sexta-feira, 16 de novembro de 2018

MAIS SAÚDE NA MESA




PÁPRICA - é um condimento muito utilizado na culinária, mas acredito que a maioria das pessoas, assim como eu, não sabia da quantidade de benefícios que esse condimento pode fornecer ao nosso organismo. Por isso, vamos aprender mais sobre as propriedades, usos e benefícios dessa especiaria doce, mas que também pode ser picante e, quanto a esse aspecto, também aprenderemos o porquê neste artigo. 


1. O que é páprica? A páprica, conhecida por portugueses como colorau, é um condimento de origem latino-americana (América Central e México), mas também é muito utilizada em outros países, como a Hungria, por exemplo, que é o maior consumidor e produtor de páprica da Europa.
Ela é obtida de uma espécie de pimenta ou pimentão seco e moído, cujo nome em latim é conhecido como Capsicum annuum e sua coloração vermelha ou amarela depende da variedade do pimentão ou pimenta com que foi produzida.
A páprica serve para colorir os alimentos de como por exemplo leguminosas, legumes, pães, arroz, etc. Se é picante ou não, vai depender da espécie de pimentão utilizado que pode variar entre o pimentão doce (mais comum), à versão mais picante extraída da pimenta caiena.
capsaicina presente nos pimentões e nas pimentas é o que deixa a páprica mais ou menos picante, variando numa proporção de 0,005% na versão menos picante, a 0,1% nas espécies mais picantes. O sabor da páprica é obtido a partir de um óleo composto por hidrocarbonetos, ácidos graxos e ésteres e vitamina C.
2. Como utilizar a páprica?
Na culinária, a páprica doce é mais utilizada para dar uma coloração aos pratos. Já a páprica picante é mais utilizada por aqueles que gostam de preparos mais apimentados.
A indicação para iniciantes é utilizar a páprica no preparo de pratos simples como arroz, batata (assada ou frita), carnes (no caso de não vegetarianos), tortas salgadas, legumes, molhos ou onde mais achar que combine, pois o que vale nessa hora é a criatividade e o gosto pessoal.
No entanto, deve-se tomar cuidado para que a páprica não seja fervida, pois ela pode deixar os alimentos com um sabor amargo. Por isso, recomenda-se que ela seja acrescida à receita no final do preparo, tendo seu cozimento por no máximo 5 minutos.

3. Benefícios da páprica
Além de dar cor aos alimentos e sabor picante, se este for de sua preferência, a páprica também pode contribuir positivamente com diversos benefícios para nossa saúde:
·           Super antioxidante - A páprica é riquíssima em antioxidantes carotenóides, os quais ajudam a combater doenças e previnem o estresse oxidativo que acumulam radicais livres no corpo. Dentre eles podemos citar o betacaroteno capaz de prevenir e reduzir doenças cardíacas e câncer; o beta-criptoxantina capaz de diminuir a inflamação de doenças como a artrite; luteína e zeaxantina importantes na saúde dos olhos e no combate de moléculas que levam à degeneração celular.
·         Distúrbios autoimunes - A capsaicina presente na páprica estimula reações biológicas no tratamento de doenças autoimunes, as quais acometem em geral cérebro, pele, boca, pulmões, seios, tireóide, articulações, músculos, supra-renais e funções do trato gastrointestinal. A vitamina A aumenta a imunidade e ajuda o corpo a reagir contra doenças crônicas.
·         Câncer - Segundo o Dr. Juliano Pimentel, a capsaicina também pode ajudar no tratamento e prevenção do câncer (em especial do gástrico), devido ao fato de ser responsável por alterar as vias de sinalização que limitam o crescimento do câncer e suprimir os genes que aumentam o tamanho dos tumores.
·         Diabetes - A páprica ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e a controlar a diabetes devido à capsaicina que melhora o processo de digestão.
·         Saúde ocular - Além da vitamina A, da luteína e da zeaxantina, a páprica também é rica em vitamina B6 que ajuda a manter a saúde dos olhos e pode retardar a degeneração macular.
·         Coração - A páprica ajuda a manter o saúde do coração e do sistema cardiovascular em ordem, pois a vitamina B6 ajuda a baixar a pressão arterial elevada e trata os vasos sanguíneos danificados. Bem como a capsaicina contribui para o aumento do colesterol bom (HDL).
·         Pressão arterial - A capsaicina ajuda a relaxar os vasos sanguíneos auxiliando no controle da pressão arterial.
·         Pele - Devido à presença de betacaroteno, ferro e vitamina A, a páprica auxilia na redução de marcas de expressão, manchas da idade, rugas, flacidez e melhora a aparência da pele.
·         Digestão - Por ser um estimulante, aumenta a produção de saliva, auxiliando na boa digestão e normaliza a acidez estomacal podendo ser usado para aliviar indigestões.
·         Anemia - A páprica também é riquíssima em vitamina C que auxilia na absorção do ferro pelo organismo, consequentemente, ajuda na produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea.
·         Saúde capilar - E por último, mas não menos importante, a vitamina B6 fortalece a melanina nos fios capilares, mantendo a pigmentação e prevenindo sua perda! O ferro promove a oxigenação dos folículos capilares e ajuda a manter a saúde dos fios.
4. Propriedades
Vimos anteriormente que a páprica é rica em vitamina Avitamina B6, betacaroteno, beta-criptoxantina, luteína, zeaxantina, ferro e vitamina C.
Além dessas propriedades, a páprica também é composta por:

  Proteína,   Gordura,   Fibra, Vitamina E, Vitamina K,   Riboflavina,  Niacina
5. Cuidados importantes!
Apesar de todas essas qualidades, o consumo de páprica em excesso faz mal, pois pode danificar as papilas gustativas. Por isso, recomenda-se usar uma quantidade razoável, como por exemplo uma colher de sopa, nos preparos do dia-a-dia (saladas, cozidos, molhos, sopas, etc).
Em alguns casos, o consumo da páprica pode causar alergia, por isso é importante fazer o teste experimentando uma pequena quantidade. Se ocorrer inchaço nos lábios, dermatite de contato nas mãos ou qualquer outra forma de alergia, deve-se lavar bem a área, beber bastante água e procurar imediatamente um médico.
De qualquer forma, as chances da páprica causar alergias são poucas, por isso, aproveite bem os benefícios que ela proporciona e experimente colocá-la no preparo de suas refeições.
Seu corpo e sua saúde agradecem!

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

UMA LINDA RAZÃO DE VIVER COM DEUS.

,

Muitas pessoas erguem-se pela manhã acreditando não existir qualquer sentido para despertarem.
Dormem sem nenhum objetivo e acordam do mesmo modo, transformando o dia a dia, em uma experiência insossa ou vazia.
Vagam pelas ruas, sem destino certo, à mercê do que lhes aconteça no curso do dia.
Levam uma vida sem direção, desvalorizando o tempo e a oportunidade de estarem reencarnados.
Deixam-se levar pelos ventos do acaso.
Não veem significado em família, em amigos, nem em trabalho.
Quando se estabelece esse estado d’alma, a pessoa corre o risco de ser tragada pelo aguaceiro das circunstâncias, sem quaisquer resistências morais para enfrentar as dificuldades.
Com certeza, não é o melhor modo de se viver.
É urgente que nos possamos sentir como peças importantes nas engrenagens da vida.
É necessário que tomemos gradual consciência quanto ao nosso exato papel frente às leis de Deus.
Seria muito belo se cada pessoa – principalmente as que não veem sentido para a própria vida – resolvessem se perguntar: O que posso fazer em prol do mundo onde estou?
Para que, afinal, é que eu vivo?
Para quem é que eu vivo?
Dificilmente não achará respostas valiosas, caso esteja, de fato, imbuída da vontade de conferir um sentido para sua existência.
Cada um de nós, quando se encontra nas pelejas do mundo terreno, pode viver para atender, para cuidar de alguém ou de alguma coisa, dando valor às suas horas.
É importante dar sentido à vida.
É importante viver por algo ou por alguém.
Dedique-se a um ser que lhe seja querido, que lhe sensibilize a alma, e passe a viver em homenagem a ele, ou a eles, se forem vários.
Dedique-se a uma causa que lhe pareça significativa para o bem geral, e passe a viver em cooperação com ela.
Dedique-se a cuidar de plantas, de animais, do ambiente.
Apoie-se em algum projeto justo, desde que voltado para as fontes do bem, pois isso alimentará o seu íntimo.
Assim seus passos na Terra não serão a esmo, ao azar.
Quando se encontram razões para viver, passa-se a respeitar e a honrar as bênçãos da existência terrestre.
Cada momento se converte em oportunidade valiosa para crescer e progredir.
A vida na Terra não precisa ser um campo de concentração a impor-lhe tormentos a cada hora.
Se você quiser, ela será um jardim de flores ou um pomar de saborosos frutos, após a sementeira responsável e cuidadosa que você fizer.
Dedique-se a isso.
Empreste sentido e beleza a cada um dos seus dias terrenos.
Liberte-se desse amortecimento da alma que produz indiferença.
Sinta que, apesar de todos os problemas e dificuldades que se abatem sobre a Humanidade, a chuva continua a beijar a face do mundo e um sol magnífico segue iluminando e garantindo a vida em todo lugar.
Isso porque, todos nós somos alvos da dedicação de Deus.
*   *   *
O tempo é uma dádiva que Deus nos oferece sem que o possamos reter.
Utilizá-lo de forma responsável e útil é dever que nos cabe a todos.
Dê sentido às suas horas, aos seus dias, e assim, por consequência, a toda a sua vida.
Música: J. QUEST - 
Palavras de um futuro bom
Redação do Momento Espírita, com base  no cap. 25, do livro Para uso
diário
, pelo Espírito Joanes, psicografia de Raul Teixeira, ed. Fráter.
Em 2.1.
201
3.

Acredite na Vida





Acredite na Vida
Acreditar que a nossa vida não é melhor ou pior do que a de ninguém. Nunca sentir-se maior ou menor, mas igual. Fazer o bem sem olhar à quem e não esperar nada em troca, é uma maneira de encontrar a felicidade.

Procurar sorrir sempre, mesmo diante das dificuldades e não se envergonhar das lágrimas, diante da necessidade, é outra maneira de irmos ao encontro dela. Ser humilde, prestar favores sem recompensas, abrir as mãos e oferecer ajuda, é uma maneira de buscar a felicidade.



Chorar e sofrer, mas lutar e procurar vencer, sem deixar o cansaço te derrotar, nem o desânimo ou o preconceito te dominar, é uma maneira de ganhar a felicidade. Aprender à defender seus ideais e a amar seus semelhantes, à conquistar seus amigos pelo que é e não pelo que queiram que seja, é mais uma maneira de abraçar a felicidade.


Saber ganhar e saber perder, é uma rara conquista, mas você consegue. Tenha fé, acredite em Deus!!! Viva cada momento de sua vida como se fosse o último. Faça de sua vida uma conquista de vitórias, uma virtude e aproveite tudo o que ela te der como oportunidade. Mesmo sofrendo, sofra amando. Pois é através do amor que você encontrará as chaves para abrir as portas da felicidade...

Oração do Perdão por Cristina Cairo


Oração do Perdão por Cristina Cairo
Faça esta oração à noite, antes de dormir, para seu inconsciente absorvê-la totalmente.

Atenção: Visualize o rosto da pessoa que você precisa perdoar, ou ser perdoado(a) por ela, e diga cada palavra, do fundo do coração, chamando-o(a) pelo nome quando sentir que precisa se aproximar dela durante a oração.

Eu perdoo você, por favor, me perdoe.
Você nunca teve culpa,
Eu também nunca tive culpa,
Eu perdoo você, me perdoe, por favor.
A vida nos ensina através das discórdias… 

E eu aprendi a lhe amar e a deixá-lo(a) ir de minha mente.
Você precisa viver suas próprias lições e eu também.
Eu perdoo você, me perdoe, em nome de Deus.

Agora, vá ser feliz, para que eu seja também. 
Que Deus o(a) proteja e perdoe os nossos mundos,
As mágoas desapareceram de meu coração e só há luz e paz em minha vida.

Quero você alegre, sorrindo, onde quer que você esteja…
É tão bom soltar, parar de resistir e deixar fluir novos sentimentos!
Eu perdoei você do fundo de minha alma, porque sei que você nunca fez nada por mal,
E sim porque acreditou que era a melhor maneira de ser feliz…

Me perdoe por ter nutrido ódio e mágoa por tanto tempo em meu coração.
Eu não sabia como era bom perdoar e soltar; eu não sabia como era bom deixar ir o que nunca me pertenceu.
Agora sei que só podemos ser felizes quando soltamos as vidas, para que sigam seus próprios sonhos e seus próprios erros.

Não quero mais controlar nada, nem ninguém. Por isso, peço que me perdoe e me solte também, para que seu coração se encha de amor, assim como o meu.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Apenas um filho

 Apenas um filho

Na aldeia era comum se encontrarem as mulheres na praça, em torno do poço que servia à comunidade.
Era o momento em que elas faziam pequena pausa em seus tantos afazeres, aproveitando para trocarem ideias, conversarem a respeito das novidades que, afinal, naquela localidade, não eram muitas.
Naquela manhã, encontraram-se três mulheres ao lado do poço. E, enquanto retiravam a água e enchiam seus potes com o precioso líquido, puseram-se a conversar.
Falou a primeira:
Meu filho é muito forte, corre e pula. É com alegria que o vejo disputando corrida com outros meninos e vencer a todos.
A segunda disse, logo em seguida:
O meu filho canta como os passarinhos. Acorda pela manhã e canta. Conhece belas canções e enche de harmonia os meus ouvidos.
E, porque a terceira mulher permanecesse em silêncio, enquanto despejava água do balde em seu pote, um homem que as observava, perguntou:
Você não tem filhos?
A jovem olhou para ele e respondeu, com delicadeza:
Tenho um menino. Mas ele é um menino normal como todas as crianças.
Com seus potes cheios de água, as três mulheres foram caminhando, de retorno aos seus lares. No meio do caminho, pararam para descansar e o homem sentou-se ao lado delas.
Passados poucos minutos, elas viram seus filhos vindo ao seu encontro.
O primeiro vinha pulando pequenos obstáculos pelo caminho e correndo. Notava-se-lhe a vivacidade, a agilidade.
O segundo vinha cantando uma linda canção e sua voz soava pelo caminho, de forma encantadora.
O terceiro simplesmente vinha andando mas, ao ver sua mãe, foi em sua direção e a abraçou, com especial carinho, como se lhe desejasse transmitir energias renovadas.
Depois, abaixou-se, pegou o pote cheio de água e foi andando, no rumo de casa.
Nesse momento, as três mulheres se voltaram para o homem que continuava sentado à beira do caminho e lhe indagaram:
E então, o que o senhor achou dos nossos filhos?
O homem levantou-se, demonstrando que prosseguiria seu caminho e respondeu, de forma sábia:
Realmente, eu acabei de ver três meninos. Mas vi apenas um filho.
*   *   *
No Código Divino que conhecemos como o Decálogo, que nos chegou através do grande legislador hebreu, está escrito:
Honra a teu pai e tua mãe, a fim de viveres longo tempo na Terra que o Senhor, teu Deus, te dará.
A exortação nos remete ao preito de gratidão que devemos ter para com aqueles que são os responsáveis pela nossa vida na Terra.
Os que nos geraram um corpo a fim de que, Espíritos imortais, transitemos pela Terra, progredindo e crescendo para a luz.
Honrar pai e mãe é estar atento às suas necessidades, é auxiliá-los nas tarefas, é lhes dizer da gratidão, com afagos, carinho.
Mesmo que possamos dizer que deles, por uma ou outra razão, não recebemos carinho, apoio, atenção maior, não nos esqueçamos de ser filhos.
Qualquer que seja a circunstância, eles nos permitiram viver. E por isso estamos aqui, nesta abençoada escola chamada Terra, um planeta de tantas belezas e generosas bênçãos.
Pensemos nisso!
Redação do Momento Espírita, com base em lenda judaica.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 27, ed. FEP.
Em 30.3.2015.

DICAS - Consumidor, Cuidado! Planeje o seu orçamento

Cuidar da saúde financeira é fundamental para viver em equilíbrio. Afinal, é preciso cumprir obrigações, sem deixar de curtir bons momentos, realizar sonhos e, ainda, poupar para o seu futuro. Confira dez passos para cuidar bem do seu bolso:

1. Mantenha seu orçamento em ordem
Controlar a forma como você utiliza o seu dinheiro é o primeiro passo para garantir saúde financeira. Mantenha seu orçamento sob controle, com sua planilha atualizada. Não esqueça: o ponto de partida é sua receita líquida!
2. Regularize pendências
Caso tenha contas em atraso ou perceba que seu orçamento anda bastante apertado, procure agir o quanto antes: estabeleça uma estratégia de quitação e procure cortar gastos, ou ao menos reduzir suas despesas, visando aliviar um pouco as contas.
3. Combata os gastos por impulso
Observe bem a forma como você consome. Pare e pense, antes de comprar algo: “eu preciso mesmo adquirir este produto? Tenho dinheiro suficiente pra isso? Qual o impacto dessa compra no meu orçamento?”
4. Use o crédito de forma responsável
O crédito pode ser um grande aliado na realização de sonhos de consumo, desde que utilizado com responsabilidade e critério. Cuidado para não assumir mais parcelas do que seu orçamento permite!
5. Cuide bem do seu planejamento
Planejar facilita a organização do orçamento e permite que você faça os ajustes necessários. Suas metas financeiras estão traçadas? Com planejamento, será mais fácil alcançá-las.
6.Reveja sua planilha sempre que necessário
Certas despesas mudam com o passar do tempo. Além das mudanças comuns a cada etapa da vida, é importante considerar a sazonalidade de alguns gastos. Por exemplo: destine um percentual maior para o lazer e educação entre dezembro e janeiro, época de festas, férias e preparação para o próximo ano letivo.
7.Cultive o hábito de poupar
Procure poupar dinheiro todo mês, mesmo que pouco estabelecendo objetivos de curto, médio e longo prazo.
Não espere para guardar o dinheiro que sobrar no fim do mês, porque isso raramente acontece. Procure separar uma quantia para essa finalidade logo que receber o salário. Planejadores financeiros costumam recomendar que se guarde 10% da sua renda líquida, mas cabe a você determinar o percentual que seja viável guardar.
8. Monte sua reserva de emergência
Procure poupar dinheiro para cobrir alguns gastos inesperados. Dessa forma, você protege seu orçamento.
9. Invista o dinheiro poupado
Além de poupar dinheiro, você precisa fazê-lo render. Procure opções de investimentos voltadas ao seu perfil e à sua necessidade, observando seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
10. Mantenha-se bem informado
Informação é a base para tomar boas decisões. Leia sempre sobre Educação Financeira, conheça bem seu orçamento e pesquise sobre opções de investimentos. Cuide bem do seu dinheiro!

musica de qualidade

AMPB regrediu pra fase , de baixo escalão, com palavras chula . A frase de Lulu Santos em seu Twitter revela a sensação de brasileiros que gostam de música de qualidade, mas estão sendo bombardeados diariamente na grande mídia com bundas e letras que envergonham pela péssima qualidade. E pior: quem é de fora acha, realmente, que isto é o melhor que o brasileiro tem. 

É claro que lixo cultural existe em qualquer parte do planeta. Mas quando passa a se alastrar tanto em um país, contaminando uma geração inteira, é hora de começar a se preocupar. 

Responda rápido: se você é jovem e gosta de canções que apelam apenas para batidas frenéticas, com "cantores" desafinados e letras bizarras que falam só de sexo e bebida, sente-se bem em tocá-las ao fazer uma reunião de família, com pessoas de várias idades? Tenho certeza que não. Até você, lá no fundo, tem vergonha do que ouve. 

Felizmente, a nova geração não está totalmente perdida em meio a este mar de fezes que se tornou a música brasileira. Existem jovens cantores muito afinados que nos emocionam com trabalhos de qualidade, com letras que realmente passam uma mensagem e fazem a gente querer decorar para cantar em qualquer lugar, com orgulho. Infelizmente, são poucos, aparecem raramente na TV aberta e nas rádios, mas existem, graças ao mesmo poder da internet que serve para compartilhar tanta "música anal". 

Ouça  obras de arte brasileiras que possuem clipes oficiais e fazem você ouvir alto, sem vergonha alguma:

fonte https://www.blogdozemarcos.com/2017/12/selecao-de-mpb-de-qualidade-para-ouvir.html

Joelma abre sua história - VIOLÊNCIA DOMESTICA





Joelma abre sua história com a violência doméstica: "Passei a temer pelos meus filhos"

O Brasil inteiro conhece a vocalista da Banda Calypso, uma cantora paraense de voz eloquente que dança em cima de saltos altíssimos jogando os cabelos com energia. Aos 44 anos, no entanto, Joelma da Silva Mendes apresenta a Marie Claire sua versão pouco conhecida, marcada por um drama comum: a violência doméstica



violência doméstica no Brasil tem, entre suas marcas, algo identificado como transmissão geracional. O que significa que filhas de mulheres agredidas têm mais chances de repetir o sofrimento das mães. A história de Joelma ajuda a endossar tal característica. Assim como a mãe, Maria de Nazaré, ela é uma sobrevivente da violência de gênero. O agressor, no seu caso, foi Cledivan Almeida Farias. Ex-marido, pai de Yasmin – hoje com 14 anos, sua terceira filha –, e ex-parceiro musical. Popularmente conhecido como Chimbinha. O mesmo guitarrista com quem formou a Banda Calypso, no ano 2000. Juntos, venderam mais de 22 milhões de discos na atração paraense de maior sucesso da indústria da música. Segundo o Datafolha, em 2007 a banda Calypso foi, ao lado da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, a mais ouvida no país.
Nos palcos, uma parceria brilhante. Atrás deles, um marido que sob o efeito do álcool perdia o controle e descontava suas frustrações na companheira. “Ele reclamava que profissionalmente me respeitavam mais do que ele. Isso o deixava irado”, conta. Na primeira agressão, dois anos depois que se conheceram, ela passou três dias trancada em um quarto de hotel. “Sentiria muita vergonha se vissem meu rosto coberto por hematomas.”
Nesta entrevista, a cantora abre os detalhes de sua história com a violência doméstica. Um mal que atravessou a maior parte de seus dias desde a infância, mas que enfim, ela garante, teve trégua com o término de seu casamento, em 2015, quando conseguiu na Justiça o cumprimento de uma medida protetiva contra Chimbinha, fazendo com que ele não pudesse mais se aproximar fisicamente dela. “O medo coloca uma barreira na sua frente. E muitas vezes te prende na violência. Acontece que eu precisava ser feliz. Precisava escolher um lado. Escolhi a mim.” 
 
Marie Claire Quando e como conheceu o Chimbinha?
Joelma da Silva Mendes Tinha uns 23 anos. Já cantava na Banda Fazendo Arte, onde comecei a carreira, aos 19. Os amigos dele eram meus amigos, mas a gente não se conhecia. Até pensava que ele era um cara mais velho, que tinha um 40 e poucos anos. Porque quando as pessoas tocavam no nome dele, dava essa impressão. Ele era um músico conhecido no Pará. Gravava com vários artistas. Daí um desses amigos nos apresentou.

MC E se apaixonou logo de cara?
JSM Não [ri]. Não. Ele começou a fazer meu CD solo que virou o da Banda Calypso. Então a gente ficou muito tempo planejando aquele trabalho. Foi ali que nos apaixonamos. Depois, foram 18 anos trabalhando juntos e 18 de casados. 

MC Como começaram as agressões?
JSM Em dois anos de relação [2000]. Ele me bateu no rosto e fiquei com o olho inchado. Não sei te dizer nem porquê aquilo aconteceu. Na mesma hora falei que não queria mais. Me tranquei num quarto de hotel em Belém e fiquei três dias sem sair. Eu estava com medo e teria muita vergonha se vissem meu rosto coberto por hematomas. 

MC Vocês já tinham filhos?
JSM Eu já tinha Natalia e Yago, de outros relacionamentos. Yago era criança na época, tinha uns 4 ou 5 anos [Natalia, na época com 12 anos, é fruto de uma relação anterior de Joelma, com o motorista Luiz Alberto da Gana Sarraff]. Mais tarde eu e ele tivemos Yasmin. Nossa única filha.
MC O que te fez sair do quarto?
JSM Ele prometeu que nunca mais faria aquilo. Que se eu desse uma chance, provaria. Era o que ele sempre dizia: que não repetiria a agressão. Parecia mesmo arrependido. Acreditei.

MC Ele cumpriu?
JSM Não. Aconteceu de novo, dois anos depois. Naquela tarde ele já estava bebendo havia uns dois dias, virado. Pedi pra alguém avisar que estava passando do limite. E essa pessoa foi chamá-lo. Estávamos numa casa em Recife, que tinha um segundo andar com uma varanda sem proteção, e lá embaixo havia um muro com umas armações de ferro. Ele veio transtornado porque eu tinha mandado chamá-lo e começou a bater a própria cabeça na parede. As pessoas escutaram e pensaram que ele estava batendo a minha cabeça na parede. Uma pessoa dizia pra outra: poxa, eu queria ir lá, mas estou com medo. Até que um cantor da banda foi. Quando ele chegou, [Chimbinha] pegou o meu cabelo, saiu me arrastando e ia me jogar lá embaixo, nos ferros. O cantor o impediu. Não sei o que aconteceria comigo. Se perderia minha vida, se ficaria aleijada.
Não sei o que aconteceria comigo. Se perderia minha vida, se ficaria aleijada.

MC O que você fez depois desse dia? Não teve medo de continuar com ele?
JSM Tive e por isso comprei uma máquina de choque. Andava com ela na bolsa. Depois dela ele nunca mais bebeu perto de mim. Não cheguei a precisar usar a máquina com ele. 

MC Você sabe por que ele te agredia?
JSM Ele dizia que profissionalmente me respeitavam mais do que a ele. Isso deixava ele irado.

MC Ele reclamava de ciúmes, por exemplo?
JSM Não tinha isso. O problema era que ele não podia ser contrariado. Juntava a bebida a isso, e pronto.

MC O que aconteceu em 2015 para você decidir pôr fim à relação?
JSM Descobri que ele estava havia quase três anos com outra mulher. E que nesse mesmo tempo, desviava dinheiro da nossa empresa. E, apesar dos episódios de agressão anteriores, eu não sentia desconfianças ou ciúmes, não era do tipo que olhava o celular do marido. Sabia a senha e não olhava. Então um dia mandaram uma mensagem pra mim: “Quer saber a verdade? Olha o celular dele”. E realmente, quando peguei o celular descobri que me traía. A partir daí, parei de sorrir. Decidi na hora que me separaria.

MC Como ele reagiu quando você disse que queria se separar?
JSM Veio pra cima, querendo me bater. E aí pela primeira vez meu filho, Yago [que na época tinha 20 anos] se meteu, o agarrou e o jogou no chão. Graças a Deus que meu filho não fez nada com ele. Mas o menino ficou traumatizado com a cena, porque gostava muito do pai [Chimbinha é pai de criação de Yago]. Quando vi meu filho naquele estado, eu disse “não, acabou”. Porque sei o que passei quando criança.

MC Você não teve medo de pedir a separação?
JSM Não. Meu medo era continuar naquele casamento. E, graças a esses históricos de agressão, consegui uma medida protetiva, uma distância mínima de cem metros.

MC Ela continua valendo? 
JSM Durante um ano não aconteceu nada e o juiz disse que não tinha porquê manter a medida e a retirou. Eu disse: “Olha, não confio”. Entrei com outro pedido. Estou aguardando agora. A Natalia, minha filha mais velha, também pediu a medida [a cantora não quis comentar, mas Natalia acusou Chimbinha de abuso sexual na adolescência e, em entrevistas, declarou que o guitarrista era violento com a mãe a ponto de ameaçá-la de morte].

MC Você o viu desde então?
JSM Passado é passado. Não temos contato algum. Isso não é algo que eu deseje.

MC O que te deu força para decidir se separar?
JSM Passei a temer pelos meus filhos. Pelas consequências que eles podiam ter por assistir à violência. Já estava cansada também e a história da traição foi como a última gota.
Passei a temer pelos meus filhos. Pelas consequências que eles podiam ter por assistir à violência

MC A separação profissional aconteceu no mesmo tempo da amorosa?
JSM Foi. Não tinha condições de continuar a parceria musical. Parti para a carreira solo.

MC Naquela época, já conhecia a Lei Maria da Penha?
JSM Tinha ouvido falar, a gente escuta né. E depois de passar pelo que passei, sabia que precisava dela.
MC Como vocês fazem quando ele vê os filhos?
JSM Meus filhos vão até ele. Tento não me envolver. 
MC E sobre perdão? Mesmo não querendo contato, você o perdoou dentro de você?
JSM Pois é, esse foi o segundo perdão mais difícil da minha vida. Fiquei três noites em claro, chorando de joelhos, pedindo pra Deus tirar o ódio de dentro de mim, que era muito forte. Não foi fácil. Não consegui logo. Mas quando consegui, foi como se tivesse me voltado o ar. 
MC Quanto tempo guardou a violência que sofreu só pra você?
JSM Muitos anos. Na verdade, o tempo todo que ficamos casados. Eu vim falar só agora. Tinha vergonha demais. Nem ajuda procurei. Só pedia força a Deus. A verdade é que chegou um ponto em que a violência que vivia me deixou como um zumbi. Era visível que eu não era mais a mesma.
MC As pessoas que estavam ao seu redor sabiam que você estava sofrendo?
JSM Claro que sabiam. Teve gente próxima que disse: segue sua vida, você merece muito mais que isso. Mas eu achava que ele ia melhorar. Achei até o último dia.
Chegou um ponto em que a violência que vivia me deixou como um zumbi. Era visível que eu não era mais a mesma

MC Ele chegou a tentar algum tratamento para parar de beber? Houve alguma conversa assim?
JSM As conversas eram mais sobre ele beber menos. Mas na época a gente não pensava em tratamento. E também, teve um bom tempo em que ele ficou sem beber. Pelo menos perto de mim.

MC Você é famosa, e ainda trabalhava junto com o seu ex-marido. Por algum momento pensou duas vezes antes de colocar essa denúncia no mundo?
JSM Demais. Mas acredito que com Deus posso tudo. Posso perdoar, superar. Posso apagar. E começar tudo de novo. Foi exatamente o que fiz. E veja, perdoar não é confiar, não é voltar. É tirar essa coisa ruim de dentro de você.

MC Você tem algum arrependimento dessa história toda?
JSM Acho que de não ter terminado antes. E de não ter diminuído o ritmo de trabalho e focado mais na vida pessoal. Ele marcava todos os shows e eu tinha de ir. E eram muitos shows, quase todo dia. O objetivo dele parecia mais financeiro do que familiar.

MC O que você diria para mulheres que passaram ou estão passando por violência doméstica? 
JSM Existe um certo medo, né? Não tem de ter medo. A mulher tem de falar sobre o assunto. E não pode naturalizar a agressão, não pode aceitar que é normal. Quando era criança, ia pra casa dos meus vizinhos e via que era diferente. Não tinha a violência que tinha na minha casa. Tinha é amor. E percebia que a minha casa era a exceção. A exceção ruim. É a mesma coisa com a mulher. Ela tem de saber que está vivendo a exceção ruim.
MC O que é amor para você?
JSM Amor tem de ser simples. Tem de vir de admiração, cumplicidade, respeito, sem egoísmo, sem maldade.

MC E o tempo?
JSM Ele vai colocando as coisas no lugar, fazendo você eliminar o que tem de ser eliminado e valorizar o que tem de ser valorizado. Lembra aquela garotinha passarinho, que subia em árvores? Quero ser ela hoje.


INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...