sexta-feira, 19 de outubro de 2018

VIDA


A vida está cheia de oportunidades, só precisamos saber colher as nossas.Por isso, aqui falo sobre abrir uma porta. Às vezes sentimos que quando algo termina, o mundo cai sobre as nossas cabeças de forma precipitada. Contudo, existe outra forma de encarar isto, e é que talvez estejamos sendo abençoados com a dádiva de uma nova possibilidade de começar outra aventura excitante.
Proponho a vocês um exercício de reflexão. Nos próximos minutos, vamos nos perguntar por que as portas se fecham, que experiência e sabedoria cada uma delas nos deixa e como podemos aproveitar estes conhecimentos para abrir novos mundos cheios de oportunidades.

“Não seja como a maioria que morre esperando a sua oportunidade e passa a vida dizendo: acontece que a minha não chegou.”
-Héctor Tassinari-


Por que uma porta se fecha?
Você já pensou alguma vez em por que uma porta se fecha? Não se esqueça de que estamos falando em sentido figurado. Uma porta física pode ser fechada por um empurrão, pelo vento, por acionar a fechadura, por distração… existem muitas possibilidades.
Agora vamos extrapolar um fechamento de portas para a vida humana. Por que se fecham ou as fechamos? Existem muitos motivos nos quais podemos pensar, situados em dezenas de possíveis cenários. Vejamos alguns:
  • Um relacionamento amoroso que acaba. Você pode pensar que quando já não existe mais nada pelo que lutar em um relacionamento, você fecha a porta, já que onde anteriormente houve chamas e um fogo poderoso, já não restam nem sequer brasas ou cinzas.
  • Uma amizade que acaba. Às vezes um bom amigo pode nos trair tanto que somos incapazes de perdoá-lo. Fechamos a porta para evitar que continue nos machucando e acabamos com um relacionamento para nos afastarmos da dor.
  • Um trabalho que acaba. Muitas vezes, em trabalhos onde não estamos felizes ou porque surgem novas oportunidades de negócio, decidimos abandonar e procurar outros caminhos profissionais. Às vezes são decisões dolorosas e difíceis de tomar.
O que acontece ao fechar uma porta?
Na maioria das vezes, fechar uma porta supõe uma dor enorme. Se você tem que abandonar o seu companheiro porque já não existe nada do que houve antes, acabar o seu relacionamento de amizade com alguém, deixar um trabalho no qual você foi feliz, ir embora da cidade onde você mora… tudo isso pode provocar um grande sentimento de tristeza.


Muito bem, agora pensemos nas circunstâncias que nos levaram a fechar estas portas. Por que chegamos a este ponto? O que aconteceu para que eu tenha que deixar o meu companheiro ir embora, uma pessoa que um dia foi o centro da minha vida? Por que tenho que ir embora da cidade onde sou feliz?
Reflita bem e sem pressa sobre as decisões que você tomou e por que chegou até esta situação. Não comece a julgar os outros sobre tudo que está lhe acontecendo, mas encontre também a sua parte de responsabilidade, porque sempre existe alguma coisa que talvez você pudesse ter feito melhor ou que deveria ter dito antes. Ou talvez não, mas é importante que você tenha isto bem claro, que você analise e aprenda.


Novas portas se abrem
Agora, uma vez que fechamos a porta e refletimos sobre os fatos que nos levaram a esta situação, chega o momento de descobrir novas oportunidades e desfrutar do mundo que se abre diante de nós. Abrace-o com todas as suas forças, porque ainda há muito por fazer.
“Um problema é uma oportunidade para você fazer o seu melhor esforço.”
-Duke Ellington-
Você passou por uma má experiência tendo que fechar a porta para alguém ou algo que você amava, que lhe importava ou que lhe importunava. Já refletiu e aprendeu duras, mas sábias lições após o acontecido. Agora, com essa nova experiência adquirida, você precisa olhar para o futuro com otimismo e descobrir as novas oportunidades que se abrem diante dos seus olhos.
Você tem mais experiência e sabedoria. Use-as para aprender com as jogadas erradas e evite repeti-las. Aprenda com os momentos em que você trabalhou no caminho certo e reforce seus comportamentos em futuras experiências. Aproveite todas as oportunidades que a vida lhe oferece.
Nada termina. Tanto se você abandona uma pessoa querida como se você perde um grande amor, a sua vida não acaba. Ainda há muito por fazer, um grande número de portas para abrir, aventuras das quais desfrutar, gente para conhecer, trabalhos para começar, cidades para visitar.


Hoje é Tempo de Ser Feliz!

Hoje é Tempo de Ser Feliz!

A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver. 

Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes. 

Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós, será plantação que poderá ser vista de longe... 

Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!" 

Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura. 

Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos! 

Infelicidade, talvez seja o contrário. 

O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje, frutos de amanhã! 

Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas. 

Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores... 

Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa. 

Cuidado com os amores passageiros... eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam... 

Cuidado com os invasores do seu corpo... eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem... 

Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena... 

Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí... elas costumam estragar o nosso referencial da verdade... 

Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos... elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo. 

Não tenha medo de se olhar no espelho. É nessa cara safada que você tem, que Deus resolveu expressar mais uma vez, o amor que Ele tem pelo mundo. 

Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz. 

Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida. 

Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito... 

A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem..." 

Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões. 

Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma. 

Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita, quem sou eu para duvidar... (?)
Padre Fábio de Melo

Envelhecimento e Estilo de Vida

Envelhecimento e Estilo de Vida: 10 Passos para uma Alimentação Saudável


    O modo como as pessoas envelhecem dependem de fatores modificáveis, como estilo de vida, e de fatores genéticos, sendo assim, podem interferir na forma em que passam pelo processo de envelhecimento. A alimentação saudável, por exemplo, é uma forma importante para auxiliar um envelhecimento ativo.
   
   A medida que se envelhece o corpo passa a apresentar naturalmente mudanças, que muitas vezes são despercebidas, mas que podem alterar o hábito de se alimentar. Por isso, tornar o ambiente da cozinha e local de refeições adequados e agradáveis podem gerar maior conforto, segurança e autonomia aos idosos e, consequentemente, a melhora na autoestima.
   
    As alterações naturais nos mecanismos de defesa do organismo ou dificuldades para mastigação e deglutição podem tornam o idoso mais propicio a ter complicações decorrentes do consumo de alimento. Além disso, uma alimentação desregrada, com alta ingestão de sal, gorduras saturadas e açucares, deficitária em verduras, legumes e frutas podem culminar em obesidade, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, anemia, contribuindo para o aumento da incapacidade física, da morbidade e da mortalidade condicionando a qualidade de vida.   Os princípios de dieta saudável recomendada a todas as pessoas adultas são também direcionados aos idosos, mas é importante redobrar os cuidados quanto à quantidade e qualidade das calorias consumidas, uma vez que existe diminuição do metabolismo e a diminuição da atividade física para os indivíduos em questão.   
    Desse modo, o planejamento das refeições e utilização de medidas corretas durante o preparo dos alimentos contribui para a melhoria na qualidade de vida. Alguns cuidados essenciais são: cuidados na compra dos alimentos; estar atento às outras informações do rótulo do alimento; cuidados no armazenamento dos alimentos; cuidados com a higiene pessoal durante o manuseio dos alimentos e cuidados no preparo das refeições.
   
    Contudo, o Ministério da Saúde indica 10 passos para que os idosos tenham uma alimentação saudável:
  1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. não pule as refeições
  2. Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como a batata, raízes como mandioca/ macaxeira/ aipim, nas refeições, dando preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;
  3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;
  4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde;
  5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis;
  6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina;
  7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Consuma, no máximo, duas vezes por semana;
  8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa;
  9. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;
  10. Torne sua vida mais saudável. pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo;
     Por fim, destaca-se a importância de uma orientação nutricional a qual é um dos componentes da atenção à saúde da pessoa idosa, já que a alimentação saudável contribui para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças e agravos. Aqui, entende-se necessária a participação de um profissional interdisciplinar e com atuação multiprofissional, como o gerontólogo que atua juntamente com o nutricionista para melhor entendimento do quadro de cada idoso, bem como para acompanhamento e monitoramento das doenças supracitadas.

    Pensando em profissionais em formação ou até nas famílias desses idosos que necessitam de uma atenção maior na alimentação, a Envelhescência Serviços Empresariais oferece capacitações e treinamentos, levando conhecimento sobre Gerontologia e nutrição por meio de workshops e consultorias personalizadas de acordo com a necessidade demandada. 

Referências:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Alimentação Saudável para a Pessoa Idosa. Um Manual para Profissionais da Saúde. Brasília – DF, 2009.

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

SABEDORIA DO MÉDICO


 Há muitos médicos na face da Terra e, por conseguinte, grande variedade de procedimentos por parte de cada um deles.
Existem belas histórias de médicos que se superam como profissionais e conseguem grandes resultados junto aos pacientes, mesmo sem uso de remédios ou bisturis.
Há alguns anos, lemos a história de um desses médicos fantásticos que curam, desde as doenças físicas até as enfermidades da alma.
Um amigo lhe perguntou qual era a fórmula mágica que usava para ajudar seus pacientes e ele respondeu:
Meus doentes se restabelecem com uma prescrição que foi recomendada há muitos séculos, na Galileia. Ponho-me, às vezes, a pensar sobre o que aconteceria se o Sermão da Montanha fosse levado em conta por todos os médicos...
É indiscutível que Jesus nos deu conselhos preciosos para o bem-estar mental e físico.
Fazer o bem com desinteresse é a maior das salvaguardas contra as lamentações inúteis, o ódio e o medo. Por conseguinte, é uma espécie de remédio contra muitas formas de insanidade.
Outro médico contou que, certo dia, foi chamado a atender a um agente de seguros chamado Bill Wilkins, que acordou certa manhã num hospital para alcoólatras.
Com profundo desânimo, Bill perguntou ao médico: Doutor, quantas vezes já estive neste buraco?
Cinquenta, respondeu o médico. Você já se tornou um dos nossos mais velhos pacientes.
Este vício acaba me matando, o senhor não acha? Indagou.
Ora, Bill, respondeu o médico com voz grave, você, no caminho por onde vai, não vai durar muito.
Então, que tal se me deixasse tomar um "tragozinho"? Sugeriu Bill, com o rosto iluminado.
Está bem, concordou o médico. Mas, vamos fazer um acordo. Há um rapaz no quarto ao lado, que está em más condições. É a primeira vez que vem aqui.
Se você se mostrar a ele, como um horrível exemplo do que o espera, talvez consiga fazer com que renuncie à bebida para o resto da vida.
Em vez de zangar-se, Bill mostrou-se interessado.
Está bem, respondeu. Mas, não se esqueça da garrafa, quando eu voltar.
O rapaz estava mesmo em péssimas condições. Bill, que se considerava incapaz de convencer a quem quer que seja, mal pôde acreditar na sua própria voz, quando começou a insistir com o moço:
O álcool é uma força externa que conseguiu vencê-lo. Só outra força poderá ajudá-lo. Se não quiser chamá-la de Deus, poderá denominá-la a Verdade. O nome pouco importa, o importante é que essa força está dentro de você.
Fosse qual fosse a reação do rapaz, Bill acabou por impressionar-se a si próprio.
Ao voltar ao seu quarto, esquecera o trato feito com o médico.
Interessando-se, finalmente, por outra pessoa, permitiu que a lei do desinteresse e da generosidade viesse em seu próprio auxílio.
Os resultados foram tão eficazes que ele se tornou o fundador de um movimento muito útil, para os que perderam a fé em si próprios e cujo nome é Alcoólicos Anônimos.
*   *   *
Toda pessoa tem na intimidade a centelha Divina.
E, por mais difícil que esteja a situação, sempre haverá uma solução possível, basta que a busquemos com disposição e coragem.
Redação do Momento Espírita com base em
 artigo de Seleções Reader’s Digest, nov/1946.
Em 26.04.2010.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

outubro rosa

Em outubro é celebrado o Outubro Rosa, um mês inteiro dedicado à conscientização sobre os cuidados e à prevenção do câncer de mama. Um tema cada vez mais relevante e atual para as mulheres de todas as idades.
E isso é muito importante, tendo em vista que esse tipo de câncer é o que mais afeta as mulheres em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). São cerca de 1,38 milhão de novos casos todos os anos.
Neste post apresentamos 5 dicas simples para você se prevenir do câncer de mama e ter mais saúde. Confira!

1. Mantenha um peso equilibrado

Para começar, destacamos a importância de manter um peso equilibrado, com um Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 25. Isso porque o excesso de gordura no organismo favorece uma maior produção de estrógeno. Esse hormônio estimula a multiplicação das células mamárias, que podem formar nódulos.
Por isso mesmo, a obesidade pode ser considerada um fator de risco e deve ser combatida, não só para a obtenção de um peso saudável, como também para a prevenção do câncer de mama.

2. Pratique exercícios físicos

Acredita-se que a prática regular e moderada de exercícios físicos ajuda a reduzir em até 50% as chances de se ter câncer de mama. Isso porque pode contribuir para diminuir a produção de estrógeno e progesterona no organismo.
Dessa forma, o recomendado é praticar atividades como caminhada, corrida, natação, entre outras, uma hora por dia e de 3 a 5 vezes por semana.

3. Adote uma alimentação balanceada

Da mesma maneira, ter uma alimentação balanceada é fundamental para a prevenção do câncer de mama. Primeiramente, porque ajuda a manter o peso que, como já dissemos, pode ser um fator de risco.
Além disso, muitos alimentos saudáveis, como frutas, legumes e cereais integrais são ricos em vitaminas e outras substâncias antioxidantes, reduzindo o risco de diversos tipos de câncer. Por outro lado, alimentos ultraprocessados, como enlatados e embutidos, contêm conservantes e corantes que podem ser cancerígenos.

4. Evite o álcool e não fume

O álcool em excesso pode levar a diversas doenças, inclusive ao câncer. Por isso, o melhor é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, sobretudo quando combinado com o cigarro.
O fumo contém mais de 4 mil substâncias tóxicas que causam uma infinidade de doenças, sendo a mais grave o câncer no pulmão, no esófago e na garganta. Inclusive, o cigarro é considerado pela OMS a causa de morte mais evitável no mundo, com cerca de 4,9 milhões de ocorrências por ano.

5. Faça os exames preventivos de rotina

Por fim, precisamos lembrar da importância de se fazer os exames de prevenção do câncer de mama. Afinal, um diagnóstico precoce é fundamental para realizar um tratamento bem-sucedido. Um resultado previamente estabelecido pode também trazer grandes chances de reversão do quadro.
Assim, faça sempre o exame de toque, procurando a presença de nódulos. Também deve-se fazer o ultrassom das mamas com regularidade e a mamografia anualmente a partir dos 40 anos.
Enfim, o Outubro Rosa está aí para lembrar da necessidade de se fazer a prevenção do câncer de mama e cuidar da saúde sempre. Pois, mesmo sendo grave, a doença possui altas chances de cura na maioria dos casos.
Gostou dessas dicas de como fazer a prevenção do câncer de mama? Quer saber mais como cuidar da sua saúde? Então, leia também sobre a importância da alimentação saudável para o corpo!

SER PROFESSOR


Se alguém lhe perguntasse qual é a mais nobre das profissões, o que você responderia?
Talvez a resposta correta seja: Todas. Todas as que são exercidas com nobreza.
Todavia, há uma profissão da qual praticamente todas as demais dependem: é a de professor.
Esse profissional é o grande responsável pela formação intelectual dos seres que passam pelas salas de aula. E não são poucos.
O professor é quase um segundo pai e a professora, uma segunda mãe, pois ambos têm o poder de influenciar sobremaneira, na formação dos caracteres de seus alunos.
Por isso, a profissão do educador é uma das mais nobres e também de grande responsabilidade.
Se todo professor tivesse consciência da gravidade da ação que exerce sobre seus educandos, certamente a nossa sociedade seria melhor.
Não queremos dizer que toda responsabilidade pese sobre o professor, mas grande parte dela, já que os pais são os maiores responsáveis pela conduta moral dos filhos.
No entanto, há professores e professores.
Há aqueles que não passam de comerciantes da educação. Dão suas aulas como quem se desincumbe de pesado fardo, pensando no valor que recebem no final do mês.
Há os indiferentes, que dão aulas de forma maquinal, não se esforçam nem para sair da mesmice, que os alunos já não suportam mais.
Há aqueles que são o exemplo vivo da deseducação. Sentam-se na mesa, gritam para serem ouvidos, esmurram a mesa ou o quadro para chamar a atenção dos educandos.
Há também os que pensam que crianças são adultos em miniatura. Não usam a criatividade nem para buscar o aperfeiçoamento pessoal e fazem apenas o que seus superiores lhes ditam.
Ser professor, no verdadeiro sentido da profissão, é ajudar a formar cidadãos de bem. É conhecer o aluno e procurar extrair o que tem de melhor em sua intimidade, ajudando-o a reformular o que tenha que ser repensado.
Ser professor é estar sempre em busca do próprio aperfeiçoamento, para melhor servir.
É buscar sempre o que tem de melhor, para oferecer aos seus educandos.
É jamais se conformar com os desafios, por mais imponentes que sejam.
Ser professor é descobrir em cada aluno seu universo de potencialidades e ajudá-lo a desenvolvê-las.
Ser professor é muito mais do que passar teorias e conceitos. É edificar pelo próprio exemplo.
É romper com os modelos ultrapassados de incutir na cabeça do educando fórmulas prontas. É incentivar a criatividade, permitindo o surgimento de mentes mais preparadas para a construção de um mundo novo, onde não haja lugar para o preconceito, para a hipocrisia, nem para a subjugação dos mais fracos.
Ser professor, finalmente, é poder aplicar o amor na sua mais expressiva manifestação de sublimidade. É fazer brilhar no íntimo de cada aluno, a chama sagrada que o Criador ali depositou.
*   *   *
O nobre professor é abençoado maestro que consegue retirar dessa harpa viva, que é o coração da criança, a mais sublime musicalidade.
Sabe dedilhar nas cordas mais sutis da alma juvenil, a canção do dever e da justiça.
Consegue despertar nas almas que lhe ouvem os sábios conselhos, a mais harmoniosa melodia da esperança, da fé e do amor sem limites.

Redação do Momento Espírita.
Em 31.12.2009.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...