sábado, 23 de dezembro de 2017

DOAÇÃO DE CORAÇÃO

Que significam as palavras de Jesus “QUE A VOSSA MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE DÁ A VOSSA MÃO DIREITA.”? 
Que devemos fazer o bem pela satisfação de auxiliar o irmão necessitado, e não como meio de chamar atenção sobre nós mesmos. 

TUDO CERTO


Não se diga sem orientação na tarefa do bem. Movimentando providências inúmeras, as leis da vida situam-nos, a todos, cada instante, em linha certa para a construção do Reino de Deus.
 É assim que você está colocado com exatidão< no dia certo, no caminho certo, no lugar certo, na profissão certa, no trabalho certo, na experiência certa, na posição certa, na circunstância certa, com a pessoa certa, com os recursos certos.

 No que respeita à direção da Sabedoria Divina, tudo está certo para que venhamos a realizar o melhor, amando e perdoando, aprendendo e servindo. 

A ação, porém, é nossa. Desse modo, sentir errado, pensar errado, decidir errado ou fazer errado é problema que corre por nossa conta. Scheilla

*******************************************

 BENEFICÊNCIA • A prática da caridade pura e desinteressada nos leva a socorrer o irmão necessitado e nos liberta do egoísmo, tornando-nos felizes neste mundo. 

• Constitui-se, por isso, em dever, tanto para com o nosso próximo como para nós mesmos. • Praticando todo bem que estiver ao nosso alcance, experimentamos as suaves alegria da paz interior e seguimos, mais rapidamente, o caminho que nos conduz a Deus.

 • Por mais pobres, imperfeitos e cheios de dificuldades que sejamos, sempre podemos praticar a caridade. • Ela nos faz conquistar a assistência dos bons espíritos e nos fará instrumentos da misericórdia de Deus, para amenizar o sofrimento de nosso irmão.

 Como podemos praticar a caridade no nosso dia-a-dia? Estendendo o nosso afeto, compreensão, paciência e perdão aqueles com quem convivamos mais de perto, auxiliando sempre os irmãos necessitados, não apenas com bens materiais, mas com as riquezas do nosso coração.

 S. Vicente de Paulo. (Paris, 1858) Adolfo, bispo de Argel e João (Bordéus, 1861) Cárita, martirizada em Roma e Um Espírito protetor (Lião, 1861) Sendo a miséria do mundo tão grande, de que adianta uma ação individual se não pode resolve-la? Não se pode acabar com a miséria do mundo com uma pequena ação. 

Mas, através dela, as dores de um infortunado podem ser minoradas, a fome de um carente saciada, a solidão de um irmão atenuada. 


***************************************

NATAL data em que todos se sentem motivados a abraçar, doar e a sentirem na pele que os irmãos precisam de algo, mais creio que essa motivação deve estar presente é em, os 365 dias do ano.

segue esta reportagem exemplo.

No Dia Mundial dos Doentes, Papa Francisco fala da caridade

O 23º Dia Mundial do Doente será celebrado nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, festividade da Virgem de Lourdes

Atualizada em 09/02/2015 às 11:01


Abraço do Papa Francisco a um enfermo em 2013 (Foto: ANSA)
O 23º Dia Mundial do Doente será celebrado nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, festividade da Virgem de Lourdes. Por ocasião da data, o Papa Francisco enviou mensagem, em que recorda ser preciso cuidar das pessoas doentes. “A caridade precisa de tempo. Tempo para cuidar dos doentes e tempo para os visitar. Tempo para estar junto deles”, disse Francisco.

A celebração foi instituída pelo Papa João Paulo II em 1992. A mensagem oficial foi divulgada pelo Vaticano em 30 de dezembro do ano passado.

Leia, na íntegra, o texto:

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
PARA O XXIII DIA MUNDIAL DO DOENTE

(11 DE FEVEREIRO DE 2015)

“Sapientia cordis. “Eu era os olhos do cego e servia de pés para o coxo” (Jó 29, 15)”

Queridos irmãos e irmãs,

Por ocasião do XXIII Dia Mundial do Doente, instituído por São João Paulo II, dirijo-me a todos vós que carregais o peso da doença, encontrando-vos de várias maneiras unidos à carne de Cristo sofredor, bem como a vós, profissionais e voluntários no campo da saúde.

O tema deste ano convida-nos a meditar uma frase do livro de Jó: “Eu era os olhos do cego e servia de pés para o coxo» (29, 15). Gostaria de o fazer na perspectiva da “sapientia cordis», da sabedoria do coração.

1. Esta sabedoria não é um conhecimento teórico, abstrato, fruto de raciocínios; antes, como a descreve São Tiago na sua Carta, é “pura (…), pacífica, indulgente, dócil, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem hipocrisia» (3, 17). Trata-se, por conseguinte, de uma disposição infundida pelo Espírito Santo na mente e no coração de quem sabe abrir-se ao sofrimento dos irmãos e neles reconhece a imagem de Deus. Por isso, façamos nossa esta invocação do Salmo: “Ensina-nos a contar assim os nossos dias, / para podermos chegar à sabedoria do coração» (Sal 90/89, 12). Nesta  (sapientia cordis), Sabedoria do coração que é dom de Deus, podemos resumir os frutos do Dia Mundial do Doente.

2. Sabedoria do coração é servir o irmão. No discurso de Jó que contém as palavras “eu era os olhos do cego e servia de pés para o coxo», evidencia-se a dimensão de serviço aos necessitados por parte deste homem justo, que goza de uma certa autoridade e ocupa um lugar de destaque entre os anciãos da cidade. A sua estatura moral manifesta-se no serviço ao pobre que pede ajuda, bem como no cuidado do órfão e da viúva (cf. 29, 12-13).

Também hoje quantos cristãos dão testemunho – não com as palavras mas com a sua vida radicada numa fé genuína – de ser “os olhos do cego» e “os pés para o coxo»! Pessoas que permanecem junto dos doentes que precisam de assistência contínua, de ajuda para se lavar, vestir e alimentar com amor e carinho. Este serviço, especialmente quando se prolonga no tempo, pode tornar-se cansativo e pesado; é relativamente fácil servir alguns dias, mas torna-se difícil cuidar de uma pessoa durante meses ou até anos, inclusive quando ela já não é capaz de agradecer. E, no entanto, que grande caminho de santificação é este! Em tais momentos, pode-se contar de modo particular com a proximidade do Senhor, sendo também de especial apoio à missão da Igreja.

3. Sabedoria do coração é estar com o irmão. O tempo gasto junto do doente é um tempo santo. É louvor a Deus, que nos configura à imagem do seu Filho, que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgatar a multidão» (Mt 20, 28). Foi o próprio Jesus que o disse: “Eu estou no meio de vós como aquele que serve» (Lc 22, 27).

Com fé viva, peçamos ao Espírito Santo que nos conceda a graça de compreender o valor do acompanhamento, muitas vezes silencioso, que nos leva a dedicar tempo a estas irmãs e a estes irmãos que, graças à nossa proximidade e ao nosso afeto, se sentem mais amados e confortados. E, ao invés, que grande mentira se esconde por trás de certas expressões que insistem muito sobre a “qualidade da vida» para fazer crer que as vidas gravemente afetadas pela doença não mereceriam ser vividas!

4. Sabedoria do coração é sair de si ao encontro do irmão. Às vezes, o nosso mundo esquece o valor especial que tem o tempo gasto à cabeceira do doente, porque, obcecados pela rapidez, pelo frenesi do fazer e do produzir, esquece-se a dimensão da gratuidade, do prestar cuidados, do encarregar-se do outro. No fundo, por detrás desta atitude, há muitas vezes uma fé morna, que esqueceu a palavra do Senhor que diz: “a Mim mesmo o fizestes» (Mt 25, 40).

Por isso, gostaria de recordar uma vez mais a “absoluta prioridade da “saída de si próprio para o irmão”, como um dos dois mandamentos principais que fundamentam toda a norma moral e como o sinal mais claro para discernir sobre o caminho de crescimento espiritual em resposta à doação absolutamente gratuita de Deus» (Exort. ap. Evangelii gaudium, 179). É da própria natureza missionária da Igreja que brotam “a caridade efetiva para com o próximo, a compaixão que compreende, assiste e promove» (Ibid., 179).

5. Sabedoria do coração é ser solidário com o irmão, sem o julgar. A caridade precisa de tempo. Tempo para cuidar dos doentes e tempo para os visitar. Tempo para estar junto deles, como fizeram os amigos de Jó: “Ficaram sentados no chão, ao lado dele, sete dias e sete noites, sem lhe dizer palavra, pois viram que a sua dor era demasiado grande» (Job 2, 13). Mas, dentro de si mesmos, os amigos de Jó escondiam um juízo negativo acerca dele: pensavam que a sua infelicidade fosse o castigo de Deus por alguma culpa dele. Pelo contrário, a verdadeira caridade é partilha que não julga, que não tem a pretensão de converter o outro; está livre daquela falsa humildade que, fundamentalmente, busca aprovação e se compraz com o bem realizado.

A experiência de Jó só encontra a sua resposta autêntica na Cruz de Jesus, ato supremo de solidariedade de Deus para conosco, totalmente gratuito, totalmente misericordioso. E esta resposta de amor ao drama do sofrimento humano, especialmente do sofrimento inocente, permanece para sempre gravada no corpo de Cristo ressuscitado, naquelas suas chagas gloriosas que são escândalo para a fé, mas também verificação da fé (cf. Homilia na canonização de João XXIII e João Paulo II, 27 de Abril de 2014).

Mesmo quando a doença, a solidão e a incapacidade levam a melhor sobre a nossa vida de doação, a experiência do sofrimento pode tornar-se lugar privilegiado da transmissão da graça e fonte para adquirir e fortalecer a sapientia cordis Sabedoria do coração. Por isso se compreende como Jó, no fim da sua experiência, pôde afirmar dirigindo-se a Deus: “Os meus ouvidos tinham ouvido falar de Ti, mas agora vêem-Te os meus próprios olhos» (42, 5). Também as pessoas imersas no mistério do sofrimento e da dor, se acolhido na fé, podem tornar-se testemunhas vivas duma fé que permite abraçar o próprio sofrimento, ainda que o homem não seja capaz, pela própria inteligência, de o compreender até ao fundo.

6. Confio este Dia Mundial do Doente à proteção materna de Maria, que acolheu no ventre e gerou a Sabedoria encarnada, Jesus Cristo, nosso Senhor.

Ó Maria, Sede da Sabedoria, intercedei como nossa Mãe por todos os doentes e quantos cuidam deles. Fazei que possamos, no serviço ao próximo sofredor e através da própria experiência do sofrimento, acolher e fazer crescer em nós a verdadeira sabedoria do coração.

Acompanho esta súplica por todos vós com a minha Bênção Apostólica.

Vaticano, 3 de Dezembro – Memória de São Francisco Xavier – do ano 2014.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Razão de Viver - Raul Teixeira


Razão de viver
Muitas pessoas erguem-se pela manhã acreditando não existir qualquer sentido para despertarem.
Dormem sem nenhum objetivo e acordam do mesmo modo, transformando o dia a dia, em uma experiência insossa ou vazia.
Vagam pelas ruas, sem destino certo, à mercê do que lhes aconteça no curso do dia.
Levam uma vida sem direção, desvalorizando o tempo e a oportunidade de estarem reencarnados.
Deixam-se levar pelos ventos do acaso.
Não veem significado em família, em amigos, nem em trabalho.
Quando se estabelece esse estado d’alma, a pessoa corre o risco de ser tragada pelo aguaceiro das circunstâncias, sem quaisquer resistências morais para enfrentar as dificuldades.
Com certeza, não é o melhor modo de se viver.
É urgente que nos possamos sentir como peças importantes nas engrenagens da vida.
É necessário que tomemos gradual consciência quanto ao nosso exato papel frente às leis de Deus.
Seria muito belo se cada pessoa – principalmente as que não veem sentido para a própria vida – resolvessem se perguntar: O que posso fazer em prol do mundo onde estou?
Para que, afinal, é que eu vivo?
Para quem é que eu vivo?
Dificilmente não achará respostas valiosas, caso esteja, de fato, imbuída da vontade de conferir um sentido para sua existência.
Cada um de nós, quando se encontra nas pelejas do mundo terreno, pode viver para atender, para cuidar de alguém ou de alguma coisa, dando valor às suas horas.
É importante dar sentido à vida.
É importante viver por algo ou por alguém.
Dedique-se a um ser que lhe seja querido, que lhe sensibilize a alma, e passe a viver em homenagem a ele, ou a eles, se forem vários.
Dedique-se a uma causa que lhe pareça significativa para o bem geral, e passe a viver em cooperação com ela.
Dedique-se a cuidar de plantas, de animais, do ambiente.
Apoie-se em algum projeto justo, desde que voltado para as fontes do bem, pois isso alimentará o seu íntimo.
Assim seus passos na Terra não serão a esmo, ao azar.
Quando se encontram razões para viver, passa-se a respeitar e a honrar as bênçãos da existência terrestre.
Cada momento se converte em oportunidade valiosa para crescer e progredir.
A vida na Terra não precisa ser um campo de concentração a impor-lhe tormentos a cada hora.
Se você quiser, ela será um jardim de flores ou um pomar de saborosos frutos, após a sementeira responsável e cuidadosa que você fizer.
Dedique-se a isso.
Empreste sentido e beleza a cada um dos seus dias terrenos.
Liberte-se desse amortecimento da alma que produz indiferença.
Sinta que, apesar de todos os problemas e dificuldades que se abatem sobre a Humanidade, a chuva continua a beijar a face do mundo e um sol magnífico segue iluminando e garantindo a vida em todo lugar.
Isso porque, todos nós somos alvos da dedicação de Deus.
*   *   *
O tempo é uma dádiva que Deus nos oferece sem que o possamos reter.
Utilizá-lo de forma responsável e útil é dever que nos cabe a todos.
Dê sentido às suas horas, aos seus dias, e assim, por consequência, a toda a sua vida.


Redação do Momento Espírita, com base  no cap. 25, do livro Para uso
diário, pelo Espírito Joanes, psicografia de Raul Teixeira, ed. Fráter.
Em 2.1.2013

Pais de Família

Pais de família: Como colocar esposa e filhos em primeiro lugar em sua vida
Como sua família pode ficar em primeiro lugar sem impedir seu progresso? Veja aqui como trazer mais paz e felicidade ao seu coração colocando sua família como prioridade.

Diante da correria do dia a dia, das responsabilidades de prover o sustento tentando ao máximo compensar o tempo em família, é notório que muitos pais têm se esforçado para suprir todas suas necessidades; mas diversas vezes se esquecem do principal: o seu tempo em família! Não importa se você é pai
solteiro, pai casado, pai divorciado ou pai viúvo.
Lembre-se de que pai é sempre pai, e seu filho será sempre seu filho. Sua esposa pode sempre ser sua esposa também.
·         A escolha de ser pai
·         A escolha de ser pai deve ser sua. Jamais coloque essa responsabilidade nas costas de outrem, sejam eles seus pais, irmãos ou avós, ou mesmo deixar que a esposa se responsabilize por tudo.
·          Esse direito e dever são seus.
·         É seu sangue que corre nas veias desses seres humanos chamados filhos, portanto, você é responsável por eles. Sendo muito jovem ou maduro e experiente, não importa as qualificações que tenha, não importa qual a sua carreira ou dons, o que de verdade importa é seu amor e comprometimento de pai! Isso sim importa. Muitos detalhes, principalmente os pequenos, fazem toda uma diferença. Sabe a famosa constância? Filhos necessitam disso! Constância de amor, constância de bons exemplos, constância de dedicação e instrução, tudo isso você pode escolher!
        Tempo em família
·         O que é mais importante para você? Seu trabalho ou sua família? Posso até ouvi-lo dizer: "Meu trabalho é essencial, pois sem ele não teria como sustentar minha família! Ele vem em primeiro, por isso!". E eu posso lhe garantir que se sua família vier em primeiro lugar, mesmo diante aos desafios, se ela tiver prioridade em sua mente, em seu coração, em seus desejos e sonhos, todo o resto será uma consequência.
·         Ou seja, consequência do seu trabalho em família, em esforçar-se para edificar seu lar com bons princípios e valores que já estão quase perdidos.
·         Sua família lhe dará motivos, apoio e encorajamento para lutar e seguir em frente. Ela lhe apoiará em decisões difíceis a serem tomadas. Se você decidir que nada lhe afastará dela, mesmo quando você não tiver grandes luxos para oferecer, se colocares sua FAMÍLIA em primeiro lugar, é muito provável que ela nunca o abandone, enquanto todo o resto poderá fazê-lo de modo rápido e cruel. Quando se empenhar diariamente para o melhor de sua família, tudo o mais será fácil e você sempre será um orgulho para os que lhe amam. Dedicação ao tempo em FAMÍLIA é o maior bem que você, como pai, pode oferecer a um filho, portanto, pense sabiamente quando pensar em negar passar tempo com seus filhos!
   Lembre-se de que dinheiro não propõe felicidade; muitas pessoas são ricas materialmente e sentem-se infelizes e vazias. Fica a pergunta no ar: "Do que vale tantos bens, se no final você não é amado e feliz de verdade?".
·          
·         Algumas dicas para aproximar pais e filhos são válidas
·          
·         Brincar com eles.
·         Sentar e conversar, interessando-se em seu dia e tarefas.
·         Interessar-se por seus dons e gostos.
·         Jogar bola com eles.
·         Fazer compras para eles e com eles.
·         Cantar para eles.
·         Contar-lhes historinhas.
·         Rolar de rir com eles.
·         Participar de sua vida escolar.
·         Incentivá-los a serem melhores pessoas.
·         Não fique "caçando" os defeitos em seus filhos e não exalte suas falhas, eles sempre precisarão de seu amor e compreensão, e os conselhos brandos surtirão mais efeito do que as críticas destrutivas.
·         Saiba perdoar seu filho.
·         Seja afetuoso, faça carinho em seus filhos. A vida passa muito rápido para perder tempo sem dar atenção necessária para sua maior herança: seus filhos!
·          
·         Não exija mais do que seu filho pode fazer; jamais o chame de fracassado só porque o caminho que ele escolheu é totalmente diferente do seu!
·          
·         Seja amigo e protetor de seu filho.
·         Demonstre seu amor e carinho mais vezes.
·         Diga o quanto ama seu filho e o quanto ele é importante para você.
·         Faça parte dos passatempos dele.
·         Não deixe seu filho de lado por desejar fazer outra atividade que momentaneamente ache mais interessante.
·         Seja gentil com sua esposa, este é o melhor exemplo para que seus filhos cresçam adultos equilibrados e gentis em suas próprias famílias.
·          
·         À medida que o tempo passar, e principalmente em sua velhice, você olhará para trás e se tranquilizará, tendo paz e felicidade no coração, sabendo e compreendendo que fez tudo o que podia e devia, tudo que estava ao seu alcance.
·          

·         "No final, a felicidade não decorre da perfeição, mas da aplicação de princípios divinos, mesmo em pequenos passos." (Dieter F. Uchtdorf)

PURIFICAÇÃO DO AMBIENTE




Tudo na vida tem um porquê.

Tudo na vida tem um porquê, uma razão de ser. Cada um tem a opção de escolher o que a vida lhe dá ou o que a vida lhe impõe.
 Um amigo, um amor, um caminho a seguir, sua forma de ver e sentir. 
Por vezes, perdemos nosso tempo com banalidades, com coisas que nem tem assim tanta importância e esquecemos que nossa passagem por aqui é bem curta. 
Tantas vezes vivemos os sonhos que não são nossos! Tantas vezes queríamos ter a vida de outros, que esquecemos dos nossos próprios sonhos, da nossa própria vida. 
Por vezes, me questiono e não obtenho qualquer resposta. Por que damos valor ao que tínhamos só depois de perdermos?
 Não tivemos a oportunidade para isso? Por que sentimos saudades de pessoas vivas, se ainda temos a chance de lhe dar um abraço? 
Não será bem pior querer abraçar quem já não está no meio de nós?
 Por que queremos desistir da vida quando existem pessoas que lutam numa batalha injusta para ter uma digna? 
Deus dá nozes a quem não tem dentes? Ou será uma sociedade cruel que nos priva deles?
 São tantas e tantas perguntas que jamais terão respostas. Por isso façam um favor a vós próprios. Amem, perdoem, riam, sejam felizes enquanto podem. Vivam vossas vidas, seus sonhos sem sugar a vida e os sonhos dos outros. Porque ao se darem conta a vida terá passado bem aos vossos lados. Aí, será tarde e se perguntarão o que fizeram de suas vidas. E a única resposta que ela terá para lhes dar será: eu passei por aí, vós que não soubestes aproveitar!
Peter Pires

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...