sexta-feira, 13 de julho de 2018

CUIDE DA SUA CIDADE - DICAS E DICAS.


Minha cidade é especial! 


         Dona Luísa, mãe de Luna, estava no facebook e chamou a filha:

         - Venha ver estas fotos que Antônia postou!

         Luna se apressou – adorava fotos! Eram fotos da cidade em que a prima morava, realmente lindas! Era inverno e as ruas e praças estavam cobertas de neve. Havia um enorme parque temático perto da cidade e Antonia tinha ido andar de esqui, de trenó. Tudo era tão lindo e diferente!

         - Odeio minha cidade! – reclamou Luna. Não tem neve, não tem parque, não tem nada pra fazer! É uma cidade feia e sem graça!

        

         Alguns dias depois de uma conversa da mãe com a professora de Luna, a menina tinha como tarefa da escola um trabalho com o tema: Minha cidade – aspectos positivos e negativos.

         - Nem sei como começar! – protestou Luna.

         - Converse com algumas pessoas, sugeriu a mãe.

         - Vou começar por você, mãe!


         - Não, eu serei a última entrevistada, sorriu dona Luísa.

         Como sabia que não adiantava reclamar, Luna começou as entrevistas. Falou primeiro com a avó Ângela, que contou como a cidade era antigamente e como mudou ao longo dos anos: novos prédios, novas escolas, praças modificadas, além de muitas lembranças... A avó falou do local onde conheceu o avô de Luna, a Igreja onde casaram, o hospital onde nasceu dona Luísa, a escola onde ela, como professora, viu muitas crianças crescerem, até se tornarem pais e mães, de outras crianças, que agora frequentam a mesma escola... Ela até deu algumas dicas de lugares para Luna fotografar.

         No outro dia, Luna foi conversar com seu tio Carlos, que contou que adora a cidade em que mora, pois tem muitos amigos; que eles se encontram pra jogar futebol e estudar no Centro Espírita que ele frequenta há muitos anos.

         Luna também entrevistou o pai, e seu Juarez falou da poluição, das pessoas que jogam lixo nas ruas e nos rios, daqueles que não cuidam da calçadas em frente às suas casas. Quando ele parecia desanimado, seu olhar mudou, e ele falou que cabe a cada um fazer a sua parte para cuidar com responsabilidade do lugar em que vive. Depois da conversa, Luna ficou pensando como poderia fazer a parte dela para que a cidade fosse limpa e boa de viver.

         A prima Clara contou à Luna que estava feliz, porque estava estudando Veterinária, curso conquistado pela Universidade local há poucos anos. Falou das oportunidades de estudo e trabalho, e das indústrias. Luna ouviu atentamente e anotou tudo.

         Ao retornar da casa de Clara, Luna observou que havia buracos nas ruas e poucas árvores. Minha cidade não é perfeita, pensou.

         Ao ouvir a mãe, Luna entendeu que, embora a cidade tivesse alguns aspectos negativos, é o local que, provavelmente, ela escolheu na espiritualidade para reencarnar, para aprender e evoluir.

         Luna pesquisou na Internet a história da cidade, os pontos turísticos e acrescentou fotos aos relatos: prédios, árvores, praças, famílias, estudantes, tornando o trabalho escolar um sucesso!

         Mas o mais importante é que Luna compreendeu que a cidade que escolhemos para viver é especial e importante para o progresso individual e coletivo. E que, embora possa não ter parques temáticos e outras coisas que gostaríamos, é o lugar adequado a cada um. Afinal, é onde escolhemos viver e progredir material e espiritualmente, através do convívio com outras pessoas e dos desafios diários.

fim
Claudia Schmidt
o rio chitãozinho e xororó


quinta-feira, 12 de julho de 2018

A melhor hora para colocar seu filho na cama


A melhor hora para colocar seu filho na cama
Entenda a importância das horas de sono para o desenvolvimento da criança
Por Vitória Batistoti - atualizada em 16/03/2017 13h17

É difícil encontrar alguém que não goste de dormir. Fechar os olhos após um dia cheio de atividades é relaxante e traz uma deliciosa calmaria. Para as crianças, esse momento é ainda mais importante, já que ciência constantemente se debruça sobre o assunto e revela como o sono é fundamental para o desenvolvimento de diversas funções cerebrais. Também é durante a noite que ocorre a maior parte da liberação dos hormônios do crescimento.
No entanto, mesmo sabendo que o descanso noturno é importantíssimo, ainda há algumas divergências entre os pais quando o assunto é o melhor horário para colocar os pequenos para dormirSegundo uma enquete feita com os leitores da CRESCER na página do Facebook, a maioria dos pais (36%) leva as crianças para a cama entre 21h e 22h. Logo atrás, com 30% dos votos, estão os que colocam os filhos para dormir entre 20h e 21h; mas há também aqueles que levam apenas depois das 22h (26% dos votos). Apenas na minoria das famílias (8%) as crianças se deitam antes das 20h.
Os resultados parecem condizentes com os hábitos de sono dos brasileiros.“Pelo que podemos ver nessa enquete, grande parte dos pais (36%) está dentro do que se vê no padrão da população”, analisa a pediatra especialista em Medicina do Sono Lucila Bizari Fernandes do Prado, presidente do Departamento Científico de Medicina do Sono da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Mas se o seu pequeno vai para a cama antes ou depois do horário mais votado, não se desespere. Esse não é único fator que mede se a criança está dormindo bem. Segundo a neurologista Letícia Soster, coordenadora do Laboratório do Sono do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (SP), a qualidade e quantidade de sono depende também do horário que a criança desperta, da faixa etária dela e se ela tira cochilos ao longo do dia. “Quanto mais nova a criança, mais horas de sono são necessárias. Mas é claro que se ela tirar sonecas durante o dia, não irá sentir sono tão cedo durante a noite e vai acabar indo dormir um pouco mais tarde”, explica a especialista.
Tenho que dormir agora mesmo?
Segundo as especialistas Lucila e Letícia, a decisão do horário de levar a criança para a cama deve ser feita considerando a hora que ela irá despertar na manhã seguinte e quanto tempo de sono terá somado ao longo do dia. A necessidade total diária varia conforme a faixa etária. A seguir, confira as recomendações de tempo de sono da organização americana National Sleep Foundation, para um período de 24 horas:

- 0 a 3 meses: 11 a 19 horas
- 4 a 11 meses: 10 a 18 horas
- 1 a 2 anos: 9 a 16 horas
- 3 a 5 anos: 8 a 14 horas
- 6 a 13 anos: 7 a 12 horas
Cada casa, um caso
Assim como os adultos, as crianças de hoje dormem muito mais tarde do que as de antigamente. Com o advento da luz elétrica, deixamos de depender estritamente da luz solar para fazer as atividades diárias. Além disso, também surgiram os fatores externos – como televisão, computador e celular –, que bagunçaram ainda mais o tradicional horário. Mas vale lembrar que o corpo humano continua funcionando da mesma maneira, mesmo com todas essas mudanças tecnológicas. melatonina (um hormônio produzido pelo cérebro) é liberada no organismo toda noite, quando o ambiente começa a escurecer. É ela que sinaliza ao corpo que está chegando a hora de dormir. Por esse motivo, manter o ambiente da casa à meia luz (e evitar os eletrônicos) é tão importante para o seu filho se acalmar e entender que está chegando a hora de adormecer.
Outro fator a ser levado em consideração no momento de se escolher a hora de levar a criança para dormir é a dinâmica familiar. Atualmente, é comum que os pequenos passem as manhãs e tardes na escola ou com um cuidador, portanto, longe dos pais. Por isso, em boa parte dos casos, a criança tende a se privar do sono parar esperar pela chegada da família.
“As crianças hoje dormem mais tarde? Sim. Mas temos que considerar outros fatores. Se for dormir muito cedo, ela, possivelmente, não terá convívio com os pais. Por isso, a hora de ir para cama é relativa. Elas estão indo deitar mais tarde, mas será que há prejuízo? Isso depende da dinâmica de cada família”, considera a neurologista Letícia. 
Como a rotina de trabalho dos pais também interfere no sono da criança, não fique tão preso aos horários que amigos e familiares dizem que é o melhor. Leve em consideração o período em que ambos os pais chegam do trabalho para decidir o momento de colocar o pequeno para dormir. “Muitos pais escutam que devem colocar os filhos para dormir em determinado horário e fazem uma luta em casa para conseguir isso. Mas, às vezes, a criança só quer brincar meia hora com o pai e a mãe”, comenta a médica. Se a criança está tranquila e relaxada, vale a pena que ela fique alguns minutos interagindo com a família. Já se ela está irritada e cansada, o ideal é leva-la para dormir. 
Fechando os olhos
Agora que você já conhece os fatores que devem ser levados em conta no momento de dar boa noite ao seu filho, aprenda alguns passos para fazê-lo adormecer sem dificuldades:
- Crie uma rotina do sono e repita todos os dias, como se fosse um ritual.
- Não alimente a criança minutos antes de dormir.
- Apague as luzes e desligue os aparelhos eletrônicos.
- Invista em um banho quente, uma massagem, leituras e brincadeiras relaxantes com a criança. O ideal é que elas aconteçam sempre na mesma sequência todos os dias para que a criança assimile que cada etapa faz parte de um processo e o sono possa chegar.
Só mais alguns minutinhos...
Se os sinais de irritabilidade, ansiedade e cansaço são recorrentes na criança, ela pode estar sofrendo de privação de sono. Isso tende a afetar o desenvolvimento infantil de diversas formas, como, por exemplo, trazer problemas de aprendizagem, de memória e dificuldades de atenção e concentração. Em casos mais extremos, pode até ocasionar o ganho de peso. Se a criança estiver passando por essa situação, estipule mais tempo de sono para ela. “Uma variação de uma hora ou até de meia hora faz diferença”, sintetiza Lucila. 


Obesidade Infantil e na Adolescência

Obesidade Infantil e na Adolescência
http://www.fiocruz.br/

A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto.
Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.
As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros.
As pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida. Esta afirmativa nem sempre é verdadeira, pois em geral as crianças obesas usam alimentos de alto valor calórico que não precisa ser em grande quantidade para causar o aumento de peso.
Consumo demasiado de alimentos gordurosos
Como exemplo podemos citar os famosos sanduíches (hambúrguer, misto-quente, cheesburguer etc.) que as mamães adoram preparar para o lanche dos seus filhos, as batatas fritas, os bife passados na manteiga são os verdadeiros vilãs da alimentação infantil, vindo de encontro ao pessoal da equipe de saúde que condenam estes alimentos expondo os perigos da má alimentação aos pais onde alguns ainda pensam que criança saudável é criança gorda. As crianças costumam também a imitar os pais em tudo que eles fazem, assim sendo se os pais tem hábitos alimentares errados, acaba induzindo seus filhos a se alimentarem do mesmo jeito.
Falta de atividades físicas
A vida sedentária facilitada pelos avanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames, etc.), fazem com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente a nada. Hoje em dia, ao contrário de alguns anos atrás, as crianças devido a violência urbana a pedido de seus pais, ficam dentro de casa com atividades que não as estimulam fazer atividades físicas como correr, jogar bola, brincar de pique etc., levando-as a passarem horas paradas enfrente a uma tv ou outro equipamento eletrônico e quase sempre com um pacote de biscoito ou um sanduíche regados a refrigerantes. Isto é um fator preocupante para o desenvolvimento da obesidade.
Ansiedade
Não são apenas os adultos que sofrem de ansiedade provocados pelo stress do dia a dia. Os jovens também são alvos deste sintoma, causados, por exemplo, por preocupações em semanas de prova na escola ou pela tensão do vestibular, entre outros. A ansiedade os faz comer mais.É como se fosse uma comilança compulsiva, sem fome.
Psiquiatras afirmam que por trás de um obeso sempre poderá existir um problema psicológico, agravando-se devido a nossa cultura onde a sociedade exclui os gordinhos de várias brincadeiras devido a sua situação. Isso só leva a criança ou adolescente a piorar porque quase sempre são tímidas e sentem-se envergonhadas, acabam se isolando e fazendo da alimentação uma “fuga” da realidade, isto é, quanto mais rejeitado, mais ansiosos mais comem.
Depressão
Pessoas com sintomas de depressão, sofrem alterações no apetite podendo emagrecer ou engordar. Algumas pesquisas comprovaram que a pessoa deprimida, geralmente não pratica atividades físicas e come mais doces, principalmente, o chocolate.
Fatores hormonais
A obesidade pode ainda ter correlação com variações hormonais tais como: excesso de insulina; deficiência do hormônio de crescimento; excesso de hidrocortizona, os estrógenos etc.
Fatores Genéticos
Algumas pesquisas já revelaram que se um dos pais é obeso, o filho tem 50% de chances de se tornar gordinho, e se os dois pais estão acima do peso, o risco aumenta para 100%. A criança que tem pais obesos corre o risco de se tornar obesa também porque a obesidade pode ser adquirida geneticamente.
Você já prestou atenção e que tem sempre alguém gordinho na sua turma ou entre os seus amigos do bairro?
Isso indica que a obesidade é um risco cada vez mais presente na vida dos jovens de hoje em dia, o que é muito preocupante. Você sabia que nos anos 70, a relação de brasileiros obesos entre 6 e 18 anos em condições acima do peso eram apenas 3%?
E o pior que nos últimos 30 anos o contingente de gordos aumentou 5 vezes, ou seja, aproximadamente 6,5 milhões de crianças e adolescentes são obesos.
revenção é a palavra chave para evitar a obesidade. Aqui vão algumas dicas recomendadas por médicos e nutricionistas para que você se previna contra esse mal e tenha uma vida sempre saudável:
  • Seguir uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras.
  • Respeitar os horários das refeições e não beliscar guloseimas entre um intervalo e outro.
  • Evitar alimentos gordurosos, como doces, frituras e refrigerantes
  • Praticar atividades físicas, sejam esportes no colégio ou academia, desde que seja
    orientado por um profissional. Caminhar é a melhor pedida, pois qualquer pessoa pode
  • Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia. A água é importantíssima
    no bom desempenho das funções do organismo.Principalmente para quem pratica
    atividades físicas, pois mantém o corpo sempre hidratado.
A obesidade é um problema grave e deve ser encarado com cuidado. Se você está ou conhece alguém que esteja acima do peso, deve procurar ajuda médica, pois as causas da obesidade podem ter diversas origens desde hábitos irregulares até fatores genéticos e hormonais. Quanto mais cedo for tratado, maiores são as chances de cura. Mas não se esqueça que o mais importante é estarmos de bem com nós mesmos. Ter um corpo legal depende do equilíbrio emocional e uma mente consciente.
Ivana Silva e Cássia Nunes


Tenha orgulho de tudo

Olhe para você e pense em todas as suas conquistas. Você caminhou muito para chegar onde chegou. Tenha orgulho de tudo que você é hoje, você vai ser ainda mais!

Mayara Benatti

quarta-feira, 11 de julho de 2018

ASSISTA VALE A PENA, MAS OUÇA COM ATENÇÃO!!!

BOM DIA!

O mundo precisa que nós paremos e que possamos refletir sobre as palavras de JESUS, MOISÉS A BÍBLIA COMO UM TODO. 


segunda-feira, 9 de julho de 2018

NUNCA SE DIMINUA OU SE SINTA SUPERIOR A ALGUÉM.

Texto de Augusto Cury do livro Você é Insubstituível
Todo ser humano passa por turbulências em sua vida. A
alguns falta o pão na mesa; a outros, a alegria na alma. Uns lutam
para sobreviver. Outros são ricos e abastados, mas mendigam o pão da tranqüilidade e da felicidade.

Que pão falta em sua vida?
Quando o homem explorar intensamente o pequeno átomo e o
imenso espaço e disser que domina o mundo, quando conquistar as
mais complexas tecnologias e disser que sabe tudo, então ele terá tempo para se voltar para dentro de si mesmo. Nesse momento descobrirá que
cometeu um grande erro. Qual?

Compreenderá que dominou o mundo de fora, mas não
dominou o mundo de dentro, os imensos territórios da sua alma.
Descobrirá que se tornou um gigante na ciência, mas que é um frágil
menino que não sabe navegar nas águas da emoção e que desconhece
os segredos que tecem a colcha de retalhos da sua inteligência.
Quando isso ocorrer, algo novo acontecerá. Ele encontrará pela
segunda vez a sua maior invenção: a roda. A roda? Sim, só que dessa vez

será a roda da emoção. Encontrando-a, ele percorrerá territórios pouco
explorados e, por fim, encontrará o que sempre procurou: o amor, o
amor pela vida e pelo Autor da vida.
Ao aprender a amar, o homem derramará lágrimas não de tristeza,
mas de alegria. Chorará não pelas guerras nem pelas injustiças, mas
porque compreendeu que procurou a felicidade em todo o universo
e não a encontrou. Perceberá que Deus a escondeu no único lugar em
que ele não pensou em procurá-la: dentro de si mesmo.
Nesse dia, sua vida se encherá de significado e uma revolução
silenciosa ocorrerá no âmago do seu espírito: a soberba dará lugar à
simplicidade, o julgamento dará lugar ao respeito, a discriminação
dará lugar à solidariedade, a insensatez dará lugar à sabedoria. Mas
esse tempo ainda está distante. Por quê?
Porque nem sequer descobrimos que a pior miséria humana se
encontra no solo da emoção. O homem sonha em viver dias felizes,
mas não sabe conquistar a felicidade. Os poderosos tentaram dominála.

Cercaram-na com exércitos, encurralaram-na com armas,
pressionaram-na com suas vitórias. Mas a felicidade os deixou atônitos,
pois nunca o poder conseguiu controlá-la.
Os magnatas tentaram comprá-la. Construíram impérios,
amealharam fortunas, compraram jóias. Mas a felicidade os deixou
perplexos, pois ela jamais se deixou vender e disse-lhes: "O sentido da
vida se encontra num mercado onde não se usa dinheiro!" Por isso
há miseráveis que moram em palácios e ricos que moram em
casebres.

Os cientistas tentaram entender a felicidade. Pesquisaram-na,
fizeram estatísticas, mas ela os confundiu, falando-lhes: "A lógica
numérica jamais compreenderá a lógica da emoção!" Perturbados,
descobriram que o mundo da emoção é indecifrável pelo mundo das
idéias. Por isso, os cientistas que viveram uma vida exclusivamente
lógica e rígida foram infelizes.
Os intelectuais buscaram a felicidade nos livros de filosofia, mas
não a encontraram. Por quê? Porque há mais mistérios entre a emoção
e a razão do que jamais sonhou a mente dos filósofos. Por isso, os

pensadores que amaram o mundo das idéias e desprezaram o mundo
da emoção perderam o encanto pela vida.


Os famosos tentaram seduzir a felicidade. Ofereceram em troca
dela os aplausos, os autógrafos, o assédio da TV.Mas ela golpeou-os,
dizendo: "Escondo-me no cerne das coisas simples!" Rejeitando o seu

recado, muitos não trabalharam bem a fama. Perderam a singeleza da
vida, se angustiaram e viveram a pior solidão: sentir-se só no meio da
multidão.
Os jovens gritaram: "O prazer de viver nos pertence!" Fizeram
festas e promoveram shows, alguns se drogaram e outros apreciaram

viver perigosamente. Mas a felicidade chocou-os com seu discurso:
"Eu não me encontro no prazer imediato, nem me revelo aos que desprezam
seu futuro e as conseqüências dos seus atos!"
Algumas pessoas creram que poderiam cultivar a felicidade em
laboratório. Isolaram-se do mundo, baniram as pessoas complicadas
de sua história e as dificuldades de sua vida. Gritaram: "Estamos
livres de problemas!" Mas a felicidade sumiu e deixou-lhes um bilhete:
"Eu aprecio o 'cheiro' de gente e cresço em meio aos transtornos da
vida."
Por que muitos falharam em conquistar a felicidade? Porque
quiseram o perfume das flores, mas não quiseram sujar suas mãos
para cultivá-las; porque quiseram um lugar no pódio, mas desprezaram
a labuta dos treinos. Precisamos aprender a navegar nas águas da
emoção se quisermos ter qualidade de vida no mundo estressante em
que vivemos.
O mundo da emoção não aceita atos heróicos tais como: "De
hoje em diante acordarei bem-humorado", "Daqui para frente serei
uma pessoa calma", "De agora em diante serei uma pessoa feliz, com
alto astral e cheia de auto-estima". Grande engano! No calor da
segunda-feira todas essas intenções se evaporam...
No mundo da emoção as palavras-chaves são "treinamento" e
"educação". Você precisa treinar sua emoção para ser feliz. Você precisa
educá-la para superar as perdas e as frustrações. Caso contrário, sua
emoção nunca será estável e nem capaz de contemplar o belo nos
pequenos eventos da rotina diária. Você contempla o belo?
Pisou nesta Terra um excelente mestre da emoção. Ele conseguia
erguer os olhos e enxergar o belo num ambiente de pedras e areias.
No auge da fama e sob intensa perseguição, ele fazia pausas e dizia:
"Olhai os lírios do campo." Somente alguém plenamente feliz e em paz é

capaz de gerenciar seus pensamentos e fazer de uma pequena flor um
espetáculo aos seus olhos.
Entretanto, muitos não conseguem ter prazer de viver. Eles estão
desanimados e ansiosos. Por isso dizem: "A felicidade não existe. Ela é
um sonho de homens que não acordam." Eles se sentem sem forças
para superar seus pensamentos negativos e para vencer as batalhas do
dia-a-dia. Alguns, apesar de não terem problemas exteriores, também
perderam o sentido da vida.
Hoje você é grande, mas sente-se
pequeno. Por quê? Porque as barreiras o assustam e, às vezes, o
paralisam.
Ao nascer, a memória de uma criança parece uma esponja,
absorve tudo, arquiva inúmeras experiências. Foi assim que
aconteceu com você. Nos computadores, o registro das informações
depende de um comando. Na memória humana, ele é automático e
involuntário, produzido pelo fenômeno RAM (Registro Automático
da Memória). O fenômeno RAM se tornou o artesão de sua
inteligência.
Diariamente, milhares de pensamentos e emoções foram
registrados. As experiências com grande volume emocional foram
arquivadas privilegiadamente. Desse modo, o medo, carinho, rejeição, correção, apoio foram tecendo a colcha de retalhos de sua memória
consciente e inconsciente. Cuidar do que você arquiva é acarinhar a

sua vida. Você sabe cuidar de si mesmo?
Sua inteligência é um
mistério. Encante-se com ela. Jamais duvide que você possui uma
biografia espetacular.
Depois de arquivar milhões de pensamentos na sua memória,
surgiu algo ainda mais fantástico: a consciência. Milhões de livros são
insuficientes para explicá-la. Através dela descobrimos que temos um

"eu" e que somos um ser exclusivo no teatro da vida. Através dela
construímos as relações sociais, amamos, sentimos falta das pessoas e
procuramos romper nossa bolha de solidão.
A personalidade foi, assim, confeccionada de maneira multifocal e
bela. Se você é negativista, inseguro, corajoso, sonhador, isto se deve à

história escrita em sua memória. Você interpreta o mundo pelas
janelas da sua história. Ela contém milhares de arquivos com bilhões
de informações. Você não pode deletar a sua memória, nem as
experiências dolorosas nem as prazerosas. Ela só pode ser reescrita.
Como?

Aplique a técnica do DCD (duvide, critique e determine).
Duvide de tudo aquilo que controla sua emoção e conspira contra
sua vida. Critique cada pensamento negativo. Critique a passividade
do "eu". Critique seu conformismo e reflita sobre as causas de seus
conflitos. Determine ser alegre, seguro,' feliz. Dê um choque de
lucidez em sua emoção, arquive novas experiências! Seja autor e não

vítima de sua história.
O homem é líder do mundo em que está, mas não é líder de seu
mundo psicológico. A técnica do DCD deve ser feita diariamente com
emoção e realidade e durante pelo menos seis meses.
 Ela contribui
para reeditar o filme do seu inconsciente. Você não pode apagar o
filme de sua vida, mas pode reeditá-lo. Não há milagre para mudar a
personalidade, mas é possível treinar a emoção para ser feliz.

Ao longo da formação da personalidade nos tornamos seres que
pensam e que podem mudar a nossa história, privilégio indizível da
espécie humana. Somos uma espécie inteligente num universo
desconhecido. Só não se encanta com a vida quem está sufocado por
preocupações, atolado com suas atividades e não consegue ver além da
cortina das suas dificuldades.

Cada ser humano possui um mundo único no palco da sua alma e
espírito. Descubra-o. Reis e súditos, miseráveis e abastados são
igualmente ímpares. Acima de sermos negros, brancos, árabes, judeus,
americanos, somos uma única espécie. Quem almeja ver dias felizes

precisa aprender a amar a sua espécie tanto quanto o seu grupo
social.
Se você amar profundamente a espécie humana, estará
contribuindo para provocar a maior revolução social da História.
Estamos perdendo o instinto de espécie. Temos culturas e habilidades

distintas, mas somos iguais no funcionamento da mente. Até as
crianças deficientes mentais são tão complexas quanto os intelectuais.
A diferença está apenas na reserva da memória.
Por isso, toda discriminação é insana e inumana. Nunca se
diminua ou se considere superior a alguém. Estenda as mãos, a
partir de hoje, para as pessoas que pensam diferente de você.Você

também comete erros e nem sempre é fácil suportá-los. Seja um
sábio, reconheça seus erros e não se esconda atrás da sua rigidez e de
seus julgamentos.
Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior. A sabedoria
inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo

quanto ela tem consciência de que não sabe.
Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da
vida. A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior alivia, a
inferior culpa; a superior perdoa, a inferior condena.
Sem o perdão, o monstro do passado eclodirá em seu presente e
controlará seu futuro. Qual é a melhor forma de enfrentar um
inimigo? É perdoá-lo.

A palavra-chave para perdoá-lo não é tentar perdoá-lo, mas
compreendê-lo. Ao compreendê-lo, você o perdoa. Se o perdoa, ele
morre dentro de você e renasce de outra forma. Caso contrário, seu
inimigo dormirá com você...
Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o
confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: "A

água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna."
Texto de Augusto Cury do livro Você é Insubstituível

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...