sábado, 4 de junho de 2022

SE TRANSFORME INTERIORMENTE

 FONTE VIVA

Renovemo-nos dia a dia

Capítulo 107

Livro: Fonte Viva

Emmanuel

via: Francisco Candido Xavier

“… Transformai-vos pela renovação de vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” — PAULO (Romanos, 12.2)

Não adianta a transformação aparente da nossa personalidade na feição exterior. Mais títulos, mais recursos financeiros, mais possibilidades de conforto e maiores considerações sociais podem ser simples agravo de responsabilidade.

Renovemo-nos por dentro.

É preciso avançar no conhecimento superior, ainda mesmo que a marcha nos custe suor e lágrimas.

Aceitar os problemas do mundo e superá-los, à força de nosso trabalho e de nossa serenidade, é a fórmula justa de aquisição do discernimento.

Dor e sacrifício, aflição e amargura, são processos de sublimação que o Mundo Maior nos oferece, a fim de que a nossa visão espiritual seja acrescentada.

Facilidades materiais costumam estagnar-nos a mente, quando não sabemos vencer os perigos fascinantes das vantagens terrestres.

Renovemos nossa alma, dia a dia, estudando as lições dos vanguardeiros do progresso e vivendo a nossa existência sob a inspiração do serviço incessante.

Apliquemo-nos à construção da vida equilibrada, onde estivermos, mas não nos esqueçamos de que somente pela execução de nossos deveres, na concretização do bem, alcançaremos a compreensão da vida, e, com ela, o conhecimento da “perfeita vontade de Deus”, a nosso respeito.

Emmanuel

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Desejo – Vítor Hugo - POEMA

 https://artsandculture.google.com/story/HAUBJ0v06UG5JQ?hl=pt-BR


MÚSICA- FREJAR : AMOR PRA RECOMEÇAR POEMA

Desejo – Vítor Hugo

Desejo primeiro que você ame,
E que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.
Desejo, pois, que não seja assim,
Mas se for, saiba ser sem desesperar.

Desejo também que tenha amigos,
Que mesmo maus e inconseqüentes,
Sejam corajosos e fiéis,
E que pelo menos num deles
Você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim,
Desejo ainda que você tenha inimigos.
Nem muitos, nem poucos,
Mas na medida exata para que, algumas vezes,
Você se interpele a respeito
De suas próprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
Para que você não se sinta demasiado seguro.

Desejo depois que você seja útil,
Mas não insubstituível.
E que nos maus momentos,
Quando não restar mais nada,
Essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.

Desejo ainda que você seja tolerante,
Não com os que erram pouco, porque isso é fácil,
Mas com os que erram muito e irremediavelmente,
E que fazendo bom uso dessa tolerância,
Você sirva de exemplo aos outros.

Desejo que você, sendo jovem,
Não amadureça depressa demais,
E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer
E que sendo velho, não se dedique ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e
É preciso deixar que eles escorram por entre nós.

Desejo por sinal que você seja triste,
Não o ano todo, mas apenas um dia.
Mas que nesse dia descubra
Que o riso diário é bom,
O riso habitual é insosso e o riso constante é insano.

Desejo que você descubra ,
Com o máximo de urgência,
Acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos,
Injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.

Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro,
Porque é preciso ser prático.
E que pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele
Na sua frente e diga “Isso é meu”,
Só para que fique bem claro quem é o dono de quem.

Desejo também que nenhum de seus afetos morra,
Por ele e por você,
Mas que se morrer, você possa chorar
Sem se lamentar e sofrer sem se culpar.

Desejo por fim que você sendo homem,
Tenha uma boa mulher,
E que sendo mulher,
Tenha um bom homem
E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes,
E quando estiverem exaustos e sorridentes,
Ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isso acontecer,
Não tenho mais nada a te desejar.

terça-feira, 31 de maio de 2022

BULLYING?

 Apesar de ser um tema já muito popularizado, o bullying ainda desperta bastante confusão nos pais. Afinal, é certo se intrometer? Ou é melhor deixar a criança resolver o problema por conta própria?

De acordo com pesquisa recente da Unesco, um em cada três alunos em todo o mundo é vítima de bullying, com consequências arrasadoras no desempenho escolar, na saúde física e mental.

Diante desse cenário preocupante e da urgência de ajudar os filhos, os pais podem tomar decisões equivocadas. É por isso que criamos este manual do que não fazer em uma situação de bullying. 

Confira:

 

  • Menosprezar a situação

Com a intenção de tranquilizar o filho, os pais podem, sem perceber, dar à criança a impressão de desmerecer seus sentimentos. 

Isso acontece quando os adultos dizem frases como: “Não se preocupa com isso, não é nada de mais.”; “Daqui a pouco esse menino desiste de te perturbar, você vai ver.” 

  • Procurar os pais do agressor

Quando os pais tentam resolver o problema pelo filho em geral não adianta. Em primeiro lugar porque a criança não aprende a lidar com as inevitáveis dificuldades que surgirão ao longo de sua vida. 

Em depois porque aquele que pratica o bullying vai ter mais um motivo para espezinhar o colega, com apelidos do tipo “bebezão”, “filhinho da mamãe”.

  • Estimular o troco na mesma moeda

Essa tentativa de empoderar o filho para resolver suas questões também é infrutífera. Ao estimular a reação à violência com mais violência (seja ela física ou psicológica), é mais provável que isso gere uma verdadeira bola de neve de agressões, fazendo com que o que estava mal fique pior ainda.

Afinal, o que funciona de verdade?

 

  • Procurar a escola para um debate construtivo

A maioria das situações de bullying acontece no ambiente escolar. Nesse caso vale a pena marcar uma reunião com o colégio não para pedir uma punição ao agressor, mas para pensar juntos sobre como é possível criar formas de integrar as diversidades naturais entre os estudantes de forma mais harmônica.

  • Acolher o sentimento do filho

Nesta conversa os pais buscam entender o que aconteceu, sem julgamentos (nem à vítima nem ao agressor), ajudando o filho a retomar sua autoestima e a buscar formas de resolver a questão de forma pacífica e efetiva.

  • Fazer boas perguntas e estimular a junção do cérebro que sente com o cérebro que pensa

Exemplos:

– “Estamos aqui, sempre prontos a ouvir, caso alguém machuque ou ameace você.”

– “Hoje você teve algum sentimento diferente? Qual foi? Conta para mim.”

– “Se você pudesse cantar uma música agora para dizer o que está sentindo, qual seria? Por quê?”

– “Qual foi a melhor coisa que aconteceu hoje na escola? E a pior?”

Fonte:

segunda-feira, 30 de maio de 2022

VIVA,VIVA!!!


 

"Viva como se você fosse morrer amanhã. 

Aprenda como se você fosse viver para sempre.


CRIANÇAS FELIZES? SIM!!!

 


Olha, Quando nos tornamos pais todas as dúvidas  surgem e perguntas também, será que o bebé tem frio? Será que está bem alimentado? Está confortável? Mas também surgem outras que não podemos resolver tão rapidamente: será que vai ser uma criança feliz? Esta será uma de muitas perguntas e por mais que nos esforcemos só saberemos o resultado algum tempo depois, quando já forem crescidos, e nem aí estamos descansados… CONCORDA?

Tenho apenas a experiência de ser mãe de UMA criança e já vão alguns anos, 10  ANOS para ser precisa, nesta “condição”. E espero estar ensinando corretamente para que ele seja uma criança feliz … Tenho, pelo menos, a convicção de que eu ME ESFORÇO  muito para isso e para que venha a ser um adulto equilibrado, empático e feliz. A felicidade tem muito que ser subjetiva. Mas podes seguir algumas estratégias para ter crianças mais felizes. Quais? Digo PRA VOCÊ  AGORA !


Ouvir as crianças

Ter uma boa comunicação com os mais pequenos é fundamental. É muito importante que eles percebam que se quiserem falar connosco, nós estamos disponíveis para os ouvir. A informação pode não ser a mais relevante, mas devemos dar atenção ao que os mais pequenos têm para nos dizer para que quando tenham realmente algo importante saibam que os vamos ouvir. Penso que concordas comigo que saber que o Pokémon y ou x faz isto ou aquilo não é o que mais me interessa, no entanto, sempre que o meu rapaz me quer contar os pormenores do Pokémon Go, eu dou-lhe ouvidos. Porque ao mesmo tempo que me conta estes pormenores também me conta que o amigo tal o aborreceu ou que o outro amigo lhe bateu.


                            Dar autonomia

Não é fácil dar autonomia aos mais pequenos, certo? Porque temos receio que se magoem ou que não façam a escolha certa… No entanto, as crianças não têm qualquer controlo sobre as suas vidas. Se se forem habituando desde pequenos e, em pequenas coisas, a tomar decisões, ficarão satisfeitos porque puderam tomar aquela decisão e porque sabem que nós confiamos nela. Além disso, será muito mais fácil tornarem-se adultos seguros de si. A autonomia pode passar por escolher a camisola que vai vestir em determinado dia da semana ou se quer beber leite ou iogurte ao lanche.

Demonstrar a importância de construir relações saudáveis

Ao demonstrar a importância de termos relações saudáveis com os que nos rodeiam as crianças vão imitar o nosso exemplo e fazer o mesmo nas relações com seus pares. Acredito, cada vez mais, que devemos demonstrar a necessidade de ser empático com o outro. É importante que as crianças se ponham no lugar do outro e percebam as dificuldades e que se calhar naquela situação fariam o mesmo. Devemos também explicar a importância de se ser grato com o que se tem. Com estes princípios serão, com certeza, crianças mais felizes e adultos mais empáticos.

Impor limites

E, neste momento, perguntas-me tu, mas isto não é uma contradição? Como é que impor limites pode levar a crianças mais felizes? Mas a verdade é que leva porque as crianças precisam de limites para se sentirem seguras. Além disso, ao longo da vida, irão ouvir muitas vezes Não e é preciso que estejam preparadas para isso.

Expressar emoções

Deixar que as crianças expressem as suas emoções será, talvez, a mais importante estratégia a seguir. Desde pequeninos, devem saber que não devem guardar para si o que sentem. Cá em casa, sempre tentámos ajudá-las a reconhecer o que sentem e a exteriorizar essas emoções. Seja alegria, seja tristeza, esses sentimentos devem ser compartilhados connosco, com os avós, os irmãos ou professores/educadores. Nem todas as crianças reagem bem porque umas são mais introvertidas do que outras. No entanto, devemos criar espaço para que o possam fazer.

Ser otimista

Se nós próprios encararmos a vida com positividade, as crianças também terão uma maior tendência para verem o que os rodeia com uma visão positiva. Uma visão positiva do mundo leva a menos pensamentos depressivos e ao encarar do mundo com mais alegria.

crianças felizes a saltar

Explicar a importância do esforço

Cá em casa não exigimos a perfeição (afinal quem é perfeito?), mas tentamos explicar o quão importante é que se apliquem nas tarefas que têm em mãos. Serão crianças mais felizes por cumprir as tarefas necessárias e mais realizadas por as terem conseguido cumprir.

Ter tempo em família

Dar o nosso tempo aos nossos filhos fará com certeza deles crianças mais felizes. Nem sempre é fácil, principalmente na correria da semana. No entanto, se tivermos uns minutos por dia para estar com eles, para falar com eles ou para brincar, estaremos a contribuir para crianças mais felizes que sentem que os pais têm tempo para estar com eles. Pode ser antes do jantar, pode ser logo a seguir à refeição ou, mesmo, na altura de ir para a cama. Nós, por cá, dispensamos sempre algum tempo, na altura de deitar. Quando eram mais pequenos liamos uma história e conversávamos um pouco. Hoje em dia, que já estão mais crescidos, conversamos apenas. Uns dias é mais demorado, outros dias são conversas curtas. O importante é os mais pequenos nos terem por companhia. (Podes ler sobre Fortalecer os Laços Familiares🔗 aqui.)

Dar tempo para brincar

O balanço, tão importante para nós enquanto adultos, também é da maior importância para os mais pequenos. Devem estudar, claro, e participar nas tarefas de casa, mas devem também ter tempo para eles. Tempo para descontrair, para relaxar e não fazer nada e para brincar porque ao brincar estão a crescer e a aprender.

O toque

Quando os nossos filhos são bebés um dos conselhos que nos dão é que lhes devemos tocar para que o vínculo entre pais e filhos seja maior. Penso que é um conselho fundamental e que devemos manter até que eles nos achem uns pais “chatos” e já não queiram nada connosco. O contato físico ajuda a desenvolver os laços emocionais, por isso, damos muitos abraços e beijinhos aos pequenos cá de casa. Somos uns “melgas”! 😋

Concordas com estas sugestões? Já utilizas algumas? Partilha comigo na caixa de comentários mais abaixo. Vou gostar de ouvir a tua experiência.

Até à próxima,

Irene

domingo, 29 de maio de 2022

SAÚDE SIM, ANEMIA? NÃO.


OS Melhores Alimentos para Curar a Anemia


A anemia é uma doença causada pela falta de sangue ou pela diminuição dos glóbulos vermelhos e hemoglobina, que são responsáveis pelo transporte do oxigênio para diversos órgãos e tecidos do organismo.

 Assim, como há diminuição da quantidade de oxigênio circulante, podem ser notados diversos sintomas, como fadiga, cansaço, fraqueza, palidez e náuseas, podendo ser tratada com alimentos e ajustes na dieta.

Os alimentos que curam a anemia são os ricos em ferro, já que o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, que é o componente responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo. Dessa forma é importante consumir alimentos fontes desse mineral, como fígado, carne vermelha ou feijão, além de alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão ou morango na mesma refeição, pois assim é possível melhorar a absorção de ferro a nível intestinal.

1. Carnes

As carnes vermelhas contêm grande quantidade de ferro e vitamina B12, e por isso devem ser consumidas cerca de 2 a 3 vezes por semana, para combater a anemia. As carnes brancas também contêm ferro, porém em menor quantidade, e, por isso, pode-se alternar entre um dia de carne vermelha e outro de carne branca como frango ou peru.

2. Rins, fígado ou coração de galinha

Algumas partes específicas da carnes, como os rins, fígado e coração de galinha também contêm muito ferro e vitamina B12 e devem ser consumidos de uma forma saudável, grelhados ou cozidos, mas não todos os dias.

3. Pão de cevada ou integral

O pão de cevada e o integral contêm um alto teor em ferro, por isso, pessoas que têm anemia devem substituir o pão branco por este tipo de pão.

4. Vegetais escuros 

Vegetais como salsa, espinafre ou rúcula além de serem ricos em ferro, são também uma fonte de cálcio, vitaminas, betacaroteno e fibras, ótimos para manter o equilíbrio do organismo. Assim, uma boa forma de os utilizar é adicionando-os a saladas ou sopas.

5. Beterraba

Devido ao alto teor em ferro, a beterraba também é ótima para combater a anemia. Uma boa forma de a utilizar é misturando este vegetal nas saladas ou então fazer sucos, que devem ser tomados diariamente. Veja como fazer suco de beterraba.

6. Feijão preto

O feijão preto é rico em ferro, mas para melhorar a sua absorção, é importante acompanhar a refeição de feijão preto, com suco de frutas cítricas por exemplo, porque estas frutas são ricas em vitamina C que melhora a absorção do ferro.

7. Frutas com vitamina C

Frutas com vitamina C, como laranja, limão, tangerina, toranja, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão, são ricos em vitamina C, que é muito importante para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos, por isso, recomenda-se ingerir junto destes algum alimento fonte de vitamina C. Veja um exemplo de cardápio em Como fazer uma alimentação rica em ferro para curar a anemia.

Estas modificações na dieta vão garantir a quantidade de ferro necessária, aumentando a quantidade de hemoglobina no sangue. Mas, saber o tipo de anemia e a sua causa é fundamental para o sucesso do tratamento.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...