sábado, 22 de setembro de 2018

PSICOLOGIA INFANTIL



PSICOLOGIA INFANTIL

fonte:http://www.marisapsicologa.com.br/psicologia-infantil.html
Muitas vezes não entendemos nossas crianças mas percebemos que pode haver algo errado com elas. Algumas vezes você pergunta o que ela tem e ela diz que não é nada, olha para baixo, sai correndo ou simplesmente fica olhando para você sem dizer uma só palavra.

 Isso pode te apavorar, você pode se sentir a pior mãe do mundo, pois afinal de contas você imagina que deveria conseguir ajudar seu filho em todos os momentos sobre todas as questões.

 Mas não é bem assim, criança não vem com manual de instruções e sua forma de comunicar que algo não está bem pode ser diferente da forma que os adultos entendem – mesmo porque a maioria das vezes a própria criança não sabe o que está errado, mas sente um desconforto que não compreende.
Esse desconforto pode vir do fato de estar sendo agredida por outras crianças na escola, ou a professora a está ignorando na sala de aula, pode haver algum adulto molestando-a, ela pode ser mais sensível e insegura que a maioria e sentir muita falta da mãe mesmo se distanciando por períodos curtos, ela pode estar se sentindo negligenciada em casa mesmo e você não percebe pois a considera tão “boazinha” e fica feliz por ela brincar horas sozinha.

 Enfim, a lista das possibilidades do que pode estar acontecendo são enormes.

QUAIS COMPORTAMENTOS SÃO INDICADORES NA NECESSIDADE DE TERAPIA INFANTIL (PSICOLOGIA INFANTIL)

= As possibilidades são muitas, seguem alguns exemplos:
= Recusar-se a ir a escola repentinamente
= Chorar em demasia
= Dificuldade em acompanhar o que dado na escola
= Excesso de necessidade de contato com a mãe ou pai
= Recusa em estar próximo de uma pessoa específica
= Comportamentos agressivos repentinos
= Demora em falar ou andar
= Xixi na cama
= Pesadelos Pedidos frequentes para dormir com os pais

OS PAIS PRECISAM APRENDER A PSICOLOGIA INFANTIL?

Creio que alguns pais ficam angustiados com a ideia se serem psicólogos perfeitos de seus filhos, mas pode ser que a compreensão do que se aplica a seu filho já pode ajudar. 

O universo infantil é extenso e complexo, cada caso é um caso totalmente diferente do outro. O que deu certo com o filho do vizinho não significa que dará com o seu.

 Os sintomas que o coleguinha apresentou pode ter sido originado por problemas muito diferentes do que o seu filho está passando.

COMO A PSICOLOGIA INFANTIL AJUDA A CRIANÇA

O psicólogo infantil, além de sua vocação para lidar com crianças, trabalha no sentido de oferecer um ambiente onde ela se sinta segura e acolhida. 
A forma de falar, o tom, as palavras que ele usa são todas elaboradas para criar um ambiente de confiança onde a informação sobre o que se passa com a criança seja colhida da melhor forma possível. 

Por exemplo, se você perguntar se ele está chorando porque o coleguinha bateu nele é possível que ele responda que sim, mesmo que não seja esse o motivo, pois se alguma vez algum coleguinha já deu algo parecido com tapinha e, ao ouvir esta pergunta, ele poderá lembrar deste episódio e pode responderá que chora devido ao coleguinha, mesmo que este tapinha não tenha a nada a ver com o choro atual.
A psicologia infantil poderá ajudar esta criança a se restabelecer de forma mais saudável e também poderá orientar os pais para a continuação do processo de melhora em casa.

TÓPICOS RÁPIDOS:

Divorcio: Alguns eventos podem ser mais significativos para algumas crianças, sendo importante observar o grau de impacto quando situações mais delicadas, como no caso divorcio, e levar esta criança ao psicologo infantil quando necessário.
Psicologia infantil Ansiedade: Cobranças na escola, sentimento referente à necessidade de acompanhar brincadeiras às quais ainda não se sente seguro, brigas em casa, enfim uma série de fatores podem levar uma criança a sentir-se ansiosa.

 Apesar da possível maior dificuldade em identificar a ansiedade em crianças, devido a maior dificuldade em verbalização, ainda podemos ficar atentos a possíveis sintomas e contar com o psicologo para uma avaliação.
Psicologia infantil inglês, espanhol ou italiano. Crianças recém chegadas de países de língua inglesa, espanhola ou italiana podem ter acesso a um psicólogo infantil que fala seu idioma em nosso consultório. Entendemos que a dificuldade em se expressar pode ser exacerbada quando não estamos íntimos do idioma local. Agende sua consulta aqui.
Psicologia infantil Obesidade. Psicólogo infantil especializado em transtornos alimentares. Cada vez mais observamos crianças com hábitos alimentares influenciados pelo emocional, nestas situações vale atender esta criança com profissionais que conheçam o quadro. Agende aqui. Horário de atendimento das 7h00 as 22h00 de segunda a sexta feira e e sabado até as 18h00
Psicologo Oncologia infantil. Psicologo infantil com experiência em atendimento de pacientes oncológico e sua famílias.
Timidez pode ser um fator limitante para criança, impedindo de participar de grupos e das atividades da escola.
Birra pode ser um comportamento muito complicado para os pais lidarem. Muitas vezes a busca de uma orientação psicológica pode fazer diferença quanto a obtenção de novas formas em compreender e lidar com a birra
Quando procurar psicologo infantil? Comportamentos com os quais os pais não se sentem seguros em lidar, tristezas, ansiedades, etc, podem ser indício de que a ajuda de um psicólogo infantil seria bem vinda.
Marisa de Abreu Alves
Psicóloga 
CRP 06/29493

O papel do homem na família


COMPROMISSO

O homem representa a figura de Deus na família 
A Familia formam uma comunidade de vida e de amor à
 imagem de Deus. Por isso, a família é fundamental e insubstituível. 
Ela é a base de todo plano divino. O homem, o pai, representa a figura de Deus, Seu exemplo e bondade, mas também a firmeza d’Ele, que deve levar os filhos a terem, por analogia, uma visão bela do Senhor, que é amoroso, honesto, puro e desapegado.
A importância da paternidade e maternidade
A criança precisa ter um pai e uma mãe para poder firmar sua personalidade masculina ou feminina diante da figura paterna e materna. O pai é, sobretudo para os meninos, um modelo de vida, um ponto de segurança e estabilidade. Para a esposa, ele é segurança; ela gosta de “apoiar-se” nele, consolar-se em seus ombros. As mulheres choram com facilidade, mas estremecem quando veem os homens chorar.
Papa Paulo VI disse que o marido é a cabeça do casal, e a esposa é o coração. Ele tem o primado da razão, e ela o do coração.
São Paulo pediu aos maridos: “Amai as vossas mulheres como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela” (Ef 5,25). Então, o marido deve estar pronto para gastar a sua vida pelo bem da sua esposa e dos seus filhos. Já que ele é a cabeça da família, deve estar pronto para todo sacrifício, a fim de que ela seja feliz.
Para isso, ele terá, antes de tudo, de ser um marido fiel à sua esposa em pensamentos, palavras e atos, para que a sua união com ela seja forte e indissolúvel. Qualquer resvalada nisso pode desmoronar o lar.
Um adultério é um câncer na vida conjugal e, na maioria das vezes, é praticado pelo marido. Então, ele precisa ter a graça de Deus para vencer toda fraqueza da carne.
Não se esquecer jamais do que Jesus disse: “Vigiai e orai, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. O homem jamais pode brincar com isso e dar-se a “facilidades” com outras mulheres que não seja a sua.
Ele precisa vigiar o tempo todo, policiar-se em cada ambiente, sobretudo quando está só. A família é sagrada e não pode correr riscos de dissolução.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018







Um quintal pode ter flores o ano todo e não precisar nada mais para ser divino. Afinal, a natureza nos dá tudo. Só é preciso descobrir que plantas florescem no inverno, quais na primavera e quais no verão. Só isso.


quinta-feira, 20 de setembro de 2018

CHICO XAVIER

Aprenda a viver dentro de suas possibilidades.
Buscar uma vida de aparências, fora da sua realidade, só o levara para um abismo sem volta.
Construa sua vida aos poucos, lutando cada dia e extraindo da vida o que ela tem de melhor: a SIMPLICIDADE!
Chico Xavier

O EVANGELHO NO LAR

LER E ENTENDER É FUNDAMENTAL.

PRECISAMOS LER SEMPRE COM CALMA E PRESTANDO A DEVIDA ATENÇÃO EM NOSSAS LEITURA E SE POSSÍVEL OUVINDO A PRÓPRIA VOZ A NARRATIVA DO LIVRO E ASSIM NÃO PASSARÁ BATIDO EM NENHUMA PALAVRA , COMPREENDERÁ O TEXTO E ALÉM DE MELHORAR O SEU VOCABULÁRIO.

VAMOS MELHORAR O NOSSO LAR A NOSSA CASA O NOSSO CONVÍVIO FAMILIAR, ORANDO EM FAMÍLIA E SE NO MOMENTO NÃO FOR POSSÍVEL REALIZAR COM  COMECE COM UMA OU DUAS PESSOAS OU SÓ UMA , O IMPORTANTE REALIZAR COM TODA A FAMÍLIA MAS, SE NÃO FOR POSSÍVEL ORE PELO MENOS UM MEMBRO DA FAMÍLIA E VEJA PELO LADO BOM, DA BOA AÇÃO, DA CARIDADE PARA O MUNDO,  É MELHOR ORAR UMA UNICA PESSOA QUE NADA ,CONVIDE SEMPRE O SENHOR JESUS CRISTO, PARA ESTAR PRESENTE NESTE RECINTO PARA TE AJUDAR NESTA HORA TÃO IMPORTANTE E ORE COM O CORAÇÃO CHEIO DE AMOR E DEDICAÇÃO AOS SEUS FAMILIARES, AMIGOS, VIZINHOS, PARENTES E PEÇA PELOS DOENTES, ORE PELOS HOSPITAIS, CLINICAS, PELAS, ESCOLAS, PELOS NOSSOS GOVERNANTES, PELOS POLICIAIS, PELOS MARGINAIS, PELAS CRECHES, ASILOS, ORE COM MUITO CARINHO PARA OS DESENCARNADOS PARA QUE ELES VÃO AO ENCONTRO DE JESUS, POR QUE JESUS É NOSSO MESTRE, QUE NOS GUIA AO CAMINHO DO AMOR,, DO BEM, DA CARIDADE ORE TAMBÉM PELOS DIRIGENTES ESPIRITUAIS PARA QUE ENSINEM OS ENSINAMENTOS DO SENHOR JESUS CRISTO. NÃO SE A SUSTE, FAÇA O QUE O SEU CORAÇÃO MANDAR, FALE COM DEUS, O NOSSO PAI E DEIXE ELE VER A LUZ QUE BROTA DE TI , SIMPLES ASSIM,


O QUE É O EVANGELHO NO LAR?

O Estudo do Evangelho no Lar é uma reunião em família, num determinado dia e hora da semana, para uma troca de idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do nosso próprio esclarecimento e do equilíbrio no lar.

Não é nenhuma invenção do Espiritismo, mas uma prática ensinada pelo próprio Mestre Jesus, que se reunia com os apóstolos e seguidores na casa de Pedro, em Cafarnaum, noutras aldeias e no próprio Tiberíades, em torno dos sagrados escritos.

Conhecido também como Culto Cristão do Lar, o estudo do Evangelho é, ao mesmo tempo, um encontro fraternal do qual participam os espíritos familiares e demais interessados no progresso moral do grupo. Outros aproveitam para se esclarecer, também como nós.

É uma prática cristã que a Doutrina Espírita recomenda como recurso poderoso contra a obssessão, de grande alcance na limpeza e higiene espiritual do lar. É um canal de comunicação com Jesus e sintonia com os bons espíritos.

É uma das formas mais saudáveis de fraternidade, que começa na família através do diálogo sincero e do exercício da caridade. Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e de bençãos para o grupo familiar e para toda a área em que esteja instalado o lar que o pratique.
Topo da Página
POR QUE FAZER O EVANGELHO NO LAR? 

O Estudo do Evangelho no Lar abre as portas da nossa casa aos benefícios espirituais, da mesma forma que desentendimentos, brigas e xingamentos favorecem o assalto das sombras (Richard Simonetti). Atrai os bons e afasta ou esclarece os maus espíritos.

Conduz-nos a uma compreensão racional dos ensinamentos do Cristo, levando-nos ao esclarecimento e à aceitação de tê-los como roteiro seguro para nossas vidas. Ajuda-nos a superar as dificuldades no lar e fora dele, acendendo-nos a luz da compreensão e da paciência.

Modifica o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, desanuviando as nossa mentes congestionadas das criações inferiores, agentes da enfermidade e dos desequilíbrios. Com Jesus no Lar, pelo estudo e vivência do Evangelho, tem-se a verdadeira paz.

Com o Evangelho no Lar formamos as defesas magnéticas da nossa casa, impregnando o ambiente espiritual das energias positivas que desestimulam toda ação maléfica. É uma verdadeira segurança espiritual que passa a funcionar em benefício de todo o grupo.

Além da ajuda que essa prática proporciona no programa espiritual de todo o grupo familiar, estende a caridade aos vizinhos e a quantos se sintam também estimulados a mudar com o nosso exemplo Quantos espíritos igualmente se beneficiam com essa fonte de luz!
Topo da Página
COMO FAZER DO EVANGELHO NO LAR?

Escolha um dia e uma hora da semana em que seja possível a presença de todos os membros da família ou da maior parte deles. Observar rigorosamente esse dia e horário para facilitar a assistência espiritual e consolidar o hábito da reunião.

Inciar a reunião com uma prece simples e espontânea num local da casa menos exposto às perturbações exteriores, em seguida, fazer a leitura de um trecho de "O Evangelho Segundo o Espiritsmo", aberto ao acaso ou previamente programado para estudo em sequência.

Fazer comentários breves sobre o trecho lido, trocando opiniões com o grupo quanto à aplicação dos ensinamentos na vida diária, evitando discussões, críticas e julgamento de membros do grupo ou de conhecidos em função da mensagem evangéilica.

A reunião deve ser dirigida por um membro da família ou pela pessoa que tiver mais conhecimento doutrinário, que deverá estimular a participação de todos e conduzir as explicações ao nível do entendimento prático dos presentes. Pode-se fazer outras leituras afins.

A duração deve ser de até 30 minutos, no máximo, incluindo a prece de encerramento, em que se agradecerá a assitência espiritual, lembrando a próxima reunião.
LIA UMA UNICA PESSOA EM NOME DE TODOS PEDINDO A JESUS CRISTO QUE ILUMINE  COM A SUA LUZ DE AMOR A TODOS DE SEU LAR E AÍ VOCÊ ESTENDE A PESSOAS ENFERMAS DODÓI, AOS AMIGOS, VIZI

 O QUE É O EVANGELHO NO LAR?

O Estudo do Evangelho no Lar é uma reunião em família, num determinado dia e hora da semana, para uma troca de idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do nosso próprio esclarecimento e do equilíbrio no lar.

Não é nenhuma invenção do Espiritismo, mas uma prática ensinada pelo próprio Mestre Jesus, que se reunia com os apóstolos e seguidores na casa de Pedro, em Cafarnaum, noutras aldeias e no próprio Tiberíades, em torno dos sagrados escritos.

Conhecido também como Culto Cristão do Lar, o estudo do Evangelho é, ao mesmo tempo, um encontro fraternal do qual participam os espíritos familiares e demais interessados no progresso moral do grupo. Outros aproveitam para se esclarecer, também como nós.

É uma prática cristã que a Doutrina Espírita recomenda como recurso poderoso contra a obssessão, de grande alcance na limpeza e higiene espiritual do lar. É um canal de comunicação com Jesus e sintonia com os bons espíritos.

É uma das formas mais saudáveis de fraternidade, que começa na família através do diálogo sincero e do exercício da caridade. Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e de bençãos para o grupo familiar e para toda a área em que esteja instalado o lar que o pratique.
Topo da Página
POR QUE FAZER O EVANGELHO NO LAR? 

O Estudo do Evangelho no Lar abre as portas da nossa casa aos benefícios espirituais, da mesma forma que desentendimentos, brigas e xingamentos favorecem o assalto das sombras (Richard Simonetti). Atrai os bons e afasta ou esclarece os maus espíritos.

Conduz-nos a uma compreensão racional dos ensinamentos do Cristo, levando-nos ao esclarecimento e à aceitação de tê-los como roteiro seguro para nossas vidas. Ajuda-nos a superar as dificuldades no lar e fora dele, acendendo-nos a luz da compreensão e da paciência.

Modifica o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, desanuviando as nossa mentes congestionadas das criações inferiores, agentes da enfermidade e dos desequilíbrios. Com Jesus no Lar, pelo estudo e vivência do Evangelho, tem-se a verdadeira paz.

Com o Evangelho no Lar formamos as defesas magnéticas da nossa casa, impregnando o ambiente espiritual das energias positivas que desestimulam toda ação maléfica. É uma verdadeira segurança espiritual que passa a funcionar em benefício de todo o grupo.

Além da ajuda que essa prática proporciona no programa espiritual de todo o grupo familiar, estende a caridade aos vizinhos e a quantos se sintam também estimulados a mudar com o nosso exemplo Quantos espíritos igualmente se beneficiam com essa fonte de luz!
Topo da Página
COMO FAZER DO EVANGELHO NO LAR?

Escolha um dia e uma hora da semana em que seja possível a presença de todos os membros da família ou da maior parte deles. Observar rigorosamente esse dia e horário para facilitar a assistência espiritual e consolidar o hábito da reunião.

Inciar a reunião com uma prece simples e espontânea num local da casa menos exposto às perturbações exteriores, em seguida, fazer a leitura de um trecho de "O Evangelho Segundo o Espiritsmo", aberto ao acaso ou previamente programado para estudo em sequência.

Fazer comentários breves sobre o trecho lido, trocando opiniões com o grupo quanto à aplicação dos ensinamentos na vida diária, evitando discussões, críticas e julgamento de membros do grupo ou de conhecidos em função da mensagem evangéilica.

A reunião deve ser dirigida por um membro da família ou pela pessoa que tiver mais conhecimento doutrinário, que deverá estimular a participação de todos e conduzir as explicações ao nível do entendimento prático dos presentes. Pode-se fazer outras leituras afins.

A duração deve ser de até 30 minutos, no máximo, incluindo a prece de encerramento, em que se agradecerá a assitência espiritual, lembrando a próxima reunião.

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

UMA CARTA UMA HISTORIA UMA REFLEXÃO

As historias sempre são algo que comovem as pessoas de tal maneira que é até algo belo de se ver, com isso as pessoas acabam sempre pensando no que viram e ouviram

Antes que seja tarde: uma carta que nos convida a refletir

·  setembro 18, 2018
https://amenteemaravilhosa.com.br/antes-que-seja-tarde/
Passamos a metade das nossas vidas imaginando que temos todo o tempo do mundo pela frente. Acreditamos que somos imortais e temos a coragem de deixar para outro dia o que é importante e não urgente. Isso não funciona assim, o tempo continua passando; mesmo que você não queira estar consciente, ele permite que você valorize e viva o que tem, aqui e agora.
A última carta vencedora do III Concurso de Cartas de Amor em Toledo, na Espanha, fala dessa experiência de não esperar que seja tarde demais. De não desperdiçar o tempo que temos agora em nossas mãos e saber valorizar e agradecer antes que o tempo nos capture e roube a nossa memória. Talvez amanhã já seja tarde, talvez amanhã você não esteja mais aqui…

Antes que seja tarde…

“Eu escrevo agora, enquanto você dorme, caso amanhã não seja eu quem amanheça ao seu lado. Nestas viagens de ida e volta, cada vez passo mais tempo do outro lado, e em uma delas, quem sabe? Temo que já não haverá retorno.
Caso amanhã eu não seja capaz de entender o que está acontecendo comigo, caso amanhã não possa lhe dizer o quanto o admiro e valorizo a ​​sua integridade, este seu esforço de estar ao meu lado, tentando me fazer feliz apesar de tudo, como sempre.
Caso amanhã eu não esteja consciente do que você faz quando coloca bilhetes em cada porta para que eu não confunda a cozinha com o banheiro; quando você nos faz rir depois de colocar os meus sapatos sem meias; quando você insiste em manter a conversa viva, embora eu me perca em cada sentença. Quando você se aproxima de mim e sussurra no meu ouvido o nome de um dos nossos netos; quando você responde com ternura às explosões de raiva que me assaltam de vez em quando, como se algo dentro de mim se rebelasse contra esse destino que me prende.
Por essas e por tantas outras coisas. Talvez amanhã eu não me lembre do seu nome ou do meu.
Talvez amanhã eu não possa mais lhe agradecer. Talvez amanhã eu não seja capaz de lhe dizer, mesmo que seja pela última vez, que eu te amo”.

Alzheimer e esquecimento: não permita que seja tarde demais

A carta mostra o medo de alguém de se perder no esquecimento, de desaparecer mesmo estando presente. Perder a memória nos faz esquecer quem somos e quem são os que nos rodeiam. Perdemos a essência de sermos o que éramos, mas, além disso, o Alzheimer recai sobre todos os que caminham ao nosso lado.
O esquecimento talvez seja o nosso pior inimigo, pois somos feitos de memórias. Somos experiências, somos o fruto daquilo que trazemos do passado, de toda a nossa vida, por mais curta que ela seja. Quando perdemos isso, começamos a deixar de existir. Portanto, não espere que seja tarde, não deixe o mais importante para o final, não deixe de dizer o quanto você ama quem está ao seu lado, não desperdice o tempo, os segundos que você passa com eles.
O que podemos fazer então? Como podemos lutar contra aquilo que nos persegue e que parece estar cada vez mais próximo a cada ano que passa? Não há receita mágica para evitar o esquecimento, mas há dicas para reduzir as possibilidades: permanecer ativo, não fumar, ter uma alimentação saudável, dedicar-se a novas tarefas que forcem o seu cérebro a pensar e descobrir novos caminhos.


Aprenda coisas novas, conheça novas pessoas que lhe mostrem novas formas de pensar e, acima de tudo, valorize cada segundo da sua vida. Agradeça por ter o que você tem, embora pareça pouco, porque infelizmente chegará o dia em que você não estará mais aqui e não terá a oportunidade de fazê-lo. Antes que seja tarde demais, comece a se lembrar hoje.
Antes que seja tarde demais, abra os seus olhos para o presente, leve o seu coração para passear e valorize tudo que você tem.
“É preciso estar atento aos detalhes. Eles preenchem a nossa vida com pedrinhas que nos guiam”.
-Katherine Pancol-

Conhecer a Si Mesmo é Muito Importante.

Alexandre Magno dizia que – Conhecer a si mesmo é a tarefa mais difícil pois incita diretamente a nossa racionalidade, mas também coloca à prova nossos medos e paixões.  Se conseguirmos nos conhecer a fundo, saberemos compreender os outros e a realidade que os rodeia.

O autoconhecimento e a inteligência interpessoal

Este rei macedônio tinha toda a razão porque através do autoconhecimento aprendemos a nos desenvolver com eficácia na vida e a enfrentar nosso dia a dia de forma mais tranquila.  Saber realmente como somos, o que sentimos ou que metas queremos alcançar são capacidades que se associam à inteligência interpessoal.
Ter inteligência interpessoal significa entender quem somos, saber identificar nossas emoções e agir em consequência disso.  Habilidades que nos permitem regular nosso comportamento, resolver problemas de modo eficaz e tomar decisões.  Com o autoconhecimento, aprendemos a identificar nossas capacidades e também nossas limitações. Isto nos ajuda a planejar metas de forma mais realista evitando frustrações futuras. As pessoas dotadas de inteligência interpessoal sabem dominar suas emoções e adequá-las às circunstâncias.

Potencializar a inteligência interpessoal é conhecer a si mesmo

É possível aprimorar a inteligência interpessoal?  Se você está interessado em crescer interiormente, conhecer a si mesmo, pode realizar uma série de exercícios que o ajudarão a potencializar essa inteligência.
– Controle as suas emoções:  esta é uma habilidade que você precisa aprender a trabalhar.  Controlar não significa não sentir, mas sim saber como agir frente a essa emoção ou sentimento.  Aprenda a identificar as emoções negativas para transformá-las em positivas. Por exemplo: se você se sente zangado, analise o motivo que o faz estar assim e tente redirecioná-lo. Uma dica muito eficaz é rir de alguma trivialidade, este recurso o ajudará a transformar as emoções negativas em positivas.
– Viaje ao seu interior. Erich Fromm dizia que “o autoconhecimento começa pela autoaceitação.  Aceite-se e se conhecerá melhor”. Faça uma lista das suas virtudes e outra dos seus defeitosPeça a alguém próximo que faça o mesmo para conhecer qual imagem as pessoas têm de você. Compare ambas listas e tente melhorar aquilo de que não gosta.
– Coloque em prática. Observe como as suas emoções influenciam o seu estado de ânimo e procure a forma de transformar as negativas em positivas. Anote numa folha de papel os comportamentos que o fizeram se sentir mal e pense como poderia solucioná-los. Por exemplo:  quando você se sente triste, o que poderia fazer pra mudar essa sensação? Falar com um amigo? Ponha-o em prática.
– Aceite-se como você é: Jean-Jaques Rousseau dizia que “ninguém pode ser feliz se não se apreciar a si mesmo”Analise quais são suas capacidades e limitações. Fixe metas de curto e médio prazo em função das mesmas. Isto reforçará sua autoestima e lhe ensinará a aceitar-se tal como é. Um ótimo exercício para conhecer a si mesmo.
– Compreenda-se: tome nota durante um tempo de como se sente ao longo do dia. Quando acorda, à meia manhã, ao meio-dia, à tarde e antes de se deitar. Procure investigar qual é a causa dessas emoções.
Siga estas dicas e você comprovará como, ao conhecer a si mesmo, suas relações internas e com os outros irão melhorar. Porque como diz Jorge Bucay “só sabendo quem somos poderemos começar a ser melhores para nós mesmos e para os outros”.

REFLEXÃO SOBRE SUA S AÇÕES.

A  T I G E L A  D E  M A D E I R A

Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade.
As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes.
A família comia reunida à mesa.
Mas, as mãos trêmulas e a visão falha do avô o atrapalhavam na hora de comer.
Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão.
Quando pegava o copo, leite era derramado na toalha da mesa.
O filho e a nora irritaram-se com a bagunça.
- "Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai", disse o filho.
- "Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão."
Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha.
Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa, com satisfação.
Desde que o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida agora era servida numa tigela de madeira.
Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, às vezes ele tinha lágrimas em seus olhos. 
Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair ao chão.
O m,enino de 4 anos de idade assistia a tudo em silêncio.
Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços de madeira.
Ele perguntou delicadamente à criança:
- "O que você está fazendo?"
O menino respondeu docemente: 
- "Estou fazendo uma tigela para você e mamãe comerem, quando eu crescer." 
O garoto de quatro anos de idade sorriu e voltou ao trabalho.
Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos.
Então lágrimas começaram a escorrer de seus olhos.
Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito.
Naquela noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família.
Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família.
E por alguma razão, o marido e esposa não se importavam mais quando um garfo caía, leite era derramado ou a toalha da mesa sujava.
De uma forma positiva, aprendi que não importa o que aconteça, ou quão ruim pareça o dia de hoje, a vida continua, e amanhã será melhor. 

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...