terça-feira, 7 de julho de 2015



COMPORTAMENTO - OTIMISMO MELHORA A SAÚDE 

 

É possível «aprender» a ser otimista? A resposta é: claro que sim! Se até hoje só tem conseguido ver o lado negativo de tudo o que lhe acontece na vida ensina-o a ver o copo «meio cheio» em vez de «meio vazio».

Siga este plano prático de 10 passos e torne-se mais otimista. Mas, antes de continuar a ler, lembre-se que a chave do otimismo está, acima de tudo, dentro de si.
 

 
 
1. Decida-se e comprometa-se
O primeiro passo é decidir, conscientemente, que quer ser mais otimista. Não basta pensar nisso de vez em quando. Assuma o «compromisso» na sua agenda, diário, ou blogue: «A partir de hoje...»
 
 
. Seja firme na mudança
Não é fácil mudar de um dia para o outro. Normalmente acomodamo-nos a velhos hábitos que, embora possam ser prejudiciais, já nos acompanham desde sempre, pelo que é necessária persistência para substituí-los por novas atitudes mais positivas. Escreva o que quer mudar em concreto e não vacile.
 
 

3. Pense positivo
Substituir pensamentos negativos por pensamentos positivos é a regra essencial. Pense: «Eu vou conseguir.», «Não há-de ser grave.», «Vai correr tudo bem.» Diz a especialista que «ao mudarmos a qualidade dos nossos pensamentos, conseguiremos mudar a qualidade das nossas vidas». 
 
4. Valorize o lado bom
Há sempre um lado positivo em tudo o que lhe acontece e é nessa perspetiva que deve enfrentar os seus problemas.
«Ao mudar o foco da sua atenção para o lado positivo de cada situação, estará a desenvolver uma visão mais positiva da vida, o que contribuirá para gerar em si um maior bem-estar, aumentando a sua auto-confiança, e a sua determinação para avançar rumo aos objetivos.»
5. Entusiasmes
A linguagem veicula sentimentos, e a verbalização dos aspectos negativos só os torna mais fortes. Não se queixe do frio, do trânsito, do stress. Não há qualquer utilidade nisso e só a fará sentir-se pior. Em vez disso, pense em formas de contornar o problema e sorria.



6. Rodeie-se de boas pessoas
Construa e mantenha relações pessoais gratificantes e dotadas de boa-disposição com pessoas que tenham uma atitude optimista. Se não têm ajude-as a mudar. A especialista considera que «estas relações são fundamentais, principalmente nos momentos mais difíceis».
 Mantenha uma comunicação positiva – use uma linguagem alegre e entusiástica, incentive e valorize os outros mas seja também a sua própria fonte de motivação», recomenda a especialista.
 

7. Mexa-se
Diz a especialista que «fazer exercício físico contribui para melhorar o seu estado de ânimo e a sua energia, favorecendo o seu bem-estar geral». Por isso não se acanhe: caminhe, salte, corra, dance... Acima de tudo, divirta-se!

8. Você é quem manda
Você é o autor do seu próprio “filme” e não uma mero espectador. Defina metas e lute por alcançá-las. «Foque-se no que quer ter, em vez de se queixar do que não tem. Ao definirmos objectivos que nos entusiasmam sentimo-nos mais confiantes e desencadeamos acções que nos levam a alcançá-los.»

9. Faça rir os outros
Desenvolva o seu sentido de humor e não tenha receio de dar uma boa gargalhada. Aprenda, também, a rir das coisas menos boas. «Sorria mais, ria mais, brinque mais e verá como se sentirá melhor consigo e com os outros.»

10. Seja solidário
Participe em acções de solidariedade ou de apoio voluntário a algum grupo ou população mais necessitada. «Ao contribuir para a felicidade dos outros estará a contribuir para a sua própria felicidade.». Ajude.

Fontes:  Ana Catarina Alberto com Maria do Carmo Oliveira (psicóloga, especialista em Psicologia Positiva e fundadora do Clube do Optimismo). Portugal
 
 
 

DUVIDA SOBRE SOLUÇO?

 

 Soluço – saiba quando você deve começa a se preocupar

 É comum ouvirmos que comer rápido, beber refrigerante ou rir muito pode causar soluço, certo? E que tomar água com açúcar ou levar um susto resolve o problema? Não é bem assim...





Vamos primeiro entender o que é o soluço. É uma contração involuntária, intermitente e espasmódico do diafragma e dos músculos intercostais. Esta contração dá origem a uma inspiração súbita e termina com o fechamento abrupto da glote, o que gera o som de "hic" característico. Na maioria das vezes é inofensivo, possui uma frequência média de quatro por minuto e desaparece espontaneamente em alguns minutos.
Segundo o médico-cirurgião do Einstein, Dr. Sidney Klajner, o mecanismo que causa soluço ainda é desconhecido e envolve as vias neurológicas que formam um arco reflexo. Essas vias abrangem nervos como o frênico (diafragma), o vago (responsável pela inervação de grande parte das funções digestivas) e conexões no sistema nervoso central. Não se sabe se há algum papel fisiológico para o soluço. No útero, acredita-se que soluço no feto tem a ver com exercícios respiratórios, antes do nascimento.
O soluço pode ser dividido em três categorias baseadas em sua duração:
  • os episódicos, que podem ser causados pela hiperdistensão gástrica ("comer demais"), pela ingestão de bebidas gasosas e aerofagia (mascar chicletes, tabagismo) e insuflação do estômago durante endoscopia.
  • os persistentes e os intratáveis, que podem levar a efeitos adversos com desfechos graves como desnutrição, perda de peso, insônia, fadiga, estresse mental e prejuízo da qualidade de vida.
"Pouco se sabe sobre a incidência de soluções intratáveis ou persistentes. Apenas alguns estudos demonstraram que mais de 200 casos de soluço persistente ou intratável apresentavam-se na maioria em idosos do sexo masculino e com doenças associadas", explica o médico.

Diagnóstico e tratamento

Soluços episódicos, por serem habituais e por cessarem espontaneamente, não necessitam de avaliação. No caso de soluços persistentes por mais de 48 horas, há necessidade de investigação de alguma causa que se apoia em doenças clínicas. A investigação se inicia por uma anamnese minuciosa (entrevista detalhada com o profissional de saúde) e por exames complementares, como os de sangue, ressonância magnética, broncoscopia, endoscopia, teste de função pulmonar, entre outros.
"Não há estudos completos e minuciosos a respeito do tratamento do soluço, apenas estudos observacionais. Caso seja encontrada alguma doença relacionada, o tratamento, então, deve ser direcionado àquela doença", afirma o Dr. Sidney.
Algumas manobras físicas podem ser realizadas a fim de parar os incômodos "hics".
  • prender a respiração ou soprar contra um obstáculo
  • estimular a nasofaringe ou a garganta por meio de ingestão de água gelada, gargarejo ou ingestão de açúcar puro
  • fazer pressão sobre os olhos para estimular o nervo vago
  • manipular o diafragma – fazer flexão das coxas sobre o tórax ou apoiar o tórax contra uma superfície.
Contudo, se tudo isso não der certo e for diagnosticado um caso de soluço persistente ou intratável, algumas drogas podem ser utilizadas.
"Terapias alternativas mostraram algum resultado em casos selecionados, como hipnose e acupuntura. A cirurgia para o bloqueio do nervo frênico e para a implantação de um marca-passo respiratório pode ser utilizada em casos refratários e com resultados ainda em estudo," finaliza o médico-cirurgião.


óleos essenciais em tratamentos



Utilizações dos óleos vegetais e óleos essenciais em tratamentos de pele

Propriedades dos óleos vegetais e essenciais e suas utilizações na saúde, beleza e proteção da pele




Diversos óleos vegetais e essenciais possuem propriedades benéficas para a pele, promovendo tratamento natural, combatendo afecções variadas e protegendo a pele. Destacamos alguns destes óleos por suas excelentes qualidades e por substituírem de maneira eficaz produtos industrializados não-veganos e/ou agressivos à saude e ao ambiente.



Resultado de imagem para Oléo vegetal de BuritiOléo vegetal de Buriti– É um excelente filtro solar, que pode ser passado diretamente no corpo. Possui grande concentração de betacaroteno, que combinado com o ácido oleico, explica sua capacidade de absorver e emitir luz. E com uma vantagem em relação a outros óleos: o óleo de buriti absorve até a luz ultravioleta (UV) e uma pequena parte da luz visível, funcionando como um filtro do tipo de radiação prejudicial à saúde. A aplicação deve ser uniforme, para não causar manchas na pele.

Resultado de imagem para Óleo vegetal de CopaíbaÓleo vegetal de Copaíba – Utilizado por índios como anti-séptico, germicida e cicatrizante. Eficaz no tratamento de diversas doenças pele, como feridas, eczemas, psoríase, urticárias e acne. Atua também como anti-inflamatório. Pode ser utilizado para tratar afecções do couro cabeludo tais como caspa e seborréia, além de agir como doador de brilho.

Resultado de imagem para Óleo vegetal de RícinoÓleo vegetal de Rícino – Alguns problemas na pele são causados por fungos e bactérias, e o óleo de rícino é altamente eficaz no seu tratamento, pois possui ácido undecilênico, que tem ação fungistática.
 Micose, úlceras de pele, erupções cutâneas, verrugas, prurido cutâneo,  queimaduras de sol etc. são alguns exemplos de doenças tratáveis com esse óleo. Fissuras nos tornozelos e pés podem ser tratados com o óleo, bastando massagear os pés após imersão em água quente por um curto período de tempo. Rugas que aparecem ao redor dos olhos também vão desaparecendo com o uso dele, que promove a produção de colágeno e elastina.



Resultado de imagem para Óleo essencial de lavandaÓleo essencial de lavanda – É um excelente anti-séptico e cicatrizante. Pode ser usado em queimaduras, feridas, picadas de inseto, ferroadas de abelha, dermatites, bolhas e qualquer tipo de inflamação de pele.



Óleo essencial de cedro – possui ação sedativa, adstringente e anti-séptica, atenuando os comichões. É muito bom para acne, pele oleosa e seborréia (cabelo oleoso, caspa),  eczema, dermatite e psoríase.  É ótimo repelente, incluindo mosquitos, traças, larvas de carunchos e até ratos.

  Óleo essencial de citronela  É antisséptico e também funciona como ótimo repelente de insetos, sendo seguro tanto para humanos quanto para animais. Pode ser usado na pele ou em aromatizadores de ambiente para espantar os insetos.


Importante: Os óleos essenciais são altamente concentrados e por isso não devem ser utilizados diretamente sobre a pele; antes de aplicar, dilua em óleo vegetal, como óleo de amêndoas, de girassol, de rícino, de copaíba, de semente de uva, etc. 
 Dilua até 20 gotas de óleo essencial em 3 colheres de sopa de óleo vegetal (aproximadamente 30 ml). Alguns óleos podem causar irritação da pele de pessoas sensíveis; notando sinais de reação, suspenda o uso.

Fontes de consulta: Phytoterápica  – R7Terra da Gente



VERSÕES BRASILEIRAS MÚSICAS DE QUALIDADE


 VERSÕES BRASILEIRAS MÚSICAS DE QUALIDADE





 1) Hey Jude, versão de Kiki Zambianchi para Hey Jude , dos Beatles

) Eu te Amo, versão de Zezé di Camargo & Luciano para And I Love Her, dos Beatles

  A Minha Fantasia, versão do Só Pra Contrariar de It Ain't Over Till It's Over, do Lenny Kravitz

 ) Feche os Olhos e Sinta, versão de Renato e seus Blue Caps para All My Loving, dos Beatles

 É Por Você Que Canto, versão de Leandro e Leonardo para Sound of Silence, de Simon And Garfunkel

 Zero a Zero, versão de Seu Jorge para Rebel rebel, de David Bowie

 Romance no Deserto, versão de Fagner para Romance in Durango, de Bob Dylan

 Essa Noite foi Maravilhosa, versão de Leandro e Leonardo para Wonderful Tonight, do Clapton

 É Tanto, versão de Skank para I Want You de Bob Dylan

  Não Chore Mais, de Gilberto Gil, versão de Woman no Cry, de Bob Marley

 Hey Joe, de O Rappa, versão de Hey Joe, de Jimmy Hendrix

  Era um Garoto que Como eu Amava os Beatles e os Rolling Stones, versão dos Incríveis e mais tarde dos Engenheiros do Hawaii para Era um ragazzo che Come Me... de Gianni Morandi

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...