sexta-feira, 4 de março de 2016

Que tal falarmos do que não é amor?







           Que tal falarmos do que não é amor?




Já falou-se tanto em amor, amizade e paixão...
Que tal falarmos do que não é amor?



Se você precisa de alguém para ser feliz, isso não é amor
É CARÊNCIA.



Se você tem ciúme, insegurança e faz qualquer coisa para conservar alguém ao seu lado, mesmo sabendo que não é amado, e ainda diz que confia nessa pessoa, mas não nos outros, que lhe parecem todos rivais, isso não é amor
É FALTA DE AMOR PRÓPRIO.



Se você acredita que sua vida fica vazia sem essa pessoa; não consegue se imaginar sozinho e mantém um relacionamento que já acabou só porque não tem vida própria - existe em função do outro - isso não é amor
É DEPENDÊNCIA.



Se você acha que o ser amado lhe pertence; sente-se dono(a) e senhor(a) de sua vida e de seu corpo; não lhe dá o direito de se expressar, de ter escolhas, só para afirmar seu domínio, isso não é amor
É EGOÍSMO.



Se você não sente desejo; não se realiza sexualmente; prefere nem ter relações sexuais com essa pessoa, porém sente algum prazer em estar ao lado dela, isso não é amor
É AMIZADE.



Se vocês discutem por qualquer motivo; morrem de ciúmes um do outro e brigam por qualquer coisa; nem sempre fazem os mesmos planos; discordam em diversas situações; não gostam de fazer as mesmas coisas ou ir aos mesmos lugares, mas sexualmente combinam perfeitamente, isso não é amor
É DESEJO.



Se seu coração palpita mais forte; o suor torna-se intenso; sua temperatura sobe e desce vertiginosamente, apenas em pensar na outra pessoa, isso não é amor
É PAIXÃO.



Agora, sabendo o que não é o amor, fica mais fácil analisar, verificar o que esta acontecendo e procurar resolver a situação. 

Mesmo que a situação se confunda às vezes para você, o correto é que avalie a "PRESENÇA" e a "AUSÊNCIA" de seu par na sua vida e diante do resultado de seus sentimentos irá perceber se algumas das situações acima são temporárias ou caracterizam definitivamente seu tipo de relacionamento. 

Porque a "convivência" faz com que o tempo transforme o que é AMOR em ETERNIDADE.




SIMPLES DEFINIÇÕES





DEFINIÇÕES 

Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue.

Lembrança é quando, mesmo sem autorização, seu pensamento reapresenta 
um capítulo.

Angústia é um nó muito apertado bem no meio do sossego.

Preocupação é uma cola que não deixa o que ainda não aconteceu sair de seu pensamento.

Indecisão é quando você sabe muito bem o que quer mas acha que devia querer outra coisa. 

Certeza é quando a idéia cansa de procurar e pára. 

Intuição é quando seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido. 

Pressentimento é quando passa em você o trailer de um filme que pode ser que nem exista. 

Vergonha é um pano preto que você quer pra se cobrir naquela hora. 

Ansiedade é quando sempre faltam muitos minutos para o que quer que seja. 

Interesse é um ponto de exclamação ou de interrogação no final do sentimento.

Sentimento é a língua que o coração usa quando precisa mandar algum recado. 

Raiva é quando o cachorro que mora em você mostra os dentes. 

Tristeza é uma mão gigante que aperta seu coração. 

Felicidade é um agora que não tem pressa nenhuma. 

Amizade é quando você não faz questão de você e se empresta pros outros. 

Culpa é quando você cisma que podia ter feito diferente mas, geralmente, não podia. 

Lucidez é um acesso de loucura ao contrário. 

Razão é quando o cuidado aproveita que a emoção está dormindo e assume o mandato. 

Vontade é um desejo que cisma que você é a casa dele. 

Paixão é quando apesar da palavra "perigo" o desejo chega e entra. 

Amor é quando a paixão não tem outro compromisso marcado. 
Não... Amor é um exagero... também não.
Um dilúvio, um mundaréu, uma 

insanidade, um destempero, um despropósito, um descontrole, uma necessidade, um desapego?


Talvez porque não tenha sentido, talvez porque não tenha explicação, 
Esse negócio de amor, não sei explicar.

Adriana Falcão

quinta-feira, 3 de março de 2016

AMAMENTAÇÃO FORTALECE O VINCULO ENTRE MÃE E FILHO








10 motivos para amamentar seu bebê


Com o tema "Amamentação: Um ganho para toda vida!", a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2014, que vai de 01 a 08 de agosto, quer chamar a atenção para a importância da amamentação no mundo todo. 
Mas por que amamentar seu bebê? As vantagens vão da saúde de mãe e filho ao vínculo afetivo criado pelo ato – tudo isso comprovado por pesquisas. Descubra abaixo 10 – entre muitas – razões para o 
aleitamento materno.


1. Ajuda na recuperação pós-parto do corpo da mãe
Durante o parto, o corpo da mulher passa por alguns traumas: o útero sangra um pouco, os níveis de hormônio ficam desregulados e algumas mães reclamam de contrações depois do nascimento dos filhos. A fonoaudióloga Fabiola Costa, membro do GTIAM - Grupo Técnico de Incentivo ao Aleitamento Materno da Universidade Federal Fluminense e autora do blog Mama Mia, sobre amamentação, explica que, ao amamentar, os hormônios do corpo feminino voltam a se equilibrar.
Fabíola aponta para outro benefício: a amamentação logo após o parto. “A sucção do peito faz com que o útero expulse a placenta mais rápido, e ainda ajuda na imunidade para o bebê”, diz. Pesquisas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, mostram que o aleitamento previne outros tipos de doença, como o enfarto e a diabetes tipo 2.



2. A mãe perde peso e o bebê ganha

“A mãe que amamenta tem um gasto energético maior ao amamentar. Isso ajuda a perder o peso que ganhou na gestação”, diz Luciano Borges Santiago, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria. Segundo pesquisas, o gasto calórico vai de 200 a 500 kcal por dia. Já, para o bebê, o leite materno significa o ganho certo de peso. “Com outro tipo leite corre-se o risco da criança engordar muito ou engordar pouco.A criança que mama no peito não fica desnutrida nem obesa”, afirma.



3. Economia de dinheiro e recursos naturais

Pesquisas da Associação Americana de Pediatria mostram que mães que amamentam exclusivamente – ou seja, alimentam o bebê apenas com o leite materno – durante os seis primeiros meses poupam cerca de mil dólares. Nessa equação entraram apenas as quantidades de fórmulas artificiais e mamadeiras que teriam que comprar. A economia seria muito maior se fosse levado em conta que crianças alimentadas com leite materno tendem a ter menos doenças – e, portanto, gastam menos com remédios e pediatra. Há ainda a questão da sustentabilidade: “o leite materno não usa latas nem mamadeiras”, completa Fabíola.


4. Acalma a mãe
Dois hormônios agem durante o aleitamento: a prolactina, que induz o corpo a produzir leite, e a oxitocina, que ejeta o líquido da mama. Combinados, estes hormônios agem no organismo da mãe. Fabíola – que amamentou sua primeira filha até os dois anos e ainda amamenta o seu segundo filho, de 7 meses – diz que a oxitocina, quando liberada, dá a sensação de prazer.



5. Dá sensação de saciedade para o bebê
De acordo com Luciano Santiago, a quantidade de gordura presente no leite varia durante a amamentação. “Logo perto do final da mamada, o nível de gordura do leite fica no máximo, o bebê se sente saciado e para naturalmente”, simplifica o pediatra. As mamadeiras não têm o mesmo efeito, já que seu conteúdo tem sempre a mesma quantidade de gordura. “Com a mamadeira, existe o risco do bebê não querer parar de mamar porque não tem a sensação de saciedade”, diz ele.



6. Pode servir como método contraceptivo para a mãe
Durante seis meses, se a mãe amamentar exclusivamente o bebê, é possível que ela se valha da amenorréia lactacional, um método contraceptivo natural. A sucção recorrente do bebê na mama faz com que o hipotálamo da mãe não produza o ciclo necessário à ovulação. Mas atenção: Fabíola avisa que esse método só acontece durante os seis primeiros meses, e em mulheres que estejam amamentando em livre demanda. Como podem ocorrer falhas nesse método, os médicos recomendam que, enquanto estiver amamentando, as mulheres usem anticoncepcionais a base de progesterona.


7. Protege o bebê de alergias posteriores e infecções
Um estudo conjunto das Universidades de Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, mostrou que o leite materno contém imuglobinas que protegem o intestino dos bebês de possíveis alergias alimentares. Luciano Santiago ressalta que os tipos de imuglobinas presentes no leite materno também ajudam a potencializar o efeito das vacinas nos bebês. Ele fala que, para a proteção contra infecções, é recomendável que se amamente (não exclusivamente) até depois de dois anos. “Até dois anos, o corpo da criança ainda não se defende sozinho das infecções”, explica.


8. Cria um laço entre mãe e bebê
“A distância entre o olho da mãe e o seio é exatamente a distância que o neném enxerga. Não é a toa que o bebê reconhece a mãe”, conta Fabíola. Além do olhar, o contato entre a pele da mãe e a do filho cria um tipo de laço entre os dois. Um vínculo que, segundo o pediatra Luciano Santiago, “é diferente de tudo que se possa explicar”.

9. Ajuda na formação da mandíbula e da língua do bebê
Fabíola Costa diz que a amamentação é primordial para o desenvolvimento oral do bebê. “A musculatura da boca é exercitada quando ele suga o seio da mãe”, diz a fonoaudióloga. Este tipo de exercício é muito importante, no futuro, para o desenvolvimento da fala da criança. Luciano completa com outras áreas do rosto do bebê que são exercitadas com o aleitamento, como os dentes, os músculos da face, a mandíbula e o maxilar.


10. A longo prazo, as crianças tendem a ficar mais inteligentes
O cérebro humano não nasce completamente formado. É durante os três primeiros anos que a quantidade de neurônios e sinapses (conexões entre neurônios) aumenta. “O leite materno tem substâncias que favorecem esse desenvolvimento”, diz Luciano Santiago.
Segundo o pediatra, 90% das sinapses cerebrais de uma pessoa são criadas durante seus três primeiros anos de vida. “Quanto mais ligações tiver no cérebro, maior a habilidade da pessoa”, completa o pediatra. Pesquisas da Nova Zelândia e Irlanda mostram que crianças que foram amamentadas exclusivamente durante os primeiros seis meses têm maiores notas na escola e habilidades cognitivas mais refinadas.





Não se deixe enganar.

Fique por dentro de tudo o que é verdade e mentira sobre a amamentação.


Fonte: Pastoral da criança


Mentiras

"Meu leite é fraco".
"Não amamentei, porque meu leite não desceu!".


"Amamentar faz as mamas caírem".
"Mulheres de seios pequenos têm menos leite".
"Canjica e cerveja preta estimulam a produção de leite".
"Se a mãe tomar água gelada enquanto estiver amamentando, o bebê fica gripado".
"Se a mãe não amamentou o primeiro filho, não vai conseguir amamentar o segundo".
"Amamentar é doloroso".
"Inveja e mau-olhado faz o leite secar".




Verdades

O leite materno pode ser congelado.
Se interrompida por um longo período, a amamentação pode ser retomada.
A alimentação da mãe reflete no leite.
Mamadeiras e chupetas podem atrapalhar o aleitamento.
Amamentar faz bem para a saúde da mãe e do bebê.
O leite materno não precisa ser complementado até os 6 primeiros meses de vida, nem mesmo com água.
A amamentação fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê



Tem coisa melhor?




Minha primeira e unica gravidez pura alegria



Tem coisa melhor?

- Se apaixonar e ser correspondido

- Rir a ponto de não aguentar mais

- Ver a novela que você mais gosta

- Um banho quente num dia de muito frio

- Comprar sem limites no supermercado

- Aquela encarada de fazer tremer
- Receber um e-mail de alguém que você gosta e que não manda nunca... 

- Dirigir por um lindo caminho

- Escutar sua música favorita tocar no rádio

- Deitar na cama e escutar a chuva cair

- Cheiro de terra molhada

- Tomar um banho bem gostoso e dormir na sua própria cama depois de acampar durante 4 dias
- Toalhas ainda quentes, recém passadas, num dia frio

- Descobrir que a blusa que você quer esta em promoção pela metade do preço
- Uma boa conversa

- Praia

- Achar uma nota de R$ 50,00 no casaco do inverno passado
- Rir de você mesmo

- Ligações depois da meia-noite que duram horas

- Correr entre regadores

- Ter alguém pra dizer o quanto você e linda

- Amigos
- Acordar e descobrir que ainda pode dormir por mais algumas horas

- O primeiro beijo
- Gastar tempo com os velhos amigos ou fazer novos

- Brincar com o bichinho de estimação

- Ter alguém mexendo no seu cabelo

- Sonhar com coisas boas

- Realizar um sonho antigo

- Chocolate quente num dia frio
- Viajar com os amigos

- Ganhar um jogo super disputado
- Gastar tempo com amigos chegados

- Ir nas melhores montanhas russas de novo e de novo
- Ver a expressão no rosto de alguém quando abre o seu tão esperado presente

- Olhar o nascer do sol

- Ver o por do sol do arpoador no verão

- Conseguir enxergar essas pequenas coisas boas da vida e saber dar muito valor a isso

- Acordar toda manhã e agradecer a Deus por mais
um lindo dia. 


Muitas pessoas pensam que a felicidade somente será possível depois de alcançar algo, mas a verdade é que deixar para ser feliz amanhã é uma forma de ser infeliz." 


Autoria de Roberto Shinyashiki






Ser feliz ou ter razão?" 03/03/16 no Alma gêmea.

Para reflexão... 

Oito da noite, numa avenida movimentada. 
O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. 
O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. 
Ele conduz o carro. 


Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. 
Ele tem certeza de que é à direita. 


Discutem. percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. 


Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. 
Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. 


Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. 
Mas ele ainda quer saber: 



- Se tinha tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devia ter insistido um pouco mais... 
E ela diz: 
- Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. 
Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite! 


Moral da história: 

Esse fato foi contado por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no trabalho. 
Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. 


Diante disso me pergunto: 
'Quero ser feliz ou ter razão?' 
E lembrei de um outro pensamento parecido, diz o seguinte: 
“Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."











quarta-feira, 2 de março de 2016

Preconceito, Racismo e Discriminação








Existe muito preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar e este é um grande problema de todos nós.Vamos esclarecer um pouco sobre cada conceito

FONTE: FLÁVIA CUNHA LIMA (Professora Formadora da Diversidade)
 CEFAPRO – Barra do Garças


Preconceito

  • Preconceito é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las.É um julgamento apressado e superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas.

Racismo

  • As pessoas que não conseguem deixar de ser preconceituosas podem vir a se tornar racistas. Um racista acredita que existe raças superiores às outras, o que é grande tolice, pois na espécie humana, não podemos dizer que existam raças; a cor da pele, a forma do nariz, o tipo do cabelo, o tipo do sangue, o formato e cor dos olhos, a espessura dos lábios, 

  • não são suficientes para estabelecer diferentes tipos de raças entre os seres humanos, que biologicamente são iguais em quase tudo , restando pequenas diferenças externas pouco importantes e que não servem para fazer com que uns sejam superiores ou inferiores aos outros e vice versa.

Discriminação

  • A pessoa que faz isso, geralmente, quer valorizar a si próprio e diminuir os demais mesmo “de brincadeira”.É insegura porque não tem capacidade de conviver com os outros e aceitar as diferenças naturais entre os seres humanos.

  •  Os preconceituosos e racistas têm dificuldades em aceitar e conviver com a diferença e. às vezes, suas atitudes chegam ao delírio e como são medrosos e inseguros, projetam sobre os outros que são inferiores a eles e que não podem ter os mesmos direitos – 

  • quando os racistas e preconceituosos agem dessa maneira estão tratando os que eles julgam como inferiores a ele de maneira discriminatória.DISCRIMINAÇÃO É PORTANTO TRATAR OS OUTOS COM INFERIORIDADE, SE JULGANDO SUPERIOR.

Considerações Final

  • O mundo já é cheio de problemas embora hajam muitos recursos para resolver tudo: como a tecnologia ,informática, etc. Para que todos vivamos melhor e seguros, sem precisarmos desconfiar dos outros ou de viver competindo contra tudo e contra todos, deveríamos construir a sociedade dos nossos sonhos, justiça, liberdade, igualdade para todos.

  •  Quando o ser humano vive bem surge o melhor que ele tem e pode oferecer: ciência, arte, filosofia, cultura, lazer, prazer e felicidade de nível elevado.Se nós combatermos o preconceito, racismo e discriminação estaremos dando um grande passo para a melhoria do mundo,de nós mesmos e dos demais, que são apenas nossa imagem e semelhança.



Flavia Cunha Lima

FLÁVIA CUNHA LIMA

(Professora Formadora da Diversidade)
CEFAPRO – Barra do Garças





Paródia da música MEU ERRO (Paralamas do Sucesso)
TODOS SOMOS IGUAIS
Vou te dizer
Você não quer enxergar
Que o preconceito
É um desrespeito
Para pra perceber
Todos somos iguais
Por isso não julgue
Respeite bem mais
Você diz que o preconceito
É uma coisa errada
Acha que as agressões
Não fazem sentido nenhum
Pare para perceber
Que loucura
Quem pratica a violência
Deve ser castigado
 
Refrão
Tem uma coisa
Que precisa mudar
O bullying é um caso
Pra denunciar
Quem é gordo, ou alto
Narigudo ou não
Deve ser tratado
Como qualquer cidadão
 
Nós todos exigimos
Muito da sociedade
Mas primeiro devemos
Ver a realidade do problema
Corrigir nosso erro
Vale a pena
Quem não quer preconceito
Não deve julgar jamais

EQUIPE: Ana Claudia, Karina, Marcos, Rafaela, Riry, Geovana – 8ª B


LS Jack
NÃO DÁ MAIS
Eu já vi a mulher apanhar e não falar
Muitas vezes
Se humilhar
E não denunciar
Já á  denunciar
apanahr e n Rafaela, Riry, Geovana – 8aellemtentou se livrar
Mas não querem conversar
Ainda assim
Insistem em maltratar
Junto da memória
As lembranças da agressão ela guarda
Viver com isso
Não dá mais
Hoje as mulheres, são independentes
Saem de casa para trabalhar
Mas mesmo assim continuam a apanhar
Algumas conseguem dizer
Não da mais.

EQUIPE: Aline, Claudia, Jéssica, Renata, Tainara – 8ª A



A ESCOLA DOS BICHOS

 - ( FOI A  FLAVIA SILVA ANTUNES QUE ME ENVIOU)



Respeitar as Diferenças!!
Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas. O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de vôo.
 O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental.
 E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída. 
E assim foi feito, incluíram tudo, mas… cometeram um grande erro.
 Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.
 O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar.
Colocaram-no numa árvore e disseram: “Voa, Coelho”.
 Ele saltou lá de cima e “pluft”…coitadinho! 
Quebrou as pernas. O Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também. 
O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma topeira. 
Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.
SABE DE UMA COISA?
Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias. Não podemos exigir ou forçar para que as

outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.
Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.

RESPEITAR AS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO.
  • Você acha certo, querer que as pessoas sejam da forma que você acredita ser o mais adequado?

  • Você concorda que ser diferente é normal, estranho é ser igual? Comente.








INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...