sábado, 15 de agosto de 2020

SAÚDE DIGESTIVA

 

SAÚDE DIGESTIVA

Fonte:https://r4fit.com.br/blog/saude-digestiva

 “Hoje o nosso DEDINHO DE PROSA AO PÉ DO RADIO é sobre saúde intestinal. Poucas pessoas dão a devida importância para este tema, mas de fato somos mais bactérias do que células.

 

Estima-se que um homem de 70 quilos seja formado por 70 trilhões de células e que, apenas em seu intestino, existam 100 trilhões de bactérias. Então, segundo os estudos apontam, nós temos muito mais bactérias do que células, então devemos cuidar com atenção à essas bactérias!

 

O intestino é o segundo órgão que possui mais neurônios e onde é produzida e armazenada de 80 a 90% da serotonina - neurotransmissor fabricado pelos neurônios com função vital na transmissão e processamento das informações e estímulos sensoriais. Em grande parte do tempo, o intestino determina nossas emoções, estado mental e até preferências alimentares. É por isso que o intestino recebeu esse apelido de “segundo cérebro”.

 

A microbiota intestinal tem um papel importante no funcionamento do trato gastrointestinal. Tanto que a minima alteração dentro dessa “comunidade” é capaz de provocar estragos como a Síndrome do Intestino Irritável — quando o intestino deixa de seguir um comportamento equilibrado e reage de forma imprevisível a menor alteração de alimentação ou humor.

 

A saúde intestinal começa a se desenvolver no nascimento, quando a microbiota dá os primeiros passos rumo à colonização do intestino. Algumas pesquisas comprovam que bebês nascidos de parto normal têm mais bactérias no intestino do que os nascidos por cesariana.

 

A nossa microbiota intestinal pode sofrer alterações por diferentes condições:

 

https://r4fit.com.br/lojas/r4fit/conteudo/uploads_editor/Microbiota.png

 

Por exemplo, o antibiótico é o medicamento que “mata a bactéria ruim mas a boa também”. É como se fosse uma “bomba” que cai e destrói tudo, não sobrando nada. Então, destrói a microbiota, da qual é tão importante porque é essa colônia de bactérias que leva os nutrientes para as nossas células. São elas que fazem o trabalho se manter nosso microbioma saudável.

 

Muitas vezes pensamos: eu sou saudável, não tomo medicamento, não tomo antibiótico há muito tempo, pratico atividades físicas mas ... quanto de produtos de origem animal você consome? Quanto de alimentos industrializados?  - Não estou afirmando que necessariamente todos devem se tornar vegetarianos ou veganos mas que devemos consumir todos os alimentos de forma equilibrada! Isto sim, Pois os animais da indústria alimentícia recebem doses de antibiótico e demais medicamentos e Quem se alimenta de produtos exclusivamente de origem animal estar suscetível a ingerir grande parte destes químicos, reduzindo drasticamente essas bactérias benéficas e é claro está abrindo espaço para a colonização de bactérias nocivas à nossa saúde e, a única forma de reverter isso é se adaptar á uma alimentação variada e rica em fibras oriundas principalmente dos vegetais in natura e preferencialmente orgânicos.

 

Entretanto, não é o vegetal processado que vem dentro de um pacote do supermercado ou do setor de congelados industrializados, cheios de conservantes. A comida de verdade é aquela encontrada nas feiras, direto do agricultor ou de comerciantes que produzem com alimentos de verdade, sem a adição de conservantes, corantes ou aromatizantes.

 

Outra coisa que é bastante importante dentro desse conceito da microbiota intestinal é pensar que a nossa digestão começa na boca, ao se mastigar, para depois passar pelo estômago e, quando chegar lá no intestino, o alimento já estará preparado para ser absorvido em seus nutrientes; e o restante eliminado. Então por mais que o dia a dia nos obrigue a se encaixar na rotina e correria, o ato de se alimentar, deve ser realizado com atenção plena, mastigar bem os alimentos e se atentar ao que está consumindo. Por isso, é fundamental que o intestino funcione diariamente porque se ele não funciona bem, mais cedo ou mais tarde, a pessoa desenvolverá uma patologia. 

 

Um exemplo de alimentação que ajuda a microbiota a se manter saudável são os pro bióticos -  alimentos fermentados, gerados pelas “bactérias do bem”. Alguns pro bióticos são: a kombucha é uma bebida que é ligeiramente fermentada; o Kefir, que se alimenta do açúcar,  o chucrute, que é um repolho fermentado e a acelga fermentada. 

 Eles contêm lactobacilos naturais que protegem a microbiota intestinal.

Temos também os prebióticos, partes dos alimentos vegetais que ingerimos que não são digeridas, sendo permeados por fibras.

 

É comum haver confusão com os termos "prebióticos" e "probióticos", mas eles são bem diferentes.

Enquanto os Pre-bióticos se referem a substâncias alimentares não digeridas pelo organismo e aproveitadas por microorganismos benéficos, AGORA os Pro-bióticos são os próprios microorganismos benéficos encontrados nos alimentos.

 

Melhore a saúde intestinal em 5 passos:

 

1. Siga uma alimentação diversificada para “agradar” aos mais variados microrganismos que habitam o seu intestino;


2. Reduza o nível de estresse, investindo em práticas como meditação, relaxamento, mindfulness (atenção plena) ou yoga;


3.EVITE o consumo excessivo de álcool, açucares, excesso de cafeína, alto consumo de alimentos processados ou industrializadas que tendem a agravar problemas intestinais pré-existentes;


4. Tente DORMIR, melhor: estudos mostram que alterações nos padrões de sono também prejudicam a saúde intestinal;


5. Mantenha o corpo hidratado. A ÁGUA, é essencial para o bom funcionamento do intestino, especialmente quando aumentamos o consumo de fibras.”

 

Tais Tomaz Roque

CRN3: 12047

Instagram: https://www.instagram.com/clique_saudavel/

terça-feira, 11 de agosto de 2020

FAMILIA

 Por que existe a família?

Você já pensou sobre qual é o objetivo da família, na Terra?

Afinal de contas, por que existe a família?

Se Deus, que é o Criador de todas as coisas, criou a necessidade da vida em família, é porque ela tem uma finalidade importante para o progresso do Espírito.

Vamos encontrar a resposta para essa questão, nos ensinamentos do maior Sábio de todos os tempos.

Jesus recomendou que devemos amar o próximo como a nós mesmos.

Assim, a família é essa escola onde podemos aprender a amar umas poucas pessoas para um dia amar a Humanidade inteira.

Deus, que é a Inteligência Suprema, sabe que no estágio evolutivo em que se encontra, o homem é incapaz de amar todos os seres humanos como a si mesmo.

Por essa razão Ele distribui as pessoas nessas pequenas escolas chamadas lares, para que aprendam o amor ao próximo mais próximo.

É assim que em nossas múltiplas existências vamos aprendendo o amor, nas suas diversas facetas: amor de mãe para filho, de filho para mãe, de irmão para irmão, de avô para neto, de neto para avô, de tio para sobrinho, de sobrinho para tio, de esposo para esposa e assim por diante.

E, quando conseguimos amar verdadeiramente um filho, por exemplo, nosso coração se enternece também pelos filhos alheios.

Quando desenvolvemos profundo amor por uma avó ou pelos pais, toda vez que uma velhinha ou velhinho cruzar nosso caminho, sentiremos algum carinho, porque nos lembraremos dos nossos queridos velhos.

Assim, os laços de afeto vão se formando, aos poucos, para que um dia possam se estender por toda a grande família humana.

Considerando-se, ainda, a lei da reencarnação, ou seja, das várias existências no corpo físico, vamos solidificando esses laços de afetividade com um maior número de Espíritos, que nascem sob o mesmo teto que nós.

Dessa forma, nossa família espiritual se amplia e os laços de bem-querer se solidificam a cada nova possibilidade de convívio.

Podemos constatar essa realidade no amor que nutrimos pelos amigos, que não fazem parte da parentela corporal, mas com os quais temos laços sólidos de afeição.

Se o amor ao próximo é lei da vida, teremos, mais cedo ou mais tarde, que aprender esse amor. E nada mais lógico do que começar pelos familiares, que a sabedoria das Leis Divinas reuniu no mesmo lar.

Portanto, viver em família é um grande desafio e, ao mesmo tempo, um importante aprendizado, pois o convívio diário nos dá oportunidade de limar as arestas com aqueles que por ventura tenhamos alguma diferença.

Nascendo no mesmo reduto familiar é mais fácil superar as desafeições, pois os laços de sangue ainda se constituem num ponto forte a favor da tolerância e da convivência pacíficas.

É por essa razão que existe a família: para que aprendamos a nos amar como verdadeiros irmãos, filhos do mesmo Criador.

*   *   *

Olhando a Humanidade como uma grande família, todas as barreiras que separam os povos caem por terra, pois num outro país, numa outra raça, numa outra religião, pode estar alguém que já foi nosso parente consanguíneo ou nosso grande amigo numa existência física passada.

Assim, se você entender que isso tudo faz sentido, comece a ver as pessoas que cruzam seu caminho com outros olhos. Com olhos de quem entende e atende a recomendação do Cristo: Ame o próximo como a si mesmo.

Pense nisso!

 

Redação do Momento Espírita, com base em palestra de Raul Teixeira.
Em 22.08.2011.

INTESTINO

 SAÚDE

Saúde intestinal: descubra sua importância e 5 passos para melhorá-la



Diante dos tantos problemas que temos que lidar no dia a dia, a saúde intestinal parece ser a última coisa com o que nos preocupar, não é mesmo? Mas não se engane: o órgão pode sim melhorar sua qualidade de vida na quarentena. Entenda.  Sono desregulado, má alimentação, pouca atividade física… Alguns hábitos trazidos pela nova rotina influenciaram o funcionamento do intestino. E se você desconfia que o seu está desregulado, é hora de dar mais atenção a ele. Afinal:

 

O intestino é nosso segundo cérebro

Cientistas descobriram que há uma ligação entre o sistema nervoso periférico (nervos e neurônios que ficam fora do sistema nervoso central) e o sistema nervoso entérico (aquele que comanda a digestão). O que isso significa? Que o primeiro interage com a mucosa intestinal, além de detectar e responder a estímulos externos, funcionando como um órgão sensorial.

Sem contar que o intestino possui cerca de 100 milhões de neurônios e é também lar de 70 a 80% das células imunológicas existentes em todo o corpo. Quando pensamos no funcionamento do organismo, devemos ter em mente de que todos os nossos órgãos estão conectados. E estudos demonstram que a saúde intestinal reflete em muitas situações.

 

Ele ajuda a regular o humor

Quando saudável, o intestino consegue converter o triptofano (um aminoácido essencial encontrado em alimentos como peixes, ovo, nozes, castanhas e leguminosas) em serotonina, hormônio que atua no humor, qualidade do sono, apetite e até em quadros de depressão e ansiedade.

Contudo, para isso acontecer, é preciso que a sua saúde intestinal esteja em dia e a microbiota equilibrada. O que significa que você deve ingerir pre e probióticos regularmente.

Probióticos: São fibras (presentes em verduras e legumes) que atuam como o “alimento” das bactérias boas do intestino.

Probióticos: São os próprios bichinhos benéficos ao organismo. Eles agem impedindo a multiplicação de microrganismos patogênicos em nosso sistema digestivo e reforçando a barreira intestinal, o que é importante para que o órgão possa determinar o que será absorvido ou não.

 

E influencia na imunidade, pele e processos inflamatórios

A saúde intestinal prejudicada gera um processo chamado disbiose – presença de mais bactérias ruins ao corpo do que boas. As barreiras do órgão, então, são prejudicadas, dificultando a absorção de nutrientes e permitindo que restos de alimentos mal digeridos e toxinas sejam absorvidos. O que pode ser associado tanto ao desenvolvimento de processos inflamatórios (e a consequente baixa na imunidade) quanto ao ganho de peso, obesidade, resistência à insulina e aparecimento de alergias.

 

Seu intestino fala

Sim, precisamos falar sobre cocô. Afinal, é por meio dele que percebemos se está tudo ok com a nossa saúde intestinal ou se há algo fora do comum. Devemos prestar atenção na hora de ir ao banheiro:

Frequência. O ideal seria ir todos os dias ao banheiro, ou dia sim e dia não. Em um dia, é considerado normal ir até três vezes.

Cor. As fezes ideais são pastosas e de cor amarronzada. A cor branca indica um provável problema hepático [no fígado] ou de vesícula. Já a preta, como se fosse um pixe no fundo do vaso sanitário, pode sinalizar que há a presença de sangue no bolo fecal – correspondente a um sangramento digestivo alto, como no estômago. Vale lembrar que o sangue nas fezes também pode ser causado por um problema mais simples, como a doença hemorroidária ou fissuras anais. Em todo caso, é essencial procurar um médico.

Sons. Uma barriga muito barulhenta significa que o peristaltismo (movimentos intestinais) está aumentado. Isso é causado por diversos fatores, desde um quadro de estresse até uma intoxicação alimentar. Mas é sinônimo de alteração. O ideal, nesse caso, é ficar atento e observar outros sintomas.

Cheiro. Gases muito frequentes ou com odores característicos podem não ser provenientes somente de um problema intestinal. Eles podem estar relacionados com uma gastrite crônica, onde os alimentos não são digeridos de forma adequada e a fermentação propicia o aparecimento dos gases. Eles também são oriundos de uma dieta rica em carboidratos que não são digeridos no estômago e acabam sendo fermentados no intestino por bactérias, gerando o mal cheiro.

Então, como cuidar melhor de nossa saúde intestinal?

1 – Coma melhor

A alimentação equilibrada e rica em ingredientes que contém fibra é a aliada número um de um intestino saudável. Frutas como mamão, laranja com bagaço e maçã com casca são ótimos. Com relação aos vegetais, aposte em repolho, alface e couve. Também inclua na dieta cereais integrais e sementes como linhaça, chia, de abóbora e de gergelim. Evite também os industrializados, processados e açucarados.

2 – Mexa o corpo


Os exercícios, principalmente os cardiovasculares, fazem o sangue circular pelo corpo com mais eficiência. Isso ajuda a evitar a constipação. Praticar atividades físicas com regularidade faz a movimentação do trânsito intestinal acontecer com mais facilidade. Desse modo, a sensação de “entupimento” vai embora.

3 – Beba água

A água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação fecal. Isso faz com que as fezes tenham passagens mais livres. Portanto, preste atenção se está ingerindo menos líquidos de uns tempos para cá. Alguns aplicativos calculam o volume diário ideal para você (baseado no peso), e enviam notificações para te lembrar do hábito.

4 – Não segure o cocô

Ignorar os sinais de que devemos ir ao banheiro faz com que as fezes voltem para o cólon e fiquem absorvendo água, endurecendo até a próxima chamada. Além de gerar desconforto e inchaço, isso pode ocasionar uma série de outros problemas, como prisão de ventre e hemorroidas. Em casos mais graves, pode até causar uma distensão do intestino e a perda de força dos músculos do reto.

5 – Durma mais (e melhor!)

Cientistas descobriram a relação entre noites mal dormidas e uma doença chamada colite ulcerativa. A pesquisa feita nos Estados Unidos, apontou que quem dorme menos de 6 horas por noite tem mais riscos de desenvolver o problema, cujos sintomas são diarreia com muita frequência durante o dia, fortes cólicas, perda de apetite e de peso e até febre.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

A importância da família

 A importância da família

Andando com pressa, esbarrei em um estranho. Reconhecendo minha imprudência, voltei-me e lhe pedi que me perdoasse.

De imediato, ele respondeu: Desculpe-me, por favor, também não o vi. 

Fomos muito educados um com o outro. Sorrimos e demos prosseguimento ao nosso caminho.

Mais tarde, em casa, envolvido em tarefas, pensava no ocorrido, em como me comportara de forma tão urbana.

Imerso nessas reflexões, não percebi meu filho de apenas sete anos, que se aproximou e se postou atrás de mim.

Ao me virar, assustei-me, quase o derrubei e acabei gritando com ele, que se retirou triste. E nem me dei conta de como agira de forma equivocada.

Foi depois que vi umas flores lindas no chão, perto da porta, que algo me tocou.

Pensei: Fui tão gentil com o estranho na rua, e tão ríspido com meu filho em casa.

Recolhi as flores e o procurei para me desculpar. Mas foi ele quem falou primeiro, se escusando, dizendo que entrara de mansinho para me surpreender.

Senti-me mal e constrangido.

Tudo bem, disse, abraçando-me, amo você de qualquer jeito.

Foi nesse momento que decidi valorizar mais aqueles amores que Deus colocou ao meu lado, na formação do valioso grupo familiar.

*   *   *

A família é referência fundamental para qualquer criança. É o seu primeiro espaço de convivência.

O mundo se transforma constantemente, os conceitos mudam, os valores se alteram, mas nada destrói a importância da família.

Não importa qual seja a sua aparência, a sua formação, o seu ritmo, é na família que se aprende e se fortalecem os valores éticos.

É onde se vivem sagradas experiências afetivas, emocionais e morais.jj

É o primeiro espaço que ocupamos no mundo, e nada a substituirá em nossos corações.

Verdadeiro ninho de sobrevivência e proteção onde o grupo cria e alimenta laços de estima insuperável, capaz de promover a solidariedade e instaurar as bases do amor.

É no seio familiar que se faz a transmissão de valores, costumes e tradições de um clã.

Quando se realiza uma boa educação dentro do lar, seus elementos levarão consigo uma base sólida e segura para os desafios da sociedade.

Mesmo com os problemas que ocorrem cotidianamente, é junto da família que construímos a fortaleza que nos protegerá e sustentará nas lutas da vida.

Sem a família, com toda a importância que representa para as criaturas, o mundo seria um verdadeiro caos.

O diálogo, a amizade, o carinho familiar conferem a estrutura emocional para uma vida repleta de bons sentimentos e o cultivo das virtudes que tanto nos enriquecem.

Podemos afirmar que a família é a esperança sempre viva para uma Humanidade melhorada.

É a instituição capaz de solidificar atitudes afetivas e sentimentos mais profundos e significativos.

Reveste-se de especial importância por seu valor inestimável.

Ao reunirmos nossos amores no recinto familiar não percamos a oportunidade de lhes declararmos nosso amor, carinho e respeito.

E, em nossas orações, agradecidos a Deus, peçamos a bênção suprema para a nossa maior riqueza na face da Terra.9

Valorizemos agora e sempre, a FAMÍLIA. 

 

GENTILEZA GERA GENTILEZA!!! O ensinamento só se dá através do exemplo.

 

Gentileza: Uma Expressão do Amor

March 29, 2019

Ser gentil, cumprimentar as pessoas, ceder um assento para um idoso, abrir a porta do carro para uma dama, respeitar as filas, tudo isso nós aprendemos desde que nascemos, e somos educados a seguir essas regras de convivência. Mas, será que apenas agindo dessa forma, cumprindo esse protocolo social, estamos verdadeiramente sendo gentis? Ou a Gentileza, como virtude que é, exige algo mais do que essa formatação social para ser plasmada?

Para responder essa perguntar vamos buscar o verdadeiro significado da palavra em sua origem. A raiz da palavra gentileza pode ser buscada em duas fontes: no latim, ela vem da palavra "Gentilis" que quer dizer “da mesma família ou clã”, e no proto indo-europeu ela vem de "Gens" que significa “dar à luz”. Daí já podemos concluir que não basta apenas a forma para gerar a gentileza, é preciso que exista também algo que brote de dentro do homem para que essa Virtude se manifeste.

Refletindo sobre os dois conceitos acima, podemos concluir que a Gentileza, na sua concepção mais profunda e completa, consiste em trazer à luz, manifestar na vida tudo que de bom existe no homem, todo o seu potencial humano e divino. Além de exigir do ser humano uma verdadeira abertura de coração, que possibilite ver o outro e sentir as suas necessidades, desprovidos das lentes dos interesses pessoais e do egoísmo. Pois, só assim, ele poderá sentir em seu coração que todos, homens e mulheres, crianças e idosos, são membros de sua família, e que todos os seres humanos juntos formam um único corpo, a Unidade.

Assim, surge uma  relação muito íntima da Gentileza com o Amor, aliás, o Amor está por trás de todas as Virtudes que precisamos desenvolver, pois só conseguimos acessar as pessoas à luz desse sentimento. Conseguir perceber o que o outro necessita, o que o outro está sentindo, como podemos ajudá-lo, qual seria o bem para ele, só é possível quando limpamos o nosso coração. Tendemos a olhar para coisas projetando sempre os nossos interesses, nossas expectativas e nossos desejos, se determinada pessoa ou coisa não se encontra nesse seleto círculo, elas simplesmente somem da nossa visão porque não conseguimos ver o outro em si, apenas a utilidade que ele tem para nós no momento. Um exemplo claro disso podemos ver quando, por exemplo, uma mulher se torna mãe, ou quando estamos para comprar um carro novo, ou até mesmo quando estamos com alguém doente em nossa família. Antes desses interesses surgirem, essas pessoas passavam pela vida sem ver nenhuma mulher grávida nos locais em que estavam e sem ter sensibilidade para as suas dificuldades, sem observar a quantidade de carros na rua do modelo que se pretende comprar e, até mesmo, sem se sensibilizar com as pessoas que se encontram doentes, internadas em hospitais e lutando para sobreviver. E por que isso acontece? Simplesmente porque a visão do homem tende a se limitar unicamente ao seu círculo de interesses, reflexo do egoísmo exacerbado que vivemos hoje, que está por trás de todas as coisas que nos impedem de crescer.

Para enriquecer a nossa reflexão sobre essa Virtude tão bela, uma grande compositora e intérprete brasileira, Marisa Monte, nos presenteou com uma canção que fala sobre a Gentileza no mundo:

GENTILEZA

"Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca
Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de gentileza
Por isso eu pergunto
A você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é o circo
‘Amor: palavra que liberta’
Já dizia o profeta"

Como podemos ver, o segredo para viver a Gentileza em sua plenitude está em desenvolver o Amor, a empatia e o inegoísmo, pois como tudo na vida, e com essa Virtude não poderia ser diferente, para se plasmar exige uma forma e um conteúdo. A forma nós aprendemos bem através das regras sociais, mas só elas não são suficientes, pois de nada adianta você ceder seu lugar para um idoso, dar a sua vez na fila para uma grávida ou até mesmo levantar uma criança que caiu, se por dentro você está com o seu coração carregado de raiva e de críticas, e só foi capaz de realizar esses atos porque haviam pessoas lhe vendo ou porque a sociedade exige isso de você. Por isso, o conteúdo se torna essencial para que esses gestos se transformem em verdadeira Virtude, e ele consiste justamente no estabelecimento desse vínculo profundo de coração com o outro, em ver que o outro é tão importante quanto eu e que não estamos sozinhos o mundo.

Quando nascemos fisicamente, ganhamos um corpo físico, mas isso não nos garante que tenhamos despertado também a nossa consciência humana. Precisamos querer dar à luz a todo potencial de valores e virtudes que existem dentro de nós. Só através da Vontade e do esforço diário que vamos conseguir trazer à tona na nossa vida essas potencialidades. E aí está a grande tarefa e o grande dever do Homem: Desenvolver a sua natureza humana. Só através desse movimento que seremos realizados, pois ser o que a Natureza espera de nós consiste no segredo da Felicidade.

Por isso, vale a pena começar a ser gentil no seu pequeno ciclo de convivência, com sua família, seus amigos, seus colegas de trabalho, e aí, depois de ter experimentado a felicidade que vai surgir dessa atitude, você mesmo vai sentir a necessidade de ampliar esse gesto para mais, e mais pessoas, até que um dia você possa englobar todas as coisas à sua volta. Não adianta termos piedade e querermos ser gentis e generosos com os povos africanos que sofrem a milhares de quilômetros de distância, se não temos esse mesmo sentimento com o nosso vizinho, nossos funcionários, nossos parentes, nosso chefe, nem com nossos amigos. Se a convivência gera atritos e dificulta a sua abertura de coração, aí está o seu maior desafio e o seu maior ponto de crescimento. Busque vencer essas barreiras! Veja e sinta o outro verdadeiramente, tenha empatia e se coloque no lugar das pessoas. Esse exercício diário  pode ser muito útil para o desenvolvimento da Gentileza em sua vida.

Mas, uma dica muito importante: Não queira abarcar o mundo todo no início. Sabe por quê? Porque abrir o nosso coração para as pessoas não é fácil, e provavelmente, não vamos conseguir fazer isso tão rápido quanto imaginamos, e as nossas frustrações por não estarmos dando conta de fazer o que nos determinamos, pode nos dar a sensação de que se trata de uma meta inatingível, quando na verdade, não é! Nós só temos que aprender os caminhos certos para vencê-la. Portanto, busque escolher algumas pessoas, ou algumas situações para você se comprometer a ser gentil com elas. Depois que você sentir que conquistou com esse núcleo de pessoas, vá expandindo, e assim, sucessivamente. Com isso,  você vai se sentindo cada vez mais capaz e com mais poder sobre si mesmo. Isso vai facilitar a expansão dessa Virtude.

Um grande filósofo chamado Sri Ram já dizia: "A evolução nada mais é do que a depuração do gosto". Aprender a gostar de ser Gentil, Bom e de desenvolver Virtudes Humanas, é o caminho para a Plenitude do homem. Encontrar a Felicidade nisso, e agir dessa forma porque você é assim, e não porque os outros vão estar lhe vendo ou porque a sociedade lhe exige isso. Esta é a grande chave da vida.

Porém, muitas vezes nos perguntamos: Mas porque eu vou fazer isso se o mundo todo não pensa assim e não age assim? Que diferença eu vou fazer no mundo? A resposta é simples! Como já dizia Platão, o melhor que podemos fazer para ajudar as pessoas que amamos é: Crescer! Pois só assim, garantimos a elas que estaremos juntos sempre, porque nos tornaremos capazes de criar um vínculo maduro, de amor profundo, que só pode ser desenvolvido quando trazemos à tona nossos valores humanos.


"Gentileza gera Gentileza", essa frase, muito usada nos dias de hoje, nos diz justamente o que precisamos nesse momento: O ensinamento só se dá através do exemplo. Portanto, para mudarmos o mundo e as pessoas, precisamos dar a nossa cota de sacrifício e batalha interna. Só através da nossa mudança, do nosso crescimento e do desenvolvimento das nossas Virtudes é que podemos impactar o mundo e gerar a verdadeira REVOLUÇÃO que precisamos, a REVOLUÇÃO HUMANA.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...