quarta-feira, 16 de março de 2022

FELICIDADE FALANDO DE FELICIDADE

 

Viva a vida que você quer viver

Bonnie Ware sobre ela Eis que, ao falar da morte, Bronnie Ware nos enche de vida nestas preciosas páginas. Sem a intenção de escrever um livro de autoajuda, ela acaba nos revelando lições imorredouras.

E nos ensina que ser quem somos exige muita coragem; que o valor verdadeiro não está no que possuímos; que o que importa é como vivemos as nossas vidas; que podemos fazer alguma diferença positiva; que a vida não nos deve nada, nós é que devemos a nós mesmos; que a gratidão por todos os dias ao longo do caminho é a chave para reconhecer e curtir a felicidade agora; que a culpa é tóxica; que a solidão não é a falta de pessoas, mas de compreensão e aceitação; que é possível inventar vidas e demolir prisões criadas por nós mesmos. Enfim, ao falar da morte, baseada nos relatos de dezenas de pacientes terminais, a escritora nos revela que a percepção do tempo limitado pode aumentar a consciência que temos da vida, esta preciosidade indefinível.

É perda de tempo tentar defini-la — o mundo é espelho, reflexo de nós mesmos. trabalhou em cuidados paliativos, passando um tempo com pacientes que tinham apenas alguns meses de vida.

O arrependimento mais comum era: “eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, e não a vida que esperavam de mim”.

O que as outras pessoas pensam – especialmente as pessoas que nem sequer você conhece – não importa. O que as outras pessoas querem que você faça não importa.

Suas esperanças, seus sonhos, seus objetivos. Viva a sua vida à sua maneira.

Cerque-se de pessoas que o apoia e não se importam com o “você” que eles querem que você seja, mas com o verdadeiro você.

Faça escolhas que são certas para você. Diga coisas que você realmente quer dizer para as pessoas que mais precisam ouvi-las. Expresse seus sentimentos. Pare e sinta o perfume de algumas rosas. Faça amigos, e fique em contato com eles.

E acima de tudo, perceba que a felicidade é uma escolha. 50% de como você é feliz está dentro de seu controle, assim que começar a fazer mais coisas que vão fazer você mais feliz.

TRANS ? ? ?

 

O QUE É A GORDURA TRANS?

https://idec.org.br/gordura-trans 

LEVEI AO AR: 16/03/22


É um tipo de gordura que pode ocorrer naturalmente em alimentos de origem animal ou ser produzida industrialmente por meio de processos tecnológicos.

Este segundo processo é a forma como a gordura trans é mais frequentemente encontrada nos produtos alimentícios. Para a sua produção, o óleo líquido é transformado em gordura sólida, conferindo, por um baixo custo, maior crocância, sabor e prazo de validade aos produtos.



O óleo líquido é transformado em gordura sólida.
 
 
Onde a gordura trans é utilizada

 

A gordura trans industrial é amplamente utilizada pela indústria de alimentos, principalmente em produtos ultraprocessados como:

  • sorvetes
  • cremes vegetais
  • massas instantâneas
  • salgadinho de pacote
  • bolos prontos
  • biscoitos
  • chocolates
  • pipoca de microondas
  • margarina
 
 
 
 

POR QUE SEU CONSUMO FAZ MAL?

Por que o seu consumo faz mal?
A gordura trans não é essencial para o organismo e não oferece nenhum tipo de benefício à saúde. Por isso, não há recomendação de consumo ou valor mínimo tolerado.
A gordura trans reduz os níveis do bom colesterol, o HDL, que protege o coração, e aumenta os níveis do mau colesterol, o LDL, que pode causar o entupimento dos vasos sanguíneos.
O seu consumo excessivo está diretamente relacionado ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, como derrame, infarto, entre outras doenças.
 
 

PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA?

As doenças do coração são a principal causa de morte e de internação hospitalar no Brasil. Em 2015, essas doenças causaram
31,2% do total de óbitos no País

31,2% do total de óbitos no País
 

(Brant et al. Variações e diferenciais da mortalidade por doença cardiovascular no Brasil e em seus estados, em 1990 e 2015: estimativas do Estudo Carga Global de Doença. Revista Brasileira de Epidemiologia; 20 Suppl 1: 116-128, 2017)

 
Em um informe divulgado em 2019, a OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou que ao menos 5 bilhões de pessoas em todo o mundo convivem com os riscos de desenvolver doenças associadas ao uso das gorduras trans industrial. Segundo a entidade, o ingrediente industrial causa cerca de 500 mil mortes a cada ano.
 
 

 
 

COMO SABER SE O ALIMENTO CONTÉM GORDURA TRANS?

A informação sobre a quantidade de gordura trans nos alimentos é obrigatória no Brasil. Porém, se igual ou inferior a 0,2 gramas por porção do alimento, pode ser declarada como zero na TABELA NUTRICIONAL.

TABELA NUTRICIONAL
Mas, atenção: como existe uma tolerância de precisão nos valores declarados, a indústria pode manipular o tamanho da porção para que o valor da gordura trans seja declarado como zero.
 
 

 
 

A identificação da gordura trans também é obrigatória na LISTA DE INGREDIENTES, porém, não existe uma padronização. Diversas denominações distintas são utilizadas pela indústria para se referir a esse ingrediente, o que pode gerar confusão e induzir o consumidor a erro:

Ingredientes que contêm gordura trans: gordura vegetal hidrogenada, gordura parcialmente hidrogenada, óleo vegetal hidrogenado, hidrogenado.
Ingredientes que podem ou não conter gordura trans: gordura vegetal, margarina, creme vegetal.
 
 

 
 

Outro problema para a identificação da gordura trans é que as embalagens podem utilizar a ALEGAÇÃO de “não contém gordura trans” ou “zero gordura trans” quando sua quantidade for igual ou inferior a 0,1 grama/porção.

ZERO GORDURA TRANS
A presença desse tipo de publicidade não significa que o alimento em questão é saudável, já que indica somente um aspecto nutricional, muitas vezes enganoso.
 
 

 
 
Zero gordura trans, só que não
 
Pesquisa mostra que diversos produtos apresentam a alegação de “0 gordura trans” em seus rótulos, como estratégia de marketing, mas na verdade contêm gordura trans.
Salgadinhos: 11,5% / Produtos de panificação: 9,2% / Biscoitos: 8,4% / Doces e sobremesas: 6,1% / Comidas de conveniência: 3,1% / Molhos e temperos: 2,2%
 

*Estudo desenvolvido por pesquisadores em nutrição do Nupens/USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde Pública da Universidade de São Paulo) e do Idec. (Ricardo et al. Trans fat information of Brazilian package foods. Artigo em revisão. 2019.)

A pesquisa foi realizada entre abril e julho de 2017 nas 5 principais redes de supermercado do Brasil, a partir das informações presentes nos rótulos de 3.491 produtos. Para chegar aos resultados, foi comparado o que o produto apresenta em sua lista de ingredientes com as informações presentes nas alegações nutricionais.

 
 

 
 

A PROIBIÇÃO DA GORDURA TRANS NO MUNDO

Atualmente, a OMS recomenda que o consumo diário de gordura trans não ultrapasse 1% do valor energético total de uma dieta — o que representaria algo como não mais do que 2g por dia em uma dieta de 2.000 calorias, ou uma colher de sopa de margarina.

Não mais do que 2g por dia em uma dieta de 2.000 calorias, ou uma colher de sobremesa de margarina.
 

Em 2007, a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) recomendou a eliminação da gordura trans produzida industrialmente e planejou estabelecer um prazo para o banimento total da gordura trans nas Américas.

 
 

 
 

RESULTADOS ALCANÇADOS

TABELA NUTRICIONAL
TABELA NUTRICIONAL
 
 

 

E NO BRASIL?

Em dezembro de 2019, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou mudanças sobre o uso de gorduras trans industriais no Brasil.
 
A decisão foi a de restringir a quantidade de gordura entre julho de 2021 e janeiro de 2023.

Contudo, em julho de 2021, a agência publicou uma nova norma que mudou a regra para que óleos refinados fabricados até 30 de junho de 2021 possam ser comercializados até o fim de seus prazos de validade. Já os alimentos destinados ao consumidor final e aos serviços de alimentação que contiverem gordura trans e tiverem sido fabricados até 30 de junho de 2021 poderão ser comercializados até o fim de 2022. 
 
Somente a partir desta data final, ficam proibidas a produção, a importação, o uso e a oferta de óleos e gorduras parcialmente hidrogenados para uso em alimentos e alimentos formulados com estes ingredientes. A proibição do uso desde a produção protege o consumidor e todo o sistema alimentar.

terça-feira, 15 de março de 2022

BOA TARDE!!!

 

Boa tarde!

 

Que Deus cuide sempre de você! Agradeço o carinho de sua amizade sempre pertinho de mim, tornando este mundo virtual um momento real.

Boa tarde! Imagine que cada pessoa é um pensamento de Deus… Você já parou para pensar, que pensamento lindo ele teve ao fazer você?

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...