sábado, 14 de outubro de 2017

Envelhecer Com Qualidade

Existe o dia internacional da terceira idade, mas todos os dias é o dia da TERCEIRA IDADE, o cuidar, o  respeitar, o entender,

Envelhecer Com Qualidade 

                               https://www.aterceiraidade.net

É possível envelhecer com qualidade de vida? Sim, é possível! E não precisamos nos esforçar muito para que isso aconteça. A qualidade de vida é um termo multidimensional, que é quantificado de forma subjetiva, cada um a qualifica de acordo com aquilo que acha mais relevante para o seu bem-estar.
Para que se obtenha qualidade de vida na terceira idade, é importante considerar diversos fatores: bem-estar físico e psicológico, nível de independência, relações sociais, ambiente de trabalho e lazer, religiosidade, entre outros. De modo geral envelhecer com qualidade significa estar satisfeito com a vida atual e ter expectativas positivas em relação ao futuro.
Em vista disso, uma boa qualidade de vida é possível também na vida madura, mas é válido lembrar que quem mantém um padrão de boa qualidade de vida durante o ciclo de vida tem uma probabilidade maior de perceber uma qualidade de vida melhor na terceira idade.
Estudos consideram ser comum uma queda na percepção de qualidade de vida após a aposentadoria, por conta da interrupção das atividades físicas, mentais e intelectuais. Desta forma, é necessário que exista uma organização para os anos da velhice, quando ainda se está em plena atividade, a fim de reduzir o impacto causado pela inatividade.
É fundamental mantermos um equilíbrio entre as potencialidades e as limitações, que são inevitáveis do processo de envelhecimento. É comum os idosos serem acometidos por doenças crônicas específicas da idade, porém a qualidade de vida pode ser mantida com criatividade e lazer, sem dispensar os cuidados com a saúde.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Saúde Auditiva

Cuide da sua Saúde Auditiva

Você sabia que a exposição diária a níveis intensos de ruído pode fazer com que, no futuro, você apresente algum tipo de perda auditiva? Utilizar fones de ouvido com alto volume por longos períodos de tempo e morar ou trabalhar em regiões com alto índice de poluição sonora são apenas alguns dos fatores que podem, sim, prejudicar a sua saúde auditiva.

Importância do Rastreio Auditivo na aprendizagem da Criança
A capacidade auditiva na infância é muito extremamente importante pois influencia grandemente a aprendizagem, socialização e comunicação da criança. Assim sendo, a avaliação desta capacidade é essencial e com um simples teste auditivo é possível detetar cerca de 90% dos casos de perda auditiva mesmo que a criança à nascença não tivesse alterações auditivas.

As causas dos problemas auditivos na criança são várias, sendo a perda auditiva genética a mais frequente, seguindo-se as infeções durante a gravidez com cito-mega-lo-vírus ou herpes, o consumo de toxinas pela grávida e o nascimento prematuro.

O atraso ou a falta de diálogo são os sinais mais importantes que podem indicar dificuldade auditiva, no entanto, se esta for acompanhada desde muito cedo, o desenvolvimento da linguagem poderá não ficar afetado.

Outros sinais que podem denunciar dificuldade auditiva são: ver televisão num volume exagerado, dizer muitas vezes “o quê?”, posicionar um dos ouvidos para a frente, aparente falta de atenção, falar mais alto que o habitual ou olhar muito intensamente para quem fala.

 A dificuldade para imitar sons ou para os localizar dentro ou fora da mesma divisão da casa são também sinais, assim como o isolamento de atividades sociais. Caso os pais detetem dificuldades auditivas no seu filho, é fundamental consultarem um Audiologista, que irá desmistificar a situação e explicar que, por vezes, é mais fácil lidar com a situação do que parece à primeira vista. 
Para situações mais graves, existem hoje em dia aparelhos auditivos especialmente adaptados para crianças de várias idades.

Por vezes a diminuição da ausição pode ser temporária, devido a cera no ouvido ou otite média, que deve ser tratada eficazmente para evitar a surdez.

A limpeza diária dos ouvidos é um dos cuidados DEVEMOS ter, mas requer alguns cuidados especiais. Durante todo o ano, mas principalmente na altura do Verão, estamos expostos a determinados factores que podem potenciar a formação de cerúmen, como por exemplo o contacto com água de piscinas e do mar, o que leva a uma sensação de “ouvido tapado”. No entanto, o cerúmen é uma secreção que tem uma função protetora e de hidratação do canal, sem a qual estaríamos mais expostos a infeções do ouvido externo.

É comum o uso do cotonete, mas é totalmente desaconselhado, tanto em crianças como em adultos. O cotonete vai piorar a situação, visto que empurra mais a cera para o interior do canal, aumentando também o risco de escoriação do canal auditivo externo e até a rutura do tímpano, podendo causar perda de audição.

Para uma limpeza diária, devemos apenas limpar com uma toalha macia na parte externa do canal auditivo e na orelha, preferencialmente no fim do banho, de forma a remover o excesso de água. Pode usar-se duas vezes por semana um spray de limpeza próprio, que pode adquirir na sua farmácia. Nunca colocar cotonetes ou outros objetos dentro do canal auditivo.

Em casos em que a sensação de ouvido tapado persiste devido à produção excessiva de cerúmen, deve procurar-se um especialista, pois pode haver necessidade de fazer uma lavagem em consultório.



Importância do Rastreio Auditivo na aprendizagem da Criança

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

PRIMAVERA E A NATUREZA






A VOZ D MESTRE - PRECE

A voz do Mestre

Deus, nosso Criador,
Somos seres em evolução, dormindo ainda
o sono letárgico da materialidade.

Mas a voz do Mestre ressoa nas profundezas
de nossas almas e a força da vida nos chama,
convidando para o Alto.

Dá-nos pois a Tua mão, generosa e santa,
e ajuda-nos a caminhar com luz nos pensamentos
e amor e alegria em nossos corações.

Que a Tua paz seja a nossa paz a fim de
podermos aprender a grande lição da fraternidade
e compreender onde está a verdadeira felicidade.

Por tudo isso e por tudo o mais te
agradecemos, nosso Criador.

PAI SEJA SEMPRE O PAI


A definição do psicólogo Guy Coreant é bem oportuna: “o pai é o primeiro outro que a criança encontra fora do ventre da mãe”
www.programatoquesdemae.com.b

Assim que um bebê nasce, os cuidados ficam concentrados na mãe, ela ainda é vista como a figura central, em torno da qual os filhos gravitam. Ainda hoje, na maioria das vezes, a estrutura familiar permanece pouco alterada, concentrando na mãe o dever do “cuidar” e no pai o dever de “ajudar”.
A própria licença paternidade de 5 dias, demonstra que tradicionalmente o pai é visto como aquele que “ajuda” a mãe e não aquele que também é fundamental para garantir os cuidados básicos a esse bebê.
No entanto, a participação e o envolvimento do pai no cotidiano dos filhos em tudo, como alimentação, higiene, lazer e educação, favorece a criação do vínculo entre o trinômio mãe-bebê-pai para a vida toda e favorece também a chamada PATERNIDADE PARTICIPATIVA.
Uma paternidade mais participativa começa com o envolvimento dos pais no planejamento dessa gestação, no momento do parto, na participação de todas as decisões, e vivendo toda a riqueza de todos os momentos juntos. Somente dessa forma, o pai exerce o seu lugar.
Agora, trago 12 reflexões sobre a importância da paternidade participativa:

 1 A importância de romper com o patriarcado:
O patriarcado é entendido como uma organização social que super. valoriza a figura do pai, como aquele que possui o poder, é aquele que sustenta, que provém, que decide. Os conceitos que sustentam o sistema patriarcal criam a ideia de superioridade e autoritarismo em relação à esposa e aos filhos no âmbito da família e da sociedade. Quando se perpetuam algumas práticas, pensamentos e atitudes, se legitima uma noção ultrapassada de superioridade. Romper essa cultura é uma luta árdua e diária.


 2 A necessidade de lutar contra dados historicamente aceitos e culturalmente repassados:
“Quase metade dos artigos sobre a psicologia de crianças e adolescentes publicados entre 1997 e 2005, por exemplo, não fazem qualquer referência ao pai. Antes de 1970, quando os pais não podiam entrar nem na sala de parto, menos de 20% das pesquisas a respeito do vínculo parental levavam o pai em conta”. Esses dados são chocantes e explicam por que a figura do pai é sempre vista como secundária.

 3 A importância de ponderar sobre a Licença paternidade de 5 dias:
a legislação trabalhista brasileira só reforça a ideia de que a mãe é a cuidadora e, o pai, o provedor, portanto, a mulher deve permanecer com o bebê enquanto o homem deve voltar ao trabalho. Essa licença deve ser alterada para no mínimo 2 meses, colaborando assim para que o pai seja também visto como figura central.

4 A necessidade de desenvolver a paternidade ativa:
reflexiva, envolvida e responsável. O pai não ajuda a mãe. Ele é responsável tanto quanto a mãe.


5 Ponderando o pensamento: “a maternidade começa quando se está grávida, mas a paternidade só começa quando o bebe nasce”:
sempre ouvi essa frase e nunca concordei com ela. A paternidade começa quando o homem deseja ser pai! A paternidade começa quando ele planeja essa gestação, quando ele sonha com essa criança, e idealiza “como será quando for pai” e, quando ele vive a riqueza e a beleza de se envolver em todos os momentos da vida do seu filho.


 6 Um segredo é aproximar o pai dos cuidados desde o nascimento:
toda mãe busca informações sobre os cuidados que devem ter com seus filhos. O pre-natal de qualidade favorece muito e os cursos para gestantes oferecidos por hospitais e lojas também ajudam muito a disseminação de informações e vai ajudando a mãe a se sentir mais segura. Foi assim comigo. Eu planejei minha filha com meu marido, nós desejamos ser pais. Quando eu estava grávida, ele me acompanhava em todas as consultas do pre-natal, fizemos curso de gestantes juntos, lemos muito em diversas fontes: revistas especializadas, sites, blogs e nos inscrevemos em um site que informava semana a semana como estava acontecendo a evolução da gestação, enfim, e eu participei de diversos eventos, como rodas e workshops. Nós amamos viver os 9 meses, enquanto esperávamos juntos nossa tão sonhada Maria Luísa. Mas nós mães sempre achamos que sabemos mais e esse é um grande erro. Outro erro é perder a paciência com nosso marido porque ele faz algumas coisas do jeito dele. O pai realmente faz DIFERENTE da mãe, mas isso não significa que estão erradas, elas são apenas formas diferentes de se fazer a mesma coisa e a criança precisa dessa diversidade, pois futuramente em muitas situações da vida dela, como na escola, por exemplo, a criança se deparará com essa diversidade e saberá melhor lidar com essas situações.

 7 O envolvimento paterno no desenvolvimento intelectual, emocional e social das crianças:
estudos mostram que crianças que se sentem amadas pelos pais, possuem a autoestima comparativamente mais alta e possuem menores riscos de desenvolver problemas mentais ao longo da vida. Muitos pesquisadores sugerem que um pai cuidadoso é tão importante quanto uma mãe amável para o bem-estar da criança no longo prazo.


8 A importância da brincadeira com o pai no desenvolvimento cognitivo da criança:
mãe e pai brincam de maneira diferente, pode ver. Mãe é extremamente mais zelosa,  pega com mais delicadeza, as brincadeiras são mais delicadas mesmo. Veja um pai brincando com seu filho, são brincadeiras mais ativas, de jogar para cima, de correr, enfim, isso também tem seu valor, entende? São maneiras diferentes de brincar e consequentemente elas desenvolverão lugares diferentes do cérebro por ter acesso a desafios diferentes.
9 A criação de uma conexão duradoura com crianças e adolescentes ajuda a formar adultos felizes, seguros e equilibrados:
a presença do pai nas diversas fases da criança ajuda a deixa-la mais segura e confiante. Quando essa criança passa pelo turbilhão emocional e hormonal que é a adolescência com uma família estruturada, ela se sente mais confiante para lidar com os desafios que seu cérebro em desenvolvimento está buscando se adaptar.

 10 A manutenção do diálogo não significa tentar um relacionamento de igualdade:
algumas muitas pessoas ainda são criadas com o pensamento “mando porque posso, obedeça porque tem juízo”, e isso é puro medo de perder o controle da situação. Acredito que muito se deve a confusão conceitual entre autoridade e autoritarismo. Devemos romper com esse paradigma, estimulando um diálogo com nossos filhos. E o pai não perderá a imagem de autoridade diante do filho, pelo contrário, estará estimulando uma relação profunda de companheirismo, amizade sem perder de vista a importância dos limites.

11 A presença dos pais deixa marcas na personalidade e na formação da identidade:
um pai presente em momentos especiais, simples ou casuais é determinante para a formação de sua identidade. A verdade é que os dias passam, as crianças crescem e saber que você deixou nelas marcas para toda a vida, de lembranças únicas, não tem preço.

12 Os estragos da alienação parental:
finalizo este post lembrando um assunto espinhoso, mas super necessário de se refletir. Nem todo relacionamento é um mar de rosas, mas seja por qual razão você teve um filho, a última pessoa que deve sofrer por uma decisão errada é seu filho. Privar um filho do amor de um pai é um dos maiores crimes que podemos fazer contra um ser humano. Portanto, pais não abandonem seus filhos. Dar comida só não basta. Tem que se envolver, ele é seu, é parte de você. E mãe, mesmo com toda raiva, com todo ódio desse homem, não misture as coisas. Não fale mal do pai na frente do filho, (e vice-versa), é uma violência a chamada alienação parental. Isso deixa a criança confusa, triste e desequilibrada. Pense no seu filho e nos ganhos de compartilhar essa criação.
Pai, você é extremamente importante para seu filho.
Não deixe ninguém te fazer pensar diferente disso. O seu filho precisa de você, precisa do seu amor, da sua presença, do seu colo.
Pai, seu filho precisa do seu olhar, do seu toque, da sua presença.
Seu filho precisa sentar e conversar com você, precisa do seu aconchego, do seu cheiro, do seu colo.
E você, pai, precisa pegar seu filho no colo e sentir o olhar mais apaixonado e desprovido de interesse do mundo!
Você pai, vai amar viver esse amor. Você terá um amor incondicional. Você ganhou um amigo, uma amiga, você ganhou um abraço carinhoso, um beijo estalado, você ganhou um presente de Deus para sempre. Aceita que é só seu.
Todos juntos por uma paternidade mais consciente. Por um QUERER ser pai. Por um ESCOLHER ser pai. Todos juntos por um pai mais presente, mais envolvido. Por um pai inesquecível, e mais amado!
Com carinho,
Vivi Andrade.


terça-feira, 10 de outubro de 2017

Como fazer: Boneca de pano



Como fazer: Boneca de pano

Fonte: http://revistacrescer.globo.com
Edição: Cristiane Rogerio | Reportagem: Thais Lazzeri

Beto Tchernobilsky
Foi Tia Nastácia quem fez Emília, a boneca de pano de Narizinho. Aqui você vai aprender a fazer uma. Divirta-se!

Beto Tchernobilsky
Material 
- Um pedaço de pano de algodão cru, de 40 por 40 cm (corpo) 
- 20 cm de tecido estampado (vestido) 
- 20 cm de renda (fundo da calça) 
- 50 cm de fita de cetim de 1 cm de largura 
- tinta marrom tipo PVA (sapato) 
- tinta para tecido preta (olhos) 
- caneta microm marrom (boca)
- blush (bochechas) 
- 1 pacote de lã multicolor (cabelo) 
- 1 pacote de fibra siliconizada antialérgica (enchimento) 
- tesoura sem ponta 
- cola de tecido 
- lápis 
- linha (pesponto e lacinho)
- 2 punhos sanfonados de 7 cm de comprimento por 5 cm de altura (meia)

Passo-a-passo 

Beto Tchernobilsky
1. Marque os moldes no pano de algodão cru e no estampado
Beto Tchernobilsky
2. Recorte tudo. E em dobro os moldes da cabeça, do corpo 
e da blusa
Beto Tchernobilsky
3. Costure a cabeça e o corpo à mão ou à máquina, deixando aberta a parte do pescoço. Na cabeça, faça um corte na parte de trás, onde vai ser 
colado o cabelo
Beto Tchernobilsky
4. Com a ajuda de um pauzinho, vire do avesso as duas partes e encha com a fibra siliconizada. Feche as duas entradas
Beto Tchernobilsky
5. Costure a roupa e faça os pespontos com dois fios de linha. A saia é costurada na parte de cima. Para a meia, unem-se os lados maiores (os de 7 cm). 
Cole a renda
Beto Tchernobilsky
6. Cole a fita em cima da saia e ponha o lacinho, feito com sete fios de linha
Beto Tchernobilsky
7. Pinte o sapato, os olhos e a boca. Passe um pouco de blush nas bochechas. Quando secar, coloque a meia e costure-a
Beto Tchernobilsky
8. Dê seis voltas na mão com a lã, corte e amarre com outro pedaço de lã. Faça isso 22 vezes. Cole-os na cabeça da boneca 

Beto Tchernobilsky
Quem ensinou? 
A professora e artesã Romilda Nobeschi (tel. 11 9953-7079) produziu essa Emília a convite de CRESCER.

Amaciante Caseiro Como Fazer ( muito simples)

Amaciante Caseiro Como Fazer

Amaciante Caseiro, super facíl de fazer e rapido.
Receita de Amaciante Caseiro
Como fazer Amaciante Caseiro, saiba agora!
INGREDIENTES:

5 litros de água fria
1 litro de água quente ( sem ferver )
2 colheres ( sopa ) de glicerina liquida
1 garrafinha de leite de rosas ( ou água de rosas )
½ sabonete azul ralado grosso

MODO DE PREPARAR:

Esquente bem 1 litro de água ( sem ferver ), desligue o fogo e coloque ½ sabonete ralado.
Tampe e deixe algumas horas para amolecer.
Depois coloque no fogo baixo mexendo sempre sem deixar ferver durante 1 a 2 minutos para derreter totalmente.
Despeje num balde e acrescente a glicerina, o leite de rosas e os 5 litros de água fria
Misture e engarrafe

Na hora que se faz fica líquido, mas no dia seguinte fica cremoso.

Uma dica, é acrescentar colônia de bebê, fica muito mais perfumado.

QUALIDADE DE VIDA




Médico DANIEL BÉCHER cita 7 pecados capitais cometidos contra a Infância

“O verdadeiro caráter de uma sociedade é revelado pela forma com que ela trata suas crianças.” A frase, de Nelson Mandela, foi escolhida pelo médico pediatra Daniel Becker para introduzir uma lista onde ele aponta os sete pecados capitais cometidos contra a infância.
Daniel falou sobre o assunto no evento TEDx Laçador, realizado em Porto Alegre, em junho. Segundo o palestrante, as crianças brasileiras vêm sendo muito maltratadas pela sociedade. “Além de o país não oferecer boas condições de saúde, moradia, educação e segurança, os pais e cuidadores das crianças têm cometido pecados ao longo de sua criação”, afirma.
O médico enumera:
1 – Privação do nascimento natural e do aleitamento materno
“A cultura da cesárea faz com que as mulheres acreditem que o parto normal deve ser a cesárea. Que o parto normal é nocivo, doloroso, perigoso. Isso gera diversos malefícios para as crianças.” “Da mesma forma acontece com o leite materno. A mulher quer amamentar sua filha, mas (muitas vezes) em dois meses esta criança está desmamada. Isso vem, em grande parte, por causa da indústria, que faz propaganda pelo nome que dá às suas fórmulas: “premium”, “supreme”, e a propaganda que ela faz com o médico.”
2 – Terceirização da infância
Por causa da falta de tempo dos pais, que têm que trabalhar para sustentar a família, as crianças estão sendo deixadas em creches ou com babás. “Perdemos o que é mais precioso na infância: o convívio com os filhos. Convívio é aquilo que nos dá a intimidade, a capacidade de estar junto, o amor, a sensação de estar cuidando de alguém, a sensação de conhecer profundamente alguém”.
3  – Intoxicação da infância
Também pela falta de tempo, é mais acessível trocar a comida tradicional brasileira por uma alimentação rica em gordura, sal e açúcar, que vem da comida congelada e industrializada. E aí acontece o que vem acontecento o que podemos observar co frequência “Obesidade e diabetes estão explodindo na infância”.
4 – Confinamento e distração permanente
As crianças passam até oito horas por dia conectadas em aparelhos eletrônicos. Esse confinamento impede que elas tenham um momento de consciência, de vazio, de tédio. “O tédio é fundamental na infância. Porque o tédio e o vazio são berço daquilo que é mais importante para nós, a criatividade e imaginação. Nós estamos amputando isso dos nossos filhos.”
5 – Mercantilização da Infância e Consumismo Infantil
Assistindo muita televisão durante o dia, as crianças são massacradas pela publicidade, por valores de consumismo. “E essa publicidade é covarde, explora a incapacidade da criança de distinguir fantasia de realidade, explora o amor dela por personagens e instiga nela valores como consumismo obscessivo, hipervalorização da aparência, a futilidade e coisas piores”.
6 – Adultização e erotização precoce
       “Existe uma erotização que usa a criança de 7, 8 anos para vender produtos de moda, uma erotização baseada no machismo, na objetificação das meninas e das mulheres, na valorização excessiva da aparência.”
7 – Entronização e superproteção da infância
Para compensar a ausência, muitos pais tornam-se permissivos e acabam perdendo a autoridade sobre seus filhos. Mas a criança precisa de gente que conduza a vida dela. “A gente sabe que a importância dos limites do não são formas fundamentais de amor. A gente precisa dar para os nossos filhos, mas a gente tá perdendo a capacidade. Em vez disso, a gente se interpõe entre as experiências dos filhos e do mundo fazendo justamente que eles não tenham experiência da vida e portanto não desenvolvam mecanismos de lidar com a frustração, com a dor e com a dificuldade. E certamente o mundo vai entregar para eles mais tarde.”
Como forma de enfrentar estes pecados, Daniel propõe uma solução que passa por mudanças em apenas dois fatores: tempo e espaço. No caso do tempo, o médico sugere que os pais estejam presentes na vida do filho em pelo menos 10% do tempo em que estão acordados. Em uma conta geral, isso representa 1h40 por dia de dedicação aos filhos. Em relação ao espaço, a orientação é estar perto da natureza.

“O convívio com o espaço aberto vai afastar a gente das telas, vai reduzir o consumismo e o materialismo excessivos, vai promover o livre brincar (que, por sua vez, vai gerar inteligência, humor e criatividade), vai gerar  em todos nos o convívio entre as famílias, vai promover o contato com o ar, o sol e o verde e vai reduzir todos os problemas da infância.” e lembranças importantes vai ficar e posteriormente os seus filhos vão ensinar aos seus netos E bisnetos  o aprendizado que teve no decorrer da vida com seus pais. A VALORIZAÇÃO DA VIDA COM SIMPLICIDADE.
Informações parciais. Confira o texto na íntegra, acessando o Fonte:site: http://www.ebc.com.br/

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...