quinta-feira, 26 de setembro de 2019

TENHA OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

 Motivos para meditar todos os dias

03/10/2019.
Está mais do que provado os benefícios da meditação sobre o corpo e a mente das pessoas que a praticam regularmente. Mas, se você não está convencido, confira alguns dos vários motivos que te levarão a começar a meditar ainda hoje!

1. Controla a ansiedade

Controlar a ansiedade é um dos principais motivos que leva a maioria das pessoas a começar a meditar!
Com a meditação você consegue ter o controle de suas emoções, ajudando a manter a calma e o equilíbrio mesmo em situações de grande ansiedade, como antes de apresentar um trabalho, de uma entrevista de emprego, de uma viagem importante e etc.
A ansiedade e o medo envenenam o corpo e o espírito.
George Bernard Shaw
beneficios da meditação

2. Aumenta a concentração e produtividade

A meditação é um excelente exercício cerebral! Além de ativar zonas do cérebro que facilitam o armazenamento de memórias e a concentração, a meditação também ajuda a potencializar a produtividade das pessoas que a praticam!
O "controle" dos sentimentos também é uma consequência da meditação que, de acordo com pesquisas, ajuda a aumentar as emoções positivas e a sensação de satisfação com a vida!

3.MEDITAR -  Faz com que seja mais paciente

Se você é conhecido por “nervozildo” no trabalho, a meditação talvez seja o calmante que estava faltando em sua vida!
A sensação de conforto e relaxamento provocado pela meditação é só o começo da avalanche de consequências positivas que esta pratica pode proporcionar! Os níveis de serotonina, substância conhecida como “hormônio da felicidade”, são aumentados quando praticamos constantemente a meditação.
Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.
John Quincy Adams

4. Ajuda a reduzir o estresse

De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, apenas alguns minutos de meditação ao dia pode garantir inacreditáveis melhorias em sua qualidade de vida!
Na pesquisa, as pessoas entrevistadas que se comprometiam a meditar por pelo menos 25 minutos diariamente, tinham uma menor libertação de cortisol no cérebro, substância esta conhecida por ser o “hormônio do estresse”.
A meditação faz com que o corpo atinja níveis de profundo relaxamento, fazendo com que você seja capaz de enfrentar situações estressantes com mais tranquilidade.
Da próxima vez que estiver se sentindo sob intensa pressão no trabalho, pare, feche os olhos e respire. Pode parecer “estúpido”, mas você vai ver como alguns minutos de concentração na sua própria respiração pode ajudar a fazer com que se sinta mais relaxado.  

5. MEDITAR - Pode ser feito em qualquer lugar

Jovem meditando

Você não precisa estar isolado numa gruta no meio das montanhas ou numa ilha deserta para meditar! Para praticar a meditação você só precisa de uma coisa: vontade!
Faça uma pausa durante o trabalho, feche os olhos (para evitar distrações) e tente se concentrar unicamente na sua respiração. Sinta o ar entrando pelo seu nariz, chegando aos seus pulmões e sendo expelido pela boca.
Pronto! Você já está dando os primeiros passos rumo à meditação! Com esse simples exercício o seu corpo fica mais relaxado e sua mente menos congestionada com o caos de pensamentos que provocam o nervosismo e a ansiedade, por exemplo.
A meditação não é sobre o que está acontecendo, é sobre como você se relaciona com o que está acontecendo.
Sharon Salzberg

6. MEDITAR - Para ter uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono é essencial para garantir a saúde física e psicológica, ajudando a manter a produtividade e a boa disposição. E não há dúvidas, a meditação é uma das melhores armas contra as noites de insônia!
Outro estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que fazer uma breve meditação antes de dormir ajuda a manter um sono mais estável e tranquilo.
Além de conseguirem dormir melhor, observou-se também que as pessoas que meditam acordam menos ansiosas e mais dispostas a enfrentar as tarefas do cotidiano de trabalho!
Se contar carneirinhos não está te ajudando, talvez esteja na hora de dar uma chance a meditação!

7. MEDITAR - Potencializa a criatividade

Outra consequência positiva da meditação e que foi comprovada pela ciência! Uma pesquisa da Universidade de Leiden, na Holanda, mostra que a pratica da meditação potencializa a criatividade e o chamado “pensamento divergente” das pessoas.
De acordo com os resultados do estudo holandês, o exercício diário de manter a “mente aberta” e livre de pensamentos focados ajuda no desenvolvimento de tarefas que requerem ideias inovadores e criativas para serem completadas!
Talvez, o que esteja faltando para você terminar aquele texto para o seu trabalho seja uns minutinhos de meditação, não acha?


Ah, e lembre-se: não fique frustrado caso não consiga “limpar” a mente dos seus pensamentos enquanto medita. Assim como em qualquer exercício, “abrir e limpar” a mente é algo que apenas se conseguirá com a prática!


GRATIDÃO

Além de ajudar a manter as pessoas que você ama sempre por perto, demonstrar agradecimento pelas coisas boas da vida também pode ser um excelente remédio para manter o equilíbrio mental.
Agradecer o bem que recebemos é retribuir um pouco do bem que nos foi feito.
Augusto Branco
Confira quais os principais benefícios que ser uma pessoa mais grata vai trazer para o seu dia a dia!

1. GRATIDÃO - Deixa o ambiente ao seu redor mais feliz

Ser grato é reconhecer o esforço, a dedicação e o carinho do próximo, atitude esta que estimula relações mais amáveis e baseadas na compreensão. A gratidão faz você ter empatia e, consequentemente, atrair boas energias para o seu lado. 
Não deixe de verbalizar a sua gratidão. Deixe o orgulho de lado e saiba agradecer pelos favores que fazem por você, afinal de contas ninguém é obrigado a te ajudar, ok?
frases de gratidão

GRATIDÃO - Diminui a ansiedade

Ao tomarmos a atitude de agradecer, estamos abrindo espaço para compartilhar os nossos sentimentos com o próximo, neste caso a gratidão, a humildade e a compaixão. Não "prender" as emoções e se sentir livre para vivê-las positivamente pode ajudar a diminuir (e muito) aquela sensação de ansiedade constante.
Agradecer não custa nada e é mais fácil do que você imagina, mas se ainda não se sente preparado para tal (por vários que sejam os seus motivos), experimente escrever uma carta de agradecimento.
Outro exercício que também pode ajudar a combater a ansiedade é a meditação. Neste caso, separe alguns minutos do dia para fechar os olhos e esquecer os problemas, se concentrando apenas em todas as coisas que você tem a agradecer na vida. 

3. GRATIDÃO - Combate a depressão e melhora a autoestima

Manter uma atitude de gratidão ajuda a melhorar a autoestima e diminui as chances de encarar uma futura depressão. Ao reconhecer os pontos positivos que você tem na vida, sentimentos negativos como a inveja e a frustração não te contaminarão.
Quando acordar, todos os dias, encontre um motivo para ser feliz e repita em voz alta: "Hoje eu sou grato por..." ou "Eu me sinto bem quando...". Você também pode fazer este exercício no final do dia, repetindo antes de dormir: "Minha parte favorita do dia foi...".

4. Melhora a saúde mental

Pesquisadores descobriram que além de reduzir a ansiedade e o stress, manter uma atitude de gratidão também é importante para ajudar as pessoas a superarem traumas. 
Ao sermos gratos por tudo o que temos, mesmo nos momentos difíceis, acabamos por promover a resiliência - capacidade de superar os obstáculos e suportar pressões adversas. 
gratidão

5. Durma melhor

Você passa vários minutos rolando de um lado para outro na cama com a cabeça cheia de pensamentos que não te deixam dormir? Então talvez esteja precisando de usar mais vezes a palavra "obrigado".
Manter um "caderninho de agradecimento" é um excelente exercício para aliviar e tranquilizar a mente antes de dormir. Escreva todos os dias, de preferência antes de deitar, todos os sentimentos de gratidão que você tem. Alguns psicólogos acreditam que, desta forma, ao focalizar em pensamentos agradáveis e positivos, a pessoa conseguirá ter uma noite de sono muito mais tranquila.

6.GRATIDÃO - Faça mais amigos

frases de gratidão
Ao ser uma pessoa grata, você mantém uma ligação mais forte com os demais e o mundo ao seu redor. A simpatia e a empatia, que são típicas das pessoas agradecidas, faz com que as suas relações interpessoais sejam ampliadas e melhoradas.
Quer conhecer pessoas interessantes e fazer mais amigos? Então seja grato com as amizades verdadeiras que você já tem!

7. GRATIDÃO -  Faz com que os relacionamentos sejam duradouros 

Demonstrar gratidão ao parceiro(a) é essencial para que uma relação amorosa seja duradoura. Ver e sentir que a sua preocupação, carinho e dedicação para com a pessoa que ama é reconhecida faz com que o respeito e a admiração pelo próximo permaneça constante.
E são os pequenos detalhes que fazem a diferença neste caso, como saber agradecer por ter preparado aquele jantar especial, por ter levado as crianças para brincar no parque, enquanto você aproveitava para terminar um trabalho importante e etc. Assim como as coisas importantes, os pequenos gestos diários também devem ser igualmente valorizados.
casal idosos
E então, preparado para usar mais vezes a palavra "obrigado"? Aliás, será que você sabe os motivos que tem para agradecer?

PESE NISSO!!!


Confie em si mesmo

Confie em si mesmo. Um pássaro, enquanto repousa em uma árvore nunca teme que o galho se quebre, pois sua confiança não está no galho, mas em suas asas.
Felicidade !!!
Felicidade para mim, é um estado de 
espírito. 
Muitos tem tanto, e se acham tão infelizes.
 Outros com tão pouco, e carregam a alegria 
n'alma.


terça-feira, 24 de setembro de 2019


Vida Saudável
* Por Dr. José Alexandre Portinho
Publicado em 01/04/2005 - 02:00
A+ | A- |   
Para algumas pessoas, vida saudável é simplesmente evitar doenças. Na verdade o conceito é muito mais amplo, vai muito além. Hoje já sabemos que vários fatores influenciam a saúde, como: o relacionamento no meio familiar e no trabalho, o local em que se vive o estado emocional e até mesmo o estado espiritual da pessoal. Se tudo isso não estiver harmônico, o indivíduo fica doente com mais facilidade. Portanto, para uma vida saudável é necessário encontrar um ponto de equilíbrio e, esse ponto é obtido com os valores do bem-estar físico, mental, social e espiritual. 
Bem-estar significa que, a pessoa esteja bem consigo mesma. Essa sensação depende de muitos fatores. A predisposição genética de cada pessoa é um desses fatores, além do ambiente em que se vive, dos cuidados que se tem com a saúde e da disposição psicológica para enfrentar a vida.
É importante aprender a preparar o básico de pratos nutritivos com alimentos saudáveis e os hábitos e horários corretos da boa alimentação e não menos importante, a boa mastigação e a etiqueta. 
O bem-estar mental pode ser obtido pelo equilíbrio emocional e o bom convívio familiar. O estresse, a depressão, o nervosismo e principalmente a ira, bloqueiam o sistema imunológico, diminuindo a defesa contra doenças. O laser é parte fundamental no processo do bem-estar mental. 
O bem-estar social é alcançado com moradia adequada, acesso a tratamento de saúde, senso de segurança pessoal, condições de trabalho e renda satisfatórios. 
Algumas pessoas obtêm o bem-estar espiritual através da oração e prática de uma religião.
 Outras pessoas alcançam a espiritualidade quando estão em contato mais próximo com a natureza ou praticando a meditação, acampando e relaxando, observando montanhas e rios, lagos pássaros o verde de cada planta.
Cada pessoa tem uma maneira própria de exercer sua espiritualidade. O importante é ter paz interior, para que dessa forma, as decisões para um direcionamento da vida serem tomadas de forma mais clara e sensata. Nessa oportunidade do bem-estar espiritual, a pessoa passa a ter um raciocínio para proporcionar o bem-estar coletivo, começando por abranger as pessoas mais próximas de seu relacionamento. 
Muitas pessoas não sabem, mas a plenitude da vida saudável só é alcançada através de decisões pessoais, ou seja, é necessário querer, buscar e se empenhar para conseguir a boa saúde. Alcançar a vida saudável pode ser uma tarefa simples desde que se tenha o desejo, se faça um planejamento, direcionando as prioridades e mudança de hábitos. 
A vida saudável, portanto, vai muito além de se ter uma alimentação adequada, boa disposição e o controle do estresse. As relações afetivas estáveis têm grande influencia na saúde, assim como a realização profissional e a segurança.

Como Viver Bem


Como Viver Bem

O Universo sempre responde à natureza das suas emoções. O problema é que essas nem sempre estão harmonizadas com seus desejos, planos e metas.

É necessário que você entenda o mecanismo de ação da Força Cósmica Criadora para que possa criar com êxito.
Primeiramente, você precisa saber que a natureza da vibração cósmica é a da inclusão. Sempre!

Na verdade, quando você pensa ou diz: sou infeliz, o Universo responde "SIM, você é infeliz”. A partir do momento em que mudar de opinião e passar a pensar e sentir com a alma que é feliz, o Universo responderá "SIM, você é feliz”. E imediatamente passará a produzir uma trama de acontecimentos que tragam felicidade até você. 

Em outras palavras, tudo o que você pensa ou diz, com sentimento é imediatamente aceito pelo Universo como a sua realidade. E, de fato é assim. A natureza do Universo é expandir sempre aquilo que faz parte de suas emoções.
Então, pense comigo: o que você está sentindo com relação a si mesmo, à vida e às outras pessoas?

Se seus sentimentos não estiverem em harmonia com aquilo que você quer, está na hora de dar uma pausa e refletir seriamente sobre a sua maneira de encarar a vida.

 É preciso refletir sobre os seus sentimentos mais profundos, arraigados no subconsciente. E, concentrar-se no que realmente você precisa sentir e vivenciar daqui para frente para que seja capaz de moldar seu futuro.


Considere os aspectos pessoais que possam estar impedindo o fluxo do seu bem-estar. Analise como a sua educação, suas crenças e sua maneira de agir podem estar interferindo de forma negativa em sua vida. 

A partir dessa análise pessoal, você será capaz de ir, aos poucos, tirando a atenção desses fatores negativos, ao mesmo tempo em que dedica mais tempo, atenção e energia para sentimentos que elevam a sua freqüência vibratória.

 De início, isso não será uma tarefa das mais fáceis. Será difícil afastar da sua mente as crenças limitadoras que já fazem parte de seu paradigma atual. 

Mas essa é uma meta que você deve aspirar e colocar em prática, imediatamente.
É difícil delinear aqui as possíveis crenças que o prendem à Roda da Lei que gerencia sua experiência no momento. Pode ser que você se julgue 

incapaz porque os outros incutiram isso em sua mente ao longo dos anos. Pode ser ainda que você acredite que a vida é sofrimento, ou que está expiando pecados de vidas passadas, ou que precisa sofrer para herdar o paraíso. Ou, ou, ou... Tudo isso pode parecer verdade para você. Mas essa não é a Verdade Essencial.

Longe de pretender classificar aqui o que é "verdade". Isso eu não faço porque acredito que a Verdade é algo totalmente distinto, além da nossa compreensão.

 Apenas preciso salientar que, sendo bom observador das Leis Universais, acredito que a natureza do Universo é totalmente diferente de algumas falsas verdades que incutiram em nossa mente com propósitos nem sempre positivos. 


É incoerente, por exemplo, acreditar que pobreza, escassez, doença e tristeza são inevitáveis. Podem até ser necessários para a evolução, mas não o caminho mais curto, nem o mais certo.
O caminho do sofrimento pode ser substituído pelo caminho do conhecimento.

Pois bem: se você ainda não se convenceu de que a sua verdadeira natureza é o bem estar absoluto e a manifestação da vida plena, está na hora de fazê-lo a partir de agora. Faça isso já, sob pena de permanecer o resto da sua vida mendigando um bem maior que na verdade já lhe pertence por direito natural.

O Universo responde sempre aos sentimentos que você experimenta em relação ao que diz e ao que pensa e faz. A sua verdade é sempre respeitada como se fosse uma verdade absoluta. E a resposta sempre faz jus às suas crenças boas e más.

Elimine as verdades limitantes que assolam sua mente e passe a acreditar numa Verdade maior, sob o ponto de vista das Leis Universais. Independente do que fizeram você acreditar, está na hora de buscar a fé que vem do seu coração.
Examine a fundo em sua alma o que realmente pode ser certo ou errado. Note que dificilmente você condenará a alegria, a abundância, o amor, o prazer, a saúde e o bem-estar.

Chega de sofrimento!
Pare de boicotar sua própria felicidade!
Pare de bloquear a energia do bem estar que flui livremente através de você!

Comece agora a se sentir feliz, próspero e saudável e o Universo passará a dizer "SIM" para tudo isso, reorganizando-se rapidamente para que essas novas verdades se tornem manifestas em sua vida.

E cuide para que os sentimentos de culpa, medo, rejeição, ressentimentos, mágoas não ocupem novamente sua essência. Esses vilões da psique podem até sobreviver por um período de tempo de reabilitação. Mas você não deve permitir que se estabeleçam como emoções duradouras.

Assim que você modificar seus padrões de sentimentos através de uma prática diária, tudo no Universo passará a conspirar para tornar esse estado mental como o estado real e definitivo do seu ser.

Acredite, persista e você será transformado.
Você sempre foi, é e será o criador potencial do caminho que percorre.

 Pode não ter criado a realidade mais desejada para a sua vida porque não conhecia o segredo do processo criativo. Mas agora você sabe que pode mudar o rumo dos acontecimentos em sua vida simplesmente mudando a maneira de pensar, sentir e agir.

O poder está nas suas mãos.

A decisão é sua.
Só você tem o poder de escolher o que quer para a sua vida. E, independente da escolha que fizer nesse momento, o Universo sempre responderá: "SIM".

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...