quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Amor à Vida

 


Amor à Vida

31/08/2023

       “Amar a vida é sentir-se ligado ao divino, ao espiritual, ao transcendente. A vida é uma melodia de amor que ecoa por toda parte. Ame a vida, pois é nela que você existe. O amor de Deus não nos permite ausentar-nos dela.

 

 Não se tem mais de uma Vida. Ela é única e eterna. Valorize-a por você e por Deus.

         Viver é uma arte.

 É uma

 construção estética do es

pírito. Vi­ver em paz consigo mesmo é viver bem com o outro. Todos somos convidados a viver com o outro e, nesse convívio, aprendemos a viver bem connosco. O outro é sempre um espelho positivo onde enxergamos o negativo que existe dentro de nós mesmos.

 

         Se você acha que sua vida não tem sentido por não ter um amor, lembre-se de que o sentido dela é dado por você e só a você compete a escolha de ser feliz com o amor que lhe compete doar. Não se entregue ao passado como se ele fosse seu presen­te ou seu futuro. O amor é sua constituição e não se encontra presentificado no outro.

       Quando o amor comanda a vida, ela se faz plena de reali­zações nobres, não se deixando contaminar pelo pessimismo e derrotismo característicos daqueles que abandonaram o caminho do bem.

Há momentos sublimes na vida que marcam para sempre a pessoa. Tais momentos alcançam o ser humano nas vibrações do amor. Quando isso ocorre, há o enriquecimento daquele que o experimenta. Jamais esquecemos aquilo em que colocamos a energia do amor. 

A carga afetiva que adicionamos aos fatos da vida nos acompanhará para sempre na intensidade que determinarmos.

 

A filosofia verdadeira é a do amor à vida. É a que estabe­lece como bandeira a realização do amor na Terra. O amor nasceu com a vida e, na Terra, ganhou maturidade com o Cristo.

 

O amor provoca a revigorarão da vida. É o alimento que a nutre. É o oxigênio da Criação. A vida é obra do amor e nele se estrutura. Gostar de viver é nutrir-se do amor para seu próprio crescimento.

A vida na Terra é um ato do amor de Deus. É uma oportu­nidade de refazer-se na longa caminhada pela perfeição. É poder sentir-se uno com a Criação Divina. 

Ao admirar a Natureza per­cebe-se o quanto ela é bela e grandiosa. Suas mínimas particula­ridades revelam a Grandeza de seu Autor.

Nada foi esquecido ou desprezado. Tudo se encontra em desenvolvimento e evolução.

 

Amar é abrir uma janela para a vida. É despertar do sono letárgico em que se vive. É sair do casulo das paixões inferiores e entregar-se ao divino. É perceber-se Um com Deus e com o outro. O amor é a essência do universo. Sua constituição íntima é o amor.

 

No amor está a síntese da vida. Ela só tem sentido quando formos capazes de perceber o amor. Em tudo observamos a presen­ça do amor. Ele se manifesta como energia mantenedora da vida.

A vida dedicada ao amor é a vida plena. A vida entregue ao amor é a vida completa. Não se entregue a outra coisa na qual não possa perceber o amor pleno. Se sua vida foi dedicada ao amor, tenha certeza de ter cumprido sua tarefa na Terra.

 

       Quando outras vidas se juntam à nossa, é sinal de que o amor deverá estar presente como condição básica de ligação para o crescimento de todos

. Ninguém está presente em sua vida por acaso. 

 

Cada pessoa é oportunidade de amar e crescer.

 

O outro em nossa vida é a ligação com o que est

á

 

 

 oculto em nós. É fator de crescimento pessoal.

 

Facilita o contato com nossa essência oculta, desconhecida e misteriosa.

 

A vida, qualquer que seja o desafio, em que nos encontremos, é abençoado presente de Deus cujo uso é de nossa responsabilidade.

 

Percebe-se, se verdadeiramente amamos na vida quando a ela devolvemos tudo que ela nos deu e mais aquilo que de nós mes­mo oferecemos.

Quem ama explode em viver. Vive em alegria e alegra-se em existir. Transborda em compreensão, em afeto, em autopercepção e heteropercepção.

Viver não significa ser conhecido ou ter notoriedade entre os homens. Muitos alcançam o estrelato sem terem crescido verdadeiramente. A verdadeira vitória é a que iniciamos  contra nossas más inclinações. É considerado vitorioso quem vence a si mesmo.

Jesus deu sua vida em favor e por amor à Vida”

 

Faço minhas as palavras do autor, quando rubricou o livro:

Ame Sempre 

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: ENTENDA O QUE É E QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA

 

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: ENTENDA O QUE É E QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA


O envelhecimento é um processo natural e inevitável pelo qual todos nós passamos.


No entanto, nem sempre envelhecemos de forma saudável e deixamos de lado os cuidados necessários para que o nosso corpo tenha um bom funcionamento por todas as fases da vida.



envelhecimento saudável é uma meta que muitos buscam, pois permite que tenhamos uma vida mais plena e satisfatória por um período maior.



Neste artigo, discutiremos esse conceito e quais são os hábitos que podemos incorporar na rotina para envelhecer de forma mais saudável. Confira!



O QUE É ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL?

O envelhecimento saudável é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o processo contínuo de desenvolver e manter as capacidades que permitem um bem-estar em idade avançada.


Ou seja, é envelhecer de forma ativa e saudável, com autonomia e independência, prezando pela qualidade de vida para o futuro.



Como reflexo da importância do envelhecer de maneira ativa e saudável, a OMS determinou os anos de 2021-2030 como a década do envelhecimento saudável, na qual essa discussão deve ser levada a toda sociedade e sua promoção deve ser uma prioridade para as organizações. 



QUAL É A IMPORTÂNCIA DE TER UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL?

Envelhecer de forma saudável traz inúmeros benefícios. A primeira vantagem é a qualidade de vida.


Com uma saúde mais equilibrada e com autonomia, é possível aproveitar melhor o tempo e ser capaz de realizar as atividades tanto do dia-a-dia bem como de lazer.



Além disso, o envelhecimento saudável pode proporcionar uma maior autoestima, especialmente quando conseguimos perceber o nosso corpo em sua melhor forma. 



Outro benefício é a redução de problemas de saúde.


Quando envelhecemos de forma saudável, evitamos o surgimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.



Também reduzimos as chances de sofrer acidentes ou quedas, que podem ser comuns em idade mais avançada ¹.



QUAL É A IMPORTÂNCIA DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL PARA A SAÚDE DA PELE?

Nesse mesmo contexto, o envelhecimento saudável pode ter um impacto significativo também na saúde da pele.



A pele é o maior órgão do corpo humano e é um dos lugares onde os sinais de envelhecimento se tornam visíveis ²



Algumas das mudanças que ocorrem na pele à medida que envelhecemos incluem rugas, flacidez e ressecamento.


Manter um estilo de vida saudável e realizar uma rotina especial de cuidados com a pele pode ajudar a minimizar esses efeitos 



COMO TER UM ENVELHECIMENTO MAIS SAUDÁVEL?

Cuidar do corpo para envelhecer de forma saudável deve ser uma prioridade para qualquer faixa etária.


Afinal, quanto mais cedo se iniciarem os cuidados, melhores serão as condições físicas do corpo ao longo da vida.


Existem diversas formas de conquistar um envelhecimento mais saudável.



A seguir, listamos alguns hábitos simples que, incorporados ao seu dia a dia, podem fazer toda a diferença.

1. SONO

Durante o sono, o corpo realiza uma série de processos importantes, incluindo a regeneração e reparação celular, e isso é especialmente importante para a saúde da pele.



A regeneração celular é necessária para manter a pele saudável e jovem, uma vez que esse processo pode ajudar a reduzir a aparência de rugas e linhas finas, bem como a melhorar a elasticidade da pele ³.



Outra maneira pela qual o sono pode ser considerado rejuvenescedor é por meio da redução do estresse e a ansiedade.


O estresse crônico pode afetar negativamente a saúde, causando inflamação e danos celulares.



Quando o corpo está em um estado de repouso profundo durante o sono, os níveis de estresse diminuem, permitindo que a pele se recupere e se repare mais facilmente ³.



No entanto, é importante lembrar que nem todo sono é igualmente revigorante. A qualidade do sono é tão importante quanto a quantidade de sono que se tem.


É essencial garantir que o ambiente de sono seja confortável e livre de distrações, como luzes e ruídos, e estabelecer uma rotina de sono consistente.



2. INGESTÃO DE ÁGUA

Beber pelo menos 2 litros de água por dia pode ajudar a fisiologia da pele, além de reduzir o risco de danos celulares e melhor a saúde do organismo de maneira geral



3. ATIVIDADE FÍSICA

A prática regular de atividades físicas é uma das chaves para um envelhecimento saudável.


A atividade física ajuda a manter a massa muscular, melhora a circulação sanguínea e previne doenças de maneira geral .



A prática também ajuda a fornecer mais oxigênio e nutrientes para a pele, melhorando seu funcionamento e aparência.


Além disso, a atividade física auxilia na redução do estresse e da ansiedade, o que pode ter um efeito positivo em todo o corpo, inclusive na pele .



4. ALIMENTAÇÃO

Uma alimentação saudável é importante em todas as fases da vida, mas se torna ainda mais relevante quando nos preocupamos com os impactos do tempo em nosso corpo.


Para envelhecer bem, a dieta deve ser rica em nutrientes, vitaminas e minerais para ajudar na prevenção de doenças e manter o organismo saudável .



5. CUIDADOS COM A PELE

Uma rotina de cuidados com a pele deve incluir hábitos de limpezahidratação e proteção solar.


Esses cuidados podem ajudar a remover células mortas e impurezas da pele, mantê-la hidratada, protegê-la dos raios UV e estimular a produção de colágeno, que é uma proteína que ajuda a manter a barreira cutânea firme e elástica.



Para deixar a pele bem limpa, uma ótima aliada da rotina pode ser uma solução micelar com ação eficiente para remover não apenas as impurezas, mas também maquiagem e protetores solares químicos ou minerais. 


Segundo o Dr. Paulo Nota roberto, Dermatologista e Professor de Cosmiatria (CRM-RJ 52 57.785-0):


“Apesar de alfa–hidroxiácidos (AHA) e retinoides serem comuns em produtos com proposta 'antienvelhecimento', esses são ingredientes fortemente irritantes e podem apresentar reações como queimação e descamação — especialmente na pele sensível.”



No quesito hidratação, uma dica preciosa é escolher produtos que possuam ação antioxidante, calmante, cleadora e antiglicante, e que sejam gentis com a pele.


De maneira geral, ingredientes para ficar de olho são:



  • glicopeptídeo HRGP — com ação similar a do retinol, mas sem causar irritação na pele, regula a atividade enzimática e proporciona aumento significativo do teor dérmico de glicosaminoglicanos e colágeno ;
  • extrato de Edelweiss (ou Leontopodium alpinum) — possui ação antioxidante ampla, antiglicante e calmante ;
  • extrato de arroz (ou Oryza sativa) — contém componentes antioxidantes que atuam na remoção de radicais livres e inibição de enzimas pró-oxidantes, além de apresentar peptídeos para regulação da atividade enzimática ;
  • pantenol (pró-vitamina B5) — possui efeitos calmante e hidratante ¹⁰;
  • niacinamida (vitamina B3) — proporciona ação calmante, induz a síntese de colágeno, podendo melhorar a aparência de linhas finas e rugas ¹¹.



6. ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL

O acompanhamento profissional também é fundamental para um envelhecimento saudável.


Médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais podem ajudar a identificar problemas de saúde e fornecer orientações para manter a saúde em dia.



7. LAZER

Ter momentos de lazer e diversão é importante para a saúde mental e emocional.


Quando estamos envolvidos em atividades nas quais nos divertimos, nosso corpo libera endorfinas, que são substâncias químicas que trazem sensação de prazer e bem-estar ¹².

 

Essa sensação pode ajudar a reduzir o estresse, diminuir a ansiedade e melhorar o humor, algo que ajuda a manter a saúde da mente e do corpo ¹².



8. EQUILÍBRIO

Por fim, é importante lembrar que o equilíbrio é fundamental para um envelhecimento saudável.


Isso inclui equilibrar atividades físicas com descanso, uma dieta saudável com momentos para saborear as comidas preferidas, além do lazer e os momentos de introspecção.   

 

Seguir essas dicas pode ajudar a garantir um envelhecimento saudável e ativo.


Além disso, é importante lembrar que cada pessoa tem suas próprias necessidades e limitações, e que o acompanhamento profissional pode ajudar a adequar essas dicas para cada caso específico.

Amar é uma decisão! não um sentimento!

 

Amar é uma decisão! não um sentimento!

Diz um conto judaico que:

"Um jovem foi visitar um "sábio conselheiro" e contou-lhe sobre as dúvidas que tinha à respeito de seus sentimentos por sua FAMÍLIA
O sábio escutou-o, olhou-o nos olhos e disse-lhe apenas uma coisa:
— Ame-a. 
E logo se calou!
Disse o rapaz:
— Mas, ainda tenho as dúvidas...
— Ame-a, disse-lhe novamente o sábio!
E, diante do desconserto do jovem, depois de um breve silêncio, disse-lhe o seguinte:
— Meu filho, "amar é uma decisão", não um sentimento! 
Amar é dedicação e entrega; Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor! 
"O amor é um exercício de jardinagem!"
Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide.
"Esteja preparado porque haverão pragas, secas ou excessos de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim". 
Ame, ou seja, aceite, valorize, respeite, dê afeto, ternura, admire e compreenda.
Simplesmente Ame!!!
Sabes porque? 
Porque a inteligência, sem amor, te faz perverso; 
A justiça, sem amor, te faz implacável; 
A diplomacia, sem amor, te faz hipócrita; 
O êxito, sem amor, te faz arrogante; 
A riqueza, sem amor, te faz avarento; 
A docilidade, sem amor te faz servil; 
A pobreza, sem amor, te faz orgulhoso; A beleza, sem amor, te faz ridículo; 
A autoridade, sem amor, te faz tirano; 
O trabalho, sem amor, te faz escravo; 
A simplicidade, sem amor, te deprecia; 
A Torá, sem amor, te escraviza; 
A política, sem amor, te deixa egoísta;

Encerro com as palavras de Rav. Shaul (Apóstolo Paulo).

E agora, passo a vos mostrar um caminho ainda muito mais excelente. Ainda que eu fale as línguas dos seres humanos e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

Mesmo que eu possua o dom de profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, e ainda tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.
(1 Coríntios, 13:1-3)

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...