quinta-feira, 10 de agosto de 2023

PELE SECA

 

Pele Seca: Características, Causas, Dicas e cuidados para mantê-la bonita e saudável


Considerado o maior órgão do corpo humano, a pele é capaz de proteger o organismo de agressões externas, como: fungos; bactérias; produtos químicos; mudanças climáticas e muito mais!

As peles secas, geralmente, podem ser consequência de ações externas, como, por exemplo, banhos quentes, exposição ao sol ou ao frio extremo, uso de medicamentos, entre outros motivos.

É hora de identificar se você possui a pele seca e quais cuidados você precisa tomar para recuperar a saúde e beleza desse tipo de pele.

O que é pele seca?

A pele seca não produz a quantidade ideal de oleosidade para lubrificar as regiões, precisando de cuidados excepcionais para manter-se saudável. Esse desequilíbrio na produção de nutrientes naturais pode ser uma condição natural da pele ou interferências externas, como, por exemplo, mudanças bruscas de temperaturas.

Pele Seca: características

Características da Pele Seca

A pele seca, quase sempre, é identificada pelo aspecto esbranquiçado, opacidade, coceira, textura escamosa, sensação de repuxamento, descamação e até, dependendo do caso, manchas vermelhas e feridas.

Essas características podem ser justificadas pelo desequilíbrio nas glândulas sebáceas, que não produzem a quantidade ideal de óleo natural para lubrificar a pele, deixando-a ressecada e sem luminosidade.

Pele Seca: causas

Peles secas possuem limitações na produção de oleosidade, o que podem ser causadas por vários fatores, como a genética, o clima, alterações hormonais, uso de medicamentos, banhos quentes, entre outros.

Esse tipo de pele pode ser ressecada em várias partes do rosto e corpo, principalmente as áreas mais expostas, como, face, braços e pernas.

Pele seca, desidratada ou ressecada? Entenda a diferença

Pode parecer a mesma coisa, mas existe uma leve diferença entre uma pele seca, desidratada e ressecada.

Geralmente, uma pele seca é caracterizada por ter menos oleosidade natural, ou seja, quando possui poucas glândulas produtoras de óleo, sendo essa uma característica biológica ou em alguns casos, por agressões externas. 

Já a pele desidratada, conta com a falta de umidade na derme, o que acontece por falta de água e não de óleo. Desta forma, é possível ter uma pele desidratada, porém, oleosa.

Por último, uma pele ressecada é similar a desidratada, mas pode necessitar de reposição de água e também de óleo.

Rotina de cuidados com a pele seca

Rotina de cuidados com a pele seca

Todos os tipos de pele precisam ter uma rotina de cuidados para manter a sedosidade, maciez e viço saudável, contudo, algumas peles necessitam de produtos mais apropriados para as suas necessidades, como as peles secas.

Elas precisam de fórmulas mais hidratantes, para higienizar sem ressecar e hidratar profundamente.

Rotina de cuidados para pele seca rosto

Sabonete

Peles secas quando são expostas a produtos de higienização não indicados para suas necessidades, apresentam aspecto esbranquiçado, áspero e sensação de repuxamento. Por isso, a orientação de especialistas é optar por um sabonete facial com substâncias hidratantes na fórmula, que limpe sem ressecar ainda mais esse tipo de pele.

Hidratante

Para manter a pele seca, macia e viçosa, use um hidratante com textura em sérum ou cremosa e que tenha alto poder hidratante e umectante.

Além disso, prefira cremes com toque seco, que hidrate profundamente sem deixar a pele pegajosa ou oleosa.

Protetor solar

Toda rotina skincare precisa ser finalizada com um protetor solar para garantir a proteção contra raios UVA/UVB, além das luzes nocivas dos aparelhos eletrônicos. Opte por um produto indicado para peles secas e com FPS 30 ou mais, para garantir alta proteção.

Pele seca com acne existe?

Pele seca com acne existe sim! De acordo com especialistas, esse fator pode ocorrer por uso inadequado de produtos cosméticos ou dermocosméticos, por isso é importante consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer rotina skincare.

Outros motivos que podem gerar acne em pele seca são: alergias e uso de alguns medicamentos, como, por exemplo, anticoncepcionais.

O que é bom para pele seca?

O que é bom para pele seca?

Peles secas precisam de cuidados frequentes e atenção redobrada dependendo da estação do ano. Por isso, incluir produtos que devolvam o líquido e a oleosidade é importante para prevenir qualquer dano. Confira a lista de produtos bons para pele seca!

Argila para pele seca

A argila vermelha é a mais indicada para peles secas, isso porque esse tipo de pele tende a ser mais sensível e danificada. Também é possível optar pela argila branca em peles secas e muito claras. Ambas oferecem propriedades hidratantes e restauradoras para esse tipo de pele.

Vitamina c para pele seca

A vitamina C é uma substância com alto poder hidratante e restaurador, ela contribui na prevenção do envelhecimento da pele, além de diminuir rugas e linhas de expressão.

Especialistas indicam a vitamina C para todos os tipos de pele, principalmente para secas e normais.

Óleo de rosa mosqueta para pele seca

Muito famoso para proporcionar brilho e viço saudável, o óleo de rosa mosqueta possui alto poder hidratante para peles ressecadas, proporcionando maciez e toque aveludado.

Babosa para pele seca

A babosa é uma planta muito utilizada em tratamentos cosméticos, ela possui ação hidratante, cicatrizante, restauradora e anti-inflamatória. Conhecida cientificamente como Aloe Succotrina e Aloe vera, é possível encontrar o componente em fórmulas de produtos para hidratação facial, corporal e até para cabelos. Contudo, é possível utilizar o gel da planta diretamente na região que deseja hidratar.

Ácido hialurônico para pele seca

ácido hialurônico é uma substância muito famosa nos dermocosméticos, sendo indicada para todos os tipos de pele, principalmente para peles secas e sensíveis. Ela garante uma permeação efetiva dos ativos hidratantes, garantindo hidratação profunda e reparação da pele ressecada.

Produtos para pele seca: o que não pode faltar na sua skincare

Produtos para pele seca: o que não pode faltar na sua skincare

Quer descobrir o que não pode faltar na sua rotina skincare pele seca? Confira os principais produtos indicados por profissionais de saúde e bem-estar da pele.

1. Sabonete para pele seca

Toda rotina skincare precisa ser iniciada com a limpeza facial, afinal, eliminar as impurezas do dia a dia, como a poluição ou maquiagem, são fundamentais para garantir a saúde da pele do rosto. Escolha um sabonete facial indicado para pele seca, que higienize sem ressecar ainda mais esse tipo de pele.

2. Esfoliante para pele seca

A pele seca precisa ser esfoliada uma vez por semana, pois ajuda a mantê-la renovada e com um toque aveludado. Contudo, é importante usar produtos indicados para esse tipo de pele, já que esse processo pode piorar a condição desse tipo de derme.

3. Tônico para pele seca

O tônico para pele seca faz parte do processo de higienização, pois limpa áreas que o sabonete não conseguiu atingir e equilibra o pH. O produto também possui ação hidratante sem deixar a pele oleosa, além de desobstruir os poros.

4. Sérum para pele seca

O sérum para pele seca auxilia no rejuvenescimento, hidratação e dependendo do ativo presente na fórmula pode até contribuir para uma pele mais firme e sem linhas de expressão. Opte por sérum com ácido hialurônico e vitamina C na composição.

5. Creme hidratante para pele seca

Assim como o sérum, o creme hidratante para pele seca contribui para uma hidratação da derme e reduz os sinais do envelhecimento. Esse passo é fundamental em uma rotina skincare para pele oleosa, já que repõe o líquido, vitaminas e oleosidade para esse tipo de pele.

6. Protetor solar para pele seca

Quem possui pele seca deve optar pelo uso de protetor solar para pele seca com ação hidratante e com ácido hialurônico na composição, já que o componente contribui para uma permeação melhor dos ativos, além de conter função hidratante, auxiliando na hidratação profunda da derme e protegendo dos efeitos nocivos do sol.

Rotina de cuidados pele seca corpo

Rotina de cuidados pele seca corpo

Cuidar da pele do corpo também é skincare, ok?! Para manter a região hidratada é necessário ter uma rotina de cuidados, assim como o rosto. Procure aplicar um hidratante corporal na pele do corpo, pelo menos uma vez ao dia, de preferência depois do banho. Além disso, opte por sabonetes corporais hidratantes, com fórmulas que limpam sem ressecar a derme.

Experimente também incluir um potente hidratante corporal na sua rotina de cuidados com o corpo. Escolha produtos com óleos vegetais ou manteigas na composição – um ingrediente muito usado nos hidratantes corporais é a famosa manteiga de karité, que, além de hidratar e nutrir profundamente a pele seca, ainda garante um aspecto macio e luminoso.

Dicas para pele seca

Para preservar a saúde e bem-estar da derme, selecionamos dicas para pele seca que podem ajudar a evitar danos ou sensação de desconforto. Confira!

1. Evitar o uso de buchas no banho

As buchas no banho podem trazer uma sensação de limpeza e refrescância, contudo, elas removem a camada protetora da pele, diminuindo a umidade e deixando a pele ainda mais seca.

2. Evitar banhos muito quentes

Não é indicado tomar banhos muito quentes e demorados, pois esse processo pode retirar a oleosidade natural da pele, o que serve como a barreira protetora, deixando a derme seca e desidratada.

3. Passar creme hidratante no corpo diariamente

Após o banho, use um hidratante no corpo, de preferência, indicado para pele seca para repor os nutrientes e umidade necessários para a saúde e bem-estar.

4. Beber 8 copos de água por dia

Para manter a pele saudável e com viço saudável, além de utilizar produtos cosméticos, é necessário ingerir, pelo menos, 2 litros de água por dia. De acordo com especialistas, o indicado é beber cerca de 35 ml por quilo.

Pele seca: Características, causas, dicas e cuidados para mantê-la bonita e saudável

Manter a pele seca, saudável e bonita não é uma tarefa fácil, contudo, é necessário manter uma rotina de cuidados com a pele adequada para evitar danos e desconfortos. 

Antes de iniciar seu tratamento facial ou corporal para pele seca, consulte um dermatologista para entender as principais necessidades da sua pele, afinal, cada pele precisa de uma rotina específica de cuidados diários.

Leia também: Guia da Pele Negra

Dicas para hidratar a pele do corpo e se livrar até das áreas mais ressecadas

 

Muitas vezes gastamos rios de dinheiro em produtos para hidratar, clarear e proteger a pele do rosto, e esquecemos totalmente da pele do nosso corpo. Esquecemos que o nosso corpo também precisa de hidratação, pois uma pele ressecada se torna desprotegida, suscetível a irritações e outras complicações.

O nosso corpo, apesar de coberto por roupas, está exposto a vários tipos de poluentes, radiação, agentes agressivos que com o tempo vão culminar em uma pele bem mais flácida e envelhecida. 

Se você sente sua pele sendo repuxada, cuidado! É um “sintoma” de peles já em estado de desidratação.

Muitas vezes deixamos à desejar nos cuidados corporais por falta de tempo, por falta de uma rotina, ou às vezes de não saber ao certo a melhor forma de fazer. Então deixamos aqui 7 dicas de como manter a pele do seu corpo sempre hidratada e quais passos você pode seguir para ter os melhores resultados, não apenas de hidratação mas caso você esteja utilizando algum cosmético de tratamento específico, como para celulite, flacidez ou estrias. Esses passos vão te guiar para ter os melhores resultados com esses tratamentos também!

Então vamos lá?

Dica n. 1 Não tome banho na água quente!

Todo mundo já ouviu que tomar banho quente é ruim pra pele. E realmente é. A água quente remove a oleosidade natural da pele e tende a ressecá-la ainda mais, além de danificar a microbiota da pele, uma barreira de proteção super importante. Quando a microbiota está danificada e em desequilíbrio, as chances de desenvolver problemas de pele aumentam, como irritações, coceiras, alergias e infecções. Dermatites por exemplo pioram muito com água quente. A água morna para fria, por outro lado, acalma a pele e não danifica a barreira cutânea de proteção.

Dica n. 2 Esfolie a pele no banho

No banho, comece a fazer a preparação para a hidratação. Como? Faça uma leve esfoliação. Você pode utilizar sabonetes com microesferas esfoliantes ou mesmo luvas próprias e buchas vegetais. Não é recomendável esfoliar a pele todos os dias, de 2 a 3 vezes na semana está mais do que bom. A esfoliação remove a camada externa da pele, facilita a penetração e aumenta a eficácia do produto.  Ela também estimula a circulação sanguínea, auxiliando na eliminação de toxinas e impurezas, e melhorando o aspecto da celulite.

Dica n. 3 Não se esqueça das áreas mais ressecadas

Áreas mais ásperas como joelhos, cotovelos e calcanhares precisam de atenção extra. Essas regiões tem menos glândulas sebáceas, que produzem óleo natural que lubrifica a pele. Além disso, estão sujeitas a muito atrito, outro fator de ressecamento. Procure utilizar produtos que contenham ácido salicílico e uréia, que vão auxiliar na esfoliação e são super hidratantes. Podem ser produtos do mercado ou mesmo manipulados. Então não esqueça delas durante a esfoliação.

Dica n. 4 Capriche na hidratação após o banho

Produtos que contenham óleos e manteigas vegetais são excelentes hidratantes, mas cremes que contenham ativos são ainda melhores. À noite é o período em que nossa pele se encontra em plena atividade, é quando ela se renova e regenera. Portanto é o melhor momento para caprichar naquele creme de tratamento, seja ele hidratante, para celulite, gordura localizada, flacidez ou estrias.

Dica n. 5 Faça uma drenagem corporal

Comece de baixo para cima, massageando as pernas e panturrilhas, coxas, bumbum. É possível fazer nessas áreas manobras de drenagem, fazendo movimentos suaves de baixo pra cima e direcionando as mãos nos pontos de drenagem. Por exemplo dos pés para os joelhos, massageie como se estivesse arrastando e mova em direção para atrás do joelho. Nas coxas e bumbum, direcione para a virilha, ao massagear os seios e região, direcione para as axilas. Esses movimentos favorecem a drenagem de toxinas, e proporcionam aqueles minutinhos de autocuidado, de relaxamento. Isso não vai tomar mais do que 10 minutinhos do seu tempo. Eu tenho certeza que você consegue se dar esse tempinho.

Dica n. 6 Hidrate o corpo ao longo do dia

Carregue um produto hidratante na bolsa e borrife no corpo durante o dia. Se o calor estiver grande e você sentir sua pele ressecada, repuxando, borrife águas termais ou águas dermatológicas no corpo durante o dia. Além de refrescar, são super práticas para hidratar e impedir o ressecamento da pele. O mercado está cheio de opções excelentes.

Dica n. 7 Capriche na ingestão de água

Beba bastante água. Sim!!! Não adianta passar todos os produtos do mundo para hidratar a parte de fora da sua pele se o seu organismo, se a parte de dentro, estiver desidratada. Beba em média 1,5L de água ou chás por dia. É uma dica clichê mas que faz toda a diferença na hidratação da sua pele.


quarta-feira, 9 de agosto de 2023

FAMILIA É TUDO. ! ! !

 


O laço mais lindo da vida é sempre o de uma família unida e repleta de amor.

A família é uma árvore de amor

Existem no mundo diferentes famílias. Família grande, família pequena… Família com pai, mãe e filhos, família com casal e um cachorro, família com pai e filhos, família com mãe e filhos, família com dois pais ou duas mães, família em que os avós são os pais, família de sangue, e família de coração.

A família é o amor que plantamos em solo fértil, com raiz forte e que cultivamos e cuidamos






constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos. Não é à toa que se compara a família a uma árvore. Afinal, o que é a família senão vários galhos unidos pela mesma raiz, e sustentados por um tronco comum, que precisa ser forte para suportar as intempéries da vida.

A família é feita de laços para durar. Não importa se é família de sangue ou de coração. O importante é que exista amor. As famílias de verdade são formadas por pessoas unidas, que se apoiam incondicionalmente, que querem o bem do outro, que se sacrificam reciprocamente sem pedir nada em troca, que celebram as conquistas e alegrias da vida juntas, e que oferecem os ombros como suporte para a dor e para o choro.

Há famílias que são planejadas, plantadas desde a primeira semente. Há famílias que brotam por acaso, em um solo pouco fértil. Mas as famílias realmente felizes, são aquelas que nutrem a vida de amor!

 


XxxFamília unida e feliz

Quando uma família é unida e forte, não há catástrofe que a derrube. Nossos dias são muito difíceis e o desgaste nas relações são frequentes. Somos consumidos pelo tempo e os momentos que compartilhamos, nem sempre são proveitosos. As tecnologias, apesar de úteis, afastam as pessoas. Pais, mães e filhos, lado a lado, mas cada um em seu mundo.

Já uma família unida, luta pelos interesses comuns. Todos os que a constituem, sabem que a felicidade é um processo lento e árduo. Por isso, eles valorizam cada instante que vivem juntos, ao preenche-los com amor e alegria.

Ver uma família feliz é cada vez mais raro. Mas as que conseguem garantem estabilidade para todos. Os problemas de cada um são mais facilmente vencidos, pois juntos lutam contra eles. Os sonhos de cada membro são conseguidos, pois todos se apoiam mutuamente.

Uma família unida e feliz é uma dádiva que dá trabalho, mas ainda assim, é um presente que sempre compensará.

 

 

xxxx

 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Cuide da sua família, afinal, ela é sua e de mais ninguém. Caso precise pedir desculpa por algum acontecimento, não deixe esse tempo passar e fazer com que essa mágoa fique se acumulando. O tempo é muito rápido e não vai esperar até que você fique realmente sem mágoas sobre determinado acontecimento. Esse é o seu momento, não deixe que ele passe.

 

Deixar e fazer com que sua família fique junta é um dos trabalhos mais difíceis, isso porque muitas vezes uns moram muito longe, outros não tem contato e muito mais, porém, se você tem essa oportunidade em suas mãos, não a perca e nem a deixe passar. É sempre muito importante saber cuidar daqueles que são importantes para o seu coração, faça o máximo possível.

 

A família é a raiz de quem somos, representa o amor que recebemos e a alegria do que vivemos


FABULAS - CURIOSIDADES E CONHECIMENTOS

 EU LI, GOSTEI E PUBLIQUEI.

Rebeca Fuks
Rebeca Fuks
 
Doutora em Estudos da Cultura


Quem não ouviu, quando era criança, algumas fábulas antes de dormir? Essas narrativas curtas, seguidas por uma lição de moralidade, fazem parte do imaginário coletivo e atravessaram séculos até alcançarem os dias de hoje.

Vamos conhecer agora o maior contador de fábulas — Esopo — e algumas das suas mais celebradas histórias.

A lebre e a tartaruga

A história que será contada a seguir é um clássico de Esopo que foi recontado por La Fontaine, outro grande impulsionador da divulgação das fábulas. A lebre e a tartaruga é uma típica fábula: não se sabe quando o evento se passou, nem onde, e os personagens centrais são animais com características humanas - têm sentimentos, falam, possuem consciência.

— Tenho pena de você —, disse uma vez a lebre à tartaruga: — obrigada a andar com a tua casa às costas, não podes passear, correr, brincar, e livrar-te de teus inimigos.

— Guarda para ti a tua compaixão — disse a tartaruga — pesada como sou, e tu ligeira como te gabas de ser, apostemos que eu chego primeiro do que tu a qualquer meta que nos proponhamos a alcançar.

— Vá feito, disse a lebre: só pela graça aceito a aposta.

Ajustada a meta, pôs-se a tartaruga a caminho; a lebre que a via, pesada, ir remando em seco, ria-se como uma perdida; e pôs-se a saltar, a divertir-se; e a tartaruga ia-se adiantando.

— Olá! camarada, disse-lhe a lebre, não te canses assim! Que galope é esse? Olha que eu vou dormir um pouquinho.

E se bem o disse, melhor o fez; para escarnecer da tartaruga, deitou-se, e fingiu dormir, dizendo: sempre hei de chegar a tempo. De súbito olha; já era tarde; a tartaruga estava na meta, e vencedora lhe retribuía os seus deboches:

— Que vergonha! Uma tartaruga venceu em ligeireza a uma lebre!

MORAL DA HISTÓRIA: Nada vale correr; cumpre partir em tempo, e não se divertir pelo caminho.

A lebre e a tartaruga

A cigarra e a formiga

A história da cigarra e da formiga talvez seja a mais famosa e difundida fábula de Esopo. A narrativa breve, de apenas um ou dois parágrafos, traz dois animais antagônicos como personagens: a formiga, símbolo do trabalho e do empenho, e a cigarra, representante da preguiça e da displicência. Enquanto a formiga pensou no longo prazo e trabalhou durante o verão para se abastecer no inverno, a cigarra, imediatista, passou o verão a cantar, sem pensar na estação que viria a seguir.

A cada bela estação uma formiga incansável levava para sua casa os mais abundantes mantimentos: quando chegou o inverno, estava farta. Uma cigarra, que todo o verão levara a cantar, achou-se então na maior miséria. Quase a morrer de fome, veio esta, de mãos postas, suplicar à formiga lhe emprestasse um pouco do que lhe sobrava, prometendo pagar-lhe com o juro que quisesse. A formiga, que não é de gênio emprestador; perguntou-lhe, pois, o que fizera no verão que não se precavera.

— No verão, cantei, o calor não me deixou trabalhar.

— Cantastes! tornou a formiga; pois agora dançai.

MORAL DA HISTÓRIA: Trabalhemos para nos livrarmos do suplício da cigarra, e não aturarmos a zombaria das formigas.

A cigarra e a formiga

Confira também a análise completa de A Cigarra e a Formiga.

O leão e o rato

A fábula do leão e do rato ensina o leitor sobre o ciclo da generosidade e o valor da vida em comunidade. Quando o rato precisou de ajuda, o leão o acudiu, algum tempo a seguir, quando foi a vez do leão estar em apuros, o rato esteve lá prontamente disposto a o amparar. A fábula nos estimula a praticar o bem e ensina que um dia podemos ajudar e no dia a seguir seremos ajudados.

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.

Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.

Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.

Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.

MORAL DA HISTÓRIA: Uma boa ação ganha outra.

A fábula do leão e do rato foi adaptada para desenho animado e está disponível na íntegra com um total de sete minutos de duração:

O lobo e o cordeiro

No caso dessa fábula de Esopo, o cordeiro e o lobo ocupam posições opostas. Enquanto o cordeiro representa a inocência e a humildade, sempre tentando justificar e contornar os problemas que lhe são apresentados, o lobo é símbolo da crueldade e da maldade.

Estava um lobo a beber água num ribeiro, quando avistou um cordeiro que também bebia da mesma água, um pouco mais abaixo. Mal viu o cordeiro, o lobo foi ter com ele de má cara, arreganhando os dentes.

— Como tens a ousadia de turvar a água onde eu estou a beber?

Respondeu o cordeiro humildemente:

— Eu estou a beber mais abaixo, por isso não te posso turvar a água.

— Ainda respondes, insolente! — retorquiu o lobo ainda mais colérico. — Já há seis meses o teu pai me fez o mesmo.

Respondeu o cordeiro:

— Nesse tempo, Senhor, ainda eu não era nascido, não tenho culpa.

— Sim, tens — replicou o lobo —, que estragaste todo o pasto do meu campo.

— Mas isso não pode ser — disse o cordeiro —, porque ainda não tenho dentes.

O lobo, sem mais uma palavra, saltou sobre ele e logo o degolou e comeu.

MORAL DA HISTÓRIA: Tentar evitar o mal daquele que já decidiu cometê-lo? Perda de tempo!

Para mais histórias, leia: Fábulas de animais.

A rã e o boi

A historinha da rã e do boi aborda sentimentos humanos frequentes como a inveja, a ira e a cobiça. Apesar de serem animais da floresta, as fábulas atribuem afetos humanos a seres animados e, muitas vezes até, inanimados. Nesse caso, a rã tem uma postura tipicamente narcisista ao tentar competir com o boi acerca do seu tamanho. O resultado final é trágico, mas a narrativa serve, de forma alegórica, como alerta para não alimentarmos sentimentos de disputa.

Uma rã estava no prado olhando um boi e sentiu tal inveja do tamanho dele que começou a inflar para ficar maior.

Então, outra rã chegou e perguntou se o boi era o maior dos dois.

A primeira respondeu que não – e se esforçou para inflar mais.

Depois, repetiu a pergunta:

– Quem é maior agora?

A outra rã respondeu:

– O boi.

A rã ficou furiosa e tentou ficar maior inflando mais e mais, até que arrebentou.

MORAL DA HISTÓRIA: Quem tenta parecer maior do que é se arrebenta.

A rã e o boi

A raposa e o corvo

A raposa é dos animais mais habituais nas fábulas de Esopo. Caracterizada pela sua esperteza atroz, a raposa frequentemente encontra soluções fora do convencional para conseguir aquilo que deseja. No caso da história da raposa e do corvo, vemos como a raposa, através da sua malandragem, rouba o corvo (que, por sua vez, já havia roubado um queijo). A história nos ensina os perigos da vaidade e da soberba. Pego pela armadilha pregada pela raposa, o corvo, convencido, perde aquilo que tinha e tanto desejava.

Um corvo roubou um queijo, e com ele no bico foi pousar em uma árvore. Uma raposa, atraída cheiro, desejou logo comer o queijo; mas como! a árvore era alta, e o corvo tem asas, e sabe voar. Recorreu pois a raposa às suas manhas:

- Bons dias, meu amo, disse; quanto folgo de o ver assim belo e nédio. Certo entre o povo aligero não há quem o iguale. Dizem que o rouxinol o excede, porque canta; pois eu afirmo que V. Exa. não canta porque não quer; se o quisesse, desbancaria a todos os rouxinóis.

Ufano por se ver com tanta justiça apreciado, o corvo quis mostrar que também cantava, e logo que abriu o bico, caiu-lhe o queijo. A raposa o apanhou, e, safa, disse:

- Adeus, Sr. Corvo, aprenda a desconfiar das adulações, e não lhe ficará cara a lição pelo preço desse queijo.

MORAL DA HISTÓRIA: Desconfiai quando vos virdes mui gabados; o adulador escarnece de vossa credulidade, e prepara-se para vos fazer pagar por bom preço os seus elogios.

A fábula contada por Esopo foi adaptada para desenho animado. Confira o curta metragem abaixo:

As fábulas mais celebradas de Esopo

É difícil garantir quais foram as fábulas efetivamente contadas por Esopo na longínqua Grécia, uma vez que boa parte do que foi redigido perdeu-se ou não foi propriamente assinado, tendo sido conferido posteriormente a ele. Reunimos aqui algumas das fábulas mais famosas que são atribuídas ao maior contador de fábulas:

  • A raposa e as uvas

Conheça o artigo completo sobre a fábula A raposa e as uvas.

  • A tartaruga e a lebre

  • O lobo e o cordeiro

  • A formiga e o escaravelho

  • O asno e a carga de sal

  • O lobo e as ovelhas

  • O cervo e o leão

  • O cão e a sombra

  • O lobo e o cão

  • O cervo, o lobo e a ovelha

  • O lobo e a cegonha

  • A andorinha e as outras aves

  • O lobo e a garça

  • A raposa e o corvo

  • O leão, a vaca, a cabra e a ovelha

  • O asno e o leão

  • A rã e o touro

  • O cavalo e o leão

  • A porca e o lobo

  • A raposa e o leão

  • O rato e a rã

  • O galo e a raposa

  • O cão e a ovelha

  • A raposa e o corvo

  • As lebres e as rãs

  • A porca e a loba

  • O lobo e o cabrito

  • O cão e a sombra

  • O leão e o rato

  • A gralha e os pavões

Quem foi Esopo?

Pouco se sabe sobre Esopo, há quem duvide até da sua existência. A primeira referência ao escritor foi feita por Heródoto, que comentou o fato do contador de fábulas ter sido escravo.

Nascido supostamente no século VI a.C. ou VII a.C., na Ásia Menor, Esopo foi um contador de histórias de imensa cultura que foi capturado e levado para a Grécia para servir como escravo.

Esopo fez tanto sucesso na Grécia que o escultor Lisipes ergueu uma estátua em sua homenagem. O contador de fábulas teve um final de vida trágico, sendo condenado à morte por um crime que não cometeu.

Heráclides do Ponto, sábio da época alexandrina, escreveu comentando a condenação de Esopo a pena de morte. Supostamente o contador de fábulas havia furtado um objeto sagrado e a morte foi a sua punição cabal.

Artistófanes também confirmou a mesma tese de Heráclides e deu pormenores do ocorrido: Esopo, ao visitar Delfos, provocou os habitantes argumentando que eles não trabalhavam, viviam apenas das oferendas dedicadas ao deus Apolo. Furiosos, os habitantes plantaram na mala de Esopo uma taça sagrada. Quando o furto foi descoberto, Esopo recebeu uma punição fatal: foi atirado de um rochedo.

Conhecemos o trabalho realizado por Esopo graças ao grego Demétrio de Falero (280 a.C.), que reuniu, no século IV a.C, as histórias contadas. O monge bizantino Planúdio, também reuniu, no século XIV, outras tantas narrativas.

Busto de Esopo
Busto de Esopo localizado em Roma.

O que são as fábulas?

A fábula veio do conto, e se diferencia dele porque o contador explicita nela uma lição de moral. As fábulas também possuem frequentemente apenas animais como personagens. A esses animais são atribuídas características humanas.

As fábulas foram criadas no Oriente e se espalharam ao redor do globo. Acredita-se que o percurso tenha sido da Índia para a China, então para o Tibete e depois para a Pérsia.

Dizemos frequentemente que a origem das fábulas foi a Grécia porque lá as histórias ganharam os contornos que conhecemos hoje.

As primeiras fábulas registradas são do século VIII a.C. O primeiro volume encontrado (Pantchatantra) foi escrito em sâncrito e depois foi traduzido para o árabe.

Esopo foi um dos mais famosos contadores - embora não tivesse sido o inventor do gênero nem sequer das histórias que contava - e ficou famoso por ter difundido o gênero.

Não sabemos ao certo quantas histórias chegou a criar, foram encontrados uma série de manuscritos ao longo do tempo, embora seja impossível garantir a autoria. O maior especialista na produção de Esopo foi o professor francês Émille Chambry (1864-1938).

Leia as fábulas na íntegra

Algumas das principais fábulas de Esopo estão disponíveis para download gratuito em formato PDF.

Conheça ta

INICIO

FAMILIA : Família é uma Árvore de Amor

  O laço mais lindo da vida é sempre o de uma família unida e repleta de amor. A família é uma árvore de amor Existem no mundo diferente...