.

Shot anti-inflamatório

  • Suco de 1 limão
  • ¼ de xícara de chá de Moringa (infusão da erva)
  • 1/2 colher de chá de pimenta caiena
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • Pitada de pimenta-do-reino
  • 1 pitada de canela

Modo de preparo: Misture bem com uma colher e tome em jejum.

 Shot Imunidade

  • Suco de 1 limão
  • 1 colher de sopa de água morna
  • 10 gotas de tintura de própolis
  • 1 pitada de gengibre
  • 1 colher de chá de glutamina (opcional)

Modo de preparo: Em um copo misture os ingredientes e tome em jejum.

Gostou das dicas? Que tal começar a praticar alguns shots saudáveis matinais?





Referências:

Adriana Azank

Nutricionista  Funcional  Clínica  e Esportiva  

CRN3-27649 

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...