espiritualidade E BEM ESTAR

Aqui falo de todos os sentimentos, bons e maus, precisamos conhecer cada um deles , só assim poderemos conservar os BONS e EXTIRPAR O RUINS. Quem somos nós e o que brota em nosso ser, quais são as nossas ações perante nossos irmãos, quem somos de verdade?

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Alinhamento de chakras: o que é e como fazer

Por Laura Capelhuchnik

Os chakras são centros energéticos distribuídos pelo corpo, originários das escrituras sagradas do hinduísmo – a palavra chakra significa “roda” em sânscrito e, não à toa, eles estão em constante movimento. Sua comunicação se dá por canais condutores, chamados Nadis, por onde passa nossa energia vital. De acordo com a terapeuta holística Simone Kobayashi, eles representam nossos “centros magnéticos vitais, que fazem parte da natureza sutil do ser humano”, e por isso, exercem tanta influência sobre a saúde e o comportamento.

 

O corpo, em suas diversas facetas – isto é, física, emocional, espiritual e mental – está sob responsabilidade dos chakras. De acordo com os textos védicos, sagrados no hinduísmo, existem mais de 80 mil desses centros energéticos localizados em nossa geografia, trabalhando diariamente para o garantir a manutenção da casa (que é você). Os mais importantes, no entanto, são sete, que estão localizados ao longo da coluna vertebral. Cada um tem uma área de atuação específica, e o conjunto contempla as sete principais glândulas do sistema endócrino, entre outros componentes da estrutura humana.


 

Para que haja harmonia entre as funções do corpo, é preciso que os chakras estejam alinhados. O equilíbrio de cada ponto vital pode ser trabalhado por meio de diversas técnicas, não necessariamente vinculadas ao hinduísmo. Entre elas, o reiki, a meditação, a terapia com cristais e a cromoterapia. Podemos equilibrá-los sozinhos ou coletivamente; à distância – alguns centros especializados propõem consultas virtuais e tratamentos por meio de visualizações criativas, com mandalas e cores – ou na presença de um terapeuta. Tudo vai depender da linha adotada e do tratamento com o qual cada um se identifica. Cada chakra tem sua pedra, cor e mantra, o que facilita o exercício da harmonização.

 

Mas atenção: apesar de ser possível estabelecer contato com os chakras no conforto de seu lar, essa não é uma atividade (totalmente) para amadores. De acordo com Simone Kobayashi, “não é arriscado ou perigoso quando se busca mais conhecimento e aprofundamento.[Mas] também é importante salientar que normalmente temos uma visão pouco clara de nós mesmos, o que nos faz achar que [o problema] é ‘isso’ ou ‘aquilo’ e podemos estar errados. Por isso, uma análise energética [com um profissional] é a melhor forma de buscar onde precisamos harmonizar, energizar, equilibrar ou limpar.” Mas ela garante: “despertar e ativar sucessivamente cada um dos chakras é abrir as portas para um novo mundo, o do autoconhecimento.”

 

A convite do Claro!, a repórter Isabelle de Almeida realizou o primeiro contato com seus sete chakras principais, a partir da meditação e de uma série de exercícios de yoga. O relato da experiência e a lista completa de posições você pode ver aqui!


LISTA DE CHAKRAS

 


CHAKRA BÁSICO – Muladhara

De cor vermelha, o chakra básico tem como elemento principal a terra. Ele é responsável pela manutenção da vitalidade, disposição e conexão com o mundo material. Está localizado na região do períneo. Quando desalinhado, pode causar alienação, falta de ânimo ou excesso de apego ao mundo material.

 


CHAKRA SACRO – Svadhisthana

O chakra sacro fica localizado na região pubiana, é responsável pela manutenção de nosso sistema reprodutor. Ele exerce poder sobre a fertilidade, os impulsos sexuais e também sobre nossa capacidade criativa. Boas ideias são impulsionadas pelo chakra sacro. Sua cor é laranja.

 


CHAKRA UMBILICAL – Manipura

Fica a três centímetros do umbigo e está intimamente ligado ao sistema digestório, em especial ao pâncreas. Seu elemento é o fogo. É nele também onde se concentra a energia do poder pessoal, da comunicação entre mente e corpo físico. Por ser central, também desenvolve um papel importante na distribuição de energia pelo corpo. Quando desalinhado, pode tornar a pessoa narcisista ou, ao contrário, muito insegura.

 


CHAKRA CARDÍACO – Anahata

O chakra cardíaco é responsável por fornecer energia ao sistema circulatório e cardiorrespiratório. Também está relacionado à glândula timo, que é componente do sistema imunológico. No campo comportamental, tem a função de reger relações afetivas e sentimentos. Quando desalinhado, pode causar tanto problemas emocionais quanto cardíacos ou imunológicos. Alegria fortalece o chakra cardíaco. E atenção: sua cor é verde, não vermelho.

 


CHAKRA LARÍNGEO – Vishuddha

É o chakra azul. Fica próximo à garganta e comanda as funções da tireóide. Está relacionado à nossa capacidade de expressão, corporal e verbal. Portanto, quando desalinhado, pode gerar dificuldade na comunicação, insegurança ou problemas na faringe, laringe e nos demais componentes da região.

 


CHAKRA FRONTAL – Ajna

Pode ser representado em azul ou branco e está localizado na parte superior do rosto. É responsável pelo sistema nervoso e está relacionado também à visão. O chakra frontal, conhecido também como chakra do conhecimento, tem a ver tanto com a nossa capacidade de enxergar o mundo material quanto com a intuição e o sentimento. Em equilíbrio, pode gerar bons frutos, como a concentração e a capacidade de raciocinar com clareza.

 


CHAKRA CORONÁRIO – Sahasrara

De cor violeta, o chakra coronário está no topo da cabeça. Responde à nossa conexão com o mundo espiritual, com as energias do universo e também com o cérebro e a consciência.



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Os Códigos Relacionais | Chakras e as 7 saúdes

No sânscrito, Chakra significa roda ou vórtice. Os chakras ou as saúdes do corpo estão na origem de culturas antigas, como a Hindu, a Chinesa e outras. As explicações sobre os fluxos de energia e da importância desses chakras principais estão presentes nos Vedas, um compilado de conhecimentos da cultura védica na índia de 4 mil anos atrás. Sua origem é possivelmente muito anterior a isso.

Segundo os Vedas, os chakras são pequenos vórtices de energia que se encontram nos canais sutis da energia vital pelo corpo. Sua configuração permite um entendimento dos caminhos da energia vital e de como o bloqueio de um dos Chakras acaba por impactar nos acima dele, impedindo o fluxo vital. O mesmo ocorre no sistema geracional e pode ser identificado nas constelações sistêmicas, como demonstraremos posteriormente.

A imagem abaixo nos mostra quais são e como se posicionam essas sete saúdes no corpo humano.

  • Sahashara

Localização: Topo da cabeça.

Sistemas Orgânicos: Atividade Neurológica Elevada

Órgãos: Hipófise e interior da cabeça.

Áreas da Vida: Lado espiritual. Conexão com o ser verdadeiro. Autoconhecimento. Estado de felicidade. Paz. Predestinação. Harmonia interna.

Funções Psicoemocionais: Intuição. Sensibilidade sutil. Habilidades psíquicas especiais. Talento. Genialidade. 

Disfunções Psicoemocionais: Conflito e divisão interna. Perda da união com o ser. Estados inadequados. Reações emocionais inadequadas. Perda do sentido da vida, Manias.

Sintomas Físicos: Espasmos. Movimentos inconscientes. Olhar perdido.

Enfermidades Físicas: Esquizofrenia. Epilepsia.

 

  • Ajna

Localização: Centro da cabeça.

Sistemas Orgânicos: Sistema Nervoso

Órgãos: Cérebro.

Áreas da Vida: Na área dos Negócios :planejamento e estratégia, inclusive financeira. Estratégia de vida ,propósitos a longo prazo.

Funções Psicoemocionais: Concentração. Consciência. Controle. Entendimento. Estabilidade emocional. Pensamentos estruturados.

Disfunções Psicoemocionais: Desconcentração. Pouca memória. Falta de propósito. Imaginações constantes. Pesadelos. Estado de sonolência diurna. Inconsciência. Estado neurótico e conflituoso. Pensamentos fixos constantes.

Sintomas Físicos: Conversas instáveis. Tiques nervosos nos olhos. Tremor corporal. Tensão corporal. Constantes dores de cabeça. Pressão interna. Dores oculares.

Enfermidades Físicas: NeurosesEnxaquecas. Parkinson. Alzheimer

 

  • Vishuda

Localização: Garganta.

Sistemas Orgânicos: Sistema imunológico.

Órgãos: Glândulas. Tireoide. Ouvidos. Língua. Boca . Cordas vocais. 

Áreas da Vida: Criatividade. Desenvolvimento de talentos. Hobbies. Parte criativa dos negócios . Estilo de vida. Desenvolvimento pessoal.

Funções Psicoemocionais: Criatividade. Inspiração. Alegria. Facilidade para a arte. Atratividade.

Disfunções Psicoemocionais: Mecanicismo. Perda da criatividade. Monotonia.

Sintomas Físicos: Baixa imunidade corporal. Secreções nasais. Gripes. Perda da voz. Preguiça. Fraqueza. Perda da articulação da boca.

Enfermidades Físicas:  Laringites. Inflamações nas glândulas. Sinusites.

 

  • Anahata

Localização: Centro da caixa torácica.

Sistemas Orgânicos: Sistema cardiovascular e respiratório.

Órgãos: Coração. Pulmões. Brônquios. Veias e artérias. Timo.

Áreas da Vida: Relações emocionais.Amor próprio Relações profundas com amigos e família. Vida emocional interior. Amor. Hobbies.

Funções Psicoemocionais: Amor. Ternura. Amizade. Alegria profunda. Prazer interno. Harmonia interna sem conflitos. Entrega.

Disfunções Psicoemocionais: Tristeza constante. Perda do amor. Culpa alheia. Incapacidade de estar num estado de alegria. Estado mecânico. Melancolia. Auto culpa. Visão negativa.

Sintomas Físicos: Pressão arterial baixa. Alta fadiga.

Enfermidades Físicas: Arritmia. Ataque cardíaco. Doenças pulmonares. Escleroses. Asma.

  • Manipura

Localização: Plexo solar.

Sistemas Orgânicos: Sistema digestivo.

Órgãos: Estomago. Intestino delgado e grosso. Fígado. Pâncreas. 

Áreas da Vida: Desenvolvimento social. Relações nos negócios. Competência. Atividades práticas. Organização. Contratos. Posses. Luz própria. Fama. Poder.

Funções Psicoemocionais: Atividade. Persistência. Habilidade para passar dificuldades. Força interior. Habilidades de organização e liderança. Perseverança e força interior

Disfunções Psicoemocionais: Agressividade constante. Impulsos agressivos. Apatia. Medo interno sem causa. Baixa autoestima.

Sintomas Físicos: Falta de apetite ou apetite descontrolado. Pele avermelhada. Calor interno. Olhos vermelhos. Dores estomacais. Dores no fígado. Azia e má digestão.

Enfermidades Físicas: Hepatite. Cirrose. Gula. Queimação estomacal.

 

  • Swadhishthana

Localização: Zona lombar.

Sistemas Orgânicos: Sistema Urogenital e linfático.

Órgãos: Órgãos sexuais. Rins. Vesícula. Pele. Seios. Controle do Fluxo linfático. Útero. Ovário.

Áreas da Vida: Vida familiar com o parceiro. Relações com os filhos. Vida sexual. Relações pessoais com o trabalho. Relacionamentos e vínculos.

Funções Psicoemocionais: Flexibilidade. Comunicação. Atratividade. Sexualidade.

Disfunções Psicoemocionais: Mudanças emocionais. Tristeza. Depressões repetitivas. Resistência. Compulsão ou abstinência sexual. Perda de prazer e sensibilidade no corpo.

Sintomas Físicos: Movimentos sem flexibilidade. Cólicas. Insônia. Pele seca. Lábios duros e retos. Dores na região do baixo ventre. Problemas menstruais. 

Enfermidades Físicas: Impotência nos homens. Pedras nos rins. Desequilíbrio das águas (líquidos) corporais. Anorgasmia nas mulheres.

 

  • Muladhara

Localização: Cóccix.

Sistemas Orgânicos: Sistema motor

Órgãos: Bexiga. Ossos. Músculos e tendões. Unhas. Cabelos.

Áreas da Vida: Movimento físico. Alimentação. Qualidade ecológica. Hábitos e rotina. Organização do movimento .

Funções PsicoemocionaisEstabilidade. Autoconfiança. Sensação de vitalidade e saúde e força.

Disfunções Psicoemocionais: Incapacidade de sentir prazer nas relações sexuais. Insegurança interna. Cansaço e fraqueza psicoemocional constante. Falta de energia.

Sintomas Físicos: Falta de tônus muscular. Cansaço físico constante. Pouco esforço físico. Falta de apetite. Voz fraca. Rosto pálido.

Enfermidades Físicas: Rigidez. Ruptura muscular e dor nos tendões. Enfermidades ósseas. Fraqueza.




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vamos em frente, hoje 05/05/2019.
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Evangelho: Caridade moral e caridade material
Fonte Rádio Boa Nova 


O que entende-se por caridade moral e caridade material?
A caridade diz respeito ao um ato, uma ação de ajudar o próximo sem esperar recompensa. Ela pode ser realizada de várias maneiras: pelos pensamentos, pelas palavras, pelas ações.

Segundo os ensinamentos de Jesus, o verdadeiro sentido da palavra caridade é:
“Benevolência para com todos, indulgência (tolerância) para as imperfeições dos outros e perdão das ofensas.”

E ainda, o amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, já que amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que desejamos que nos fosse feito.
(A obra O Livro dos Espíritos nos ensina que a caridade desinteressada é a mais admirável das virtudes.)
Todas as virtudes têm o seu mérito, porque todas são indícios de progresso no caminho do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento das más tendências; mas ti sublimidade da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem segunda intenção. A mais meritória é aquela que se baseia na caridade mais desinteressada. (Questão 893, de L.E)
Caridade moral e caridade material
A doutrina nos ensina que a caridade pode ser exercida de várias formas. Por exemplo, com apoio moral, ajuda espiritual, etc. E a obra Evangelho Segundo o Espiritismo nos apresenta dois tipos de caridade: a moral e a espiritual.
Caridade material
Este tipo de caridade está relacionado ao mundo físico. Por exemplo, é possível doar uma cesta básica aos mais necessitados, roupas aos desabrigados, brinquedos para orfanatos, etc.
Caridade moral
Ela é mais intensa que a caridade material, já que necessita de um maior empenho e perseverança para a sua execução. Praticamos a caridade moral:
  • Quando aceitamos as pessoas como elas são;
  • Quando não damos ouvidos a uma palavra grosseira;
  • Quando não julgamos;
  • Quando não guardamos ressentimentos daqueles que nos ofenderam ou prejudicaram
  • Quando pensamos positivo e oramos diariamente, etc
Não importa como a caridade será praticada, o que realmente importa é a intenção.  E ainda, devemos seguir a máxima de Kardec:
‘’ Fora da caridade não há salvação’’
Fonte: Passatempo Espírita
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Só depende de nós melhorar o mundo em que vivemos e independente da religião que você segue, comunga, ou não tem religião nenhuma mas, devemos respeitar os outros, suas opiniões, seu jeito de ser ou viver a vida, cada um é livre para seguir seu caminho o seu livre arbítrio é seu, que seja com amor suas ações.
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Não que eu seja a melhor mãe do mundo mas, me preocupo com o nosso andamento familiar e de uma forma (O familiar universal mesmo).


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Reforma Íntima
Érima de Andrade



Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, propôs 20 exercícios para ajudar na sua reforma íntima, e tornar melhor sua experiência nesse mundo. O caminho para se tornar sua melhor versão, passa pela sua reforma íntima. Como se tornar uma pessoa melhor é o objetivo de quase todas as pessoas, e se você é uma delas, vale colocar algumas dessas sugestões em prática no seu dia a dia.
 Vamos a elas:

“1. Executar alegremente as próprias obrigações.”

 - Sim, você tem obrigações. Tem deveres que precisa executar todos os dias para sua higiene, alimentação e saúde, por exemplo. É o custo de se manter com qualidade de vida. Em vez de reclamar de tudo que precisa fazer, lembre-se dos motivos de fazer o que está fazendo. Descubra o valor dessa sua tarefa, e permita-se transformar seu sofrimento com suas obrigações, em alegria. 

“2. Silenciar diante da ofensa.”

 - Se você não é, não se identifica, nem se reconhece no que falaram de você, então não precisa responder.
 Silencie. Se você é exatamente da maneira que falaram, também não precisa responder, é um reconhecimento, um fato. Se você não gosta dessa sua característica que foi descrita, cabe somente a você reformá-la. 

“3. Esquecer o favor prestado.”
 

Favor é o que você faz para alguém de graça, sem obrigação, por amor ao próximo. Fazer um favor, ajudar o outro esperando recompensa, não é um favor. É, na verdade, a sua maneira de se valorizar perante o outro, se colocar como melhor que ele, se vangloriar. Com certeza esse não é o caminho da sua melhor versão. Repense suas atitudes quando fizer um favor novamente. 

“4. Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco.” -

 Completa o item acima. Além de esquecer, de não cobrar por um favor, se você quer ser uma pessoa melhor, também não cobre dos seus amigos gentilezas que confirmem que você é querido. Se anda sentindo um vazio interno, que pede sinais externos de amor, preciso lhe informar que nenhum sinal, por mais explícito, maravilhoso, amoroso que seja, vai preencher esse seu buraco. Só a você cabe alimentar seu amor-próprio. Não coloque nos seus amigos essa obrigação. 
“5. Emudecer a nossa agressividade.” 

Agressividade é uma expressão da sua raiva. Raiva é o sentimento que dá limites, que diz ‘até aqui você pode, daqui em diante não pode mais.’ Mas nenhuma raiva autoriza sua agressividade, nem a sua violência. Você tem o direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel, violento e agressivo. Emudeça, e vigie-se para não juntar mais raiva, para não explodir sem controle, para não voltar a ter motivos de ser agressivo. 

“6. Não condenar as opiniões que divergem da nossa.”

 - Várias opiniões diferentes têm o poder de abrir nosso horizonte, de nos mostrar um mundo amplo de possibilidades. Ouça, se gostar, aplique na sua vida. Senão gostar, respeite quem escolheu viver, pensar, sentir, diferente de você. 
“7. Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária.” 

- Jogar conversa fora é bom, mas só é bom quando é aquela conversa que flui bem, sem assunto pré-definido, sem tensões, sem uma agenda de discussões a ser cumprida. Senão é com alguém próximo, ou íntimo, a sua conversa, para quê perguntar coisas que não afetam em nada a sua vida? Para quê fazer perguntas que constrangem quem é perguntado? Esteja a aberto para ouvir o outro em qualquer conversa que acontecer, mas foque no melhor do outro, no que ele lhe acrescenta de bom, nas possibilidades de aprendizado mútuo. 
“8. Repetir informações e ensinamentos sem qualquer azedume.”

 - Se você está vivendo um momento de amargura, se anda azedo com a vida e com todo mundo, abstenha-se de repetir qualquer ensinamento, ou dar qualquer informação. Não é o momento, cuide antes de você. É muito ruim ir pedir uma orientação e a pessoa responder azeda, com cara fechada, sem nenhum interesse em, de fato, lhe explicar. Causa até constrangimento em seguir perguntando, mesmo quando ainda não entendemos. Todos temos momentos na vida mais azedos. Passa. Até lá, compartilhe apenas o que lhe deixa mais doce. 

“9. Treinar a paciência constante.” 


- Essa é uma das maiores lições que precisamos aprender nesse mundo, ter paciência, desenvolver a ciência da paz. E o mundo nos dá muitíssimas possibilidades de treinar essa lição. Aproveite. 

“10. Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem biografar nossas dores.” 


- Se você se abriu para ouvir o outro, ouça-o com a sua mais amorosa atenção. O outro está lhe contando a dor dele, e como ela o afeta. Você não contribuí em nada se o interromper para falar das suas dores. Menos ainda, se comparar sua dor a dele. Dor não se compara, se sente. Precisa conversar? Procure alguém. Mas se lhe procurarem para conversar, apenas ouça. 
“11. Buscar sem afetação o meio de ser mais útil.” - 

Sem afetação é o grande exercício nesse item. Atitudes de “eu sou o máximo”, “olha como sou bom”, “tenho muitas habilidades especiais”, não o torna mais útil. Veja onde você pode ajudar, ser mais útil, em cada situação. Você pode ser mesmo poderoso nos seus talentos, mas pode ser que seja mais útil apenas sendo mais um elo na corrente humana formada para armazenar doações, por exemplo, do que usando todas as suas habilidades. 
“12. Desculpar sem desculpar-se.” -

 Ao colocar-se na condição de quem erra, você consegue desculpá-lo. Essa é a proposta, primeiro desculpe o outro, suas faltas, falhas e erros. Olhe o outro e o desculpe. Depois volte-se para você, e desculpe-se também. A sua reforma íntima passa por se perdoar. Você também merece ter seu erro compreendido, aceito e perdoado. Você merece acabar com qualquer conflito interno que o encha de culpa. Desculpe-se, liberte-se dessa dor.
“13. Não dizer mal de ninguém. -

Somos humanos, e nessa condição, imperfeitos. Estamos todos aprendendo e nos esforçando para melhorar. Erros acontecem, mas acertos também. Use os erros para aprender, e valorize, os ,acertos que acontecerem. Falar mal, criticar, menosprezar, só cria ao seu redor uma energia de descontentamento e infelicidade. É esse o seu objetivo?
“14. Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência.”

É isso. Somos seres sociais, vivemos em sociedade, comungamos várias experiências. Treine seu olhar para ver a melhor parte de quem está com você nessa jornada. 
“15. Alegrar-se com a alegria dos outros.” -

A vida não é uma competição onde você perde sempre que o outro ganha. A vida é energia, e você pode escolher sempre que frequência sintonizar. Escolha a alegria, escolha sintonizar com a alegria do outro, escolha valorizar o que provocou essa alegria. Permita que a alegria do outro eleve suas melhores vibrações. 
“16. Não aborrecer quem trabalha.” 

- Se você não pode ajudar de maneira alguma, você, com certeza, pode não atrapalhar. Quem está trabalhando, agradece. 

“17. Ajudar espontaneamente.” 


- Ajudar quando pedem ajuda é muito bom. Mas ajudar antes que peçam ajuda, é muito melhor. Experimente. 

“18. Respeitar o serviço alheio.”
 
- Respeitar é importar-se com o próximo. Coloque-se no lugar de quem prestou o serviço, e respeite. Vale em todas as situações, desde manter limpo o ambiente que alguém teve o trabalho de limpar, até estacionar o carro corretamente para não atrapalhar a vaga do próximo. Você pode até não gostar do serviço prestado, mas é fundamental manter o respeito para a boa vida em sociedade.
“19. Reduzir os problemas particulares.” 

- Todos temos problemas. Algumas vezes temos problemas realmente grandes. Mas na maioria das vezes, apenas aumentamos nossos contratempos como se eles fossem a maior tragédia da humanidade. Essa glamourização das suas dificuldades, não ajuda em nada a resolvê-las. Pense nisso antes de sair de novo por aí reclamando de tudo e todos. 
“20. Servir de boa mente quando a enfermidade nos fira.” 

- Sim, você pode adoecer, pode ficar temporariamente enfermo e preso numa cama. Mas nem por isso precisa ser o ranzinza do lugar. Compreenda os processos do seu tratamento, treine sua paciência em cada etapa, e colabore para a sua recuperação cultivando positividade e amorosidade, para com você mesmo, e para com os outros. O amor é o caminho sempre.***********************





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20 conselhos eficazes na educação dos filhos


Todos nós sabemos como é importante ter uma boa e sólida relação com nossos filhos. Esta é a porta principal que nos permite navegar por suas personalidades e compreendê-los melhor e que nos leva a ter uma família estável e melhor. A seguir, damos 20 conselhos simples e eficazes que ajudarão no desenvolvimento de uma relação excelente com nossos filhos.

1. Destine um tempo para cada um de seus filhos. Almoce com um deles, caminhe com o outro, ou mesmo saia com cada um deles separadamente. É importante que você faça com que cada um dos filhos se sinta amado individualmente, sem comparação com os irmãos. Se eles se sentirem comparados, tentarão competir pela atenção dos pais; neste caso, um ou mais deles poderia isolar-se e se sentir inseguro sem que você saiba disto!


2. Ajude-os a construir a autoconfiança, estimulando-os e apreciando cada esforço e não só os resultados do esforço como, infelizmente, muitos de nós fazemos.

3. Comemore suas conquistas diárias, como por exemplo, um almoço especial porque seu filho entrou para o time de futebol ou porque sua filha teve boas notas nos exames. Isto fará com que cada um deles sinta que você está interessado em suas vidas e conquistas. Nunca seja assim apenas com um deles mesmo que os outros não consigam nada. Se você procurar bem sempre encontrará alguma conquista dentro deles. Certifique-se de que você aja simbolicamente para que eles não se rivalizem agressivamente em lugar de serem felizes com as conquistas dos outros.

4. Ensine seus filhos a pensarem positivamente. Assim, em vez de se queixar que seu filho voltou sujo da escola e se sentou para almoçar sem lavar as mãos, diga-lhe: “Parece que você se divertiu hoje na escola”.


5. Pegue o álbum de fotografias de seus filhos de quando eram bem pequenos e conte-lhes algumas histórias desta época de suas vidas e que eles não se lembram.

6. Fale de algumas coisas que você aprendeu com eles e lembre-lhes de como eles o ajudaram.
7. Diga-lhes como é maravilhoso ser pai deles e como você aprecia vê-los crescer.
8. Faça com que seus filhos escolham suas próprias roupas. Agindo assim, você estará demonstrando como respeita a decisão deles.


9. Interaja com seus filhos quando estiver brincando com eles, como, por exemplo, suje suas mãos com barro ou aquarela, etc.

10. Conheça a carga horária escolar de seus filhos, seus professores e amigos para que você não pergunte a eles quando voltam da escola: “o que você fez hoje?” e sim: “então, o que seu amigo (dizer o nome do amigo) fez hoje ou o que o seu professor disse a você?” Isto fará com que as crianças sintam que você conhece suas vidas em detalhe e que você se importa com eles.

11. Quando seu filho pedir alguma coisa, não fale com ele/ela enquanto você estiver ocupado com alguma coisa, como quando as mães falam com os filhos enquanto estão cozinhando ou vendo TV, mas dê a eles total atenção e olhe direto em seus olhos quando estiverem falando com você.

12. Almoce com sua família pelo menos uma vez por semana e discuta com todos as questões da última semana. Lembre-se de não só ouvir mas, também tentar participar, contando-lhes alguma coisa que lhe tenha acontecido na última semana também.


13. Escreva palavras amorosas e encorajadoras, orações e até piadas em pequenos pedaços de papel para seus filhos e coloque-os próximo à cama deles ou em suas mochilas se você sai mais cedo do que eles. Isto DEMONSTRARÁ  que você pensa neles todo o tempo.

14. Faça seus filhos ouvirem você enquanto estiverem em outro cômodo da casa. Diga alto o quanto você os ama e como você se orgulha deles.


15. Quando seus filhos fizerem suas pinturas, coloque-as em um canto especial da casa e faça com que sintam o orgulho que você sente deles.


16. Não trate seus filhos da mesma forma que você foi tratado por seus pais, o que poderia destruí-los psicologicamente.

17. Quando seu filho fizer algo errado, em vez de censura-lo “Você fez isto errado” diga “Por que você fez isso assim?” e ensine a ele a forma correta.

18. Crie uma senha ou símbolo que mostre seu amor por cada um de seus filhos e certifique-se de que ninguém mais tenha conhecimento disto.

19. Tente começar um novo dia sempre que o sol se levantar e se esqueça de todos os erros passados como se cada novo dia trouxesse uma nova oportunidade de amar seus filhos mais do que antes e descubra novos dons neles.

20. Beije seus filhos todos os dias, abrace-os e diga-lhes que você os ama. Independente do número de vezes que você faça isto, eles sempre precisarão saber de sua paixão por eles em cada etapa da vida deles. Mesmo quando forem adultos ou quando se casarem e tiverem seus próprios filhos.

Fonte:
Postei esse artigo no fórum dos bebês e agora lembrei que seria interessante postar também aqui...
Espero que gostem!
Tem dicas preciosas!


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Aula - Sede Perfeitos = Capítulo XVII – Evangelho Seg. o Espiritismo

Bibliografia: Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.17; Brincando e Aprendendo o Espiritismo, volume 2; Mateus, 13: 18-23.
Prece Inicial
Primeiro momento: Desenvolvimento do tema:
Jesus disse: “Sede perfeitos como vosso Pai Celestial é perfeito”

Jesus é o modelo que Deus nos enviou para alcançar a perfeição.
Mas para chegarmos à perfeição, precisamos eliminar os defeitos que possuímos:
ORGULHO


EGOÍSMO

Orgulho e egoísmo são nossos piores defeitos.
Todos os outros vícios têm seu princípio no orgulho e no egoísmo.

E em que deveremos perseverar para alcançar a perfeição?
Jesus o disse: “Amar os inimigos, fazer o bem àqueles que nos odeiam, orar por aqueles que nos perseguem.”
Precisamos perdoar, querer bem aos nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem e caluniam.

PERDOAR

ORAR PELOS INIMIGOS




Mas a essência da perfeição está na:
CARIDADE
Ela implica na prática de todas as outras virtudes.

Devemos estar vigilantes, pois orgulho e egoísmo enfraquece e até destrói os elementos da verdadeira caridade.
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Coleção André Luiz - A Vida no Mundo Espiritual

André Luiz é o nome atribuído pelo médium Chico Xavier a um dos espíritos mais frequentes em sua obra psicografada. Segue abaixo todos os livros da Coleção "A Vida no Mundo Espiritual", ditada pelo espírito André Luiz ao médium Chico Xavier (e algumas obras de coautoria do médium Waldo Vieira).

Algumas obras desta coleção já foram anteriormente postadas aqui no blog Obra Espírita. No entanto, com a finalidade de agregar a coleção completa, estão abaixo listadas para download gratuito.

A Coleção "A Vida no Mundo Espiritual" é composta por 13 livros, a saber:
1. NOSSO LAR
2.
OS MENSAGEIROS
3. MISSIONÁRIOS DA LUZ
4. OBREIROS DA VIDA ETERNA
5. NO MUNDO MAIOR
6. LIBERTAÇÃO
7. ENTRE A TERRA E O CÉU
8.
NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE
9. AÇÃO E REAÇÃO
10. EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS
11. MECANISMOS DA MEDIUNIDADE
12. SEXO E DESTINO
13. E A VIDA CONTINUA...

Nosso Lar é um dos livros psicografados pelo médium brasileiro Chico Xavier, que compõem uma coleção intitulada A Vida no Mundo Espiritual, atribuída ao espírito André Luiz. No movimento espírita brasileiro essa coleção é também conhecida como Série Nosso Lar.

Clássico da literatura espírita brasileira, Nosso lar é um romance que versa sobre os primeiros anos do médico André Luiz após sua morte, numa "colônia espiritual", espécie de cidade onde se reúnem espíritos para aprender e trabalhar entre uma encarnação e outra. O romance levanta questões acerca do sentido do trabalho justo e dignificante e da Lei de Causa e Efeito a que todos os espíritos, segundo o espiritismo, estariam submetidos.
Obra concluída em 1943.

Download do livro Nosso Lar aqui.

Testifica que a morte física descortina a vida espiritual em contínua evolução. Objetiva evidenciar a oportunidade de trabalho dos médiuns, na prática da disciplina para o auto-aperfeiçoamento. Através de 51 capítulos, apresenta as experiências da vida comum de servidores do Espiritismo, elucidando temas como: culto doméstico; doutrinação; calúnia e pavor da morte. Alerta aos médiuns quanto à necessidade da prática dos ensinamentos na esfera íntima, evitando as surpresas negativas no Plano Espiritual.

Obra concluída em 1944.


Download do livro Os Mensageiros aqui.

Revela a tarefa dos Espíritos missionários, desvendando os segredos da reencarnação. Objetiva demonstrar que a morte física não é o fim, daí a necessidade do esforço próprio na luta pelo auto-aperfeiçoamenteo. Apresenta 20 capítulos, abordando, através do raciocínio científico, temas como: a continuação do aprendizado na vida espiritual; o perispírito como organização viva, moldando as células materiais; a reencarnação orientada pelos Espíritos Superiores e diversos aspectos das manifestações mediúnicas. Confirma que, no Plano Espiritual, abrem-se novos campos de trabalho, na renovação incessante da vida, através de processos reencarnatórios.

Obra concluída em 1945.


Download do livro Missionários da Luz aqui.

Fornece notícias das zonas de erraticidade que envolvem a crosta terrestre. Objetiva mostrar que a morte não modifica milagrosamente o homem, que é fruto de si mesmo, no cumprimento das leis divinas, buscando equilíbrio e evolução. Através de 20 capítulos, analisa experiência dos espíritos na vida espiritual, com suas instituições, templos e lares. Apresenta o trabalho dos obreiros de Jesus na assistência cristã, lutando contra a treva e o sofrimento. Comprova que ninguém morre e que o aperfeiçoamento prossegue em toda parte, renovando as criaturas na busca da Divindade.

Obra concluída em 1946.


Download do livro Obreiros da Vida Eterna aqui.

Focaliza aspectos da vida no Plano Espiritual e do intercâmbio entre desencarnados e encarnados, especialmente durante o repouso do corpo carnal, visando fornecer esclarecimento sobre o desequilíbrio da vida mental e os respectivos tratamentos a nível espiritual. Analisa temas como: aborto; epilepsia; esquizofrenia e mongolismo, utilizando a forma romanceada para narrar o socorro imediato prestado aos infelizes pelos trabalhadores invisíveis, evitando o quanto possível a loucura, o suicídio e os extremos desastres morais. Revela a importância do conhecimento científico, mas ressalta a supremacia da terapêutica do amor.

Obra concluída em 1947.


Download do livro No Mundo Maior aqui.


Focaliza a senda evolutiva do ser além do corpo físico. Objetiva esclarecer que "'a cada um será dado de acordo com suas obras". Através de 20 capítulos sob forma romanceada, elucida aspectos científicos do trabalho intercessório realizado pelos Espíritos Superiores no Plano Espiritual. Analisa a situação dos perseguidores invisíveis com seus planos para envolver os incautos, assim como os processos dolorosos da licantropia e a missão do amor. Testifica a misericórdia divina concedendo a todos oportunidades de estudo e trabalho na jornada de libertação das trevas no rumo da luz.

Obra concluída em 1949.


Download do livro Libertação aqui.

Destaca o impositivo do respeito ao corpo físico e o serviço incessante no bem. Objetiva mostrar a vida comum das almas que aspiram à vitória sobre si mesmas, aproveitando o tempo para a aquisição do progresso moral. Apresenta 40 capítulos, orientando sobre a solução de problemas, como: o coração aflito em prece: conflitos da emoção; o desvario do ciúme; embates do pensamento; o engano da posse e provações no lar. Atesta a Justiça Divina, enfatizando a necessidade de valorização dos recursos que o mundo nos oferece para a reestruturação do nosso destino.

Obra concluída em 1954.


Download do livro Entre a Terra e o Céu aqui.

Analisa a questão da mediunidade, objetivando ressaltar a importância da sintonia do pensamento. Apresenta 30 capítulos, estudando os mecanismos da mediunidade nos planos físico e espiritual, com embasamento científico, elucidando temas como: assimilação de correntes mentais; efeitos físicos; forças viciadas; passe e psicofonia. Salienta a responsabilidade e perseverança na prática do bem para que a mediunidade cumpra seu papel na redenção da humanidade, repetindo com Jesus: "A cada qual segundo suas obras."

Obra concluída em 1955.


Download do livro Nos Domínios da Mediunidade aqui.

Descreve as regiões inferiores da esfera espiritual, objetivando mostrar o sofrimento a que se projeta a consciência culpada, após a morte do corpo físico. Através de 20 capítulos, apresenta estudos de casos reais, oferecendo orientações sobre assuntos como: débito aliviado; lei de causa-e-efeito; preparativos para a reencarnação; resgates coletivos e valor da oração. Enfatiza a importância da reencarnação como estágio sagrado de recapitulações das experiências, demostrando que as possibilidades de hoje vinculam a alma às sombras de ontem, "exigindo trabalho infatigável no bem, para a construção do amanhã, sobre as bases redentoras ao Cristo ".

Obra concluída em 1957.


Download do livro Ação e Reação aqui.

Estuda a "evolução filogenética" do ser, objetivando avaliar o conceito rígido da ciência e a mensagem consoladora de Jesus rediviva pelo Espiritismo. Apresenta estudo científico, envolvendo conhecimentos de física, biologia, dividido em duas partes: a primeira, contém 20 capítulos, subdivididos em vários itens como: fluido cósmico; evolução e hereditariedade; evolução e sexo; existência da alma; mecanismo da mente e simbiose espiritual; a segunda, consta de 20 capítulos, tratando de temas como alimentação dos desencarnados; matrimônio e divórcio; aborto criminoso e invasão microbiana. "Esclarece que o homem não está sentenciado ao pó da Terra, e que da imobilidade do sepulcro se reerguerá para o movimento triunfante, transportando consigo o céu e o inferno que plasmou em si mesmo.

Obra concluída em 1958.

Download do livro Evolução em Dois Mundos aqui.

Apresenta o estudo e a explicação espírita da mediunidade à luz da Ciência. Objetiva oferecer aos médiuns e interessados os recursos preciosos para o conhecimento de si mesmos e os mecanismos que envolvem o fenômeno mediúnico. Através de linguagem científica, traz, em 26 capítulos, conceito sobre energia, átomo, onda mental, química nuclear, reflexos condicionados, ideoplastia, psicometria e obsessão, entre outros. Ressalta a importância da mediunidade com Jesus, demonstrando que além dos conhecimentos necessários surge o impositivo da disciplina e da moral evangélica como fatores de aprimoramento e felicidade da criatura em trânsito para a realidade maior.

Obra concluída em 1960.


Download do livro Mecanismos da Mediunidade aqui.

Veicula conceitos da Espiritualidade Superior, em torno de sexo e destino. Objetiva afirmar a aplicação da lei de causa e efeito na retificação do caminho evolutivo. Apresenta 28 capítulos divididos em duas partes: a primeira, psicografada por Waldo Vieira e a segunda por Francisco Cândido Xavier. Aborda de forma romanceada, temas nascidos na realidade cotidiana, que dizem respeito a: sexo e destino; amor e consciência; liberdade e compromisso; alcoolismo; culpa e resgate; lar e reencarnação. Lembra que a existência física, da infância à velhice, é dom inefável que cabe a todos louvar com gratidão a Deus pela oportunidade da reencarnação.

Obra concluída em 1963.


Download do livro Sexo e Destino aqui.


Apresenta o retrato espiritual da criatura ao desencarnar, objetivando demonstrar que a vivência dos habitantes do Além está relacionada com sua condição mental. Através de 26 capítulos, numa linguagem romanceada, traz a história de personagens reais que, desencarnados, deparam-se com o amparo dos amigos espirituais, incentivando a renovação por intermédio do estudo, do trabalho, preparando-os para rever sua vida e desvendar as tramas do passado, permitindo traçar novas diretrizes. Ensina a prática do auto-exame na certeza de que a vida continua plena de esperança e trabalho, progresso e realização, ajustada às leis de Deus.

Obra concluída em 1968.


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PESQUISA PARA ME INTEIRAR DO ASSUNTO

O que os evangelhos perdidos dizem sobre Jesus Cristo?










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Image captionO Jesus mais humano do Novo Testamento contrasta com o ser divino e misterioso do textos perdidos

Em 1945, um grupo que escavava o deserto egípcio em busca de fertilizante fez uma descoberta que mudou completamente nosso entendimento sobre o início do Cristianismo.
Tratavam-se de vários textos primitivos cristãos, incluindo os evangelhos de Tomé, Filipe e Marcião, alguns dos muitos livros alternativos sobre Jesus que não foram incluídos na Bíblia Cristã.
Por retratarem um Jesus Cristo radicalmente diferente daquele presente nos evangelhos do Novo Testamento - Mateus, Marcos, Lucas e João, estes relatos acabaram sendo excluídos pela Igreja de seu texto sagrado quando se chegou a uma versão oficial do cristianismo.
Saiba mais sobre o que dizem estes textos.

Maria Madalena

Escrito provavelmente no século 3, o evangelho de Filipe mostra, por exemplo, um estreito vínculo entre Jesus e Maria Madalena.
"O Salvador a queria mais que todos os discípulos. A beijou em sua...", diz um trecho deste texto. O restante da frase está ausente, mas especula-se que dizia "boca", sugerindo uma relação mais íntima.
Este evangelho ainda retrata Maria como a fonte do conhecimento secreto sobre Jesus que diziam ter aqueles que o escreveram.

Guru místico










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Image captionSeguidores do evangelho de Tomás acreditavam que só alguns poucos podiam entender Jesus

O evangelho de Tomé é uma coleção de ensinamentos de Jesus escrita no início do século 2. Jesus é descrito como um ser místico que revela verdades escondidas em vez de um sábio que morreu em nome dos pecados do povo.
O nome em aramaico de Tomé significa "gêmeo", e é possível interpretar que o texto o apresenta como um gêmeo espiritual de Jesus, o discípulo ideal que melhor o compreendeu "as palavras secretas do Jesus vivo".
Os seguidores do evangelho de Tomé acreditavam que só alguns poucos eleitos poderiam entender os ensinamentos de Jesus e dessa forma reconhecer sua divindade e imortalidade inatas.

Nascido da virgem?

Marcião era um importante teólogo cristão do século 2, mas seus escritos se perderam ao longo do tempo.
Os relatos que criticam seu trabalho dizem que ele acreditava que Jesus era um ser divino enviado do céu que assumiu uma forma terrena, e não um filho humano de Maria.
Marcião foi o primeiro que tentou formar um cânone sobre as escrituras cristãs aceitas, que chamou de Novo Testamento. Seu cânone consistiu de um evangelho único e dez epístolas do apóstolo Paulo.
No ano 144, ele foi expulso da Igreja de Roma por sua teologia.

Morte?










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Image captionMarcião foi o primeiro a tentar compôr um cânone do Cristianismo

O evangelho de Pedro foi descoberto em 1887, antes que os outros. É possível que os autores do livro tenham pensado que Jesus tinha um poder divino que transcendia seu corpo humano.
Neste texto, quando Jesus estava na cruz, ele teria dito: "Meu poder me abandonou". Isso poderia ser interpretado como se o espírito divino de Jesus estivesse sendo levado ao céu enquanto seu corpo ficava na cruz.
No entanto, mais adiante no texto, há um relato vívido de sua ressurreição, que descreve como Jesus deixa seu túmulo acompanhado de sua cruz, que tem o poder de falar.

Por que estes evangelhos foram excluídos?

Nos séculos 2 e 3, houve tentativas de elucidar quais evangelhos deveriam ser lidos como escrituras. Os quatro do Novo Testamento já eram usados assim em serviços eclesiásticos em Roma e, possivelmente, em outros lugares.
Estes evangelhos foram escritos provavelmente do meio para o fim do século 1 e aceitos por discípulos apostólicos e seus seguidores como escritos sagrados.
Alguns dos evangelhos perdidos foram escritos bem depois, nos séculos 2 e 3, e isso pode ter sido inconveniente para eles.
Em comparação com o que se converteu no Cristianismo estabelecido, aberto a todos os crentes, estes evangelhos eram elitistas às vezes. Falavam de uma forma misteriosa de encontrar a iluminação, por meio do entendimento dos significados ocultos das palavras de Jesus.
Uma possível razão para não terem sido incluídos no Novo Testamento é que o objetivo não era que fizessem parte de um cânone mais amplo ou que fossem lidos como escrituras da Igreja, mas lidos só por alguns poucos eleitos.

Império romano










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Image captionConstantino se converteu ao Cristianismo no ano 312

Quando o imperador romano Constantino se converteu ao Cristianismo no ano 312, ele quis usar este ato como uma forma de unificar seus fragmentados domínios territoriais.
Por isso, buscou-se padronizar as doutrinas cristãs e criar um cânone a partir das escrituras do Novo Testamento. Assim, as escrituras apócrifas foram separadas e até mesmo suprimidas. A grande maioria simplesmente deixou de ser reproduzida.
Ao fim do século 4, os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João foram aceitos amplamente como parte integral dos 27 textos que constituem o Novo Testamento, que, junto com o Velho Testamento, formam o cânone das escrituras cristãs sagradas.
O evangelho de Mateus enfatiza a descendência nobre de Jesus e a remonta até Abraão. Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C..
Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto. O evangelho de Lucas foi escrito para convertidos não judeus e rastreia a genealogia de Jesus até Adão, fazendo dele uma figura universal.


A Bíblia, a Mediunidade e o Espiritismo

Enviado em 17 de fevereiro de 2015 | No programa: Abrindo a Bíblia | Escrito por Severino Celestino | Publicado por Rádio Boa Nova


A Bíblia é uma biblioteca constituída de psicografias e fatos de natureza mediúnica. Foram os profetas, grandes médiuns, que nos trouxeram a Bíblia, um repositório de profundas mensagens espirituais que ainda hoje estão atual e servem de roteiro para os homens.
A palavra Bíblia vem do grego (biblia=plural de biblion ou biblios= livro), portanto é um conjunto de livros.
Na língua hebraica, a Bíblia chama-se O TANACH (o vocábulo é masculino) e constitui o livro sagrado dos hebreus.
Narra a história da saída de Abraão da cidade de UR na Caldéia em busca da terra prometida (CANAAN). A palavra “HEBREU” vem do hebraico “EVER” (‘ivri) e pode ter dois significados: Em Gen. 14:13, Ever (hebreu) é uma denominação dada a Abraão.
Desta forma, “‘ivrim” seriam os descendentes de EVER, (Abraão) e o termo designaria grupos étnicos. Para as religiões ocidentais, a Bíblia divide-se em duas grandes partes, chamadas respectivamente de VELHO TESTAMENTO E NOVO TESTAMENTO, constituído, este último, dos livros sagrados do Cristianismo e das religiões dele derivadas ou seja: Igreja Católica, Protestante, Ortodoxa Grega, Ortodoxa Russa, Armênia, Copta, Maronita, etc.
O termo “testamento” vem do hebraico (brit) que significa “Aliança”, do grego (diathéke) e finalmente no latim (testamentum), significando a antiga Aliança do Sinai para o judaísmo e a Nova Aliança de Jesus, o Cristo para o cristianismo.
O hebraico foi a língua utilizada para a escrita da Bíblia, ressalvando o caso dos livros de Daniel e Esdras que foram escritos em Aramaico. A Bíblia, que nós temos em língua portuguesa, passou por diversas traduções até chegar a situação atual. Sofreu, consequentemente, muitas alterações e interpolações que culminaram com grande perda de sua essência.
Em nossa obra intitulada “Analisando as Traduções Bíblicas” nós demonstramos todos os fatos históricos que envolveram estas traduções e demonstramos na língua original (o hebraico), onde e como ocorreram estas modificações. Não somos contra a Bíblia, pelo contrário, defendemos a sua essência espiritual em sua língua original e consideramos sua mensagem perfeita e indispensável para os que querem chegar a Deus.
No entanto, não entendemos como os que se dizem conhecedores e estudiosos dos textos bíblicos, não observam quantos fenômenos mediúnicos existem na Bíblia. Não sabemos se é preconceito ou ignorância para com os assuntos que se relacionam com o espiritismo.
Do Gênesis ao Apocalipse encontramos situações que caracterizam fenômenos considerados sobrenaturais pelos homens. Todos os fatos sobrenaturais nela existentes, podem ser perfeitamente entendidos e explicados pela doutrina espírita.
A Bíblia e o espiritismo não se opõem, e ao contrário, se completam. Os ensinamentos de Moisés contidos na Primeira Aliança não condenam o espiritismo, pois que este nem existia quando Moisés escreveu o Pentateuco (A TORÁ).
A doutrina espírita nos ensina a respeitar todos os princípios religiosos, pois que todos conduzem à Deus. No entanto, muitos militantes de outras religiões acham que condenar o espiritismo vai fazer com que ele deixe de existir ou que com isto seja destruído. O espiritismo não é invenção ou criação dos homens, é a doutrina dos espíritos que existe independentemente da vontade humana. Deus é espírito, nos informa João em seu evangelho. O espiritismo constitui portanto, uma mensagem divina que veio para esclarecer os fenômenos espirituais que nos cercam e proclamar a imortalidade da alma.
Os fenômenos mediúnicos, da época antiga, que se encontram na Bíblia, não são diferentes dos que existem hoje. O que muda é a época, mas os fenômenos continuam e podem ser perfeitamente explicados através do espiritismo.
Hoje nós temos os médiuns. Naquela época existiam os “Neviim” que os gregos chamaram de “profhétes” que são os profetas. Todos são intermediários do mundo espiritual com o mundo material em que vivemos. Portanto, nada mudou. A mensagem divina continua chegando por intermédio daqueles que Deus envia para chamar e alertar os homens da existência divina e para transformação moral da humanidade.
Apresentaremos a seguir um breve histórico com base na Bíblia para que você, leitor, possa tirar suas conclusões com relação à doutrina espírita, fenômenos mediúnicos, Navi, Profeta e Médium.
A palavra profeta, em hebraico, se chama “Navi”, no plural, “Neviim”. Apresenta ainda outros significados como “roêh” (vidente). Veja I Samuel 9:9: “antigamente em Israêl, todos que iam consultar IAHVÉH assim diziam: vinde vamos ter com o vidente (roêh); porque aquele que hoje se chama profeta (navi), se chamava outrora vidente (roêh)”.
A palavra vidente, em hebraico, também significa (chozêh), pois, consultando o texto original, encontramos citações que usam o termo (roêh) sendo que outras citam (chozêh), como veremos adiante. O vidente era, portanto, o homem a ser interrogado quando se queria consultar a Deus ou a um espírito e a sua resposta era considerada resposta de Deus.
Obs: roêh inicia com a letra hebraica reish e chozêh inicia com a letra chêt, em hebraico.
O termo profeta chegou ao português, derivado do grego “prophétes” que significa “alguém que fala diante dos outros”. No hebraico, o significado é bem mais amplo, possui uma raiz acádica que significa “chamar”, “falar em voz alta”, e interpretam-no como “orador, anunciador”.
Alguns estudiosos afirmam que a palavra não se deriva de raiz hebraica, ou mesmo que não possui raiz hebraica do período histórico, mas que ela vem de outras línguas semíticas, seja do árabe “nabaa” (anunciar) uma notícia, levar uma ordem; seja do assírio “nabu” que significa gritar, publicar, anunciar, e de onde se deriva o nome do deus Babilônico Nabo, deus da sabedoria e da ciência, da palavra e da escrita. Então Navi é o que fala da parte de Deus, o orador divinamente inspirado.
Outros sugerem uma raiz árabe que significa “borbulhar” e interpretam-no como o caráter frenético da expressão profética.
Aqui, neste significado, vemos o aspecto frenético que alguns médiuns apresentam no início da mensagem psicofônica.
Na Bíblia, a palavra profeta é bem marcante e seu uso tem mais valor para determinar o significado do que a própria etimologia e a forma gramatical. A passagem que determina o seu sentido é o trecho do Êxodo 7:1 e 2 : “O Senhor disse a Moisés: vê, vou fazer de ti um deus para o Faraó e teu irmão Aarão será teu profeta. Falarás tudo que eu ordenar; e Aarão, teu irmão, falará ao Faraó, para que deixe partir da sua terra os filhos de Israel”.
(Êxodo 4:10) Moisés falara a Deus que não tinha o dom da palavra; que tinha a boca e a língua pesadas. IAHVÉH lhe deu Aarão como navi – intermediário, médium.
Assim, o navi de IAHVÉH era para IAHVÉH o que Aarão era para Moisés, o transmissor da mensagem de IAHVÉH, encarregado de falar em nome e no lugar de IAHVÉH, um orador, um pregador que diz aos homens o que IAHVÉH determina. Podemos afirmar que, de acordo com o exposto, a “transmissão” não se trata de simples intuição, mas de uma ação direta por intermédio do homem (o navi). Sabendo-se que IAHVÉH é um espírito, temos então claramente exposta a Mediunidade falante, ou seja, psicofonia.
Em Jeremias 1:4 e 5 está a escolha de Jeremias como profeta (navi), antes mesmo que ele fosse gerado. No capítulo 6, versículos 7 e 8, Jeremias fala que ainda é uma criança, mas IAHVÉH afirma que ele não deverá temer, pois estará com ele. Assim Jeremias passa a ser o intérprete de IAHVÉH, o navi perante os homens. A partir daí, a palavra (navi) substituiu a antiga palavra (roêh) e tornou-se de emprego universal para designar “os representantes de Israel”. I Samuel 9:9.
De uma maneira geral, profeta e vidente estão sempre empregados lado a lado na maioria dos trechos proféticos. Em Isaías 30:10, (chozêh) é empregado significando profeta (“E dizem aos videntes): (lroim) não vejais e aos profetas (chozim): não anuncieis a verdade, dizei-nos coisas agradáveis, profetizai-nos fantasias. Assim, (chozêh) pode significar também “profeta vidente” e nos parece que isto ocorre sempre que a palavra vem empregada no plural. Em I Samuel 9:18 e 19, Saul roga a Samuel que lhe diga onde é a casa do vidente (roêh) e Samuel lhe responde: “Eu sou o vidente” (anochi haroêh). Em I Crônicas 9:22 e 29:29, Samuel é citado como vidente (roêh) e chamado de profeta (navi) em 2 Crônicas 35:18.
Outras personagens bíblicas também são chamadas “videntes”. É o caso do sacerdote Sadoc que é chamado vidente (roêh) pelo rei David em 2 Samuel 15: 27. O profeta Hanani do reinado de Asa de Judá é chamado de vidente (roêh) no II livro das Crônicas 16:7. Em Isaías 32:3, a palavra vidente (roêh) é usada no plural (roim=videntes) e o versículo fala de “videntes e audientes”.
A palavra “chozêh” tem o mesmo significado de “roêh”, ambas são empregadas indistintamente com o mesmo significado de vidente, no entanto, existe um maior emprego do vocábulo “chozêh” a partir do profeta Amós que viveu no reinado de Jeroboão (786-746).
Temos assim o emprego de “chozêh” (vidente) no texto original hebraico, em II Samuel 24:12 e I Crônicas 21:9, onde Gad é o vidente (chozêh) de David, em I Crônicas 25:5, Hamon era vidente (chozêh) do rei, para revelar as palavras de Deus e exaltar seu poder.
Em II Crônicas 35:15, Iditum é citado como vidente (chozêh) de David. Em II Crônicas 9:29 e 12: 15, Ado é citado como o vidente (chozêh) que escreveu a história de Salomão e Roboão. No II livro dos reis 17:13, IAHVÉH tinha advertido Israel e Judá pela boca de seus profetas (nevíim) e todo vidente (kal-chozêh).
Em Miquéias 3:7, está escrito: “serão confundidos os videntes (chozim) e envergonhados os adivinhos (hakosmim)”.
Ezequiel 13:9 fala de falsos profetas : “Estenderei minhas mãos contra esses profetas (vhaitá iadi el-haneviim) de visões ( hachozim) ineptas e de oráculos enganadores”.
Segundo alguns estudiosos, quando “roêh” e “chozêh” são empregados no plural, chozim e neviim significam profetas que não empregaram bem os seus dons, ou seja, “falsos profetas”.
Tudo o que dizem e fazem os profetas, eles o dizem e fazem não em seu nome pessoal, mas em nome de IAHVÉH. Muitos de seus oráculos orais ou escritos (psicofonia ou psicografia) começam por estas palavras: “assim fala IAHVÉH”. (I Sam. 10:18 e 15:2. I Reis 13:2 e 22:11. II Reis 7:1. Isaías 7:7. Jeremias 2:2. 19:1. Ezequiel 5:5 a 8. 6:11. 7:5. 11:2, 7 e 16. Amós 1, vers. 2,3,6,9,11e 13; cap.2,vers. 1,4,6. Cap.3: 1 e 12. Abdias 1 Ageu 1: 3 e 7. Cap. 2: 1, 10 e 20. Zacarias 1:3, 7,14 e 17. Cap. 8:1,3,4,6,7 e 9. E várias outras passagens).
Em outras passagens, os profetas afirmam que ouviram da boca de IAHVÉH as palavras que ele proclama (Ez. 3: 17, e 33:7. Hab. 3:2). Afirmam ainda que anunciam a palavra de IAHVÉH (Isaías 1:10, cap. 28:14. Jer. 2: 4 e 31: 7, 2 e 9:20. Ezeq. 6:3. E 13:2. E 20:47. Oséias 4:1. Amós 7:16).
Temos ainda casos nos quais ordena-lhes IAHVÉH que proclamem o que este lhes disse: (Jeremias 19:2. Ezequiel 3:4).
Em outras circunstâncias, é IAHVÉH quem fala por suas bocas, ou seja, psicofonia absoluta. (Isaías 52:6. Ezequiel 17:21). Ou ainda, a palavra de IAHVÉH lhe foi dita: (Ezequiel 6:1. 7:1. 11:14. 12:1,17:21 e 26. 13:1. 14:12. 15:1. 16:1. 17:1 e, em todo o livro de Ezequiel, existem muitas outras citações).
Tudo o que o profeta diz não é mensagem sua, mas são palavras divinas, ou seja, dos espíritos superiores. E analisando bem estas mensagens, notamos que nem todas dizem respeito ao futuro. Algumas trazem resoluções de IAHVÉH e são acompanhadas de avisos e exortações, de repreensões, de ameaças e consolações. O profeta, no caso, manifesta todas as vontades de IAHVÉH. É o porta-voz de IAHVÉH, o medianeiro da revelação divina, um orador divinamente inspirado.
Na verdade, o que fazia Chico Xavier, o que faz Divaldo Franco, o que fez Yvone Pereira e tantos outros médiuns espíritas é o mesmo que faziam os profetas : “Trazer a mensagem divinamente inspirada dos espíritos superiores”. Kardec diz a mesma coisa em suas obras e, principalmente, no capítulo XIV do livro dos Médiuns, onde fala de todos os tipos de faculdades mediúnicas e que são as mesmas que possuíam os profetas.
Nenhuma diferença existe entre o passado e o presente. Deus é o mesmo, os espíritos protetores são os mesmos, nada mudou. Não houve uma época no passado diferente da que existe no presente.
Kardec colocou um ponto final na questão, criando o termo MÉDIUM. Uma palavra do latim, que significa “está no centro”, “que está no meio”, é INTERMEDIUM que significa “interposto”, “intercalado”. Portanto, aquele que se situa entre os dois mundos ou os dois planos, material e espiritual, é MÉDIUM. Aquele que pode entrar em contato com o mundo espiritual e material, ao mesmo tempo, é um MÉDIUM. É aquele que pode receber mensagem do mundo espiritual através das suas diversas faculdades mediúnicas ou “DONS”, como chama Paulo de Tarso (clarividência, clariaudiência, psicofonia, psicografia, etc.).
Assim, o PROFETA dos gregos, o NAVI, o ROÊH e o CHOZÊH dos hebreus, o NABU dos assírios e o NABAA dos árabes eram aqueles que entravam em contato com o mundo espiritual. Segundo a definição de Kardec, eram todos MÉDIUNS.
Toda a perpetuação destas profecias e o que viria depois, foi prevista e está no Livro do profeta Joel que viveu 750 anos a.C. cap. 3: 1 a 5 (algumas Bíblias traduzidas trazem Joel 2:28). A profecia que anuncia a chegada dos dons da profecia, ou seja, da Mediunidade e do Espiritismo é a seguinte: “Depois disto derramarei o meu espírito sobre toda carne: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos velhos terão sonhos, e vossos jovens terão visões; e também derramarei o meu espírito sobre os escravos e as escravas.”
A mediunidade nasceu com o homem e não sofre influência nenhuma das religiões. A mediunidade não constitui privilégio de ninguém, é dom de Deus como nos fala Paulo na sua carta aos Coríntios. Em todas as religiões e raças existem médiuns, uma vez que ela nasce com o homem.
Como podemos demonstrar, a mediunidade é o principal fenômeno existente na Bíblia. Sem a mediunidade dos profetas nem haveria Bíblia. Deus não teria como enviar sua mensagem aos homens. Podemos assim concluir que a mediunidade é dom de Deus. E a Bíblia está repleta de fenômenos mediúnicos, embora existam pessoas que por questões de sectarismo religioso e preconceito não queiram admiti-los.

Foto ilustrativa: aleteia.org

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Ciências Exatas


As ciências exatas são aquelas que englobam um conjunto de várias áreas do conhecimento, sendo algumas a matemática, computação, estatística, física, química, engenharia, aeronáutica, assim como também partes da biologia, psicologia e economia. Geralmente, essas ciências estão bastante ligadas a cálculos e números, que estão presentes em quase todas essas áreas de atuação.
Se você for escolher algum curso em exatas, é importante gostar ou ter afinidade com esses assuntos. Prepare-se para uma faculdade com números, números e mais números!

Ciências Humanas

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O foco principal das ciências humanas é estudar o homem como indivíduo e como sociedade, buscando um maior conhecimento do ser humano. As matérias e áreas que englobam as ciências humanas são aquelas que tem o homem como principal objeto de estudo e que buscam o entendimento das relações sociais, do produto dessas relações e da cultura. Fazem parte deste grupo a filosofia, sociologia, ciência política, antropologia, história, linguística, pedagogia, economia, administração, direito, geografia humana dentre muitas outras.
Se você curte arte, muita leitura e gosta de refletir sobre questões sociais, seu time provavelmente é das humanas!

Ciências Biológicas

Essa é a ciência que estuda a vida em suas mais variadas escalas, sendo ela atômica ou molecular, além de todos os sistemas existentes que fazem com que a vida seja possível. As ciências biológicas buscam a compreensão de como o meio ambiente funciona e como cada ser vivo se comporta e se integra a este ambiente. Além disso, também estuda o ser vivo como um todo, entendendo cada parte de seu corpo e as suas distintas funções. Compreende áreas como a medicina, genética, zoologia, biologia molecular, fisioterapia, fisiologia, educação física, histologia, farmácia, entre muitas outras áreas.

Alguns cursos das ciências biológicas podem ser considerados os mais difíceis de passar, como Medicina, por exemplo. Se você tem interesse nesta área, é bem provável que já tenha uma afinidade com as matérias de biologia e química.
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Você faz a paz

Procure uma posição confortável, acomode-se.
Fique em silêncio, feche os olhos, concentre-se.
Lentamente, respire fundo.
Relaxe, pense no mundo.
Atinja o nível mais alto do pensamento.
Sinta o que falta aos seres humanos
neste momento.
Analise a situação atual da humanidade.
E em como você pode colaborar,
mesmo com pouca idade.
Imagine um mundo sem ira, sem ódio,
sem inveja e sem maldade.
Só a honra de cada cidadão
cumprindo seus direitos e deveres com serenidade.
Pense na paz em plenitude.
E em como alcançá-la, com certas atitudes.
É tão fácil e seria maravilhoso.
Qualquer um pode colaborar
com um comportamento honroso.
Torne isso uma realidade.
Então verá que só assim
a vida tem sentido de verdade.
Cumpra pelo menos você a sua parte
e proporcione paz.
E verá a felicidade que isso traz.
Clarice Pacheco

Palestra cuide-mais 
com
Augusto Cury



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UMA HISTORIA DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL
A FORÇA DO SOL



   Carlinhos, menino bom e prestativo, gostava de ajudar as pessoas.
         Uma coisa, porém, Carlinhos não suportava:
 ver gente discutindo ou brigando.
         Logo ficava nervoso e entrava no meio da discussão, querendo apartar a briga. Isso acontecia em qualquer lugar em que estivesse: em sua casa, na escola ou na rua.
         Em casa, quando seus pais começavam a discutir por problemas domésticos, Carlinhos colocava-se no meio deles, querendo resolver a parada.
         Na escola, muitas vezes seus colegas se desentendiam jogando futebol ou por qualquer outro motivo, e partiam para a briga aos empurrões, socos e pontapés. Carlinhos corria tentando separá-los e acabava no meio da briga.
         Chegava em casa desanimado, cansado, todo sujo e, não raro, machucado.
         A mãe, que o conhecia bem, já sabia o que tinha acontecido, e aconselhava-o com amor:
         — Meu filho, não faça mais isso. Qualquer dia você pode se machucar seriamente tentando apartar uma briga. Tenha mais cuidado! Chame um adulto, o professor responsável pela turma.
         Mas qual! Carlinhos prometia não interferir mais em discussões, porém quando uma briga começava, lá estava ele de novo no meio.
         Certo dia, em que ele tinha chegado com um olho vermelho e a testa sangrando, a mãe aflita perguntou-lhe:         — O que aconteceu desta vez, meu filho? Veja seu estado! Você está todo sujo, o uniforme rasgado, e está machucado! Andou brigando de novo?
         — Claro que não, mamãe! Ao contrário. Tentava separar dois amigos meus que se desentenderam jogando bola.
         A mãe o envolveu num abraço e disse, com amor:
         — Depois conversaremos. Agora vá tomar um banho.
         Quando o menino saiu do banho, já com aspecto melhor, ela fez um curativo na testa dele e chamou-o para almoçar. O pai, que chegara naquele momento, olhou para o filho, sério, respirou fundo e ia ralhar com ele, mas resolveu manter-se calado.
         Os dois irmãos menores olhavam para Carlinhos e riam. Todos sabiam o que tinha acontecido. Não era a primeira vez que ele chegava machucado em casa.
         — Parem de rir, vocês dois. Isso não é brincadeira. Carlinhos, meu filho, almoce e depois farei uma compressa em seu olho para evitar que fique roxo.
         Após a refeição, enquanto colocava a compressa sobre o olho de Carlinhos, a mãe conversava com ele dizendo:
         — Mantenha distância quando perceber que uma briga está prestes a começar, meu filho.
         — Mas, mamãe! Quero evitar que meus amigos briguem! Não suporto vê-los de cara virada um com o outro, com raiva.
         — Eu sei que sua intenção é boa, Carlinhos. Para fazer isso, porém, é preciso manter certa distância da briga e, especialmente, agir com tranquilidade, delicadeza, equilíbrio e muito amor.
         — Como assim, mamãe? O que é equilíbrio?
         — É quando nos mantemos controlados e imparciais no meio de uma situação, isto é, sem pender para um lado ou para o outro, guardando os melhores sentimentos. Entendeu? — Mais ou menos.
         A mãe procurou em torno algo que pudesse servir-lhe de exemplo. De repente, olhou pela janela e viu o sol brilhando lá fora.
         Levou o garoto até o jardim e perguntou:
         — Carlinhos, sem contar Deus, que é nosso Pai e Criador do Universo, o que existe de maior e mais poderoso neste mundo em que vivemos?
         O menino pensou um pouco e depois respondeu, olhando para o alto:
         — O Sol, mamãe. Estudei na escola que o Sol é uma estrela muitas vezes maior que o nosso planeta Terra. Ele nos dá luz, calor e condições de viver. A professora explicou que o Criador fez tudo tão bem feito que, se o Sol estivesse um pouco mais distante da Terra, morreríamos congelados por falta de calor; se estivesse um pouco mais próximo, morreríamos queimados!         — Isso mesmo, Carlinhos. E não só nós, seres humanos, mas todos os seres viventes, animais e plantas. Então o Sol é poderoso e está bem distante da Terra, não é? No entanto, indispensável à vida, seus raios chegam até nós com delicadeza, sem nos machucar ou ferir; penetram os lugares mais escondidos e profundos, com suavidade, levando luz e calor.         O garoto pensou um pouco e disse:
         — Entendi aonde quer chegar, mamãe. Quer dizer que para ajudar não precisamos entrar na briga, não é?
         — Exatamente, meu filho. Veja! Você tem apenas oito anos, mas é bem maior que os garotos da sua idade. Então, o que acontece? Se os meninos forem menores, você pode machucá-los com sua força. Se forem maiores, você acaba machucado.     — É verdade, mamãe. Então, o que posso fazer?
         — Na hora do perigo, 
pense em Deus pedindo que a paz e o entendimento se estabeleçam. Depois, se puder ajudar, faça-o, mas sem entrar na briga.
         A partir desse dia, ao ver os garotos discutindo, Carlinhos fazia uma rápida 
oração e depois dizia sereno:    — Calma, pessoal. Vamos tentar resolver esse problema em paz, está bem? O que está acontecendo? Posso ajudar? Ouvindo-lhe a voz tranquila, os amigos paravam de discutir, acalmavam-se os ânimos, e logo estavam brincando de novo, felizes por estarem juntos e em paz.         Não há o que não se possa resolver, quando existem boa vontade e paz no coração.   Tia Célia
Célia Xavier Camargo 
FIM.

Minha cidade é especial! 


         Dona Luísa, mãe de Luna, estava no facebook e chamou a filha:   - Venha ver estas fotos que Antônia postou! Luna se apressou – adorava fotos! Eram fotos da cidade em que a prima morava, realmente lindas! Era inverno e as ruas e praças estavam cobertas de neve. Havia um enorme parque temático perto da cidade e Antonia tinha ido andar de esqui, de trenó. Tudo era tão lindo e diferente!         - Odeio minha cidade! – reclamou Luna. Não tem neve, não tem parque, não tem nada pra fazer! É uma cidade feia e sem graça!         A mãe apenas ouviu, não disse nada.         Alguns dias depois de uma conversa da mãe com a professora de Luna, a menina tinha como tarefa da escola um trabalho com o tema: Minha cidade – aspectos positivos e negativos. - Nem sei como começar! – protestou Luna.
         - Converse com algumas pessoas, sugeriu a mãe.
         - Vou começar por você, mãe!

         - Não, eu serei a última entrevistada, sorriu dona Luísa.   Como sabia que não adiantava reclamar, Luna começou as entrevistas. Falou primeiro com a avó Ângela, que contou como a cidade era antigamente e como mudou ao longo dos anos: novos prédios, novas escolas, praças modificadas, além de muitas lembranças... A avó falou do local onde conheceu o avô de Luna, a Igreja onde casaram, o hospital onde nasceu dona Luísa, a escola onde ela, como professora, viu muitas crianças crescerem, até se tornarem pais e mães, de outras crianças, que agora frequentam a mesma escola... Ela até deu algumas dicas de lugares para Luna fotografar.         No outro dia, Luna foi conversar com seu tio Carlos, que contou que adora a cidade em que mora, pois tem muitos amigos; que eles se encontram pra jogar futebol e estudar no Centro Espírita que ele frequenta há muitos anos.  Luna também entrevistou o pai, e seu Juarez falou da poluição, das pessoas que jogam lixo nas ruas e nos rios, daqueles que não cuidam da calçadas em frente às suas casas. Quando ele parecia desanimado, seu olhar mudou, e ele falou que cabe a cada um DE NÓS fazer a sua parte para cuidar com responsabilidade do lugar em que viveMOS. Depois da conversa, Luna ficou pensando como poderia fazer a parte dela para que a cidade fosse limpa e boa de viver.         A prima Clara contou à Luna que estava feliz, porque estava estudando Veterinária, curso conquistado pela Universidade local há poucos anos. Falou das oportunidades de estudo e trabalho, e das indústrias. Luna ouviu atentamente e anotou tudo.         Ao retornar da casa de Clara, Luna observou que havia buracos nas ruas e poucas árvores. Minha cidade não é perfeita, pensou.         Ao ouvir a mãe, Luna entendeu que, embora a cidade tivesse alguns aspectos negativos, é o local que, provavelmente, ela escolheu na espiritualidade para reencarnar, para aprender e evoluir.         Luna pesquisou na Internet a história da cidade, os pontos turísticos e acrescentou fotos aos relatos: prédios, árvores, praças, famílias, estudantes, tornando o trabalho escolar um sucesso!         Mas o mais importante é que Luna compreendeu que a cidade que escolhemos para viver é especial e importante para o progresso individual e coletivo. E que, embora possa não ter parques temáticos e outras coisas que gostaríamos, é o lugar adequado a cada um. Afinal, é onde escolhemos viver e progredir material e espiritualmente, através do convívio com outras pessoas e dos desafios diários.   
Claudia Schmidt
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O Vale dos Sentimentos

Era uma vez um lugar chamado "Vale dos Sentimentos".
Lá moravam todos os sentimentos do mundo, cada qual com o seu
nome: Alegria, Riqueza, Sabedoria, Determinação....
Apesar de serem diferentes, se davam muito bem. Até os sentimentos como:
Orgulho, Tristeza e Vaidade não tinham problemas entre si.
Mas era lá no fundo do vale, na última das casinhas que morava o mais
bonito dos sentimentos: era o Amor!
Ele era tão bom que quando os outros sentimentos chegavam perto dele,
ficavam mudados porque eles sabiam que, dentre eles, o Amor era o melhor!
Porém, no mesmo vale, num lugar mais afastado, havia um castelo! E lá
também morava um sentimento, só que não tinha nadinha de bom. Era a
raiva!
E a Raiva, de tão ruim que era, não gostava dos moradores do vale!
Por isso, quando acordava de mau humor, fazia de tudo para estragar a
beleza do lugar. Certo dia, teve uma boa idéia.
Foi até o calabouço e preparou a porção mais esquisita e estraga
prazeres de que se teve notícias! A fumaça da porção tomou conta do vale e
se transformou numa tempestade como nunca se tinha visto antes.
Quando o vale se encheu de raios, chuva e vento, todos correram
para se proteger.
O Egoísmo foi o primeiro a se esconder, deixando todos para trás.
A Alegria deu risada de alívio por Ter se salvado rapidinho.
A Riqueza recolheu tudo que era seu antes de se abrigar!
A Tristeza.... A Sabedoria... A Vaidade.... todos conseguiram chegar em suas
casas a tempo!
Todos, menos o Amor.
Ele estava tão preocupado em ajudar os outros sentimentos que acabou
ficando para trás.
Então uma coisa aconteceu!
Um raio bem forte caiu sobre o vale atingindo o Amor.
A Raiva deu sua tarefa por cumprida e foi dormir.
Quando a tempestade passou, os sentimentos puderam abrir as janelas
aliviados. Mas ao saírem, eles sentiram uma coisa diferente no ar.
Algo que nunca tinham sentido antes. Foi então que eles viram...
"O que aconteceu com o Amor?" - "Ele não se mexe!!!"
"Tá tão parado que até parece que...MORREU!"
Nisso a Tristeza se pôs a chorar!
O Orgulho não aceitava. Disse que era mentira!
A Riqueza disse que era um desperdício!
E a Alegria, pela primeira vez, não sorriu!
Foi aí que uma coisa estranha começou a acontecer. Os sentimentos
começaram a ter desavenças, porque, sem o Amor para uni-los, as diferenças
aparecem! A situação já estava bem ruim quando eles repararam que
estavam sendo observados. Alguém que eles nunca tinham visto ali antes.
Então, o estranho se ajoelhou na frente do Amor, tocou-o calmamente e ele
abriu os olhos! "Ele nao morreu! O Amor não morreu!" gritaram os outros
sentimentos!
Foi aí que todos puderam ver o rosto do estranho que se chamava Tempo. E
todos comemoraram porque o Amor estava vivo e sempre vai estar, porque
não há nada que acabe com o Amor tendo o Tempo ao seu lado para
ajudá-lo. E a paz e a harmonia ainda reina por muito, muito tempo no vale dos
sentimentos. E sabe o que aconteceu com o Amor e o Tempo???
Eles se casaram e tiveram três filhos: Experiência, Perdão e Compreensão,
que moram até hoje no vale dos sentimentos, lá no fundinho do coração!
"Quando procuramos o bem nas outras pessoas, descobrimos o que há de
melhor em nós mesmos".
Autor desconhecido

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Cuidado com o que pensas. 
 Cada pensamento é uma semente. 
 E ao tornar-se ação, será plantado no tempo, e no tempo certo, chegará a hora da sua colheita. 
 O que colhes é responsabilidade, exclusivamente, sua. 
 Então cuidas para que teus pensamentos sejam de luz e não de trevas. " 
 Mychele Magalhães Velloso 
FIM.

Policie suas palavras. Evite termos impróprios e anedotas pesadas. Lembre-se de que tudo o que dizemos permanece em nossa atmosfera mental, atraindo aqueles que pensam da mesma forma, e que passarão a formar o círculo comum em redor de nós. Não ofenda com palavras baixas OS Anjos de Deus, que se afastarão de você horrorizados. A boa educação se manifesta Também através das palavras que partem de nós. 
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 16/12/15. Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"Dr. Dráusio Varela

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças 
como: gastriteúlceradores lombaresdor na coluna.. Com o tempo a 
repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, 
confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados.

O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia...

Se não quiser adoecer - "Tome decisão"
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia.
 A 
indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é 
feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder 
vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de 
doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.


Se não quiser adoecer - "Busque soluções"
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas.
Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o 
fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de 
mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia
negativa que se transforma em doença.


Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que 
está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando 
toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro.
Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com 
muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, hospital, a dor.


Se não quiser adoecer - "Aceite-se"
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos 
algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os 
que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, 
destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é 
sabedoria, bom senso e terapia. 

Se não quiser adoecer - "Confie"
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria 
liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não 
há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em 
Deus. 


Se não quiser adoecer - "Não viva SEMPRE triste!"
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida 
longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.
"O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.
Dr. Dráusio Varela
XXX

Falar de Paixão...


Falar de paixão é complicado, que sentimento importante!!
Tão bom, gostoso, maravilhoso, estonteante, saboroso, doce, envolvente e arrasador.
Eu amo, amo muito e chego á me apaixonar só porque é maravilhoso estar apaixonado, paixão nos deixa feliz e da forças para viver.

Nos sentimos vivos quando amando e radiante quando apaixonados, paixões descontroladas ja fizeram muitas cabeças, é difícil segurar a calma em relação ao amor.
Dizem os poetas que paixão é o ápice da loucura,eu digo que é a paixão o primeiro passo pro discernimento.
Viver uma paixão é ter todo dia uma surpresa diferente, é ter na pessoa amada um ser que vai fazer seus dias mais coloridos e cheios de poesia.
Conhecer uma paixão é a melhor coisa que podemos ter em nossas vidas, temos a maior herança deixada pelo amor e o mais completo distúrbio de felicidade.
Você ri não sabe de que e não entende porque tudo á sua volta está tão bonito, vê todos sorrirem pra você sempre, e assim seus dias vão passando.
Friozinho na espinha é algo comum, e aquela vontade insuportável de ver a pessoa amada é cada vez mais difícil de conter.
Desejo de sentir seu cheiro, sua boca e seu corpo por inteiro, é algo que está na cabeça direto!
Sim, porque paixão é isso, você só deseja, e mais nada além de desejar, passa o dia inteiro só pensando naquela hora em que você vai finalmente poder estar juntinho de quem ama.
A paixão nada mais é que um fogo aceso em você, seu coração está altamente interligado ao seu corpo por inteiro, como se ele fosse todo um só.
Sendo você a própria batida de seu coração, no rítimo acelerado do desespero e da agonia do encontro tão esperado.
Se entregar por inteiro essa parte cabe á cada um, porque as paixões, elas são diferentes somente no pensar pois no sentir não muda nada.
Apaixonados só querem um lugarzinho para curtir seu amor e mais nada, pode o mundo todo desabar que eles não quererem saber, se não do seu amor, ali do ladinho.
Se tudo são flores para quem esta amando de paixão, porque então as pessoas tem um certo receio do amor levado á sério
Amar de verdade faz sofrer de verdade, ou deixar de amar faz pensar em não sofrer... ou isso deixa um alívio que compensa a falta do verdadeiro amor?
Sim, tem que amar, tem que sofrer e tem que ter uma história pra contar, um amor que venha ser lembrado até seus ultimos dias e arranque de seu rosto já velho e cansado aquele sorriso de ter um dia vivido uma grande paixão.
Se o amor nos faz sorrir do jeito sem vergonha da paixão, isso depende pra quem você esta direcionando seu sorriso.
Pois a paixão nos faz perder muitas coisas dentre elas a calma, a razão e a vergonha nas muitas vezes.
E muitos são os apaixonados que chegam á perder seu bem mais precioso que é sua liberdade
por ter que pagar por um preço exagerado de ter "amado" demais.
Outros jogam fora suas melhores chances de suas vidas e optar por um amor que vai as vezes lhes trazer somente desespero e desilusões .
Mas somente serão felizes os que em nome de seus amores preferem lançar-se aos seus mais primordiais desejos e se deixar amar profundamente.
XX
Meus brinquedos

De repente
Ao lembrar dos brinquedos queridos
Que ficaram esquecidos
Dentro do armário
Me bate uma saudade
Me bate uma vontade
De voltar no tempo
De voltar ao passado
Mas nada acontece
Nada parece acontecer
E eu choro
Choro como o bebê que fui
E a criança que quero voltar a ser
Não quero crescer!
Clarice Pacheco
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XXXA amizade é uma paisagem 
bonita pintada por várias mãos. 

Ela tem as cores da lealdade, do afeto e da compreensão entre pessoas que se querem bem. Amizade é o companheirismo responsável, é o abraço forte na hora difícil, é a sensação gostosa de poder enxergar nas feições de um estranho a imagem de um verdadeiro irmão.
 Existe algo de encanto quando a gente começa a fazer parte da história e da vida de um ilustre desconhecido. 
O destino nos vale muito mais quando ele coloca alguém especial no nosso caminho. Amizade não nasce com a gente, mas nasce da gente, assim como um filho pródigo ou um sonho bom.

Quando a gente vai se tornando amigo de outra pessoa, é possível enxergar a olhos nus como algumas mudanças vão acontecendo. 
A gente vai se moldando um ao outro e vão surgindo nichos que não existiam dentro do nosso coração.
 Tudo isso se realiza para que um ilustre desconhecido possa ir se ajeitando, se acomodando e, finalmente, passe a fazer parte da nossa vida. 
E nesse processo de transformação pela amizade, muitos dos nossos preconceitos e desconfianças acabam caindo por terra e ficando para trás. Fazer amigos é um jeito gratificante de exercitar a tolerância e de aprender a conviver com as diferenças.

Amizade que se preza não se pauta pelo interesse material, pelo oportunismo barato ou pelo desejo de querer andar com quem está na moda. 
Não se escolhe amigos por serem parecidos com a gente ou com qualquer um que julguemos ter o tipo ideal para freqüentar a nossa casa. Não se escolhe amigos por nenhuma conveniência ou pré-requisito. Aliás, definitivamente, amigos a gente não escolhe... Eles são dádivas que a vida nos traz quando a gente menos espera.


E o tempo de uma amizade não se equivale ao tempo que o relógio marca. A distância que separa grandes amigos não pode ser aferida por léguas ou quilômetros.

 O que conta para uma grande amizade é a medida do amor que trazemos no coração e o dom divino de jamais conseguir esquecer alguém que significa algo de bom em nossas vidas.

Amigos ignoram as contingências que o destino impõe ao dia-a-dia de cada um. A amizade, quando é sincera, simplesmente independe da distância que separam as pessoas.

Naturalmente ela vai se perpetuando, por obra e graça do imenso bem querer que une as almas irmãs. Amizade é rocha que não se move com a força do vento. Amizade é um laço que se aperta cada vez mais durante a incessante caminhada do tempo.
Amizade é uma troca justa de energia e de valores. É um sentimento exemplar que nos impele a fazer por outras pessoas aquilo que gostaríamos que outras pessoas fizessem por nós.
Amizade é uma riqueza que não tem preço, mas sim, apreço. Amizade é colo. Amizade é admiração. Amizade, muito mais do que conivência, é ajuda.
Ter amigos é a garantia de um abraço caloroso a qualquer hora, e em qualquer esquina deste mundo.'
-Renée Venâncio-
XXX

  EDUCAÇÃO VEM DE BERÇO E A ESCOLA É O COMPLEMENTO. 

Devemos cuidar do nosso planeta de forma civilizada, usufruir cuidadosamente e conscientemente de cada espaço ocupado por nos. 

Você toma um belo banho vai ao mercado e compra um de seus maiores prazeres, o chocolate ao terminar de comer  joga o papel ali mesmo na rua, que vai p/ o esgoto que vai para o rio, que vai poluir que, vai provocar mau cheiro, que vai provocar enchente, que vai refletir quem somos, mas um papelzinho faz tudo isso, sim, cada morador tem um papelzinho. e qual é o seu papel

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Canção de Outono


Perdoa-me, folha seca, 

não posso cuidar de ti.

Vim para amar neste mundo,                         

e até do amor me perdi.

De que serviu tecer flores

pelas areias do chão 

se havia gente dormindo 

sobre o próprio coração?



E não pude levantá-la!

Choro pelo que não fiz.

E pela minha fraqueza

é que sou triste e infeliz.

Perdoa-me, folha seca!

Meus olhos sem força estão

velando e rogando aqueles 

que não se levantarão...



Tu és folha de outono 

voante pelo jardim.

Deixo-te a minha saudade

- a melhor parte de mim.

E vou por este caminho,

certa de que tudo é vão.

Que tudo é menos que o vento,

menos que as folhas do chão...
CECILIA 

Muitos livros, revistas e cartilhas são encontrados no mercado pra que o aluno possa se preparar para o vestibular, mas aprenda como se preparar corretamente.

Procure ler jornais, revistas e assistir noticiários dias antes do vestibular, pois é aí que voce encontrará informações do como será o formato, e gabaritos de vestibulares anteriores para se ter uma noção da prova.

cartilhas e livros são também dois ótimos recursos onde se encontram os tipo de provas, e gabaritos também respondidos para facilitar a vida do vestibulando.
Um dia antes da prova procure se alimentar bem e dormir cedo para que no dia seguinte você esteja totalmente apto à realizar a prova de maneira tranquila e consciente.
Postado por Liah Conceição







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Aniversário do Primeiro Voto Popular
No dia 7 de janeiro de 1789 aconteceu o primeiro voto popular no Brasil, mas a história do voto no Brasil começou ainda mais cedo, em 1532 com a eleição do conselho municipal da vila de São Vicente.

 Durante quase três séculos as eleições brasileiras foram realizadas sem legislação própria. A primeira legislação eleitoral só passou a existir após a independência, em 1824, por ordem do imperador D. Pedro I.

 O voto no Brasil só tornou-se realmente democrático no recente século XX. A legislação de 1932 concedeu direito de voto às mulheres e trouxe também o voto secreto, que, embora ameaçado pelo Estado Novo e pelo Golpe Militar, foi restabelecido em 1985 com uma emenda constitucional que também concedeu direito de voto aos maiores de 16 anos e aos analfabetos.

 A década de 90 trouxe grandes avanços ao sistema eleitoral. Em 1993 um plebiscito permitiu a população brasileira escolher a forma e o sistema de governo, venceram a república e o presidencialismo em detrimento à monarquia e ao parlamentarismo.

 Em 1994 o mandato para presidente foi reduzido de 5 para 4 anos. Entre 1996 e 2000 foram introduzidas urnas eletrônicas em todo o país e em 1997 uma emenda constitucional possibilitou a reeleição. Hoje o Brasil possui um dos mais avançados sistemas eleitorais do mundo.

 E para a eficiência do processo democrático é necessária a conscientização do povo sobre as suas responsabilidades individuais e a importância do voto na manutenção da democracia. 

O projeto Voto Consciente é uma ação suprapartidária que busca sensibilizar o eleitor sobre a importância do voto, o funcionamento dos três poderes e a estrutura do processo eleitoral

. Esta iniciativa pioneira é realizada pela Philips em parceria com a organização não-governamental Transparência Brasil e conta com diversas ações tanto no Brasil como no exterior. Fonte: Philips


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Dia da Liberdade de Cultos
liberdade de pensamento, liberdade de expressão. Nada soa mais democrático do que a palavra liberdade, sobretudo em um país tão multiculturalista como o nosso.  


O Brasil é uma nação que abriga todas as etnias e, portanto, muitas religiões. 
A Liberdade de Culto e o respeito pelas outras religiões que dividem espaço com a hegemonia católica, são condição para um convívio social pacífico, ao mesmo em que enriquecem nossa gama cultural. 

A primeira lei sobre o assunto surgiu em 7 de janeiro de 1890 (daí a data comemorativa), em decreto assinado pelo então presidente Marechal Deodoro da Fonseca, por iniciativa do gaúcho Demétrio Ribeiro, Ministro da Agricultura na época. Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br


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Navarro, percebo através de seus textos e das capas dos livros publicados na barra lateral do Dinheirama – especialmente na seção ‘Estou lendo’ – que você lê muito e lê livros de temáticas nem sempre voltadas ao universo financeiro. Levanto dois pontos: 1) Até que ponto isso o faz crescer como pessoa e profissional? 2) A leitura em nível mais amplo cria mais oportunidades? Obrigada.”
Ler é, acima de tudo, um exercício de cidadania. É com esse propósito que me mantenho sempre diante de livros, revistas e jornais das mais variadas áreas, temas e origens. Valorizar diferentes tipos de leitura significa aumentar drasticamente nossa bagagem cultural, o que influencia sobremaneira nossa capacidade de interação e, por consequência, de sucesso Assumo, sou daqueles que lê desde os textos impressos em pacotes de biscoitos até bula de remédio.
Ler é participar de novas histórias, é formar opinião acerca de novos conceitos. É, em última instância, manter-se atualizado em relação às tendências recentes, conclusões científicas, personalidades (adoro biografias!) e surgimento de novos escritores. Mas ler é também material essencial para a boa escrita, para o acúmulo de vocabulário e poder de articulação.
Que jornais ou revistas você lê? Por que?
É claro que profissionais devem ler periódicos que tratam de sua área afim. Adquirir conhecimento, ler opiniões de pares do mercado e acompanhar as novidades de seu segmento são pressupostos básicos para o sucesso. Mais, são atitudes mínimas para quem quer postar-se como participante de seu mercado alvo. O equívoco está em crer que só isso basta para atingir o sucesso de forma sustentável.
Até que ponto a leitura contribui para o crescimento pessoal e profissional?
Em plena era do conhecimento, a diferenciação muitas vezes está naquilo que nada tem a ver com o lado prático do dia-a-dia dos novos profissionais. Conquistar um cliente[bb], fazer novas amizades ou obter facilidades em negociações são alguns exemplos simples onde a troca de informações, cultura e experiências pode fazer toda a diferença. Ler facilita tudo isso.
A leitura em nível mais amplo cria mais oportunidades?
Quando nos dedicamos a conhecer novas visões, alteramos nossa própria percepção diante da realidade que nos cerca. E tudo é uma simples questão de percepção. Oportunidades, segundo minha filosofia de vida, são momentos capazes de oferecer novas chances de crescimento e transformação, momentos de aprendizado. A leitura instiga nossa curiosidade e facilita a interação pessoal e profissional. Daí, naturalmente, surgem oportunidades mil.
Minha opinião, como você já deve ter percebido, é simples: só ler muito não significa maior conhecimento. É preciso ler com o objetivo de participar, servir e se comunicar. Ler para escrever melhor, ler para debater determinados temas com os amigos, ler para ter opinião acerca de um autor e sua obra. Ler periódicos para entender as transformações políticas, econômicas e sociais que movem nosso país e o mundo. Ler para investir melhor, claro!
Ler para rabiscar os livros, sublinhá-los e enchê-los de anotações. Ler para compartilhar lições simples e fundamentais com a família. Tudo isso porque, hoje, o verdadeiro sucesso profissional está relacionado ao conjunto de nossas atitudes, muito mais que apenas ao amplo conhecimento técnico, específico. Como nos relacionamos, como tratamos as pessoas e o que delas sabemos são diferenciais raros em nossos profissionais.
Leitura é investimento!
Os brasileiros lêem, em média, quase cinco livros por ano. Não raro, sentem dificuldade ao tentar escrever um simples e-mail, um documento de cunho pessoal ou mesmo uma pequena carta de apresentação. Não raro, são incapazes de articular, escrita ou verbalmente, decente opinião sobre seus próprios feitos e futuros objetivos pessoais. Ah, como é difícil escrever o próprio currículo, não é mesmo? Ler ajuda a abrir estas e outras portas.





EDUCAÇÃO É O CRESCIMENTO DA HUMANIDADE


Educação vem de berço, a escola é o complemento de tudo e o aprimoramento para uma vida melhor em sociedade. Por isso família ( pais, mães, tios, avós, todo o parentesco) sejamos amigos da escola dê o melhor de você. 
É desta instituição é que sai grandes homens mas com o auxilio familiar, com carinho, respeito, dignidade, responsabilidade e uma obrigação amorosa. 

Acompanhar o desenvolvimento do filho não só em casa, mas na escola também, roubando um tempinho e este é de grande importância para conhecer os diretores, serventes, pais de alunos e principalmente Professores = alunos.   

Pode não parecer pros adultos, mas quando somos surpreendido com a presença de nossos pais na escola pelo carinho e preocupação e não pela repressão ou obrigatoriedade, aí tudo fica legal e se tudo isso, esse aconchego familiar acontecer desde a infância é muito bom e gratificante

. Vamos reverter esse quadro que é hoje a escola, vamos pensar e repensar colocando o amor na frente de tudo. Vamos prestar mais atenção nas nossas crianças;

conversando não cobrando,

dialogando não confrontando,

falando não reprimindo,

ensinando não exigindo,

estudando não massacrando,

Lembre-se, em todo o estado e em toda condição social o homem bem educado é um homem superior.
 O homem sem educação por mais alto que o coloquem fica sempre um subalterno. Postado por Liah conceição







                                                                      
Incentive o seu filho a montar um biblioteca particular, presenteando de vez em quando ou sutilmente com um livro e mais leia sempre o seu jornal, sua revista preferida na frente dos filhos, afinal os filhos querem imitar quem eles mais ama, OS PAIS.






Existe vários tipos de artes:
artes plasticas, desenhos, musicas , teatro , poemas ,etc.



Ao longo do tempo, percebemos que a existência do homem não se limita à simples obtenção dos meios que garantem a sua sobrevivência material. Visitando uma expressiva gama de civilizações, percebemos que existem importantes manifestações humanas que tentaram falar de coisas que visivelmente extrapolam a satisfação de necessidades imediatas. Em geral, vemos por de trás desses eventos uma clara tentativa de expressar um modo de se encarar a vida e o mundo. 

Paulatinamente, essa miríade de expressões passou a ser reconhecida como sendo “arte”. Para muitos, este conceito abraça toda e qualquer manifestação que pretenda ou permita nos revelar a forma do homem encarar o mundo que o cerca. Contudo, o lugar ocupado pela arte pode ser bastante difuso e nem sempre cumpre as mesmas funções para diferentes culturas. Não por acaso, sabemos que, entre alguns povos, o campo da expressão artística esteve atrelado a questões políticas ou religiosas. 

Na opinião de alguns estudiosos desse assunto, o campo artístico nos revela os valores, costumes, crenças e modos de agir de um povo. Ao detectar um conjunto de evidências perceptíveis na obra, o intérprete da arte se esforça na tarefa de relacionar estes vestígios com algum traço do período em que foi concebida. A partir dessa ação, a arte passa a ser interpretada com um olhar histórico, que se empenha em decifrar aquilo que o artista disse através da obra. 

Com isso, podemos concluir que a arte é um mero reflexo do tempo em que o artista vive? Esse tipo de conclusão é possível, mas não podemos acabar vendo a arte como uma manifestação presa aos valores de um tempo. Em outras palavras, é complicado simplesmente acreditar que a arte do século XVI tem somente a função de exprimir aquilo que a sociedade desse mesmo século pensava. Sem dúvida, o estudo histórico do campo artístico é bem mais amplo e complexo do que essa mera relação. 

Estudando a História da Arte, o pesquisador ou estudante irá perceber que uma manifestação de clara evidência “artística” pode não ser encarada como tal pelo seu autor ou sociedade em que surge. Além disso, ao estabelecermos um olhar atento à obra de um único artista, podemos reconhecer que os seus trabalhos não só refletem o tempo em que viveu, mas também demonstram a sua relação particular, o diálogo singular que estabeleceu com seu tempo. 

Atualmente, o olhar histórico sobre a arte vem sendo acrescido de outras questões bastante interessantes. A apropriação da obra pelo público, os meios de difusão do conteúdo artístico e o intercâmbio entre diferentes manifestações integram os novos caminhos que hoje englobam esse significativo campo de conhecimento. Sem dúvida, ao perceber tantas perspectivas, temos a garantia de que as possibilidades de se enxergar a arte ou uma única obra pode conceber variados sentidos.
 
FONTE: Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola




CRIANÇA TAMBÉM TEM SENTIMENTOS.
CRIANÇA TAMBÉM SABE POETIZAR.
CRIANÇA SENTE TRISTEZA, AMOR DENTRO DO CORAÇÃO.
CRIANÇA SABE SE EXPRESSAR.
CRIANÇA É UM RIO DE EMOÇÃO.


CRIANÇA SENTE MEDO.
CRIANÇA TAMBÉM É GENTE.
CRIANÇA É INTELIGENTE.
É COMO UM BEIJA-FLOR.
VAI DE FLOR EM FLOR
SUGANDO AS CORES E
O PERFUME DA VIDA.

CRIANÇA TAMBÉM SOFRE, AMA
E ANIMA O SEU DIA A DIA.
CRIANÇA ADORA FICAR CONTENTE
PARA CRIANÇA TUDO É ALEGRIA.
PARA CRIANÇA O BOM MESMO
É FAZER POESIA!





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