sábado, 8 de dezembro de 2018

PENSANDO NA SAÚDE E NO MEIO AMBIENTE




Receitas de shampoo e condicionador no estilo caseiro


Saiba como fazer shampoo e condicionador no estilo caseiro, livre de substâncias perigosas à saúde e ao ambiente

FONTE: https://draft.blogger.com

Há uma variedade muito grande de tipos de shampoo e condicionador disponíveis no mercado, mas você já pensou em fazer o seu próprio produto? Além de ser mais barato, o shampoo caseiro e natural ainda é mais seguro à saúde e ao meio ambiente.
Componentes do shampoo tradicional, como a cocamida DEA e os parabenosaumentam as chances de aparecimento de câncer em humanos assim como também podem ocasionar a degradação da qualidade das águas. Em consequência disso, mais componentes químicos são necessários para o tratamento de efluentes, iniciando um ciclo prejudicial ao ambiente como um todo.
Mas se você utilizar ingredientes menos nocivos, como o bicarbonato de sódio e os diversos tipos de vinagre, os danos à saúde e ao ambiente serão reduzidos, pois se tratam de elementos alternativos aos compostos sintéticos encontrados no shampootradicional e nas pastas de dente.
É importante ressaltar que a maioria das substâncias, em dosagens adequadas, não oferecem risco à saúde. Elas passam a apresentar riscos quando administradas de forma inadequada. Observe, no entanto, os disruptores endócrinos são substâncias que mesmo em dosagens muito pequenas podem oferecer risco a saúde. O mesmo serve para o bicarbonato, vinagre e todos os ingredientes menos nocivos presentes em receitas caseiras. Seguir as dosagens apropriadas das receitas garante a sua segurança, pois até o bicarbonato em doses altas pode afetar negativamente a sua saúde. Outro ponto está relacionado ao uso de substâncias por pessoas alérgicas. Se você for alérgico a algum ingrediente das receitas ou tiver algum tipo de problema capilar, como a dermatite seborreica, o seu uso não é indicado por não conter propriedades anticaspa.


Confira abaixo algumas receitas de shampoo e condicionador no estilo caseiro fáceis de fazer e amigáveis ao meio ambiente:

Shampoo caseiro para cabelos oleosos

Ingredientes

A quantidade de cada item abaixo é suficiente para cerca de duas semanas de uso do produto.
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 200 ml de água;
  • 1 recipiente vazio para armazenagem.

Modo de preparo

Misture o bicarbonato de sódio a 200 mL de água e armazene em um recipiente, que pode ser uma garrafa PET. Para utilizá-lo, molhe bem o cabelo, aplique o produto e massageie por alguns minutos. Em seguida, enxágue com água abundantemente.

Condicionador caseiro de vinagre

  • 1 colher de sopa de vinagre;
  • 200 ml de água;
  • 1 recipiente vazio para armaenagem;
Logo depois de passar o shampoo caseiro de bicarbonato de sódio adicione o vinagre aos 200 mL de água e aplique nos cabelo. O vinagre diluído vai neutralizar o pH do cabelo, fazendo com que suas cutículas se fechem e consequentemente proporcionando muito brilho aos fios.
Não se preocupe com o aroma do vinagre e do bicarbonato, pois ambos estão em quantidades muito pequenas e, após o enxágue com água esses odores característicos ficarão imperceptíveis.

Frequência de uso

A frequência de uso desses shampoo e condicionador caseiros depende especificamente de cada tipo de cabelo, sendo que os mais oleosos serão mais beneficiados por ele, já que ele sua ação potente de limpeza promove um equilíbrio natural da oleosidade dos fios. Portanto, cabelos mais oleosos podem usá-lo em torno de duas vezes por semana ou até mais, e ir ajustando essa frequência conforme necessidade durante uso prolongado.
Já os cabelos mais secos e enfraquecidos devido a processos químicos danosos aos fios ou mesmo por falta de hidratação adequada devem usar menos frequentemente, cerca de uma vez por semana.
O que promove a limpeza dos cabelos com esses ingredientes tão simples é que devido ao caráter básico do bicarbonato de sódio, sua ação promove a abertura das cutículas dos fios permitindo que a água penetre neles e realize a remoção de todas as sujidades, limpando-os. O uso do vinagre na sequência se faz necessário para neutralizar esse pH alto fazendo com que as cutículas se fechem novamente, e esse selamento promove brilho intenso dos fios. Se essa neutralização não ocorrer aquela água que penetrou dentro das cutículas pode ocasionar um peso excessivo e os fios podem se romper, tornando os cabelos quebradiços.

Isso explica uma atenção maior na periodicidade do uso desse xampu para cabelos já enfraquecidos ou maltratados. No entanto com o uso prolongado certamente os cabelos se beneficiarão da sua composição livre de agentes químicos nocivos e irão readquirir aos poucos vitalidade e brilho.

Shampoo e condicionador de abacate para cabelos secos

receita anterior era mais aconselhada para cabelos com maior oleosidade e era apenas um shampoo. Essa receita ensina a preparar um shampoo que também pode ser usado como condicionador caseiro sendo dois em um.

Ingredientes

  • 1 xícara (tipo caneca) de bicarbonato de sódio;
  • ¼ xícara (tipo caneca) de abacate;
  • 400 ml de água filtrada;
  • 1 recipiente vazio para armazenagem;

Modo de Preparo

Misture os ingredientes em um recipiente para obter uma forma homogênea. Quanto maior a quantidade de abacate adicionada, maior o poder de hidratação - o que também pode servir para substituir o condicionador tradicional, mas lembre-se: muito abacate pode deixar os cabelos oleosos e com um aspecto de mal lavados.
Para utilizá-lo, molhe bem o cabelo, aplique o produto e massageie por alguns minutos. Em seguida, lave abundantemente. Não se esqueça de conservar o shampoo caseiro em geladeira por, no máximo, duas semanas.


Esse shampoo caseiro pode ser usada de uma a duas vezes por semana, de acordo com o tipo de cabelo e com a necessidade específica de hidratação de cada um já que como dito anteriormente, se usado excessivamente os cabelos podem ficar oleosos.


quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Dormir mais e melhor: 10 mudanças que podem te ajudar na hora do sono


Dormir mais e melhor: 10 mudanças que podem te ajudar na hora do sono

Fomte Por Jordana Amaral Publicado em: 23 de novembro de 2017 às 12:16.
Mudanças simples podem te ajudar a dormir bem melhor





Você sabia que os objetos dentro do quarto podem influenciar no seu sono?! Isso mesmo, além de outras coisinhas como ansiedade são fatores que prejudicam toda pessoa a ter aquela noite de sono, para realmente descansar o corpo e a mente.

Mas alguns fatores bem simples podem fazer a diferença na hora de dormir. O portal Saúde.Abril separou alguns e a Bem Feminina trouxe os 10 principais. Se você não tem passado a noite bem, tente aproveitar essas dicas ao seu favor!!

Opte por luzes menos intensas. Abajures com lâmpada amarelada ou âmbar são uma boa pedida.

Não leve para cama as preocupações do dia a dia. Anote todos os afazeres do dia seguinte num caderninho e durma.

Retire os despertadores ou relógios do criado-mudo. Olhar para as horas traz ansiedade, o que não ajuda.

Deixe o vermelho e o laranja de lado: pinte as paredes com cores claras. Até mesmo os quadros devem ser agradáveis.

Tenha um travesseiro que se encaixe bem entre a cabeça e o ombro para lhe dar conforto durante toda a noite.



DIGA NÃO AOS CARNEIRINHOS! Um costume desse acaba prendendo a sua atenção e não permite que a mente apague.

Pense nesse ambiente como um lugar sagrado, para relaxar e descansar. O colchão só pode ser utilizado para dormir e fazer sexo.

Troque seu colchão de tempos em tempos, ou se notar alguma deformidade na espuma ou nas molas.

Apenas vá para cama quando sentir que já está com sono. A pior coisa é ficar revirando de um lado para o outro por horas e horas.

Mantenha seus pertences em ordem. Um lugar organizado dá a sensação de calma e aconchego. 

ALIMENTO SAUDÁVEL "O MEL".


Nove benefícios que podem acontecer quando você

 começa a comer mel todos os dias


Se você começar a comer mel todos os dias, poderá dormir melhor, melhorar sua memória, ter uma pele mais limpa, entre outros benefícios.

O mel tem muitas propriedades e é capaz de fornecer diversos benefícios para a nossa saúde. Se você não acredita, basta começar a comer mel todos os dias e vai notar uma série de aspectos que irão melhorar em sua vida.
Confira!
Benefícios de comer mel todos os dias

1. Sua pele ficará mais limpa

O mel pode atuar como um antioxidante. Se você o consumir regularmente, o organismo será limpo das toxinas.
O mel possui propriedades antibacterianas que ajudarão a melhorar a sua pele.

2. Emagrecimento

O mel irá ajudá-lo a perder peso. Embora seja melhor evitar que o açúcar apareça na dieta, no caso do mel, é aconselhável consumi-lo.
A razão é que o açúcar encontrado no mel não é o mesmo que o dos chocolates. O mel serve para acelerar o metabolismo e isso ajuda a queimar energia mais rapidamente.

3. Normaliza seu nível de colesterol
O mel ajudará a regular seus níveis de colesterol. Isso ocorre porque é uma substância que não contém colesterol. Suas vitaminas e microelementos ajudam a reduzir o nível de colesterol concentrado no sangue.
Portanto, comer mel todos os dias ajuda a combater o colesterol elevado.

4. Seu coração ficará mais saudável

De acordo com um estudo recente, os antioxidantes encontrados no mel impedem que as artérias se estreitem.
Dependendo da área onde esse estreitamento ocorre, isso pode levar à insuficiência cardíaca, piorar a memória e causar dores de cabeça. Para evitar isso, seria suficiente beber um copo de água com uma colher de mel por dia.


5. Melhorará sua memória
O mel ajuda a combater o estresse, atua como uma proteção antioxidante do corpo e também serve para melhorar a memória.
Além disso, deve ser levado em consideração que o mel contém cálcio; ele é absorvido pelo cérebro e ajuda no seu bom funcionamento. Por isso, não deixe de comer mel todos os dias.

6. O mel irá ajudá-lo a dormir melhor
Graças ao mel, você conseguirá um sono melhor, pois ajudará a elevar o nível de insulina no sangue.
Nosso sangue libera serotonina e o corpo a converte em melatonina. Este é o hormônio que ajuda a adormecer mais rápido, então isso nos ajudará a dormir profundamente.


7. Seus problemas de estômago acabarão
O mel pode fazer seus problemas no estômago desaparecerem. 
Isso acontece porque o mel é um bom antisséptico. É aconselhável tomar uma colher de mel com o estômago vazio.
Com este gesto simples, você evitará doenças que possam estar relacionadas ao trato gastrointestinal. Além disso, você pode matar bactérias e curar feridas que podem estar nas mucosas.

8. Reduzirá a tensão nervosa
O mel é um produto que ajudará a acalmar os nervos e reduzir a fadiga.
Graças à glicose encontrada no mel, de que os neurônios precisam, você poderá relaxar com mais facilidade. Também é útil para reduzir convulsões e para tratar distúrbios psicológicos.
Deve-se ter em mente que qualquer manifestação do estresse, seja emocional, psicológica ou fisiológica, é traduzida para o corpo como um estímulo metabólico.
Este tipo de estresse está relacionado a uma das funções da glândula adrenal, que é produzir adrenalina e cortisol. Isso estimula a decomposição da proteína muscular em aminoácidos e, portanto, novos açúcares são originados.
Todo esse processo ocorre no momento em que o cérebro pensa que está em perigo de ficar sem combustível. Nesse sentido, o mel natural produz glicogênio no fígado, que é a reserva de energia da qual o cérebro precisa para o seu funcionamento.
Assim, com uma boa ingestão de mel, teremos reservas suficientes de glicogênio. Por este motivo, é importante comer mel todos os dias.

9. É um laxante natural perfeito

O mel é um laxante natural muito suave, mas eficaz. O mel tem um alto teor de fruto-oligossacarídeos. Esta substância atinge o cólon e se comporta de forma semelhante à fibra vegetal, por isso ele exerce um leve efeito laxante.

historia da formiga





UMA FORMIGA ME LEVOU A ORAR


Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha. A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela.

A formiga a carregava com sacrifício.

Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também a formiga.

Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa. Eu a observei e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa.

Foi quando pensei: “Até que enfim ela terminou seu empreendimento”. Ilusão minha. Na verdade, havia apenas terminado uma etapa.

A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então, entrar sozinha. Foi aí que disse a mim mesmo: “Coitada, tanto sacrifício para nada.”

Lembrei-me ainda do ditado popular: “Nadou, nadou e morreu na praia.” Mas a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenos pedaços.

Elas pareciam alegres na tarefa. Em pouco tempo, a
grande folha havia desaparecido, dando lugar
a pequenos pedaços e eles estavam todos dentro do buraco.

Imediatamente me peguei pensando em minhas experiências. Quantas vezes desanimei diante do tamanho das tarefas ou dificuldades?

Talvez, se a formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carregá-la.

Invejei a persistência, a força daquela formiguinha. Naturalmente, transformei minha reflexão em oração e pedi ao Senhor:

Que me desse a tenacidade daquela formiga, para “carregar” as dificuldades do dia-a-dia. Que me desse a perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas.

Que eu pudesse ter a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais. Que eu tivesse a humildade para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário.

Pedi ao Senhor a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo, mesmo quando, pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer.

A alegria dos filhotes que, provavelmente, esperavam lá dentro pelo alimento, fez aquela formiga esquecer e superar todas as adversidades da estrada.

Após meu encontro com aquela formiga, saí mais fortalecido em minha caminhada.

Agradeci ao Senhor por ter colocado aquela formiga em meu caminho ou por me ter feito passar pelo caminho dela.

Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente.

"BÍBLIA SAGRADA" Provérbios 30:25 - As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida;

CONTROLE DE FORMIGAS

CONTROLE DE FORMIGAS

Não se deve utilizar inseticidas indiscriminadamente, pois apesar de algumas operárias morrerem no local, outras avisam a colônia, que rapidamente se distribuirá para diversos outros locais, formando novos ninhos.
Existem vários métodos para controle de formigas. Entre eles, destacam-se métodos mecânicos, quando se identifica e elimina-se mecanicamente o ninho; métodos culturais, que consistem na aração, em culturas de armadilhas e em resistência de plantas; métodos biológicos e naturais, ainda em aprimoramento; e métodos químicos.

LEIA MAIS

Aplicação de químicos
Em relação aos métodos químicos, existem várias formas de se proceder, diferindo entre eles principalmente a formulação e o modo com que são aplicados. Os formicidas podem ser aplicados de diferentes modos: pós secos e concentrados emulsionáveis; gases liquefeitos; soluções nebulígenas e iscas granuladas. As iscas granuladas são de fácil aplicação, dispensando aparelhos e não apresentam perigos de intoxicação. Possuem um alto grau de eficiência.
A simples aplicação de inseticida pode ser ineficaz, pois ela abrangerá um efeito restrito apenas àquelas formigas que estão visíveis, isto é, aquelas que se encontram fora do formigueiro, representando aproximadamente apenas 5% da colônia, enquanto que as outras 95% estarão protegidas em seus ninhos.
caminho-formigas
Não é recomendado, porém, o uso de inseticidas repelentes colocados diretamente nos locais de trânsito das formigas ou nos seus ninhos. Eles podem disseminar ainda mais a infestação.
Aplicação de elementos naturais
limao-cravoPimenta-do-reino, o alho e o cravo-da-índia servem para afastar traças e formigas.
Para preparar o alho é necessário para cada 900 mililitros de água fria, adicionam-se 100 gramas do tempero descascado. Passadas 48 horas, basta coar a solução e aplicar no ninho ou no local onde houver maior quantidade de formigas. A mesma proporção serve para soluções à base de cravo ou pimenta. Sachês com os temperos podem ser colocados na dispensa e na cozinha. Submeter ao congelamento peças infestadas por traças é outra forma de eliminá-las.
Erva Santa Maria: muito utilizada no interior, possui um composto químico excelente que afasta as formigas e também as pulgas”.
Talco: Pó de café, sal, talco ou casca de pepino também afastam as intrusas. Espalhe sobre a trilha
Alfazema: Coloque nas gavetas folhas de alfazema ou cânfora
Álcool: Casca de limão ou cravo embebido em álcool afastam as formigas
Borra de café: Para acabar com as formigas devoradoras de plantas, misture borra de café com um água. Regue duas vezes por semana
Cheiro: Borrife nos ambientes água com cravo-da-índia. Elas detestam o cheiro desse tempero

Guia rápido para eliminar as formigas de casa:

Faça uma mistura de açúcar com água. Corte pequenos pedaços de mais ou menos 4cm x 4cm de papel laminado e pingue uma gota da mistura em cada um, depois disso, distribua-os em diversos pontos da casa, preferencialmente próximos aos lugares onde as formigas aparecerem. Logo após um curto período de tempo já será possível observar que as formigas estarão formando uma grandefileira e se alimentando da mistura sobre o papel laminado
Encontre a origem da fileira de formigas formada e aplique, com o auxílio de uma seringa, uma mistura igualmente dividida de água e detergente.  Após o procedimento anterior, feche, com massa ou outro material ao alcance que seja isolante, o buraco onde foi injetado o detergente. Continue repetindo esses passos por diversos dias até que a população de formigas diminua.
Observações:
Quanto ao guia prático, se a fileira de formigas estiver saindo de uma tomada elétrica não utilize detergente, pois o resultado disso seria bem pior do que ter a praga instalada em sua casa. O correto nesse caso é usar talco de bebê, pois o talco entope as aberturas das formigas por onde elas respiram, além de reagir com o corpo da formiga.
Paciência
Muitas providências podem ser tomadas na busca do controle das formigas em casa, mas é importante lembrar que essas formigas não desaparecem da noite para o dia e o controle exige muita paciência e persistência, pois como essas formigas possuem muitas rainhas, elas apresentam um fenômeno conhecido como sociotomia, que é a divisão do formigueiro em vários outros quando existe algum tipo de perturbação ambiental.
Algumas medidas simples podem ser tomadas:
  • Limpar bem os locais com restos de alimentos, principalmente doces;
  • Vedar potes com alimentos;
  • Colocar açúcar em potes hermeticamente fechados;
  • Quando já houver formigas, proceder da seguinte maneira: seguir a trilha e tampar o orifício por onde elas entram e saem, principalmente, na junção de azulejos, batentes ou qualquer outra fresta;
  • Se o formigueiro estiver na terra, devem se proteger pés e pernas e jogar água fervente. Também se deve cavar até achar os ovos (bolinhas brancas) e jogar água fervendo com sabão sobre elas;
  • Esvazie e mantenha sempre a lixeixa limpa;
  • Não jogue a sujeira da toalha de mesa no chão;
  • Mantenha a pia seca e sem resíduo de alimentos;
  • Use lixeira com tampa;
  • Não use sacos de lixo rasgados.
Mantenha o hábito de fechar frestas constantemente. As formigas podem se alojar em frestas muito pequenas ou podem simplesmente vir do jardim. Vasos com plantas também podem abrigar pequenas colônias.
Não se esqueça que formigas preferem viver próximas a fontes de alimento. Se você tem o hábito de levar comida para o quarto, vai ter problemas lá também.
Fonte: Portal Dedetização

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

DEZEMBRO AMARELO


Conheça a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele

Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu iniciou ao movimento de combate ao câncer da pele batizado “Dezembro Laranja”. Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, publicando-a com a hashtag #dezembrolaranja.

As ações incluem iluminação de monumentos, iniciativas de conscientização em praias e parques com distribuição de filtro solar, entre outras. Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa luta de conscientização. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.

Em 2018, o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha mas não se queime”. A ação ganha destaque com o movimento Dezembro Laranja, que informa a população sobre as formas de prevenção com a adoção de uma série de medidas fotoprotetoras, e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. 

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

CARIDADE




Começo esse pequeno texto com uma simples pergunta: você já fez algum trabalho voluntariado, praticando a verdadeira caridade? Se não, eis aqui um convite que irá mudar sua vida!


Quando nos damos a chance de ajudar alguém, em primeiro lugar, somos nós que estamos sendo ajudados: o aprendizado de tantas lições de vidas; a troca de experiências; a oportunidade de doarmos o nosso melhor sem querer nada em retorno; a gratidão daqueles que de alguma forma querem te agradecer; e o melhor, o esquecimento de nossos pequenos problemas, pequenos sim, porque quando nos deparamos com tantas outras dificuldades vividas pelo próximo vemos em nossas vidas a abundância e prosperidade. 

Aprendemos a valorizar cada vez mais as conquistas, a saúde, o amor dos familiares, a alegria diária.

Cada um que se doa como voluntário, tem uma experiência diferente, mas desconheço em todos os casos um depoimento negativo, pelo contrário, sempre vejo as pessoas mudarem para melhor, expondo ao mundo o seu melhor, doando ao universo o amor verdadeiro. 
Não há quem diga que a experiência o prejudicou

Algumas religiões incentivam o voluntariado usando como base os ensinamentos bíblicos, suas filosofias, experiência de grandes iluminados como Jesus e Buda, é um dos caminhos para o chamado ao trabalho, mas não o único.

 A vontade ao trabalho surge em cada um, em cada momento diferente, e muitas vezes não surge mas é imposta pelas lições que a vida nos traz. Cabe aqui não fechar seus olhos para a oportunidade, entregue-se, doe o seu melhor, o amor será a energia necessária para seguir em frente.

Aproveite todas as chances que a vida te presentear para a prática da caridade, seja gentil, seja amoroso, seja humilde.

Ajude nossos queridos velhinhos, ensine uma criança, tenha ouvidos a aquele que precisa desabafar, abrace aquele que está carente, cozinhe para aquele que tenha fome, leve o calor a aquele que está com frio, guie aquele que está perdido e não espere nada, nada em troca.

 E sentirá uma onda enorme de amor te envolvendo, uma alegria imensa te acompanhando e uma felicidade plena em sua vida que nunca sentiu antes.

Não pensem: “sou um exemplo de mulher caridosa”, a,  não, não mesmo. Tenho um longo caminho de aprendizado e ação ainda a fazer, mas aproveito estas pouco linhas a convidá-los a esta divina experiência e que sintam em seus corações esse amor que hoje sinto quando tenho a oportunidade de colocar em prática a verdadeira caridade.

https://www.eusemfronteiras.com.br/caridade-a-grande-licao-de-amor/

A DOR É UMA LIÇÃO


LIBERDADE


segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

DEDINHO DE PROSA

FONTE:http://evangelizacao-infantil.blogspot.com


PRECE INICIAL

PRIMEIRO MOMENTO:  ATIVIDADE 1 | DESPERTANDO O INTERESSE

Objetivo ao contar a história: É despertar o entendimento nas crianças, que as vezes não descobrimos as coisas boas que temos conosco e somos levados para longe atrás de miragem de falsos tesouros. Valorizemos o que temos.

O anúncio de Olavo Bilac
O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac abordou-o na rua:
– Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal? (Comprarei do meu vizinho que é melhor).
Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu:
“Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão.
A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda.”
Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.
– Nem pensei mais nisso, disse o homem. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!


ATIVIDADE 1 – Distribuir o questionário imprimido e distribuir. Ao terminarem discutirem as respostas.

SEGUNDO MOMENTO:  A atividade acima serve apenas para iniciar o estudo do item Felicidade e infelicidade relativas, citado abaixo.

Os TORMENTOS da vida são os sofrimentos, às privações, às dores, aflições, torturas, inquietações que muitos passam. Quando VOLUNTÁRIO, é quando se é feito, decidido ou escolhido algo (alguma coisa) sem ser forçado, é de deliberada vontade e escolha.
Se existe certos sofrimentos na vida, muitos deles é por imprudência ou negligência das pessoas, que poderiam ter evitado. São sempre tormentos vividos como consequências da vontade do ser, no uso do seu livre-arbítrio.
A inutilidade dos tormentos voluntários, é que nada mais são que consequências de sentir e agir de forma errada, na buscas da felicidade.
Algumas pessoas passam por grandes provações sem nada fazerem que seja consequência, porém, podem estar reparando falta cometida em uma vida anterior. Mas, também sofrem mais, pois sofrem “mal”, reclamam, se revoltam e agem sem cuidado.
O homem pode sofrer de duas formas: material e moralmente.

Sofrimentos por consequências Materiais
Muitas pessoas buscam a felicidade na vida material, desejam fortunas, beleza e poder, acreditando que é essa a felicidade. E são prazeres que satisfazem o ego, o orgulho, a vaidade, a ambição, dando uma sensação de felicidade, mas que são apenas momentânea e ilusória, são momentos que passam em dias, meses e anos...
E assim, cria-se aflições e sofrimentos, dos quais não precisaria, se houvesse buscado a felicidade nas coisas que levará consigo após a morte do corpo físico. Jesus ensinou nessa frase:
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” - Mateus 6:19-21 -
O que são os tesouros da terra e os tesouros do céu? Deixar as crianças responderem; comentar.
Na Terra, são os bens, as riquezas materiais; no céu, são as virtudes, a caridade prática, os conhecimentos adquiridos, a ação no bem.

"Beleza física, poder temporário, propriedade e fortuna amoedada podem ser simples atributos da máscara humana, que o tempo transforma, infatigável."(Emmanuel - Fonte Viva)
Sendo assim, que poderemos levar conosco desta vida? Deixar as crianças responderem; comentar.
Isso não significa que não precisamos dos recursos materiais, não há nenhum erro em usufruirmos as coisas materiais, desde que o façamos sem excessos e apego excessivo.
Como alcançarmos, então, a felicidade relativa? Allan Kardec, na questão 922 do L.E, pergunta aos Espíritos: "(...) Há, entretanto uma medida comum de felicidade para todos os homens? ". E eles lhes respondem: "Para a vida material, a posse do necessário; para a vida moral a consciência pura e a fé no futuro.”
A vida na Terra dá-nos uma falsa felicidade, felicidade real (espiritual/Amor) ainda é pouco compreendida e ignorada. Mas, podemos desfrutar de uma relativa felicidade, que é da consciência do dever cumprido, no respeito aos outros, no exercício das leis da justiça e caridade, é no fazer ao outro o que desejaria que lhe fizessem, como asseverou Jesus.
Ensina na questão 933 do L.E, que os sofrimentos materiais algumas vezes independem da vontade; mas o orgulho ferido, a ambição frustrada, a inveja, o ciúme, todas as paixões, são torturas da alma.

Sofrimentos por consequências Morais
Os dois tipos de sofrimentos, físico e moral, são de exclusiva responsabilidade do próprio homem, sendo os de ordem moral os piores, pois acabam por atingir o físico. A mente conduz o corpo, as doenças da alma deságuam no corpo mais cedo ou mais tarde.
 Como exemplo de tormentos morais angustiantes, citaremos hoje dois, que são a inveja e o ciúme, e quem os tem e os alimenta, não tem sossego, é infeliz, inquieto e inseguro.
INVEJA é um sentimento que nos faz consumir em desejos inconstantes e até mesmo ilusórios, principalmente de ordem material. São as vezes desnecessários, mais desejamos “ter”. E interessante é que, ao ver com o outro o que desejamos possuir, passamos a sentir uma “certa” raiva e despeito em relação aquela pessoa, que nada nos fez. É como se estivéssemos culpando o outro pelo que não temos.
A inveja é conhecida como “mau olhado”, e uma vez que a pessoa é alvo da inveja, será envolvido em vibrações negativas quando não é cuidadoso e zeloso com o hábito da oração, e se atingindo realmente, pode provocar vários males no indivíduo.
Nesse caso, qual a melhor atitude vocês acreditam que podemos tomar em relação a nós mesmos? Como pensar e sentir?
CIÚME se reconhece no apego aos objetos e às pessoas. O zelo demasiado, o cuidado excessivo aos pertences, disfarçam as reações do ciúme. É um estado de intranquilidade, as vezes que desequilibra. Ciúme é próximo da inveja, e ambos estão relacionados ao desejo de posse. O ciumento é possessivo, ambicioso e egoísta declarado.  
Ciúme e Inveja, e todo sentimento negativo, são destruidores da felicidade, é tormento voluntário na alma.
Se são voluntários, porque é de livre escolha desejar sentir, e podem ser evitados, para isso que os tem pode educar essa emoção se tornando consciente desse sentimento no momento que perceber em si.  
(Colocar as questões para os evangelizando) Por que, então, transformar nossa vida num verdadeiro inferno? Procuremos indagar o porquê de nossos ciúmes. Com que sentido nos deixamos envolver por eles? Será por carência, ou por insegurança? Por apego ou desespero? Localizemos as causas desses sentimentos.
Quem vive feliz com o que possui, que vê sem inveja o que não lhe pertence, que podemos trabalhar e nos esforçar para adquirir certas coisas, e compreende que nessa vida não somos donos de nada, somente de nossos sentimento e pensamentos, vive em estado mental mais leve e sereno.
Este está sempre rico, visto que se satisfaz com o necessário para uma vida digna, na qual pode com mais facilidade, desenvolver as faculdades e qualificações do espírito, satisfazendo suas necessidades, engrandecendo-se na aquisição dos valores espirituais, que levará consigo, após a morte do corpo físico.

Conclusão: Os tormentos voluntários são inúteis, muitos não são necessários. As provações que precisamos passar na Terra, se tornam expiações para alguns, pois vivem correndo em busca da felicidade material, e não teriam necessidades desses tormentos se vivesse uma vida espiritual. Deus concede o necessário à conquista da felicidade pura, mas quando se vive instintos puramente carnais, os sofrimentos são maiores.
Há sofrimentos que são frutos, mas há sofrimentos que são sementes de aprendizado e aperfeiçoamento moral.


Se a fé move montanhas, também consegue nos mover e nos transportar para muito além dos nossos maiores sonhos. Fé combina com uma atitude positiva diante da vida, com preces sinceras e alma florida, cheia de convicção na vida, nos propósitos de Deus, em Seu cuidado e amor.
Fé e motivação andam de mãos dadas com a confiança em nós mesmos e no desenrolar da vida segundo os planos de Deus. Fé é força invisível que sustenta as pontes velhas que atravessamos, que mantém os nossos passos firmes na beira do abismo mais profundo e mantém a nossa visão clara mesmo diante da escuridão. Fé é coragem, fortaleza e superação.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 
é comemorado anualmente em 3 de dezembro.
Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental.
Além disso, busca também conscientizar as pessoas sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, a econômica e a cultural.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência.
A principal ideia desta data é refletir (e pôr em prática) os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.
O Decreto de Lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, define a deficiência humana como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.
Origem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Esta data foi criada através de uma Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, em 14 de outubro de 1992.
Na mesma data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, também se comemorar o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência – criado em 1982.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...