sábado, 18 de maio de 2019

Dicas de Plantas Fáceis de Cuidar







Escolher plantas fáceis de cuidar é a nova tendência entre os donos de fazendas e sítios, que não querem gastar grande parte do seu tempo fazendo a rega de mudas ou contratar profissionais para ajudar nos cuidados de sua propriedade, o que lhes dá mais tempo para descansar e aproveitar a beleza natural do lugar.

Mas como saber quais plantas são fáceis de cuidar em um país como o Brasil, com diversos biomas, microclimas?

10 Melhores Dicas de Plantas Fáceis de Cuidar e Que Valorizam a sua Propriedade


·         1.Árvore da Felicidade – Além de não precisar de muitos cuidados, a Árvore da Felicidade pode se reproduzir e cobrir uma área grande em poucos anos, sendo uma excelente opção para proprietários de sítios que querem usar plantas para atividades de paisagismo.




·         2.Orquídea Bambu – Com uma cor lilás característica, a Orquídea Bambu é uma planta que se desenvolve perfeitamente em climas tropicais, o que faz com que ela seja plantada em todas as regiões do país sem qualquer tipo de preocupação ou cuidados especiais durante o seu crescimento.



·         3.Cróton – O Cróton pode ser encontrado em cercas vivas ao redor do mundo, pois tem uma taxa de crescimento alta o que facilita o preenchimento do espaço tanto em campos rurais ou terrenos urbanos, tudo isso em conjunto com um preço acessível facilitam a sua compra e plantio em todos os estados.



·         4.Bromélia – A Bromélia é uma planta exótica pelas cores e formato das folhas. Decorar o seu jardim ou sítio com essa espécie faz com que o ambiente fique mais vivo e colorido, ainda mais quando plantado em conjunto com outros tipos de plantas coloridas como as orquídeas.



·         5.Palmeira Raphis – Uma espécie de palmeira que é capaz de sobreviver até mesmo em áreas internas, a Raphis precisa de uma quantidade mínima de cuidados,poucas regas e renovação no adubo já são o suficiente para garantir um bom crescimento até mesmo nos climas mais frios.



·         6.Pata de Elefante – Muito parecida com as palmeiras, a Pata de elefante tem o seu diferencial no seu tamanho, que pode chegar a 5 metros de altura e nas flores brancas produzidas ao longo do ano, o que faz com que ela seja usada para a criação de jardins.



·         7.Babosa – Por crescer normalmente em qualquer tipo de clima, a Babosa é uma árvore comum no Brasil, e pode produzir flores e frutos, que atraem animais como pássaros e tornam a sua propriedade ainda mais bonita e valorizada.

·         8.Aloe Vera – Árvore conhecida pelos benefícios à saúde que são causados pelo óleo dos frutos, essa espécie é uma boa escolha para pessoas que querem plantar pomares e consumir essas frutas todos os dias.



·         9.Bambu Cana da Índia – Esse tipo de bambu é usado em solos com risco de erosão, com raízes fortes que crescem normalmente até nos solos sem muitos nutrientes, e quando plantado próximo de encostas pode evitar grandes desabamentos de terra.



·         10.Bambu Vulgaris – Ideal para o paisagismo, o Bambu Vulgares cresce mesmo quando plantado em proximidade com outras mudas, e é muito comum para cercas vivas em áreas urbanas e rurais, por bloquear a visão e acesso das pessoas à sua propriedade nos locais indesejados.

São muitos os tipos de plantas que podem ser plantadas sem ter que gastar muito tempo e cuidados para que elas cresçam bem, porém, escolher um bom produtor como o Sitio da Mata é tão importante quanto o plantio das mudas, pois somente a Sítio da Mata é capaz de oferecer aos seus clientes as melhores mudas com preços baixos e rápida entrega.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

"Dicas para Cuidar da Audição das Crianças


"Dicas para Cuidar da Audição das Crianças
1- A otite média é uma das causas mais comuns de perda auditiva na infância. Se seu filho apresenta, com frequência, dores de ouvido, quadros alérgicos e quadros de otites, você deve consultar um médico especialista, otorrino-laringo-logista, e um Fonoaudiólogo para avaliar a sua audição.
2- Nunca coloque hastes flexíveis tipo cotonetes ou outros objetos no ouvido de seu filho. No ouvido, bem lá dentro só o médco. Isso poderá causar danos irreparáveis à audição da criança.
3- A triagem auditiva neonatal (TAN) feita no bebê, deve ser uma prática comum de proteção ao recém-nascida, após o nascimento antes de deixar o hospital e/ou a maternidade.
4- É recomendado aos pais que observem, de um modo cuidadoso, as etapas do desenvolvimento de fala e linguagem de seus filhos, os quais funcionam como sinais importantes de alerta quanto à existência de perda auditiva. Um dos mais importante sinal que indica a possibilidade de perda auditivia é o atraso ou ausência de fala e linguagem.
5- Em caso de demora para aprender a falar procure um Fonoaudiólogo. Ele poderá avaliar o desenvolvimento de fala e linguagem e a audição de seu filho. Se houver qualquer problema auditivo, o encaminhará ao médico Otorrinolaringologia para o diagnóstico e tratamento precisos, o mais rápido possível."
FIM
Essa Plantinha É Chamada De Amizade!
Você Deve Regá-La Dia Após Dia, Com Palavras De Carinho 
E Sinceridade Adubá-La Com Respeito E Dedicação E

Deixar Que O Sol Do Amanhecer Ilumine E 
Aqueça Suas Raízes Para Que Ela Possa
 
Crescer Sempre Forte E Bonita!
Essa Plantinha, Quando Nova Aparenta Pouca
 
Importância, Ou Até Mesmo Sem Vida.
Mas Quando Começa A Crescer Você Percebe Como 
Suas Flores São Lindas E Suas Raízes,

Fortes E Profundas... Por Isso Trate Essa Plantinha Da Amizade Com Muito 
Amor E Carinho Não Deixando Jamais 
De Adubá-La E Regá-La.

Pois Se Isso Não Acontecer...
Ela Poderá Morrer, Sem Ao Menos Te Dar A Chance
 
De Mostrar A Essência Mais Linda Que 
Essa Planta Possui...

A Essência Da Verdadeira Amizade!
e essa amizade pode estar entre crianças, adolescentes, adultos, casais.

Como Esperar a Vitória de Deus

Como Esperar a Vitória de Deus



Muitos dos problemas do dia a dia somos capazes de resolver através de nossos recursos, usando a nossa inteligência, de contatos com amigos, familiares, aliados a otimismo e esforço.

Porém, há situações de extrema dificuldade que nós não podemos resolver. Aquele obstáculo que vem causando, há tempo, angústia e sofrimento, o qual pensamos não ter saída, por mais que tudo que possa ser, ou já foi, feito. 


Pode ser uma doença, uma dívida impagável, o casamento em dificuldade, desemprego, etc. Nessas horas de grande tribulação/aflição só existe uma saída: Deus. Ele nunca nos deixa sem resposta. Às vezes Deus trabalha em silêncio a nosso favor.

Deus pode agir de diversas maneiras. Pode operar de forma rápida atendendo à nossa oração, súplica ou então de maneira mais demorada.

Neste último caso, Deus nos deixa passar pelas intempéries do deserto (debaixo da sua proteção e sustento) para nos tornarmos mais forte. É na dificuldade que temos os maiores aprendizados e incríveis experiências com Ele.

Na verdade, Deus nunca nos abandona. Se estiver demorando um pouco o seu milagre acontecer, é porque Deus aguarda o momento certo. Espere mais, ore mais, busque mais. A vitória com certeza vai chegar. 

No auge do tormento, fazer uma besteira passa muitas das vezes pela cabeça. Não devemos entrar em desespero. É no nosso limite, quando achamos que tudo está perdido, que reconhecemos nossas fraquezas e colocamos nossa soberba de lado, nos prostrando humildemente debaixo da soberania de Deus, e que Ele proporciona o livramento e derrama grandes bênçãos. Tudo o que era fardo passa a ser felicidade, alívio e paz. Basta crer e acreditar!

(John Cutrim)

terça-feira, 14 de maio de 2019

Bom dia!


Bom dia!


O abrir dos olhos é o primeiro ato de entrega ao dia que se inicia. A luz do sol é cheia de calor e energia, então deixe-a entrar em seu quarto, em seu corpo e em sua mente. Uma nova página no livro de sua vida está em branco e é importante que se foque em preenchê-la somente com coisas boas. Se no decorrer do dia algum problema atrapalhar a sua história, não abaixe a cabeça: lembre-se de que o dia só acaba quando seus olhos se cerram para a noite de sono e que muita coisa ainda pode acontecer.

ACORDA MENINA!!!



"Virtude, força, caráter: Estes são o primeiro degrau para um rumo certo.
 Quem trata a vida com arrogância e manipula o orgulho sem medidas, arrasta a vaidade e o egoísmo para o fundo de um buraco negro, aonde a luz é impenetrável e a benção se torna impossível. 
Aprender a ser humilde é viver sem fronteiras, sem preconceitos, mas sempre com respeito, com consideração ao valor do outro. Isto é, respeito ao ser humano com restrições na saúde física, saúde mental, saúde emocional, saúde espiritual.
 Respeito aos animais, que indefesos nada fizeram para prejudicar, apenas pedem para viver. Respeito …"

PAUSAR A VIDA PELOS FILHOS.



"Hoje tomei meu café com lágrimas e na minha boca amargava as saudades que sinto da minha mãe.
Fiquei pensando em quantas vezes, desde que me tornei mãe, já escutei a frase “não pause sua vida pelos filhos, pois eles um dia crescem” ou alguma variação dela, repetida, ainda que não intencionalmente, como uma forma disfarçada de escrutinizar e menosprezar a dedicação materna
Se cria filho pro mundo, é o que todo mundo diz. As asas, as benditas asas. Eu sei, você sabe.

Não pausar a vida. Ideia curiosa essa já que ser mãe é viver eternamente de pausas.
 Por 9 meses (ou mais) a gente pausa o vinho. Por aproximadamente 40 dias (mas provavelmente bem mais) a gente pausa a vida sexual. 
Por muitas e muitas noites a gente pausa o sono. A gente pausa a reunião de trabalho, a ligação importante, a promoção. A gente pausa a poupança porque juntar dinheiro fica difícil. 
A gente pausa as refeições e os banhos. A gente pausa os planos de viagens, as saídas com as amigas, as idas ao cabeleireiro. A gente pausa o coração na preocupação e a gente pausa a própria vida pra respirar a deles.


Criar para o mundo. O que isso seria? Suponho que minha mãe me criou “para o mundo,” sempre me dando asas. Saí de casa aos 14 anos e aos 18 saí do país. 

Fui conquistar esse mundão para o qual ela me criou. Mas a verdade é que eu nunca deixei de ser dela.
 Um pedaço dela. Um produto dela. Tão dela que mesmo com mais de 30 anos, eu ainda preciso que ela pause a vida dela por mim. E ela pausa. 
Passa 2, 3 meses aqui, vivendo minha vida. Ela pausa com a generosidade de quem é acostumada a pausar e doar e amar e amar e amar.

Então eu penso, enquanto tomo meu café com lágrimas e amargo as saudades que sinto da minha mãe, que filhos não são do mundo. Nossos filhos são nossos! Eles vieram da gente e voltam pra gente de novo e de novo. 
Mesmo estando longe, eles são nossos. Nossos pedaços. Nossos produtos. Os produtos de todas as nossas pausas. 
Porque é na pausa que fortalecemos o vínculo, é na pausa que construímos as memórias. É no pausar da vida, nesse incessante viver pelo outro, em meio às dores e sacrifícios que, como mulheres, muitas vezes nos vemos plenas; e mais do que isso, nos vemos mães."

Autora: Fernanda Marques

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Revogue-se Texto do livro Pensar é transgredir de Lya Lufit





O texto abaixo é um trecho de uma crônica argumentativa da escritora contemporânea Lya Luft. Leia-o com atenção.

Revogue-se

Relacionamentos se constroem ao longo dos anos de sua duração: os dois parceiros vão tramar consciente ou inconscientemente a teia que os vai envolver ou separar, o casulo onde vão abrigar ou sufocar seus filhos.
Amor não deveria ser prisão ou dever, mas crescimento e libertação. Porém se gostamos de alguma coisa ou de alguém, queremos que esteja sempre conosco. Perda e separação significam sofrimento, mas não o fim da vida nem o fim de todos os afetos.
Certa vez me entregaram um bilhete que dizia:
"Se você ama alguém, deixe-o livre."
Poucas afirmações são tão difíceis de cumprir, poucas contêm tamanha sabedoria em relação aos amores, todos os amores: filhos, amigos, amantes. Amor é risco, viver é risco. Pois permitir, até querer que o outro cresça ao nosso lado, pode significar que crescerá afastando-se de nós.
Mas - essa é a força e a beleza do desafio de uma vida a dois - o outro, crescendo, pode-se abrir mais para nós, que participaremos dessa expansão. Instaura-se uma instigante parceria amorosa, na qual o tempo não servirá para desgaste mas para construção. É um processo de refinamento da cumplicidade que brilha em algumas relações mesmo depois de muitos anos, muitas perdas, e muitos difíceis recomeços - desde que haja sobre o que reconstruir.
[...]

LUFT, Lya. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2005. p. 145-146. (Fragmento).

a) No primeiro parágrafo, a cronista situa o tema a ser desenvolvido. Identifique-o.

b) A partir do segundo parágrafo, a cronista apresenta argumentos para fundamentar suas opiniões sobre a forma como as pessoas deveriam amar. Que ideias básicas ela desenvolve sobre esse assunto?

c) Segundo a autora, as pessoas que se envolvem em relacionamentos com liberdade para crescer podem seguir caminhos diferentes. Que opinião ela apresenta para fundamentar seu ponto de vista? 

d) Interprete o sentido do título do texto, tendo em vista as opiniões da autora sobre o tema. A quem o título se dirige?

e) Com que finalidade ou objetivo a autora produziu essa crônica?

f) Crônicas como essa, de Lya Luft, são do tipo argumentativo, porque o texto apresenta o ponto de vista e as opiniões do autor sobre determinado tema. Em que esfera de circulação se encontra esse gênero textual?

g) Ao descrever situações antagônicas para falar da forma de amar, a cronista emprega palavras de sentidos opostos em seu discurso. Que palavras são essas e o que elas expressam?


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

a) O tema é a construção dos relacionamentos: entre parceiros de um casal e também entre pais e filhos.

b) Ela defende o ponto de vista de que a pessoa que ama deve permitir ao outro fazer suas próprias escolhas e viver em liberdade, ainda que essa atitude gere inseguranças. De acordo com ela, esse comportamento vai tornar os relacionamentos mais sólidos e, portanto, mais felizes.

c) "Amor é risco, viver é risco". Ao afirmar isso, a autora considera que, num relacionamento em que os parceiros tenham liberdade para crescer lado a lado, eles tanto podem se distanciar como se aproximar mais, fazendo com que um participe da evolução do outro.

d) Resposta pessoal. Sugestão: O título emprega o verbo revogar no imperativo e dirigi-se ao leitor (ou receptor). Pode-se interpretar que a frase "Revogue-se." seja um conselho ou uma sugestão ao leitor, para persuadi-lo a anular ou rever suas atitudes em relação a quem ama. 
Professor: aceitar outras interpretações, desde que coerentes.

e) Para fazer com que as pessoas reflitam e modifiquem o comportamento, aprendendo a amar o outro sem excesso de cobranças.

f) Normalmente, as crônicas argumentativas são publicadas em jornais e revistas, e mais tarde podem ser reunidas em um livro.

g) Palavras que expressam as ideias de prisão e de infelicidade: teia, casulo, sufocar, sofrimento, perda, separação, etc. Palavras que expressam as ideias de liberdade: amor, viver, crescendo, força, beleza, expansão, parceria, etc. 


INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...