quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Amor se vive ou não.

Coisas que a vida ensina depois dos 40.

 (MUSICA : PEPEU GOMES - PEDRA NÃO É GENTE AINDA)          

Amor não se implora, não se pede não se espera...
Amor se vive ou não.
Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.
Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para
mostrar ao homem o que é fidelidade.
Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.
As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.
Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.
Água é um santo remédio.
Deus inventou o choro para o homem não explodir.
Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.
Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.
A criatividade caminha junto com a falta de grana.
Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.
Amigos de verdade nunca te abandonam.
O carinho é a melhor arma contra o ódio.
As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.
Há poesia em toda a criação divina.
Deus é o maior poeta de todos os tempos.
A música é a sobremesa da vida.
Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.
Filhos são presentes raros.
De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças a cerca de suas ações.
Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que
abrem portas para uma vida melhor
O amor... Ah, o amor...
O amor quebra barreiras, une facções,
destrói preconceitos,
cura doenças...
Não há vida decente sem amor!
E é certo, quem ama, é muito amado.
E vive a vida mais alegremente...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

CAMINHAR EMAGRECE, SIM !!!

 

Caminhar Emagrece Mais Do Que Ir à Academia – Mas Essas 3 Regras Precisam Ser Seguidas à Risca

; Abre uma nova aba
A caminhada já é muito conhecida por melhorar a respiração, reduzir os riscos de problemas no coração, ativar o metabolismo e combater a retenção de líquidos, diminuir o estresse e a ansiedade e por muitos outros benefícios que pode gerar a saúde. Mas, além de tudo isso, uma caminhada vigorosa é também um grande auxiliar para perda de peso, podendo funcionar mais que uma ida à caminhada. Mas, para que isso seja possível é preciso seguir algumas regras básicas. Três passos para emagrecer caminhando 1. Ser regular: Se o seu objetivo com a caminhada é perder peso, então é fundamental


Ficar bem para o verão ainda esse ano. Muitas pessoas querem perder peso, mas é preciso pensar na saúde em primeiro lugar. Emagrecer de forma saudável requer disciplina, persistência, paciência, e, principalmente, muita força de vontade. Atualmente, não faltam as famosas “receitas milagrosas”, que prometem o emagrecimento rápido e sem esforço, além de medicamentos disponíveis no mercado, que, quando administrados sem recomendação médica, podem trazer grandes riscos à saúde.

A atividade física é fundamental no processo de emagrecimento, e sem dúvidas a caminhada é uma das modalidades que auxilia na eliminação de peso. A nutricionista Letícia Mazepa, que faz parte do Conselho de Nutricionistas do Paraná, explica que a energia que caminhar exige vem de duas fontes: dos alimentos que consumimos antes do exercício e da nossa reserva, como é o caso da gordura corporal. “Embora a caminhada ajude a acelerar o emagrecimento, é importante lembrar que ele será efetivo quando esse exercício for combinado com uma alimentação equilibrada, em qualidade e quantidade de nutrientes. Você não verá resultados se, por exemplo, começar uma rotina de caminhadas, mas aumentar o consumo alimentar, recompensando o exercício com mais calorias ao longo do dia e aos finais de semana”.

Ainda que não seja o único fator envolvido no processo de emagrecimento, o déficit calórico é importante. Mas, o que isso significa? “Que para emagrecer precisamos ingerir menos calorias do que gastamos. Adicionado a esse fator, a prática de atividade física e sono de qualidade são muito bem-vindos”, reforça Letícia.

Dieta - Muita gente não se convence de que uma dieta balanceada é que faz acontecer a tão sonhada perda de peso. Mas é possível fazer dieta colocando mais sabor na mesa? Letícia esclarece que sim, é possível eliminar gordura corporal com uma alimentação que seja agradável ao paladar. “Precisamos desmistificar que dieta de emagrecimento significa comer apenas saladas ou pratos pouco atraentes e saborosos, e até mesmo abandonar a ideia de que o emagrecimento requer restrições alimentares severas”.

É fato que o processo de perda de peso corporal é facilitado quando colocamos comida de verdade no prato, em quantidades que atendam às necessidades diárias e sem o frequente consumo excessivo de calorias. Mas, reforça Letícia, é comum as pessoas, na ânsia de emagrecerem rapidamente, fazerem dietas muito restritivas. “O problema é que a restrição severa de alimentos, calorias ou determinados grupos alimentares, como é o caso de dietas muito baixas em carboidratos, tendem a levar ao fracasso e, em algumas situações, é o primeiro passo para o desenvolvimento de transtornos alimentares”.

Mas qual é o segredo? -  “Melhorar a qualidade da sua alimentação, ajustando-a para quantidade de nutrientes que o seu corpo precisa e de uma forma que agrade o seu paladar e se encaixe na sua rotina” diz Letícia.

A importância da água no emagrecimento

Sabemos que beber água, além de essencial para vida, está entre os hábitos diários dos mais importantes para saúde. Letícia lembra que mais de 70% do nosso corpo é água e que diariamente eliminamos parte dela via urina, suor, respiração e fezes. “Sendo assim, a reposição é essencial, uma vez que dependemos dela desde as funções metabólicas do corpo, até a lubrificação das mucosas e das articulações”.

Outro ponto importante, segundo Letícia, é que confundimos as sensações de fome e sede. “Manter-se adequadamente hidratado evita esse tipo de confusão e, consequentemente, uma busca equivocada por alimentos. 

Além disso, um dos grandes fatores associados ao ganho de peso corporal na população em geral, desde crianças até adultos, é o consumo excessivo de bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos de caixinhas, chás adoçados. Não é difícil encontrar pacientes no consultório que fazem consumo de líquido, quase que exclusivamente advindo desses tipos de bebidas. 

A água, além de todos os benefícios fisiológicos, não tem adição de açúcar ou outras fontes calóricas”.

Embora alguns estudos associem o consumo de água com o aumento do metabolismo, a redução do consumo energético e até mesmo aumento da oxidação de gordura corporal, esses resultados são inconclusivos e têm pouco respaldo científico.

Mas, se você não gosta de água. O que fazer? Letícia dá a dica de saborizar a água com frutas, ervas e especiarias.

Começando o dia = O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Porém, muitos ficam receosos e não sabem o que comer quando estão passando por uma dieta, aderindo ao mundo fitness ou simplesmente querendo diminuir a gordura e aumentar a massa muscular.

 Letícia explica que não existe contraindicação no consumo de carboidratos com fibras pela manhã, e quando se trata de emagrecimento, essa combinação é fundamental a qualquer horário do dia. Isso porque as fibras, além de cruciais na manutenção da saúde intestinal, auxiliam no retardo da absorção do carboidrato e, consequentemente na velocidade do aumento da glicemia (nível da glicose no sangue).

De acordo com Letícia, é observado em alguns estudos científicos que consumir proteína pela manhã pode contribuir para o aumento da saciedade ao longo do dia, reduzindo o consumo excessivo de calorias no período noturno. 

“Por isso, muitos planos alimentares de emagrecimento tendem a sugerir a inclusão de ovos no café da manhã, mas isso não significa que seja necessária a exclusão do carboidrato. Combinações de frutas com fibras costumam ser excelentes fontes de nutrientes e compostos bioativos, como por exemplo, o clássico mamão com aveia em flocos.

Não existe fórmula mágica. Letícia reforça que é importante evitar restrições alimentares severas e dietas da moda que tendem a fazer efeito por curtos períodos.

 Além do maior risco de deficiência de nutrientes, essas práticas alimentares não são sustentáveis e levam à frustração, quando não induzem transtornos alimentares, como a compulsão alimentar.

 “Se você quer eliminar gordura corporal de forma definitiva, você precisa instituir uma rotina saudável de forma definitiva, e um tripé essencial para o sucesso é: nutrição adequada, atividade física e sono de qualidade”.

CAMINHADA ? É UMA ÓTIMA ALIADA PRA SAÚDE!!!



Beneficio da caminhada diária JÁ LIIII
Beneficio da caminhada diária
Além de manter-se em forma, caminhar trinta minutos por dia ajuda a:

1- Prevenir ataques e problemas do coração.

2- Controla a pressão arterial.

3- Tonifica os músculos.

4- fortalecer os ossos.

5- Aumenta os níveis de energia e tirar o máximo proveito de sua vida.

6- Reduz os níveis de colesterol.

7- Aumenta seu bem estar físico e mental.

8- Controla o peso.

9- Melhorar o sono.

Agora que você já sabe o que uma boa caminhada pode fazer por sua saúde, que tal convidar aquela amiga(o) para juntas (os) caminhar diariamente, e entrar em forma com a saúde em dia.
Não esqueça que para caminhar precisa usar roupas e sapatos confortáveis, e não esqueça da garrafinha de água fresca.

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

A importância da família

 Andando com pressa, esbarrei em um estranho. Reconhecendo minha imprudência, voltei-me e lhe pedi que me perdoasse.

De imediato, ele respondeu: Desculpe-me, por favor, também não o vi. 

Fomos muito educados um com o outro. Sorrimos e demos prosseguimento ao nosso caminho.

Mais tarde, em casa, envolvido em tarefas, pensava no ocorrido, em como me comportara de forma tão urbana.

Imerso nessas reflexões, não percebi meu filho de apenas sete anos, que se aproximou e se postou atrás de mim.

Ao me virar, assustei-me, quase o derrubei e acabei gritando com ele, que se retirou triste. E nem me dei conta de como agira de forma equivocada.

Foi depois que vi umas flores lindas no chão, perto da porta, que algo me tocou.

Pensei: Fui tão gentil com o estranho na rua, e tão ríspido com meu filho em casa.

Recolhi as flores e o procurei para me desculpar. Mas foi ele quem falou primeiro, se escusando, dizendo que entrara de mansinho para me surpreender.

Senti-me mal e constrangido.

Tudo bem, disse, abraçando-me, amo você de qualquer jeito.

Foi nesse momento que decidi valorizar mais aqueles amores que Deus colocou ao meu lado, na formação do valioso grupo familiar.

*   *   *

A família é referência fundamental para qualquer criança. É o seu primeiro espaço de convivência.

O mundo se transforma constantemente, os conceitos mudam, os valores se alteram, mas nada destrói a importância da família.

Não importa qual seja a sua aparência, a sua formação, o seu ritmo, é na família que se aprende e se fortalecem os valores éticos.

É onde se vivem sagradas experiências afetivas, emocionais e morais.

É o primeiro espaço que ocupamos no mundo, e nada a substituirá em nossos corações.

Verdadeiro ninho de sobrevivência e proteção onde o grupo cria e alimenta laços de estima insuperável, capaz de promover a solidariedade e instaurar as bases do amor.

É no seio familiar que se faz a transmissão de valores, costumes e tradições de um clã.

Quando se realiza uma boa educação dentro do lar, seus elementos levarão consigo uma base sólida e segura para os desafios da sociedade.

Mesmo com os problemas que ocorrem cotidianamente, é junto da família que construímos a fortaleza que nos protegerá e sustentará nas lutas da vida.

Sem a família, com toda a importância que representa para as criaturas, o mundo seria um verdadeiro caos.

O diálogo, a amizade, o carinho familiar conferem a estrutura emocional para uma vida repleta de bons sentimentos e o cultivo das virtudes que tanto nos enriquecem.

Podemos afirmar que a família é a esperança sempre viva para uma Humanidade melhorada.

É a instituição capaz de solidificar atitudes afetivas e sentimentos mais profundos e significativos.

Reveste-se de especial importância por seu valor inestimável.

Ao reunirmos nossos amores no recinto familiar não percamos a oportunidade de lhes declararmos nosso amor, carinho e respeito.

E, em nossas orações, agradecidos a Deus, peçamos a bênção suprema para a nossa maior riqueza na face da Terra.

Valorizemos agora e sempre, a nossa família!

Redação do Momento Espírita

Em 29.1.2018.

Doar sangue:

Um Ato de Amor, Caridade e 

Energia que Salva Vidas

 Estudos comprovam que essas atitudes são essenciais para a Medicina, porque, em muitos casos, doenças e cirurgias provocam a dependência da doação de sangue por terceiros. 

São inúmeras as vidas de pessoas são salvas por esse gesto, mas esse não é o único benefício de se doar sangue.

Existe uma teoria que baseia a doação de sangue em três pilares fundamentais: amor, caridade e energia. 

Cada um desses fatores afeta o doador e o receptor de formas diferentes.

Doar sangue é um gesto de amor porque, nesse momento, o que prevalece é o amor ao próximo e à vida, valorizando a importância de as pessoas terem as condições básicas para viver.

Você também pode gostar

A doação é uma demonstração de amor tanto quando é feita para parentes e conhecidos como quando é feita para pessoas anônimas que estejam precisando dessa ajuda.

Doar sangue também é um ato de caridade, porque, no momento em que esse ato é feito, o que importa não é a própria pessoa, mas sim o próximo. É uma atitude que coloca o outro como o mais importante, como aquele que precisa de ajuda e que deve ser atendido.

A caridade e o amor, independentemente da religião, sempre são princípios pregados pelas mais diferentes doutrinas. Ainda que existam controvérsias sobre o posicionamento das religiões sobre a doação de sangue, o principal é pensar nos ensinamentos puros de qualquer divindade.

Por fim, o último pilar mostra que a energia de uma pessoa é transmitida para a outra por meio da doação de sangue. Isso porque a intenção por trás da doação de sangue é sempre positiva, carregando uma energia também positiva.

Além de ser um ato de amor e de caridade, a doação de sangue é uma forma de transmitir energia e pensamentos positivos, tanto para quem doa quanto para quem recebe.

Desenho de braço com um cano conectado, ligando até uma bolsa de sangue.
Freepik

Se você quiser fazer parte dessa atitude de preservação da vida, atente-se para as seguintes regras para doar sangue:

  • ter entre 16 e 68 anos;
  • pesar mais de 50 quilos;
  • não ter hepatite B, hepatite C, doença de Chagas, sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
  • estar bem alimentado(a) e descansado(a);
  • esperar entre 90 e 180 dias após o parto (no caso de mulheres que acabaram de se tornar mães);
  • se estiver gripado(a), esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...