terça-feira, 2 de março de 2021

PARE DE RECLAMAR

 

 

4 chaves para parar de se queixar 

Quantas vezes escutamos certas pessoas se queixarem uma e outra vez, com motivo ou sem ele, de como a sua vida é difícil, de como têm azar e de como é complicado sair para lutar contra o mundo dia após dia?

A queixa é, sem dúvida nenhuma, a mãe dos problemas emocionais que temos hoje em dia. Certamente, se deixássemos de nos queixarmos tanto por aquilo que não funciona como nós gostaríamos e nos fixássemos mais em todas as alegrias que temos, não estaríamos tão amargurados.

Vivemos na era em que quanto mais coisas e facilidades temos, mais somos infelizes.

Estamos acostumados a fazer um drama quando essa necessidade inventada por nós mesmos não é cumprida. E em consequência disso, nos queixamos uma e outra vez sem chegarmos a nenhuma saída, pois a queixa não serve para nada, além de nos afundar ainda mais na amargura.

 

Como são as pessoas que se queixam?

– Pensam negativamente sempre.

As pessoas que reclamam o tempo todo nunca estão contentes com nada. Desejam alguma coisa, se queixam se não conseguem o que querem e, quando conseguem, encontram outra razão para se queixarem.

Embora a situação em que vivam seja positiva ou tenham obtido grandes ganhos pessoais ou profissionais, sempre terão na boca o complemento “Sim, mas…” Esta atitude faz com que nunca aproveitem nada e com que tragam amargura para as suas vidas e para a dos que as rodeiam.

– Não procuram soluções.

É muito mais fácil reclamar ou criticar o que não saiu como eu gostaria do que procurar soluções para modificar o que seja possível modificar.

Procurar soluções para os problemas implica deixar de cair no vitimismo e começar a lutar por aquilo que queremos, embora este seja um esforço que muitas pessoas não estão dispostas a fazer.

– São fofoqueiros e criticam tudo.

As pessoas que se queixam, normalmente, criticam tudo em relação aos outros. Isso é produto de sua própria infelicidade e carência. Lembremos que sempre criticamos nos outros os nossos próprios defeitos.

Certamente, o problema não está nem no criticado nem no fato que está acontecendo, mas neles mesmos, que não sabem apreciar nem valorizar as coisas boas dos outros e da vida em geral.

Sua atenção está plenamente focada no que eles consideram como negativo, sem serem capazes de ver o lado positivo que tudo tem.

– Não aceitam que há coisas que não se podem trocar.

Para esse tipo de pessoas, a aceitação não existe. Não podem tolerar que as coisas não saiam como eles querem e dizem a si mesmos que é insuportável, intolerável ou horroroso que o mundo funcione como funciona!

O resultado é uma piora dos problemas sem conseguir encontrar nenhuma solução para os mesmos, provocando uma ansiedade e sofrimento com os quais é difícil lidar.

 

A queixa acabará quando a pessoa se sentir cansada ou aborrecida de se queixar e perceber que, além de uma grande irritação, não consegue obter nada com isso.

O que fazer para deixar de se queixar?

1. Deixe de julgar tudo que acontece:

Você não é juiz de nada nem de ninguém, portanto, o mais inteligente e sensato é manter a boca fechada de vez em quando e se adaptar às circunstâncias. Além disso, antes de julgar, olhe-se no espelho: você também não é perfeito.

2. Promova a aceitação em sua vida:

 A aceitação é um bálsamo para conseguir a paz interior e a saúde mental. Se nos dermos conta de que há diversas situações, pessoas ou feitos sobre os quais não temos nenhum poder e controle, aprenderemos a deixar de ter expectativas e a aceitar tudo como a vida nos dá.

3. Afaste os pensamentos negativos:

 as palavras são o produto de nossos pensamentos, do que dizemos a nós mesmos. Se soubermos combater as ideias negativas e irracionais, será muito difícil cair no vitimismo, nas críticas e na queixa contínua.

A chave está em confrontar nossas ideias com a realidade e em nos darmos conta de que, muitas vezes, somos nós mesmos os que antecipamos, generalizamos e aumentamos as coisas.

4. Foque no positivo: tudo tem seu lado bom, mas parece que não somos capazes de fixar nossa atenção em tudo de bom que temos ao nosso redor.

Se você fizer um esforço consciente e começar a enumerar tudo de positivo que há em sua vida, vai perceber que há mais coisas agradáveis e boas do que você imaginava.

Pratique diariamente esses conselhos e você vai perceber como, pouco a pouco, sua vida começará a mudar.

Lembre-se de que a mudança sempre começa em nós

 mesmos, não começa lá fora. Reclamar do mundo não vai servir de nada; comece a amar a vida como ela é!


 

segunda-feira, 1 de março de 2021

Aprenda a Encontrar a Alegria de Cada Dia

 Aprenda a encontrar a alegria de cada dia!!!

“O que é a felicidade e como encontrá-la?” Esta é uma pergunta que passamos a vida toda tentando responder.

Preenchemos a vida com listas, desafios e ideias que acreditamos que nos trarão felicidade e alegria.

Algumas pessoas trabalham de sol a sol para guardar um dinheiro que lhes permita fazer coisas que as deixem felizes. Outras assumem o risco de abandonar tudo e viver o sonho da sua vida… E existem aquelas que vivem tentando encontrar a alegria de cada dia.

 A vida moderna tem muitas distrações

Hoje em dia estamos tão ocupados que não é difícil sentir que estamos perdidos;

estamos preocupados com o nosso trabalho, em alcançar o sucesso, a ter mais coisas e satisfazer todas as nossas necessidades.

O resultado é que no final do dia você está tão cansado que nem percebe o quanto é feliz.

 Os momentos de felicidade passam pela sua vida e você não os vê.

 Acreditamos que a alegria chega no momento certo; segundo a crença popular esse momento acontece quando não há nenhum desastre, preocupações ou deficiências.

A questão é que

 a alegria é formada de pequenos momentos que acontecem durante todo o dia

Não acredite que você só será feliz quando emagrecer esses quilos a mais ou quando tiver o salário TAO desejado.

As verdadeiras razões para a felicidade são pequenas coisas: tomar um sorvete com os amigos, abraçar seus filhos, ver o rosto feliz do seu parceiro quando ele encontra aquele bilhete carinhoso que você deixou escondido.

Procure  SIM, encontrar os seus momentos de alegria

A alegria não é algo constante. Mesmo que você consiga perder os quilos extras, depois de alguns dias já terá outro objetivo.

A alegria não é um destino final pleno de perfeição. Na verdade, trata-se de descobrir e valorizar tudo o que temos.

 Você não sabe por onde começar a encontrar a alegria? Siga essas dicas simples e encontrará a alegria no seu dia a dia:

·         Viva o presente. O agora. Esse instante em que você se encontra neste momento.

·         Desconecte-se das redes sociais. olhe em torno de você, tem sempre alguém do teu lado, dê o devido valor, olhe nos olhos, ouça ,escute, dialogue, fale, exponho suas ideias para quem estar ao teu lado.

·   Ligue para os seus amigos. Ouçaescute com atenção, dialogue, fale, exponha suas ideias .

·         Converse com a sua família. Você é um lindo presente  que Deus pôs no mundo, deixe brotar de você tudo que há de bom. respeitando e valorizando a sua familia

·         Liberte-se do passado. A vida é aqui e agora. O passado já foi, o Futuro ainda estar por vir e o Presente é aqui e agora.

 

Seja grato

Tenho notado que muitas pessoas são incapazes de encontrar razões para a alegria e não valorizam o que têm.

 Enquanto você não valorizar tudo o que tem e passar o tempo todo reclamando, não conseguirá ser feliz.

Nós vivemos em uma sociedade de consumo e queremos comprar coisas o tempo todo. Com isso, é fácil acreditar que a felicidade é definida pela quantidade de bens materiais que a pessoa tem.

Quantas vezes você já agradeceu pelo seu emprego

Ou está sempre reclamando que precisa trabalhar amanhã?

A próxima vez em que ficar preso no trânsito, não reclame;

 respire fundo e pense em algo que possa agradecer.

 Busque a felicidade

É muito cômodo reclamar pelo que não temos ou não gostamos. Isto não o ajudará a encontrar a alegria no dia a dia. Em vez de continuar com esse padrão prejudicial, mude o chip e procure razões para sorrir.

A felicidade é uma atitude, mas ela não virá sozinha; temos que buscá-la.

A felicidade é estar satisfeito consigo mesmo.

TRANSFORME AS DIFICULDADES EM NUTRIENTES DA ALMA


 

Poema

para transformar todas as dificuldades em nutrientes da alma

Essa também é linda, pouco conhecida, da obra "Viver Junto Com Deus", também do Mestre, página 92/93, que me lembro em especial em momentos difíceis. É linda, veja só:

"Todas as experiências,
todas as provações,
todos os fardos,
todos os sofrimentos,
as tristezas, as humilhações,
são desígnios de Deus
para fortalecer a alma.

Por mais amargos que sejam,
nutrem a sua alma;
não há nada que não seja nutriente
para fortalecer a sua alma.

Porque o estômago da sua alma
é extremamente forte,
é capaz de digerir
qualquer rocha de dificuldade,
transformando-a em sangue e carne da sua alma"

Essa parte final ("sangue e carne da sua alma") é brilhante: forte, dramático e extremamente verdadeiro.

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Covid-19: Uma reflexão ? Ou Uma conscientização ?

 

Artigo – Covid-19: Uma reflexão sobre o momento que vivemos

13/04/2020


Mais de um milhão de pessoas infectadas e sistemas de saúde em colapso no mundo todo. Arrisco-me a dizer que nunca tínhamos enfrentado um vírus com uma capacidade de transmissão tão alta. E este é o grande trunfo do novo coronavírus, que apesar de não ter uma letalidade considerada elevada na população geral, tem a capacidade de provocar estragos sistêmicos – na saúde, na economia e nas relações interpessoais.

A Covid-19 chegou de forma avassaladora, destruindo tudo ao seu redor.Mas ao mesmo tempo,a capacidade de mobilização das pessoas se sobressaiu diante do caos. Os primeiros países acometidos pelo novo coronavírus subestimaram a sua capacidade de destruição. E é preciso ressaltar que que estamos falando de nações extremamente desenvolvidas e com surpreendente capacidade de articulação, como China, Coreia e Japão.

Quando a doença chegou à Europa, o erro se repetiu. Desta vez, porém, em países como a Itália, envelhecidos e com uma política desgastada. A devastação foi ainda mais impressionante. Estamos falando de cerca de 600 novas mortes por dia, mais de 130 mil pessoas contaminadas.

No Brasil, apesar dos números crescentes de casos e mortes, estamos tendo a chance de aprender com os erros cometidos em outros países. Exaustivamente acompanhamos por meio de publicações científicas, estudos pontuais e imprensa, que dentre todas as medidas adotadas para o enfrentamento à Covid-19, o isolamento social é um dos métodos mais eficientes para redução do aparecimento de novos casos.

O nosso sistema de saúde tem um desafio enorme pela frente. O novo coronavírus chegou no país acometendo, num primeiro momento, pacientes do setor privado de saúde – que representa um quarto da população do país. A epidemia, no entanto, agora já está na comunidade e é uma realidade para o Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pela atenção de mais 150 milhões de brasileiros. E grande parte dessas pessoas (48% da população do país) vive em locais que, se quer, têm coleta de esgoto;sendo a higiene um requisito primordial para o enfrentamento de qualquer epidemia.

Onde vamos parar? O que eu posso dizer é que há um esforço visível do Ministério da Saúde em conduzir este momento da melhor forma possível. Todos os representantes da cadeia – hospitais, operadoras, indústria de materiais e medicamentos – estão sensibilizados com a grandiosidade do problema e juntos têm buscado soluções para outros desafios de ordem prática, como escassez de suprimentos, disponibilidade de leitos e UTIs equipadas, além da sustentabilidade financeira dos hospitais.

A mensagem que eu gostaria de deixar é que todos valorizem a vida e priorizem o coletivo. Há um grupo importante da economia, formado por serviços essenciais (saúde, alimentação, segurança e logística), indústria de materiais e medicamentos, entre outros, trabalhando exaustivamente para o enfrentamento da pandemia. Portanto, políticos, influenciadores, profissionais da saúde, peço que nos ajudem a passar por este momento, para que possamos sair dessa crise mais fortes como pessoas, como profissionais, como nação!

Eduardo Amaro é Presidente do Conselho Administrativo da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). Formado em medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro, é pediatra neonatologista e diretor do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo. Tem pós-graduação em Administração Hospitalar e Sistema de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como Professor Assistente de Medicina na área de Neonatologia pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro

INICIO

FAMILIA : Família é uma Árvore de Amor

  O laço mais lindo da vida é sempre o de uma família unida e repleta de amor. A família é uma árvore de amor Existem no mundo diferente...