sábado, 13 de novembro de 2021

Cantinho verde - horta e jardim: Camélia - Camellia japonica

Cantinho verde - horta e jardim: Camélia - Camellia japonica: A camélia ( Camellia japonica ) são um dos grandes privilégios do Inverno, que pertence ao gênero camellia e à família Theaceae, a mesma...

Cantinho verde - horta e jardim: Flor de Maio Schlumbergera truncata

Cantinho verde - horta e jardim: Flor de Maio Schlumbergera truncata: Os Schlumbergera truncata são plantas herbáceas, epífitas e suculentas nativas das florestas tropicais do sudeste do Brasil. Na nature...

CURIOSIDADE.

                          Fibra de coco

                             Fibra têxtil

Descrição

Descrição

A fibra de coco, também chamada Coir, provém do coqueiro comum. É a única fibra de fruta que é usada em quantidade digna de ser mencionada. O coqueiro é plantado na Índia desde a antiguidade. Lá ele é chamado de Árvore do Bem-Estar ou Árvore do Céu. Desde 1840 o plantio é feito em g
rande escala.

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Higiene Mental

 

Higiene mental


Fonte: https://www.gotasdepaz.com.br/

"Aprenda a repousar sua mente.
A mente cansada não pode pensar direito.
Repouse a mente, fazendo o exercício da Higiene Mental, para conquistar cada vez maior
energia e vigor.
O cérebro cansado turva o pensamento.
E o pensamento é a maior força criadora que existe sobre a terra.
Repouse o cérebro, para pensar com acerto e alegria."

A PRECE SEMPRE MOSTRA O MELHOR CAMINHO

 

Seja amigo de seu guia espiritual:

 3 passos simples


"Se você deseja incorporar a sua verdade e grandeza; se você quer desfrutar de melhor qualidade de vida e bem-estar, você deve dar o passo muito importante de aperfeiçoar a sua intuição e honrar o seu conhecimento interior. Uma coisa que podemos esperar quando o nosso sexto sentido torna-se mais elevado, é uma maior sensibilização dos seres de luz que estão ao nosso redor o tempo todo. Esses seres são dedicados a ajudar, orientar, apoiar, e nos guiar em nosso caminho na vida.

Todos nós temos mais do que alguns Guias Espirituais específicos, que ajudam-nos em nossa viagem através da vida, e Guia Espiritual principal, em tempo integral. Costumamos chamá-lo de “Anjo da Guarda”, embora seja realmente um espírito-guia, e os dois não são a mesma coisa. “Anjos” são um filo diferente de “Espíritos”. Espíritos têm a capacidade de encarnar em forma humana, e anjos não, além de anjos estarem em uma frequência enérgica muito maior do que espíritos.

 

Nosso Guia principal está conosco desde o nascimento até a morte. Cultivar um relacionamento com o seu espírito guia pode melhorar drasticamente a sua qualidade de vida, além de fornecer uma fonte poderosa para você para pedir e receber orientação, ajuda, clareza e discernimento em seu caminho. Conectar-se ao seu guia espiritual também irá melhorar drasticamente a sua jornada espiritual em geral.

Aqui estão três passos para entrar em contato com o seu guia espiritual:

1.Conecte-se ao seu próprio espírito e a essência da alma, para que possa ouvir os sussurros de sua guia espiritual

Quando você se conecta a essência de sua alma, elevar a sua vibração, e com uma vibração elevada, será muito mais fácil para o seu guia espiritual fazer contato consciente com você. 

Os nossos guias espirituais estão sempre se comunicando conosco. É que nossas vidas (e mentes) estão tão ocupadas, estressante e caóticas que geralmente não ouvimos.

A presença de nosso guia espiritual é suave e sutil, de modo a não substituir o nosso livre arbítrio. 

Geralmente, nós temos que começar conscientemente quietos, e ativamente escolhermos escutar esses seres espirituais se quisermos ser capazes de ouvi-los.

2.Escreva uma carta

Consulte-se com seu guia espiritual em forma epistolar (texto extravagante em forma de carta). Peça ajuda, clareza, soluções, discernimento e orientação. Além disso, certifique-se de expressar gratidão por tudo o que eles fazem para você! Você receberá respostas, embora na maioria das vezes venham de maneiras inesperadas, discretas, e matizadas.

Mantenha um olhar atento para os sinais, símbolos, sincronicidade, e “coincidências”. Elas contêm mensagens para você. (É verdade que “não existe coincidência”, eventos coincidentes são sempre divinamente orquestrados e, como tal, sempre carregam significado e importância de algum tipo.)

Você também pode receber mensagens cristalinas a partir de músicas que você ouve, livros que lê, conversas com pessoas, discussões que presenciou, ou mesmo de programas de televisão, mensagens que parecem cobertas com significado elevado e estranhamente respondem à mesma pergunta que você tinha.

 

Todas essas ocorrências podem poderosamente ser uma comunicação muito real de seu guia espiritual. Se você meditar com regularidade, facilitará a comunicação com seu guia espiritual de uma forma tangível.

3.Pergunte o seu nome

Demonstre a sua fé, confiança e crença na existência do seu guia espiritual, perguntando, sob a forma de uma oração, o seu nome. (Sim, eles são do sexo masculino ou feminino).

Fale em voz alta com seu guia espiritual, para que ele (ela) saiba que você deseja cultivar um relacionamento mais próximo.

Se você pedir por esta revelação com destemor, verdadeira prontidão e com convicção sincera, nas próximas semanas receberá o nome em três ocasiões separadas.

Novamente, como no nº 2, o nome virá através de canções, livros, conversas, uma mensagem recebida, um nome pichado em um muro, ouvir alguém chamar o nome em voz alta perto de você na rua, um velho amigo com esse nome te chamando após anos de nenhum contato, ou apenas através de um saber intuitivo inconfundível, um “Saber espontâneo.” 

Tente estas dicas e veja seus guias espirituais tornarem-se menos uma vaga ideia, e mais uma amizade íntima e inestimável que ajuda te sustenta, fortalece, melhora, e apoia em todos os aspectos da sua vida. 

Vai ser incrível para você colher os benefícios de ter uma conexão real com seus ajudantes e guias invisíveis!"

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

SENHORES PAIS: ESTAR PRESENTE É DEMOSTRAÇÃO DE AMOR

 


Tenha sempre tempo para os seus filhos

De muitas maneiras os pais perdem os seus filhos. Um grave erro dos pais é não ter tempo para eles. Trabalham, trabalham e trabalham… e o tempo escasso que sobra não podem estar com os filhos porque precisam descansar, e fazer “outras coisas”.

Ora, educar os filhos é uma tarefa que exige “estar com os filhos”. É preciso de tempo; e tempo, convenhamos, é uma questão de prioridade e escolha. Se você não acha tempo para o seu filho, entenda, é porque ele não é importante para você.

Leia também: Como evangelizar os meus filhos?

Formas – não tão evidentes – de abandonar seus filhos

Como passar os valores cristãos para meus filhos?

A importante missão de educar para a vida

Como dialogar com meu filho adolescente?

Por que os filhos se desviam?

É acompanhando os filhos no dia-a-dia que temos a oportunidade de corrigi-los. Os pais precisam participar da vida dos filhos, para que eles se sintam valorizados e amados. Você precisa saber o que ele está estudando, como vai indo na escola, que problemas enfrenta. A principal carência dos nossos jovens hoje é a falta de amor dos pais, que se manifesta na ausência e na omissão destes.

Assista também: A importância de uma boa formação católica para os pais como auxílio para a educação dos filhos

Os filhos crescem rápido; não mais do que 18 anos e eles já estão se separando de nós para viver a própria vida. O que não foi feito na hora certa, não poderá ser feito depois.

Viva com o seu filho. Viva no meio dele. Conheça seus amigos. Procure saber onde ele vai, com quem está. Convide-o a trazer seus amigos para a sua casa. Participe amigavelmente de sua vida.

Prof. Felipe Aquino

terça-feira, 9 de novembro de 2021

PRECE, ORAÇÃO COMO FAZER?

 

"PRECE


FONTE: https://cinemanafloresta.com.br/


A prece é um diálogo com Deus e pode ser representada por um pedido, agradecimento ou reconhecimento da bondade divina.

Em geral, usamos a prece para pedir. No entanto, nem sempre o que nos parece necessário é o que realmente convém à nossa felicidade.
dispensável pedir ao Senhor abreviar as nossas provas, nos dar alegrias ou riquezas. Peçamos, antes, os bens mais preciosos da paciência, da compreensão, da resignação e da fé.

Há dois tipos de pessoas que não oram: as que não querem e as que não sabem.

As que não conhecem, muitas vezes, rezam mecanicamente, algo decorado que aprenderam na infância.
Não englobam que o valor da prece está no sentimento e não nas palavras utilizadas. Não existe oração poderosa, milagrosa.

Então, por que as orações acham-se? Apenas como guias e roteiros para os que não conseguem, sozinhos, encontrar as palavras necessárias. Algumas pessoas sentem a necessidade de ter um texto para seguir.

A Deus temos que nos dirigir com humildade e confiança. Isto é fundamental.

Sabemos que haveremos evoluindo, quando deixarmos de pedir por nós mesmos e, deixando o egoísmo de lado, pedirmos por nossos irmãos.

E o Pai Nosso? A única prece dita por Jesus foi o “Pai Nosso”, mais como um roteiro para àqueles que não sabiam como se dirigir ao Pai. Ela resume tudo que necessitamos e, também, todos os deveres do homem para com Deus.
E quais, então, são as condições da prece? Orar em secreto, sem demasia, pois Deus estará lhe escutando e não será a quantidade de palavras mas, sim, a sinceridade com que foram ditas. Purificar o coração, buscando o perdão aos desafetos, despindo-se de mágoas e ressentimentos. Orar com humildade e não com orgulho.

Deus ouve as nossas preces? Sim, as preces sinceras, humildes, e nos responderá através dos acontecimentos da vida, embora não do modo que pretendemos, nem no espaço de tempo que desejamos.

Às vezes, por desespero, queremos uma solução imediata e não percebemos que a resposta pode estar no próprio problema. Por exemplo, pedimos a cura para uma doença, sem nos apercebermos que a enfermidade pode ser necessária para a nossa cura espiritual.

O homem, geralmente, só vê o presente, mas se o sofrimento for útil para a sua felicidade futura ele virá ao seu encontro.

O que Deus lhe concederá será a coragem, a paciência, a compreensão e a resignação para enfrentá-lo

E, ainda, os meios para se livrar das dificuldades. O esforço, entretanto, será sempre nosso.


Precisamos transformar as preces em ação, trabalho, realização em favor da vida e do próximo.

Podemos orar a EMISSÁRIOS DE JESUS, ou somente a Deus? Podemos sim, a Jesus e aos EMISSÁRIOS, mas, primeiramente, ao Pai, ao Criador. O próprio Jesus nos ensinou a orar ao “Pai Nosso que está nos Céus”. Ao orarmos para outroEMISARIOS, estes serão nossos intermediários junto a Deus, porque nada pode ser feito sem Sua vontade.

Quando fizer a prece, recolha-se em seu coração. Faça silêncio e irá escutar o murmúrio de Deus através dos ouvidos da alma."



Remédios naturais


Remédios naturais: conheça os 8 fatores essenciais para promoção da saúde

 Pode não ser tão fácil, mas viver livre das doenças é muito simples. Os problemas surgem quando agredimos o nosso organismo e deixamos de atender às suas necessidades básicas. Portanto, para restaurá-lo é preciso adotar um novo estilo de vida. Os princípios essenciais que regem nosso corpo geralmente são chamados de remédios naturais ou fatores de promoção da saúde.

Você sabe quais são esses remédios gratuitos que a natureza oferece? Neste artigo, vamos contar quais são os 8 hábitos capazes de restaurar a saúde e proporcionar longevidade, disposição, bem-estar e qualidade de vida. Continue a leitura!

8 remédios naturais — um conceito conhecido

Ao contrário do que se pensa, o conceito dos 8 remédios naturais não é novo. Como já explicamos em outro artigo, eles são ensinados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia há mais de 100 anos. Quando eles começaram a ser praticados pelos membros dessa organização, muitos deles não tinham nenhum respaldo científico. Aliás, a ciência médica cometia verdadeiras aberrações naquele período.

No entanto, ao longo das décadas, a Ciência se desenvolveu e começou a validar cada um desses princípios. Como você verá a seguir, atualmente eles são recomendados por médicos e profissionais de saúde que não têm qualquer relação com essa denominação religiosa. Se adotados, eles restauram o equilíbrio do organismo, favorecendo o bom funcionamento dos diferentes sistemas. O resultado é saúde física e mental. Veja a seguir!

1. Água

A água é um dos principais remédios que a natureza oferece. Ela é o componente principal de constituição do nosso organismo, e por isso é fundamental ingeri-la para atender às nossas necessidades diárias e manter o equilíbrio hídrico. O ideal é não esperar para tomar água apenas quando sentimos sede, pois essa sensação já é um alerta de que a situação do corpo está crítica.

60% do nosso corpo é composto por água. Ela também forma 90% do plasma sanguíneo e 80% do nosso cérebro. Além disso, esse líquido regula uma série de funções do organismo. A água contribui para o equilíbrio término, para o bom funcionamento do intestino, evita cálculos renais, entre outros problemas.

A água participa ainda de todos os processos químicos que acontecem no organismo. Nosso corpo funciona devido aos estímulos elétricos produzidos (e recebidos) pelo sistema nervoso. A água possui minerais que a tornam uma condutora de eletricidade. Portanto, ela permite a comunicação entre as células e o bom funcionamento dos nossos sistemas.

Portanto, tomar água em grande quantidade é fundamental para manter ou restabelecer a saúde.

2. Ar puro

O ar é o segundo dos remédios naturais. O ideal é vivermos em ambientes com baixos índices de poluição, onde o ar ainda é puro, livre de partículas e componentes químicos que prejudicam o organismo. Porém, sabemos que nem sempre isso é possível.

Por isso, nossa recomendação é de que, quando houver oportunidade, você fique próximo da natureza. Tente caminhar em um bosque ou parque pelo menos nos finais de semana. Porém, não é só a qualidade do ar que influencia nossa saúde. Também é fundamental respirar profundamente.

A maneira correta de respirar é inspirar pelo nariz, absorvendo o máximo de ar possível. O tórax deve se dilatar nesse momento, fazendo com que o oxigênio encha completamente os pulmões. Ao expirar, também é importante expelir todo o ar que estava dentro dos pulmões para eliminar o dióxido de carbono completamente.

3. Alimentação saudável

A alimentação é um dos principais remédios naturais. Ela precisa conter todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais) que o corpo utiliza para obter energia, produzir novas células e regular suas funções.

Manter uma alimentação saudável é mais simples do que as pessoas imaginam. Porém, como nosso paladar está habituado e a sentir prazer com opções que não fazem bem ao corpo, a mudança de hábitos pode ser desafiadora.

alimentação saudável

OBS.O que é um produto refinado? O alimento refinado é aquele que no processamento industrial sofre transformações em sua estrutura através da retirada de algumas partes do grão como película e germe. 

Para que servem os alimentos integrais?
Os integrais têm muito mais nutrientes, minerais e fibras e podem reduzir o risco de doenças do coração, AVC, infarto, diabetes, obesidade e até mesmo câncer, 












A alimentação pode ser fonte de cura ou também provocar uma série de doenças. Por isso, vale a pena mudar o cardápio, nem que para isso seja necessário passar por um processo gradual de aprender a ingerir alimentos saudáveis e eliminar os que não fazem bem.

4. Exercício

O exercício é outro fator fundamental para uma boa saúde. Além da sensação de bem-estar obtida através da produção de endorfinas, ele ajuda a dormir melhor, a manter o peso estável, contribui para evitar e a superar a depressão e está relacionado à prevenção do câncer, entre outros benefícios.

A atividade física ainda preserva a massa muscular, contribuindo para manter a força física, proteger as articulações e favorecer a mobilidade. Também não podemos nos esquecer de seu papel no fortalecimento do coração, estímulo ao bom funcionamento do intestino, aumento da imunidade e preservação das funções cognitivas, devido à produção de neurotransmissores que beneficiam o tono psíquico e o humor.

A quantidade de exercício recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de 150 minutos semanais de atividades moderadas ou 75 minutos de atividade intensa. Portanto, bastam 5 sessões de 30 minutos por semana para melhorar muito sua saúde e qualidade de vida.

5. Repouso

O repouso é tão importante quanto o exercício. O corpo e o cérebro precisam desse período de descanso para se recuperarem do esforço do dia, organizar as informações recebidas, produzir novas células e hormônios importantes para regular o funcionamento do organismo.

A falta do sono reparador está associada a uma série de problemas de saúde física e mental. A insônia aumenta as chances de desenvolver doenças como diabetes, problemas cardiovasculares, inflamações, depressão e outros transtornos mentais.

Portanto, se você não consegue dormir bem, é importante se esforçar para começar a ter noites reparadoras. A higiene do sono é um conjunto de ações que podem ajudá-lo a condicionar seu corpo e mente para esse momento de descanso que é tão importante para nossa saúde e bem-estar.

Diagnóstico de estilo de vida

6. Temperança

A temperança é uma palavra que muitas pessoas preferem substituir por equilíbrio. Trata-se da capacidade de usar com moderação aquilo que nos faz bem e praticar a abstinência em relação ao que provoca doenças. Alguns exemplos de hábitos que precisam ser eliminados são o tabagismo, uso de substâncias químicas, consumo de álcool e alimentos adoçados, entre outros.

Embora alguns desses hábitos sejam aceitos socialmente e culturalmente, é importante saber que eles são fatores causadores de doenças. Um exemplo é o consumo de álcool, tão presente no convívio social. Na verdade, não existe um nível seguro para ingestão de bebidas alcoólicas. Mesmo em doses moderadas, elas aumentam os riscos de câncer, por exemplo.

7. Luz solar

Durante anos, a comunidade científica alertou a população sobre os perigos de tomar sol. No entanto, hoje as pesquisas mostram que, embora a hiperexposição realmente não seja recomendada, o contato diário com a luz solar é muito importante para a manutenção da saúde.

A luz solar promove uma série de reações químicas no organismo. Quando a pele é exposta ao sol, seus raios desencadeiam mecanismos de controle da pressão arterial, por exemplo. Também não podemos nos esquecer da vitamina D, que na verdade é um hormônio que traz muitos benefícios e é associado à prevenção de uma série de doenças.

Portanto, a exposição controlada à luz solar, sem uso de protetores químicos, deve fazer parte da nossa rotina.

8. Confiança em Deus

As diferentes academias que pesquisam e divulgam a Medicina do Estilo de Vida apresentam esse remédio natural de forma diferente. Algumas se referem a ele como gratidão, outras como fé e ainda há os que preferem denominá-lo espiritualidade.

O fato é que, independentemente de sua religião, vários estudos demonstram que a fé ou espiritualidade é capaz de gerar significado e valor para a vida humana, além de influenciar positivamente na saúde e processos de cura.

Mário Borba, diretor científico de um projeto da Sociedade Brasileira de Cardiologia que estuda justamente a relação entre espiritualidade e a Medicina, afirma que “já não temos dúvidas de que a fé contribui para a saúde. Queremos entender melhor agora até onde vão seus efeitos e de que forma ela os propicia”.

Fatores de saúde — efetividade dos princípios

Parece simples demais? Você tem a impressão de que tudo isso é pouco científico para produzir resultados tão efetivos? Na verdade, de certa forma podemos dizer que é um retrocesso, mas não no sentido negativo.

É um retrocesso no sentido de que passamos milênios desenvolvendo hábitos de vida não saudáveis e acumulando os efeitos desses abusos no organismo. Agora, o conhecimento em Medicina do Estilo de Vida nos permite voltar às nossas origens e resgatar os remédios naturais que produzem saúde e vitalidade.

Uma das evidências da efetividade dos 8 remédios naturais é a comunidade de Loma Linda, na Califórnia. Talvez você não a conheça, mas ela chama a atenção do mundo pela longevidade e vitalidade de seus habitantes. Por isso, já foi alvo de diversas reportagens e pesquisas científicas.

O estilo de vida de grande parte dos habitantes de Loma Linda se baseia nos 8 remédios naturais deste artigo. Como resultado, eles são considerados hoje uma das cinco Zonas Azuis do mundo, ou seja, uma região em que a população é altamente longeva. As pessoas dessa comunidade vivem 10 anos a mais que a média dos americanos, além de chegarem à idade avançada com uma saúde muito melhor.

E você, já conhecia esses 8 remédios naturais?


 Quantos deles fazem parte da sua rotina? 



INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...