sábado, 28 de outubro de 2023

CUIDE se: ELEVE A SUA VIBRAÇÃO DE AMOR, DEPENDE SÓ DE VOCÊ ! ! !

 1 — Escute uma música preferida que lhe traga de volta as boas lembranças, telefone para uma amigo ou uma amiga que não conversa a muito tempo, lembre-se dos momentos felizes que passaram juntos, pois relembrar é viver.

2 — Esqueça as dificuldades mundanas e comemore a vida. Celebre o ontém, o hoje e o amanhã. Elimine tudo o que lhe faz mal através dos nobres sentimentos da gratidão. Permita que o antídoto da gratidão invada a sua vida e transforme-a em algo prazeroso e feliz. Só tem a ganhar fazendo isso, pois felicidade no fundo é a própria gratidão em ação.

3 — Aumente seu nível de vibração, pois você atraia tudo aquilo que irradia.

4 — O importante não é o que os outros pensam. Esqueça isso de uma vez por todas.

5 — Ao invés de reclamar da vida, agradeça por estar vivo todos os dias. O Universo entende isso como merecimento às recompensas.

6 — Aceite as desilusões que estão surgindo em seu dia a dia, pois elas têm a função de justamente dissolver as ilusões que rodeiam sua vida e atrapalham seu livre caminhar.

7 — Escolha sempre pelos caminhos do amor e nunca se arrependerá.

8 — Aceite-se como é e compreenda seus limites. Para de se comparar aos outros, pois você não é os outros, você é você.

9 — Aceite seus sonhos como possíveis e deixe as pessoas que lhe puxam para trás irem embora da sua vida de uma vez por todas.

10 — Tenha coragem de deixar o Universo trabalhar um pouco por você. Isso não é esforço para ele. Renda-se e pare de querer controlar tudo. Você pensa que tem o controle de tudo, mas não tem.

11 — Determine que o melhor se manifeste em sua vida. O mais adequado, e não aquilo que você quer, como se fosse uma criança mimada. Deixe o Universo ajustar tudo para você, pois a natureza conhece todas as suas necessidades. Não duvide disso.

12 — Existe uma magia neste mundo capaz de modificar totalmente a sua existência. Creia nisso e comece a viver uma vida mágica.

13 — Compreenda de uma vez por todas que o tempo de Deus é diferente do tempo dos homens. Tudo acontece no tempo certo. Viva em companhia da confiança e não mais da esperança. Pare de ter esperança, pois esperança é somente uma forma bonita de esperar. Viva o presente e teça o tempo através da sua imaginação.

14 — Aquilo que você mais espera que aconteça, acontece sempre quando você menos espera. Isso é a prova que tudo o que for para ser, já está escrito e predestinado para acontecer.

15 — Acredite em você e o Universo natural também acreditará. A verdadeira fé vem de baixo para cima e não de cima para baixo.

16 — A partir de hoje não peça mais nada, ao invés de pedir ofereça. Ao invés de pedir um emprego, ofereça seu potencial. Ao invés de pedir amor, ame alguém. Ao invés de pedir ajuda, ajude quem precisa. A lei da reciprocidade universal nunca falha.

17 — Valorize mais as pessoas do que as coisas. Coisas têm preço, pessoas têm valor. Valorize as pessoas, pois você só levará para a eternidade as verdadeiras amizades, os afetos e amores vivenciados.

18 — Você não veio para esta vida apenas para comprar coisas, você veio realizar sonhos. Sua vida está predestinada para ser uma viagem de luz e não uma monte de problemas e conflitos. Comece a iluminar tudo ao redor. Pare de reclamar. Quanto mais você reclama, mais você estará amaldiçoando a sua existência. Abençoe-a, por favor.

19 — Veja-se sempre com um corpo perfeito e saudável. Seus pensamentos e sua autoimagem devem estar sempre repletos de amor próprio.

20 — Sempre que sentir necessidade de amparo peça para seus mentores espirituais lhe auxiliarem. Ao se deitar para dormir, mesmo que não os conheça, peça para intercederem em suas decisões e lhe intuam para que o melhor aconteça.

21 — Trabalhe sempre em prol do bem e da luz, você só tem a ganhar com isso. Nunca se compare com aqueles que enriquecem ilicitamente. Você pode conquistar tudo através do bem, esqueça de uma vez por todas o mal.

22 — Fala sempre a verdade, use sempre da verdade e ela se manifestará em sua vida também de forma rápida e precisa.

23 — Ame as pessoas de verdade. Só podemos aprender sobre o amor, amando.

24 — Para de viver sua vida como se fosse um mero passatempo. Transforme-a num sonho.

25 — Para o mundo espiritual ética tem o mesmo significado que amor.

Gratidão por ler esse texto. Eu Sou Carlos Torres — escritor e mensageiro.

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Contra o envelhecimento da pele

 


Contra o envelhecimento da pele

Contra o envelhecimento da pele, tratamentos antes dos 30 anos

O envelhecimento da pele sofre um processo irreversível e imparável e este é um fato inegável. Então, existem diversos tratamentos que podem retardar o processo, principalmente se forem realizados desde cedo...

O envelhecimento da pele sofre um processo irreversível e imparável e este é um fato inegável. Pois bem, existem diversos tratamentos que podem retardar o processo, principalmente se forem realizados numa idade precoce.

Os dermatologistas apontam que entre os 20 e 30 anos de idade a pele começa a diminuir a produção de colágeno, portanto seria conveniente começar nesta idade a cuidar da pele de maneira mais habitual, com a aplicação de um tratamento preventivo contra o envelhecimento cutâneo.

Com o objetivo de melhorar o estado dermatológico de rosto, pescoço, colo e mãos, pode-se combinar a cosmética e a medicina (sem técnicas cirúrgicas), com um estudo prévio do tipo de pele do indivíduo pois não há dois tipos de pele iguais e em função de parâmetros como a hidratação, rugas, manchas e textura se determina o tratamento mais adequado.

Como novidade, nos últimos anos, surgiu um grande interesse no poder de diversos ácidos com efeito esfoliante, que produzem uma descamação das capas superficiais da epiderme, com o consequente afinamento da capa córnea (capa mais superficial da epiderme), que causam um efeito de alisamento de linhas superficiais, clareiam a pele, e dão uma aparência fresca e luminosa. Entretanto, devemos ter claro que apesar destos novos usos cosméticos, o certo é que os únicos elementos que penetram realmente na área cosmetológica (não medicinal) na derme são as vitaminas e o óleos essenciais puros.

Atualmente, existem muitos métodos no mercado que vão da aplicação de cremes até os tratamentos naturais. Além disso, sempre poderemos usar os tradicionais peelings que agem esfoliando as células mortas da pele e que, após a sua aplicação, permitem o ressurgimento das células novas que constituem a pele fresca que se encontrava debaixo da capa de pele envelhecida.

De qualquer forma, devemos consultar sempre um profissional que nos indicará o tratamento mais adequado, de maneira que possamos obter os melhores resultados.



Leia mais sobre: http://br.innatia.com/c-rugas/a-contra-o-envelhecimento-da-pele-1675.html

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

FALANDO DE SAÚDE.

 Sabemos o quão importante é cuidar da saúde diariamente. 

Seja controlando a alimentação, os exercícios físicos e mantendo bons hábitos em nossa rotina. Também sabemos que é imprescindível estar sempre indo ao médico ao aparecimento de sintomas desconhecidos.

Entretanto, é preciso admitir que a vida moderna não permite cuidar da saúde como deveríamos. Gastamos muito tempo com o dia a dia, e acabamos indo ao médico para ver como está a saúde apenas quando sobra um tempo, o que, em muitos casos, é raro.

Deixar de ir ao médico com frequência e não realizar check ups pelo menos uma vez ao ano pode ter sérias consequências. Quando ignoramos alguns sintomas do nosso corpo que parecem “não ser nada demais”, estamos abrindo mão da nossa saúde.

Esses sintomas podem ser de alguma complicação mais grave.

Além disso, há algumas doenças que não apresentam sintomas e se manifestam de maneira silenciosa. Assim, só descobrimos que nosso organismo as desenvolveu quando realizamos consultas periódicas. Logo, se essas consultas não forem feitas, só iremos descobrir a doença quando ela já estiver muito avançada.

O que nem todos sabem é que é possível sim cuidar da saúde sem ter muito tempo livre. As novas tecnologias já nos permitem realizar uma série de cuidados no horário em que fica melhor para cada pessoa. Tudo isso de maneira, prática, rápida e segura. Não está entendendo? Calma, já explicamos.


Uma dessas tecnologias as quais estamos nos referindo é o aplicativo Docway, que agenda atendimento médico domiciliar. Ele foi criado especialmente para quem tem a vida corrida e não pode passar horas em filas de hospitais. Mas, assim como todo mundo, precisa cuidar de algo muito importante: a saúde.

Para começar a utilizar esse serviço, é bem simples: se cadastrar com um endereço em que deseja ser atendido, escolher uma especialidade quando estiver agendando a consulta e aguardar o atendimento médico em casa. O pagamento também é fácil e seguro: cartão de crédito no aplicativo Docway.

Hábitos saudáveis

Com essa facilidade, agora você não precisa mais deixar sua saúde de lado para cuidar de outras obrigações da vida. É possível encaixar as consultas médicas no seu tempo, sem se preocupar em faltar trabalho ou algum compromisso importante, já que, com Docway, o médico vai até você.

É importante manter uma alimentação balanceada, com frutas, verduras e legumes. Manter hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos e dormir bem, também são indispensáveis.

Mas também vale lembrar que, mesmo indo ao médico, devemos seguir hábitos saudáveis para que possamos estar realmente 100%. Um desses hábitos é não se automedicar. Com a Docway, o atendimento médico é mais fácil. Por isso, não tome remédios por conta própria, já que isso pode ter consequências muito sérias.

CARDÁPIO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR

 


Pode parecer conversa, mas a verdade é que a alimentação saudável é muito mais simples - e está muito mais perto de nós - do que imaginamos. Os extensos processos de produção, os nomes complicados de entender, ih…tudo isso a gente deixa para os alimentos ultraprocessados, os quais devem, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, ser evitados no dia a dia.

Com o cardápio de alimentação saudável, a coisa é diferente: por aqui quase tudo nasce da terra, é fresquinho, natural, prático e sem complicações. Por aqui, quem manda é o equilíbrio, a vitalidade e o prazer.

Então, pode entrar, fique à vontade! Hoje vamos te contar que é possível comer muito bem e de forma prática. Afinal, saúde e bem-estar podem sim caber em sua rotina. Vamos lá!


COMO MONTAR UM CARDÁPIO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

Antes de aprender como montar um cardápio saudável, é fundamental compreender o que faz de um cardápio realmente bacana para a saúde e o bem-estar.

As suas refeições diárias, ou seja, o seu padrão alimentar, devem ser saborosas, fazer parte da sua rotina social, conter alimentos variados, fornecer nutrientes de forma equilibrada e, claro, ser sustentável e gentil com o meio ambiente.


Partindo desses atributos, também é essencial refletir que cada cardápio deve ser o mais individualizado possível, a fim de suprir as suas necessidades pessoais, sejam elas físicas, emocionais ou sociais. E é sempre legal se questionar:


• Essa recomendação está de acordo com a minha vida (por exemplo, com a minha condição de saúde, com meus hábitos e situação financeira)?

• Essa estratégia alimentar é sustentável a longo prazo, considerando minha rotina?

• Será que esse cardápio pode atrapalhar minha convivência social ou prejudicar a minha saúde?

• Eu me sinto feliz e saudável comendo dessa forma?


Pode apostar, todas essas considerações te deixarão cada vez mais perto de escolhas alimentares saudáveis. Agora, vamos para a prática?


Bom, de forma geral, um cardápio saudável deve ser fracionado em diferentes tipos de refeições: as chamadas “refeições principais”, como o café da manhã, o almoço e o jantar; e também os lanches intermediários, como o lanche da manhã, o lanche da tarde e o lanche da noite, também chamada de ceia. Mas, claro, não existe nenhuma obrigatoriedade. Essas refeições devem ocorrer de acordo com a sua rotina e a partir da percepção das sensações de fome e saciedade, combinado?


café da manhã, por ser a primeira refeição do dia, é responsável por garantir, através dos nutrientes que oferta, bom humor, energia e concentração para as atividades da manhã. Para isso, nada melhor do que contar com alimentos ricos em carboidratos e fibras, como os cereais integrais; proteínas de ótima qualidade, como os alimentos lácteos; vitaminas e minerais, como as frutas; e “gorduras do bem”, como as sementes oleaginosas.


Já o almoço e o jantar devem ser refeições pra lá de coloridas e variadas, afinal, esses atributos dizem muito sobre os tipos de nutrientes que o seu prato possui. Nesses momentos, tenha sempre um bom aporte de:


• Verduras e legumes, tanto crus quanto cozidos;

• Alimentos ricos em proteínas animais ou vegetais, como carnes bovinas e suínas, frango, peixes, ovos, tofu, tempeh e leguminosas;

• E alimentos ricos em carboidratos, de preferência em sua forma integral, como arroz, massas, raízes e tubérculos.


E os lanches intermediários são um espetáculo à parte, afinal, são ótimas oportunidades para oferecer ao corpo aquele complemento de nutrientes que não podemos ficar sem, como fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Boas opções para esses momentos são: frutas frescas ou desidratadas, legumes baby, sementes e castanhas, queijos e iogurtes, bebidas vegetais e preparações com leguminosas e cereais integrais.


CORES DOS ALIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS

cores-dos-alimentos-para-um-cardapio-de-alimentacao-saudavel

É um fato: a cor das suas refeições fala muito sobre a qualidade da sua nutrição. Os alimentos de origem vegetal, como as frutas, as verduras, os legumes, os cereais e os grãos, apresentam uma infinidade de cores, pois muitos dos seus nutrientes são também corantes naturais. Então, dá para ver de longe um prato saudável e bem equilibrado. Legal, não é?


Sabendo disso, é fundamental que o seu prato apresente sempre algumas dessas cores aqui:


ALIMENTOS VERDES

Alface de todos os tipos, brócolis, pimentão verde, couve, espinafre, escarola, agrião, rúcula, hortelã, manjericão… a cor verde não pode ficar de fora do seu prato, principalmente os vegetais verde-escuros. Afinal, apresentam, além da clorofila (o seu pigmento natural), minerais e vitaminas essenciais ao corpo, como a vitamina A e o ferro, por exemplo.


ALIMENTOS AMARELOS E LARANJAS

Cenoura, abóbora, pimentão amarelo, mamão, manga, laranja, pêssego, damasco… os vegetais e as frutas amarelo-alaranjadas devem marcar presença em suas refeições. Ricos em betacaroteno, esse grupo de alimentos é essencial ao bom funcionamento do sistema imunológico e da visão. Normalmente, também são ótimas fontes de vitamina C, um poderoso antioxidante.


ALIMENTOS VERMELHOS

Tomate, pimentão vermelho, morango, melancia, caqui, goiaba, framboesa… essa cor forte e vibrante também dá um show em nutrição. Repletos de antioxidantes, com destaque ao licopeno, esses alimentos são importantes aliados na prevenção de doenças e na manutenção da memória e da cognição.


ALIMENTOS ROXOS

Beterraba, repolho roxo, alcachofra, jabuticaba, uva, ameixa, figo… esses alimentos, bonitos por natureza, apresentam um importante combo nutricional. Ricos em resveratrol, antocianinas, flavonoides, catequinas, entre outras substâncias antioxidantes, auxiliam na proteção do coração e também no combate ao envelhecimento precoce da pele.


Viu, só? Motivos não faltam para caprichar na variedade de cores presentes em suas refeições. Inclusive, muitos estudos científicos já comprovaram que a promoção da saúde, bem como a proteção contra o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares, proporcionada pelo consumo de frutas, verduras e legumes não acontece da mesma maneira quando os nutrientes são consumidos de forma isolada. Ou seja, nada substitui um alimento de verdade no seu prato, beleza?


Além disso, é importante sempre lembrarmos da máxima que diz: “nós comemos com os olhos”. Essa frase demonstra a importância de um prato colorido, variado e bem organizado. Isso porque, a alimentação saudável é muito mais que a ingestão de nutrientes, é a forma como nos relacionamos com cada alimento que nos é oferecido. Comer é também celebrar a vida.


O QUE COMER EM UM CAFÉ DA MANHÃ SAUDÁVEL?

Para quem tem tempo de um café da manhã de hotel, ou para quem precisa correr um pouquinho para completar essa refeição: a verdade é que cuidar com carinho do seu café da manhã não tem preço.


Saiba que depois de um longo tempo em jejum, o seu corpo merece um pãozinho quente, uma fruta fresquinha, uma vitamina bem saborosa e aquele aroma de café caseiro... tudo isso para alimentar a alma, nutrir o corpo e te preparar para mais um dia!


Mas, quais são os nutrientes que não podem faltar em um café da manhã saudável? E em quais alimentos eu encontro esses nutrientes? Dá uma olhadinha nesse cardápio de café da manhã que preparamos para você:


cardapio-de-alimentacao-saudavel-para-o-cafe-da-manha

“E O NOSSO AMADO CAFEZINHO?”

Se você também é fã desta bebida tão brasileira, já sabe que não existe nada melhor para despertar e começar bem o dia. E não é por menos, afinal, são muitos os estudos científicos que investigam as consequências do consumo do café para a saúde, que vão desde o seu efeito protetor contra doenças do coração até o seu poder estimulante.


Esses efeitos do café no corpo, assim como alguns tipos de chás, ficam por conta de substâncias como a cafeína, um importante estimulante do sistema nervoso e do músculo cardíaco; os ácidos clorogênicos, que possuem atividade anticancerígena e propriedades antioxidantes; e os diterpenos, relacionados com o metabolismo das gorduras.


No entanto, é sempre importante lembrar que o equilíbrio é a palavra-chave para uma alimentação saudável. O consumo exagerado de café pode gerar insônia, taquicardia, hiperatividade, entre outras consequências desagradáveis. Então, bora aproveitar o cafezinho com moderação? Ah, também é recomendado não adicionar açúcar ou, pelo menos, reduzir a quantidade ao mínimo, visando evitar o consumo calórico excessivo, combinado?


“EU NÃO TENHO FOME DE MANHÃ. E AGORA?”

Essa é uma questão relatada por muitas pessoas. A ausência da sensação de fome ou, ainda, a falta de vontade de comer no início da manhã causa muitas dúvidas por aí. A verdade é que “está tudo bem”.


Cada corpo funciona de forma única, assim como cada organismo apresenta suas necessidades e os seus próprios mecanismos de percepção da fome e da saciedade. Afinal, a nossa forma de lidar com os alimentos, as refeições e os horários é bastante complexa e pautada em nossa memória alimentar e, claro, em nossos hábitos diários, certo?


O importante nessa situação é analisá-la: será mesmo que não sinto vontade de comer pela manhã ou apenas não tenho escutado os sinais do meu corpo? Será que tenho percebido a minha fome do jeitinho que ela merece? A falta de tempo, os atrasos matinais, o trânsito das grandes cidades, entre outras turbulências da vida, também podem te influenciar a pular essa refeição. Então, a dica de ouro é escutar o seu organismo e tentar, pouco a pouco, introduzir um café da manhã saudável em seu dia a dia.


“E SE O MEU CAFÉ DA MANHÃ FOR TAMBÉM O MEU PRÉ-TREINO?”

Se você vai para o treino logo depois do café da manhã e tem dúvidas de como transformar essa refeição em um pré-treino saudável, saiba que para esse momento é fundamental a presença de um alimento rico em carboidratos, para te dar energia e disposição para o exercício, além de uma bebida para começar o treino com a hidratação em dia. Veja essas possíveis combinações:


• Torradinha integral com creme de ricota e água de coco

• Banana com aveia em flocos e chá de hortelã

• Pão de milho com pasta de amendoim e suco natural de frutas

• Panqueca de aveia com geleia de frutas e água aromatizada


É muito importante que o seu café da manhã antes do treino seja uma refeição leve. Por isso, atente-se à quantidade de alimentos consumida, assim evitamos possíveis desconfortos, ok? E, claro, perceba como o seu corpo responde a cada treino e vá montando suas próprias combinações preferidas.


“E SE FOR O MEU PÓS-TREINO?”

Agora, se você acorda ainda mais cedo, treina e depois corre para o café da manhã, então isso aqui é para você!


Toda refeição pós-treino deve ser bem completa, afinal, é o momento ideal para recuperar o corpo que tanto trabalhou durante a atividade física. Precisamos de proteínas para recuperar os músculos, carboidratos para manter em ordem os estoques de energia, vitaminas e minerais para equilibrar o organismo e uma bebida saudável para repor os líquidos perdidos através do suor. Veja alguns exemplos de café da manhã pós-treino:


• Iogurte batido com frutas e salpicado com farelo de centeio

• Avocado toast bem caprichada com uma bebida vegetal de sua preferência

• Crepioca com um chá de capim-limão

• Omelete com queijo minas e um suco natural de frutas


“EU TENHO MUITA PRESSA DE MANHÃ. O QUE FAZER?”

Com a correria do dia a dia, é muito comum não ter tempo de preparar um café da manhã tão caprichado, no entanto, esse não pode ser um impeditivo para a sua nutrição matinal. É aí que entram as vitaminas! Práticas de preparar e consumir, essas bebidas podem ser um desjejum completo, cheias de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Veja essa delícia de exemplo:


SHAKE PRÁTICO E COMPLETÍSSIMO

Ingredientes:


• 1⁄2 banana congelada

• 1⁄2 polpa de maracujá

• 1 colher (chá) de matchá

• 150ml de bebida vegetal de sua preferência ou leite semidesnatado

• 1 colher (chá) de sementes de chia ou linhaça

• Gelo, caso queira


Modo de preparo: é só bater tudo no liquidificador e aproveitar! Você pode variar as frutas durante a semana e o matchá pode ser substituído por lascas de gengibre. Muitos nutrientes, muito sabor e um único copo :)


“EXISTE CAFÉ DA MANHÃ LOW CARB?”

Com certeza! Para quem está descobrindo a alimentação low carb, ou está procurando algumas opções de refeições com quantidade reduzida de carboidratos, saiba que é possível elaborar um café da manhã nutritivo com esse quesito.


O ponto principal de um café da manhã low carb é consumir alimentos que supram corretamente a sua necessidade de energia, como as fontes de proteínas e gorduras boas. Veja opções de alimentos que caem muito bem de manhãzinha e que podem fazer parte de um plano alimentar low carb:


• Alimentos lácteos: leite, iogurte natural, kefir, queijos, coalhada…

• Ovos

• Bebidas vegetais (“leite” de castanhas, de coco, de amêndoas…)

• Oleaginosas (castanha-do-Pará, castanha-de-caju, amêndoas, pistaches, avelãs) e sementes (chia, linhaça, gergelim, de abóbora, de girassol)

• Pães com receitas do tipo low carb

• Crepioca low carb preparada com ovos, farinha de linhaça e queijo

• Frutas in natura

• Creme de abacate

• Pastinhas de cogumelos

• “Pudim” de chia, entre outros.


Muitas opções saudáveis e variadas estão sempre disponíveis para você aproveitar o máximo da nutrição e do sabor - logo no início da sua manhã.


COMO MONTAR UM PRATO SAUDÁVEL NO ALMOÇO?

Você sabia que o almoço pode ser o momento mais importante para reabastecer o corpo e manter a nutrição em dia? Por isso é fundamental aprender a montar um prato saudável no seu tão sonhado horário de almoço. Então, mãos à obra. Pegue o seu prato e vem com a gente nesse passo a passo sem erro:


1.

Antes de tudo, faça um prato de salada bem colorido e variado. Nele devem estar as verduras e os legumes crus, como alface, agrião, acelga, rúcula, tomate, pepino, abobrinha, cenoura, beterraba, entre outros. Se preferir, pode usar um prato de sobremesa para esse momento, ok?;

2.

Depois, chegando no “prato principal”, comece preenchendo a metade do prato com vegetais cozidos, assados, refogados, grelhados, ou seja, com vegetais “quentes”. Aqui pode estar aquela abóbora assada com alecrim, aquela couve refogadinha com alho ou, ainda, aquele mix de legumes cozidos no vapor;

3.

Para a outra metade do prato, você deve:

a. Preencher ¼ com alimentos ricos em proteínas animais ou vegetais, como preferir. Por exemplo, carnes bovinas e suínas, frango, peixes, ovos, tofu, tempeh e leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico, quinoa, favas, soja);

b. Completar o ¼ restante com alimentos ricos em carboidratos, de preferência em sua forma integral, como arroz, massas, batatas, mandioca, mandioquinha, inhame, cará, cuscuz nordestino, couscous marroquino, cevadinha, e tantos outros...


Seguindo essa bonita arquitetura alimentar, é difícil errar em suas escolhas ou na quantidade de alimentos consumida. Pode confiar e aproveitar o seu almoço saudável, gostoso e balanceado.


“EXEMPLOS DE ALMOÇOS SAUDÁVEIS E COMPLETOS”

É de inspiração que você precisa? Então veja as nossas ideias para o seu almoço:


cardapio-de-alimentacao-saudavel-para-o-almoco

“DICAS DE ALMOÇO PARA QUEM QUER EMAGRECER DE FORMA SAUDÁVEL”

A redução do peso corporal, ou mesmo a manutenção de um peso saudável, é uma das pautas mais frequentes quando o assunto é nutrição. No entanto, é importante enfatizar que, quando necessário, o processo de emagrecimento deve ocorrer junto a um profissional de saúde e deve ser realizado de maneira saudável e responsável.


Isto é: nada de restrição alimentar, soluções milagrosas ou práticas não saudáveis, como pular refeições, ok? Todos os grupos de alimentos devem fazer parte de uma rotina equilibrada e sustentável. Sendo assim, veja dicas para te ajudar a alcançar seus objetivos de forma saudável:


• Favoreça a sensação de saciedade inserindo alimentos ricos em fibras alimentares, como as folhas, os legumes, os cereais integrais, os grãos e as frutas em saladas ou sobremesas;

• A sensação de saciedade também é aumentada quando o prato de salada “chega antes”. Consumir primeiramente os alimentos com baixa densidade calórica e ricos em vitaminas e minerais, como as verduras e os legumes, favorece o controle da saciedade e evita que se coma maior quantidade de outros alimentos, que, em geral, apresentam maior densidade energética;

• Tenha como base do seu almoço os alimentos in natura ou minimamente processados, como as verduras e os legumes frescos, os grãos, os cereais, os cogumelos, os ovos e as carnes, frango e peixes frescos ou congelados;

• Não só no almoço, mas em todas as suas refeições, evite o consumo de alimentos ultraprocessados, como macarrão e sopa instantânea, salgadinhos, refeições prontas com a presença de aditivos alimentares, refrigerantes e sucos “em pó”, por exemplo;

• Evite o consumo de frituras. Prefira sempre preparações assadas, cozidas, refogadas ou grelhadas;

• Utilize ervas e temperos naturais, como manjericão, alecrim, hortelã, salsinha, cebolinha, canela, cúrcuma, pimentas, cominho, entre tantas possibilidades. Assim você conta com os benefícios nutricionais desses ingredientes, realça o sabor e o aroma do seu prato, e evita a adição excessiva de sal e gorduras em suas preparações culinárias;

• Evite ingerir grande volume de líquidos durante o almoço e o jantar, pois pode dificultar a digestão dos alimentos. O consumo de bebidas adoçadas, como refrigerantes, sucos e chás, também pode contribuir com um aumento significativo das calorias dessa refeição, sem acrescentar benefícios nutricionais. Água, água aromatizada, chás e sucos de frutas naturais sem adição de açúcar podem ser as melhores opções;

• É importante comer calmamente, mastigando bem os alimentos, pois no processo de mastigação ocorrem estímulos que sinalizam a saciedade;

• Procure se alimentar em ambientes iluminados, silenciosos, limpos e organizados, que te permitam saborear cada alimento em sua plenitude.


Cabe lembrar que não é recomendada a adoção de qualquer tipo de dieta sem a orientação de um profissional de saúde, sendo que para um peso adequado e saudável a reeducação alimentar, a prática regular de atividade física e a adoção de outros hábitos de vida saudáveis são sempre as melhores escolhas. Lembre-se que o corpo “ideal” é o seu!

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...