terça-feira, 22 de setembro de 2020

HISTORIA : Uma mulher regava o jardim de sua casa e viu três velhos à sua frente.

 Uma mulher regava o jardim de sua casa e viu três velhos à sua frente.

Não os conhecia e disse:

- Não os conheço, mas devem ter fome. Por favor, entrem em minha casa e comam alguma coisa.
Eles perguntaram:
- O seu marido está em casa?
- Não, respondeu ela.
- Então, não podemos entrar.
Ao entardecer, quando o marido chegou, a esposa contou-lhe o sucedido.
- Ora, diz-lhes que entrem!
A mulher saiu e convidou os três senhores.
- Não podemos entrar os três juntos, explicaram os velhinhos.
- Porquê? – perguntou a senhora.
Um dos homens apontou para os companheiros e explicou:
- O nome deste amigo é Riqueza e aquele é o Êxito e eu chamo-me Amor. Agora, entre e decida com o seu marido qual dos três será convidado.
A mulher entrou e contou ao marido sobre os homens lhe disseram. O marido ficou muito feliz:
- Que bom! E já que o assunto é assim, convidemos a Riqueza! Que entre e encha nossa casa.
Contudo, a mulher não concordou:
- Querido, por que não convidamos antes o Êxito?
A filha que estava a ouvir a conversa disse:
- Não seria melhor convidar o Amor? A nossa casa ficaria, então, feliz...
- Vamos seguir o conselho da nossa filha - disse o marido à sua esposa - Por favor, convida o Amor para ser nosso hóspede.
A mulher saiu e disse:
- Convidamos o Amor para entrar.
O Amor avançou para dentro da casa e os outros dois seguiram-no. Surpreendida, a mulher perguntou:
- Apenas convidei amor, porque o seguem? Também vão entrar?
Os velhos responderam juntos:
- Se tivesse convidado a Riqueza, ou o Êxito, os outros dois ficariam de fora. Mas, como o Amor foi convidado, onde ele vai nós o seguiremos.

Quando se pensa, na adolescência, na vida futura que está em construção, todos nos dizem que devemos estudar para ter um bom trabalho e assim termos coisas boas: um bom carro, uma boa casa, tecnologia topo de gama… ou seja, tudo de bom que o dinheiro pode comprar.
Esta é uma forma de medir o sucesso e êxito profissional. Mas muitas vezes neste processo e para ganhar muito dinheiro, as pessoas vivem para o trabalho e esquecem a família e às vezes a própria saúde.
Não tem nada de mal em ser bem-sucedido profissionalmente, mas esse não deve ser o único foco da vida. E é para isso que esta história nos chama atenção.
Também nos recorda que precisamos uns dos outros para sermos felizes e que a melhor resposta pode vir de quem não esperávamos.
Pensa como gostarias que fosse um dia na tua vida daqui por 15 anos. Esse será um bom indicador para perceberes o que deves cultivar na tua vida atual.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

 


6 dicas para acolher as crianças em tempos de Covid

  2 min. leitura

Saiba que tipos de atitudes os adultos podem tomar para acolher as crianças em momentos desafiadores como a quarentena.

Vivemos um momento único na história e estamos todos tentando entender qual a melhor forma de lidar com os nossos sentimentos. Para os pequenos pode ser um momento muito mais difícil, afinal, eles ainda estão criando repertório emocional para lidar com as atividades do dia a dia. Como então criar um ambiente acolhedor para os pequenos em meio a uma pandemia?

Como acolher as crianças e seus sentimentos

Reunimos aqui algumas formas que podem ajudar nas relações com as crianças nesse momento que tanto precisa de empatia.

1 – Estimular a conversa

Nem sempre os pequenos saberão dizer exatamente o que estão sentindo e cabe aos adultos ajudá-los a expressar essas emoções. Não adianta só perguntar se está tudo bem, é preciso ser mais específico com perguntas pontuais que tragam uma reflexão menos automática. “Você está com saudade de alguém?”; “Que nota você daria para o seu dia hoje? Por quê?”; “Como você se sentiu durante a tarde?” são alguns exemplos práticos a serem aplicados.

Se mesmo assim o papo não fluir, tente transformá-lo em uma brincadeira. Você pode pedir para a criança desenhar o próprio coração ou ainda circular expressões que representam o que ela está sentindo no momento. O importante é mostrar-se disposto a ouvir e ajudar.
Aqui você pode acessar brincadeiras e jogos que ajudam as crianças a expressar seus sentimentos e lidar melhor com eles, de forma lúdica e divertida.

2 – Acolher todos os sentimentos

Ouça, de verdade, o que a criança tem a dizer. Se naquele dia, ela estiver com medo ou triste, não minimize ou menospreze o sentimento dela. Não interrompa a fala, ao invés disso mostre que está ouvindo com acenos de cabeça ou soltando “aham’s” durante a conversa. Lembre-se que todos os sentimentos são válidos e permitidos, é a forma com a qual lidamos com eles que nos faz melhor.

3 – Ser sincero

Às vezes achamos que precisamos ser fortes o tempo todo na frente dos pequenos, mas mostrar fragilidade é uma ferramenta de conexão poderosa. Compartilhar que você também está com medo ou que você está com saudade de alguém vai abrir espaço para novas conversas. Você pode inclusive usar as perguntas da dica anterior para contar sobre você também, reforçando que aquele é um ambiente seguro.

4 – Valorizar as relações dos pequenos

Assim como nós, as crianças também perderam vínculos sociais. Deixaram de ver os avós, os colegas de escola, os amiguinhos da vizinhança. Use a criatividade para matar a saudade através de encontros virtuais! Os avós podem ler um livro pela câmera, os colegas da escola podem fazer uma festinha online e os amiguinhos do prédio podem brincar de mímica à distância. O que não podemos é esquecer que as crianças estão na fase de aprender a socializar e privá-las dessas relações fere o desenvolvimento individual e emocional delas.

5 – Estimular experiências diferentes

O distanciamento social estimula várias sensações e uma delas é, com certeza, o tédio. Veja essa como uma oportunidade de realizar atividades para as quais você não teria tempo na correria de antes. Proponha desafios mais longos, que exijam paciência e acompanhamento diário. Plante uma horta, monte um quebra-cabeça (ajustando sempre a dificuldade para a idade) ou ainda, crie um jornal caseiro em que seu pequeno conte todas as novidades do dia em uma edição que a família toda preste atenção. Use toda a criatividade e imaginação para criar um ambiente caseiro que estimule a criatividade.

6 – Reforçar o motivo de estarmos em casa

Nos momentos mais difíceis é importante lembrar os pequenos do motivo pelo qual estamos em casa: para cuidarmos uns dos outros. O isolamento social é um ato de carinho ao próximo e de responsabilidade coletiva. Reforçar que logo estaremos juntos e cheios de saúde é uma forma de acolher as crianças e uma ferramenta importante para amenizar a frustração e ansiedade desse momento.

A CORAGEM DO MENINO

 

A CORAGEM DO MENINO   


  

Numa tarde, quando envolvido em seu trabalho, sem perceber pisou num
velho poço
, cuja boca estava coberta de  galhos e vegetação. O garoto caiu nele acidentalmente. O poço era profundo – quase dez metros! O pequeno pôs-se a gritar, porém, o som da  sua voz perdia-se no interior onde se encontrava.

Notando que o diâmetro do poço não era tão grande, pôs-se a  cavar

buracos com as mãos, de cada lado, e apoiando neles os pés, foi subindo, mas lá pela metade da escalada se fez escuro e o menino desistiu. Esperou até o dia seguinte.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Ao perceber a luz do dia, ele recomeçou de novo a subida heroica, mas, ao se aproximar do alto, desbarrancou um dos lados e ei-lo de novo no fundo. E foi tão infeliz na queda que acabou torcendo o pulso. Gemeu e chorou sozinho. Pediu a ajuda de Deus e perseverou lutando.

Finalmente, aproximou-se outra vez da boca do poço.  O coração batia-lhe no peito descompassadamente. Redobrando as energias, segurou-se com firmeza e num último impulso estava salvo em terra firme.Coberto de lama, esfolado e cheio de dores, o menino estendeu-se na grama, abriu os braços, olhou o céu azul e agradeceu a Deus por tê-lo salvo. Mais refeito da luta, desatou a correr, gritando e banhado em lágrimas.AMOR

A porta de sua casa encontrou a mãe aflita, com muita gente à sua procura.
Todos o ouviram narrar sua história repleta de peripécias e não se cansavam de admirar sua coragem, garra e espírito de luta.

De todos os lados chegaram os amigos e conhecidos, querendo que ele
repetisse mais uma vez toda a história. Depois dessa estranha e inesperada aventura, o menino tornou-se conhecido e ficou famoso pela capacidade de enfrentar destemidamente uma situação tão adversa.

Essa é uma história real, que apresenta uma criança forte e corajosa que,
com a ajuda de Deus, salvou sua própria vida, dando um extraordinário exemplo de perseverança, coragem e astúcia. Ele foi corajoso, porém, não se esqueceu de firmar  sua esperança naquele que pode socorrer ao aflito e necessitado, na hora da sua angústia.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...