sexta-feira, 27 de agosto de 2021

APRENDA O QUE É: RESISTÊNCIA

 

Favela – significado



FAVELA É UMA PLANTA RESISTENTE DO NORDESTE E AS FAVELAS QUE HOJE EM DIA SÃO DENOMINADO DE RESIDENCIAS, MORADIAS? SÃO CASAS ACONCHEGOS DE GENTE SIMPLES TRABALHADORAS, LUTANDO PELA SOBREVIVÊNCIA E APESAR DA DISCRIMINAÇÃO DA POPULAÇÃO LOCAL OU VIVEM DIGNAMENTE E BUSCANDO O PÃO DO DIA A DIA, E FAZENDO TUDO QUE UMA FAMÍLIA DEVE FAZER EM PROL DE SUA CONTINUIDADE , QUE É A SUA PRÓPRIA FAMÍLIA, POR QUE SÓ QUEM SABE O PASSA DENTRO DE UM LAR É QUEM MORA NESSE LAR. JULGAR PELA APARÊNCIA, OU O LUGAR ONDE SE MORA O QUE TEM OU NÃO SE TEM , NÃO É DE BOM TOM, TUDO NA VIDA TEM SUAS HISTORIAS E CADA UMA TEM SEU DEVIDO VALOR. ENTÃO QUE TENHAMOS AMOR, CARINHO E PAZ POR ESSE PLANETA LINDO E MARAVILHOSO, QUE, NO QUAL FAZEMOS PARTE.SEJAMOS UMA JUNÇÃO.

Favela, como hoje conhecemos e sua origem

image
Favela com o Cristo Redentor ao fundo

Brasil

A origem do nome Favela

As favelas mais conhecidas do Brasil estão localizadas na cidade do Rio de Janeiro e surgiram por volta de 1900, no período da Guerra de Canudos (1895/ 1896). A cidadela de Canudos foi construída próxima a alguns morros, entre eles o Morro da Favela, que recebeu este nome devido à vegetação predominante no local, que era a Favela, uma planta típica da caatinga, extremamente resistente a seca. Os soldados ao retornarem ao Rio de Janeiro, deixaram de receber seu soldo e instalaram-se provisoriamente em alguns morros da cidade, juntamente a outros desabrigados. A partir deste episódio, os morros recém habitados ficaram conhecidos como favelas, em referência à “favela original”. (favelaeissoai.com)

image
Favela ( Cnidoscolus phyllancatus)

A planta de nome ‘favela’

A favela (Cnidoscolus phyllacanthus (Muell. Arg.) Pax. Et K. Hoffman) é uma forrageira nativa das caatingas do Nordeste com sua distribuição geográfica nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, muito consumida pelos animais, principalmente no período de seca.Os animais consomem as folhas maduras quando estas caem no chão no final do período de chuvas. Na seca, alimentam-se dos brotos e casca da favela.

É ornada de espinhos cáusticos que possuem látex. A picada dos espinhos desta planta é muito dolorosa e provoca inflamação. Suas sementes também produzem óleo comestível e combustível.

Em Canudos, muitos sertanejos se instalaram nos arredores do “Morro da Favela”, batizado em homenagem a esta planta.

clip_image002[6]

Mapa da Região de Canudos – Bahia

Cidadela de Canudos

Entre 1896 e 1897, liderados por Antônio Conselheiro, milhares de sertanejos cansados da humilhação e dificuldades de sobrevivência num Nordeste tomado de latifúndios improdutivos e secas, criam a cidadela de Canudos, no interior da Bahia, revoltando-se contra a situação calamitosa em que viviam.

clip_image002[8]

Estátua de Antonio Conselheiro que olha pela Nova Canudos. A cidade original foi alagada para a construção de um Açude

image

 

image
Morro da Favela em dois momentos:

Guerra de Canudos (esquerda) e atualmente (Direita)

Com medo de que a revolta minasse as bases da República recém-instaurada, foi realizado um verdadeiro massacre em Canudos, com milhares de mortes, torturas e estupros em massa, num dos mais negros episódios da história militar brasileira, feito com maciço apoio popular.

Quando os soldados republicanos voltaram ao Rio de Janeiro, deixaram de receber seus soldos, e por falta de condições de vida mais digna, instalaram-se em casas de madeira sem nenhuma infraestrutura em morros da cidade (o primeiro local foi o atual “Morro da Providência”), ao qual passaram a chamar de “favela”, relembrando as péssimas condições que encontraram em Canudos.

clip_image002[10]

Morro da Providência em foto antiga. Onde tudo começou…

clip_image001

Morro da Providência atualmente

Este tipo de sub moradia já era utilizado há alguns anos pelos escravos libertos, que sem condições financeiras de viver nas cidades, passaram também a habitar as encostas. O termo pegou e todos estes agrupamentos passaram a chamar ‘favelas’.

Mas existem vários “mitos” sobre as favelas que precisam ser avaliados…

image

01 – Costumamos achar que as maiores favelas do mundo encontram-se no Brasil, mas é um engano. Nenhuma comunidade brasileira aparece entre as 30 maiores do Mundo. México, Colômbia, Peru e Venezuela lideram o Ranking, em mais um triste recorde para a América Latina.

clip_image002[12]

Vista aérea da Favela de NEZA, nas proximidades da Cidade do México.
A Maior do Mundo, com mais de 2,5 milhões de habitantes

02 – Outro engano comum é achar que as favelas são um fenômeno “terceiro-mundista”, restrito a países subdesenvolvidos ou emergentes. Apesar de em quantidade bem menor, países desenvolvidos como Espanha também tem suas Favelas, chamadas por lá de “Chabolas”.

clip_image002[14]

Chabolas madrileñas, as favelas espanholas

03 – E um terceiro mito é o de que as Favelas apenas aumentam, não importa o que o governo faça… A especulação imobiliária e planos governamentais já acabaram com algumas favelas, mesmo no Rio de Janeiro. O caso mais famoso é o da Favela da Catacumba, ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas, que foi extinta em 1970. A Favela do Pinto também é um outro exemplo…

clip_image001[5]

Favela da Catacumba na Década de 60. Hoje, parque e prédios de luxo. Dizia-se que no local existiu um cemitério indígena.

ORIGEM DOS NOMES DE ALGUMAS FAVELAS DO RJ

http://www.favelatemmemoria.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36&sid=3
clip_image002[16]

Vista do Morro da Babilônia com Corcovado ao fundo

Babilônia
A vegetação exuberante e a vista privilegiada de Copacabana levou os moradores a compararem o local com os “Jardins Suspensos da Babilônia”.
clip_image002[18]

Rocinha

Rocinha

Nos anos 30, após a crise da Bolsa de 1929 que levou vários produtores de café à bancarrota, o terreno da Fazenda Quebra Cangalha foi invadido e dividido em pequenas chácaras, que vendiam sua produção na Praça Santos Dumont, responsável pelo abastecimento de toda a Zona Sul da cidade. Quando os clientes perguntavam de onde vinham os legumes, diziam: “-É de uma tal Rocinha lá no Alto da Gávea”

clip_image002[20]

Morro da Mangueira

Mangueira
Nos anos 40, na entrada da trilha de subida do Morro, que na época ainda era coberto pela mata, foi colocada uma placa que dizia: “Em breve neste local, Fábrica de Chapéus Mangueira”. A fábrica nunca foi construída, mas a placa permaneceu, batizando uma das mais emblemáticas comunidades cariocas.

clip_image001[7]

Morro do Vidigal

Vidigal
Em homenagem ao dono original do terreno onde hoje se localiza a Favela, o Major Miguel Nunes Vidigal, figura muito influente durante o Império.

No mundo

Favela,bairro de lata, ou musseque (africano), tal como definido pela agência das Nações Unidas, UN-HABITAT, é uma área degradada de uma determinada cidade caracterizada por moradias precárias, falta de infraestrutura e sem regularização fundiária. Segundo a Organização das Nações Unidas, a porcentagem da população urbana que vive em favelas diminuiu de 47% para 37% no mundo em desenvolvimento, no período entre 1990 e 2005.(Wikipédia)

clip_image002[22]

Favela Dharavi, uma das maiores do mundo, em Mumbai, Índia

clip_image002[24]

Kibera, em Nairóbi, Quênia, uma das maiores favelas do mundo

clip_image002[26]

Um gecekondular (favela) em Sulukule, Istambul, Turquia

clip_image002[28]

Favela em Soweto, Joanesburgo, África do Sul

clip_image002[30]

Favela em Caracas, Venezuela.

clip_image002[32]

Naucalpan, uma cidade de 1 milhão de pessoas no Estado do México, na fronteira com Cidade do México.

clip_image002[34]

As favelas de Pétion-Ville, no subúrbio da capital Port-au-Prince, no Haiti

clip_image002[36]

Santa Lucía La Reforma, na Guatemala

FONTE: E-mail de meu amigo Nilo com complementação da internet

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Queimar lixo em quintais é crime e extremamente prejudicial à saúde pública


FONTE : http://www.treslagoas.ms.gov.br/

Vegetação transformada em cinzas, nuvens de fumaça aumentando a poluição atmosférica, fuligem sujando casas e quintais, doenças comuns nesse período sendo agravadas. Quanto mais se prolonga o período da seca, mais ocorrem queimadas, prejudiciais tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.

Por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), ressalta a importância de a população dar o devido destino ao lixo recolhido de quintais e terrenos baldios. “De acordo com o Código de Postura do Município – Lei Municipal nº 2.418 de 23/12/2009, Art. 26, inciso VII, realizar queimada urbana é crime que prevê multa de 100 UFIM’s por lote – algo em torno de R$ 446,00. Independente se foram terceiros quem atearam fogo no terreno, quem será penalizado é o proprietário”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Celso Yamaguti.

Além disso, a SEMEA sempre orienta que terrenos sejam murados – Lei Municipal nº 863 de 1989 – e limpos – Decreto Municipal nº 013/2011 -, para evitar proliferação de doenças e também, ações criminosas como essa. Somente neste ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), já confeccionou 13 multas sobre queimada urbana e a tendência é que esse número aumente devido ao hábito de queimar lixo.

MALEFÍCIOS

O hábito de queimar folhas, galhos e afins em quintais, também é crime e extremamente danoso à saúde, pois, apesar de ser propriedade particular, prejudica a atmosfera, que é um bem comum. Mesmo sendo rejeitos naturais, a fumaça é antinatural, danosa e, às vezes, até fatal, pois contém partículas, gases e substâncias que provocam irritação dos olhos, da pele, das vias aéreas e até câncer. Crianças, idosos e pessoas portadoras de doenças respiratórias são os mais prejudicados.

DICAS IMPORTANTES

Não queime lixo doméstico, ainda que sejam folhas secas e papeis no quintal de casa. Outro ponto importante é não jogar lixo em terrenos baldios, áreas verdes ou matas ciliares, para evitar a possibilidade de queimadas espontâneas e não jogar bitucas acesas de cigarro em locais onde há lixo, folhas secas ou mato, principalmente da janela do carro em movimento e em estradas. Deste ato negligente e descuidado pode resultar um incêndio de dimensões incalculáveis!

FISCALIZAÇÃO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que trabalha por meio de denúncias (sigilosas) feitas pela população pelo telefone (67) 3929-1249. “É sempre importante que o cidadão tenha o hábito de denunciar, pois somente assim conseguiremos controlar esse tipo de crime que faz mal, inclusive, para a saúde da própria população”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Celso Yamaguti.

Diretoria de Comunicação


O QUE SÃO OLEGINOSAS ? CONHEÇA ESSE ALIMENTO,

 Nozes, castanhas, amêndoas, entre outros frutos secos… o que esses alimentos têm em comum? Popularmente conhecidos como oleaginosas, eles nada mais são do que sementes comestíveis, ricas em óleo e com alto teor de gordura, de plantas. Que tal conhecer suas características, propriedades benéficas e muito mais?

o que são oleaginosas cumbucas

Sementes que são fontes de nutrientes

As oleaginosas são uma proteína vegetal famosas por terem em sua composição nutrientes que, com hábitos e alimentação equilibrados, podem oferecer benefícios ao organismo. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, esse tipo de ingrediente é indicado para uma “dieta saudável”.

Originadas em plantas como a aveleira e a castanheira, as sementes são envoltas por uma casca dura e firme. Com seu conteúdo e, consequentemente, valor nutricional preservados, as oleaginosas carregam antioxidantes, fibras, gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, proteínas, sais minerais e vitaminas. Por isso, elas podem ajudar no bom funcionamento do organismo auxiliando:

  • No controle do colesterol, aumentando os níveis do HDL (bom) e reduzindo os do LDL (ruim);
  • Na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças, como o câncer;
  • No combate de ações inflamatórias e
  • Na perda de peso;
  • Na proteção do sistema cardiovascular e atividade cerebral;
  • Entre outras funções.

o que são oleaginosas tipos

Use as oleaginosas a seu favor

Também conhecidas por serem fonte de energia, as oleaginosas devem ser inseridas no seu dia a dia com recomendação e acompanhamento de um nutricionista.

É importante lembrar que, por conter grandes quantidades de gordura, esse tipo de alimento pode prejudicar o seu organismo caso não seja consumido na quantidade ideal para ele – contribuindo, assim, para a aparição de problemas de saúde e o ganho de peso.

Além disso, também vale saber que é indicado a ingestão de oleaginosas inteiras e in natura, ou seja, que não passaram por quaisquer processos de alteração em sua composição. A adição de sal ou açúcar ao alimento, por exemplo, pode reduzir o valor nutricional da semente, assim como aumentar a quantidade de sódio ou glicose no organismo de quem as consome.

o que são oleaginosas nuts

Inclua oleaginosas no seu dia a dia

Além de consumir oleaginosas sozinhas, você também pode ingeri-las com cereais, frutas, lanches, acompanhamento de pratos, entre outros. Elas ainda podem ser utilizadas na preparação de receitas. Porém, lembre-se de que, com esse processo, poderá haver uma alteração nas características organolépticas e caráter nutricional das sementes. Afinal, quando levadas ao forno ou fogo, elas têm a textura modificada e uma diminuição no seu valor nutricional.

Para ajudar na preservação das propriedades das oleaginosas e evitar que o alimento estrague mais rápido, inclusive, atente-se ao armazenamento correto das sementes: com casca, em recipientes de vidro bem vedados, refrigeradas na geladeira e protegidas da luz.

o que são oleaginosas pote

Oleaginosas para introduzir nas refeições

Amêndoa

amêndoa é uma das oleaginosas mais nutritivas. Ela é fonte de antioxidantes, fibras, gorduras monoinsaturadas, proteínas, sais minerais, como cálcio, cobre, magnésio, potássio e zinco, e vitaminas, como B1 e E.

Portanto, pode agir no bom funcionamento do sistema imunológico, cardiovascular, neurológico e digestivo, melhorar a saúde óssea etc.

o que são oleaginosas amêndoa

Amendoim

Embora o amendoim não seja uma oleaginosa, ele figura na lista desse tipo de alimento por conta da composição nutricional similar à das sementes e possíveis benefícios que oferece ao organismo.

Contendo os aminoácidos arginina e glutamina, o amendoim pode ter ação direta no sistema imunológico e desenvolvimento muscular. O resveratrol na casca do alimento, por sua vez, é um antioxidante que pode ajudar a proteger o organismo contra doenças e inflamações, e propiciar bem-estar.

o que são oleaginosas amendoim

Avelã

avelã é uma oleaginosa fonte de vários nutrientes. Além de gorduras monoinsaturadas, ela também carrega sais minerais, como cálcio, magnésio e potássio, e vitaminas, como E e as do complexo B.

Por isso, pode ajudar na elevação do colesterol HDL (bom) e redução do LDL (ruim), melhorando o funcionamento do sistema cardiovascular. A avelã também pode ter ação anti-inflamatória, atuando no sistema imunológico ao auxiliar a proteger o organismo contra agentes externos.

o que são oleaginosas avelã

Castanha de caju

castanha de caju é uma das oleaginosas que mais fornecem sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e zinco. Ela também carrega aminoácidos e gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.

Podendo ajudar no funcionamento do sistema cardiovascular, melhorando a circulação do sangue e auxiliando o controle do colesterol HDL (bom) e LDL (ruim), ela ainda pode fortalecer músculos, ossos e o sistema imunológico.

o que são oleaginosas castanha de caju

Castanha-do-Pará

castanha-do-Parátambém conhecida como castanha-do-Brasil, carrega antioxidantes, ômega 3, e sais minerais, como fósforo, magnésio, potássio e selênio.

Podendo auxiliar no bom funcionamento do sistema imunológico, diminuindo inflamações, ela também pode atuar positivamente na saúde do coração e do cérebro, prevenindo a aparição de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

o que são oleaginosas castanha-do-pará

Macadâmia 

macadâmia é uma semente rica em gorduras monoinsaturadas. Além disso, ela também apresenta carboidratos, ômega 7, proteínas, sais minerais e vitaminas.

Sendo assim, pode ajudar no controle do apetite, colesterol LDL (ruim), diabetes, hipertensão e queima de gordura, diminuindo o risco de doenças especialmente cardiovasculares.

o que são oleaginosas macadâmia

Nozes

As nozes são as oleaginosas que mais fornecem antioxidantes. Além disso, elas contêm também fibras, ômega 3, sais minerais, como cálcio, cobre, manganês e potássio, proteínas e vitaminas E e do complexo B.

Além de poder auxiliar na preservação das atividades do cérebro, reduzindo a aparição de doenças, elas também podem ajudar o sistema cardiovascular e digestivo, e a prevenir outras doenças, como câncer e diabetes.

o que são oleaginosas nozes

Pistache

pistache é rico em antioxidantes, fitoesteróis e sais minerais, como potássio. Ele pode auxiliar no bom funcionamento do sistema cardiovascular, ajudando a diminuir o colesterol LDL (ruim) e preservando a função das veias e artérias, assim como na proteção do organismo contra doenças, como o câncer.

o que são oleaginosas pistache

Qual sua oleaginosa preferida? Sentiu falta de alguma na nossa lista? Confira também outros posts sobre saudabilidade que já publicamos aqui no Blog do Pão!



segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Boa Tarde

 

Boa Tarde

Tenha uma boa tarde, você que olha pela janela e vê o sol espalhar seus braços quentes de luz pelo mundo. Tenha uma boa tarde, você que olha pela janela e vê o céu regando a terra com suas brilhantes gotas de chuva. Tenha uma boa tarde, você e você e você, esteja onde estiver, independentemente do que esteja a fazer!

 Boa tarde para todos, com alegria e muita esperança no coração! Pois a vida é curta e preciosa demais para que seja de outra forma. Então na dúvida, opte pelo perdão, pelo sorriso, pela bondade, pela compaixão, pelo amor.


Faça da sua vida a melhor que conseguir e estará fazendo do mundo um lugar perfeito para si e para os que rodeiam você. Seja feliz, você e você e você! Sejam todos felizes e continuem desfrutando desta magnífica tarde!


É BOM DE MAIS

 

O que acontece com o corpo quando passamos a beber 8 copos d'água por dia? ... -

 

Durante muito tempo, nutricionistas e médicos recomendavam 2 litros --ou oito copos. Hoje, sabe-se que esses números são, na verdade, uma média que pode variar de pessoa para pessoa. Para descobrir a quantidade ideal para suas necessidades, multiplique o seu peso por 0,03 --essa é a quantidade, em litros, que você deverá beber. Uma pessoa com 60 quilos, por exemplo, deve ingerir 1,8 litro. Um cuidado importante é não tomar tudo de uma vez só. Então, dívida essa quantidade ao longo do dia, para que o organismo aproveite o líquido aos poucos, não sobrecarregando a função de nenhum órgão. Além disso, boa parte do volume de água recomendado por dia vem da alimentação -

 

 

Traz mais disposição

A água é o principal componente do sangue. Assim, quanto mais H2O, mais líquido vermelho correndo nas veias. Isso aumenta o transporte de nutrientes por todo o corpo, inclusive para o cérebro, que tem todas suas funções otimizadas.

Melhora a memória

Isso se dá não só porque o cérebro recebe mais nutrientes por meio do sangue, mas também porque certas reações químicas que acontecem nele --entre elas, a formação da memória-- também dependem da presença da água para acontecer

Emagrece

Um estudo realizado em 2010 na Universidade Virginia Tech, nos EUA, com 55 voluntários, todos acima do peso e fazendo dieta, verificou que houve uma perda de peso significativa em quem havia ingerido dois copos de água antes das refeições. Muitas vezes, comemos além do que precisamos por sede e não fome. O corpo pode confundir as sensações. É por isso que um organismo hidratado "pede" menos comida.

Diminui a dor após os exercícios

Quando nos exercitamos além do que o nosso condicionamento permite, o corpo produz uma substância chamada ácido lático, que é responsável pelas dores musculares comuns depois da prática de exercícios. Quanto mais água presente no organismo, melhor essa substância é filtrada e diluída no organismo, diminuindo sua ação

Regula o intestino

A água é essencial para que os processos de absorção, digestão e excreção de alimentos funcione como um relógio. Com mais líquido, as fezes ficam mais hidratadas e aumentam de volume, favorecendo os movimentos de expulsão do alimento do corpo, durante o processo digestivo.

Desacelera o envelhecimento da pele

A chave para que isso aconteça está no intestino: quando bem hidratado, o órgão é capaz de absorver melhor as proteínas da comida, que, por sua vez, ajudam a repor o colágeno --proteína que dá firmeza e sustentação à pele

Aumenta a imunidade

A ingestão de água reduz o risco de resfriados e infecções, já que o líquido traz mais fluidez para as secreções pulmonares. Assim, a água ajuda a eliminar vírus e bactérias do organismo com mais facilidade, sem que nos causem essas enfermidades.

Atenua as acnes

Quando a flora intestinal está desidratada e, portanto, em desequilíbrio, ela perde sua capacidade de filtrar agentes inflamatórios e toxinas. Eles acabam caindo direto na corrente sanguínea, predispondo o organismo a inflamações e também a um estado chamado de resistência insulínica, que, por sua vez, libera hormônios que favorecem o surgimento da acne. 

Proporciona um sono melhor

É no intestino que são produzidos boa parte de certos neurotransmissores, como a melatonina e a serotonina, que regulam o sono. Para que essa produção ocorra de maneira satisfatória, no entanto, o intestino precisa estar bem hidratado. Dessa forma, a flora intestinal produzirá mais bactérias benéficas que, por sua vez, auxiliam na produção desses neurotransmissores.

 

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...