quarta-feira, 16 de março de 2016

Jesus e os Dias de Hoje ( Momento Espírita).

















Jesus e os Dias de Hoje






Aqueles dias, nos quais esteve Jesus cantando as glórias de Deus, pelas terras da Palestina, eram dias de grandes dificuldades morais.


As aflições, dramas pessoais, dificuldades de relacionamento, de entendimento entre povos e culturas faziam-se constantes.

A incompreensão, o preconceito, a preocupação com a aparência externa e com o aspecto social era a tônica, nos relacionamentos, principalmente nas classes mais abastadas.
Não muito diferente dos dias de hoje. Em termos morais e valores íntimos, ainda somos muito parecidos com aqueles que encontraram Jesus, durante Seu périplo de amor.
Os dramas vivenciados há mais de dois mil anos, na intimidade daquele povo, se assemelham muito aos desafios emocionais que hoje enfrentamos.



POr isso, os conselhos de Jesus são ainda tão atuais.

Ele falava para um povo que vivia em um mundo sem recursos tecnológicos, utilizava de analogias e comparações que pudessem ser compreendidas, pelas gentes simples.

Não obstante, Seus conceitos e orientações são ainda atuais.
Jesus não Se preocupava com as coisas do mundo. 

Ensinava as coisas da alma.
Sem preocupar-Se com os valores temporais, era, por excelência, o Sábio dos valores da alma, que os conhecia em profundidade.

Assim, Seus conceitos atravessaram os séculos chegando até nós com atualidade arrebatadora.
Nestes dias onde o estresse emocional e a ansiedade são doenças crônicas, Jesus nos aconselha a deixar a cada dia suas próprias preocupações e necessidades, sem nos afligirmos com o futuro desconhecido.

Ensina-nos a ter confiança e fé em Deus. Serve-Se do exemplo das aves dos céus, que não semeiam, nem ceifam e dos lírios do campo, que não tecem, nem fiam, mas têm uma beleza incomparável, para falar da Providência Divina.

Alerta-nos a não termos atitude inercial, esperando um salvacionismo ilusório, dizendo-nos que é necessário buscar para achar e bater para que as portas se abram.

Nestes dias em que, muitas vezes, nos colocamos como omissos e descomprometidos com nossa vida em sociedade, Jesus nos fala que somos o sal da Terra. E o sal deve atender à sua finalidade de preservação e de sabor.

Quando se mostra tão frequente o descrédito com o ser humano, Jesus nos alerta que somos a luz do mundo e que devemos fazê-la brilhar em nós, através das boas obras que somos capazes de executar.

Nestes dias onde o ter costuma sobrepujar o ser, onde a cobiça e o comprar são as grandes sensações, é Jesus que nos alerta para não nos preocuparmos com tesouros que a traça e a corrosão consomem.

E mais: que onde estiver nosso tesouro, aí estará nosso coração.
Os conceitos de Jesus talvez jamais tenham sido tão importantes como nos dias desafiadores que registra a Humanidade.

Nestes dias, em que os valores e as instituições são questionadas e abalam-se, perante a sociedade e os homens, Jesus prossegue como Modelo e Guia.

É Ele a referência indispensável para bem atravessarmos os mares encapelados da atualidade, para que Sua luz seja o farol que nos haverá de conduzir ao porto seguro que nos aguarda, após a tempestade.




 Momento Espírita.




Vizinho Nota Dez




 Atitudes de um vizinho nota dez

Com algumas diferenças entre morar em um edifício ou em casa, ser bom vizinho implica principalmente em deixar de lado o egoísmo, ser solidário e usar de empatia.



FONTE: FAMILIA.COM.BR
  • A regra de ouro: "Não faça aos outros o que você não quer que seja feito a você" se aplica bem a quase todas as situações da vida!!!. Com seus vizinhos não será diferente. Conviver bem é uma questão de empatia e simpatia.


  • Como posso ser um bom vizinho?

    Com as sete atitudes a seguir você será um vizinho exemplar e querido em sua comunidade.
  • 1 – Simpatia

    Nada aproxima mais que um sorriso sincero. Quando um novo morador vier para a vizinhança, receba-o com um sorriso, apresente-se e dê boas-vindas. Mostre qual é sua casa ou apartamento e diga que se precisarem de algo, que o procurem. Levar um prato de biscoitos, ou um suco será muito simpático. Caso note que precisam, ofereça-se para ajudar com a mudança. Se disserem que não, que está tudo sob controle, não insista e despeça-se.
  • 2 – Conheça seus vizinhos

    Sempre os cumprimente quando os vir no portão, no elevador, ruas ou no comércio. Se cumprimentar pelo nome será ainda melhor. Faça perguntas no geral, de modo a não parecer curioso. Deixe que o novo vizinho lhe pergunte qualquer dúvida que tiver com relação à localidade. Não faça perguntas sobre a vida da família ou hábitos. Seja discreto. Aguarde um convite para visitá-los. A maioria das pessoas detesta visita surpresa. E se for convidado a visitá-los seja breve.
  • 3 – Respeite áreas compartilhadas

    Estacionamento é um bom exemplo. Não estacione de modo a bloquear a saída ou entrada de outros veículos. Não acelere seu carro ou moto de maneira barulhenta pela manhã ou tarde da noite. Estacione o seu veículo na sua vaga ou em frente à sua casa. Não tente aproveitar aquela árvore em frente ao vizinho para deixar seu carro mais fresquinho. É muito deselegante. Bater portas ou direcionar faróis altos nas janelas deles tarde da noite, só vai mostrar que você não é uma pessoa educada. Cuidado também com seu escapamento voltado para as janelas deles.
  • 4 – Cuide de sua casa e seu lixo

    Tente manter a fachada de sua casa limpa e seu jardim arrumado também para não enfear a vizinhança. O lixo deve ser colocado para fora no dia certo da coleta e em local protegido de cães e gatos. Eles costumam rasgar os sacos de lixo à procura de alimentos e espalhar o conteúdo pela calçada.
  •  Se for um condomínio com local próprio para depositar o lixo, coloque o lixo no local e no dia certo. Especial cuidado aos seus animais para que não invadam o quintal alheio ou comecem a latir tarde da noite. Recolha sempre os dejetos deles na rua ou áreas comuns aos moradores.
  • 5 – Barulho?

    Nada gera mais reclamações entre vizinhos. Se seu time ganhou o campeonato, comemore, mas não grite nas janelas e jamais use fogos. Pense em crianças dormindo, idosos acamados ou cardíacos e animais. Música alta, festas barulhentas que não são comunicadas com antecedência e que avançam noite adentro, arrastar de móveis ou limpeza tarde da noite são motivos para briga de vizinhos.
  •  Quem mora em apartamento e acorda cedo, evite fazer barulhos para não incomodar o vizinho do andar de baixo. Mulher, se seu apartamento não é carpetado, por favor, use chinelos de borracha para andar dentro de casa (uma vizinha de minha mãe que morava no apartamento de cima usava salto alto às 4 da manhã...)
  • . Os rapazes, principalmente aqueles que curtem um "batidão", guardem seu gosto musical só para si. A vizinhança não precisa (e nem quer) compartilhá-lo. Se for dar uma festa, avise aos vizinhos próximos a data, horário que começará e quando terminará. Convide-os para a festa e cuide do comportamento de seus convidados.
  • 6 – Não seja incendiário

    Não coloque fogo em lixo, mato ou qualquer coisa no seu quintal. Isso é um problema para quem lava roupas em casa, para quem tem pessoas com problemas respiratórios na família e incomoda a todos. Controle também a fumaça de sua churrasqueira e avise aos vizinhos próximos que dia a usará.
  • 7 – Seja solidário e útil à sua comunidade

    Ajude a quem precisar. Carregue as compras de sua vizinha, ofereça seu carro quando alguém precisar de socorro e não tiver carro ou não puder dirigir. Fique atento à casa do vizinho que está viajando. Ofereça-se para molhar as plantas ou cuidar dos animais enquanto viajam (se já for bem amigo deles). Comunique a todos qualquer anormalidade. Dê sempre uma "olhadinha" nos vizinhos idosos ou sozinhos, ofereça ajuda.
    Ser um bom vizinho é uma questão apenas de ser uma boa pessoa. Ser solidário, gostar de ajudar, detestar incomodar os outros e ser discreto. Aqui você pode baixar um Manual de etiqueta que tem, entre outros conselhos, como conviver bem com seu vizinho.
    Para finalizar, o conselho do Mestre sobre como agir com seu próximo:
    “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. [e]... Amarás o teu próximo como a ti mesmo. [...]” Mateus 22:37-40.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Como ser uma pessoa educada



Como ser uma pessoa educada

Como se tornar uma pessoa educada e conviver melhor com a sociedade. Aprenda algumas boas maneiras e compartilhe com outros, para que haja maior amor entre todos.
Com o mundo louco de hoje em dia, está cada vez mais necessário mostrar educação e paciência. Nos dias de hoje é raro encontrar alguém que seja extremamente educado em suas ações, não é impossível, mas é raro. QUERO DIZER CORRERIA , CORRERIA , AGITAÇÃO, MUITA PREOCUPAÇÃO , MUITOS AFAZERES  Antigamente isso já foi mais comum e parece que educação e gentileza são palavras do passado. MAS ISSO É JUSTO? Por não ter justamente isso que o mundo está do jeito que está.  VAMOS REFLETIR SOBRE ISSO? A falta de paciência de alguns com a falta de educação de outros.GERA INCOMPREENSÃO , DESCASO, AGRESSÃO E ATÉ VIOLÊNCIA FÍSICA.
Educação
educação é uma coisa que não vem dos dias de hoje, é bastante antigo, desde o tempo em que homem jogava sua blusa em cima de uma poça de água para a mulher passar, puxava a cadeira para ela sentar, entre outras coisas. Por muitos lugares que andamos hoje nem o básico “Muito obrigado” ouvimos. Palavras básicas e essenciais para evitar qualquer transtorno e ter o mínimo de educação “Muito obrigado”, “Com licença”, “Por favor” e “Me desculpe”, palavras assim são simples, mas nem todos utilizam. Não somente usar de tais palavras, mas evitar situações inadequadas também é sinal de boa educação.
E EUCAÇÃO VEM DE BERÇO.


Dicas

Se você deseja ser educado, confira algumas dicas que nós daremos. Primeiro de tudo é importante manter a calma e ter auto-controle. Ninguém é educado se fizer drama independente da situação. Chamar a atenção definitivamente não é sinal de uma pessoa educada, pois pessoas educadas são discretas, tente não utilizar palavrões, essa também é uma maneira de não chamar a atenção. 
Não fale sobre vulgaridades, uma pessoa educada não toca nesse tipo de assunto e a linguagem diz muito sobre o que a pessoa representa. 
Cuidar da aparência é essencial, pode ser esquisito, mas se você estiver bem cuidado e bem arrumado já passa uma impressão de uma pessoa mais educada. Ainda na aparência, tome cuidado com sua postura, uma postura desleixada é sinônima de desorganização e bagunça e não de educação.
respeito é um item extremamente importante da educação. Para se mostrar educado com alguém, respeite-a e você também será respeito, afinal gentileza gera gentileza. Todas essas dicas servem para o mundo inteiro e para que as pessoas possam muda-lo começando por si mesmas.

COMECE PELA SUA CASA, ESCOLA, TRABALHO, SUA RUA SEU BAIRRO
MUDE A SUA POSTURA A PARTIR DE HOJE . AGORA,  NÃO TENHA MEDO DE MUDAR DE ATITUDE, DAR UM TOQUE NA SUA VIDA PRA MELHOR. NÃO TENHA MEDO DE SER UMA PESSOA MELHOR. COM ATITUDES MELHOR. NÃO TENHA MEDO DA CRITICA, NÃO TENHA MEDO DE SER FELIZ, VAMOS NOS MELHORAR, VAMOS FAZER UM MUNDO MELHOR, É O QUE TODOS NOS QUEREMOS.




INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...