quinta-feira, 7 de maio de 2015

Origem do dia das mães

Origem do dia das mães

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de “Mothering Day”, fato que deu origem ao “mothering cake”, um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de “O Hino de Batalha da República”.
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. 
com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
“Não criei o dia das mães para ter lucro”

O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. “
Não criei o dia as mães para ter lucro”, disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. “O amor de uma mãe é diariamente novo”, afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.

Cravos: símbolo da maternidade
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.
No Brasil

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

FELIZ DIA DAS MÃES


FELIZ DIA DAS MÃES


Hoje o dia amanheceu feliz. 
O dia das Mães tem cheiro de carinho no ar.
Tem forma de rosas e cor de amor.
É um dia cheio de afeto,abraços,beijos e lágrimas de felicidade e de saudade.

Quem não tem mais este anjo protetor aqui na terra,sente-se abatido por não poder presentear aquela que o amará eternamente.
Não fique triste, ela vive em teu coração.


Não esqueça...a vida é bela e você está nela.
Seja feliz em todo tempo.
Feliz dia das Mães.


Marta Felipe


Dicas para Reaproveitar Vasos de Flores

Vasos de flores são bastante utilizados em casa, porém, se forem produzidos em grandes quantidades, podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Isso porque a grande maioria contém substâncias que não são aceitas em muitos centros de reciclagem, ocasionando o descarte inadequado. Uma das melhores soluções para esse problema e que oferece grande contribuição para a sustentabilidade é reaproveitar esses recipientes em tarefas diversas do dia a dia. Confira algumas sugestões:
Vaso de Flores
Vaso de Flores

Reciclagem

Para que o vaso possa ser usado normalmente mesmo quando estiver desgastado, escove toda a sua parte interna e, em seguida, coloque-o por cerca de 10 minutos em uma solução desinfetante, produzida com 1 medida de alvejante e 9 de água. Feito isso, seque o objeto com um pano limpo ou deixe-o secar de forma natural.

Brinquedo infantil

Os vasos que não apresentam furos na parte inferior podem servir para as crianças brincarem na areia, permitindo a criação de formas diferenciadas como bolos, castelos e montanhas. Se os vasos forem de argila, você pode disponibilizar tinta têmpera para que os pequenos redecorem esses utensílios.
Vaso de flor como brinquedo
Vaso de flor como brinquedo

Revestimento de outros vasos

Quebre os vasos de argila com o auxílio de um martelo e use os estilhaços para revestir outros recipientes, melhorando assim a drenagem. Para tornar a técnica ainda mais eficiente, adicione uma mistura de substrato sobre os fragmentos.

Cinzeiro

Após vedar os orifícios de um vaso grande com silicone de calafetação, preencha-o com areia e deixe-o sobre qualquer superfície. Essa é uma boa alternativa para quem possui comércio, visto que atende aos fumantes e mantém o local higienizado.
Vaso
Vaso

Doação ou venda

Se você não pretende reutilizar os vasos, doe-os para um brechó ou alguma outra loja que possa aproveitá-los. Caso seja seu interesse arrecadar fundos, venda-os em eventos promocionais, como liquidações de garagem.
Vaso de flor
Vaso de flor

Lilás – conheça toda a magia dessa cor


Lilás – conheça toda a magia dessa cor

Flores lilas. | MandarSaludos.

Lilás é uma cor bastante feminina e delicada. Derivado de uma nuance de roxo, é uma cor que carrega em si vários significado que remetem à espiritualidade, mistério e intuição, tornando-se uma cor mística. A cor é bastante usada em lugares de meditação, pois acredita-se que traz purificação mental e física. Além disso, também representa devoção, respeito, dignidade e transformação. Por não ser uma cor energizante, transmite calma no ambiente que está inserido, e acredita-se que essa cor é capaz de deixar sua intuição mais aguçada.

Com tantos significado poderosos, que tal presentear alguém que você goste muito com uma flor desse tom? Temos várias opções!
Doçura Lilás
Esse é um presente sutil que irá agradar muito! É composto por uma linda rosa lilás que vem dentro de um recipiente da mesma cor, além de dois deliciosos brownies da marca Amor aos Pedaços. É um presente que fica bonito e delicado na mesa do trabalho ou em uma mesinha do lado da cama.

Glamour de Rosas Lilás
Quer presentear de uma maneira grandiosa? Recomendamos então esse lindo arranjo com aproximadamente 40 rosas lilás importadas, todas dentro de um lindo cachepot rústico de zinco com uma estampa floral. É um presente adequado para ficar na mesa de uma sala, ou até mesmo na recepção de um escritório, trazendo assim mais vida e tranquilidade ao local.
Paixão de Rosas Colombianas Lilás
Quer surpreender sua amada no meio do dia? Que tal essa linda caixinha branca que vem com quatro lindas rosas colombianas lilás importadas? É uma boa opção para um aniversário de namoro, uma promoção ou simplesmente para agradar quem você ama em um dia que ela estiver triste ou ansiosa. Esse gesto trará tranquilidade e boa sorte para o seu amor!
Más flores para tu jardín: apuesta por las lilas | Acelgas.



INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...