sábado, 30 de outubro de 2021

Manjericão

 

Analisando 5 tipos de manjericão (e dicas rápidas de como plantar)

https://comofazerhorta.com.br/


Você sabia que há entre 50 a 150 espécies diferentes de manjericão? Nem todas são comestíveis, mas algumas dezenas disso tudo são muito apreciadas na culinária.

Eu só tenho 5 diferentes tipos de manjericão plantados na minha horta (e mais 3 tipos aguardando que suas sementinhas sejam plantadas). Veja a minha análise (simples e pessoal) do manjericão comum, do miúdo, de um tailandês, do roxo e do italiano!

Fonte: arquivo pessoal

Manjericão miúdo

1 – Manjericão Miúdo (creio que também seja chamado de Manjericão Francês). Tem folhas bem pequenas e delicadas flores brancas. Um sabor suave e delicioso. Eu fiquei com a língua levemente dormente depois de comer algumas folhinhas cruas.

2- Manjericão Comum ou Manjericão alfavaca. É um dos tipos mais fáceis de encontrar aqui no Brasil. A folha tem uma espessura fina e o sabor é de média intensidade. Igualmente delicioso. Este e o italiano são os mais conhecidos para fazer um bom molho pesto.

Manjericão tailandês

Manjericão tailandês

3 –Manjericão Thai Sweet. De origem tailandesa, esse manjericão é intenso, com característico sabor e odor de anis. Refrescante, folhas mais carnudas que o manjericão comum. Floresce relativamente cedo, lindas flores roxas com branco. Comprei as sementes no Rare Seeds e todas germinaram super bem no RS.

4- Manjericão roxo. Suave e com fraco aroma. Ótimo para usar na decoração de pratos, já que a tonalidade arroxeada dá uma graça extra.

5- Manjericão italiano. Odor intenso, folhas de espessuras mais grossa que o comum e curvadas. Levemente amargo quando cru e com leve sabor de cravo.


Bom, essa é minha análise superficial e os considerando somente quando crus. E estou ansiosa para plantar as outras variedades de sementes que tenho aqui: um outro tailandês, um com sabor de limão e o outro chamado manjericão toscano.

Dicas rápidas de como plantar Manjericão

Todos os tipos de manjericão requerem um clima moderado a quente para ser produtivo. Acima de 18°C é o ideal. Eu sempre planto os meus primeiro em sementeira e transplanto quando atinge uma altura de uns 10 cm a 15cm.  Sol é essencial, pelo menos algumas horas por dia e o restante do dia com uma boa luminosidade. As flores são comestíveis (mas é bom tirá-las do talo para ficarem mais saborosas). Pode-se fazer mudas por estaquia, cortando um ramo de uns 15 cm de uma planta saudável, removendo as folhas da base e deixando em água por alguns dias para enraizar.

Dizem que tomates se beneficiam quando são plantados próximos a manjericões. Outras plantas companheiras para o manjericão são o orégano e pimentas ou pimentões.

E você, também é apaixonado por manjericão e fica doido para ter dezenas de variedades em casa? Eu sim, mas preciso me conter, porque haja terreno…

CÂNCER - MITO OU VERDADE?

 

Câncer de pele: 13 dicas de cuidados

câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros. O principal fator de risco é a exposição aos raios solares, mas há também causas genéticas hereditárias e não hereditárias que não necessariamente têm o sol como protagonista


Quando o assunto é prevenir a doença, há dúvidas sobre o que é mais eficaz e o que de fato é nocivo ou seguro para a saúde da pele. Com base nisso, o cirurgião oncológico e head do Centro de Referência de Pele do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. João Duprat Neto, explica 13 mitos e verdades relacionados ao tema câncer de pele.

1) É preciso se proteger dos raios solares em dias nublados?

Verdade. A emissão de raios ultravioletas independe de o céu estar ou não ensolarado. No caso de dias nublados, de nuvens claras e baixas, a insolação é menor (em torno de 40%), mas ainda assim é preciso se cuidar, principalmente em períodos maiores de exposição ao sol. Para se proteger, acessórios como óculos de sol e chapéu são úteis, além do filtro solar. Essas recomendações valem para todas as pessoas, principalmente para quem tem a pele muito clara (loiros e ruivos) e para aqueles que já foram diagnosticados com câncer de pele anteriormente. 

2) O protetor solar é realmente importante na proteção da pele?

Verdade. O filtro solar é um dos principais modos de proteger a pele da emissão de raios ultravioletas (UVs), tornando-o um importante fator de prevenção do câncer de pele. Porém, seu uso deve ser feito corretamente: a aplicação deve ocorrer cerca de meia hora antes da exposição ao sol, para garantir melhor absorção na pele e deve ser reaplicado em cada duas ou três horas ou após se molhar. Décadas atrás, no entanto, a maioria dos filtros solares protegia somente da incidência de raios UVB, pois se acreditava que os raios UVA apenas bronzeavam a pele, sem causar danos. Posteriormente foi descoberta a relação do câncer de pele com a emissão de raios UVA e, atualmente, a maioria dos filtros solares garante proteção para ambos os tipos de raios.

3) Depilação a laser pode ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele? 

Mito. O laser pode ser importante tanto na parte estética quanto na médica. Pode ser utilizado, por exemplo, na fototerapia, método terapêutico empregado quando há muitas lesões no paciente. No entanto, são técnicas distintas e que não devem ser utilizadas no tratamento de lesões cancerígenas.

4) Queimadura pode evoluir para câncer de pele? 

Verdade. Esse tipo de dano na pele é comum e grandes queimaduras podem causar câncer. Nestes casos exige uma constante avaliação médica - principalmente em pacientes que apresentam uma ferida que demora a cicatrizar. Isso pode resultar em um tumor de pele até 30 ou 40 anos depois da lesão. Por isso, é recomendado o acompanhamento regular por um especialista.

5) O uso de creme bronzeador aumenta o risco de câncer de pele? 

Verdade. Até mesmo os cremes bronzeadores mais modernos têm baixo fator de proteção. Quanto maior é exposição ao UVB, maior é o risco de câncer de pele do tipo basocelular, enquanto o UVA é mais relacionado com o surgimento de melanoma. Além disso, o bronzeador costuma ser usado sobre o protetor solar, impedindo que os raios solares sejam filtrados. 

6) Existem formas seguras de bronzeamento artificial? 

Mito. Toda a prática de bronzeamento artificial é nociva para a saúde, aumentando o risco de câncer de pele. É, inclusive, uma prática proibida no Brasil. Nesse procedimento se utiliza lâmpadas de UVA, que não causam queimaduras, mas elevam o risco de ocorrência de melanoma. Outro fator complicador é que o bronzeamento artificial é mais utilizado por pessoas que estão em grupos de risco para desenvolvimento de câncer de pele como os descendentes europeus do norte: alemães, ingleses, franceses, nórdicos e italianos do norte, por exemplo. 

7) Todo câncer de pele é relacionado ao sol? 

Mito. Embora a exposição sem proteção aos raios solares seja a principal causa de câncer de pele, há casos em que o componente genético é o principal desencadeador da doença. Geralmente, os casos motivados por um dano genético (não hereditário), ocorrem ao acaso, podendo acometer os afrodescendentes, por exemplo, em locais como a palma da mão, planta do pé e abaixo das unhas. 

8) Câncer de pele do tipo não melanoma pode evoluir para melanoma?

Mito. São lesões distintas, que surgem em estruturas diferentes do corpo. Os três principais tipos de câncer de pele são: Carcinoma basocelular - é o mais prevalente, encontra-se na epiderme (camada superior da pele) e tem aparência de feridas ou lesões avermelhadas. Neste caso, podem ter sangramentos com pequenos "raspões". Carcinoma espinocelular - surge em células escamosas e também se manifesta como feridas. Na fase inicial possui lesão avermelhada semelhante a um eczema. Melanoma - é o tipo mais raro e também mais agressivo. Geralmente, tem aparência semelhante à de uma pinta, com alterações no formato, tamanho ou cor.

9) Quanto maior for a exposição ao sol, maior é a absorção de vitamina D e melhor é para os ossos?  

Mito. Apenas dez minutos de exposição ao sol em horários de raios UVB mais intensos, como por volta de meio-dia, já são suficientes para uma melhor saúde dos ossos. Não é adequado pensar que quanto mais vitamina D o organismo tiver, é melhor. Pelo contrário, pois quando há excesso desse hormônio pode haver graves efeitos colaterais como insuficiência e cálculo renal, perda de apetite e irritabilidade. Outro alerta é o fato de que a vitamina D é produzida com maior intensidade ao se tomar sol das 11 às 13 horas, que é justamente o período no qual os danos à pele são mais intensos, aumentando o risco de câncer. 

10) Há relação do câncer de pele com a hereditariedade? 

Verdade. Entre 5% a 10% dos casos de melanoma são relacionados com alterações genéticas herdadas ao nascimento (hereditárias), sendo a mais frequente delas a mutação no gene CDKN2A. A ocorrência de casos de melanoma na família ou ter uma pessoa na família com mais de um diagnóstico pessoal de melanoma, pode indicar o encaminhamento ao serviço de oncogenética para acompanhamento com profissionais especializados, que inclui a realização de teste genético e mapeamento das pintas e demais sinais na pele por meio de dermatoscopia e outras tecnologias. 

11) Há risco do tumor de pele se espalhar para outros órgãos? 

Verdade: Os tumores de pele do tipo basocelular não causam metástase e essa é uma condição rara entre os tumores do tipo espinocelular. Por sua vez, o melanoma tem alto potencial de causar metástase. Para prevenir que o melanoma se espalhe é fundamental ser feito o diagnóstico precoce da lesão. 

12) Por não haver o risco de metástase, alguns tumores basocelulares não precisam ser retirados? 

Mito: Embora não se espalhem para outros órgãos, os tumores basocelulares podem ser agressivos no local da lesão, podendo causar danos estéticos irreparáveis. 

13) Há relação entre infecção pelo vírus HPV e câncer de pele? 

Verdade. O vírus HPV pode causar tumores na pele em regiões próximas aos genitais. São tumores de pele, principalmente, dos tipos espinocelular e basocelular escamoso. A vacinação contra o vírus HPV, disponível no Brasil nas redes pública e particular para meninos e meninas, atua também na prevenção do câncer de colo do útero, pênis, reto e tumores na região da cabeça e pescoço como orofaringe (garganta).

 

Entenda as diferenças dos tipos de câncer de pele aqui. Nossa Instituição está preparada para atender você com toda a segurança e seguindo todos os protocolos exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Seguimos o Atendimento Oncológico Protegido e estamos preparados para receber e cuidar de nossos pacientes em tempos de Covid-19, com total segurança, excelência e agilidade.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?

Veja também

Menos casos e maior sobrevida: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pulmão
Apesar da previsão de mais de 26 mil novos casos em 2016, no Brasil, o câncer de pulmão é uma doença potencialmente evitável. O seu desenvolvimento, em cerca de 90% dos casos, está relacionado ao consumo de tabaco – em todas as suas formas, inclusive...
Novas Fronteiras - Práticas nutricionais e o tratamento do câncer
A avaliação e o acompanhamento nutricional são importantes para o paciente oncológico em todas as etapas do tratamento. Quando indicar a suplementação para um paciente com diagnóstico de câncer? Quais são os riscos e os benefícios? Suplementação in natura, em pó ou por comprimidos? Essas...
Covid-19 e oncologia: assista ao vídeo sobre o “Jornalismo de Saúde em Tempos de Negacionismo da Ciência.”
Covid-19 e oncologia: a repórter especial Cláudia Collucci, da Folha de São Paulo, conversou com José Marcelo de Oliveira, diretor geral do A.C.Camargo Cancer Center, sobre: “Jornalismo de Saúde em Tempos de Negacionismo da Ciência”. Assista: .video-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; padding-top: 30px; height...
Vacinação para o paciente oncológico: comunicado importante
Atenção, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center. A vacina não é recomendada para menores de 18 anos. Não importa qual das vacinas contra a Covid-19 você receba: tenha a certeza de que ela é segura e eficaz na proteção contra infecções graves. As duas vacinas que...
Mitos & verdades sobre o câncer de pele
Um tira-dúvidas para você não correr riscos O clima esquenta e o câncer de pele se faz presente. A radiação ultravioleta (UV), presente nos raios solares, é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele, tumor maligno mais comum no brasileiro...

SAÚDE

SAÚDE 2

ORAÇÃO

NOSSA   ORAÇÃO 


Emmanuel 

Senhor, ensina-nos: a orar sem esquecer o trabalho;

 a dar sem olhar a quem; 

 a servir sem perguntar até quando;

 a sofrer sem magoar seja a quem for; 

 a progredir sem perder a simplicidade; 

 a semear o bem sem pensar nos resultados;

 a desculpar sem condições;

 a marchar para a frente sem contar os obstáculos; 

 a ver sem malícia; 

 a escutar sem corromper os assuntos;

 a falar sem ferir; 

 a compreender o próximo sem exigir entendimento; 

 a respeitar os semelhantes sem reclamar consideração; 

 a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxas de reconhecimento;

 Senhor fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas dificuldades; 

 Ajuda-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será invariavelmente, aquela de cumprir-Te os desígnios onde e como queiras, hoje, agora e sempre.


 (Apontamentos: Ao demonstrarmos conhecimento das nossas fraquezas e necessidade de acréscimos divinos para superá-las, estamos caminhando corretamente na Lei de Deus. A cada estágio evolutivo o Espírito se apresenta para novas e mais sublimes realizações. A oração lúcida indica que o Espírito já sabe se colocar no seu patamar evolutivo presente, embora já vislumbre o futuro...)

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

REJUVENESCER

 

Chás 

com Efeito 

Rejuvenescedor

Fonte : https://tnonline.uol.com.br/   

  DIGO: Tomem com cuidado, tudo que é exagerado acaba nos prejudicando, o chá é um remédio como outro qual quer . quando temos respeito por nos mesmos fazemos as coisas com cautela, observando com cuidado e seguindo a receita com cuidado. Basta ler com cuidado. Boa sorte.


Os chás, desde sempre, são muito utilizados para aliviar dores, desconfortos, para auxiliar o sono.  E além disso, os benefícios das ervas naturais refletem na aparência. Simples receitas feitas com determinadas ervas podem trazer o efeito rejuvenescedor para a pele, melhorando o seu aspecto, deixando os cabelos e unhas mais fortes e bonitos. O segredo está nos componentes de cada uma das ervas, que combatem o envelhecimento celular, estimulam a produção de colágeno e recuperam os minerais essenciais para o organismo.

Moringa, oliveira , amora e chá branco
A moringa é uma erva com grande quantidade de betacaroteno, 

excelente para o fortalecimento da pele, além de ser rica em 

vitamina A, C, fósforo, 

cálcio, ferro e proteínas. As folhas de oliveira têm muitos minerais 

e antioxidantes

 que previnem o envelhecimento e o aparecimento das rugas. 

Também estimulam 

o metabolismo na eliminação da gordura, sendo uma ótima

 complementação para 

dietas.  A folha de amora também contém antioxidantes,

 vitamina C e E. O chá branco, complemento deste 

chá rejuvenescedor, é o ingrediente mais

 conhecido. Seus benefícios envolvem as vitaminas C, B1, B2, 

substâncias 

antioxidantes, potássio,

 manganês e ácido fólico. Todos os ingredientes podem ser 

encontrados em lojas de produtos naturais e devem ser de boa

 procedência.

Como preparar?
Para preparar este chá, use

 um punhado de folhas de moringa,

 um punhado de folhas de oliveira, 

um punhado de folhas de amora 

e uma colher de sopa de chá branco.

 COMO PREPARAR

Coloque 1 litro de água em um recipiente e leve ao fogo. 

Ao alcançar fervura, desligue e adicione as ervas. 

Deixe descansar por 20 minutos e coe.

 O chá pode ser consumido frio ou quente.

Posologia e indicação
A dose indicada é de uma xícara cinco vezes ao dia. É indicado para homens e mulheres acima de 30 anos e não deve ser consumido em maiores quantidades, pois pode trazer efeitos prejudiciais ao organismo.


Outras ervas


O chá feito com aveia e regaliz é eficaz para o combate às acnes. Possui ação antisséptica, reduz os triglicerídeos e diminui a oleosidade da pele. 
A dose ideal é de dois copos ao dia. 

Para combater as celulites, um excelente ingrediente é a hera. Este dissolve os nódulos de gordura que formam as celulites, e realiza mudanças nos tecidos cutâneo e subcutâneo.

 O chá de hera deve ser consumido de três a cinco vezes ao dia.

 O chá de rosa chinesa e o hibisco agem como antioxidantes, anti-idade, possuem ações diuréticas, sedativas, relaxam e suavizam as rugas, sendo o último considerado um botox vegetal. 

A cavalinha é eficaz na redução de medidas, uma vez que elimina líquidos do corpo e ajuda a queimar gorduras. Seu chá deve ser consumido três vezes ao dia.

OI ,JESUS EU SOU O ZÉ. - SENTA QUE LÁ VEM HISTORIA.

 Cada dia, ao meio dia, um pobre velho entrava na igreja e, poucos minutos depois, saía. Um dia, o sacristão lhe perguntou o que fazia, pois havia objetos de valor na igreja.

Venho rezar, respondeu o velho.

Mas é estranho, disse o sacristão, que você consiga rezar tão depressa.

Bem, retrucou o velho, eu não sei rezar aquelas orações compridas. Mas todo dia, ao meio dia, eu entro na igreja e falo:

"Oi Jesus, eu sou o Zé. Vim  visitar você."

Num minuto, já estou de saída. É só uma oraçãozinha, mas tenho certeza que Ele me ouve.

Alguns dias depois, Zé sofreu um acidente e foi internado num hospital. Na enfermaria, passou a exercer grande influência sobre todos.

Os doentes mais tristes tornaram-se alegres e, naquele ambiente onde antes só se ouviam lamentos, agora muitos risos passaram a ser ouvidos.

Um dia, a freira responsável pela enfermaria aproximou-se do Zé e comentou: Os outros doentes dizem que você está sempre tão alegre, Zé...

O pobre enfermo respondeu prontamente: É verdade, irmã. Estou sempre muito alegre! E digo-lhe que é por causa daquela visita que recebo todos os dias. Ela me faz imensamente feliz.

A irmã ficou intrigada. Já tinha notado que a cadeira encostada na cama do Zé estava sempre vazia. Aquele velho era um solitário, sem ninguém.

Quem o visita? E a que horas? Perguntou-lhe.

Bem, irmã, todos os dias, ao meio dia, Ele vem ficar ao pé da cama por alguns minutos, talvez segundos... Quando olho para Ele, Ele sorri e me diz:

"Oi Zé, eu sou Jesus, vim te visitar".

*   *  *

A história é singela e seu autor é desconhecido.

No entanto, o ensinamento que contém nos faz refletir profundamente.

Fala-nos da fé, da simplicidade, da dedicação e da perseverança.

Quem de nós dispõe, como o Zé, diariamente, de alguns minutos para falar com Jesus?

Muitos ainda confundimos a oração com um amontoado de palavras que vão saindo da boca, destituídas de sentimento e de humildade.

Quantos de nós temos tal perseverança, tanto nas horas de alegria quanto nas de dor, para elevar o pensamento a Jesus, confiando-lhe a nossa intimidade, com a certeza de que Ele nos ouvirá?

A oração é uma ponte que se distende da alma opressa para que o alívio possa chegar.

 É o fio misterioso, que nos coloca em comunhão com as esferas divinas.

É um bálsamo que cura nossas chagas interiores.

É um templo, em cuja doce intimidade encontraremos paz e refúgio.

Enfim, para as sombras da nossa alma, a oração será sempre libertadora alvorada, repleta de renovação e luz.

É importante que cultivemos a fé inabalável nas soberanas leis que regem a vida e das quais o Sublime Galileu nos trouxe notícias.

É preciso orar, ainda que a nossa oração seja singela, mas que seja movida pelo sentimento.

*   *   *

Orando, chegarás ao Senhor, que te deu, na prece, um meio seguro de comunicação com a infinita bondade de Deus, em cujo seio dessedentarás o Espírito aflito...

 

Redação do Momento Espírita com base em história de autor desconhecido, e pensamentos extraídos do verbete Oração, do livro Dicionário da alma, por Espíritos diversos, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Feb e do verbete Oração, do livro Repositório de sabedoria, v. 2, do Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
Disponível no cd Momento Espírita, v. 3, ed. Fep.
Em 14.10.2011.

terça-feira, 26 de outubro de 2021

BRUMADO RADIADORES


 BRUMADO RADIADORES 

A MAIS DE 30 ANOS NO MERCADO FAZENDO SEMPRE O MELHOR PELO TEU CARRO                           

BRUMADO RADIADORES?

  pensando sempre em atender muito bem os seus cliente, acabam tornam-se em grandes, 
amigos!!!

BOA TARDE


Boa Tarde! 

Que sua tarde seja linda.

 Que o sol brilhe em seu coração. 

Que haja alegria em seu olhar. E paz no seu caminhar.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...