quinta-feira, 25 de julho de 2019

AS QUATRO ESTAÇÕES DA VIDA


Você já notou a perfeição que existe na natureza? Uma prova incontestável da harmonia que rege a Criação. Como num poema cósmico, Deus rima a vida humana com o ritmo dos mundos.
Ao nascermos, é a primavera que eclode em seus perfumes e cores. Tudo é festa. A pele é viçosa. Cabelos e olhos brilham, o sorriso é fácil. Tudo traduz esperança e alegria.
Delicada primavera, como as crianças que encantam os nossos olhos com sua graça. Nessa época, tudo parece sorrir. Nenhuma preocupação perturba a alma.
A juventude corresponde ao auge do verão. Estação de calor e beleza, abençoada pelas chuvas ocasionais. O sol aquece as almas, renovam-se as promessas.
Os jovens acreditam que podem todas as coisas, que farão revoluções no mundo, que corrigirão todos os erros.
Trazem a alma aquecida pelo entusiasmo. São impetuosos, vibrantes. Seus impulsos fortes também podem ser passageiros... como as tempestades de verão.
Mas a vida corre célere. E um dia - que surpresa - a força do verão já se foi.
Uma olhada ao espelho nos mostra rugas, os cabelos que começam a embranquecer, mas também aponta a mente trabalhada pela maturidade, a conquista de uma visão mais completa sobre a existência. É a chegada do outono.
Nessa estação, a palavra é plenitude. Outono remete a uma época de reflexão e de profunda beleza. Suas paisagens inspiradoras - de folhas douradas e céus de cores incríveis - traduzem bem esse momento de nossa vida.
No outono da existência já não há a ingenuidade infantil ou o ímpeto incontido da juventude, mas há sabedoria acumulada, experiência e muita disposição para viver cada momento, aproveitando cada segundo.
Enfim, um dia chega o inverno. A mais inquietante das estações. Muitos temem o inverno, como temem a velhice. É que esquecem a beleza misteriosa das paisagens cobertas de neve.
Época de recolhimento? Em parte. O inverno é também a época do compartilhamento de experiências.
Quem disse que a velhice é triste? Ela pode ser calorosa e feliz, como uma noite de inverno diante da lareira, na companhia dos seres amados.
Velhice também pode ser chocolate quente, sorrisos gentis, leitura sossegada, generosidade com filhos e netos. Basta que não se deixe que o frio enregele a alma.
Felizes seremos nós se aproveitarmos a beleza de cada estação. Da primavera levarmos pela vida inteira a espontaneidade e a alegria.
Do verão, a leveza e a força de vontade. Do outono, a reflexão. Do inverno, a experiência que se compartilha com os seres amados.
A mensagem das estações em nossa vida vai além. Quando pensar com tristeza na velhice, afaste de imediato essa ideia.
Lembre-se que após o inverno surge novamente a primavera. E tudo recomeça.
Nós também recomeçaremos. Nossa trajetória não se resume ao fim do inverno. Há outras vidas, com novas estações. E todas iniciam pela primavera da idade.
Após a morte, ressurgiremos em outros planos da vida. E seremos plenos, seremos belos. Basta para isso amar. Amar muito.
Amar as pessoas, as flores, os bichos, os mundos que giram serenos. Amar, enfim, a Criação Divina. Amar tanto que a vida se transforme numa eterna primavera.
Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 13, ed. Fep.
Em 27.07.2011

BOM DIA




Cada amanhecer é um dia novo com várias horas para você aproveitar. Deixe essa preguiça de lado, saia da cama com pensamentos positivos e comece a construir uma vida incrível!

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Reflexologia para aliviar a prisão de ventre

A massagem de reflexologia é uma ótima forma de aliviar a prisão de ventre porque ela aplica pressão em pontos específicos do pé, que correspondem a certas partes do corpo, como o cólon, por exemplo, estimulando os movimentos do intestino e a eliminação das fezes que estão aprisionadas no intestino.
Além disso, a massagem de reflexologia para prisão de ventre, ao estimular a saída das fezes, promove o alívio dos sintomas como dor abdominal e barriga inchada.

Como fazer a massagem de reflexologia para prisão de ventre

Para fazer a massagem de reflexologia para aliviar a prisão de ventre basta seguir os seguintes passos:
Passo 1
Passo 1
Passo 2
Passo 2
Passo 3
Passo 3
  • Passo 1: Segurar com uma das mãos o pé direito e com o polegar da outra mão, deslizar do calcanhar até ao meio da sola, repetindo o movimento 6 vezes, suavemente;
  • Passo 2: Colocar o polegar na sola do pé esquerdo, como mostra a imagem, e deslizar na horizontal, repetindo o movimento 6 vezes;
  • Passo 3: Segurar o pé esquerdo com uma das mãos e com o polegar da outra mão, deslizar do calcanhar até ao meio da sola, repetindo o movimento 6 vezes, suavemente;
Passo 4
Passo 4
Passo 5
Passo 5
Passo 6
Passo 6
  • Passo 4: Empurrar os dedos do pé para trás com uma das mãos e com o polegar da outra mão, deslizar da saliência da sola até à base do dedão. Repetir o movimento 7 vezes;
  • Passo 5: Colocar 3 dedos abaixo da saliência da sola e pressionar esse ponto levemente, com ambos os polegares, fazendo pequenos círculos, durante 15 segundos;
  • Passo 6: Segurar o pé com uma das mãos e colocar o polegar da outra mão na parte lateral do pé abaixo do tornozelo, como mostra a imagem. Depois, deslizar o polegar desse ponto até à depressão em frente ao osso do tornozelo, pressionando e descrevendo círculos durante 6 segundos. Repetir o movimento 6 vezes.
Além desta massagem, para aliviar a prisão de ventre, é também importante praticar atividade física regularmente, beber cerca de 2 litros de água por dia e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras como cereais, maracujá, gérmen de trigo, frutas secas e legumes, por exemplo.

DICAS DE CHÁ

CANA DO BREJO (TÈTÈRÈGÚN)


Quente. 
Nomes Populares: Cana-do-brejo, cana-de-macaco, cana-do-mato, sanguelavô, sangolovô, ubacaia, canarana, jacuacanga, cana roxa, periná, paco caatinga, flor da paixão ou cana roxa do brejo.
Nomes Científicos: Costus spicatus Sw., ZINGIBERACEAE, Costus arabicus Jacq., Costus spicatus Roscoe., Alpinia spicata Jacq.
Orixá: Oxalá.
Elementos: Ar/masculino 
Atrai dinheiro, atrai coisas boas, agita os ambientes, tira inveja. 
Originária do Brasil, a cana-de-macaco é uma planta medicinal da família das Zingiberaceae, que aparece mais frequentemente nas regiões brejeiras do país.  É uma planta herbácea que ereta pode chegar a até 2m de altura. Suas folhas espirais em tom verde claro e flores de cores diversas em forma de espiga terminal a tornam facilmente reconhecível. O conhecimento sobre suas propriedades medicinais foi transmitido de geração para geração, já que os caboclos a utilizavam para diversos males há muitas décadas atrás.

Benefícios e propriedades da cana-de-macaco

A cana-de-macaco possui os princípios ativos: ácidos orgânicos, ácido oxálico, magnésio, matérias aromáticas, mucilagens, óleo essencial, pectina, resinas, saponinas, sapogeninas, albuminóides, taninos e sisterol. Suas propriedades medicinais são antileucorréica, adstringente, antimicrobiana, antissifilítica, anti-inflamatória, depurativa, diurética, diaforética, emoliente, emenagoga, sudorífera, febrífuga e tônica.

Indicações

O consumo da cana-de-macaco é indicado para problemas na bexiga, amenorréia, blenorragia, cancro, cálculos renais, distúrbios menstruais, cistites, infecções de urina, corrimentos gonocócicos, contrações, doenças venéreas, inflamações, dores nas costas, dor e dificuldade em urina, dores reumáticas, hérnia, gonorréia, inflamações da uretra, inchaços, hidropisia, nefrite, uretrite, problemas nos rins, úlceras e mucosidade da bexiga. Antigamente era muito utilizada para aliviar edemas, dores e contusões. Ainda é capaz de evitar problemas decorrentes do diabetes, serve como calmante – sendo assim muito procurada para auxiliar no tratamento de pessoas ansiosas, insones, portadores da síndrome do pânico e hiperatividade. Acredita-se também que o consumo da planta possa, até mesmo, inibir a evolução de células cancerígenas, evitando que possíveis tumores se desenvolvam. Outro benefício importante vindo da cana-de-macaco é que, se consumida com regularidade, ela aumenta o metabolismo e permite ao corpo emagrecer com saúde.

Receita e como consumir

Para ser beneficiado pelo chá da cana-de-macaco, a receita é muito simples: leva ao fogo um litro de água com 20 gramas da planta (entre folhas e hastes) e deixe ferver. Desligue o fogo, abafe e espere amornar. Quando a temperatura estiver adequada para ser ingerida, adoce conforme o gosto e beba até 3 vezes ao dia, durante uma semana. Não prolongue seu uso, pois após ser consumido por grandes períodos ele pode causar o surgimento de urólitos.

Cuidado:Exceto em caso de orientação médica, o consumo do chá de cana de macaco é contra indicado para gestantes e lactantes.


10 coisas que você precisa saber sobre a bergamota


Uma das frutas mais populares da Serra Gaúcha, a bergamota é um típico caso de amor e ódio. Há quem não dispense a fruta, principalmente nos dias ensolarados de inverno, e tem aqueles que não podem nem com o cheiro.
Independente se você é do tipo que se delicia com cada gomo, ou se não descasca a fruta nem com sacolinhas nas mãos, conheça 10 curiosidades da bergamota, uma das frutas mais versáteis e consumidas do mundo.
1 – A fruta dos mil nomes
Você já ouviu falar em mexerica? Em laranja-cravo? E em mimosa? Todos estes nomes referem-se à mesma fruta: a tangerina.  Dependendo da região do Brasil, ela é chamada por algum termo específico. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, é conhecida por mexerica. Em alguns lugares do Nordeste, é chamada de laranja-cravo. Os paranaenses a chamam de mimosa, e aqui no Rio Grande do Sul é a nossa querida bergamota, palavra que tem origem do turco “beg armüdi”, cujo significado é pêra do príncipe.
2 – Origem da tangerina
O nome oficial da tangerina é Citrus reticulata. Ela veio do sudoeste tropical e subtropical da Ásia, onde hoje é a Índia e a China. Foi levada para a África durante a Idade Média e depois para a Europa. No Brasil, as primeiras referências à bergamota são de 1817.
3 – Os tipos de bergamota
Poncã: é o tipo mais produzido no Sul e Sudeste do Brasil. É caracterizada pelo tamanho grande, é fácil de descascar e tem pouca acidez.
Tangerina-cravo: é o tipo de bergamota que amadurece mais rápido que a poncã e tem os gomos mais ácidos.
Dekopon: desenvolvida no Japão em 1972, é o cruzamento da poncã com a kiyomi, uma fruta cítrica japonesa.
Murcote: fruta híbrida do cruzamento da tangerina com a laranja. Tem frutos achatados, casca fina e bem grudada e tem várias sementes. Esse tipo é o mais usado para fabricar sorvetes.
Existem ainda vários outros tipos de bergamota, como a montenegrina e a dancy.
4 – As propriedades da bergamota
Como as outras frutas críticas, a bergamota é rica em vitamina C, fibras e potássio. Além disso possui baixo teor calórico, já que 100 gramas de bergamota têm, em média, 38 calorias.
5 – O chá de bergamota
As folhas e a casca da bergamota são muito utilizadas para infusões. O chá das folhas tem propriedades calmantes, e o da casca é um ótimo aliado para acalmar o estômago, auxiliar a digestão e aliviar o estresse.
6 – Quem produz a tangerina?
O país que mais produz tangerina no mundo é a China, com 53% da produção mundial. Logo depois vem a Espanha, com 7% e depois o Brasil, com 4%. Mas vários outros países também cultivam a fruta, como Argentina, Marrocos, Irã, Itália, Estados Unidos, Paquistão e México.
7 – A bergamota no Brasil
A região Sudeste é a maior produtora de bergamota, seguida pela região Sul. São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os estados que mais produzem a fruta. Em 2017, cerca de um milhão de toneladas de bergamota foram produzidas no Brasil, em aproximadamente 50 mil hectares de plantação.
8 – Desvendando a fruta
A bergamota tem entre 9 e 13 gomos, dependendo da espécie. Entre as frutas cítricas, é a que mais se adapta às mudanças climáticas, e seu suco corresponde a cerca de 43% do peso total.
9 – Animais de estimação podem comer bergamota?
Nos últimos anos, o número de proprietários que alimentam seus pets com comida natural cresceu muito. Porém, não são todas as comidas que podemos oferecer aos cães ou gatos. O estômago deles não está preparado para digerir frutas ácidas, entretanto alguns gomos de bergamota não farão mal. Se quiser oferecer bergamota a eles, dê sempre o gomo descascado, sem sementes, e de um tipo com pouca acidez, como a poncã.
10 – Consumo de bergamota
No Brasil, o estado que mais consome bergamota é o Rio Grande do Sul (cerca de 3,89kg por pessoa ao ano). Também pudera! Ela é uma ótima companhia para os dias frios, e ainda pode virar suco, geleia, bolo, chá e muitas outras delícias! E no Andreazza, você sempre encontra bergamotas fresquinhas e cultivadas com todo o carinho, além de todos os ingredientes para fazer todas as gostosuras possíveis para a família e amigos. Então aproveite a safra, vá hoje mesmo até uma de nossas lojas e garanta a sua 

INTERNET É CONTAGIOSO JÁ NA INFÂNCIA

Muitas vezes nós, OS pais reclamamos de nossos filhos por que eles estão dispersosdesmotivadosdesconcentrados do mundo, não nos ouve, ESTÃO RESPONDÃO  e o grande motivo é unicamente o celular, as redes sociais, o undo virtual .

Não importa qual a idade do seu filho, nesta nova geração ele tem em suas mãos nada mais, nada menos, que é o bendito celular.

Mas, como ele adquiriu ESTE habito de estar conectado ao mundo virtual? 
Foi com os outros? Com oscoleguinhas?
 na escola?
na rua? 
Não, foi mesmo é dentro de sua casa, no berço, no carrinho de bebe, no quarto da mamãe, na sala , na lavanderia, na cozinha enquanto os afazeres estão sendo feito por quem cuidam dos bebes.
Claro que nossos filhos não aprenderam com os outros lá fora,  não. Foi com nós mesmos, mamães e papais.
 Quando seus filhotes já bebes, quando nós os colocamos em frente ao computador ou not para eles  assistirem aos videos recomendados para as suas idades, um clip apropriado, ou uma musica para que eles durmam melhor ou uma musica para que eles possam comer melhor, e mais uma linda historinha para aprender boas maneiras e por aí se vai. 

Depois veio os joguinhos, o abecedário, as formas, os números. 

E nos pais para ficarmos um pouco livres para fazer os nossos afazeres domésticos colocamos nossos filhos longe de nos, inconscientemente, para  assistirem aos programaras das internet . 

Não sabendo que estamos fazendo um mal terrível aos nossos filhos . 

Acostumando eles a algo frio, sem emoção, sem contato físico, recebendo simplesmente som, cores e imagens e nada mais. Ou o vicio da frieza, do não contato físico , do toque, do dialogo, da troca de informações, ou de carinho .Liah conceição









Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém

terça-feira, 23 de julho de 2019

Chás e Aromaterapia para Acalmar

Um excelente chá para acalmar é o chá feito com folhas de maracujá, pois o maracujá possui propriedades calmantes, reduzindo também a sensação de ansiedade, podendo ser tomado mesmo durante a gravidez.
Este chá é ótimo para quem sofre de ansiedade, estresse ou insônia, pois ajuda a acalmar e a relaxar o corpo.
Ingredientes
  • 1 colher das de sopa de folhas de maracujá verdes
  • 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Colocar as folhas de maracujá dentro da xícara de água fervente e tapar por dez minutos. É muito importante não levar as folhas ao fogo. Após abafar a infusão, coar e beber diariamente, 1 a 2 vezes por dia.
Além deste chá, é importante dormir cerca de 7 a 8 horas por dia, evitar o consumo de alimentos estimulantes como café, chocolate, refrigerantes ou chá preto, por exemplo e praticar exercício físico regularmente.
Chás e Aromaterapia para Acalmar

Chá de maracujá com erva-doce

Um outro ótimo remédio caseiro para se acalmar é tomar um chá preparado com maracujá e erva-doce porque estes ingredientes possuem propriedades depressoras do sistema nervoso que ajudam a relaxar.
Ingredientes
  • 1 litro de água
  • casca de 1 maçã
  • casca de 1 maracujá maduro
  • 1 colher de chá de erva-doce
Modo de preparo
Ferva por cerca de 5 minutos a água com as cascas da maçã e do maracujá. Após fervido retire do fogo e acrescente a erva-doce e deixe descansar por mais 3 minutos. Coe e sirva fresco.
As propriedades calmantes da erva-doce e do maracujá resultam num excelente efeito relaxante e além de refrescante este chá também é uma excelente fonte de hidratação.
Outra ótima maneira de se servir das propriedades calmantes desse chá é transformá-lo em gelatina, utilizando 1 folha de gelatina sem sabor e o chá para a preparar. Pode-se adoçar com açúcar ou adoçante Stévia.

Aromaterapia para acalmar a mente

Um excelente tratamento caseiro para acalmar é utilizar os aromas de bergamota e o gerânio. Basta pingar 1 gota do óleo essencial de cada planta em um lenço de pano e carregá-lo na bolsa para cheirá-lo sempre que passar por alguma situação que cause ansiedade.
A bergamota e o gerânio possuem propriedades calmantes que ajudam a relaxar e a diminuir a ansiedade. Sendo eficaz também em casos de depressão, agitação e até insônia, nesse último caso pingar 1 gota dos óleos essenciais no travesseiro ajuda a ter uma noite de sono tranquila.
O consumo dessas plantas medicinais também pode ser feito em forma de sucos, chás e compressas, todas as maneiras revelam-se eficazes e proporcionam benefícios a saúd

segunda-feira, 22 de julho de 2019

“Se teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz”(Jesus Cristo)

 | Publicado por Juliana Chagas


A imagem do garoto sírio morto nas areias de uma praia na Turquia que chocou o mundo, servirá para que as Nações voltem os olhares para os refugiados que buscam a paz e a segurança pelo mundo à fora e busquem soluções.

A foto que se tornou viral nas redes sociais despertou sentimentos e nos dá a oportunidade para refletir, como está o nosso olhar para as questões humanas.

Lembremos das palavras do Cristo

…Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz… – Jesus.

“ Que tipo de olhos temos nós?” – Emmanuel

Olhos…Patrimônio de todos.

Encontramos, porém, olhos diferentes em todos os lugares.

Olhos de malícia…

Olhos de crueldade…

Olhos de ciúme…

Olhos de ferir…

Olhos de desespero…

Olhos de desconfiança…

Olhos de atrair a viciação…

Olhos de perturbar…

Olhos de registrar males alheios…

Olhos de frieza…

Olhos de irritação…

Se aspiras, no entanto, a enobrecer os recursos da visão, ama e ajuda, aprende e perdoa sempre, e guardarás contigo os “olhos bons”, a que se referia o Cristo de Deus, instalando no próprio espírito a grande compreensão suscetível de impulsionar-te à glória da Eterna Luz.



Escrito pelo Espírito: Emmanuel, no livro: Palavras de vida eterna. Psicografia de: Chico Xavier

Histórias para reflexão

Pedimos aos leitores histórias de compaixão que viveram. Aqui estão 4 que tocaram a vida deles… e nosso coração. Estas histórias para reflexão sobre a bondade de estranhos, são um incentivo ao otimismo e à compaixão.

Histórias para reflexão

Segredos do coração

Há alguns anos, passei por um término de namoro especialmente difícil. No trajeto de ônibus até a faculdade eu costumava escutar música nos fones de ouvido. Nesse dia, uma canção que havia marcado o relacionamento tocou.
Ao me ver chorar, a senhora sentada ao meu lado ofereceu um lenço, me deu a mão e, sem saber o motivo das lágrimas, disse:
– Não se preocupe, filha. O amor é mesmo assim. Mas pode ter certeza de que tudo isso vai passar.
Passou, mas a lembrança daquela senhora ficará para sempre.
Clara Mesquita – Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

O homem no supermercado

Quando a caixa do supermercado fechou a conta, o total ficou 12 dólares acima do que eu tinha na carteira. Comecei a retirar itens das sacolas, mas outro freguês me entregou uma nota de 20 dólares.
– Por favor, não precisa – recusei.
– Vou lhe contar uma história – disse ele. – Minha mãe está internada com câncer. Eu a visito todo dia e levo flores. Hoje de manhã, ela se zangou comigo por lhe comprar mais flores. E mandou que eu fizesse outra coisa com o dinheiro. Então, por favor, aceite. São as flores de minha mãe.
Leslie Wagner – Peel, Arkansas

O vestido de minha neta

Vi num brechó um vestido que minha neta adoraria. Mas o dinheiro andava curto, e perguntei à dona da loja se ela o guardaria para mim.
– Posso comprar o vestido para você? – perguntou outra freguesa.
– Obrigada, mas não posso aceitar um presente desses – respondi.
Então ela me contou por que achava tão importante me ajudar. Ela passara três anos morando na rua e, se não fosse a bondade de desconhecidos, não teria conseguido sobreviver.
– Não moro mais na rua, mas prometi a mim mesma que retribuiria a bondade que tantos tiveram comigo.
Ela comprou o vestido e o único pagamento que aceitou em troca foi um abraço sincero.
Stacy Lee – Columbia, Maryland

Boa educação

As crianças brincavam na área de recreação de uma loja de móveis, e minha neta de 5 anos fez um gesto para um menininho parar. Então se ajoelhou na frente dele e amarrou seus cadarços – ela acabara de aprender aquilo. Nenhuma palavra foi dita, mas, quando minha neta terminou, os dois sorriram com timidez e saíram correndo um para cada lado.

DICAS DE SAÚDE - HÁBITOS SAUDÁVEIS

Hábitos saudáveis que você deve adotar para prevenir doenças

22/072019

Nossos avós estavam certos: "Melhor prevenir do que remediar." Adote esses hábitos para se manter saudável.

FONTE: Editado por: 

Muitos de nós se perguntam por que, atualmente, algumas doenças acometem cada vez mais pessoas. Há até quem diga: “No meu tempo não era assim!” E, de fato, nunca estivemos tão suscetíveis a tantas doenças como nos dias de hoje. E muito disso se deve aos hábitos de vida adotados diariamente. Assim, a primeira atitude a tomar é adotar hábitos saudáveis.
O estresse, o dia a dia corrido e a falta de tempo reservado a atividades simples pode prejudicar qualquer um. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cardiopatias, câncer, diabetes estão entre as doenças que mais matam. E adivinhe só: elas podem ser evitadas apenas mudando hábitos simples em sua vida.
Por que não dar o ponto de partida hoje mesmo? Confira algumas mudanças que você pode adotar para ter uma vida mais saudável:

1. Converse mais com pessoas de verdade

O ser humano precisa se relacionar com outras pessoas. Desde o início dos tempos, vivemos em grupos para garantir a sobrevivência. Não deixe que as novas tecnologias, que também podem aproximar, afastem você de seus amigos e sua família. Abrace mais: o abraço libera um hormônio chamado oxitocina, que causa prazer e bem-estar à mente.

2. Invista em atividades relaxantes

estresse é o principal inimigo de muitas pessoas atualmente. O cortisol, hormônio do estresse, quando liberado na corrente sanguínea, promove um excesso de tensão que causa diversas disfunções. Entre elas, estão a diminuição do desempenho cognitivo, problemas gastrointestinais, problemas de pele entre muitos outros. Procure atividades relaxantes, como ioga, acupuntura ou faça exercícios de respiração semanalmente para liberar a tensão. Veja outras maneiras de eliminar o estresse aqui.

3. Calce o tênis e vá se exercitar

Profissionais da saúde recomendam ao menos 150 minutos de exercícios por semana. E não precisa ser aquela malhação pesada na academia: uma caminhada leve ou moderada já melhora muito suas funções corporais. Se você tiver mais tempo e disposição, invista na prática de esportes. Você consegue fortalecer os ossos e evitar doenças cardíacas apenas com 15 minutos diários de exercícios! Se você nunca praticou ou não pratica atividades físicas há um tempo, consulte um médico para saber se está tudo bem com seu organismo antes de começar.

4. Entre em contato com a natureza

Estar em contato com a natureza é essencial para quem busca um modo de vida saudável. Se você vive próximo ao campo, pode ativar essa conexão diariamente, mas é difícil para quem vive na cidade grande. Tire 15 minutos da sua manhã ou do fim da tarde para tomar um banho de sol, o que ajuda o corpo a produzir vitamina D, essencial para evitar a osteoporose. Vá a um parque e pise na grama, ou cuide de plantas em casa, que ajudarão você a se sentir responsável – e, consequentemente, bem consigo mesmo.

5. Alimente-se bem

Se você não se alimenta bem, não pode esperar que seu corpo retribua com saúde. Reduza o consumo de alimentos industrializados, como enlatados, por exemplo, e coma mais frutas e verduras. A dica não é novidade, mas muitas pessoas não conseguem se sentir bem apenas por não seguirem uma dieta com frutas. O corpo necessita ingerir todos os dias 40g de fibras, de 3 a 5 porções de frutas e de 10% a 12% de proteína vegetal.

6. O sono também é importante

Uma boa noite de sono é um componente vital para quem deseja um ótimo dia seguinte. Existem diversas formas de garantir uma boa noite de sono, e o seu cérebro agradece se você se permitir novos hábitos.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...