sexta-feira, 30 de junho de 2023

Tratamento de Cistite

 

6 Plantas para ajudar no Tratamento de Cistite

Cistites são muito comuns para as mulheres e provocam uma série de desconfortos bem inconvenientes: dor ao urinar, sensação de bexiga cheia e vontade de urinar com mais frequência que o normal. E agora, como resolver? Existem muitas dicas de prevenção e tratamento, lembrando que fitoterápicos podem fazer parte deste processo e ajudar sua saúde. Neste informativo, vamos entender todos esses detalhes e daremos dicas especiais de tratamento. Vamos lá?

Se você já quiser saber quais são os fitoterápicos indicados para Cistite, clique aqui!

 

O que é Cistite?

A Cistite é um tipo de infecção urinária muito comum, que atinge e inflama a bexiga e é causada pela bactéria Escherichia coli (E.coli) na maior parte dos casos. Aqui cabe uma breve explicação: essa bactéria já existe no nosso intestino de maneira harmoniosa, na famosa flora intestinal. O problema ocorre quando esse tipo de bactéria entra no nosso sistema urinário.

Então, se você tem dúvidas sobre como pega Cistite, saiba que não é uma infecção exatamente contagiosa, pois é provável que seja a cepa de uma bactéria que já estava no seu corpo.

E por quê é mais comum em mulheres? Simplesmente por causa de uma diferença anatômica entre os sistemas urinários dos corpos femininos e masculinos: a uretra feminina é mais curta e também mais próxima do ânus, facilitando a migração de microorganismos de um local para outro. No entanto, isso não impede que homens possam ter Cistite eventualmente.

Esse tipo de infecção não costuma ser grave e seu tratamento é simples, embora possa ser reincidente e causar uma série de desconfortos. Se não for tratada, aí sim pode desencadear quadros piores, como uma pielonefrite — caso a infecção bacteriana na bexiga atinja os rins. Outro aspecto importante de se lembrar é que a Cistite também pode ser recorrente e seus sintomas causam sofrimento para quem deseja levar uma vida normal.

Agora que você entendeu melhor o que é a Cistite, vamos compreender a seguir os seus sintomas!

Cistite sintomas segurar xixi

Sintomas da Cistite

Os sintomas da Cistite são tão clássicos que muitas vezes, quando são descritos para profissionais da saúde em uma consulta, já assume-se que é esse tipo de infecção. É claro que outros exames podem ser solicitados também e mais dados são importantes para que o tratamento seja efetivo, mas de modo geral a Cistite é facilmente diagnosticável. Para lembrar, os sintomas costumam ser estes:

  • Vontade de urinar com frequência, até mesmo sem urinar muito
  • Sensação de bexiga cheia
  • Dor e ardência ao urinar
  • Perda de sangue na urina, em casos mais graves

         

        Cistite dá cólica?

        Há relatos de uma sensação desconfortável no abdômen inferior, semelhante a cólica. Se você está sentindo dores fortes, não se esqueça de procurar atendimento especializado e não deixe essa questão de lado! Dores são sinais que algo no nosso corpo não vai bem e você merece uma qualidade de vida melhor. Busque atendimento de profissionais da saúde e inicie seu tratamento!

        Cistite d? c?lica

        Cistite dá febre?

        Este é outro sinal de alerta: uma Cistite não tem como sintoma típico uma febre forte. Toda infecção com febre deve ser investigada e tratada com cuidado. Caso as bactérias da Cistite tenham passado para os rins, o caso torna-se muito mais sério. Portanto, este é outro lembrete de buscar atendimento médico e seguir o tratamento à risca!

         

        Diagnóstico para Cistite

        Conforme mencionado, a Cistite geralmente é facilmente diagnosticada por profissionais da saúde através dos relatos dos pacientes durante a avaliação clínica — chamada também de anamnese. No entanto, exames laboratoriais também são solicitados para que o tratamento seja mais específico e eficaz, por exemplo, exame de urocultura.

        Cistite diagn?stico urocultura

        Causa e Fatores de Risco da Cistite

        A causa da Cistite é a infecção bacteriana na bexiga, conforme mencionado no começo. Mas como isso acontece? Há fatores de risco que aumentam a probabilidade do surgimento de infecções urinárias e é o que iremos apresentar a seguir:

        • Diabetes — Qualquer doença que afete a imunidade deixa o corpo mais suscetível à infecções.
        • Histórico familiar — Fatores genéticos podem favorecer o surgimento de Cistite em determinadas pessoas, por exemplo, em casos recorrentes.
        • Imunidade baixa — As defesas do organismo ficam enfraquecidas para impedir a infecção por bactérias. Assim, é mais fácil desenvolver Cistite.
        • Próstata aumentada — Crescimento da próstata (Hiperplasia) e retenção de urina favorecem a cistite. Por conta disso, esse tipo de infecção urinária é mais comum em homens a partir da meia-idade.
        • Constipação — Neste caso, os microorganismos da flora intestinal tem maior facilidade de migrar, no caso de mulheres, para a região da uretra.

         

        Prevenção da Cistite

        Existem formas simples de prevenir a Cistite! Vamos conferir a seguir medidas fáceis de seguir no seu cotidiano que irão te ajudar a evitar esse tipo de infecção urinária:

         

        Limpeza adequada

          A higiene é sempre muito importante! E no caso da Cistite, existem observações muito pertinentes sobre a questão da higiene: depois de usar o banheiro, o ideal é limpar-se no sentido de frente para trás, sem que haja contato com a uretra depois de limpar o ânus.

          A higiene excessiva também não é recomendada! Limpeza demais, no caso do organismo feminino, altera a flora vaginal e pode eliminar bactérias protetoras. Duchas íntimas e uso de muitos produtos na região não são indicados. Preze o equilíbrio e consulte profissionais de ginecologia!

          No caso de absorventes menstruais, troque mais vezes ao longo do dia para evitar a proliferação de bactérias.

           

          Maior ingestão de líquidos

            Beber muita água favorece a eliminação de bactérias da bexiga, justamente porque o corpo sentirá vontade de urinar mais.

            Cistite preven??o hidrata??o

            Mais visitas ao banheiro

            Essa parte é muito importante! Além de beber mais água, conforme mencionado no tópico anterior, urinar com mais frequencia evita que as bactérias permaneçam por mais tempo na sua bexiga. Portanto, não segure o xixi!

             

            Urinar após relações sexuais

            Talvez você já tenha ouvido falar de “Cistite da Lua de Mel” ou já ouviu que contrai-se a Cistite através do sexo. Mas não é bem assim: a Cistite não é uma doença sexualmente transmissível, embora relações sexuais possam sim facilitar o contato de bactérias com a uretra. Ao que a medicina indica até o momento, isso se deve à fricção do próprio ato.

            Apesar de ser uma medida ainda sem grande comprovação científica, o conhecimento empírico indica que fazer xixi depois de relações sexuais expulsa ou impede que as bactérias entrem no trato urinário. Se for possível completar com um banho, é melhor ainda!

             

            Evitar camisinhas com espermicidas

            É primordial dizer aqui que o uso de preservativos é sempre importante! Não dispense preservativos. Porém, preservativos que já possuem espermicidas podem alterar a flora vaginal e deixar o corpo feminino mais suscetível à infecções.

            O diálogo é sempre importante entre casais, então conversem sobre opções de preservativos que atendam a saúde de vocês. Quem usa diafragma associado à espermicida como método contraceptivo e também tem muita cistite, pode conversar com profissionais da saúde para encontrar outros métodos contraceptivos que atendam melhor as necessidades.

             

            Roupas íntimas adequadas

            Roupas íntimas apertadas e com tecido que abafa o calor natural do corpo favorecem a proliferação de bactérias além do limite saudável da área genital. Assim, prefira usar roupas mais folgadas e que não retenham umidade ou calor, como calcinhas de algodão. Outro ponto importante é evitar a umidade em roupas de banho!

            Cistite fatores de risco biquini molhado

            Cistite se cura sozinha?

            Somente se for muito leve. Na maioria dos casos, são recomendados medicamentos — por exemplo, antibióticos de ciclo curto. Portanto, é improvável que pacientes tenham que tomar antibióticos por muito tempo e, de modo geral, recomenda-se uma avaliação médica para detalhes mais específicos, principalmente se a Cistite for crônica ou reincidente.

             

            Como tratar a Cistite?

            O tratamento geralmente é feito através de antibióticos e é necessário que o paciente siga exatamente as indicações médicas de posologia, incluindo horário para tomar o medicamento e o prazo correto. O consumo incorreto de antibióticos pode acarretar problemas sérios, como a resistência à ação de antibióticos em possíveis infecções futuras. Siga as recomendações médicas sempre.

            Não aposte na automedicação e não interrompa o tratamento recomendado por profissionais antes do prazo determinado.

             

            6 Plantas para Tratamento de Cistite

            Todos esses cuidados auxiliam muito na prevenção e tratamento em casos de Cistite. Além do que já foi explicado, a natureza nos oferece opções que nos ajudam bastante nesse tipo de infecção urinária. Veja agora a nossa lista de principais fitoterápicos indicados para Cistite:

            Cranberry — Por evitar a adesão de bactérias às paredes e superfícies celulares dos órgãos, o Cranberry impede que estes micro-organismos causem infecções. Existe a maior probabilidade desses agentes patogênicos não se prenderem à bexiga! (ver produto).

            Chapéu de Couro — Possui ações diuréticas, depurativas e antissépticas nas vias urinárias, sendo bem recomendado para Cistite. Também auxilia na eliminação de pedras nos rins(ver produto).

            Quebra-Pedra — Muito indicado por auxiliar na eliminação e prevenção de cálculos renais, ele também é recomendado para cistites. Tem ação anti-inflamatória, diurética e antinociceptiva. Auxiliará em mais visitas ao banheiro, eliminando bactérias do trato urinário (ver produto).

            Óleo de Copaíba — O Óleo de Copaíba tem ação antimicrobiana, sendo indicado para tratamentos de Cistite devido sua ação inibidora de crescimento de bactérias (ver produto).

            Abacate — Além de abacateiros servirem na nossa alimentação através de seu fruto, a nossa saúde se beneficia com os efeitos diuréticos, anti-inflamatórios e antimicrobianos de suas folhas! Assim, é também um fitoterápico indicado para cistites (ver produto).

            Uva-Ursi — De modo geral, a Uva Ursi é utilizada para tratar infecções urinárias leves e sem complicações, pois tem ações antimicrobianas, diuréticas e anti-inflamatórias (ver produto).

             

            Gostou do informativo? Esperamos que tenha sido útil para que você saiba agora como tomar ações no seu cotidiano para evitar a Cistite e quais fitoterápicos escolher para seu tratamento.

            Sua saúde e bem-estar são muito importantes! Portanto, não se esqueça de buscar o apoio de profissionais da área da saúde para uma avaliação completa do seu caso e cuide da sua saúde com muito zelo, sabendo que você também pode contar com o auxílio da Oficina de Ervas!

            E se sobrou alguma dúvida, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

            Cranberry fruta saudável

            Bibliografia

            https://bvsms.saude.gov.br/cistite/

            https://centrobrasileirodeurologia.com.br/litiase/infeccao-urinaria/

            https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2017/03/e-coli-bacteria-intestinal-e-comum-mas-em-casos-mais-raros-pode-causar-infeccoes-graves.html

            https://saude.abril.com.br/medicina/cistite-sintomas-remedios-e-prevencao-dessa-infeccao-urinaria/

            https://www.mdsaude.com/nefrologia/infeccao-urinaria/cistite-pos-coito/#:~:text=Referências-,O%20que%20é%20a%20cistite%20da%20lua-de-mel%3F,mulheres%20do%20que%20em%20homens.

            https://saude.abril.com.br/medicina/conheca-6-causas-inusitadas-da-infeccao-urinaria/

            https://www.materdei.com.br/cuidados-com-a-saude/guia-de-doencas/cistite

            https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/cistite/

            10 tratamentos naturais para uma pele bonita e saudável

             



            10 tratamentos naturais para uma pele bonita e saudável

            Uma pele lisinha, macia e sedosa é o sonho de consumo de muita gente. Há quem seja privilegiado pela genética com uma pele “perfeita” sem muito esforço. Mas existem hábitos diários e produtos naturais que podem ajudar a alcançar e manter a tão desejada pele bonita e saudável.

            No informativo deste mês, vamos falar sobre tratamentos naturais para vários tipos de pele, inclusive com melasma ou vitiligo, rotina de cuidados diários e muito mais. Afinal, pele bonita é pra quem cuida. Então, vamos lá?

            Mulher negra com pele bonita

            Quer pular para o que te interessa? Clique nos tópicos do Menu abaixo para ir direto neles!

            Limpeza da pele com produtos naturais
            Tônico natural para o rosto
            Hidratação natural para a pele da cabeça aos pés
            Produtos naturais para proteção solar
            Tratamento natural anti-envelhecimento
            Tratamento natural para acne, furúnculos, abcessos e psoríase
            Tratamento natural para melasma
            Tratamento natural para vitiligo
            Tratamento natural para clareamento da pele
            Bronzeamento natural dourado e duradouro
            Bônus: Outros cuidados importantes para a saúde da pele

             

            Como ter uma pele do rosto bonita?

            O primeiro passo para cuidar bem da sua pele é descobrir qual seu tipo de pele e escolher produtos adequados a ela. Os tipos clássicos são os seguintes:

            Pele normal: Tem textura saudável e aveludada, produz gordura em quantidade adequada, nem muito, nem pouco. Sua aparência não é ressecada, nem tem excesso de brilho. Em geral, tem poros pequenos e pouco visíveis.

            Pele mista: É o tipo mais comum (segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia) e apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo). Pode apresentar acne nessa região e ressecamento nas bochechas e extremidades.

            Pele seca: É caracterizada pela perda de água em excesso. Costuma ter poros pouco visíveis, pouco brilho e é propensa à descamação e vermelhidão. Além disso, tem maior tendência ao aparecimento de pequenas linhas e fissuras. A causa da pele seca pode envolver fator genético, hormonal (menopausa ou problemas na tireoide), ambiental (tempo frio e seco, vento, radiação ultravioleta). Banhos demorados e com água muito quente também contribuem para uma pele seca.

            Pele oleosa: É brilhante e espessa, pois produz mais sebo que o normal. Costuma ter poros dilatados e maior tendência à formação de cravos e espinhas. Além da genética, há outros fatores que contribuem para a oleosidade como hormônios, exposição solar em excesso, estresse, dieta rica em gordura.

            Já sabe seu tipo de pele? Então é hora de falar dos 4 passos essenciais para uma pele bonita e saudável:

            • Limpeza
            • Tonificação
            • Hidratação
            • Proteção

            Vamos passar por todos eles e explicar por que são importantes, quais seus benefícios e como podem ser realizados com produtos naturais e menos agressivos à pele.

             

            Limpeza da pele com produtos naturais

            limpeza da pele do rosto deve ser feita duas vezes por dia, uma ao acordar e outra antes de dormir. Não é recomendado lavar mais vezes, pois pode ressecar a pele ou provocar efeito rebote, fazendo-a produzir ainda mais oleosidade para compensar a limpeza excessiva.

            A higiene feita na parte da manhã irá remover células mortas acumuladas durante a noite, sujeiras invisíveis como as do travesseiro, poluição em geral, etc.

            Já a limpeza feita antes de dormir irá garantir um rosto livre da poluição acumulada durante o dia, maquiagem, suor, excesso de oleosidade, etc. Caso use maquiagem, é importante usar um demaquilante para retirar o produto antes da limpeza.

            Essa etapa também prepara a pele do rosto para absorver melhor os produtos que serão aplicados em seguida.

            Mulher lavando o rosto

            Uma dica para quem deseja usar produtos naturais para a pele é o Sabonete Líquido de Camomila. Essa planta tem ação calmante e suavizante para a pele, enquanto a babosa (outro componente da fórmula) hidrata e cicatriza. Ele pode ser usado diariamente em todos os tipos de pele e ajuda muito peles sensíveis e irritadas.

            Para peles com espinhas, existe o Sabonete Líquido de Própolis Composto Anti-Acne:

            - O própolis tem ação antisséptica e cicatrizante.

            - A calêndula também é cicatrizante.

            - A camomila hidrata e suaviza a pele.

            - A hamamelis é adstringente e anti-oleosidade.

            Para uma limpeza mais profunda dos poros, há o Gel Esfoliante de Mel e Argila que pode ser usado uma vez por semana ou de acordo com a recomendação profissional. E também nossa linha de tratamento de argilas (branca, negra e verde) que é composta de sabonete líquido, esfoliante e máscara de tratamento.

             

            Tônico natural para o rosto

            tonificação do rosto serve para hidratar, limpar mais profundamente (por exemplo, se tiver resquícios de maquiagem) e equilibrar o PH da pele. Como resultado, o tônico torna a ação do hidratante e de outros produtos aplicados posteriormente ainda mais eficaz.

            Ele deve ser aplicado suavemente por todo o rosto com um algodão. Existem várias opções para os diferentes tipos de pele, porém tônicos naturais como os feitos de plantas costumam ser menos agressivos. Além disso, de acordo com a planta, eles têm efeitos interessantes como ação antisséptica, calmante, cicatrizante e suavizante.

            Tônico natural para peles normais e secas

            Para peles normais e secas, existe o Tônico Facial de Aveia Composto. Sua composição inclui o efeito calmante suavizante da Camomila, a ação anti-envelhecimento da Íris Florentina, a ação cicatrizante da Calêndula e a hidratação da Aveia.

            Tônico natural para peles oleosas

            Para as peles oleosas, existe o Tônico Facial de Hamamelis CompostoA formulação inclui a Sálvia e seu efeito adstringentecicatrizante dermopurificador, a Hamamelis, com sua ação adstringente anti-oleosidade e a planta Mil Folhas (Aquileia) com ação adstringenteanti-seborreica antisséptica.

             

            Hidratação natural para a pele da cabeça aos pés

            hidratação é um passo essencial para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas, e deve ser realizada da cabeça aos pés. Ela é responsável pela reposição da água da pele e deve ser feita tanto internamente, pela ingestão de líquidos, quanto externamente, com a aplicação de loções, cremes, etc.

            Uma pele hidratada cumpre melhor suas funções de proteger o corpo contra atritos, patógenos, perda excessiva de água e manter a temperatura do corpo regulada.

            desidratação deixa a pele mais vulnerável a agressões externas como frio, calor e poluição, que acabam aumentando a produção de sebo. Então, apesar de ser contraintuitivo, hidratar a pele oleosa também é importante. A oleosidade excessiva é, na verdade, uma compensação do corpo para suprir a falta de hidratação.

            Loção Hidratante de Isoflavona é um hidratante natural para rosto e corpo. Além de hidratar, ela previne contra o envelhecimento precoce da pele, pois é feito com Babosa, que possui ação anti-envelhecimento. A composição também inclui AveiaÍris Florentina óleo de maracujá.

            Muita gente se preocupa com a pele do rosto e do corpo, mas se esquece de cuidar das mãos e dos pés. As mãos, principalmente, são áreas muito expostas ao frio, calor, sujeira, lavagens no dia a dia, ou seja, sofrem agressões externas na maior parte do tempo.

            Creme para maos

            Já os pés, que sustentam o corpo e estão em constante atrito com o sapato, recebendo impactos o dia todo, também devem ser cuidados. Para isso, existe um hidratante natural para a pele dos pés e das mãos: o Creme Hidratante de Ureia Composto. Ele evita rachaduras ressecamentos comuns nos calcanhares.

            Para uma hidratação mais profunda, existe a Máscara Facial de Aveia e Mel Composto que pode ser usada uma vez por semana ou de acordo com recomendação profissional, após a esfoliação da pele. O objetivo é garantir uma pele hidratada e bem nutrida.

             

            Produtos naturais para proteção solar

            Proteger a pele dos raios solares é algo fundamental em qualquer rotina de cuidado da pele. O ideal é passar o protetor solar pela manhã, meia hora antes da exposição, e aplicá-lo novamente a cada 2 horas mesmo que por cima da maquiagem.

            É importante ressaltar também que ele deve ser usado mesmo sem a exposição solar direta, pois as luzes artificiais como as de ambientes internos e até de computadores e celulares também afetam nossa pele. Nesse caso, pode-se aplicar o protetor pela manhã e novamente após o almoço.

            Para facilitar sua rotina diária, é uma boa ideia já usar um produto que seja ao mesmo tempo hidratante e contenha a proteção solar. Por isso, falaremos abaixo sobre produtos para tratamentos específicos de pele que já contém a proteção solar: o Gel Elastina Composto com filtro solar e o Gel Coenzima Q10 Composto com FPS 30.

             

            Tratamento natural anti-envelhecimento

            Uma das coisas que mais incomoda em relação à saúde da pele é a mudança decorrente da idade, como o aparecimento de rugas, flacidez, linhas de expressão. Existem vários tratamentos naturais para prevenir contra o envelhecimento precoce e amenizar os aspectos do envelhecimento da pele.

            Um dos maiores sinais do envelhecimento que observamos é causado pelas alterações no colágeno. Para se ter uma ideia, 80% do peso seco da pele é composto por colágeno e, na mulher, 30% dele é perdido após a menopausa.

            Produtos naturais anti-envelhecimento para uso oral

            Para repor essa perda, existe o VERISOL™ (compre aqui), o único colágeno específico para cuidados da pele com comprovação científica. Ele retarda os sinais de envelhecimento, suaviza a formação de rugas e aumenta a elasticidade firmeza da pele.

            Os resultados do uso do Verisol podem ser percebidos em até 4 semanas de uso diário, na dosagem de 2,5 gramas, que podem ser tomados em suco ou água. Além disso, você pode usar esse produto já manipulado com a vitamina C para potencializar seu efeito.

            Existe também o Exsynutriment, uma forma estabilizada e concentrada de Silício Orgânico que atua na pele reestruturando as fibras de colágeno, deixando-a mais firme de dentro para fora. A vantagem adicional é que ele fortalece e estimula o crescimento das unhas e dos cabelos.

            Além disso, há o Bioarct, feito a partir da biomassa marinha derivada de uma alga vermelha chamada Chondrus crispus. Ele possui ação anti-envelhecimento, hidratante, cicatrizante e lipolítica. Além disso, energiza a pele e tem propriedade antioxidante e anti-inflamatória.

            Os efeitos do Exsynutriment e do Bioarct são complementarespor isso podem ser manipulados juntos. Não é à toa que essa composição é conhecida como Cápsula da Beleza.

            Fórmula da beleza: Nutricosmético com efeito lifting, ação anti-idade e antirradicais livres é o queridinho da pele

            Mulher puxando pele do rosto

            Produtos naturais anti-envelhecimento para uso tópico

            O Verisol, o Exsynutriment e o Bioarct são produtos feitos para serem usados oralmente. Para o uso tópico, há Gel Elastina Composto com filtro solar, feito para fortalecer e aumentar a elasticidade da pele.

            Ele tem efeito tensor deixando a pele com aparência mais jovial, protege contra poluição do ar e bactérias e contra a luz solar, pois já vem com Filtro Solar FPS 25, com ação protetora contra os raios UVA e UVB. Além disso, ele inclui algo chamado Nano Regen Plus, que possui ação como regenerador natural de células, antioxidante e incrementa a síntese de colágeno.

            O gel pode ser usado durante o dia, pela manhã e após o almoço, no rostopescoçocolo mãos. Afinal, muita gente cuida do rosto e se esquece dessas outras partes onde as rugas e flacidez ficam bem aparentes com o passar do tempo.

            A associação do Gel Elastina Composto com as cápsulas da beleza (Bioarct/Exsynutriment) traz as vantagens do uso oral e tópico, combatendo o envelhecimento da pele, promovendo o efeito lifting e aumentando sua elasticidade e hidratação tanto de dentro para fora como de fora para dentro. Por isso, a união do Gel Elastina Composto com as cápsulas Bioarct e Exsynutriment é chamada de Kit Beleza.

            Outro componente famoso nos cuidados com a pele é a Coenzima Q10. Ela possui ação antioxidanteprotege fornece energia para a pele e previne contra o envelhecimento celular. Para aproveitar esses benefícios, uma boa opção é o Gel Coenzima Q10 Composto com FPS 30. Como já vem com proteção solar, é ideal para ser usado pela manhã e após o almoço, tanto no rosto como no pescoço, colo e mãos.

            Cuidados antes de dormir

            Para os cuidados noturnos, tem o Creme Composto de Sculptessence, um remodelador natural da pele, derivado da semente de linho. Ele é composto junto com Aveia, Babosa, Íris Florentina, Hera e Lift essence. Por isso, tem ação suavizante, hidratante, tensora e ajuda a reduzir as rugas e tonificar a pele.

            Creme para pele negra

             

            Tratamento natural para acne, furúnculos, abcessos e psoríase

            As espinhas (ou mais formalmente, acnes) são o terror de quem quer uma pele bonita e saudável. E, mesmo para aquelas pessoas menos vaidosas, esse é um problema doloroso, incômodo e que pode afetar muito a autoestima.

            A boa notícia é que existem duas plantas depurativas muito eficientes não só contra a acne, mas também contra furúnculos, abcessos e psoríase: a Bardana e a Salsaparrilha.

            Produtos naturais para problemas de pele para uso oral

            Para obter os benefícios depurativos da Bardana e da Salsaparrilha, é possível tomá-las em cápsulas, tintura ou extrato fluido. A eficácia dessas plantas para depurar o sangue é tal que também são usadas no tratamento de ácido úrico.

            Produtos naturais para problemas de pele para uso tópico

            Gel de Bardana Composto une os benefícios da Bardana com o Hamamelis, a Cúrcuma, o Confrei e o Própolis. Por isso, além da ação anti-acne, tem ação antissépticaanti-inflamatória adstringente, auxiliando o fechamento dos poros e a diminuição da oleosidade da pele de maneira natural e não agressiva.

            Cuidados para varios tipos de pele

             

            Tratamento natural para melasma

            Melasma é outro problema de pele que costuma prejudicar muito a autoestima e leva tempo para ser tratado. Afeta mais comumente as mulheres e, apesar de não ter uma causa definida, muitos atribuem a condição ao uso de anticoncepcionais, à gravidez (causando o chamado cloasma gravídico) ou à exposição solar.

            Por isso, uma das orientações principais para o tratamento do melasma é a proteção contra raios ultravioleta e luz visível. Além disso, ele inclui o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para clareamento, isto é, um conjunto de medidas que visam clarear a pele, estabilizar sua pigmentaçãoe impedir que o pigmento causador das manchas volte.

            Dentre os tratamentos naturais para melasma estão o uso de antioxidantescomo a Vitamina E e o Resveratrol. E, para proteger a pele contra o aparecimento ou reaparecimento do melasma, há duas plantas: o Pinus pinaster e o Polypodium leucotomos.

            Pinus pinaster pode ser usado em cápsulas para se obter sua ação fotoprotetora tanto contra o melasma como contra manchas no rosto em geral. Mas ele também possui ação antioxidante, rejuvenescedora e colabora com a saúde da pele no geral.

            Já o Polypodium leucotomos, além de diminuir a fototoxicidade induzida por UVA, a pigmentação e os danos na pele, previne o fotoenvelhecimento e protege o DNA celular de eritemas (inflamação causada pela exposição excessiva aos raios ultravioleta).

            Quer saber mais como tratar e se proteger do melasma? Leia aqui!


            Tratamento natural para vitiligo

            Vitiligo é mais uma condição na lista de problemas de pele que afetam a autoestima. O preconceito e a vergonha é tal que muitas pessoas portadoras escondem a condição.

            A procura por tratamento para as manchas brancas características desse problema é uma questão estética, pois não afeta a saúde física da pessoa. Tanto é que algumas apenas escondem as manchas com maquiagem.

            Mulher negra com vitiligo

            Um dos objetivos principais dos tratamentos para vitiligo é a repigmentação das manchasE isso pode ser alcançado a partir de produtos naturais feitos de plantas como a Mama Cadela (ou Mamica de Cadela), a Flor de São João e o Polypodium leucotomos (já citado acima para o melasma).

            Mama Cadela pode ser usada na forma oral como tintura ou em cápsulas. Também, topicamente, na forma de creme. A pessoa deve passá-lo à noite, lavar a pele pela manhã e então tomar sol no início da manhã por alguns minutos antes de passar protetor solar.

            Já a Flor de São João pode ser usada oralmente como tintura ou, topicamente, como creme. Nesse caso, a orientação é diferente. A pessoa deve passar o creme à noite e lavar a pele pela manhã. Mas é muito importante que não tome sol, pois pode provocar queimaduras já que é um fotossensibilizante. Por isso, é essencial usar protetor solar.

            Leia também: Conheça as causas, tratamentos e tipos de vitiligo

             

            Tratamento natural para clareamento da pele

            Mesmo com todo o cuidado com a pele, às vezes, aparecem manchas não só no rosto como também em outras partes do corpo. A idade pode trazer manchas senis, acidentes trazem marcas de queimadura ou até mesmo manchas nas axilas ou virilha que surgem sem muita explicação.

            Nesses casos, vale a pena considerar tratamentos naturais para clarear a pele. Abaixo, citamos alguns produtos naturais que servem para clarear manchas senismelasmacloasmamanchas de queimadura manchas nas axilas, virilhas, colo e rosto.

            Produtos naturais que clareiam a pele - Uso tópico

            Um produto interessante para clarear a pele é o Clareador Multifuncional FPS 30 de Niamicida. Além de promover o clareamento, ele hidrata e protege a pele de raios UVA e UVB e tem ação anti-inflamatória e regeneradora.

            Para quem quer escolher entre um clareamento leve, intensivo ou um corretor específico para manchas senis, existe o Clareador de Pele Composto por β-White e Aveia, que pode ser manipulado para esses diferentes fins.

            Também é possível clarear a pele com o Peeling Suave para renovação celular. Além de estimular a renovação das células por meio de uma descamação suave e controlada, esse produto possui ação anti-inflamatória e calmante. Como deve ser usado à noite, é possível associá-lo a um clareador de uso diurno.

            Produtos naturais que clareiam a pele - Uso interno

            Quem gosta de um reforço de peso no tratamento pode associar o uso dos cremes ao uso das plantas que já citamos acima: o Pinus pinaster e o Polypodium leucotomos, em cápsulas.

            Mulher idosa passando creme no rosto

             

            Bronzeamento natural dourado e duradouro

            E, como nem tudo na vida é problema, também tem parte boa na hora de cuidar da pele: conseguir um belo bronze neste verãoPara conquistar um bronzeado dourado e duradouro, você pode contar com o Betacaroteno e o Urucum (aquele fruto muito usado pelos indígenas).

            Betacaroteno é um pigmento natural presente em diversos alimentos, especialmente, em vegetais e frutas de cor amarelo-alaranjada e em vegetais folhosos de cor verde-escura.

            Quando se transforma em vitamina A em nosso organismo, auxilia na formação de melanina, o pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioletas e proporcionar o bronzeamento da pele.

            A vantagem de tomar betacaroteno para ficar bronzeada é que ele também auxilia no rejuvenescimento e elasticidade da pele e fortalece as unhas e cabelos. Além disso, estimula um bronzeamento uniforme e requer menos tempo de exposição solar para obter o bronze desejado.

            Além de incluir alimentos ricos nessa pró-vitamina em sua alimentação, é possível tomar betacaroteno em cápsulas. Mas quanto tempo antes tomar? A recomendação é iniciar 30 dias antes da temporada de sol e 30 mg é a dosagem para bronzear.

            Leia também: Conheça os benefícios de consumir betacaroteno

            Urucum é popularmente conhecido como Colorau e muito usado na culinária para conferir cor a diversos pratos. Também é usado pelos indígenas em pinturas na pele e como protetor solar.

            A vantagem de usar o Urucum para bronzear é que ele também tem ação que protege contra raios ultravioleta. Além disso, é uma fonte natural de betacaroteno, portanto estimula a produção de melanina na pele, propiciando um bronzeado mais rápido e duradouro. E você pode tomar Urucum em cápsulas.

            Urucum e o Betacaroteno podem ser tomados juntamente em cápsulas, reforçando ainda mais o estímulo à produção de melanina.

            Urucum: age como protetor solar e abaixa a pressão arterial

            Porém, é importante ressaltar que, independentemente, do uso desses produtos, é sempre fundamental usar protetor solar. E lembre-se de tomar sol apenas nos horários seguros, isto é, antes das 11 horas ou depois das 16 horas.

             

            Bônus: Outros cuidados importantes para a saúde da pele

            Agora que você já sabe como cuidar da sua pele no dia a dia e conheceu os tratamentos naturais para diversos problemas dermatológicos, é hora de relembrar hábitos importantes para manter a pele bonita e saudável:

            • Mantenha uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais.
            • Retire a maquiagem antes de dormir — sempre!
            • Mantenha-se hidratada.
            • Evite banhos muito quentes.
            • Evite alimentos gordurosos.

            Caso tenha dúvidas ou apresente sintomas de algum problema de pele, consulte um dermatologista de confiança. Além disso, você também pode contar com a Oficina de Ervas. Temos uma fitoterapeuta especializada em cosmetologia para te oferecer um atendimento personalizado.

            E, por último, aquela dica eterna: Use filtro solar.

            Esperamos que este informativo te ajude a conquistar a pele dos seus sonhos e, se precisar, é só nos chamar!

            Fale com um fitoterapeuta, clicando aqui.

            Mulher asiatica de meia idade

             

            Referências:

            https://www.natura.com.br/blog/pele/cuidados-diarios-com-o-rosto-11-dicas-para-uma-rotina-completa

            https://www.lojaadcos.com.br/belezacomsaude/rotina-de-cuidados-pele-passo-passo/

            https://www.eucerin.com.br/sobre-pele/tratamento-da-pele/cuidados-com-a-pele

            https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/

            https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/

            https://umavidasemlixo.com/2015/10/rotina-de-beleza-cuidados-para-o-rosto-natural-e-sem-lixo

            COMENTÁRIOS


            • Ângela Carrijo
              a princípio para vitiligo.
              ⇒ Oficina de Ervas:
              Olá Ângela.

              O tratamento para vitiligo pode ser feito com plantas como a Mamacadela, Flor de São João e Polypodium.
              A escolha e dosagem depende do paciente, se é adulto ou criança e por isso você poderá entrar em contato conosco para relatar com detalhes o caso.

              Deixo abaixo um link com um informativo sobre o vitiligo:
              https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/vitiligo-vamos-aprender-sobre-essa-condicao

              Seguem também os links da plantas:

              https://www.oficinadeervas.com.br/mama-cadela

              https://www.oficinadeervas.com.br/flor-de-sao-joao

              https://www.oficinadeervas.com.br/polypodium-leucotomos

              Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Temos o Whatsapp também (16) 98234-0111 ou pelo link abaixo.

              https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

              Estamos à disposição.
            • maurilio de jesus nogueira
              QUAL QUANTIDADE PESO
              ⇒ Oficina de Ervas:
              Olá, Maurílio.

              Você está se referindo a qual produto?

              Entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:

              https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

              Estamos à disposição.
            • Marlene de Lima Botelho
              Gostaria muito de saber onde encontrar os produtos.
              ⇒ Oficina de Ervas:
              Olá Marlene. Esses produtos são manipulados aqui. Para orientação você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo Whats (16)98234-0111 ou pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
            • Magna R A Faria
              Quero algo pra menopausa, estou sentindo o calor da menopausa.
              ⇒ Oficina de Ervas:
              Olá Magna. Inicialmente você pode usar a Cimicifuga. Entre em contato com nossos fitoterapeutas através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para mais orientações. Estamos à disposição.

            INICIO

            COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

              O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...