quarta-feira, 29 de junho de 2022

FAMÍLIA, família e FAMÍLIA.

 


A importância da família no desenvolvimento dos filhos





A  família é o primeiro grupo ao qual pertencemos e o primeiro espaço para nossa formação psíquica, social e moral. Por isso o papel da família no desenvolvimento infantil é extremamente importante.

Crescer em uma família que ofereça condições para um desenvolvimento saudável para a criança, contribui para a formação de adultos capazes de discernir o que é bom e ruim. Sobretudo, o adulto será capaz de lidar melhor com as adversidades da vida.

Quando falamos em crianças estamos referenciando pequenos seres em construção de sua personalidade. Portanto, o papel dos pais é essencial.

Os pais são como espelhos para seus filhos, entretanto, precisam se atentar aos seus próprios comportamentos. Por vezes, pais reclamam de atitudes indesejáveis de seus filhos e não percebem que eles mesmos emitem esses comportamentos inadequados.

‘Para exigirmos algo de alguém precisamos dar exemplos’

Amar o seu filho é o melhor que se pode fazer como pais. Muitas pessoas confundem o significado do amor, assim, entendendo que ele só diz respeito ao ato de beijar, abraçar e fazer as vontades do filho. A verdade é que quem ama cuida e, portanto, impõe limites e regras. Dizer ‘não’, repreende os erros cometidos, ensinar com exemplos, são valores a serem seguidos.

Amar os filhos vai muito além do afeto. Todavia, amar os filhos inclui ajudá-los a se constituírem pessoas de bem, capazes de amar e respeitar ao próximo e de tornarem nosso mundo um lugar melhor.

Infelizmente as famílias tem se distanciado muito nos últimos tempos. Os valores estão se perdendo e junto com eles, nossas crianças. Atualmente carecemos de tempo para conviver e nos comunicar com nossos familiares.

O estresse e a correria do dia a dia não deve nos afastar de quem amamos, principalmente dos filhos que precisam de atenção especial.

Grande parte dos problemas apresentados pelas crianças na infância se dão por falta de estrutura familiar. Surpreendentemente, estes problemas podem perdurar até a vida adulta.

Dedique um pouco mais de tempo aos seus filhos e esteja presente no desenvolvimento deles. Estar presente não significa estar no mesmo lugar, mas estar disponível para ouvi-los, brincar, saber o que ele sentem e pensam, além de ensiná-los sobre a vida e o como enfrentar os problemas.

Hoje, tantas coisas nos tiram o tempo que parece até que nos acostumamos a não tê-lo em nossas vidas. É necessário reaprendermos o que são nossas prioridades e os filhos certamente são a maior delas, pois a responsabilidade de os educar e preparar para o mundo é dos pais.

TEMPO É ALGO QUE CADA VEZ MAIS TEMOS MENOS, POR ISSO, AME SEUS FILHOS E SUA FAMÍLIA HOJE; SEM ESPERAR AMANHÃ; POIS NÃO SABEMOS SE ELE HÁ DE CHEGAR.

Leia mais artigos de Daniela Cortes

RELACIONAMENTO, SIM.

 




Quem não quer ter um relacionamento duradouro e harmonioso? 

Quase todos os casais anseiam por isso. Mas, nada bonito vem sem luta. sim. Você tem que lutar para realizar um relacionamento duradouro e íntimo. Como? Não se preocupe, existem várias dicas que você pode fazer com seu parceiro para que o relacionamento dure e dure.


PARA UM RELACIONAMENTO DURADOURO E HARMONIOSO, VERIFIQUE O SEGUINTE MÉTODO

1. DEMONSTRE AFETO

Todo mundo tem uma maneira diferente de demonstrar afeto ao seu parceiro. Há pessoas que podem facilmente dizê-lo diretamente, mas também há aqueles que se sentem mais à vontade em transmiti-lo por meio de atitudes e ações – tão simples quanto incentivá-lo, dizer boa noite, levá-lo para o trabalho, abraçá-lo.

De qualquer forma, expressar amor é uma das chaves para um relacionamento longo e saudável. Também é importante entender e aceitar o que seu parceiro está fazendo, mesmo que seja diferente do seu.

Por exemplo, se você é uma daquelas pessoas que podem facilmente dizer “eu te amo” ou “eu te amo”, enquanto seu parceiro não, não o force a fazer o mesmo. Isso significa que ele tem outras maneiras de mostrar seu afeto.

2. BOA COMUNICAÇÃO

Você já ouviu uma afirmação que diz que um relacionamento harmonioso é baseado em uma boa comunicação? Isso parece muito apropriado. Sem comunicação, é certo que ambas as partes muitas vezes brigarão e terão desentendimentos porque não entendem o coração do parceiro. Disputas sobre assuntos triviais podem ter um impacto negativo em seu relacionamento se não forem controladas. Claro que você não quer que isso aconteça, não é?

Bem, o caminho não é difícil. Por exemplo, quando ele está muito ocupado com o trabalho e você se sente sozinha e precisa de alguém para conversar, tente ser honesta sobre como está se sentindo. Depois disso, talvez vocês possam se introspeccionar e encontrar a solução certa.

3. INSIRA HUMOR

Nem sempre um bom relacionamento precisa ser cheio de coisas sérias. Sem perceber, ser muito sério pode prejudicar a harmonia de um relacionamento.

Portanto, tente inserir piadas e piadas leves com mais frequência, o que pode aumentar a proximidade entre você e seu parceiro. O que, no final, pode deixar vocês dois mais “pegajosos” um com o outro. Mais do que isso, o bom humor pode fazer de você um casal de namorados compactos e harmoniosos.

4. NÃO HESITE EM AGRADECER

Mesmo que pareça trivial, é importante sempre dar valor ao seu parceiro a partir de coisas simples. Por exemplo, agradecendo-lhe pelo que ele fez por você, por suas grandes conquistas, como se formar em um bacharelado para obter uma promoção no escritório e assim por diante.

Isso não apenas fará com que seu parceiro se sinta apreciado, mas também estimulará sua mente a ver as coisas positivas em seu parceiro, além de motivar ambos a sempre tentarem dar o melhor um para o outro.

5. CUMPRA AS PROMESSAS

Relacionamentos duradouros podem ser alcançados tão simplesmente quanto cumprir todas as promessas que você faz. Ninguém quer lidar com um mentiroso e um apóstata, que é apenas doce na boca.

Se desde o início você tem dúvidas de que pode ou não cumprir uma promessa, é melhor não forçar uma promessa do que quebrá-la uma, duas ou mais do que isso. Quando você quebra uma promessa, sempre haverá consequências por trás disso – se isso deixa seu parceiro com raiva, desapontado, irritado e, pior ainda, não confia mais em você.

É importante manter sempre a confiança e as promessas que você fez, não apenas para parentes e amigos, mas também para seus entes queridos.

6. RESPEITE SEMPRE A EXISTÊNCIA DE UM PARCEIRO

Quando você se apaixona por seu parceiro, sua atenção estará completamente focada nele. É como se ele fosse o único em sua mente. Mas com o passar do tempo, você pode começar a ficar entediado e ignorar seu parceiro porque sente que está acostumado demais ou encontra coisas novas ou novos amigos que são mais interessantes. Coisas assim vão destruir seu sonho de ter um relacionamento duradouro.

Sentir -se entediado em um relacionamento é normal, desde que não se arraste. Portanto, você deve ser bom em controlar seus sentimentos e encontrar a melhor solução quando for atingido pelo tédio. Não se esqueça, como explicado anteriormente, de comunicar bem o que ambos estão sentindo.

7. PASSEM TEMPO JUNTOS

Não raramente, um par de amantes está muito ocupado com suas rotinas diárias, de modo que, inconscientemente, raramente passam tempo juntos. O tempo juntos em questão não é apenas ir ao escritório juntos, mas mais para construir uma situação realmente de qualidade para vocês dois, ou em curto prazo, fazer tempo de qualidade.

Você pode passar o tempo fazendo atividades que você e seu parceiro gostam, como assistir filmes juntos, jantares especiais, recreação ao ar livre e outras atividades que podem contribuir para a harmonia de seu relacionamento.

COMO SER FORTE?

 



LI, GOSTEI E POSTEI, E MAIS FALEI NO PROGRAMA ALMA GÊMEA, aproximando os corações.


“Cuida da sua vida!”  = é uma frase forte, sábia e simples. Sim! Simples assim.

Esta ordem: “vai cuidar da sua vida!” a princípio tem um tom agressivo e egoísta, vamos pensar o quanto ela pode ajudar em uma infinidade de situações que nos deparamos cotidianamente, repetidamente e não percebemos. 

A frase indica que nos ocuparmos cuidando da vida de outras pessoas em determinados contextos pode causar prejuízos emocionais, alimentar crenças disfuncionais, contribuir para manutenção de comportamentos inadequados.

Você pode pensar: “nossa! Estava querendo ajudar!”, “puxa! Queria dar uma força!”.

Tá! OK!

Quer ser legal? Bonzinho?

Fica a dica: participa de uma campanha, crie uma causa, busque colocar-se à disposição de quem precisa. 

Pergunte: “em que posso te ajudar? E faça… Seja amigo, prestativo, e se, somente se, for solicitado, dê sua opinião. Escute tudo com atenção e ofereça seu olhar, ponto de vista. Seu esforço está em construir alternativas, ampliar as formas de ver o fato, junto ao seu amigo familiar ou quem estiver te pedindo ajuda.

Percebe que dessa forma além de atender um pedido genuíno, você está cuidando de sua vida, pois está envolvendo-se com uma boa causa. Dedicando-se a desenvolver seu senso de cidadão, comunidade, sentido de vida. Trasborde solidariedade, generosidade, envolva outras pessoas em sua causa com sua paixão, cada ação pode mudar o mundo.

Muda você, muda o mundo.

Só da quem tem para dar.

Quando você é um bom amigo, olha nos olhos, escuta sinceramente, divide angústias e toca a bola para frente. Assim se fortalece o vínculo, tornando o problema inicial trazido pelo familiar ou amigo secundário o problema que quando sozinho estava mergulhado, limitado, após sua escuta, aquela famosa visão de fora, oferece outras alternativas, novas portas se abriram e o que passa para primeiro plano é a amizade de vocês.

Bem! Até aqui tudo bem!

Porém te convido a criar uma hipótese, quando recebe um alerta! Quem fala: Cuide da sua vida, está cuidando da própria vida, limitando sua intervenção. Entende que você não está cuidando da sua própria vida e não tem propriedade para cuidar da vida dela.

Entendeu?

Vamos pensar nas situações que ouviu essa indicativa “cuida da sua vida”!

  • Julgar – Você observa alguém tendo uma atitude no trabalho, sentada na praça, comendo em restaurante ou até mesmo uma foto postada na rede social e começa a tecer seu julgamento: “que pessoa sem noção, como ele tem coragem de fazer aquilo, ou usar essa calça”… bla, bla, bla. Lembre-se: seu olhar, seu julgamento, diz mais de você do que do outro, seus pensamentos, sua fala, traduzem a sua perspectiva e seu julgamento.

Sua percepção das pessoas e do mundo é negativa?

Cuidado! Algo pode estar precisando de atenção, pode estar projetando sua escuridão através de seus julgamentos. O que acha de cuidar de sua vida e passar a oferecer luz?

  • Sobrecarga – Sobrecarregada(o). Quem não se sente assim nesse mundo globalizado e cheio de exigências? Uns se sentem mais, outras menos, mas a maioria, em algum momento, se queixa.

Quem não chora não mama. Diante do choro, você se sensibiliza. Não sabe falar não? Assume responsabilidades que não são suas… “quero”, “preciso” ajudar.

Verdade? Será? Cuida da sua Vida!!! Ajuda o outro e sobrecarga você? Estresse, cansaço, sentimentos mistos, que chato fazer algo que não estava em meus planos ou na minha rotina e que não  fazem parte do meu interesse.

“Se tivesse ficado quieta. Porque ofereci ajuda agora tô atribulada, se tivesse dito não, será que ela continuaria me amando? ou ficaria chateada comigo?”. Pois sim, antes de ficar pegando tarefas que não são suas pare e pense: cada um carrega a sua cruz  – você tem a sua. A outra pessoa precisa construir sua autonomia, independência, viver suas lutas, crescer e se fortalecer, se a tarefa é dela, pronto está posto.

Cuida da sua vida e se conseguir dar conta das suas coisas, sinta-se feliz. 

Da próxima vez que se sentir tentado a pegar responsabilidades que não são suas, procure tentar fazer as seguintes perguntas:

a) Por que não consigo dizer não? 

b) Será que preciso agradar sempre?

  • Valorize-se – Esse é o pior na minha concepção, zóião… “ai, eu queria tanto um tapete desse, esse vestido ficaria lindo em mim”.

Ok! Tudo bem!

Cuidado com o que deseja, nem sempre a grama do vizinho é tão verde quanto parece. Olhe com carinho para tudo que você tem e seja grato – desfrute!

Se joga!

Diga: CUIDA DA SUA VIDA!!!

Todos querem dar OPINIÃO.

Mas quer dar um MILHÃO?

Sempre tem alguém por perto, alguém viajando na maionese, pirando na batatinha, oferecendo críticas, gratuitamente, doando observações superficiais, negativas e inadequadas. Não segura, se joga, de limites, imponha-se assertivamente.

Fuja do: “já que você vai até tal lugar, poderia aproveitar e levar tal coisa pra mim?”

Nananinanão! 

Existem outras formas de demonstra e obter amor. Quer se sentir uma pessoa mais interessante, amada, realizada e relaxada? Estou me sentindo usada ou abusada?

Não se culpe, fique atento ao grau de ansiedade gerado por esse pensamento, natural diante da convivência. Se suas escolhas provocam expectativa e exigências além de suas capacidades ou tolerância, se sente-se invadido, desrespeitado ou preocupa-se exageradamente com seu desempenho perante outras pessoas, flexibilize, cuida, cuida mesmo da sua vida, ela é valiosa e merece toda atenção e cuidado.

Se você se identificou com esse texto e precisa de ajuda ou conhece alguém que precisa de ajuda para cuidar da própria vida, pode contar com a ajuda de um profissional, psicólogo. Eu dei o meu recado: CUIDE DE SUA VIDA e se precisar de ajuda, pode contar comigo.

Te desejo paz e até mais!

Ingrid Ribeiro Borelli

terça-feira, 28 de junho de 2022

boa tarde.

 



VOCÊ QUE SEGUE DIARIAMENTE O BLOG ALMA GÊMEA , INSCREVA-SE, SERÁ UM PRAZER SABER QUEM É VOCÊ, DE ONDE ESTÁ NOS SEGUINDO, O QUE FAZ NA VIDA. 

E desde já muito obrigada.



FAMÍLIA É TUDO!!!

 família, força e união

 Família é muito mais do que o DNA!

É aquele grupo de pessoas com quem você se sente verdadeiramente em casa, que você pode ficar à vontade para ser você mesmo e não ter que se adequar à exigências absurdas. Família é espírito!

 

A verdadeira família é aquela unida pelo espírito e não pelo sangue

Luiz Gasparetto

 É tudo o que precisamos!

Se pensarmos bem, uma vida sem família é uma vida muito mais cinza! Não precisa de sangue, mas sempre será importante ter pessoas com quem você pode contar e que podem contar com você!

 

Família não é uma coisa importante, é tudo!

Michael J. Fox

Acredite nos valores e na força que a sua família lhe transmitiu

Aquela receita secular que passa de geração em geração, um costume religioso, o seu time de futebol preferido, ou apenas um traço físico que marca sua família: todos nós temos raízes que nos mantém em pé.

 

Quando as raízes são profundas não há razão para temer o vento.

Provérbio Chinês

Uma família unida não tem preço!

Porque em todos os momentos da vida, compartilhar é o mais importante. De que adianta uma viagem incrível se não há ninguém para trocar? A nossa família são as pessoas que nos acompanham na jornada e faz cada suspiro ser mais valioso que qualquer bem material!

 

Não é o que nós temos na vida, mas quem nós temos em nossas vidas que importa.

Devemos respeitar a obra da natureza

O milagre da vida é explicado de formas diferentes pela ciência, pela fé e por céticos, mas há uma coisa em que todos concordam: somos unidos por um laço poderoso que está presente em todos os tipos de família. Honrar e aproveitar esse privilégio só nos faz bem.

 

A natureza nos uniu em uma imensa família, e devemos viver nossas vidas unidos, ajudando uns aos outros.

Sêneca

Amor de família: a base de tudo

O significado de ter uma família para chamar de sua

E para você, o que significa ter uma família? Qual a sensação de fazer parte de um grupo de pessoas que sempre estarão lá para você, que morreriam por você?

 

Ter uma família significa que você é parte de algo muito maravilhoso. Significa que você amará e será amado pelo resto da sua vida, não importa o quê.

Lisa Weeda

 Família é amor, e sem amor ninguém está completo!

A viagem é boa, mas ter para onde voltar é ainda melhor! Família é o porto seguro de qualquer pessoa, é a certeza de que você nunca estará sozinha (o) nesse mundo!

 

Quando o assunto é família, no fundo ainda somos crianças, não importa o quão velho ficamos sempre precisamos de um lar para chamar de lar. Porque sem as pessoas que você mais ama, você não pode evitar em se sentir sozinho do mundo.

Gossip Girl

É a base e o reflexo da pessoa que nos tornamos

Sabe aquela história de “eu sou igualzinha à minha mãe / ao meu pai”? Não é por acaso. Por mais que não percebamos, aprendemos e internalizamos vários dos costumes da nossa família, isso é o que faz as gerações durarem e as famílias permanecerem!

 

A família não nasce pronta; constrói-se aos poucos e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, ter respeito, fé solidariedade, companheirismo e outros sentimentos.

Luis Fernando Veríssimo

Mensagens de família cheias de carinho

Brigamos, mas nos amamos MUITO!

Quem nunca? Somos humanos e divergências sempre irão existir em qualquer ambiente familiar, mas quão bonito é encontrar o caminho para o perdão! Para a compreensão e aceitação da diferença do outro. E você, já fez as pazes com alguém da sua família hoje?

 

Nenhuma família é perfeita... Nós discutimos, brigamos,. Nós até paramos de falar uns com os outros, mas no final, família é família. O amor sempre estará lá.

 Família é o melhor presente

Se você pudesse pedir qualquer presente, o que seria? Dinheiro ou felicidade?

 

Melhor do que todos os presentes por baixo da árvore de natal é a presença de uma família feliz.

 Qual família você decidiu amar na vida?

Alguns dizem que não se pode escolher família, mas sabemos que na prática isso não e verdade. Muitas pessoas conseguem amar para além dos laços de sangue e fazer das amizades uma fraternidade.

 

Amigos são a família que nos permitiram escolher.

Jess C. Scott

 Família é a criação de mulheres que amam

O filósofo alemão Friedrich Schlegel diz que “Apenas em torno de uma mulher que ama se pode formar uma família”. Não dá para não reconhecer a importância das matriarcas para uma família! Todas as famílias que têm uma mulher por perto com certeza estão bem servidas de amor e ternura.

 

O homem pode ser a cabeça da família, mas a mulher é o pescoço, e ela gira a cabeça para onde quiser.

Filme “Casamento Grego”

 Não precisa se chamar família, o importante é SER!

Se faz sentido para o seu coração, então já é família! E ela pode ser formada de pessoas, identidades, quantidades e valores diversos.

 

Chame de bonde, chame de rede, chame de tribo, chame de família: o que quer que você chame, quem quer que seja, você precisa de um.


 Quer mudar o mundo? Comece pela sua família!

Muitas vezes estamos tão preocupados em fazer o bem para fora e esquecemos de praticar a caridade, o amor e a atenção em nossos próprios lares. Não cometa esse erro! Uma família unida e amorosa pode prevenir grandes desastres mundiais, pense nisso.

 

O que você pode fazer para promover a paz mundial? Vá para casa e ame sua família.

Madre Teresa de Calcutá

Família é tudo o que nós temos!

 Família é o que sobra depois de tudo

ORAÇÃO? SENTA QUE LÁ VEM HISTORIA

O VALOR DA ORAÇÃO




         "Pode-se, com utilidade, orar por outrem? O Espírito de quem ora atua pela sua vontade de praticar o bem. Atrai a si, mediante a prece, os bons Espíritos e estes se associam ao bem que deseje fazer.” O Livro dos Espíritos, questão 662


         Lúcia tomava um refresco na padaria próxima a sua casa, quando Adelaide, sua amiga de infância, chegou para cumprimentá-la.

 Adelaide estava sorridente e, ao abraçar a amiga, já foi contando o motivo de sua felicidade:

         - Lúcia, fui, hoje pela manhã, na casa de uma senhora que faz orações pelas pessoas e pedi que rezasse pela minha família e principalmente pelo meu filho que está passando por um momento delicado. Agora estou me sentindo mais aliviada.

         Lúcia atenciosa respondeu a amiga:

         - Sim Adelaide, fiquei sabendo que seu filho está com um sério problema de saúde. Desejo-lhe melhoras – e fazendo uma pequena pausa para que formulasse bem o questionamento, falou – mas por que diz que se sente aliviada?

         Adelaide, como se estivesse óbvia a sua resposta, respondeu à amiga:

         - Ora! Como sei que tem alguém rezando pelo meu filho me sinto mais confortada.

         - Ah sim! Dizem que oração nunca é demais – e sorrindo, Lúcia completou o raciocínio – todo pensamento positivo em favor de alguém ajuda muito, nós não temos ideia do quanto. Mas você tem rezado também?

         Adelaide, demonstrando tristeza no olhar e ao mesmo tempo uma decepção consigo mesma, respondeu:

         - Ando correndo tanto, com problemas diversos, que não tenho tido tempo para me concentrar nas orações.

         Lúcia novamente tentando proporcionar reflexão à amiga questionou:

         - Sim, entendo, mas para você qual o verdadeiro sentido de uma oração, o que a torna mais valorosa?

         - Não sei, acho que o sentimento que é colocado nela. – respondeu Adelaide, um pouco confusa.

         - Pois, então, querida amiga, se o valor está no sentimento, qual é a pessoa mais apropriada para fazer as orações? É você mesma. 

Não digo que não há mérito nas orações da senhora que se propôs caridosamente a rezar pela sua família, pois é muito importante recorrermos aos amigos para que nos ajudem nos momentos difíceis, dividimos a carga, se torna menos pesado, porém não podemos esquecer a nossa parte, Adelaide. 

Devido ao amor que sente pelo seu filho certamente as suas preces serão movidas com mais intensidade, chegarão mais longe e mais rapidamente. 

Como falei antes, não estou desmerecendo as orações dos amigos queridos, elas também proporcionam alívio, mas quando estamos diretamente ligados às pessoas que queremos ajudar, possuímos muito mais poder de ajuda, não podemos delegar isso inteiramente a terceiros. Consegue me entender, querida?

         - Sim, analisando assim tem mais sentido, realmente tenho falhado nesse sentido, obrigada Lúcia, você como sempre abrindo meus olhos, fornecendo conceitos tão lógicos que no dia a dia não consigo refletir sozinha. – respondeu Adelaide muito grata.

         "Naquela noite, e nas que seguiram, Adelaide orou, com muita fé, pelo filho, que com certeza, foi beneficiado pelas preces da mãe."
Juliana Guzzo

MINUTO DE SABEDORIA

 Se Vir Alguma Coisa Errada…



Se vir alguma coisa errada, fale com amor e carinho, procurando ajudar. Mas, sobretudo, procure corrigir os outros, através de seu próprio exemplo.

Procure sempre se expressar da melhor maneira,palavras ditas com amor surgem mais efeito do que palavras ditas com ódio.

 Lembre-se sempre de dar o seu próprio exemplo antes de criticar alguém

Lembre-se que um exemplo vale mais do que mil palavras.

Você tem dado exemplos antes de criticar alguém?

Você está procurando entender a pessoa e se colocar no lugar dela antes de julgar?

Você gosta de receber criticas?

Como já dissemos antes: ninguém gosta de ser criticado porque quando criticamos estamos na verdade ferindo alguém.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...