sábado, 4 de dezembro de 2021

alimentação saudável para crianças:

ALIMENTAÇÃO

25/02/2019Como evitar problemas com alimentos contaminados

Você comeu alguma coisa e... Não caiu bem. Pode ser só isso mesmo, mas indisposição e mal estar pode ser também sinal de ingestão de alimentos e água contaminados. Em geral, a ingestão de algo contaminado causa sintomas geralmente gástricos, como náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal. Em casos mais graves, os sintomas vão além, atingem o sistema neurológico e o fígado, por exemplo. A boa notícia é que estes problemas são preveníveis com medidas simples podem ser tomadas no dia-a-dia.





Sete erros no supermercado 

Você já parou para pensar em como faz as compras no supermercado? Retirar os produtos das gôndolas e colocá-los no carrinho pode se tornar um hábito mecânico que esconde armadilhas para a sua saúde e seu bolso. 

 Conhecê-las e evitá-las valoriza a sua qualidade de vida.


1 Não planejar o que irá comprar 

A lista de compras deve ser feita aos poucos, durante a semana. Listar previamente os itens que devem ser procurados no supermercado evita perda de tempo, desperdício de dinheiro e ataques de gula.

Para otimizar sua ida ao mercado, mantenha o foco na busca pelos produtos que você listou e tente não ceder ao impulso de comprar para agradar aos olhos. 

2 Ir ao supermercado com fome Jamais vá às compras com fome. 

É um convite para comprar alimentos que você não compraria normalmente. Além de gastar mais, você ainda vai comer além da conta. Doces e guloseimas estão localizados em pontos estratégicos nos mercados para despertar o consumo.

 Se não quiser sair da dieta, antes de ir às compras, faça um lanchinho. Opte por uma barrinha de cereal ou produtos que contenham cereais integrais, que proporcionam uma sensação de saciedade.


 3 Ignorar o rótulo dos alimentos 

 O rótulo deve conter informações, em língua portuguesa, sobre a quantidade de calorias, carboidratos, proteínas, sódio e composição de cada alimento. Outro item que não pode passar despercebido é a validade. Produtos vencidos ou próximos de vencer devem ser deixados de lado. Preste atenção às ofertas: antes de levar os itens para casa.

4 Levar as crianças às compras Crianças, normalmente, atrasam as compras e podem fazê-lo gastar com itens que não estavam na listinha. Se precisar levá-las ao supermercado, aproveite a oportunidade para ensiná-las sobre finanças pessoais. Combine previamente o que pode ou não ser comprado, o que cabe no orçamento e permita que seu filho faça a própria listinha de compras. Fale sobre o valor dos alimentos e sobre a importância de economizar. 


5 Não pesquisar os preços Comprar sem pesquisar pode fazê-lo gastar desnecessariamente. Compare os preços de um mesmo produto de diferentes marcas. Leia encartes publicitários, pesquise nos sites dos supermercados e converse com seus amigos sobre as principais ofertas. Às vezes, mesmo com os descontos, uma mercadoria custa mais do que outra de marca diferente. Fique atento às estratégias de marketing como, por exemplo, a disposição de uma marca em oferta em corredores centrais, distante das gôndolas que contenham o mesmo produto com marcas diferentes. Essa manobra evita a comparação com produtos de outros fabricantes.


 6 Comprar embutidos antigos Na hora de comprar frios, vá ao balcão e peça para que sejam cortados na hora. Apesar de não ter variação no preço, o que é cortado na hora costuma ser mais fresco do que o que está nas bandejinhas, nas prateleiras refrigeradas.


 7 Não prestar atenção ao registro dos alimentos no caixa Fique atento ao momento em que os produtos são registrados no caixa. Se o preço for maior do que o que você viu na prateleira, vale o preço menor, sempre. Antes de chegar ao caixa, calcule aproximadamente quanto gastará. Leve uma calculadora ao supermercado para auxiliar nas contas.




 https://www.pastoraldacrianca.org.br/topico?tid=151&lang=pt_BR










Os cuidados na alimentação devem continuar durante o crescimento da criança. Para tanto, é importante que a família se alimente bem, pois a criança vai comer o que os pais comerem.

10 dicas de alimentação saudável para crianças: bons hábitos + o que evitar

alimentação das crianças é muito importante para o bom desenvolvimento de sua saúde, tanto física como intelectualmente. E isso deve ser priorizado desde o início, a partir do momento em que ela passe a ingerir alimentos mais sólidos. Para que isso aconteça da forma mais saudável e natural, é preciso que todos estejam envolvidos. Daremos aqui algumas dicas de alimentação saudável para crianças, que também servirá para os adultos.

É preciso lembrar que as crianças não nasceram com o paladar já formado. No decorrer dos anos é que elas vão escolhendo e optando por seus alimentos preferidos. E para que as crianças possam saber identificar o que gostam, ou não, é necessário que seja oferecido a elas diferentes alimentos e que estes sejam saudáveis.

As crianças precisam de uma alimentação equilibrada, com alimentos provenientes de todos os grupos, como:

  • produtos integrais;
  • alimentos proteicos;
  • frutas;
  • legumes, de preferência frescos e não processados.

E é em casa que esse processo começa

Toda a criança tem como primeira referência pessoas que moram com ela. Sejam pais, irmãos, tios, avós…

Portanto, devemos dar o exemplo. Se em sua casa já existe a rotina de uma alimentação saudável, a tendência é que a criança se acostume com os alimentos naturalmente. As crianças acompanham o que os adultos fazem. Manter uma abordagem positiva sobre a comida irá desencadear uma reação também positiva nas crianças.

Os problemas costumam a aparecer quando elas passam a observar que os adultos consomem outros tipos de alimentos (não saudáveis) que não são oferecidos a ela. E, claro, elas vão querer experimentar! Portanto, não é correto pedir que uma criança coma legumes se você está comendo batata frita!

boa nutrição segue os mesmos princípios, seja para crianças, seja para adultos. Todos precisam dos mesmos nutrientes, sejam eles vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gorduras.

O que difere são as quantidades de nutrientes, de acordo com o avançar da idade.

Uma alimentação saudável garante nutrientes suficientes em quantidade e qualidade, bom estado de saúde e crescimento para as nossas crianças.

Vamos falar um pouco sobre os nutrientes

Para quem você tenha uma compreensão mais profunda sobre cada uma das dicas de alimentação saudável para crianças, separamos um guia sobre os principais nutrientes necessários a manutenção do bom funcionamento de nosso corpo:

  • Proteínas: prefira as carnes magras, aves, ovos, feijões, produtos de soja e nozes
  • Legumes e Verduras: procure oferecer sempre legumes e verduras frescos e coloridos
  • Grãos: opte sempre pelos grãos integrais como pão integral, aveia, pipoca, quinoa ou arroz integral
  • Frutas: prefira sempre as frescas e inteiras (ou minimamente processados). No caso de sucos, prefira os sem açúcar.
  • Laticínios: prefira os sem gordura ou com pouca gordura, como leite, iogurte, queijo ou bebidas de soja fortificadas.

Dicas de alimentação saudável para crianças

Fonte: Revista Crescer

O que deve ser evitado?

As crianças devem limitar a ingestão de alimentos que contenham:

  • gordura saturada;
  • sal;
  • açúcares refinados;
  • mel;
  • melaço;
  • xaropes;
  • açúcar mascavo.

Os açúcares podem induzir as crianças a gostarem de alimentos doces dificultando o consumo de frutas e legumes.

Lembre-se: Quanto mais cedo você começar a oferecer alimentos saudáveis ​​e nutritivos para seus filhos, mais rapidamente eles poderão desenvolver um relacionamento saudável com os alimentos, e isso pode durar a vida inteira. Então, vamos então às dicas de alimentação saudável para crianças!

10 dicas de alimentação saudável para crianças [hábitos simples]

1. Faça as refeições em família

As refeições em família são uma oportunidade para os pais apresentarem às crianças alimentos novos e serem modelos para uma alimentação saudável. Isso fará com que as crianças sejam mais propensas a comer frutas, legumes e grãos.

Além de ser uma oportunidade ideal para conversar com seus filhos sem a distração da TV, telefone ou computador.

2. Geladeira e a despensa com alimentos saudáveis

Uma das grandes dicas de alimentação saudável para crianças! Mantenha muitas frutas, legumes e bebidas saudáveis ​​(água, leite, suco de frutas puro) à mão para que as crianças evitem lanches não saudáveis, como refrigerante, batatas fritas e biscoitos.

Escolha tapiocas, pães, e cereais integrais.

3. Cozinhe mais refeições em casa

Procure fazer as refeições em casa uma vez que as refeições consumidas fora de casa têm mais adição de açúcar, sal e gordura não saudável.

Envolva as crianças nesse processo. Converse com elas sobre como fazer escolhas e planejar uma refeição equilibrada.

Mesmo no preparo, dê tarefas que elas possam desempenhar sem risco de se machucarem. E sempre elogie!

4. A água sempre será a melhor opção

Crianças costumam ter aversão ao consumo de água, por isso ele deve ser muito incentivado. Limite bebidas açucaradas, como refrigerantes e bebidas com sabor de fruta.

Ofereça sempre água.

5. Evite pular refeições

Ao pular alguma refeição, a criança poderá sentir fome entre elas. Isso fará com que procure alimentos nem sempre saudáveis (altamente calóricos e sem nutrientes). Insista mas não obrigue.

Uma boa estratégia é dar às crianças algum controle, mas também limitar o tipo de alimentos disponíveis em casa.

Caso a criança realmente não queira fazer a refeição, não negocie ou substitua por outro alimento que ela queira. Essa é mais uma das grandes dicas de alimentação saudável para crianças. A criança irá se alimentar melhor na próxima refeição.

6. Quantidade de alimentos ingeridos

Não force a criança a comer mais do que ela queira ou necessite. Se ela comeu pouco nesta refeição, provavelmente ela comerá um pouco melhor na próxima.

Forçar a comer toda a comida do prato fará com que a criança anule o sentimento de satisfação. E isso acarretará num dos grandes problemas da atualidade, a obesidade infantil.

7. Saboreie a refeição.

Essa é uma das dicas de alimentação saudável para crianças mais importantes.

Tenha paciência. É lógico que não queremos que nossas crianças demore duas horas pra se alimentar, entretanto, comer pausadamente e mastigar corretamente os alimentos é muito importante.

A informação de saciedade demora cerca de 20 minutos para chegar ao cérebro. Portanto, nada de correria. A não ser que você queira que seu filho coma além do necessário!

8. Faça do prato uma aquarela

Escolha alimentos saudáveis, de cores diferentes, e produza com eles pratos deliciosos, divertidos e coloridos.

Isso fará com que a criança tenha prazer de experimentar novos alimentos e se mantenha nutrida. E sirva opções saudáveis ​​de sobremesa, como uma xícara de frutas ou iogurte.

9. Teste sempre novas receitas

Procure sempre aprender novas receitas. Utilize novos ingredientes, sempre saudáveis, dando um sabor diferente à comida.

10. Faça uma horta em casa

Mesmo que você não tenha um quintal, você pode fazer uma pequena horta dentro de casa mesmo. Utilize vasos para o plantio de tomate, manjericão, cebolinha, salsa, cenoura, por exemplo.

As crianças vão adorar a experiência de consumirem os alimentos que elas mesmas plantaram. Será uma forma divertida de ensinar a importância dos alimentos.

Mãos à obra, ou melhor, mão na panela!

Colocamos acima algumas dicas de alimentação saudável para crianças. Cabe agora, colocá-las em prática!

Fazer uma dieta saudável e praticar exercícios físicos pode ser primordial na saúde das crianças ajudando a:

  • manter o peso saudável;
  • evitar problemas na saúde;
  • melhorar o humor;
  • aguçar a mente.

Pode ter um efeito profundo no senso de bem-estar mental e emocional da criança, ajudando a prevenir condições como:

  • depressão;
  • ansiedade;
  • transtorno bipolar;
  • esquizofrenia;
  • TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

As crianças também precisam receber cuidados de saúde além da alimentação e alguns exames podem ser necessários. Esteja em constante contato com o pediatra de seu filho.

Caso precise realizar algum exame para verificar a saúde do seu filho, acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seus exames online com conforto e segurança. Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética
  • Ultrassonografia
  • Raio X Digital
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Doppler
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Você pode gostar também de:


ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

A alimentação saudável faz parte de um processo de aprendizagem.

Por isso é importante despertar a curiosidade da criança para conhecer as diferentes cores, formas e texturas dos alimentos.

Para facilitar esse processo as crianças podem participar da preparação da comida ajudando nas atividades fáceis e sem perigo, como lavar uma verdura, colher um temperinho na horta ou ajudar a escolher uma fruta na feira. Assim, elas conhecem mais sobre os alimentos da região em que a família mora e aprendem naturalmente a gostar de comidas saudáveis.

Para uma boa educação alimentar, algumas dicas podem ajudar, tais como:

  • Conversar nas visitas sobre como é importante e educativo estabelecer horários para as refeições, mas sem rigidez para não transformar esses momentos, que devem ser agradáveis, em fonte de nervosismo e agitação.
  • Lembrar aos pais que para as crianças é muito bom que as refeições sejam feitas em família, com a televisão desligada. As refeições são ótimas oportunidades para conversar com a criança e saber o que ela está sentindo e pensando.
  • Preparar pratos coloridos que chamam a atenção das crianças e despertem o apetite.
  • Estimular a mãe a não desistir no primeiro “não gosto disso” ou diante das caretas das crianças. A paciência e a dedicação são preciosas na educação alimentar. A criança tem todo o direito de recusar, assim como de experimentar de novo.
  • Lembrar que não há necessidade de acrescentar açúcar nos sucos, leite e chás.

Líder, anime cada família a fazer sua horta caseira, utilizando pequenos espaços de seu quintal para cultivar temperos e hortaliças. 

PICÃO PRETO

 

PICÃO PRETO   

 Nome científico: Bidens pilosa L. Sinonímia científica: N/A Nome popular:

Picão preto, picão, carrapicho, macela do campo, picacho, cuambú, erva picão

(português); amor seco (espanhol); railway beggarticks (inglês).

 Família: Asteraceae. Parte Utilizada: Parte aérea.

Composição Química: Nas folhas e ramos contém aminas, esteróis, triterpênicos e depósitos de sílica. Em diferentes partes da planta contém compostos poliacetilênicos, flavonoides, quercetina, ácido nicotínico, ácido tânico, hidrocarbonetos, ácido pcumárico, fitosterina, ácido salicílico, cálcio, fósforo, potássio, metilhoslundina, glucosídeos de aurona e okanina-3-glucosídeo.

Formula molecular: N/A Peso molecular: N/A CAS: N/A DCB: N/A DCI: N/A É uma espécie herbácea e ereta que cresce até 1m de altura. É nativa das áreas tropicais da América do Sul, África, Caribe e Filipinas. Suas folhas são verdebrilhantes com bordas recortadas e serradas.

 O fruto-semente são agulhas finíssimas. Flores simples amarelas, insignificantes, fruta preta.

Propaga-se por sementes, com ciclo anual e curto bastante para completar até três gerações por ano, sendo encontrada em todo território brasileiro, e apontada como uma das piores plantas daninhas de culturas anuais em mais de 40 países.

 Indicações e Ação Farmacológica

O chá de picão - preto é recomendado pela ANVISA para o tratamento da icterícia e úlceras. Os estudos apontam para atividades antidiabética, antioxidante, antialérgica, anti-inflamatória, analgésica, antitumoral, antiviral e hepatoprotetora. Em 1991 cientistas suíços comprovaram as propriedades antimicrobianas e antiinflamatórias, indicando seu uso no tratamento de feridas, contra inflamações e contra infecção bacteriana da área de gastrointestinal.

Outras áreas de pesquisa validaram uso tradicional do picão para úlceras e diabetes. Outro estudo in vivo com ratos demonstrou que o picão tem atividade hipoglicemica e pode melhorar sensibilidade à insulina. O picão também preveniu hipertensão em ratos e abaixou os níveis de triglicérido. Toxicidade/Contraindicações

 Obs “O picão preto é hipotensor; pacientes cardíacos em uso de medicamento podem ter reações bruscas até a regulagem das doses. Por conter uma pequena quantidade de cafeína, não deve ser usado por pessoas que sejam alérgicas ou sensíveis à cafeína.”

 

 Não deve ser usado também durante a gravidez pois apresentou atividade estimulante uterina fraca em cobaias.

 Dosagem e Modo de Usar -

 Infusão: 

 (1 colher de sopa) para cada xícara de água, uma a três vezes diariamente.

Referências Bibliográficas

ALONSO, J. Tratado de Fitofármaco y Nutracéuticos. Editora Corpus: Argentina, 1ªEd., 2004.

 ÁVILA, L. C. Índice terapêutico fitoterápico – ITF. 2 ed. Petrópolis, RJ, 2013

LIMA, I.D.S.; et al. Atividades farmacológicas de Bidens pilosa:

Uma revisão descritiva da literatura. Revista Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação, vol. 1, n.1, 2015.

LUCCHETTI, L.; et al. Bidens pilosa L. (Asteraceae).

 Revista Fitos, vol.4, n.2, p.60- 70, 2009.

 LOUSADA, L.L.; LEMOS, G.C.S.; FREITAS, S.P; DAHER, R.F; ESTEVES, B.S. Bioatividade de extratos hidroalcoólicos de Cymbopogon citratus (DC.) Stapf. sobre picão-preto (Bidens pilosa L.) e alface (Lactuca sativa L.). Rev. Bras. Pl. Med., v.14, n.2, p.282-286, 2012

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...