sábado, 25 de fevereiro de 2023

AUTOCUIDADO OU AOTOAMOR???

 

Como encontrar equilíbrio saudável entre corpo e mente



Para encontrar o equilíbrio saudável entre corpo e mente, é preciso investir em bem-estar emocional. Isso é o que verdadeiramente podemos chamar de “Autocuidado”.

 

Quando falamos na conexão entre mente e corpo, é importante entendermos que a medicina, desde a antiguidade, já via o ser humano como um modelo integrado, trabalhando com o conceito “mente sã, corpo são”. Ou seja, sintomas do “corpo físico” poderiam ter suas causas estudadas através de desequilíbrios na mente.

No entanto, para que a ciência pudesse avançar sem tanta influência religiosa — que em dado momento da história também exercia controle sobre o mundo científico —, considerou-se necessário separar questões de natureza mental das evidencias físicas para encontrar um caminho mais rápido e efetivo no tratamento de doenças.

Assim, foi criado o modelo biomédico, que continua presente até os dias atuais, no qual tudo que fosse referente à ciência deveria ser visto e provado. Nesse modelo, as doenças mentais, que não apresentavam evidências físicas e ainda não podiam ser provadas, eram completamente separadas das doenças do corpo.

Num primeiro momento, esse modelo biomédico foi responsável por grandes avanços no conhecimento científico. Porém, ao longo dos séculos foi se mostrando incompleto e incapaz de responder todos os questionamentos que envolvem o processo “saúde-doença”.

Precisávamos levar em consideração a interferência direta da mente na saúde do corpo de modo geral. Mais recentemente, foi resgatado o modelo de medicina integrativa, que não apenas trata doenças, mas promove saúde de forma preventiva e mais completa.

LEIA TAMBÉM: Mais essência e menos excesso para uma vida em equilíbrio

Conexão mente e corpo

Hoje, existem diversas evidências científicas que apontam a conexão entre condições mentais e sintomas físicos. Um exemplo clássico disso é o estresse, uma condição mental que libera altas concentrações de hormônios, como o cortisol, no organismo. Esse hormônio deixa todo o corpo em estado de alerta e, para se proteger, ele começa a produzir substâncias inflamatórias, que atacam diretamente o sistema imunológico.

Como o nosso corpo é uma máquina perfeitamente coordenada, o resultado do que começou como um distúrbio emocional com alterações hormonais, é o surgimento, a curto e a médio prazo, de sintomas físicos comuns. Dentre eles, podemos citar o cansaço excessivo — seja mental ou físico —, queda de cabelo, alergias na pele, problemas gastrointestinais, cardiovasculares e, a longo prazo, podendo se instalar na forma de doenças como diabetes, hipertensão e até o câncer.

Por isso, precisamos estar atentos aos primeiros sinais de irregularidade no corpo para buscar ajuda médica, sem esperar que o quadro se agrave.

Uma questão de tempo

Verdade seja dita, todos querem viver muito. Mas, não basta viver bastante, é preciso viver bem. É engraçado que para ter mais tempo amanhã, você tenha que dedicar mais tempo hoje para si, não é mesmo?

Em meio a rotina frenética da atualidade, reservar um momento para priorizar sua saúde e bem-estar parece impossível, ou até egoísmo, para alguns. Afinal, a cultura do “você pode dar conta de tudo” tem criado verdadeiros heróis. Tão fortes e incansáveis, eles se doam tanto que não há tempo para perceberem os quão esgotados estão.

Mas não se engane. Para alcançar longevidade com saúde é imprescindível aprender a gerenciar seu tempo a fim de atingir o equilíbrio entre corpo e mente. Não basta apenas comer bem, fazer um exercício ou outro, dormir oito horas de sono… É preciso investir em bem-estar emocional. Isso é o que verdadeiramente podemos chamar de “autocuidado”.

Lembre-se: não há vergonha em reconhecer que precisa desacelerar, que não é possível dar conta de tudo, que você precisa de tempo para se encontrar novamente e simplesmente cuidar de você.

Agradeça mais, invista em saúde e tire um tempo para não fazer nada, de vez em quando. Isso também é autocuidado, é autoamor.

SAIBA MAIS: Corpo, mente e espírito: a tríade da saúde integrativa

Ponto de partida

Para começar essa nova jornada de equilíbrio entre saúde do corpo e da mente vale abrir mão da sua capa de super-herói e, como um mero mortal, entender que você tem seus próprios limites e que precisa conhecê-los antes de seguir adiante.

Tendo a longevidade com qualidade de vida como alvo, você precisará aderir a algumas práticas saudáveis básicas para chegar ao destino:

  • A primeira delas é uma alimentação saudável, com menos agentes inflamatórios, como o leite, glúten e açúcares. Não significa que você deve abrir mão de tudo que gosta de comer, mas que passará a ter prazer em comer de forma mais equilibrada e não restritiva;
  • Em seguida, lembre-se que movimento é vida. Uma rotina de exercícios pode promover a produção de neurotransmissores que trazem a sensação de bem-estar. Portanto, busque atividades físicas que te estimulem a gostar de se exercitar todos os dias;
  • Exercite corpo e mente ao mesmo tempo com práticas que estimulam a respiração controlada, como a meditação, a yoga, acupuntura e até o pilates. O conjunto delas pode promover a liberação de substâncias no corpo que trarão alívio do estresse e da ansiedade;
  • Outro pilar de importante relevância é o acompanhamento médico periódico. Não espere estar mal para se consultar com um médico. Ao menor sinal de anormalidade, procure ajuda. Mantenha seus check-ups em dia para prevenir doenças e realizar os tratamentos clínicos necessários em tempo.
  • E, por fim, mas não menos importante, aprenda a exercitar o sentimento da gratidão. Uma mudança de perspectiva pode ser tudo que você precisa para encontrar equilíbrio.

 


*ESTHELA OLIVEIRA (@dr5OYRW aesthelaoliveira) é médica do esporte, membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e médica do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. É pós-graduada em Nutrologia e em Medicina Integrativa. Em 2019, realizou o curso de Mind Body Medicine na Universidade de Harvard e fundou a Side Clinic, espaço que busca trazer uma visão mais ampla no cuidado com os pacientes, acompanhando-os em todas as etapas da vida e em todas as suas esferas: físico, emocional e mental, por meio da associação de técnicas integrativas como ferramenta para complementar a medicina tradicional.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

?DESINTOXICAR O ORGANISMO? SIM!!!

 

É comum lembrar de desintoxicar o organismo depois que o ano acabou e as festas já boicotaram toda tentativa de uma rotina saudável, sem nenhuma consideração. No entanto, o processo de desintoxicação pode começar antes mesmo do ano novo chegar.

Começar o ano novo com metas traçadas, pendências resolvidas e contas pagas é o objetivo de muitas pessoas.

Mas e sobre começar o ano com o organismo em dia? Funcionando bem e de forma saudável? Você já pensou nisso?

Eis uma oportunidade bacana de repensar hábitos físicos, alimentares e até psicológicos. Considerando que o organismo é um sistema complexo, todas as esferas precisam estar saudáveis para colher os frutos de uma vida longa e tranquila.

Iniciemos pela desintoxicação do organismo para adentrar o ano com energia e disposição.

Se esta é uma das suas resoluções de final de ano, continua comigo para conferir a importância da desintoxicação do organismo além de muitas dicas para começar hoje mesmo.

Vamos lá?

Por que você precisa desintoxicar o organismo?

O consumo de alimentos pobres em nutrientes, a carência de água no corpo e a escassez de atividade física, fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. A falta de priorização sobre uma rotina saudável faz com que as pessoas deixem a sua saúde em último plano.

A desintoxicação do organismo serve para ajudar na missão de corrigir toda essa “bagunça” que se formou ao longo dos dias.

Quando se fala em desintoxicação, logo vem em mente a sensação de limpeza, não é mesmo?

Justamente porque desintoxicar se trata de fazer uma limpeza natural no organismo começando pelo fígado e intestino. O fígado é o órgão que filtra o sangue do corpo humano, ou seja, ele retém uma grande quantidade de impurezas ao longo da vida.

Um corpo sobrecarregado de impurezas ou toxinas perde boa parte da sua vitalidade, apresentando sintomas como cansaço excessivo, sono conturbado, ansiedade, retenção de líquidos e etc. Sendo assim, a desintoxicação do organismo neutraliza as toxinas e elimina as impurezas.

A partir disso, o corpo passa a sentir os benefícios dessa limpeza natural, sendo eles: pele revigorada, cabelo com brilho, menos inchaço e aumento da energia vital, para citar alguns.

Você também pode gostar de ler: Por que desintoxicar o corpo é tão importante para a saúde?

Como desintoxicar o organismo em casa?

desintoxicação do organismo é um processo natural e desta forma, ele pode ser feito em casa.

A base da limpeza se dá por meio de uma dieta saudável, eliminando alimentos processados, açúcares e gorduras trans, inserindo alimentos ricos em nutrientes, além do aumento no consumo diário de água.

Mas para que o processo de desintoxicação do organismo seja mais eficiente e completo você pode aliar outros hábitos saudáveis como atividade física regular e relaxamento da mente, que pode se dar através da meditação, por exemplo.

O tempo de duração de uma desintoxicação é relativo e depende da resposta de cada organismo. Não há um limite de tempo, entretanto ela pode ser feita uma ou duas vezes ao ano.

Para lhe ajudar neste processo nós elencamos alguns alimentos e hábitos desintoxicantes.

Alimentos e hábitos para desintoxicar o organismo

Existem diversos alimentos que ajudam na desintoxicação do organismo, veja só:

  • Couve: rica em substância anti inflamatória;
  • Abacaxi: um excelente diurético;
  • Maçã: rica em fibras que funcionam como uma esponja, limpando o organismo;
  • Laranja: tem ação antioxidante e auxilia no funcionamento do intestino;

  • Limão: tem ação antioxidante;


  • Arroz integral: rico em fibras auxiliando no funcionamento do intestino;

  • Gengibre: ativa o metabolismo;

  • Alho: rico em antioxidantes.

Manter uma dieta baseada nos alimentos acima e acompanhada do consumo diário de, aproximadamente, 2 litros de água garantirá um processo de desintoxicação de sucesso.

Para completar o processo adote hábitos saudáveis como:

  • Limpar e relaxar a mente através da meditação ou do contato com a natureza;
  • Exercitar-se regularmente;
  • Esfoliar a pele para mantê-la renovada;
  • Ler um bom livro ou aprender algo novo para exercitar o cérebro;
  • Dormir o suficiente para manter o corpo descansado.

Se você quer ir além no seu processo de desintoxicação, ainda pode optar pelo nosso Protocolo Detox, um programa feito especialmente para quem deseja purificar o organismo e deixá-lo pronto para uma vida mais saudável.

Confira como funciona o Protocolo Detox do Spa TourLife.

Organismo novo, vida nova

Não há nada melhor do que começar um novo ano do jeito que a gente deseja, não é mesmo?

Se o seu objetivo é ter uma vida nova por meio de um corpo novo, aposte na desintoxicação do organismo.

Com as dicas acima você pode iniciar este processo no conforto da sua casa e começar a usufruir dos benefícios de um corpo saudável, leve e livre de toxinas e impurezas.

Seja a mudança que você deseja ver no seu corpo.

Dito isto, tudo depende da sua motivação e vontade para fazer uma desintoxicação completa a fim de começar bem o ano novo que se aproxima.

Vamos lá?

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.

Redescobrindo o Perdão

 

Até há pouco tempo, falar de perdão cabia de forma exclusiva aos religiosos. Dizer a alguém que lhe seria melhor perdoar, conforme ensinou Jesus, parecia próprio de quem vive fora da realidade.

No entanto, na atualidade, perdoar tem se tornado uma medida de bom senso. Pessoas não religiosas têm descoberto que perdoar é terapêutico.

O Dr. Fred Luskin, diretor do Projeto Perdão, da Universidade de Stanford, em seu livro O poder do perdão, afirma que carregar a bagagem da amargura é muito tóxico.

Nos estudos que realizou com voluntários, constatou que a ação de perdoar lhes melhorou os níveis de energia, de humor, a qualidade do sono e a vitalidade física geral.

Isso ocorre, explica, porque somos programados para lidar com a tensão. Pode ser um alarme de incêndio, uma crise, uma discussão mais acalorada.

Nessas ocasiões, o corpo libera os hormônios do estresse – adrenalina e cortisol – acelerando o coração, a respiração e fazendo a mente disparar.

Ao mesmo tempo, a liberação de açúcar estimula os músculos e os fatores de coagulação aumentam no sangue.

Se isso for breve como, por exemplo, um sobressalto na estrada por um quase acidente, é inofensivo.

Contudo, a raiva e o ressentimento são como acidentes que não têm fim. Transformam em toxinas os hormônios que deveriam nos salvar.

O efeito depressor do cortisol no sistema imunológico está relacionado a doenças graves. Ele esgota o cérebro, causando atrofia celular e perda de memória.

Ainda mais, provoca doenças cardíacas por elevar a pressão sanguínea, os níveis de açúcar no sangue, enrijecendo as artérias.

É aí que entra o perdão, que parece interromper a circulação desses hormônios.

Vejamos algumas dicas para encontrar a paz, através do perdão, melhorando a nossa qualidade de vida.

Primeira – concentre-se nos fatos da ofensa. Quase sempre quando nos sentimos ofendidos, nossa tendência é aumentar o que de fato aconteceu.

Acrescentamos os nossos sentimentos e tudo toma um volume muito maior.

Segunda – tente entender o que ocasionou a ofensa. Por vezes, somos nós mesmos os promotores dela, por algo que tenhamos dito ou feito.

Mesmo que não tenha sido nossa intenção ferir a outro, a forma como dizemos ou uma atitude que tomemos em um momento delicado, pode levar a criatura a reagir mal, agredindo.

Terceira - focalize a natureza humana do agressor, não só a sua atitude. Pense em que nós mesmos, no trato pessoal, em momentos de estresse, de cansaço, dizemos coisas que constituem mais um desabafo. Assim pode ocorrer com o outro, porque na Terra somos todos ainda seres muito imperfeitos.

Quarta – perdoe apenas para si mesmo. Ninguém mais. Perdoe em seu coração. Não é indispensável que você comunique o fato ao agressor.

Enfim, lembre que perdoar de forma alguma significa que você concorda com a ofensa. Muito menos que você deve permitir que o tratem injustamente.

*   *   *

A sabedoria de Jesus recomendou, há mais de dois mil anos:  Amai os vossos inimigos. Fazei o bem aos que vos odeiam. Orai pelos que vos perseguem e caluniam. Perdoai aos homens as faltas que cometerem contra vós.

E acentuou que nunca se deveria guardar mágoa.

Se, num momento de oferenda de nosso coração ao Pai, nos lembrássemos de que alguém tem algo contra nós, prescreveu Jesus que deveríamos, antes, nos reconciliar com o adversário.

O Mestre do amor e da sensibilidade sabia porque dizia essas coisas.

Os estudiosos de hoje estão provando que Ele tinha toda a razão.

Momento Espírita, com base no artigo
O poder do perdão, de Lisa Collier Cool, de
Seleções Reader’s Digest, junho/2004,
e no Evangelho de Mateus, cap. 6: 43 a 47
 e cap. 6:14 e 15.
Em  27.1.2014.

A Força do Perdão

Sérgio Lopes

Perdoar
É muito mais que estender a mão
E dizer eu te perdoo, meu irmão
Usar a voz é fácil apertar a mão também
O difícil é revelar o coração
Mas se o coração perdoa é fácil perceber
Pois o coração é cúmplice do olhar
Perdão que sai do coração
É joia rara de encontrar
E está na sinceridade de um olhar

Se eu te machuquei, reconheço que errei
Eu agora percebi quanto mal eu te causei
Como vou falar de amor se eu não souber amar
Eu preciso de você para me ensinar
Eu me arrependi e revelei meu coração
Agora é sua vez de me ensinar uma lição
Preciso de você pra conhecer a dor
Ou conhecer a força do perdão

Se eu te machuquei, reconheço que errei
Só agora percebi quanto mal eu te causei
Como vou falar de amor se eu não souber amar
Eu preciso de você para me ensinar
Eu me arrependi e revelei meu coração
Agora é sua vez de me ensinar uma lição
Preciso de você pra conhecer a dor
Ou conhecer a força do perdão


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Alimentação Balanceada!!!


Alimentação Balanceada 

 Em primeiro lugar, adotar uma alimentação balanceada não é um conselho exclusivo para os portadores de alguma DII. Comer bem e com saúde faz bem para todo mundo! Antes de mais nada, o ideal é adotar o hábito de comer pequenas e várias porções de comida durante o dia. 

 É necessário não cair na tentação de comer além do necessário, especialmente alimentos não muito saudáveis. Se você estiver em crise ou sentindo algumas dores, é fundamental evitar alimentos com muitas fibras, que podem agravar a situação.

 O mesmo vale para frituras, alimentos condimentados, bebidas com muito açúcar e gaseificadas, doces e carnes gordurosas. Carnes brancas, como o salmão, estão liberadas. 

Fazer 5 a 6 refeições por dia - Faça várias refeições, 5 a 6, de forma a não ficar mais de 3h30 sem comer, assim, poderá controlar o seu apetite ao longo do dia. Uma sugestão é seguir a “Regra dos 5”, ou seja, lembrar-se de comer 5 porções todos os dias de frutas ou hortícolas, aumentando seu consumo. 

Iniciar as refeições principais com sopa - o seu consumo, além do valor nutricional, promove um aumento da saciedade, controla o apetite e melhora o trânsito intestinal. 


Comer calmamente e mastigar muito bem os alimentos é uma excelente forma de controlar o apetite e a quantidade de alimento

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...