quinta-feira, 9 de março de 2023

Benefícios da cúrcuma


Benefícios da cúrcuma


Índice

O que é açafrão?

Quais são os benefícios de adicionar açafrão à dieta?

Doenças digestivas

Função hepática melhorada

Fortalecimento do tratamento para vários tipos de câncer

Diminuição dos sintomas de doenças reumáticas

Depressão

Problemas cardíacos

Infecções ou alterações do sistema imunológico

Problemas do sistema respiratório

Doenças de pele

Usos na gastronomia

Contraindicações de açafrão

Conclusão

Artigos Relacionados

Abaixo são discutidos quais são seus principais benefícios e por que seria aconselhável adicionar açafrão à dieta regularmente.


O que é açafrão?

Além de uma especiaria que é amplamente utilizada na culinária indiana e africana, é o resultado da moagem da raiz de uma planta herbácea da Índia. Curiosamente, neste país é frequentemente consumido tanto por seu sabor peculiar quanto por suas propriedades medicinais.


Quais são os benefícios de adicionar açafrão à dieta?

Antes de expor os benefícios, seria interessante rever regularmente para que é utilizado no seu país de origem.


- Como um colagogo, dado o seu poder de favorecer a expulsão da bile.


- Dada a sua capacidade neuroprotetora, que permite fortalecer a memória, evitando assim doenças cognitivas de uma certa gravidade. É usado em pratos para serem degustados por pessoas de todas as idades.


- Como analgésico ou anti-inflamatório. Uma infusão consegue reduzir a intensidade da dor ou inflamação facilmente.


- Como antibiótico natural, uma vez que é uma planta bactericida, fungicida e antiviral.


- Como uma cura.


- Para diminuir o nível de colesterol no sangue.


- Para a eliminação dos radicais livres do organismo, causando assim o fortalecimento do sistema imunológico. É muito eficaz na prevenção do aparecimento do câncer.


Os últimos estudos médicos também confirmam sua eficácia nos seguintes casos.


Doenças digestivas

Sua eficácia foi confirmada para o tratamento da dispepsia, gastrite, digestão lenta e até falta de apetite. Seu consumo aumenta a secreção de sucos gástricos e pancreáticos. Além disso, equilibra o pH do estômago e do pâncreas, o que melhora o funcionamento do sistema digestivo. Seu poder carminativo elimina os gases acumulados no intestino. É muito eficiente no tratamento da atonia estomacal e cólicas.


Função hepática melhorada

A curcumina ajuda a prevenir a formação de pedras na vesícula biliar, ajuda o fígado a eliminar toxinas. É recomendado para pacientes com cirrose, icterícia, doenças hepáticas e problemas relacionados à vesícula biliar.


Fortalecimento do tratamento para vários tipos de câncer

Foi confirmado que seu consumo permite a recuperação antes do câncer de cólon, pele, mama e duodenal. Além disso, é muito eficiente em aliviar os efeitos colaterais causados pela quimioterapia.


Diminuição dos sintomas de doenças reumáticas

Condições como artrite reumatoide ou síndrome do túnel do carpo causam dor intensa e contínua. Consumir esta substância anti-inflamatória ajuda a sentir menos desconforto.


Depressão

Na medicina tradicional asiática, a curcumina é usada para controlar os sintomas de depressão e outros distúrbios psicológicos ou psiquiátricos. Seu poder ajuda o sistema nervoso a recuperar suas funções afetando progressivamente o humor da pessoa de forma positiva.


Problemas cardíacos

Além de reduzir os triglicerídeos, ajuda a prevenir ataques cardíacos, conseguindo, com grande eficiência, manter o equilíbrio da pressão arterial constantemente.


Infecções ou alterações do sistema imunológico

Seus polissacarídeos e os minerais que contém, especialmente zinco e cobre, ajudam a fortalecer as defesas contra qualquer ameaça. É ideal para situações estressantes e também para consumo regular, pois ajuda a prevenir doenças comuns.


Problemas do sistema respiratório

Devido ao seu conteúdo antioxidante, tem se mostrado eficaz no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Também é adequado para o tratamento de doenças como bronquite ou asma.


Doenças de pele

É muito eficaz na eliminação de infecções de pele, como o pé de atleta. Seu uso tópico pode ajudar a reduzir a intensidade dos sintomas da psoríase.


Usos na gastronomia

Eles são múltiplos e, infelizmente, não são muito populares na culinária espanhola. Basicamente, ele pode ser usado em dois formatos:


- Chão. É o que pode ser comprado em qualquer supermercado e vem da raiz da planta crua.


- Refinado. Vem de um processo químico em que as substâncias mais benéficas são extraídas da planta.


Sua presença em todos os tipos de alimentos é cada vez mais frequente, dado o seu poder como corante. Pode ser identificado no rótulo de qualquer alimento pelo código E100. Sua presença é comum em produtos como smoothies, manteiga e mostarda entre outros.


É importante notar que a dosagem usual é uma colher de chá de sobremesa para uma panela de tamanho médio. Combina muito bem com arroz, sopas, carne e peixe. Seu sabor pode ser muito intenso para alguns paladares, mas pode ser suavizado com outros ingredientes complementares.


Para que sua ingestão seja saudável, é aconselhável tomar meia colher de chá de açafrão diluído em água quente. Só assim o objetivo de se beneficiar das propriedades descritas acima é alcançado.


Contraindicações de açafrão

O consumo de açafrão não é recomendado para pessoas com problemas hepáticos graves e também para mulheres grávidas. Se você tem outros tipos de doenças digestivas ou de uma certa gravidade, é aconselhável contar com um bom seguro médico que tenha especialistas para ajudar a tomar a decisão mais adequada.


Se não estiver dentro de nenhum dos pressupostos acima mencionados, o consumo habitual de açafrão acaba melhorando o estado de saúde de forma natural e progressiva. Acostumar-se ao seu sabor é mais fácil se for adicionado pouco a pouco às receitas que normalmente são consumidas.


Só assim é possível perceber a melhora gradativa dos sintomas que geram diversas doenças e acabam atingindo o objetivo de fortalecer o organismo contra qualquer ameaça ao seu estado de saúde. Descobrir outras receitas é sempre positivo também para transformar cada refeição em uma experiência diferente e mais reconfortante.


Conclusão

A cúrcuma provou sua eficácia como medicina natural por séculos. Seu consumo habitual pode ser a melhor ferramenta para combater doenças digestivas, reumáticas e diversas. Incorporá-lo à dieta é, portanto, uma decisão sábia e sábia.

anti-inflamatórios naturais!!!UAU QUERO SIM.


Alivie a inflamação com estes

Alimentos e chás anti-inflamatórios podem ajudar a remediar o problema 

Os melhores anti-inflamatórios naturais estão nos lugares mais inesperados. Um copo de suco refrescante feito com frutas ou vegetais , um chá

quentinho adoçado com mel ou uma salada bem temperada com molho caseiro são apenas alguns exemplos de onde você pode encontrar os anti-inflamatórios naturais.

Vários alimentos anti-inflamatórios naturais e plantas têm se revelado muito eficazes no tratamento de processos inflamatórios. Inseri-los na sua vida é bem fácil, porque a lista contém ingredientes simples – e oALMA GEMEA vai te apresentar a eles!

Primeiro, vamos entender um pouco sobre o que é inflamação e como reconhecê-la.

 


 

O que é a inflamação?

Nosso corpo é muito inteligente (tanto que ele gosta de alimentos anti-inflamatórios naturais). Quando o corpo identifica algo errado, imediatamente envia sinais para que a gente reconheça o problema – e a inflamação é um desses sinais. Embora a inflamação geralmente seja vista como vilã, na verdade ela não é: ela é um sinal de que as defesas do organismo estão reagindo a infecções ou lesões, além de nos deixar alertas a essas condições.

E quando a inflamação representa realmente algo ruim para o organismo? Essa condição é chamada de inflamação crônica: caso a inflamação se mostre persistente, é porque tem algo mais sério necessitando da análise de um especialista. A inflamação crônica pode aparecer decorrente de vários fatores como obesidade, doenças cardíacas, diabetes e até alguns tipos de câncer.

Já está começando a entender a importância dos anti-inflamatórios naturais?

Está ficando mais fácil, né?

Como reconhecer a inflamação?

Alguns sintomas deixam mais evidentes o processo inflamatório no corpo. São eles:

·         Dor;·         Calor;

·         Vermelhidão na área afetada;

·         Inchaço;

·         Perda das funções;

·         Alteração na urina;

·         Intestino desregulado;

·         Febre.

Quais os melhores anti-inflamatórios naturais?

A importância dos anti-inflamatórios naturais é exatamente atenuar as causas das inflamações – que geralmente são: infecções (podem ser por bactérias, vírus ou fungos), fraturas ósseas ou entorses, exposição prolongada ao sol, alergias, dermatite, cistite, bronquite, lúpus, diabetes e artrite reumatóide.

É aí que entram os alimentos anti-inflamatórios naturais que você vai conhecer agora!

·         Abacate;·         Açafrão;·         Alho;

·         Canela;·         Gengibre;

·         Vegetais verdes escuros (couve, espinafre, rúcula, brócolis);

·         Beterraba;·         Pequi;·         Cúrcuma;

·         Própolis;·         Mel;·         Laranja;

·         Limão;·         Abacaxi;·         Goiaba;

·         Maçã;·         Couve;·         Tomate;

·         Caju;·         Maracujá;·         Romã.

Quais os melhores chás anti-inflamatórios?

Um chá anti-inflamatório natural é uma boa pedida. Ele pode ser servido quente ou frio, de acordo com seu gosto. As melhores plantas para isso são:

·         Bálsamo; ·         Cana-do-brejo; ·         Anador;

·         Mil-folhas;·         Saião;·         Aroeira;

·         Mastruz;·         Funcho;·         Pau-d’árco-roxo;

·         Jurema-preta;·         Hortelã;·         Imburana;

·         Guaco.

E o ômega-3?

Bem lembrado! O ômega 3 também é um tipo de anti-inflamatório natural bastante eficaz, que atua especialmente no cérebro. Sim, esse ácido graxo combate as doenças inflamatórias que afetam o sistema nervoso – é o que se chama de controle neuroinflamatório.

E se você acha que o ômega 3 é encontrado apenas nos peixes, está enganado: os alimentos anti-inflamatórios naturais ricos em ácidos graxos são muitos e, claro, vamos listá-los também.

·         Azeite de oliva extra virgem;

·         Sardinha;

·         Salmão;

·         Atum;

·         Bacalhau;

·         Quinoa;

·         Chia;

·         Linhaça;

·         Nozes.

É muito bom conhecer os nomes dos anti-inflamatórios naturais! A partir de agora é só se alimentar bem e ter muita saúde.

 


Perguntas frequentes

1. Quais os melhores anti-inflamatórios naturais?

Entre os melhores anti-inflamatórios naturais estão: abacate, alho, canela, gengibre, vegetais verdes escuros, beterraba, pequi, mel, romã, abacaxi, laranja e limão.

2. Quais os melhores chás anti-inflamatórios?

Os melhores chás anti-inflamatórios são os feitos com bálsamo, cana-do-brejo, anador, mil-folhas, saião, aroeira, mastruz, funcho, pau-d’árco-roxo, jurema-preta, hortelã, imburana e guaco.

3. Quais os sintomas da inflamação?

Dor, calor, vermelhidão na área afetada, inchaço, perda das funções, alteração na urina, intestino desregulado e febre.

AMOR CARINHO E PAZ!!!


A NATUREZA ? UNINDO A FAMÍLIA!!!

 


4 motivos para você começar a cultivar alimentos em casa



As frutas e os vegetais criados em seu próprio jardim são mais ricos em nutrientes do que os que viajaram milhares de quilômetros para chegar ao supermercado. Cultivar alimentos em casa pode trazer inúmeros benefícios para sua vida.

Cultivar frutas e vegetais no seu jardim – com certeza – irá promover mais saúde em sua casa. Eles são ricos em nutrientes, especialmente em antioxidantes, vitamina C, vitamina A e folato. De forma indireta, ao cuidar da horta você acaba se beneficiando pela vitamina D, gerada através do sol.

Consumir com regularidade alimentos sem pesticidas e herbicidas trará maior qualidade de vida que dificilmente você encontra nos supermercados.

Você não irá mais precisar se ​​preocupar com a contaminação que pode ocorrer na fazenda, fábrica, ou processo de transporte. Mais do que isso, você perceberá como o sabor é diferente e mais agradável.

[highlight]Veja também: Plataforma incentiva a criação de hortas orgânicas colaborativas[/highlight]

Seus filhos irão ver a importância da natureza

Outro benefício que eu acho bem bacana é que ao incentivar que seus filhos te ajudem a cuidar das pequenas hortas, isso pode fazer com que eles não só peguem um carinho maior em relação à natureza, mas acabem consumindo com mais vontade as frutas e vegetais que ajudaram a plantar.

Acredite, você vai se surpreender com o quanto você pode se divertir e se distrair ao cuidar de suas pequenas plantações. De quebra, você sentirá a satisfação em compartilhar os alimentos saudáveis com seus amigos e parentes.

Dessa forma você pode incentivar outras pessoas a começarem a cultivar alimentos e, quem sabe, incentivar indiretamente crianças a darem maior valor à saúde.

Uma ótima forma de relaxar

Ter uma pequena horta te aproxima da beleza da natureza. Engana-se quem pensa que admirar a natureza está somente em admirar o nascimento do sol ou subir montanhas pouco exploradas.

Cuidar de um jardim lhe desperta uma nova apreciação da natureza, dando a você a oportunidade de ver como as coisas crescem lentamente, com toda a paciência que a natureza nos tem a dar.

Seu bolso irá gostar da ideia

Se a saúde e a aproximação da natureza não são bons argumentos para você, saiba que a sua conta do supermercado vai encolher à medida que você começar a estocar sua despensa com produtos frescos do seu quintal.

Seu organismo agradece

sistema digestivo, com o passar dos anos, sente os impactos gerados pela influência de alimentos quimicamente alterados. Assim, ao passar a se alimentar com frutas e vegetais orgânicos você não sentirá diferenças imediatas em sua qualidade de vida mas seu corpo irá agradecer – e te recompensar a longo prazo.

[highlight]Veja mais: Comece a cultivar seus alimentos[/highlight]


AMOR CARINHO E PAZ!!!


MOVIMENTE-SE E MELHORE A SAÚDE.

 

 O sedentarismo é considerado como a doença do milênio, sendo inclusive considerado uma questão de saúde pública.

De acordo com Organização Mundial da Saúde, 70% da população mundial é sedentária e o Brasil é o campeão na modalidade na América Latina e está em quinto lugar no ranking global.

É importante frisar que ser sedentário não se caracteriza em apenas não realizar uma atividade física peri


odicamente em academia, por exemplo.

Ele é definido como a doença do sentar-se e é caracterizado pela falta de atividades na rotina das pessoas, como uma simples caminhada ou pedalada até o parque, padaria, supermercado, etc.

Essa realidade é causada pelas facilidades da vida moderna, como o uso de carros e outros meios de locomoção, por expedientes longos sentados  trabalhos de motoristas, pilotos, atendentes, e pelo excesso de tempo parado utilizando os eletrônicos. 

 como computadores, celulares,TVS,

Confira quais são as consequências do sedentarismo lendo nosso post!

Conheça as principais consequências do sedentarismo

A prática de uma atividade física regularmente traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental assim como a ausência dela pode gerar consequências sérias para o organismo.

Entre os principais problemas decorrentes do sedentarismo estão:

Obesidade

Considera-se uma pessoa sedentária aquela que gasta menos de 2.200 calorias por semana.

Por isso, uma das mais comuns consequências da ausência de uma atividade física, ou seja, do sedentarismo, é o aumento de peso. 

Isso acontece porque ocorre a diminuição do gasto das calorias ingeridas durante o dia.

Esse fator é agravado com uma alimentação inadequada, principalmente das guloseimas e outras tentações consumidas na frente da TV ou notebook, o que pode desencadear a obesidade. 

Diabetes tipo II

O sedentarismo também pode auxiliar no surgimento da diabetes tipo II, caracterizada pelo excesso crônico de açúcar no sangue e que quando não cuidada, pode desencadear outras séries de complicações.  

A falta de atividade aliada a uma alimentação desequilibrada pode levar o organismo a ficar resistente à insulina. 

Lembrando que a diabetes II é resultante da produção insuficiente de insulina pelo pâncreas ou pela incapacidade do corpo de usar essa substância, ou seja, a resistência a ela. 

Câncer

De acordo com matéria publicada na página do Instituto Vencer o Câncer, mulheres que praticam no mínimo quatro horas de atividades físicas semanais reduzem em até 60% o risco de câncer de mama comparadas com as sedentárias. 

Por outro lado, a mesma fonte informa que obesidade e sedentarismo elevam a incidência de alguns tipos de cânceres.

Esses fatores são responsáveis por:  

  • 20% dos casos de câncer de mama,
  • 50% do endométrio,
  • 25% do cólon,
  • 37% do adenocarcinoma de esôfago.

Problemas cardíacos

Uma pessoa sedentária pode comprometer também a saúde do seu coração. 

Isso acontece porque, de forma geral, a obesidade e a diabetes tipo II são fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Além disso, a falta de atividade física tende também a desencadear hipertensão, que quando não controlada pode evoluir para um AVC ou infarto. 

Como se pode observar, são graves as consequências desse estilo de vida para uma pessoa sedentária.

Pequenas mudanças de hábito podem fazer a diferença para o bem-estar e a saúde. 

Por isso, inclua na sua rotina exercícios diariamente e uma alimentação saudável.

Agora que você conferiu as consequências do sedentarismo, que tal continuar a leitura e conhecer os benefícios que a atividade física regular pode trazer para a sua vida?


quarta-feira, 8 de março de 2023

08 DIA DA MULHER

 


O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência."


Veja mais sobre "8 de março – Dia Internacional da Mulher" em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm

terça-feira, 7 de março de 2023

ORAI E VIGAI!!! SEMPRE...

 

Prece do Belo Caminho

Hoje sairei a caminhar
Hoje todo mal há de me abandonar
Serei tal como fui antes
Terei uma brisa fresca a percorrer-me o corpo
Terei um corpo leve
Serei feliz para sempre
Nada há de me impedir
Caminho com a beleza à minha frente
Caminho com a beleza atrás de mim
Caminho com a beleza abaixo de mim
Caminho com a beleza acima de mim
Caminho com a beleza ao meu redor
 

Belas hão de ser minhas palavras


Belas hão de ser minhas palavras


Belas hão de ser minhas palavras


Belos hão de ser meus pensamentos


Belas hão de ser minhas atitudes


Obs. A Prece do Belo Caminho é

 pronunciada todas as manhãs

 pelos Índios Navajos dos E.U.A.,

 antes de saírem para sua jornada diária,

 para que esta seja abençoada!


INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...