terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Ouse Inspirar-se

 INSPIRAÇÃO PRA VIDA



Busque o melhor de si em todos os momentos! seja a inspiração na vida de alguém!

Sejamos inspiradores sempre, até porque, para inspirar alguém, não é preciso ser perfeito, e sim buscar oferecer o melhor em todos os momentos.

Quem são as pessoas que inspiram você? São as pessoas famosas ou aquelas que marcaram a humanidade, de alguma forma, com as grandes obras que realizaram?

Será que nós nada temos de especial a compartilhar que possa servir de inspiração para alguém? Quem, no seu dia a dia, inspira você? O que o inspira? Você inspira as pessoas ao seu redor?

É uma dádiva estar com pessoas que nos levem a acreditar em nós mesmos de forma que consigamos ir além do que esperávamos ir.

O que temos e somos já pode ser usado a favor de alguém. A disposição, o bom humor, o sorriso, a determinação e a fé podem ser alguns pontos que nos diferenciam e também somam nessa conexão.

Tente apontar para o outro o melhor que a vida tem a lhe oferecer, deixe brilhar a própria luz, seja você o tempo todo e contribua para que as pessoas ao seu redor também sejam e sintam-se aceitas como são.


Sejamos inspiradores sempre, até porque, para inspirar alguém, não é preciso ser perfeito, e sim buscar oferecer o melhor de si em todos os momentos.Podemos criativamente usar as habilidades que já estão disponíveis dentro de cada um de nós e juntos ter a oportunidade de transformar-nos.

Seja o motivo de inspiração para alguém! Provoque bons pensamentos, reflexões, opiniões, sugira a imaginação, registre memórias, suscite bons sentimentos, estimule a criatividade ou o desejo.

Inspire através das palavras e também sem elas, algumas vezes. Se precisar usá-las, influencie ao ponto em que suas atitudes sejam tão eficazes quanto o que diz.

Inspire sendo exatamente quem é e inspire principalmente pela luz que irradia de dentro dos seus olhos, de forma que aquele que olhar para você possa ver simplesmente a existência do amor que emana do próprio Deus.

Ouse inspirar-se e inspirar alguém; a vida passa a ter mais sentido através das inspirações às quais temos total acesso.




REFLEXÃO DO DIA.

                                                                     BOM DIA FLOR DO DIA



A natureza fala através da beleza e da inspiração.

A natureza é fonte de inspiração desde os primórdios das artes

O homem copia formas, mecanismos, efeitos e sistemas que vê no seu meio e os adapta para suprir as mais variadas necessidades.

 De certo modo, estas formas que nos remetem à natureza nos remetem também à essência de nós mesmos, pois dela viemos e somos parte.

LEMBRE-SE

Ler bons poemas acalma a alma. Viver nesta terra de Deus é inspiração. A natureza é poesia do Alto. 


BOM DIA FLOR DO DIA.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

NOSSAS PALAVRAS

 Nossas Palavras


"Música de Vanessa da Mata : as palavras"

É impressionante a energia de calor humano que interage entre as pessoas, quando são gentis e pacientes umas com as outras. Quando existe diálogo, harmonia, sorrisos... Temos vários instrumentos a utilizar para um bem estar geral em nossas vidas. Um deles é o que falamos. Devemos prestar atenção às nossas palavras, elas têm peso, têm poder!


Quando amamos, as palavras são poucas para expressar nossos sentimentos. Tudo o que falamos parece pouco ou bobo e apaixonado. Falar ...“Eu amo você”... não basta e além de diversas vezes repetida essa frase, ainda parece que não se falou do amor de verdade. Que momentos ricos em encantamento escondidos por trás dessa busca!

Da mesma forma que tentamos demonstrar o amor com nossas palavras, muitas vezes também queremos demonstrar sentimentos ruins. Nada faz uma palavra retornar para nossa boca. Depois que sai, não tem volta.  

A raiva é uma propulsora de verbalizações ofensivas, que magoam e ferem a alma amiga e amada. Quando estamos nervosos e nos deixamos tomar pela ira, projetamos uma energia ruim, que entra no coração do outro sim, mas depois retorna para os nossos. 

E então surge o arrependimento, o remorso.

 Os pedidos de desculpas não deveriam existir, mas para que fosse assim, primeiro não deveria existir as injurias.

Vocês sabem porque os índios usam colares?

Há dois motivos: um é para uso em caçadas. 
Eles colocam por exemplo um dente de urso, ou tigre, que são animais fortes, para lhes dar força; o outro motivo, é porque eles acreditam que a palavra vem do coração, passa pela garganta e sai pela boca. 

O colar fica na garganta para purificar tudo o que falarem, para não sair de suas bocas mentiras ou ofensas. Quando acontece de vir algo ruim para falar, eles sentem o colar no pescoço e se calam.

 Em psicologia, chamamos isso de “auto-sugestão”. O índio coloca um poder no colar e se sugestiona a senti-lo. 

O colar na verdade, não tem poder nenhum. O que acontece é que ele absorve como parte integrante de si, qualidades essenciais dele (colar), mesmo sendo estas fictícias. Tenho alguns pacientes que não conseguem “segurar a língua” e acabam falando coisas que não devem a pessoas queridas.

 Depois se afogam em lágrimas de culpa durante a sessão psicoterápica. Proponho-lhes essa sugestão do colar. Os resultados têm sido bem gratificantes.

Tomando então como base o ensinamento indígena, de que a palavra vem do coração, podemos chegar à conclusão que é dele então que devemos cuidar. Alimentá-lo com pensamentos positivos, bem-querer aos outros, paz, prazer em estar vivo...há tantas coisas boas com as quais podemos nutri-lo! 

Prepare o seu coração para uma limpeza, retire todos as más emoções, as poeirinhas de mágoa, os cisquinhos de tristeza e cuide bem dele. Ensine-o a ouvir além do que lhe é dito, a compreender que por trás de palavras frias, que ferem, há com certeza um coração também machucado que precisa de ajuda e uma boa limpeza como ele precisou.

Muita paz e um coração novo para você!

CRIANÇA PODE AJUDAR,

 

              CRIANÇA PODE AJUDAR

Quando nos mudamos pros EUA quase cinco anos atrás mudamos muita coisa, não só de endereço. Mudamos nosso estilo de vida, nosso olhar sobre as coisas. Como passamos a trabalhar mais em casa, por exemplo, decidimos cuidar mais dela. E isso inclui todos os serviços e todo mundo da casa. Sim, criança pode ajudar. E, na minha modesta opinião, criança deve ajudar.

            Criança pode ajudar!

Antes de mais nada eu acredito que a criança que ajuda a arrumar o quarto, que põe e tira a mesa, que guarda suas roupas dá mais valor ao que os pais fazem. Dá mais valor a organização. E junto com isso vem um monte de ensinamentos para a vida.

Não que no Brasil eu não pedisse para elas guardarem suas coisas, mas lá elas eram menores. E mais: lá, como eu trabalhava mil vezes mais, eu tinha empregada e babá, que acabavam fazendo tudo antes delas. Era ótimo, as funcionárias me ajudavam muito. 

Morro de saudade, principalmente da Luana, Mas tenho saudade do carinho dela com a gente, dos papos que a gente tinha, da cumplicidade.

Porque, pra falar bem a verdade, não sinto falta de ninguém fazendo as tarefas da casa. Eu amo cuidar de tudo com a minha família. E quero ensinar essa paixão pras minhas filhas. Se a gente não cuidar bem da nossa casa quem vai cuidar?

Ajudar ajuda!

E mais. Quero preparar minhas filhas para o mundo. E acho que ensinando a ajudar em casa ensino até noções de cidadania pra elas. Afinal, quando ajudam elas aprendem noções de limpeza. De organização. De jardinagem (já aprenderam que podem matar as plantas com muita água, por exemplo). Aprendem a ter responsabilidade (se não lavarem o potinho de água da Sushi ela vai beber água suja).

Eu já inclusive pesquisei e entre especialistas em educação é unanimidade: ajudar em casa faz bem para as crianças. Então pronto. Estou no caminho certo. E, sabe do que mais? As duas arrumam a cama melhor do que eu!



ALIMENTE-SE BEM



11 Tipos de Farinhas e Seus Benefícios Para Saúde 

São diversos, pois, ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, Elas devem ser acrescentados a rotina alimentar de quem busca por mais saúde. Pois, Nem sempre o sabor de determinados legumes e frutas agradam o paladar das pessoas. Contudo, mesmo nesses casos, é possível consumir esses ingredientes de uma maneira saudável: por meio das farinhas. Então, confira agora Os 11 Tipos de Farinhas e Seus Benefícios Para Saúde e saiba como preparar algumas em casa!

Benefícios da Farinha de Cocaína: A Berinjela contém pectina, uma fibra solúvel que forma um gel no estômago, o que ajuda a dar mais saciedade. Além disso, essa fibra também auxilia no trânsito intestinal. Além disso, A casca roxa denuncia a presença de resveratrol, um antioxidante também presente nas uvas e vinho, com grandes benefícios para o coração e o corpo em geral. Essa farinha é muito versátil, podendo ser polvilhada no iogurte, no suco, na salada e na sopa, e também usada no preparo de pratos como panquecas, bolos e pães.

Dicas Extra: Não se esqueça de tomar muita água entre as refeições, pode ser ao natural ou sob a forma de chás quentes ou gelados. O ideal é consumir de 2 à 3 colheres (sopa) por dia de farinha de Berinjela.

Benefícios da Farinha de Maracujá: A farinha de maracujá é rica em fibras e pobre em carboidratos, por isso é a mais indicada para controle da glicemia, sendo uma aliada para os diabéticos tipo 1 e 2. Além disso, Quando feita de casca, é rica em pectina, uma fração de fibra solúvel que tem a capacidade de reter água, formando géis que promovem a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento e melhorando o trânsito intestinal.

Como Fazer:

  • Lave bem 6 maracujás e retire as polpas.
  • Corte as cascas em fatias finas e distribua-as em uma forma.
  • Leve ao forno baixo e deixe secar.
  • Retire do forno antes de torrar e deixe esfriar.
  • No liquidificador, bata até virar farinha.
  • Passe a mistura por uma peneira fina.
  • Está pronta para ser consumida.

Benefícios da Farinha de Linhaça: Assim como a semente, essa versão mantém seus nutrientes: os ômegas 3 e 6, que ajudam a controlar o colesterol, e as lignanas, que afastam tumores e amenizam sintomas da TPM. Caso opte por preparar essa farinha na sua casa, lembre-se de fazer pequenas quantidades, pois com o tempo o alimento perde suas propriedades nutricionais.

 O ideal é triturar a semente em liquidificador e depois guardá-la na geladeira, para que não sofra o processo de rancificação. A recomendação é que seja armazenada em um recipiente escuro, com tampa, por até três dias. Além disso, Na versão industrializada, é possível encontrar a farinha desengordurada, porém, com menor teor de nutrientes.

Benefícios da Farinha de Feijão-branco: Essa farinha é uma ótima fonte de cálcio, ferro, potássio, magnésio e outros minerais, além de vitaminas E e K, folato e fibras. Além disso, Outra característica é que ela possui uma proteína chamada faseolamina, que funciona como um bloqueador de carboidrato.

Como possui vários nutrientes, cada um vai fazer o seu papel, auxiliando o organismo a funcionar adequadamente como um todo. Assim, apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento, para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar e para a redução de triglicérides, favorecendo a saúde do coração.

Benefícios da Farinha de Banana Verde: Essa farinha é uma ótima fonte de diversos minerais, como potássio, fósforo, magnésio, cobre, Manganês e zinco, tornando-se uma boa alternativa para a saúde dos ossos, fertilidade e imunidade. Mas a principal propriedade da farinha da banana verde é o amido resistente. Ele impede a absorção do açúcar contido nos carboidratos, evitando picos de glicose no sangue e o aumento da produção de insulina – um hormônio que faz o organismo estocar gordura se for produzido em excesso.

As pesquisas mostram que esse amido estimula a proliferação de bactérias benéficas para o intestino, melhorando o seu funcionamento, com consequente resposta na perda de peso. Além disso, Estudos indicam ainda que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol e, por isso, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração. Quando for fazê-la em casa, opte pela banana-prata.

Como Fazer:

Benefícios da Farinha de Trigo: A farinha de trigo branca é fonte de carboidratos e, se o farelo (estrutura que recobre a semente) não for desprezado no preparo, também de vitaminas do complexo B, zinco e potássio. Além disso, Essas vitaminas dão energia e vitalidade ao sistema nervoso central, enquanto que o zinco fortalece o sistema imunológico e o potássio auxilia na hidratação dos tecidos do corpo.

É recomenda, que seja dada prioridade à versão integral, mais saudável e fonte de fibras. Lembre-se de que a farinha de trigo branca deve ser evitada por pessoas com doença celíaca ou intolerantes ao glúten.

Benefícios da Farinha de Aveia: Se você adora o grão, sabe que ele tem inúmeros benefícios para o corpo humano, em todas as suas formas! A farinha não poderia ser diferente, rica em fibras solúveis e também de beta-glucana, substância que auxilia na diminuição de colesterol no sangue. Inclua o ingrediente nas receitas de panquecas, bolos, tortas e até biscoitos! Surpreenda-se com o sabor da panqueca proteica de cacau, feita com a farinha de coco e aveia.

Benefícios da Farinha de Milho: A farinha de milho tem algumas vantagens em relação à farinha de trigo, porque preserva uma série de nutrientes importantes que a de trigo dispensa. Além disso, O principal deles são as fibras, que ajudam o organismo a eliminar toxinas e manter a taxa de colesterol em níveis adequados.

O milho também é fonte de vitamina A, essencial para a visão e para a diferenciação dos tecidos. Além disso, essa farinha tem a vantagem de não conter glúten, o que libera seu consumo mesmo por pessoas em dietas restritivas.

Benefícios da Farinha de Cevada: A grande vantagem da farinha de cevada é que ela é repleta de fibras, nutrientes importantes para o bom funcionamento do intestino. Os grãos inteiros podem ser usados em pratos salgados, doces e até mesmo no preparo de pães, mas a farinha fica ótima em biscoitos e panquecas. Para quem tem intolerância ao glúten, não é indicado seu consumo, por ser da mesma família que o trigo.

Benefícios da Farinha de Chia: As sementes de chia já são conhecidas há um tempo por seus inúmeros benefícios na alimentação. São ricas em nutrientes de ação antioxidante, proteínas e bastante fibras, sendo ótimas para preparar pães, bolos, tortas e incluir nas saladas, iogurtes e vitaminas, garantindo uma boa dose de energia para o dia. Incremente seu jantar com a torta salgada de chia e espinafre, bem saborosa e diferente!


Benefícios da Farinha de Coco: A mistura curiosa de fibras com gordura, da própria fruta, torna a farinha de coco um ingrediente interessante nas receitas de bolos. Não contém glúten e apresenta muito mais fibras do que a versão em óleo, sendo uma ótima escolha para deixar sua granola caseira ainda mais saudável. É acompanhada, normalmente, de farinha de arroz, que dá a consistência da massa. Tanto para a sobremesa quanto para o café da manhã, a panqueca de amêndoas e mel é uma delícia!






domingo, 6 de fevereiro de 2022

TENTE

SEJA FELIZ



 Isso mesmo – é simples assim: simplesmente tentar ser feliz pode melhorar seu bem-estar emocional, Aqueles que tentam ativamente se sentir felizes, relatam os maiores níveis de humor positivo, uma defesa do argumento que diz que você pode ser feliz se tiver pensamentos felizes.



VIDA.


 


"apresentado por Raul Teixeira, 13/05/2019"




"A vida da gente é algo bastante fascinante, porque existe um leme e muito pouca gente se dá conta de que a nossa vida tem um leme.

É muito comum encontrarmos, em cada momento, nas nossas conversas, junto às pessoas de nosso relacionamento, aqueles discursos que dizem: Eu não consigo. Isso aí eu não consigo. Não sou capaz.Eu não dou conta. Ah! Isso é muito difícil.

Certamente quando encontramos esse tipo de discurso, percebemos que existe uma grande fragilidade do indivíduo, do dono do discurso, em função do que ele pretende expressar. Quase sempre ele deseja dizer da sua incapacidade, da sua impossibilidade.

Mas, existe um fator preponderante, torno a dizer, que é o leme das nossas ações. Esse leme de tudo quanto nós fazemos, chama-se vontade. Naturalmente que somos pessoas dotadas de vontade, no entanto, existe uma coisa chamada boa vontade e outra, má vontade.

Às vezes, temos má vontade de fazer as coisas para nós próprios e, certamente, em nível de psicologia humana, isso representa um grande paradoxo, porque a coisa que nós mais queremos é crescer, é evoluir, é progredir.

Ao mesmo tempo, parece que fazemos tudo para que esse estágio de evolução não se concretize e aí saímos com esses discursos vazios, frágeis: Eu não sou capaz, eu não posso, eu não consigo. Eu não dou conta. Já fiz de tudo. Já tentei tudo.

E sabemos que não é verdade, porque se tivéssemos tentado de fato, com boa vontade, teríamos conseguido.

Em verdade, a vontade é um leme, através de cuja ação, a embarcação da nossa vida, as nossas ações, se dirigem para onde nós quisermos.

Há pessoas que têm vontade de ser paparicadas, de serem vistas como coitadinha, de serem vistas como alguém que está sempre precisando de um afago alheio.

Não é a melhor opção, não é isso que deve ser a regra de nossa vida.
A regra de nossa vida deve ser a da independência, de sabermos o que queremos e, ao sabermos o que queremos, tratarmos de marchar para esse objetivo.

 Nada de ficarmos com essas justificativas injustificáveis, de que não é capaz, de que não consegue. Porque quando nós dizemos assim, já estipulamos a incapacidade, já estabelecemos a nossa derrota.

É como se alguém fosse fazer um exame, uma prova, um concurso e dissesse: Eu sei que eu não vou passar.

Já determinou que não quer passar. É diferente daquela criatura que diz assim: Apesar de tudo eu vou fazer.

Tive pouco tempo para estudar, tive pouco tempo para me preparar, porque trabalhei muito, porque viajei ou por qualquer outro motivo, mas eu vou tentar, eu vou conseguir.

Esse estado de ânimo em que a criatura diz: Eu vou conseguir, já deu a ela um background excelente para que ela alcance os objetivos de sua vida.

A vontade é esse timão, através do qual dirigimos a embarcação de nossa existência. Em todas as coisas que fazemos, só fazemos porque temos vontade.

Quando fazemos alguma coisa sem ter vontade, significa que é sem ter boa vontade. Mas, se estamos fazendo alguma coisa sem que tenhamos boa vontade, aí estaremos fazendo com má vontade.

A vontade sempre existe, mas ela pode ser uma vontade capaz de nos fazer crescer ou uma vontade capaz de nos atirar ao chão.

Qual é a nossa proposta de vida? Já que vontade vem do latim: volerevolere que deu voliçãoa vontade de, a vontade de realizar alguma coisa.

E a partir dessa volição, dessa vontade de realizar alguma coisa, nós somos responsáveis pela nossa vida, pelos passos da nossa vida, pelas coisas que desejamos ou não realizar.

Muitas vezes, o nosso discurso é de quem quer, mas a nossa prática é a de quem não quer. Muitas vezes dizendo não querer, o nosso discurso estabelece o que nós de fato desejamos.

* * *

Quando a criatura diz: Eu já tentei tudo, certamente essa é uma postura de comodidade, porque tudo ninguém jamais foi capaz de fazer. Nós fizemos algumas coisas e dessas coisas que fizemos, algumas deram certo, outras não deram certo.

Jesus Cristo foi especial ao nos dizer que tudo é possível àquele que crê. Lemos isto nas anotações do evangelista Marcos. E se tudo é possível àquele que crê, por que se torna possível a ele?

Porque essa crença está amalgamada sobre a vontade. Está alicerçada sobre a vontade. 
Tudo é possível àquele que tem vontade, poderíamos dizer assim. Porque quando nós temos vontade superamos problemas. Quando temos vontade superamos dificuldades, quando temos vontade nos esforçamos.

Essa vontade é um elemento catalisador que impulsiona dentro de nós as reações mais impossíveis. Aquela criatura que dizia assim: Não, com essa paralisia eu não serei capazE aí chega um fisioterapeuta, um médico, um amigo e diz assim: Você vai conseguir. Você é capaz.

E começa a fazer o exercício, começa a mostrar que é possível.
 No começo dói, no começo é difícil, no começo... mas o indivíduo vai vencendo as dificuldades.

Na medida em que vamos vencendo as nossas dificuldades, tudo se torna possível. É por isso que vimos Aleijadinho, com as deficiências que portava, ter se tornado o excelente engenheiro do barroco.

É por isso que vimos a notável Helena Keller, cega, surda, muda, tornar-se notável professora de cegos, surdos e mudos, viajar pelo mundo, fazer conferências.

É por causa disso que encontramos hoje as Olimpíadas para deficientes físicos, as Paraolimpíadas. E ficamos estupefatos, entusiasmados de ver o que vemos.

É por isso que hoje vemos criaturas cheias de mazelas orgânicas fazendo verdadeiros milagres, com o poder da sua vontade.

Quando temos vontade, o céu se move para nós. Quando temos vontade, arrastamos as montanhas mais pesadas e essa vontade é pródromo da fé, alimenta nossa fé.

E o Mestre Nazareno nos disse que, se tivéssemos fé do tamanho de um grão de mostarda, que é tido como dos menores grãos do mundo, uma das menores sementes do mundo, seríamos capazes de dizer às montanhas para que se afastassem e elas se afastariam.

Essas montanhas certamente não são as de granito, não são as montanhas da nossa geologia, são as montanhas da alma, as montanhas de problemas, as montanhas de dificuldades, de deficiências.

É por essa razão que somos movimentados pela nossa vontade.No mundo social, quando as obras não são feitas para a comunidade, dizemos que falta vontade política.

A vontade é, de tal forma identificada nas realizações da vida, que passamos a usá-la popularmente, sem que o povo se dê conta de que está enunciando uma grandíssima verdade.

Falta vontade política nos políticos, mas falta vontade política em nós. Às vezes, pela nossa política doméstica achamos que, se superarmos determinados problemas, não teremos mais o aconchego de Fulano, a paparicação de Beltrano.

Às vezes, na nossa política de vivência social com os nossos amigos, achamos que, se demonstrarmos a nossa capacidade, as pessoas não irão mais fazer para nós.

A nossa vontade precisa se associar à orientação de Jesus Cristo ao nos dizer que, tudo é possível àquele que crê.

Creiamos, desde hoje, que é possível sair da nossa deficiência, da nossa limitação, da nossa desordem interior.

Pessoas de pouca memória que dizem: Ah! Eu não sou capaz de lembrar. Não digam assim. Será melhor dizer: Vou fazer esforços para me lembrar. Porque estaremos trabalhando no positivo.

Quando eu já garanto que não serei capaz, de que já tentei tudo, estou me condenando à falência. A nossa vontade é o leme da embarcação da nossa vida. Se o timoneiro for um bom timoneiro, levará o barco da sua vida para o porto da paz e da realização.
 Mas, se ele for um mau timoneiro, certamente arremessará a nau de sua vida sobre os arrecifes, sobres as montanhas, e seu barco possivelmente, se não chegar a isso, adernará nas ondas bravias.

Vontade, volere, querer. Querer é poder, afirma o brocado popular.

E é por essa razão que, quando sentirmos a necessidade de querer, por que é que não vamos querer o bem, o amor e a paz, para que tudo mais se complete em nossa existência?"

Transcrição do Programa Vida e Valores, de número 122, apresentado por Raul Teixeira, sob coordenação da Federação Espírita do Paraná.
Programa gravado em janeiro de 2008. Exibido pela NET, Canal 20, Curitiba, no dia 24.08.2008.

Em 08.01.2009.

5 Plantas para Fortalecer Seus Cabelos


5 Plantas para Fortalecer Seus Cabelos

Embora seja comum que em determinadas épocas do ano a queda de cabelo seja mais acentuada (como por exemplo no outono), isto também acontece devido a um cabelo fraco e sem força. Sabemos que a queda de cabelo pode ser provocada por diversos fatores, mas um principais são os radicais livres, que provocam envelhecimento acelerado das células e, com isso, a degeneração do folículo capilar.

Para manter o cabelo saudável e forte, é necessário sempre garantir que eles tenham os nutrientes necessários. Existem produtos no mercado que podem nos ajudar, mas os produtos naturais normalmente são menos agressivos para o couro cabeludo. Conheça 5 plantas que ajudam no fortalecimento dos cabelos:

1. Babosa (Aloe Vera)

 A babosa possui dezoito aminoácidos essenciais à formação de proteínas, além de vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13 e ainda conta com mais de vinte minerais. Tudo isso faz com que seja conhecida como ‘a planta da saúde e beleza’, pois seus benefícios vão muito além da questão estética.

babosa é muito eficaz para o cabelo, com imenso poder hidratante: bastam algumas aplicações para garantir diversos benefícios e fortalecer os fios, evitando ainda queda e definindo cachos, deixando o cabelo com muito viço e brilho. Mas vale ressaltar que somente a polpa da babosa deve ser utilizada, pois é nela que se concentram seus benefícios e, dependendo da espécie, a casca pode conter substâncias tóxicas.

A babosa fortalece os fios, e evita a queda dos cabelos. Com o tempo, a queda vai reduzindo até que o couro do cabelo fique saudável.

Para experimentar os benefícios da babosa no cabelo, basta bater no liquidificador a polpa da babosa com 100 ml de água. Aplique a mistura no couro cabeludo; coloque uma touca e deixe agir por pelo menos 30 minutos.

Após esse processo é preciso lavar os cabelos normalmente. A aplicação deve ser idealmente uma vez pela semana, ou ao menos quinzenalmente.

Outra opção é misturar a babosa com creme de hidratar. É possível passar a mistura no rosto, uma espécie de máscara e após secar, deve-se lavar normalmente.

2. Alecrim

5 Plantas para Fortalecer Seus Cabelos

Por incrível que possa parecer esta planta tão comum está no topo das mais ricas em antioxidantes. Esses antioxidantes combatem os radicais livres, sendo, portanto uma boa opção para nutrição dos cabelos. O alecrim é bom tanto para regenerar, travar a queda, quanto para estimular o crescimento do cabelo.

Tem ação “milagrosa” no combate a oleosidade do couro cabeludo, uma das grandes responsáveis pela queda capilar. Na realidade, essa é a grane função primária do alecrim no cabelo.

Para entender como usar, veja dicas de como usar o alecrim nos cabelos.


3. Jaborandi

5 Plantas para Fortalecer Seus Cabelos

O jaborandi tem propriedades que estimulam a circulação sanguínea. Com mais oxigenação, os cabelos ficam fortalecidos. Por isso, a planta é muito usada para auxiliar no tratamento para crescimento de cabelo.

Pesquisas indicam que o jaborandi é bastante eficaz para evitar a queda de cabelo e fortalecer a resistência dos fios. Esse efeito deve-se a sua forte ação tonificante que age diretamente no couro cabeludo. A planta já tem sido utilizada pela indústria farmacêutica na composição de shampoos. A planta jaborandi é riquíssima em uma substância chamada pilocarpina, a qual é responsável por estimular o crescimento dos fios e evitar sua queda.


Para o tratamento dos fios, pode ser usado o chá de jaborandi e o extrato glicólico de jaborandi.

4. Hortelã

5 Plantas para Fortalecer Seus Cabelos

A hortelã possui também propriedades antioxidantes, ajuda a conservar o colágeno da pele e cabelo.

A hortelã é um anti-andrógeno potente. Especificamente, ela se liga à testosterona livre no seu sistema. Esta é a testosterona não-usada, que é armazenada no couro cabeludo onde irá converter a DHT e fazer seus folículos capilares morrerem.

A hortelã pode ser administrada de várias maneiras. Chá de hortelã é a forma mais comum, embora só seja eficaz se você estiver usando hortelã fresca, não-processada. Também existem comprimidos de extrato de hortelã.

Para uso tópico, pode ser utilizado o chá de hortelã e o óleo essencial de hortelã.

5. Bardana

5 Plantas para Fortalecer Seus Cabelos

A bardana é uma planta muito conhecida na Europa e tem ação muito eficiente no combate à caspa, controle de oleosidade e queda de cabelo. Possui ação antibiótica, hipoglicemiante, depurativa e alcalinizante, diurética, sudorifera, anti-dispeptica e tônico capilar.

A bardana aplicada diretamente no couro cabeludo penetra no bulbo capilar, limpa e desintoxica melhorando a caspa e fortalecendo o cabelo.

Contra a queda dos cabelos é muito eficaz a decocção obtida com 10g de raiz de bardana cortada em pedaços bem pequenos e cozida em pouca água. Quando a raiz estiver suficientemente amolecida, deve ser esmagada e reduzida a uma papa, com a qual se fricciona o couro cabeludo 1 vez ao dia. Você também pode utilizar o extrato glicólico de barbana.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...