Fonte:https://melhorcomsaude.com.br/
A canela é uma espécie originária do Sri Lanka. Ela possui muitas propriedades aplicadas à saúde e à beleza com respaldo e confirmação científica.
Sua utilização em alimentos e sobremesas é bem conhecida por seu sabor e aroma que seduz a todos. Também tem um grande impacto quando se trata de doenças como o colesterol e diabetes.
Entretanto, o foco deste artigo é o seu uso pouco conhecido na jardinagem. A versatilidade dessa especiaria extraída da árvore de mesmo nome pode ser uma grande aliada quando se trata da saúde das plantas.
Usos da canela na jardinagem
A canela em pó pode ser utilizada para tratar diferentes problemas de jardinagem. A sua aplicação em plantas pode ter resultados surpreendentes.
Como um fungicida natural, ela pode matar fungos, insetos, proteger mudas e ajuda a curar pequenos ferimentos. Além disso, é natural, saudável e econômica, tornando-se o elemento perfeito para o jardim.
Controla os insetos - A canela é excelente para os seres humanos, mas não para os insetos. Então, se há formigas ou mosquitos que incomodam você quando a muda está começando, não se desespere: com apenas um pouco desta especiaria você poderá eliminá-los.
Para manter estas pragas sob controle você só tem que polvilhar um pouco de canela em torno da planta ou onde quiser remover esses insetos indesejáveis.
Elimina fungos - Os fungos são outros inimigos da boa saúde das plantas. Quando perceber vestígios de mofo e bolor nas plantas, basta adicionar um pouco de canela em pó para evitar o seu crescimento e reprodução.
Se o problema do fungo for muito agressivo, você deverá removê-los da planta. Se estiver na terra, basta trocar a terra e o recipiente.
No entanto, se os fungos estiverem na planta, coloque um pouco de canela em pó para reduzir a ocorrência desta praga indesejada.
Da mesma forma, se estiver na terra, basta adicionar um pouco no solo que será suficiente para restaurar a saúde das plantas.
Elimina as enfermidades -
Quando se cultiva frutas ou vegetais a última coisa que se espera é detectar doenças que impeçam o crescimento de legumes e frutas saudáveis e bonitas.
Sementes ou mudas podem ser atacadas por doenças causadas por diferentes tipos de fungos ou pela má conservação do solo.
Para lidar com as suas consequências nefastas, basta adicionar canela no adubo ou solo onde se encontram as plantações.
Canela para as mudas
Adicionar legenda |
Ao plantar mudas, não se recomenda usar produtos químicos para estimular hormônios de enraizamento.
Basta adicionar canela em pó na haste dos recortes que deseja enraizar no momento de plantá-las e pronto.
A canela é a solução perfeita, além disso, você economiza dinheiro por não ter que comprar produtos caros para ajudar a plantar as mudas.
Se estiver reproduzindo plantas por mudas e tiver diferentes tipos de problemas de jardinagem que impedem bons resultados, eis uma receita eficaz para um fungicida cujo principal ingrediente é a canela.
Ingredientes
- ½ litro de água
- 2 aspirinas esmagadas
- 1 colher de sopa de canela em pó (10 g)
Modo de preparo
- Misturar todos os ingredientes em uma tigela
- Deixar repousar por 12 horas.
- Após 12 horas, coar e colocar a água em outro recipiente.
- Mergulhar as mudas no líquido resultante durante duas horas.
- Plantar as mudas como de costume.
A aspirina age como um acelerador de enraizamento e a canela como um fungicida. Descarte as sobras do líquido.
Curar os ferimentos das plantas
Se ao realizar uma poda excessiva ou ao retirar as ervas daninhas você feriu suas plantas, poderá curá-las colocando canela em pó sobre o ferimento. Isto irá prevenir doenças ou lesões e acelerar o processo de cicatrização.
Todos esses truques são eficazes para uso no jardim. Além disso, é uma escolha natural e tem um ótimo aroma.
Não hesite em usá-los em suas plantas, e observe como elas crescem muito mais saudáveis e mais fortes.
Certifique-se de que há canela em sua despensa: isso resolverá muitos problemas em seu jardim.
Além de reduzir a proliferação de fungos e evitar as pragas, a canela em pó também pode ser muito útil para acelerar o enraizamento das mudas.