sábado, 15 de setembro de 2018

“melindre”

O dicionário define a palavra “melindre” como o estado de espírito que entra em uma pessoa que possui uma maior facilidade de se ofender, de se magoar. Por conta, desses sentimentos o melindre é considerado uma faceta do orgulho, da vaidade, do egoísmo.
E ainda, os melindres surgem a partir do momento em que passamos a nos julgar superiores, quando não aceitamos opiniões diferentes, e até mesmo situações que nos entristecem, que nos tira o equilíbrio.

Doutrina Espírita e os Melindres

“O orgulho leva a vos crer mais do que sois; a não poder sofrer uma comparação que possa vos rebaixar; a vos considerar, ao contrário, tão acima dos vossos irmãos, seja como espírito, seja como posição social, seja mesmo como superioridade pessoal, que o menor paralelo vos irrita e vos fere.”
Já em Obras Póstumas, o codificador da doutrina espírita fala sobre a personalidade do homem e como ele se melindra. Confira:
“A exaltação da personalidade leva o homem a considerar-se acima dos outros. Julgando-se com direitos superiores, melindra-se com o que quer que, a seu ver, constitua ofensa a seus direitos. A importância, que por orgulho atribui à sua pessoa, naturalmente o torna egoísta.” (Allan Kardec, Obras Póstumas – 1ª. Parte – Egoísmo e o orgulho)

André Luiz fala sobre Melindres

No livro “Sinal Verde”, André Luiz, por meio da psicografia de Chico Xavier apresenta diversas mensagens espíritas, dentre elas a de como não nos melindrar, e sim aprender com as dificuldades. Confira:
Não permita que suscetibilidades lhe conturbem o coração.
Dê aos outros a liberdade de pensar, tanto quanto você é livre para pensar como deseja.
Cada pessoa vê os problemas da vida em ângulo diferente.
Muita vez, uma opinião diversa da sua pode ser de grande auxílio em sua experiência ou negócio, se você se dispuser a estudá-la.
Melindres arrasam as melhores plantações de amizades.
Quem reclama, agrava as dificuldades.
Não cultive ressentimentos.
Melindrar-se, é um modo de perder as melhores situações.
Não se aborreça, coopere.
Quem vive de se ferir, acaba na condição de espinheiro”.
A partir dessa mensagem, concluímos que não podemos levar toda e qualquer situação para o lado pessoal, e sim, seguir os ensinamentos da doutrina espírita, ou seja, devemos dar aos outros a liberdade de pensar o que desejarem.
E ainda, devemos lembrar que na nossa atual encarnação devemos lidar com as divergências de maneira leve, e que podemos extrair coisas boas quando o outro não concordar com a nossa opinião.
É preciso também, buscar a nossa melhora interior. Como? Através da reforma íntima, que deve ser praticada todos os dias. Para isso, é necessário ter calma, compreensão para lidar com situações que não correspondem às nossas expectativas.
Não guarde mágoas, melindres. Lembre-se que sentimentos como esses podem acabar com amizades, relacionamentos, família. Procure sempre amar o próximo!

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

ALIMENTE-SE BEM.

As verduras e os legumes são alimentos fáceis e rápidos de fazer. Ótimos  para o intestino, são ricas em vitaminas, minerais, fibras insolúveis que facilitam a digestão e são capazes de fornecer energia, animo e ainda trazendo grande benefícios para o organismo. E o melhor é que são alimentos econômicos e fáceis e rápido de preparar.
Agrião  Possui vitaminas  do complexo B (B3, B6) e vitamina C. A vitamina B3 é útil para os diabéticos (principalmente os que fazem uso de insulina),  nos casos de artrite  e ainda ajuda a reduzir o colesterol ruim. Fonte  rica de vitamina B3 são os vegetais verdes. E a vitamina B6 é eficaz no combate de diversos problemas de saúde. É usada contra problemas cardíacas, cálculos renais e tensão pre-menstrual. Também pode-se encontrar vitamina B6 nos vegetais verdes. Rico em cálcio ferro e manganês. Esta verdura possui bastante cálcio um nutriente essencial para manter os ossos saudável, o ferro manganês presentes na sua composição ajuda no combate  às infecções. O agrião é fonte de fibras e Antioxidantes que ajuda no bom funcionamento do organismo e fortalece os sistema imunológico. Previne tumores, auxilia no combate do  acido úrico, ajuda a tratar gastrite. O agrião contém ainda silício um mineral que dificulta a absorção de alimentos pelo corpo.
Alface Rica em vitamina A, B, C, cálcio,  ferro, fosforo magnésio, manganês, iodo potássio, sódio e zinco. A alface é ideal para quem perder peso, ela  é dotada de grande quantidade de fibras facilitando assim o bom funcionamento do intestino e ainda  de baixa calorias, tornando indispensável na  dieta  de emagrecimento. Também é indicado nos casos de ansiedade, nervosismo, insônia, todos estes benefícios é graça às substâncias lactucerina  e lactucina, presentes  nos talos. É rica em vitamina K, que previne hemorragias e facilita a coagulação sanguínea. E ainda por ter grande quantidade de potássio é útil para saúde dos músculos.
Acelga – Suas folhas têm a capacidade de eliminar as toxinas do sangue, protege os órgãos reprodutivos e auxilia na digestão.  Acelga contém vitaminas A. B1, B2, C, E, K, e PP, cálcio, cobre, ferro, magnésio e potássio. O cálcio, alem de proteger os ossos, pode influir na liberação de hormônios  como a serotonina a qual promove uma sensação de bem-esta e animo. O ferro como é de conhecimento de todos combate a anemia. Sem falar da importância das fibras, elas mantém o intestino funcionar corretamente.  Acelga é um perfeito alimento para o regime de emagrecimento. E ainda é usada nos tratamentos de úlceras, tumores, leucemia e outros tipos de câncer. Na África usa-se o suco da acelga para tratar as hemorroidas. O suco da acelga também é usada como descongestionante e para neutralizar a acidez  estomacal. No caso de câncer foi constatado que os componentes encontrado na acelga inibem a proliferação celular das células cancerígenas humanas. Estudos realizados sobre as células de câncer de mama revelou que os flavonoides presentes na acelga interrompiam  o crescimento e a reprodução de AND das células.
Couve – A couve é um legumes de alto valor alimentar. Nela encontra-se os principais sais minerais necessários ao equilíbrio dos tecidos. É uma excelente fonte de cálcio, cobre, enxofre, ferro, potássio, provitamina A, vitaminas B3 (niacina), B6, B9, C, K e U ( é importante  na cicatrização de úlceras no estômago e intestino). O cálcio presente nas folhas externas da superfície são oito vezes mais que no centro. O cobre associado à clorofila, favorece assimilação do ferro. Contém uma variedades de fotoquímico incluindo a luteína, que beneficia a visão e combate o câncer.  A couve também pode ajudar a prevenir e tratar o câncer de mama, úlceras e doença  cardíaca. O sumo da couve possui propriedades de emagrecimento principalmente misturado com a toranja. É recomendado na alimentação dos diabéticos.
Espinafre – O espinafre tem seu teor elevado em ferro e clorofila capaz de dar energia necessária. Contém ainda cálcio, cobre, enxofre, fosforo, magnésio, manganês, iodo, potássio, sódio, zinco, vitaminas A, B, C, D, P, fibras, aminoácidos, arginina (um aminoácido codificado pelo código genético) e lisina  (um aminoácido com cadeia lateral muito polar, que torna altamente hidrofílica). O espinafre é também rico em glicolípidos, poderosos fotoquímico conhecido  por suprimirem o crescimento das células cancerígenas e pela sua qualidade anti proliferação. É um alimento recomendado para as mulheres principalmente as vegetarianas, pois pode ajudar a evitar a osteoporose. Ajuda também a desintoxicar o organismo e alivia a  depressão. É indicado para gestante, por ser rico em ácido fólico, que previne defeitos neurológicos no feto. O ferro contido no espinafre supera a da carne, por esta razão é recomendado nos casos de anemia.
Contra-Indicação Deve ser evitado pelas as pessoas que sofrem de gota, artrite, reumatismo e cálculos renais. Também não é recomendado nos casos de dores de cabeça, inflamações intestinas ou gástrica.
Rúcula – Devido ao seu sabor picante é um estimulante de apetite. A rúcula  uma poderosa fonte de vitamina A e C, cobre, ferro, a rúcula facilita a digestão e previne inflamações no intestino. Também é uma excelente fonte de ômega 3 que elimina as toxinas do sangue e possui substâncias anti-cancerígenas. A rúcula é pobre em calorias.
Observações:Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste blog serve apenas com caraté informativo. Elas não substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde.

Fonte de Pesquisa:
As frutas na Medicina Natural – A Balbach – D Boarim
101 Alimentos Que Podem Salvar a Sua Vida – David GrottoSumos milagrosos – Charmaine Yabsley e Amanda Cross

É tempo de florescer

Quem procura renovação deve focar as suas energias em setembro. É o mês em que a primavera traz a alegria das flores. Pegar carona com esse florescer é o ideal para quem quer chegar à época de ano novo e olhar 2019 com orgulho.
Mas, por onde começar?
Do começo, é claro.
Nenhuma renovação acontece com bagunça. O primeiro passo para sentir-se produtivo nesses últimos meses do ano é não levar sujeira para os meses seguintes. Portanto:
  • Vire o seu quarto de cabeça para baixo. Tire tudo o que não usa há mais de um ano e entregue para doação.
  • Tire o pó daqueles lugares que não veem um pano há um bom tempo.
  • Mude os móveis de lugar. Deixe a energia circular de outra maneira, dê novos caminhos para o ar passar.
Com a casa arrumada, você já deu o primeiro passo do seu florescer.
Enfeite a casa com flores
Chegou o tempo em que olhar o feed de notícias no Facebook ou as reportagens em sites e jornais ficou mais bonito. Isso porque, por todos os lados que se olha, está cheio de flores. E as pessoas gostam de registrar aquele lindo Ipê que ganhou cores no seu caminho!
No ALMA GÊMEA, nós amamos essas manifestações de amor à natureza que a primavera desperta. Por isso, entre no clima. Leve flores para a sua casa, dê um cuidado especial ao seu jardim e se renove se possível a convivência com as pessoas queridas .
Sinta e seja a primavera
Além do visual, esse é o tempo em que os animais saem de suas casas. Muitas pessoas reclamam pelo surgimento de insetos, mas você pode fazer diferente do comum e agradecer pela renovação da natureza.
Por isso, veja, sinta, ouça e seja primavera.
Que tal aproveitar essa energia toda no ALMA GÊMEA E MAIS VISITE O BLOG DA LIAH CONCEIÇÃO Flor e natureza são o que não faltam por aqui!

terça-feira, 11 de setembro de 2018

BULLYING É PURA MALDADE




A prática de bullying na escola pode ser um tormento para as crianças e também para os pais e professores. Educar valores de respeito e de compreensão ao próximo pode não ser a tarefa de casa mais fácil nos dias de hoje.
Para Ally, mãe de criação da menina Kaylee, foi preciso tomar uma atitude mais firme para acabar com a prática de bullying da filha contra uma colega de escola. Kaylee andava ridicularizando uma menina pela maneira como ela se vestia e chamava a colega de diversos nomes e apelidos.
Ally precisou tomar uma decisão mais séria depois que percebeu que a filha não mostrava nenhum sinal de arrependimento pelo seu péssimo comportamento na escola. Ally decidiu que era hora de mostrar para Kaylee a diferença entre o certo e o errado
Para fazer a filha entender o que é se sentir ridicularizada pelos colegas, Ally obrigou a menina a se vestir com roupas que ela jamais escolheria para ir para a escola. Por dois dias, Kaylee sentiu na pele como é ser vítima de bullying, escutando ofensas dos amigos pela maneira como estava vestida.
A forma que Ally encontrou para educar a sua filha de criação está longe da convencional, mas tudo indica que teve bons resultados. Kaylee diz que aprendeu uma valiosa lição com a mãe e descobriu que o bullying é uma prática estúpida e cruel.
Ally tem um relacionamento de anos com o pai de Kaylee e as duas mantêm uma relação de mãe e filha. Ally diz que não foi fácil ver a menina indo para a escola com as roupas que ela comprou para a filha em um brechó, mas acredita que agora ela não vai mais ridicularizar ninguém, pois viu como é estar do outro lado da agressão.

FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO




Segundo informações do Mapa da Violência, em 2012, 117 meninos e meninas entre 10 e 14 anos se suicidaram no Brasil. No ano 2000, foram 83. Os números provocam questionamentos. O que leva pessoas tão jovens a se matarem? Quais as motivações para que nesta fase ainda inicial de transição da criança para o adulto, o sofrimento seja tão intenso e a morte deliberada ocorra? A inquietação nos incentiva a buscar informações. E é nesse espírito de prevenção, de conhecer para agir, que convidamos você a participar a campanha Setembro Amarelo.
A ideia é auxiliar na quebra de tabus e na conscientização da sociedade sobre o tema. Contribuir para que cada um, como sugerido pelo Iasp, entidade internacional de prevenção do suicídio, possa colaborar com a prevenção. O tema “Trabalhando juntos para Prevenir o Suicídio” é um estímulo à rede de apoio para redução dos crescentes índices.
A questão é complexa e, como tal, a resposta não pode ser simplista. Mas é preciso falar. O suicídio pode ser prevenido com informação. A identificação de sinais, a oferta e a busca por ajuda ainda enfrentam barreiras muitas vezes por preconceitos. Falar sobre suicídio costuma ser delicado, até mesmo pronunciar a palavra provoca às vezes uma situação de desconforto. Algo como já foi a lepra ou o câncer. Com a diferença que a dor psíquica em muitas situações é encarado como de menor importância que a dor física.
As mortes por suicídio, sobretudo quando ocorre com os mais jovens, causa comoção. Mas ela é fato em todas as faixas etárias: são 32 brasileiros por dia, quase 1 milhão de pessoas por ano no mundo. Se nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, o que fazer?
Conhecer um pouco mais sobre o tema, buscar ajuda, saber que frases como “vou desaparecer”, “vou deixar vocês em paz”, “eu queria dormir e nunca mais acordar” podem expressar ideias ou intenções suicidas. Um sinal de alerta que precisa ser compreendido como comunicação e que não deve ser ignorado.
A falta de esperança e de visão do futuro , a culpa, a baixa autoestima e a visão negativa da vida, sejam verbalizadas, escrita ou até mesmo em desenhos apontam a necessidade de maior atenção.
Amarelo é a cor da vida, da luz, do sol. É mês de se unir a esta campanha de valorização. Tal como ocorre no Maio Rosa ou no Novembro Azul, busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre as emoções. A fala auxilia no entendimento dos sentimentos, na compreensão do que se passa dentro de si. Sem julgamentos, contra si ou contra o outro. E, se quiser, busque o CVV. Nossa missão é Valorizar a Vida, contribuir para que as pessoas tenham uma vida plena e, assim, prevenir o suicídio.
Leila
CVV Brasília
*Precisando conversar ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br

SETEMBRO AMARELO

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina)ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
CVV – Centro de Valorização da Vida (uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo) é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.
Alguns destaques do Setembro Amarelo nesses anos foram a iluminação de monumentos como Cristo Redentor no Rio de Janeiro/RJ, o Congresso Nacional e a ponte Juscelino Kubitschek em Brasília/DF, o estádio Beira Rio em Porto Alegre/RS, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza/CE, Ponte Anita Garibaldi em Laguna/SC, e o Palácio Campo das Princesas em Recife/PE.
Também foram feitas ações de rua, como caminhadas, passeios ciclísticos, passeios de motos e abordagens em locais públicos em várias cidade do Brasil.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

DICAS DE LIMPEZAS DOMESTICAS

Confira uma lista dos produtos indispensáveis 

para a limpeza doméstica e saiba o que deve 

estar no armário de casa.


1 - Desengordurante: este produto ajudará na limpeza de peças, principalmente da cozinha, que não podem ser submetidas ao enxágue; como o fogão, o forno, as portas da geladeira e o micro-ondas. A dica é borrifar o produto, esperar alguns minutinhos para que a sujeira se desprenda e retirar com uma esponja.


2 - Detergente: esse produto é o básico para lavar a louça. Entretanto, ele também é uma ótima opção para lavar o chão, o box do banheiro e até remover manchinhas de óleo de panos e tapetes.



3 - Álcool: este produto é um verdadeiro coringa da limpeza. Aposte no produto para higienizar superfícies; como mesas, pias e bancadas que não sejam de madeira. Ele também pode ser usado para cuidar de objetos decorativos.

4 - Lustra-móveis: já para artigos de madeira, este produto é a melhor opção. A formulação higieniza o material natural, além de dar brilho e criar uma película protetora anti-manchas.


5 - Desinfetante: indicado para pisos, louças e rejuntes, este artigo precisa estar no carrinho de compras. Ele pode ser usado puro; mas quando é diluído em água, o líquido rende mais e perfuma o ambiente. 

Dica extra: após finalizar a higiene do banheiro, jogue algumas gotinhas do desinfetante no vaso para conservar o aroma de limpeza.
6 - Água sanitária: assim como o álcool, este produto também é um grande aliado da limpeza.

Ele serve para matar os germes e garantir que a higiene seja eficiente. 

Aposte no produto para áreas mais problemáticas da casa; como pisos frios na cozinha e no banheiro, pias e vasos sanitários.Dica: sempre proteja as mãos com luvas durante o uso, pois trata-se de um líquido abrasivo.



7 - Sabão em pó: além de remover a sujeira e perfumar as roupas, o sabão também pode ser usado em soluções para limpar pisos, escadas e rejuntes. Dica: ao fim da faxina, aqueça água quente em uma bacia e acrescente uma medida do produto para deixar os panos usados de molho.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...