sábado, 21 de julho de 2018

AZEITE DE OLIVA


Já imaginou remover a maquiagem e hidratar os fios com o azeite?
 O ingrediente pode ser usado para cuidados
com a pele, corpo, cabelo e mais

O azeite de oliva tem propriedades altamente hidratantes.
 O ingrediente é inclusive matéria prima de muitos xampus, condicionadores, máscaras, loções corporais e mais produtos
. Puro, ele pode ser um grande aliado da sua beleza, servindo
 para hidratar o cabelo, a pele, remover a maquiagem a mais.
Veja dez truques:
1. HIDRATE AS MADEIXAS
Coloque um pouco de azeite em um pote e aqueça-o no micro-ondas por alguns segundos até ficar morno. Aplique no cabelo e no couro cabeludo e deixe-o agir por 20 minutos. Depois, lave as madeixas com xampu para remover o óleo e finalize com o condicionador. Essa preparação pré-lavagem com o azeite pode hidratar profundamente os fios e deixá-los mais macios.
2. ELIME O FRIZZ DO CABELO
Aplique o azeite nos fios ao invés de um produto anti-friz. Mas use uma quantidade extremamente pequena e passe apenas no comprimento e pontas, senão seu cabelo ficará oleoso.
3. REMOVA O MAKE
Acabou o demaquilante? Sem problemas. Passe um pouco de azeite em um algodão e remova a maquiagem. Além de limpar a pele, ele também irá hidratá-la. Mas depois do procedimento, lave o rosto para não deixá-lo muito oleoso e aparecerem espinhas.

4. AMOLEÇA AS CUTÍCULAS - O azeite é até mais eficaz do que os cremes na tarefa de amolecer as cutículas. Além disso, ele hidrata instantaneamente a pele e as unhas.
5. LIMPE OS PINCÉIS DE MAQUIAGEM
Misture o azeite com um sabão antibacteriano em um prato e passe os pincéis na solução líquida. Você começará a ver os resíduos saindo dos pincéis imediatamente. Depois de tê-los limpos, lave-os em água morna e deixe-os secar. Para conservar seus pincéis, você deve lavá-los regularmente, a cada duas ou três semanas é ideal.
6. ESFOLIE A PELE
O azeite é uma boa base para fazer um esfoliante caseiro para o rosto e para o corpo. Adicione açúcar, sal ou café ao azeite e crie uma pasta. Massageie a mistura no rosto, braços e pernas para eliminar pele morta.
7. RASPE AS PERNAS
O óleo é um ótimo substituto para o creme de barbear. Espalhe uma quantidade por toda a perna e depois use a lâmina. Por ser altamente hidratante, o produto tende a proteger a pele e deixá-la mais macia. Mas tenha cuidado para não escorrer com o óleo.

8. ALIVIE QUEIMADURAS
Tomou sol demais e esqueceu o protetor? O azeite pode ajudá-la a amenizar as dores de queimaduras. Misture o óleo com o vinagre e passe a solução ao longo das áreas queimadas para aliviar a dor.
9. REALCE OS CÍLIOS E AS SOBRANCELHAS
Assim como seu cabelo, seus cílios e sobrancelhas também merecem atenção. Esfregue um pouco de azeite neles e você perceberá na hora que eles estão mais brilhantes e com o tom acentuado.
10. CUIDE DOS CALCANHARES
Antes de dormir, passe azeite nos calcanhares rachados ou secos, ou adicione um pouco do óleo ao seu creme hidratante para os pés. Em seguida, coloque meias para não melar tudo com o azeite. Pela manhã você já sentirá diferença: seus pés mais macios e revigorados. Você pode repetir o procedimento diariamente.


Conflitos em família

Dicas poderosas para melhorar o convívio familiar



Manter uma boa convivência em família é – por mais incrível que pareça – um dos maiores desafios dos seres humanos.

Eis aqui, então, sete lições poderosas para você melhorar seu convívio familiar:

1. Entenda que são raras as famílias onde a paz e a confiança sejam comuns. A maioria das relações familiares, não só no Brasil, mas em todo o mundo, são marcadas por ressentimentos, orgulho, egoísmo, desamor e, é claro, decepções.
2. Se for possível, evite trabalhar com familiares, ou mesmo se envolver em negócios com eles.
3. Porém, caso você trabalhe em uma empresa familiar, procure ter profissionalismo, separando cada campo de sua vida, com maturidade, sabedoria e equilíbrio.
4. Se você se decepcionou com a atitude de um familiar, pare de sofrer por quem ele é. Ele não vai mudar só porque você está triste. Você é que precisa se desapegar do passado e perdoar, dando a essa pessoa um papel irrelevante em sua vida. Enquanto perdurar a mágoa, o ofensor vai ocupar o papel principal em sua história.
5. Após perdoar o familiar que o feriu, siga seu coração. Perdoar é diferente de reconciliar. Muitas pessoas se reconciliam, mas, intimamente, nunca perdoam, e vivem o resto da vida escravas do ressentimento, relembrando e cobrando do outro as atitudes erradas do passado.


6. Se o ofensor ocupa seus pensamentos e emoções, é sinal de que você ainda guarda mágoas. O perdão é libertador! Você só vai saber se realmente perdoou alguém quando conseguir se recordar da ofensa e não sentir mais dor, e, assim, livre para ser quem você é, viver a vida que sempre sonhou.
7. E se foi você quem criou conflitos em sua família, enquanto ainda é tempo, procure os envolvidos e peça perdão. Faça a sua parte, mostre sincero arrependimento e desejo de mudar, mas não se frustre se você não for aceito por todos. Esse é preço que pagamos quando, imaturos na forma de nos relacionar, ferimos as pessoas à nossa volta.

LINDA HISTORIA


Heber era filho de uma viúva pobre. Seu pai havia morrido quando ele ainda era um bebê. Sua mãe criou-o com muita dificuldade. Ela trabalhava muito para sustentar sua família. Ela frequentemente trabalhava até tarde costurando para fora.

No dia do aniversário de Heber, sua mãe preparara-lhe uma grande surpresa. Fez-lhe um casaco bonito e quentinho para aquecer seu frágil corpinho. Ele tinha um casaco fino, que mal lhe aquecia quando precisava sair de dentro de casa.

Heber adorou o presente. Não via a hora de experimentá-lo e sentir como ele o manteria aquecido.

Algumas semanas depois, Heber encontrou um menino usando somente um pulôver. Imaginem o frio que o menino estava sentindo, mal agasalhado em dias de invernos rigorosos, como os dos Estados Unidos. Ele não pensou duas vezes, tirou seu casaco novinho e deu-o ao menino.

Quando sua mãe o viu usando o velho casaco, perguntou o que havia acontecido com o novo. Ele disse: “Vi um menino que precisava muito mais dele do que eu; por isso, dei-lhe meu casaco.”

Sua mãe retrucou: “Por que você não lhe deu o casaco velho?”

Heber olhou para a mãe, esperando que ela entendesse seus motivos, e logo viu que os olhos dela se encheram de lágrimas. Ela
abraçou-o e disse: “Você está certo, meu filho.”

Essa emocionante história verídica ensina-nos valiosas lições. Temos muito a aprender com um filho, mas não podemos perder as oportunidades de ensiná-lo. Veja como:

1 - Ensine seu filho a compartilhar sempre.
As crianças têm muitas oportunidades de compartilhar, seja em casa – entre os irmãos, na vizinhança, na escola. Elas podem compartilhar seu lanche, seus materiais escolares, seus brinquedos, suas roupas. Jamais repreenda seu filho por desejar dividir o que tem. Ao invés disso, incentive-o a ser generoso e, na medida do possível, atender às necessidades daqueles que o cercam.

2 - Envolva-o na hora de separar as roupas que serão doadas.
Geralmente, a cada troca de estação, damos uma reorganizada nos guarda-roupas, separando o que não serve mais. Peça a seu filho que lhe ajude a escolher quais peças serão doadas. É uma boa lição de desapego.

3 - Faça um acordo sobre os presentes que ganha.
Uma boa ideia é, cada vez que ganhar um brinquedo novo, doar um brinquedo usado. No princípio pode ser um grande desafio para a criança (e talvez para os pais também). Com o tempo acaba virando um hábito.

4 - Oriente-o a observar à sua volta e identificar alguém que pode estar precisando dele.
A caridade não tem só a ver com doação de nossos bens, mas também com a doação de nosso tempo, nossa atenção, carinho e talentos. Se seu filho observar à sua volta, encontrará frequentemente alguém que esteja precisando dele.

5 - Pratique o desapego.
Os filhos tendem a imitar seus pais. Se você é apegado aos seus bens materiais dificilmente conseguirá ensinar seus filhos a praticar o desapego. Faça um trabalho de desapego primeiro, depois ensine pelo exemplo.

6 - Use de generosidade.
Ao separar itens para doar, não instigue seu filho a doar coisas quebradas, rasgadas, sujas ou fora do prazo de validade. Se não serve para sua família, também não servirá para a família de outra pessoa.

7 - Expresse gratidão pelas bênçãos que recebe.
Seja grato por tudo o quanto Deus tem te abençoado e externe essa gratidão a seu filho. Diga-lhe o quanto vocês foram abençoados através da bondade, generosidade, boa vontade e serviço de outras pessoas, sejam familiares, amigos, empregadores, funcionários e clientes. Todos, de uma forma ou de outra, são responsáveis direta ou indiretamente pela sua prosperidade.

8 - Envolva seu filho em projetos de serviço.
Filie-se a uma organização que promova projetos de serviço em benefício dos menos favorecidos. Você pode encontrar uma organização séria lendo o artigo Como escolher uma boa causa para servir.

Ajude seu filho a desenvolver a caridade, ainda que ele seja pequeno. Fazendo isso você terá muitos motivos para se orgulhar dele. Você verterá muitas lágrimas de alegria e gratidão, e terá uma forte esperança de que as lições aprendidas ainda na infância serão levadas para a vida adulta, e perpetuarão de geração em geração na sua família. Será um forte legado familiar de amor ao próximo.

Fonte: familia.com.br

sexta-feira, 20 de julho de 2018

DICA DE MÚSICA PRO FIM DE SEMANA




A RECONCILIAÇÃO DESEJADA

Márcio, por motivos comerciais, acabou atraindo a ira de um ex-companheiro que passou a agredi-lo gratuitamente.
Correto nos seus negócios, se sentia muito incomodado com aquele ataque sem fundamentos.
Lembrava do ensinamento evangélico: Reconcilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás a caminho com ele, o que o levava a tentar se aproximar do ex-companheiro.
No entanto, aquele se mantinha distante, não aceitando nenhuma aproximação.
Todas as tentativas de contato telefônico resultaram infrutíferas.
Márcio começou a se entristecer por não conseguir seu objetivo. Não demorou muito e essas preocupações, alimentadas e realimentadas, acabaram por desencadear um processo de depressão.
Naturalmente, após algum tempo, sintomas de enfermidade se apresentaram.
Márcio procurou o médico, realizou exames e recebeu medicação.
As melhoras esperadas, contudo, não aconteceram.
Preocupado, a um amigo relatou os acontecimentos e disse que não se conformava com o fato de não poder resolver a situação.
O amigo o convidou a meditar a respeito do que lhe vinha ocorrendo. Invocando a exortação evangélica da reconciliação com o inimigo, lembrou que a orientação é de se buscar o adversário, oferecendo a harmonização.
Mas, ponderou, não podemos obrigar ninguém a aceitar as nossas desculpas, a repensar os acontecimentos, numa tentativa de solução do problema.
Cada indivíduo é um ser pensante e distinto, único. Não nos cabe exigir de quem quer que seja a sua adesão à nossa vontade.
Assim, ao nos propormos fazer nossa parte, já caminhamos alguns passos na senda do acerto.
Se o outro não entendeu ou não deseja colaborar, o problema deixa de ser nosso.
Márcio sentiu uma luz adentrar-lhe o pensamento. E passou a assimilar a ideia, descontraindo-se.
*   *   *
Necessário termos ouvidos de ouvir.
Jesus, o maior psicólogo que a Terra conheceu, penetrava o imo das criaturas e sabia o que cada qual trazia em si.
Deixou-nos lições que se fazem, a cada dia, mais atuais à compreensão dos homens.
Ao sugerir a reconciliação, nos estimula à paz.
Portanto, quer dizer que devemos sim, buscar a reconciliação com o outro, fazer a nossa parte.
Se o adversário se apresenta resistente, respeitemos a sua posição.
Cada qual enxerga a vida pelo seu prisma particular e nem sempre conseguimos compreender nossos semelhantes.
Façamos hoje, o nosso melhor, auxiliando a todos, sempre que nos surgir oportunidade.
Trabalhemos para harmonizar situações ambíguas.
Oremos pelas pessoas que pensam diferente de nós.
Mostremos, de todas as maneiras possíveis, nossas intenções de paz e de amizade.
Porém, se o adversário desdenhar de nossas boas intenções, o problema passa a ser dele somente.
Tranquilizemos, assim, a nossa própria consciência.
Façamos a nossa parte, ofertemos nossa mão, nossa disposição de harmonizar, de conciliar. E fiquemos em paz.
Redação do Momento Espírita, com base no cap. 120,
 do livro 
Pão nosso, pelo Espírito Emmanuel, psicografia
de  Francisco Cândido Xavier, ed. FEB.
Em 26.11.2016.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DICA - DICA - DICA



Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz nosso corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Talvez você já esteja cansado de ouvir a frase "você é o que você come", porém, não é mais do que a pura verdade. Até o estresse, a ansiedade e o humor se alteram de acordo com o que você ingere. Com uma alimentação saudável, você também pode manter uma pressão equilibrada e previnir sintomas de menstruação, como a TPM!
Mas, infelizmente muitos ainda se preocupam mais com a estética do que com a saúde e é onde estão os maiores índices de desequilíbrio alimentar. Não adianta ter o corpo que deseja se o que você come não é tudo que seu corpo precisa para uma vida saudável. E é aí que se forma a grande confusão: a alimentação saudável não está relacionada a nenhuma dieta e sim no fato de manter o peso ideal. Mas claro que, se você está acima do peso, é possível fazer um regime sem deixar de lado a saúde.
Adquirir uma alimentação saudável requer quantidades certas, sem exageros e também sem exclusões, rotina de horários e alimentos que forneçam ao corpo: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio vitaminas e outros minerais. É importante verificar a qualidade dos alimentos para consumir produtos bons e que não façam mal à sua saúde.

Comer na Rua

Atualmente, está cada vez mais difícil se alimentar em casa devido a correria do dia a dia. Muitas pessoas colocam a saúde de lado e não praticam exercícios físicos e nem se alimentam corretamente. No café da manhã opte por alimentos mais nutritivos como pães integrais, sucos naturais, frutas, cereais e iogurtes naturais.
Os lanches durante o dia são um problema para quem trabalha fora porque há apenas opções como lanches gordurosos ou decide passar horas sem comer. Deixe na bolsa ou no trabalho barrinhas de cereal, frutas, sucos da fruta, biscoito de sal e outros lanches leves e nutritivos. Para você que almoça fora de casa, sempre opte pelos restaurantes self service onde é possível escolher os pratos que serão consumidos. Comece o almoço com um bom prato de salada (alimentos que são oferecidos de forma variada nesses restaurantes), escolha uma opção de carboidrato, uma de proteína e vegetais.
Se você sai do trabalho diretamente para a faculdade ou para um curso procure jantar antes de ir. Em muitos casos isso não é uma pção viável, dessa forma, faça um lanche saudável evitando molhos industrializados, refrigerantes, salgados fritos e doces. Os horários para se alimentar fora de casa nem sempre são os melhores, mas reserve esse tempo para apreciar a comida e se sentir devidamente saciado.

Dicas para Alimentação Saudável

  • Consuma pelo menos 5 porções de arros e feijão durante a semana;
  • Não consuma a gordura das carnes e as prepare da forma mais saudável possível;
  • Evite o consumo de óleos vegetais e manteigas, limitando o consumo para apenas uma porção por dia;
  • Evite ao máximo o consumo de refrigerantes e sucos industrializados;
  • Faça alimentos com menos sal;
  • Beba 2 litros de água diariamente; 
  • Não pule suas refeições e coma de 3 em 3 horas;
  • Evite o consumo de embutidos e queijos amarelos;
  • Não consuma líquidos durante as refeições;
  • Faça pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente

Alimentação por Idade

Os hábitos alimentares se modificam de acordo com as fases da vida. A alimentação infantil é diferente da alimentação de um adulto ou idoso. É preciso equilibrar e saber o que é essencial para cada idade, para que em todas as fases os hábitos sejam saudáveis. 

Alimentação durante a gravidez

Mulher GrávidaPara que o bebê se desenvolva adequadamente é preciso que a alimentação da mãe seja saudável, além disso é essencial para a redução de riscos de parto prematuro, aborto, hipertensão arterial e até uma futura obesidade. Além de se alimentar, também estará alimentando o bebê, portanto, a quantidade será um pouco maior, mas não o "dobro" como se escuta por aí.
A alimentação de uma gestante precisa obter todos os nutrientes, mas é fundamental moderar ainda mais nos doces e gorduras e aumentar a quantidade de vegetais, legumes e frutas, para garantir o bom desenvolvimento e crescimento do bebê.
Veja o que é mais importante na dieta de uma gestante: ácido fólico, cálcio, ferro, proteínas, fósforo, magnésio, vitamina A, vitamina D, vitamina C, vitamina B12, tiamina, riboflavina, piridoxina, niacina e zinco.
Veja também algumas dicas:
  • Evite o excesso de cafeína, no máximo 300 g por dia; 
  • Diminua o consumo diário de alimentos gordurosos;
  • Evite o uso de adoçantes;
  • Ingira maior quantidades de cálcio e ferro.

Alimentação dos Bebês 

Bebê BrincandoAté os seis meses, o leite materno é fundamental para um bom crescimento e desenvolvimento do bebê e possui elementos essenciais. Caso não seja possível a amamentação, recomenda-se o leite fortificado.
Dos quatro aos seis meses, os bebês começam a comer coisas sólidas. Comece introduzindo vegetais e frutas amassadas em papinha, aumentando gradualmente a quantidade.
4 a 6 meses: Frutas e vegetais amassados, caldos de carne e feijão;
6 a 9 meses: Mistura de legumes e frutas, papinhas, carne e aves em papa, gemas de ovos, arroz, feijão;
9 a 12 meses: Alimentos variados picados (pedaços finos e pequenos), legumes, espaguete, queijos suaves;
12 meses a 1 ano e meio: Alimentos para criança, alimentos ricos em fibras, leite de vaca.
A amamentação normalmente vai até os 12 meses e a quantidade vai diminuindo aos poucos, mas cabe à mãe e à criança continuar após esse período.

Alimentação na infância já na infância

Alimentação CriançaA necessidade de energia e de nutrientes na infância é muito alta, pois é a fase de crescimento, de desenvolvimento dos ossos, músculos e tecidos. Muitas crianças possuem problemas de apetite reduzido, mas é importante manter uma alimentação saudável nessa fase da vida. Desde pequeno já precisam se acostumar a comer legumes, vegetais e frutas. As refeições precisam ser frequentes e pequenas, quanto mais for colocado no prato, mais a criança vai recusar a comida, portanto, o ideal é aumentar aos poucos e fazer refeições coloridas que chamem a atenção.
O que não pode faltar na alimentação das crianças:
  • Hidrato de Carbono: Fibras, Ernegia, Minerais e Vitaminas (Pães, cereais, massas, arroz, batata, bolo, biscoito)
  • Frutas e Legumes: Vitaminas A e C, Minerais, Fibras (Todos os tipos, em diversas formas: crus, cozidos, purés, sumos)
  • Leite e derivados: Proteínas, Carboidratos, Cálcio, Minerais e Vitaminas (Leite, queijo, iogurtes, amanteigados)
  • Carne bovina, Aves e Peixes, ovos, feijão: Proteínas, Vitaminas, Ferro e Minerais

Alimentação na adolescência

É durante a adolescência que ocorrem as mudanças fisiológicas e hormonais e é a fase da vida que o consumo de gorduras e doces é ainda maior. Apesar de ser maior a preocupação com o corpo, é na adolescência que ocorrem os maiores distúrbios alimentares e os apetites incontroláveis. Portanto, é preciso ter bastante cuidado com a alimentação. O ideal é consumir nutrientes que são importantes para o crescimento, ter uma alimentação balanceada, evitar regimes, praticar muitos exercícios físicos, reduzir as quantidades das refeições e comer 5 vezes ao dia: as 3 refeições principais e um “lanchinho” em cada intervalo.
Aconselha-se o consumo de cálcio, pois é importante para a formação dos ossos, o ferro, para o desenvolvimento muscular, endócrino e esquelético, e o zinco, que ajuda no crescimento e na maturação sexual.

Alimentação na fase adulta

Na fase adulta começam as dores aqui e ali, os probleminhas de saúde, o estresse, dentre outros fatores. Mas, tendo uma alimentação saudável, o risco de desenvolver doenças diminui. Porém, esse efeito é a longo prazo, por isso é importante manter bons hábitos alimentares desde a infância. Além disso, os objetivos na fase adulta são manter o peso ideal, cuidar da pele, evitar a queda de cabelo para que eles possam crescer saudáveis, e ter um bom sistema imunológico e uma grande quantidade de energia para aguentar a correria do dia-a-dia.
Dicas
  • Mantenha o peso ideal para evitar as complicações e doenças;
  • Reduza a quantidade de sal;
  • Se possível, evite o consumo de álcool e cigarro, ou diminua a quantidade;
  • Evite o sedentarismo e faça exercícios! Não precisa fazer uma malhação pesada, mas uma simples caminhada dirariamente pode te ajudar a manter o peso, evitar problemas nas articulações, nos ossos e no coração.

Alimentação para os idosos

Os idosos precisam de uma quantidade de energia um pouco menor, ainda mais quando as atividades vão diminuindo com o tempo. Mesmo assim, a quantidade de vitamina, proteína e minerais são as mesmas, pois por ser uma idade onde o risco de doenças é muito maior, é fundamental uma alimentação específica, balanceada e preventiva.
Nessa fase da vida, a ingestão de gorduras precisa ser ainda menor, por causa das doenças cardiovasculares, porém, para os que precisam ganhar peso pode-se consumi-los, mas em porções moderadas.
Para o bom funcionamento do intestino, que nessa fase é um pouco delicado, tem que haver grande ingestão de fibras, mas moderadamente para que não influencie negativamente outra área do organismo.
É importante também, beber muita água para regularizar a atividade do intestino.
O ferro é importante, pois ajuda a prevenir da anemia, que é comum nessa faixa etária. E a vitamina C pode ajudar a obter mais Ferro, além das carnes vermelhas (consumo moderado), e das fontes vegetais.
O cálcio é importantíssimo, para fortalecimento dos ossos, pois a taxa de descalcificação óssea aumenta junto com a idade. Os alimentos ricos em cálcio devem fazer parte da alimentação diária.
Fonte:http://alimentacao-saudavel.info/

CADA CONQUISTA



Interessante perceber como tratamos nossos pequeninos, nossas crianças, no que diz respeito às primeiras conquistas.
O primeiro sorriso - quanta festa! As primeiras palavrinhas - quanto orgulho dos pais!
Depois, ou um pouco antes, os primeiros passos - que conquista importante! Celebramos, contamos aos amigos com brilho nos olhos.
Cada nova façanha é celebrada com alegria e novas vitórias vão se somando na vida dos filhos, que vão crescendo, aprendendo e nos surpreendendo.
São êxitos singelos, mas muito importantes. São  fundamentais para o desenvolvimento da autoestima, da segurança e da autonomia dos petizes.
São os primeiros progressos da alma que retorna ao mundo numa nova existência.
Alma que vem com planos, promessas e ideais elevados, buscando na escola da Terra aprender o que precisa para ser mais feliz.
Infelizmente, perdemos muitos desses costumes sadios quando chegamos à idade adulta.
Parece que pouco sobrou para comemorar... O que não é verdade, de forma alguma.
Alguns chegam até a ignorar seus aniversários, como se mais um ano de vida na Terra fosse algo do qual deveríamos nos envergonhar.
Pequenas vaidades tolas, que acabam inibindo sentimentos e reflexões importantes.
Os êxitos da alma necessitam ser celebrados e partilhados com aqueles que estão à nossa volta.
Não apenas as conquistas materiais, as conquistas intelectuais, mas principalmente os tesouros do Espírito.
Celebremos nossos aniversários com quem amamos. Sem grandes estardalhaços sociais e sem grandes gastos, mas não deixemos passar a data em branco.
Fechar mais um ciclo é importante. Fazer uma análise, um balanço. Agradecer pela oportunidade da reencarnação, pelos amores, pelas experiências...
A vida precisa estar repleta de vitórias.
Vencer a depressão, vencer a dependência química, vencer a obesidade...
Vencer a maledicência, vencer algum medo, vencer o ressentimento de anos e poder dormir com a consciência em paz.
São alguns exemplos de conquistas da alma guerreira, que luta contra suas imperfeições dia após dia.
É fundamental registrar essas glórias, pois são elas que nos darão forças para enfrentar os dias difíceis, os novos desafios.
Cada, vencer, traz forças para os novos enfrentamentos, para novos desbravamentos espirituais, fundamentais para se lograr a felicidade almejada.
O alvo supremo, a felicidade, não é apenas uma meta, mas uma construção de pequenas grandes felicidades acumuladas através das vidas.
E cada júbilo desses, cada conquista, precisa ser guardada no íntimo de nosso coração com muito carinho e atenção.
Cada conquista da alma é importante.
Conquistas são como as pequenas rochas que, amontoadas, vão construindo os muros e paredes de nossa edificação felicidade.
Redação do Momento Espírita.Em 28.02.2012.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

MILAGRES DA VIDA

“Não há palavra capaz de dizer, quanto eu me sinto em paz perante Deus e a morte.

Escuto e vejo Deus em todos os objetos, embora de Deus mesmo eu não entenda nem um pouquinho...

Ora, quem acha que um milagre é alguma coisa demais?

Por mim, de nada sei que não sejam milagres...

Cada momento de luz ou de treva é para mim um milagre, milagre cada polegada cúbica de espaço.


Cada metro quadrado de superfície da terra está cheio de milagres, e cada pedaço do seu interior está apinhado deles.

O mar é para mim um milagre sem fim: os peixes nadando, as pedras, o movimento das ondas, os navios que vão com homens dentro.”


Walt Whitman, autor destes versos, confessa que não entende Deus, mas O sente profundamente nas coisas da vida.

Neste poema, intitulado “Milagres”, ele vai descrevendo detalhada e apaixonadamente, tudo que lhe mostra com clareza a presença desses milagres.
Por vezes são coisas tão simples, como sentar à mesa e fazer uma refeição com sua mãe, ou sentar debaixo de uma árvore com alguém que ama, ou ainda observar os animais se alimentando no campo.

O poema é uma descrição de dezenas de imagens, situações e fatos, que ele considera como milagres.

Uma narração arrebatadora de alguém que consegue, simplesmente, perceber as belezas da vida.

Um encontro de uma alma com a riqueza do singelo.

Contemplação enlevada do que para muitos já passa despercebido, sem ser notado...

Onde foi parar nossa sensibilidade para essas coisas? Onde foi parar nosso encantamento com a vida?
Por que não enxergamos mais os milagres que cintilam no véu da noite, e que são cores sob o astro rei do dia?

Uma série de anúncios de televisão mostrou algo muito interessante. Em um deles, mostrava muitas pessoas fechadas num escritório, trabalhando.

Uma delas então, começava ir, de sala em sala, dizendo algo como “Venham ver! É incrível!

A notícia se espalhou e todos começaram a sair correndo de seus postos de trabalho para irem em direção a uma grande janela que havia no prédio.
Quando finalmente todos chegaram lá, estavam anestesiados e encantados com a imagem: era um pôr-do-sol. E diziam: “Nossa, um pôr-do-sol, que lindo! Inacreditável!

Possivelmente, há tanto tempo não viam o sol se pôr, que haviam esquecido quanto era belo.

Acostumamos com muitas coisas e deixamos de perceber o quanto são grandiosas.

Acostumamo-nos com as pessoas, e esquecemos de dizer o quanto são importantes para nós.

Acostumamos com tudo que temos, e nem temos mais tempo de agradecer...

Precisamos voltar a nos surpreender com a vida, com as pessoas, conosco mesmo.
Quantos “milagres” acontecendo neste exato instante?

Quanto mais pudermos identificá-los e senti-los, mais próximos poderemos estar deste estado d´alma que pode afirmar:


Não há palavra capaz de dizer quanto eu me sinto em paz perante Deus e a morte.

Ora, quem acha que um milagre é alguma coisa demais?

Por mim, de nada sei que não sejam milagres...
Redação do Momento Espírita com base no poema “Milagres” 
de Walt Whitman, do livro Folhas de Relva, ed. Brasiliense.

UM RAIO DE SOL


Quando o sol nasce pela manhã é como se o Sublime Artista acendesse uma lâmpada de ouro.
Toda noite ele se esmera para extrair um novo colorido do dia novo.
Ante os raios do sol que se espreguiçam a tudo envolvendo, o verde brilha com maior intensidade.
Nas pétalas das flores o orvalho vai sendo despertado e se transforma em cristal líquido, refletindo os raios de luz
Logo, tudo é luz, vida, alegria, juventude.
Os pássaros ensaiam seus cantos, recordando-nos que devemos saudar o dia com sorrisos. Eles nos dão a lição de que devemos iniciar o nosso dia sob a luz da oração. Oração que é louvor e gratidão.
Eles voam livres, conquistando o espaço. Batem suas asas entre os braços verdes das árvores. Iniciam a labuta da construção dos ninhos, da busca do alimento para os filhotes que aguardam, sempre famintos.
Essa faina nos recorda os ensinos de Jesus: as aves do céu não semeiam e nem ceifam, nem guardam sementes em seus celeiros. No entanto, nosso Pai por elas vela.
É a rememoração da lição da confiança na Providência Divina.
O sol desce com seus raios pelo jardim e vai despertando as flores, encolhidas em seu sono da noite. Elas se espreguiçam e abrem suas corolas aos beijos convidativos do astro rei.
O céu estampa a serenidade do azul e da beleza. O dia está pronto e nos diz: tudo é belo e suficiente para ser feliz. Basta que você abra os olhos e sinta.
O calor do sol traduz vida também para a nossa alma. Tudo está preparado com carinho porque é dia. E é neste dia que iremos viver: crianças, jovens, homens e mulheres.
Todas as manhãs, Deus nos homenageia com este espetáculo que é cor, som e beleza. Mas, normalmente, nos mostramos apressados, preocupados.
Levantamos rapidamente, preparamo-nos e saímos. Não temos tempo para saudar o dia. Ligamos o carro, andamos rapidamente, preocupamo-nos com o trânsito que nos impede a marcha mais rápida.
Franzimos a testa, nervosos e aflitos e nada percebemos do que nos rodeia.
Seria muito bom que, como as aves, acordássemos mais cedo, saudássemos o dia, aproveitando para brincar com os raios do sol ou simplesmente nos detivéssemos a contemplar o espetáculo da natureza.
A Terra só continua a ser um planeta de intensas dores e aflições porque ainda não despertamos para o bom e o belo, que Deus dispõe diariamente à nossa volta.
*   *   *
Assim como o sol dissipa a névoa da manhã, o ser humano deveria permitir que os raios do sol dissipassem a névoa do seu coração.
Então, ele poderia sentir o calor em sua alma, conseguindo viver em plenitude e amar.
Se o homem que caminha, sobrecarregado ao peso das dificuldades, resolvesse misturar o canto da sua alma ao canto dos pássaros, dissiparia a dor que lhe machuca a intimidade, da mesma forma que a neblina é espancada pelo astro rei, na manhã que surge.

 _________________
Redação do Momento Espírita, com base no  artigo Reflexão de um raio de sol, de Maria Anita Fonseca Rosas  Batista,  da revista  Presença  espírita,  de   março/abril  de  2000,  ed. Leal.
Em 11.02.2012.

ATENÇÃO! MUITA ATENÇÃO!!!

CUIDADO, com o que você anda usando na limpeza da sua casa, da sua residencia, do seu lar.
Certas manias de limpeza só causa transtorno a vida de quem os usa, os manuseia e também prejudica a todos que estão ali  por perto cheirando, inalando na quele ambiente a ser limpado, tipo uma residencia, uma escola, uma creche, uma farmácia, um asilo, um hospital, um pet, um berçário,etc .
 Lembre-se para uma limpeza eficiente no seu dia a dia é só manter a organização, diminuir o sujamento, simplesmente conservando. Tipo tomando cuidado para não sujar e de tanto limpar danificar. Precisamos pensar em um todo, na natureza recebendo química pesada a todo momento em nome do capricho da dona limpeza do vaso brilhando, da cozinha cheirando, o quarto sem manchas, o piso como um espelho, tudo isso depende é de uma equipe de pensadores os que conservam e os que realizam, afinal somos todos civilizados e inteligentes para saber que devemos proteger o nosso habitat e limpar com inteligencia. Liah Conceição


FISPQ Ácido Muriático – Perigos, cuidados e EPIs



A FISPQ Ácido Muriático é a ficha de segurança do ácido clorídrico na sua forma impura e diluída. Com uma concentração mínima de 33%, o ácido muriático é comercializado principalmente para a limpeza de pisos e paredes de pedra ou azulejos e de superfícies metálicas antes do processo de soldagem.

FISPQ Ácido Muriático – Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

Este artigo, baseado na FISPQ Ácido Muriático, pretende apresentar alguns dos perigos, riscos, medidas de primeiros socorros, medidas de combate a incêndio, controle de exposição e equipamentos de proteção individual – EPI necessários ao armazenamento e uso do produto.
Porém, vale lembrar que esse artigo, em hipótese alguma, substitui a FISPQ Ácido Muriático. A FISPQ fornecida pelo fabricante deve ser consultada e respeitada integralmente.
1.   NOME DO PRODUTO QUÍMICO
 Ácido muriático (HCl)
Sinônimos: Cloreto de Hidrogênio, Ácido Clorídrico, Cloreto de hidrogênio em solução aquosa.
2  IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS
  • O ácido Muriático não é inflamável
  • Pode causar queimaduras graves na pele, olhos e mucosas.
  • O vapor produzido é irritante.
  • Polui rios e corpos d água alterando o pH.
  • Afeta a flora e a fauna que tiver contato com acido.
  • Corrosivo para metais
  • Reação violenta com risco de explosão em contato com álcalis concentrados e metais alcalinos, e alcalinos terrosos.
3.   PRIMEIROS SOCORROS
Contato com os Olhos:
Lavar imediata e continuamente os olhos com água corrente por 15 minutos no mínimo. Durante a lavagem, manter as pálpebras bem abertas para garantir a irrigação dos olhos e dos tecidos oculares. Providenciar socorro médico imediatamente.
Contato com a Pele:
Remover as roupas e calçados contaminados e colocar a pessoa sob o chuveiro de emergência ou outra fonte de água limpa abundante. Não tente neutralizar com soluções alcalinas. Providenciar socorro médico imediatamente.
Inalação:
Remover as roupas e calçados contaminados e colocar a pessoa sob o chuveiro de emergência ou outra fonte de água limpa abundante. Não tente neutralizar com soluções alcalinas. Providenciar socorro médico imediatamente.
Ingestão:
Não provocar vômito. Fazer a diluição imediatamente, fornecendo à pessoa grandes quantidades de água. Se ocorrer vômito espontâneo, fornecer água adicional e manter a vítima em local com ar fresco. Não dê nada por via oral a uma pessoa inconsciente. Providenciar socorro médico imediatamente.
Instruções Especiais para primeiros socorros:
Ao procurar um médico, tenha sempre em mãos a FISPQ Ácido Muriático.
4.   MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO DA FISPQ Ácido Muriático
Em pequenas proporções usar extintor de pó químico ou de CO2.
Em grandes proporções usar neblina de água ou espuma.
Esfriar os recipientes com neblina d’água. Usar pó químico seco para apagar o fogo.
Durante o combate, os brigadistas devem utilizar proteção respiratória para gases ácidos, luvas de PVC, botas de borracha e óculos de segurança.
5.   CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI
Medidas de controle de engenharia:
Promova ventilação mecânica e sistema de exaustão direta para o meio exterior. Estas medidas auxiliam na redução da exposição ao produto. Manter as concentrações da substância ou mistura no ar abaixo dos limites de exposição ocupacional indicados.
Manter-se sempre com o vento nas costas, afastando-se das áreas baixas e ventilar os locais fechados.
Chuveiro de emergência e lava-olhos: É indispensável à existência destes dispositivos nas áreas de manuseio de Ácido Muriático. Manter esses equipamentos sempre testados e em condição de uso. Assegurar que sejam alimentados por água fresca e potável.
Proteção para os Olhos e Face:
Óculos de proteção contra respingos, e em determinadas atividades, protetor facial.
Proteção para as Mãos:
Luvas impermeáveis de borracha ou em PVC.
Proteção para a Pele e corpo:
Avental em PVC ou em borracha, roupa anti-ácido (PVC ou material equivalente) e botas em borracha ou em PVC.
Proteção Respiratória:
Máscara (facial inteira ou semi-facial) com filtro contra gases ácidos, máscara facial inteira com linha de ar ou conjunto autônomo de ar respirável.
Em grandes concentrações utilize máscara autônoma (pressão positiva) ou máscara com ar mandado.
Prevenção contra ingestão:
Não comer, beber ou levar a mão à boca ao manusear produtos químicos. Após o manuseio, lavar as mãos e as partes que entraram em contato com o produto. Não reutilizar recipientes nem utensílios usados na manipulação dos produtos químicos.
6.   RELAÇÃO DE FISPQ Ácido Muriático U

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...