sábado, 10 de março de 2018

O ENTALHE DAS PALAVRAS



 

Quando dizemos que as palavras parecem ter vida própria, de certo modo acertamos. Elas são a assinatura deixada no mundo por nossas intenções ou intuições, o registro na matéria física, e também em realidades mais sutis, do nosso querer interior. 

Mas... o que encerra uma intenção antes de se transmutar em palavras? Palavras são reflexos espelhados da alma e, belas ou não, denunciam o que em nós há de mais profundo sendo cultivado e querendo sair. A fala não é apenas uma combinação lógica de frases, mas, sobretudo, resultado de intenções, que podem ser verdadeiras ou falsas.

Como quem espalha sementes, temos o poder de pulverizar nossas intenções, por meio de palavras, sobre o solo da alma de nossos semelhantes. Palavras boas, sinceras, são gérmens do bem com força própria, que auxiliam nosso próximo a desenvolver suas próprias capacitações, podendo servir de ganchos para o desenvolvimento de objetivos mais nobres. Elas inspiram, e ajudam a firmar o traço quando a tela da vida se encontra um tanto desbotada. 

O bem semeado, no entanto, sempre retorna ao semeador, pela atuação indesviável da lei da reciprocidade ou lei do retorno. Assim, sempre recebemos de volta o que nós mesmos plantamos com nossas palavras. Se elas se mostrarem como boas sementes, seremos cobertos de bênçãos no jardim de vibrações que cultivamos ao nosso redor, e que cada um possui. Porém, se forem más... 

Aí se encontra a magia do entalhe das palavras. Um falar cuidadoso reflete nossas próprias intenções sendo trabalhadas, lapidadas e desenvolvidas. No entanto, aquele que fala sem cuidado deposita em seu próximo elementos para uma construção confusa. Mentiras, meias verdades, fofocas, promessas não cumpridas, bajulações e tagarelices são exemplos do mau uso da palavra. Tudo isso provoca, de modo automático, atrito e confusão, turvando o que há de mais belo no princípio concretizador que dá forma a uma intenção, tornando-a palpável, por meio da palavra. Palavras dessa natureza trazem de volta a quem falou apenas sofrimento sobre sofrimento, e por isso se diz, com propriedade, que mais vale o silêncio bem dosado do que palavras irrefletidas. 

Como seria o mundo se as pessoas só falassem quando as palavras fossem mais benfazejas e mais belas do que o silêncio? Se as palavras fossem usadas, cada uma, com o cuidado de quem maneja algo valioso e poderoso? Se a vibração aérea chamada fala refletisse unicamente a expressão de nobres sentimentos intuitivos? Se as palavras proferidas abarcassem apenas a verdade e fossem pesadas e polidas antes de tomarem forma? Como seria o nosso mundo?... Não sabemos, mas é certo que mais da metade do mal que nele hoje viceja se extinguiria em pouco tempo. 

Lapidar palavras para melhor expressar os sentimentos e intuições que lhes deram origem é uma forma de embelezar e soerguer tudo aquilo que elas tocam. É uma maneira de entalhar na fonte algo de valor, que refresca e revigora, em contraste com a enxurrada de frases cotidianas que proferimos descuidadamente e ouvimos displicentemente. 

Dar ao próximo com o que se fala, e como se fala, é uma expressão de amor verdadeiro, que traz consigo o poder de curar, de reanimar, de esclarecer e de auxiliar. Ser útil ao próximo, por fim, vai muito além de falar apenas para agradar ou falar por falar, como uma vitrola disponível a qualquer momento. No falar imprimimos algo nosso no outro, que ele leva consigo para sua casa, para seu interior, para sua vida. 

Aperfeiçoemos a expressão de nossa fala. Sejamos cada vez melhores nas palavras de que fazemos uso, como reflexo de um interior em contínuo desenvolvimento.

https://www.espiritualidadecotidiana.com

PONTOS DE VISTA

 

“Tudo depende do ponto de vista!”

Quem já não ouviu essa frase ou não a proferiu pelo menos uma vez? Como uma sentença mágica, ela é capaz de abafar dúvidas e apaziguar ânimos, relativizar realidades e resguardar reputações. Se duas ou mais pessoas divergem sobre alguma coisa, então não necessariamente uma está certa e a outra ou as demais erradas. Depende, pois, do ponto de vista.

Dizem que os primeiros portugueses a aportar em terras tupiniquins ficaram horrorizados ao saber que certas tribos indígenas matavam e comiam seus oponentes. Já os nossos antropófagos de então ficaram horrorizados ao saber que os recém-chegados matavam e não comiam seus oponentes. Questão de ponto de vista...

Mas será que podemos relaxar sob a proteção dessa expressão que, diante de dúvidas, deixa a verdade absoluta fora de cogitação e sempre ao sabor da visão pessoal? Será que não haveria um risco oculto em utilizar indistintamente variados pontos de vista para todas as divergências pessoais, como se certas coisas pudessem estar certas e erradas ao mesmo tempo? Ou não tivessem uma acepção clara e definida?

Opiniões divergentes podem indicar um conhecimento parcial de determinado assunto. A história dos três cegos convidados a descrever um elefante apenas pelo tato, ilustra isso. Para um deles o elefante era um animal parecido com um abanador, para outro era semelhante a um tronco de árvore, e para o terceiro era uma espécie de serpente que se enrolava no braço. Cada um deles estava certo ou errado? Ou certo e errado? Talvez fosse mais adequado estipular que cada um obteve um conhecimento parcial e pessoal da verdade. Porém, se cada qual ouvisse com interesse a opinião dos outros dois, um conceito mais próximo da realidade poderia surgir em sua imaginação.

Para além dessa anedota observamos, no entanto, que muitos pontos de vista apresentam-se diametralmente opostos, incapazes de complementarem-se num todo coeso, mesmo com os melhores esforços. O que fazer nesse caso? A realidade nem sempre se deixa iluminar em sua totalidade por espíritos humanos em processo de desenvolvimento como nós, e mesmo pessoas de melhor índole a enxergarão sempre sob o prisma pessoal, ainda que se esforcem em ver a questão da maneira mais acurada e isenta possível.

Mas se não somos capazes de “ver” a realidade última das coisas, podemos ao menos nos aproximar dela fazendo uso da intuição – a voz do espírito –, a qual, ao contrário do raciocínio calculista, dispõe da faculdade de “enxergar” as coisas além do meramente terrenal. Além disso, devemos também dar atenção às considerações de nossos semelhantes, capacitados a observar as coisas pelo filtro de suas próprias vivências e intuições. Humildade é a palavra-chave que nos possibilita aproximar um pouco mais da realidade, repleta de peculiaridades, em que se assenta o mundo em que vivemos.

Sim, porque cada qual enxerga o mundo segundo sua própria disposição interior, de acordo com o estado de sua alma e o grau de evolução de seu espírito. Cada um de nós percebe o ambiente de uma maneira toda pessoal e única. Mesmo quando duas pessoas são unânimes, por exemplo, em testemunhar a beleza de um cenário da natureza, uma obra de arte ou uma peça musical, cada uma delas o verá e perceberá de uma maneira toda particular. A mesma música, que todos concordam em qualificar de bela, atuará também de maneira distinta em cada um, segundo seu estado interno no momento, suas características pessoais e sua trajetória de vida. O que cabe no âmbito da percepção humana estará sempre sujeito a essas variações, assim como diversas lentes traduzem um mesmo objeto de formas diferentes, sem que o objeto em si – a realidade última – se altere por causa disso.

Quem enxerga alguma coisa de modo totalmente pessoal é, pois, a alma individual, ou, mais precisamente, o espírito. Por isso, quanto mais amadurecido se tornar um espírito em seus caminhos de evolução, quanto mais ciente tornar-se da atuação das leis universais, ou leis da Criação, e, principalmente, quanto mais incondicionalmente se ajustar a elas, tanto mais e melhor será capaz de ver as coisas em sua realidade. Assim, tanto mais da beleza e da perfeição do mundo será também capaz de reconhecer e perceber, por estar em sintonia com realidades cada vez mais elevadas. Estivessem os três cegos cônscios de suas capacidades de percepção e imbuídos do desejo de compreenderem de fato a realidade diante deles, suas percepções se aproximariam mais, amenizando divergências – e assim acontece coletivamente quando passamos a ouvir mais e melhor a voz de nosso espírito: a intuição.

Poder-se-ia argumentar então que tudo depende mesmo do ponto de vista afinal, já que o mundo é visualizado e sentido de modo distinto pelas pessoas. Mas não. Essa é apenas uma particularidade do saber, do modo como tomamos conhecimento das coisas. A realidade última permanece exatamente determinada, una e indivisível, maior que nós e perfeita, vislumbrada ao longe de diferentes maneiras pelas lentes individuais de cada espírito em desenvolvimento.

Cultivar a ideia de que a existência das coisas depende exclusivamente de como as vemos, de pontos de vista tão mutáveis e divergentes, pode não só nos deixar na superficialidade dos acontecimentos, como paralisar nosso desenvolvimento pessoal e espiritual.

Pontos de vista nunca podem traduzir a realidade absoluta, porque a visão humana parcial não está capacitada a abarcar o integral. Porém, essa inamovível realidade se nos tornará cada vez mais nítida e compreensível se trilharmos o caminho da ascensão espiritual, conservando nossa vontade interior sempre pura e voltada para o bem. Desse modo, também nossos pontos de vista se elevarão paulatinamente, trazendo-nos um melhor reconhecimento sobre muitos assuntos.
 Caroline Derschner
Roberto C. P. Junior

CHUVA


A chuva me da paz, uma sensação de alegria mesclada de  esperança de que tudo vai melhorar, é como se a chuva lavasse tudo que é de ruim mas de uma forma simples encorajadora tipo em transformar as situações não muito boas em maravilhosas.
Quando a chuva chega  o cheiro de terra molhada, a cor das nuvens,  o barulho da água no telhado e no chão fazendo o tilintar aquele som peculiar da natureza me acalma me faz olhar ao meu redor e valorizar cada acontecimento. 

Porque tudo é magico, antes o calor, depois um vento ou melhor uma leve brisa avisando que em breve vem a chuva, o relâmpago surge , a seguir o trovão avisando estamos chegando é um festival de informações e a chuva chega dando mais vida ao habitar.  
Mas, ao olhar a água deslizar por entre as plantas os galhos caindo pelo peso das gotas de chuva, as flores se pendem, curvando se em agradecimento pala água que vem do céu a penetrar na terra para que possa germinar crescer, florescer e frutificar e um novo ciclo continuar.

SEXUALIDADE INTELIGENTE.


A inteligência sexual não depende da aparência física e nem de habilidades extraordinárias de sedução. Todos nós podemos desenvolver as habilidades necessárias para desfrutar de uma vida sexual plena e saudável.
Uma grande parte da nossa vida gira em torno da sexualidade e de como adquirir uma estabilidade emocional nessa área, seja de forma consciente ou inconsciente. No entanto, existem muitos casos em que a sexualidade leva à frustração e à insatisfação.



Diversos estudos realizados nessa área mostram que a insatisfação sexual, por diferentes motivos, chega a mais de 60%. Desse total, em 50% dos casos, as relações sexuais são consideradas dolorosas, e com disfunção erétil ou ejaculação precoce em mais de 35% dos casos.

A ausência da inteligência sexual

É importante ressaltar que a ausência da inteligência sexual ocorre principalmente devido à ignorância e aos preconceitos associados a mitos populares e religiosos. Portanto, para resolver esses problemas, é necessário se informar de forma adequada e científica.
Por exemplo, o orgasmo é experimentado de forma diferente por homens e mulheres. Para os homens termina com a ejaculação, e para as mulheres continua com o erotismo e a troca de carícias.
Muitas pessoas não conhecem o seu próprio corpo. Não têm a menor ideia de como seu corpo reagiria a determinados estímulos e, ao mesmo tempo, se sentem bloqueadas pelo pudor de explorar a si mesmos.
É muito importante conversar com o parceiro sobre o que gostamos e o que nos incomoda nas relações sexuais. Isso mostra quais são os nossos limites ou limitações.
A confiança e a boa comunicação são os pilares da inteligência sexual entre um casal. Mostrar quem somos e o que queremos é fundamental. Só assim é possível desfrutar de experiências harmônicas e agradáveis com o parceiro.

A prática da sexualidade inteligente

Um elemento essencial para acessar a inteligência sexual é a capacidade de se conectar com os outros. Devemos estar dispostos a interagir, falar sobre a vida sexual com o parceiro, compreender e expandir nosso universo erótico. Temos que ser sinceros e mostrar como realmente somos sexualmente.
O órgão sexual mais importante é o cérebro. Por isso, é importante ser criativo, esquecer os modelos impostos ou tradicionalistas, despir o corpo e os sentimentos para desfrutar de uma vida sexual plena e saudável.
Além disso, deve ficar claro que as relações sexuais não são relações de poder.
É possível melhorar e dignificar a nossa inteligência sexual, desde que estejamos dispostos a aprender, a refletir sobre nossos desejos e fantasias, e liberar sentimentos que nos limitam, como a culpa e a desconfiança.
Não se consegue a satisfação sexual através do “vale tudo” ou seguindo as lições do Kama Sutra; mas de um entrosamento, de um acordo elaborado entre os parceiros. Esse equilíbrio emocional só é possível através do respeito, da responsabilidade e sensibilidade.
Mesmo que as relações sexuais do passado tenham sido negativas, não devemos nos deixar levar por falsas crenças. Devemos ficar atentos e não confundir sexualidade inteligente com expressão de carências.
O sexo é saudável e agradável quando existe amor.
 E quando falamos de amor no sexo, não falamos somente do amor entre o casal, mas também do amor próprio, do amor pela vida e por toda a humanidade.

sexta-feira, 9 de março de 2018

CRANBERRY FRUTA ANTI-INFLAMATÓRIA.




benefícios, como consumir e usos para infecção urinária

Rico em antioxidantes, ele combate gastrite e até candidíase



Arbusto pequeno originário da América do Norte, o cranberry era usado por tribos indígenas como alimento, em cerimônias e como medicamento. A planta dá origem a um fruto vermelho bastante ácido atualmente usado para consumo direto ou na culinária. No Brasil, o mais comum é o consumo do suco.


Outros nomes do cranberry

Oxicoco, arando-vermelho, mirtilo-vermelho, airela.

Principais nutrientes do cranberry

cranberry é rico em proantocianidina, substância apontada por estudos como sendo de 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E para inibir a aderência e evitar a translocação (saída do intestino para o trato urinário) de bactérias principalmente do tipo E.coli na mucosa da bexiga, combatendo infecções do trato urinário. A fruta ainda é composta pelas vitaminas C e E, mas tais nutrientes se tornam pouco significativos dentro de uma dieta que respeite a recomendação diária de ingestão do alimento. O cranberry ainda oferece substâncias antioxidantes, como os flavonoides e ácidos fenólicos ao organismo.
CRANBERRYSUCO DE CRANBERRY
Água (g)87,1387,13
Calorias (Kcal)4646
Proteínas (g)0,390,39
Carboidratos totais (g)12,212,2
Fibras (g)4,60,1
Açúcar (g)4,0412,1
Lipídios (g)00,13
Cálcio (mg)88
Ferro (mg)0,250,25
Magnésio (mg)66
Fósforo (mg)1313
Potássio (mg)8577
Sódio (mg)22
Zinco (mg)0,10,1
Vitamina C (mg)13,39,3
Vitamina A (µg)32
Vitamina E (mg)1,21,2
Vitamina K (µg)5,15,1

Benefícios do cranberry

O principal destaque do cranberry é a crescente evidência de sua eficácia na prevenção de infecções do trato urinário, como a cistite. A fruta também é utilizada por pacientes com bexiga neurogênica, doença do sistema nervoso ou de nervos envolvidos no controle da micção, assim como por pessoas que sofrem de incontinência urinária com o objetivo de desodorizar a urina.

SAÚDE DA MULHER

Alimentação para combater o corrimento vaginal

Além do uso do banho de assento, a alimentação pode ajudar no tratamento do corrimento. Deve-se investir em uma alimentação natural, à base de frutas, legumes e verduras, evitando ao máximo o consumo de alimentos industrializados. Os alimentos mais indicados para complementar o tratamento são:
  • Iogurte natural
  • Chicória, couve
  • Limão, melão, romã
Esse tipo de alimentação altera o pH sanguíneo e da região íntima feminina, facilitando o reequilíbrio da flora bacteriana da região. Porém, se o corrimento persistir por mais de 3 dias, mesmo com os tratamentos caseiros, recomenda-se uma consulta médica.
Estes remédios caseiros podem ser úteis em caso de:
  • Tricomoníase - O tratamento para tricomoníase, que é uma doença sexualmente transmissível muito comum e que provoca o surgimento de sintomas como corrimento amarelado ou esverdeado e coceira, é feito com uma dose única de um dos seguintes antibióticos:
    • Metronidazol;
    • Tinidazol.
    A escolha do antibiótico deve ser feita pelo ginecologista, no caso da mulher, ou pelo urologista, no caso do homem, mas, geralmente, qualquer um dos antibióticos pode ser utilizado em quase todos os casos, mesmo em mulheres grávidas.
    Uma vez que a tricomoníase é uma doença facilmente transmissível, é aconselhado que ambos os parceiros façam o tratamento ao mesmo tempo, pois, mesmo que não existam sintomas, é possível que o parasita, que causa a doença, já esteja infectando os dois.
    Além disso, para garantir que os antibióticos fazem o efeito desejado, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas até 24 horas, após tomar Metronidazol, ou 3 dias, após ingerir o Tinidazol. Normalmente, os sintomas da tricomíniase desaparecem até 1 semana após o início do tratamento.

    Possíveis complicações da tricomoníase

    Como tratar a tricomoníaseAs complicações desta doença são raras, no entanto, devido à inflamação provocada pela tricomoníase, pessoas com esta infecção têm maior risco de adquirir:
    • HIV;
    • Gonorreia;
    • Clamídia;
    • Vaginose bacteriana.
    Além disso, se a infecção acontecer durante a gravidez e não existir um tratamento adequado, há um risco aumentado de parto prematuro ou surgimento de malformações no bebê.
    Sinais de melhora da tricomoníase
    O sinais de melhora da tricomoníase surgem cerca de 2 a 3 dias após o início do tratamento e incluem alivio da coceira, desaparecimento do corrimento, redução da vermelhidão e diminuição da vontade frequente para urinar, por exemplo.

    Sinais de piora da tricomoníase

    Os sinais de piora da tricomoníase aparecem quando o paciente não inicia o tratamento adequado e, por isso, podem incluir aumento da vermelhidão na região íntima, cheiro fétido, inchaço ou surgimento de feridas.
    Além disso, gestantes com tricomoníase que não iniciam o tratamento adequado podem ter outras complicações graves como parto prematuro ou transmissão da doença para o bebê durante o parto.

  • Candidíase - 
    A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida que, normalmente, acontece quando existe um enfraquecimento do sistema imune ou porque se fez tratamento com antibióticos, por exemplo.
    Este tipo de infecção pode surgir em homens ou mulheres e tem cura, sendo seu tratamento feito com pomadas ou remédios que eliminam os fungos que estão provocando a doença, ajudando no alívio dos sintomas.

    Teste para candidíase

    Quando se acha que se pode estar com candidíase é importante ficar atento a alguns sinais que incluem:
    1. 1. Coceira intensa na região genital
      Sim
      Não
    2. 2. Vermelhidão e inchaço na região genital
      Sim
      Não
    3. Placas esbranquiçadas na vagina ou na cabeça do pênis
      Sim
      Não
    4. 4. Corrimento esbranquiçado com grumos, semelhante a leite talhado
      Sim
      Não
    5. 5. Dor ou queimação ao urinar
      Sim
      Não
    6. 6. Desconforto ou dor durante o contato íntimo
      Sim
      Não
    Normalmente,
    A candidíase pode ainda manifestar-se em outros locais do corpo, como a pele, boca ou intestinos, por exemplo. 

    Como é feito o tratamento

    A candidíase genital pode afetar tanto o homem, como a mulher, mas seu tratamento é semelhante e feito com pomadas antifúngicas em ambos os casos, como Candicort ou Fluconazol, que devem ser aplicadas 2 a 3 vezes por dia, entre 3 até 14 dias, de acordo com a indicação do médico.
    É ainda recomendado:
    • Usar roupa íntima de algodão, pois permitem que a pele respire;
    • Lavar a região genital somente com água e sabonete neutro ou sabonete próprio para a região;
    • Dormir sem roupa íntima, sempre que possível;
    • Evitar absorventes internos;
    • Evitar ter contacto intimo desprotegido durante o tempo de tratamento.
    Estas recomendações ajudam a acelerar o tratamento, no entanto, também se pode proceder à lavagem dos órgãos genitais com chá de folhas de barbatimão ou outro remédio caseiro para completar o tratamento. 

    Além de tudo isso, fazer uma
    alimentação pobre em açúcar
    também ajuda o organismo a combater mais facilmente o crescimento dos fungos, curando a candidíase mais rápido
      
    No caso de os sintomas não desaparecem após 2 semanas, é aconselhado voltar ao médico pois pode ser necessário iniciar o tratamento com comprimidos antifúngicos, que ajudam a combater a infecção desde o interior do corpo, atingindo melhores resultados do que só com as pomadas.

    Como confirmar se é candidíase

    Embora os sintomas possam ser fáceis de identificar, existem outros problemas genitais, como vaginite, herpes ou gonorreia, por exemplo, que podem causar sintomas semelhantes.
    Assim, a melhor forma de confirmar o diagnóstico consiste em ir ao ginecologista, no caso das mulheres, ou ao urologista no caso do homens. Assim, além de identificar o problema, o médico pode ainda avaliar se existe alguma causa e indicar o tratamento mais adequado.

    O que pode causar candidíase

    Alguns fatores que estão associados ao aumento do risco candidíase, incluem:
    • Relação sexual desprotegida com parceiro contaminado;
    • Uso frequente de antibióticos, anticoncepcionais e corticoides;
    • Gravidez ou durante a menstruação;
    • Doenças como diabetes, AIDS, HPV e lúpus que tornam o sistema imune mais fraco;
    • Uso frequente de roupas apertadas ou molhados;
    • Andar descalço ou partilhar luvas por exemplo;
    • Fazer higiene intima mais de 2 vezes ao dia e usar absorvente por mais de 3 horas seguidas.
    Uma pessoa também pode estar contaminada com o fungo e não saber, pois a doença normalmente se manifesta quando o sistema imunológico está enfraquecido.
    1. . 
  •  este tipo de fungo vive no organismo humano, mas o sistema imune é capaz de evitar a sua proliferação exagerada. Porém, quando o corpo está mais fraco ou sofre alguma alteração hormonal, como após uma gripe ou durante a gravidez, estes fungos podem se reproduzir de forma exagerada causando a candidíase.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...