sexta-feira, 22 de julho de 2022

VOCÊ SABE RECEBER BEM OS AMIGOS ? ? ? kkk.


 Dicas de como se preparar para receber amigos em casa | Blog da MRV

Dicas de Como se Preparar para Receber Amigos em Casa

Amigos reunidos na sala de um apê MRV para comemorarem com os amigos

Receber amigos em casa é um dos programas preferidos de muitos brasileiros. Isso porque é possível reunir as pessoas que fazem parte da sua história, passaram por diversos momentos com você (desde os bons e engraçados até aqueles mais desafiadores) e, em muitos casos, também estão presentes no seu trabalho. Tudo isso para celebrar, se divertir e, é claro, aproveitar a vida da forma como você merece.

Por essa razão, listamos algumas dicas que vão ajudá-lo se tornar um expert no assunto, garantindo que a sua casa fique cada vez mais agradável, bonita e bastante convidativa para receber seus amigos e familiares. Confira!

1. Capriche na limpeza

Para começar, é fundamental que você capriche na limpeza da sua casa. Isso porque não tem como um local sujo e desarrumado ser confortável, principalmente o banheiro, não é mesmo? Em muitos casos, inclusive, isso faz com que os cômodos se tornem abafados, apertados e mal iluminados, resumindo: tudo o que você não precisa no grande dia!

Portanto, faça uma faxina um dia antes para retirar o pó e organizar móveis, acessórios ou objetos decorativos. Tenha esse cuidado principalmente na sala, na cozinha, na varanda e no banheiro.

Também é interessante fazer uma vistoria para identificar itens (papéis, revistas, souvenires, caixas etc.) que estão guardados ou dispostos em armários, estantes, aparadores e afins, mas não têm serventia. Assim, você se livra deles e evita que os ambientes fiquem visualmente poluídos com tanta informação.

2. Reforce as áreas de circulação ao receber amigos em casa

Fora o cuidado com a limpeza, é interessante reforçar que as áreas de circulação, como corredores e passagens de cômodos conjugados (sala e varanda ou sala e cozinha, por exemplo), precisam estar livres e espaçosos para facilitar a passagem das pessoas.

Para tanto, opte por móveis na sua mobília que sejam multifuncionais (como mesas de canto que se convertem em aparadores ou pufes que podem ser embutidos em racks). Certifique-se também de não deixar nenhum item decorativo frágil nesses cantos (vasos de vidro, espelhos, revisteiros, telas, cestos artesanais, adornos de parede etc.).

Alguém pode esbarrar neles sem querer e causar acidentes que deixem uma ou mais pessoas machucadas, o que acabará com o clima da reunião. Com esses cantos desocupados, dá até para espalhar almofadas e futons pelo chão para deixar a reunião mais informal e intimista. O que acha da ideia?

3. Transforme o ambiente com uma linda decoração

Se você quer mostrar que manda bem quando o assunto é receber convidados, já sabe: transforme o seu lar com uma decoração personalizada. Tenha em mente que o ser humano é muito visual. Portanto, causar uma boa impressão na primeira vista é essencial para fazê-lo se sentir bem acolhido.

A boa notícia é que não é preciso muito para isso, viu? Você pode utilizar alguns vasos com plantas ornamentais e/ou aromáticas (lavanda, jasmim, lírio etc.), por exemplo, que trazem vida a qualquer ambiente e ainda o perfumam.

Quadros e esculturas também são bem-vindos, pois dão um toque mais pessoal e original ao imóvel. Além disso, dá para trocar a capa das almofadas, colocar uma manta aconchegante no sofá e mudar as cortinas das janelas. Já para espaços com azulejos e pastilhas, que tal usar adesivos para renová-los e mudar a paleta de cores?

4. Aposte em uma iluminação mais atraente

A iluminação também faz toda a diferença na hora de deixar a decoração mais personalizada e, em especial, tornar os ambientes aconchegantes para as pessoas. O segredo para não errar a mão é apostar na luz amarelada, que é justamente a tonalidade que promove a sensação de hospitalidade e calor humano.

Adote também luminárias que diversifiquem a origem da luz e a emitam de forma difusa (isto é: com intensidade sutil), para não incomodar os olhos. Os pendentes, os plafons e as luminárias de chão são algumas opções.

5. Monte um cardápio prático

Nossa quinta dica é montar um cardápio que seja prático. Isso porque comidas muito elaboradas demoram mais tempo até ficarem prontas. Por isso é importante investir em receitinhas simples e práticas, assim você poderá aproveitar mais o tempo e curtir a presença de seus amigos.

Portanto, faça uma lista de pratos que agradem a todos os paladares, os quais seus convidados possam se servir por si só, sem a ajuda de terceiros. Alguns bons exemplos são:

  • empadão de frango;
  • vinagrete;
  • arroz de pato;
  • estrogonofe;
  • pizza;
  • macarrão de forno.

Para completar, coloque bebidas (suco, sangria, refrigerante, água aromatizada etc.) em jarras e suqueiras.

6. Não se esqueça da música ambiente

Outra dica que não pode faltar nesta lista diz respeito à música ambiente, pois é ela que embala as conversas, gera aquele clima amigável e ainda estimula a interação social.

Caso você tenha dúvida sobre quais faixas escolher, não se preocupe! Dá para recorrer a playlists prontas em aplicativos como o Spotify. Basta pesquisar por gênero, cantor/banda, paradas ou lançamentos e apertar o play.

7. Pense em atividades para fazer com os amigos

Sem dúvidas, você e seus amigos terão muitos assuntos para colocar em dia. Além disso, também vão comer e beber, duas coisas que não podem faltar em uma boa confraternização. Porém, ainda assim é importante pensar e programar algumas atividades para fazer com eles.

Isso ajuda a descontrair, entreter, promover a interação de quem ainda não se conhece no grupo e, de quebra, estimular aqueles que estão mais quietos a participarem ativamente da reunião. Você pode, por exemplo, propor uma noite de jogos, uma sessão de cinema em casa, um clube da leitura ou uma noite do pijama. Que tal?

Como vimos, não faltam dicas para receber amigos em casa com o máximo de conforto e acolhimento. Por isso, vale a pena segui-las para tornar esse momento não só agradável, mas também mostrar que você sabe ser um excelente anfitrião! Porém, não deixe de pensar em estratégias para evitar o incômodo de seus vizinhos devido a barulho alto, por exemplo (independentemente de morar em casa ou condomínio).

Curtiu o post? Então, SE INSCREVA EM NOSSO BLOG E DÊ A SUA OPINIÃO  para acompanhar mais conteúdos sobre como adaptar o seu lar em momentos especiais com a família e os amigos!

Como plantar rosas em vasos

 Se você deseja adicionar cor e fragrância de verão a um pátio, deck ou jardim, as dicas sobre como plantar rosas em vasos podem lhe ser bastante úteis.

1-como-plantar-rosas-em-vasos
© Zummolo/iStock/Getty Images/Gardeningetc1-como-plantar-rosas-em-vasos

Lindas, estas flores são as favoritas de muitos jardineiros e você não precisa ter hectares de espaço para cultivá-las. Com as variedades certas e alguns belos vasos, é possível preencher até o menor dos jardins com seu charme romântico e aroma delicioso.

O cuidado com as rosas também é mais simples do que você imagina, uma vez que você tenha um certo know-how. Mas com o cultivo em vasos, há algumas dicas a serem adotadas para obter os melhores resultados – confira tudo abaixo:

Como plantar rosas em vasos em 6 passos simples

O especialista em jardinagem da Amateur Gardening, John Negus, compartilhou as suas dicas passo a passo sobre como plantar rosas em vasos ao Gardening Etc.:

  1. Escolha um vaso de tamanho decente que possa acomodar confortavelmente todas as raízes da sua planta. Coloque-o em sua posição final, pois pode ser muito pesado para mover uma vez plantado – idealmente em algum lugar que receba sol por pelo menos metade do dia. Cubra o orifício de drenagem com 8 cm de pedras ou pedregulhos e coloque a rosa, em seu vaso, no centro.
  2. Misture um composto rico em nutrientes com fungos micorrízicos. Você também pode adicionar 10 a 20% de estrume multiuso ou bem apodrecido para uma maior riqueza. Firme-o suavemente entre os dois vasos. Remova cuidadosamente a rosa em vaso e tire-a de seu recipiente. Coloque a bola de raiz no buraco que você fez no vaso maior e adicione um pouco mais de composto.
  3. Plante-a na mesma profundidade em que estava crescendo anteriormente. Certifique-se de que a superfície do composto esteja cerca de 5 cm abaixo da borda do vaso, para regar.
  4. Coloque o vaso em "pés" para garantir que o excesso de umidade seja drenado livremente. Após o plantio, regue abundantemente para que as raízes fiquem em contato próximo com o composto.
  5. A poda de rosas normalmente deve ser feita no final do inverno até o início da primavera. Encurte as hastes principais pela metade e os brotos laterais para dois botões. Remova os caules amontoados do meio.
  6. Os vasos secam mais rapidamente do que os canteiros de flores, por isso precisam de rega mais frequente. Regue suas rosas livremente em períodos de seca e fertilize as plantas com um fertilizante líquido com alto teor de potássio semanalmente do final da primavera ao início do outono.

Qual é a melhor época para plantar rosas em vasos?

Se você comprou sua rosa em um vaso, ela geralmente pode ser plantada em qualquer época do ano. Evite fazê-lo durante períodos de seca ou geada, no entanto. Plantar rosas de raiz nua é melhor feito do final do outono até o meio da primavera.

Quais são os melhores tipos de rosas para vasos?

Nem todos os tipos de rosas prosperam em vasos, pois precisam de uma raiz profunda.

“Você pode tentar variedades de chá híbridas, mas eu suspeito que elas não crescem muito bem”, diz John. "As melhores rosas para recipientes são as do tipo pátio e miniatura, que podem ser cultivadas em vasos pequenos, mas profundos – de 23 a 35 cm de profundidade.

Você também pode experimentar rosas menos vigorosas e trepadeiras, mas use recipientes maiores com uma profundidade mínima de 30 a 46 cm".

Como preparar as rosas em vasos para o inverno?

As rosas ficam adormecidas no inverno e geralmente não são afetadas por geadas – mas, se a sua ainda estiver florescendo, elas apreciarão um pouco de proteção.

John sugere envolver duas camadas de plástico bolha ao redor dos potes e cobrir o composto com uma camada de 10 cm de casca de compostagem para estimular um forte crescimento no ano seguinte. Na primavera, remova os 10 a 12 cm superiores do composto e substitua-o por um composto rico em nutrientes.

Se as suas rosas ainda estão florescendo ou não quando as temperaturas caem, é uma boa ideia colocar os vasos em algum lugar ensolarado e protegido – ao longo de um muro de jardim, por exemplo. Certifique-se de que cada um esteja nos "pés" do vaso para que o excesso de umidade seja drenado.

Se você puder encontrar apenas um local exposto para suas rosas em vaso, e elas terminaram de florescer, você pode cortá-las em um terço do tamanho no outono. Isso pode ajudar a evitar a “rocha do vento”, que é quando o vento solta as rosas em sua base do solo.

*Via Gardening Etc.

O USO DAS CINZAS NA HORTA OU EM CASA

 As cinzas provenientes da queima de madeiras, seja na lareira ou em fogueiras são muito ricas em compostos minerais, tais como cálcio, magnésio e fósforo.

Elas são benéficas para a correção do ph do solo. E várias hortaliças se beneficiam dos seus nutrientes.
Leia mais a seguir.

Uso de Cinzas como Fertilizantes

solo plantaçao
As cinzas que aqui tratamos são aquelas produzidas pela queima de madeira, como nas lareiras domésticas, em fogões à lenha, etc.
Esta cinza produzida é um material inorgânico que possui um alto teor de compostos minerais, podendo conter cálcio, magnésio, fósforo – uma espécie de composto mineral que pode ser utilizado para as plantas.

Os agricultores de antigamente usavam as cinzas do fogão para colocar na horta, obtendo um bom resultado.

Em função da agricultura que se expandiu e tornou-se um fator econômico altamente satisfatório, o uso de cinzas foi abandonado.

Agora, para fertilizar o solo, são usados elementos produzidos por moagem de rochas e extração e produção de adubos pelo método químico, devido à exigência de grandes quantidades de nutrientes.

Desvantagens dos Fertilizantes Químicos

A cada nova produção, a lavoura requer nova reposição de fertilizantes para propiciar resultados positivos na próxima safra.

OS FERTILIZANTES QUÍMICOS TÊM O ARGUMENTO DE DISPONIBILIDADE PARA A PLANTA DE FORMA IMEDIATA; POR ISTO A DEMANDA CRESCENTE, O QUE PODE OCASIONAR GRANDES PROBLEMAS AMBIENTAIS, COMO SATURAÇÃO E CONTAMINAÇÃO DO SOLO POR ADUBOS, ESCOAMENTO DESTES COM AS ÁGUAS DAS CHUVAS, POLUINDO CURSOS DE ÁGUA, MATANDO A FLORA E FAUNA AQUÁTICA,ETC.

Além disto, para sua produção são necessárias fontes minerais não renováveis, extraídas muitas vezes incorretamente e que estão cada vez mais onerosos para a agricultura.

Fertilizantes Orgânicos

terra paA troca de fertilizantes químicos por orgânicos (biofertilizantes) tem sido estudada e aos poucos formam mais adeptos. O seu uso é renovável, são usados materiais descartados das lavouras.

São eficazes na correção do ph do solo.
Em solos com acidez acentuada e inadequada ao cultivo de plantas atualmente é usado o calcário.

Após a realização da análise do solo, um profissional poderá indicar as quantidades de calcário a ser usado, para tornar o pH de acordo com a cultura.

Como as Cinzas Enriquecem o Solo

As cinzas, além de conter elementos simples que são utilizados pelas plantas, têm também o fator de correção de acidez do solo, pois contém cálcio e magnésio.
Em análise laboratorial também mostraram a presença de ferro, boro, zinco e outros micro-elementos necessários para as plantas.

Usar cinzas nos canteiros, colocando o que é resíduo de lareira ou fogão a lenha então será benéfico, pois hortaliças e aromáticas apreciam um pH mais próximo à neutralidade que é 7,0.

Os tomates, espinafres, ervilhas e alho são algumas que se beneficiam.
Para cultivo de plantas aromáticas, como manjericão, hortelã e outras, também podem ser usadas.

Como Usar as Cinzas na Horta

Misturar as cinzas com o solo de canteiro antes do plantio.
Para dar uma ideia de medida, não usar mais de um volume contido numa lata de leite em pó para um canteiro de 2,0m x 1,0 m.

O uso das cinzas deve ser restrito em plantas que apreciam substrato mais ácido

O uso de cinzas na mistura de composto pode ser usado, com restrições para ixoras (Ixora spp.), gardênia (Gardenia jasminoides), azaleias (Rhododendron simsii e R. indicum) e crótons (Codieum variegatum), que apreciam substrato mais ácido.

Uso das Cinzas Contra Pragas e Insetos

caracolAs cinzas são mais alcalinas, então as lesmas e caramujos não circulam em solo com cinzas.

Espalhar cinzas nos canteiros ao redor de mudas que são procuradas por lesmas é, então, uma coisa boa.

Cinzas colocadas ao redor da entrada da casa de formigas cortadeiras farão com que se mudem de local.

Os cães são atormentados por insetos, como moscas, carrapatos e pulgas, e o uso de cinzas misturada com vinagre e aplicado ao pelo, seguido de uma escovação, os livrará destas pragas.

Contra traças que atacam suas roupas nos roupeiros, usar saches de cinza espalhados, é eficiente.
Somente use tecido que não deixe passar os resíduos finos, evitando, assim, que sujem as peças.

Outros Usos para as Cinzas

  • Podem ser utilizadas para confeccionar sabão, junto com gordura, que poderá ser o óleo de cozinha usado para frituras;
  • Uma mistura de cinzas com um pouco de água, fazer em ponto de pasta, pode ser usado para remover manchas nos móveis;
  • Saches de cinzas colocadas dentro de refrigeradores retira o odor que alguns alimentos emitem;
  • Manchas gordurosas em roupas podem ser removidas com cinza seca. Passar, deixar alguns minutos e escovar.

VITAMINA DE COALHADA E ENERGIZANTE E SAUDAVEL

 

Aprenda a fazer duas vitaminas de coalhada com frutas

A vitamina de coalhada com frutas é saudável e saborosa, perfeita para o lanche da tarde

Aprenda a fazer duas vitaminas de coalhada com frutas

Coalhada é o produto resultante da ação de fermentos láticos selecionados (ou de bactérias láticas mesófilas) sobre o leite pasteurizado ou esterilizado. O teor em ácido lático deve estar na faixa entre 0,5% e 1,5%. Na verdade, o produto é obtido pela associação variável de microrganismos, conforme o fabricante e a marca, predominando os Streptococcus lactis e o Lactobacillus lactis”, afirma Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira, professora do Curso CPT a Distância e Online Produção de Manteiga, Coalhada e Requeijão em Barra.

consistência da coalhada deve ser pastosa ou semicremosa, o que a torna um produto diferenciado, saudável e saboroso, perfeito quando consumido puro, condimentado com ervas, ou ainda em vitaminas com frutas.

Que tal aprender a fazer duas vitaminas de coalhada com frutas? Vamos ao passo a passo das receitas?

Vitamina de coalhada com goiaba e morango


Ingredientes:

->500 ml de coalhada fresca;

->½ goiaba vermelha grande (sem casca);

->8 morangos grandes (ou 3 kiwis);

->Uvas passas (a gosto).

Modo de preparo:

Lave bem as frutas frescas com água corrente. Descasque as goiabas e retire os talinhos dos morangos. Bata a coalhada, a goiaba, os morangos (ou kiwis) e as uvas passas no liquidificador até ficar cremoso.

Vitamina de coalhada com mamão e melão


Ingredientes:

->500 ml de coalhada fresca;

->1/4 de mamão;

->1/4 de melão;

->½ laranja.

Modo de preparo:

Lave as frutas com água corrente e descasque-as. Lembre-se de retirar as sementes, caso contrário, a vitamina poderá ficar amarga. Bata a coalhada, a laranja o mamão e o melão no liquidificador até formar um creme.

BOM APETITE.



quarta-feira, 20 de julho de 2022

VIVA EM HARMONIA COM A NATUREZA


VIVA A NATUREZA COM PLENITUDE RESPEITANDO A GRANDE OBRA DE DEUS.


Viver de uma forma mais equilibrada e que permita absorver tudo o que de bom acontece nada vida é meio caminho para ser mais feliz e para viver em harmonia com a natureza. Veja algumas mudanças simples que pode adotar no seu dia-a-dia

Na natureza, todos os elementos trabalham para o bem comum, o bem da vida, manifestando-se de formas diferentes e impressionantes. Durante o período em que muitas atividades estiveram em pausa, a natureza manteve o seu curso e esplendor natural, com a serenidade que tão bem a caracteriza.

Agora que começamos a ver uma nova luz de esperança com o levantamento, aos poucos, do confinamento e que a “nova normalidade” se começa a instalar, é importante não desperdiçar tudo o que de bom este momento nos trouxe, em particular a valorização das relações familiares e de amizade e necessidade de estar livremente em contato com a natureza.

Esta oportunidade de viver melhor, praticar um estilo de vida mais saudável e mais consciente está ao seu alcance. Comece por uma série de mudanças simples e práticas que todos podemos adotar no quotidiano e que têm como base reaprender a valorizar o afeto, as relações interpessoais e a harmonia entre o ser humano e o meio que o rodeia.

No fundo é ser mais saudável e estar em harmonia com o meio ambiente.

Eis algumas mudanças positivas que pode adotar para se sentir mais feliz e ainda proteger o meio ambiente e o Planeta.

Viver e aproveitar o tempo
Com a intensidade das rotinas e as obrigações que têm de ser cumpridas, aproveitar a vida pode ser uma premissa que fica frequentemente para segundo plano. Tire partido do tempo e das novas experiências. Aprenda a retirar algo positivo de tudo o que acontece e esteja em harmonia consigo mesmo.

Uma coisa de cada vez
O multitasking é uma ferramenta altamente apreciada, devido à utilidade prática de realizar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo, mas a simultaneidade não permite desfrutar dos momentos. Experimente criar uma lista de afazeres e vá cumprindo as metas ao longo do dia, uma de cada vez. Nas pausas olhe para a natureza e veja como está bonito o dia. Converse com as suas plantas e animais, cuide deles como gostaria que cuidassem de si.

A minha casa, a casa de todos
Equilíbrio é palavra de ordem quando falamos em atitudes mais tranquilas e saudáveis, mais em consonância com a mãe natureza. O Planeta é a casa de todos nós e está nas nossas mãos cuidarmos dele, todos os dias. Experimente abraçar uma árvore ou levar os miúdos ao parque e ensinar-lhes a importância dos passarinhos. Aproveite o tempo para ouvir todos os sons à sua volta e toda a vida que floresce enquanto vivemos em comunhão com animais e plantas.

Partilha como lema de vida
Se há coisa que os constrangimentos nos ensinam é que juntos somos mais fortes. Aproveite para dedicar mais tempo à família e prestar mais atenção aos pequenos detalhes. Viva o presente e celebre a vida a cada dia. Já disse bom dia ao seu vizinho hoje? Por vezes, se pararmos um pouco para absorver o ambiente à nossa volta, apercebemo-nos de que com pouco podemos fazer alguém muito feliz.

Desligar a tomada
Desligar a televisão, as redes sociais e os mil gadgets que temos por casa e aproveitar o silêncio pode ser a maior dificuldade de quem procura um estilo de vida mais presente e focado. Para abrandar o passo é fundamental sincronizar o seu ritmo com o ritmo da natureza. Esqueça o modo piloto automático e a necessidade compulsiva de consumo. Foque-se numa vida repleta de realização e significados.

Aprenda a viver devagar, de forma equilibrada e mantendo o balanço perfeito entre a casa, o trabalho, a saúde e o estilo de vida. Saber deixar o tempo passar é uma virtude e um caminho bem-sucedido em direção a rotinas mais felizes, em linha com a mãe natureza.

O Planeta agradece.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...