quarta-feira, 5 de maio de 2021

A flor mais bonita do jardim, uma história japonesa

 Nessa história japonesa, a protagonista é uma jovem que amava a beleza das flores, mas não sabia como cultivá-las. Os japoneses valorizam muito a arte do cultivo e sabem que algumas flores são mais difíceis de cultivar do que outras.

A flor mais bonita do jardim, uma história japonesa

Os japoneses valorizam muito a habilidade de algumas pessoas para o cultivo, seja uma flor, o intelecto, a amizade ou qualquer outro aspecto e valor. O simples fato de dedicar empenho e paciência a essa nobre arte é motivo de respeito para eles. É por isso que essa história japonesa fala exatamente sobre isso, sobre a arte de cultivar.

Dizem que, em uma remota cidade do país oriental, vivia um casal de idosos que era mais velho do que o próprio tempo. Eram ambos quase centenários e todos os admiravam porque tinham, conforme se dizia, o jardim mais bonito da Terra. Nele cresciam flores que ninguém mais era capaz de cultivar, e o aroma das plantas embriagava o ar por quilômetros ao redor.

Esta história japonesa diz que os idosos sabiam que não lhes restava muito mais tempo de vida. O que mais lamentavam era a despedida do jardim. Eles não queriam que o trabalho de uma vida inteira tivesse um destino incerto. Então, eles concordaram em dá-lo ao jardineiro que mais merecesse. Mas, qual seria?

“Nosso grande erro é tentar obter de cada um em particular as virtudes que não tem, e desprezar o cultivo das que possui.”
-Marguerite Yourcenar-

Flores em jardim

Um concurso maravilhoso

Depois de pensar nisso por vários dias, os idosos concluíram que era melhor fazer um concurso entre os jardineiros. Só assim seria possível saber qual deles era digno do fabuloso jardim. Então, pediram aos moradores da região para divulgar a notícia.

De acordo com essa velha história japonesa, os idosos difundiram a mensagem de que quem tivesse interesse em herdar o jardim, deveria comparecer à sua casa na primeira noite da lua cheia daquele mês. Aqueles que comparecessem receberiam uma tarefa. O cumprimento adequado da tarefa determinaria o resultado. A notícia correu como pólvora e os jardineiros mais prestigiosos do Oriente estavam interessados ​​em competir.

A empregada dos dois idosos tinha uma filha, que amava profundamente aquele jardim, mas nada sabia sobre jardinagem. É por isso que ela ficou triste quando soube do concurso. Com certeza o ganhador não permitiria que sua filha voltasse àquele lugar encantado, o que deixaria a menina muito triste.

A mulher contou à filha sobre o concurso, para que ela se preparasse para se despedir do lindo jardim. Contudo, essa história japonesa diz que a menina decidiu participar do evento, mesmo que não tivesse chance de ganhar.

A história japonesa 

Quando chegou a data marcada, os jardineiros mais famosos do Oriente estavam presentes. Assim como a filha da empregada, que queria pelo menos ver o jardim pela última vez. No momento exato, os idosos saíram e informaram que dariam uma semente a cada umOs competidores tinham que cultivá-la e, depois de três meses, quem trouxesse a flor mais bonita venceria o concurso.

A história japonesa conta que todos saíram muito animados, inclusive a filha da empregada. Era um teste justo e todos se dedicariam ao máximo para executá-lo da melhor maneira. A menina começou a cultivar a semente na manhã seguinte. Ela sabia que estava em desvantagem em relação aos experientes jardineiros, mas achava que o que não tinha em conhecimento, tinha mais do que suficiente em amor pelo jardim do casal. Então, faria todo o possível para cultivar a flor mais bonita.

No entanto, os dias foram passando e a semente não germinavaEla regava pacientemente. Colocava a semente sob o sol, deixava bater o vento, mas nada. Por mais cuidados que oferecesse, nada acontecia. A menina se sentiu aflita, mas também decidiu ir até o fim.

Planta nascendo

A flor mais bonita

O tempo passou e chegou o dia do testeSegundo a história japonesa, a semente da menina estava do mesmo jeito que no primeiro dia. Mesmo assim, ela quis comparecer para se despedir do lindo jardim que tanto amava. Talvez fosse a última vez que poderia vê-lo.

Começaram a chegar jardineiros de todos os cantos. Cada um trazia uma flor mais esplendorosa que a outra, com aromas requintados e cores maravilhosas A garota ficou surpresa. Ela nunca tinha visto muitas das espécies raras presentes naquela sala.

O casal de idosos começou a inspecionar cada uma delas. Observavam as flores cuidadosamente e as avaliavam. A história japonesa diz que quando chegaram onde estava a semente da menina, eles apenas olharam e seguiram em frente.

Quando chegou o momento do veredito, os idosos decidiram que a vencedora seria a filha da empregada. Ninguém podia acreditar. Vozes iradas foram ouvidas exigindo uma explicação. Então, os dois disseram que todas as sementes que eles haviam entregado eram estéreis. Portanto, deram o prêmio à moça porque ela era a dona da flor mais bonita e difícil de cultivar: a honestidade.

As peças que a vida nos prega

 https://www.equilibrioevida.com/2017/08/as-pecas-que-vida-nos-prega.html


"A vida é realmente uma caixinha de surpresas, ela nos prega peças inimagináveis, que a gente às vezes prefere rir para não chorar, é ou não é?


Preste atenção nesta frase: “A vida nos prega peças.”


A vida ao pregar peças, na verdade está te fornecendo novas peças para o novo quebra-cabeça que se formou, percebeu o pulo do gato?

 Então, a partir dessa nova informação como você encaixa as peças que a vida te dá agora? Você já parou para pensar em como você reage a uma situação que é inconveniente e desafiadora?

É preciso, avaliar as situações que parecem desagradáveis em um primeiro momento de coração aberto, é difícil eu sei, para mim também é um desafio. Eu já me senti triste diversas vezes com as peças que a vida me pregou. 
Mas, com o tempo, eu percebi que chorar e me lamentar só valia a pena se durasse pouco tempo, eu decidi que iria olhar para as situações desagradáveis e desafiadoras com um outro olhar.

 Quando a vida passou a rir de mim, ao invés de chorar por ela estar “tirando com a minha cara” eu decidi dar as mãos para a vida e sorrir junto com ela.



Por isso, eu te convido a olhar para as situações desagradáveis e desafiadoras com um novo olhar.
 Quando a vida te pregar uma peça, analise com calma onde você pode encaixar essa nova peça no quebra-cabeça do seu destino. 
Pode parecer confuso no início, mas tudo tem um propósito maior, mesmo a dor e o sofrimento (é difícil encarar assim, eu sei, mas não é impossível).

 Quando você para pra pensar, pode ser que essas situações embaraçosas de agora tenham um significado muito grande para a sua evolução moral e espiritual, pode ser que essa situação que para você é desafiadora sirva para te fortalecer e te tornar um ser humano muito melhor.

Feche os olhos, e pense na situação que te desafia neste momento, inspire e expire algumas vezes, olhe para essa situação como se você não fizesse parte dela, avalie com outra visão, como alguém que está de fora.

 Aceite o que aconteceu, porque já aconteceu, você já não pode voltar atrás, então, olhe para o agora. O que você tem em mãos? De uma forma amorosa, olhe para a situação e aprenda o que ela pode te ensinar?



Abra seus olhos, e respire calmamente. Já consegue sentir mais paz? Conseguiu se desvencilhar do sofrimento da situação desafiadora? Consegue enxergar a situação de uma forma mais clara? Eu espero que sim. 

Eu realmente espero que você consiga entender que as respostas estão todas dentro de você. Mas, você só consegue enxergar se desembaralhar os fatos.

A partir, de hoje quando você perceber que a vida está te pregando uma peça avalie onde esta peça pode se encaixar no quebra-cabeça do destino.

 A vida nunca deixa peças sem encaixe. Só que ela não te aponta o local onde você deve encaixar essas peças, ela simplesmente deixa que você aprenda, às vezes por tentativa e erro, outras vezes por observação, não importa, a vida não é má. Ela só quer que você cresça e floresça."

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...