quinta-feira, 6 de abril de 2023

OLÁ BOA TARDE.

Sabe aquela tarde deliciosa? 

Pra ficar guardada na memória?
Então,

 é essa tarde que eu vim te desejar:

Que a sua tarde seja tranquila, 

que tenha sorrisos e risos, carinho e amor, com toques
de magia e requintes de felicidade!


A PLANTA CLORÓFITO PURIFICA O AR!!!

 




Os Clorófitos (Chlorophytum comosum) são uma planta ornamental conhecida em Portugal com o nome planta-aranha.  É uma planta ornamental muito bonita e para além disso,  ela ajuda a purificar o ar em sua casa eliminando substâncias nocivas no meio ambiente. Estas plantas ajudam a purificar o ar com mais rapidez, evitando a permanência de odores marcantes, como o cheiro a fritos.

Por se caracterizar por ser  uma planta bastante resistente à humidade,aconselho a que seja utilizada em cozinhas. São plantas pequenas que se adaptam muito bem em espaços interiores, sendo tolerantes inclusive ao ar-condicionado e a poucos cuidados.

clorófitosAs características purificadoras dos clorófitos


Os clorófitos, além de outras características, possuem a vantagem de serem plantas purificadoras do ar do seu lar, tornando-o mais puro.

Estas plantas contribuem para remover o dióxido de carbono da atmosfera e produzirem oxigénio durante o processo da fotossíntese, melhorando a qualidade do ar em sua casa.

Para além do C02, os clorófitos são responsáveis por remover  outras substâncias do meio ambiente, e por essa razão é uma das plantas mais purificadoras do ar.

Um estudo conduzido pela NASA  bem como um mais recente realizado pela Universidade Estadual de Nova York confirmaram esta característica purificadora, salientando a capacidade desta planta em remover substância nocivas tais como  o monóxido de carbono e xileno( mistura de compostos químicos utilizados no processamento de vários materiais como tintas ou borracha) do ambiente da sua casa.

Como manter os clorófitos?

Estas plantas devem ficar em solo fértil a meia-sombra.

Pode optar por “adubá-los” de forma orgânica com cascas de fruta esporadicamente.  Embora estas plantas tolerem bem situações de seca, não deve porém esquecer-se de regar estas plantas sempre que sentir que estas estão a necessitar de água (Faça o teste do dedo).


Alguns conselhos de rega

Quanto às necessidades de água, estas plantas podem ser regadas duas ou três vezes por mês durante os meses com temperaturas mais baixas.

Quando as temperaturas sobem,  a necessidade de água pela planta também  aumenta e poderá ter de aumentar a frequência de rega para  pelo menos duas vezes por semana.

Uma vez que os clorófitos não gostam de água estagnada, não necessita de usar o prato por baixo do vaso, tal como acontece com vasos de outro tipo de plantas.

Reprodução dos clorófitos

Os clorófitos  crescem muito rápido e é por isso  aconselhável a  replantação/divisão  anualmente na altura da  primavera para um vaso maior.

Como disse no ínicio deste artigo, esta planta é conhecida também por planta aranha porque cresce e desenvolve-se em hastes longas e finas o que  faz com que esta planta seja adequada para ser colocada em vasos suspensos. Após o crescimento de novas hastes  pode transplantá-las para que estas de multipliquem.

Garanta que fertiliza as plantas pelos menos 2 vezes por mês, para suprimir as necessidades de nutrientes da planta.

O solo com melhores características para esta planta é o solo mais leve e rico em turfa.

Na primavera, esta planta produz flores brancas que crescem a partir do caule desde o centro até à roseta das suas folhas.

clorófitos

Sabia que estas plantas tinham esta características purificadora do ar? Tem algum exemplar destas plantas em casa? Quero saber tudo nos comentários 

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Atividade física e saúde mental: entenda os benefícios de uma vida mais ativa

 Se exercitar com regularidade beneficia não somente o corpo, mas também a mente. E os benefícios não são poucos.

               
atividade física e saúde mental

Ao longo dos anos, diversos estudos já mostraram que há uma relação entre atividade física e saúde mental. Se exercitar com regularidade beneficia não somente o corpo, mas também a mente. E os benefícios não são poucos.

A saúde mental é um conceito relativo não apenas à não existência de transtornos ou doenças mentais, mas também ao bem-estar e à capacidade de lidar com emoções e sentimentos. Assim, a saúde mental pode ser considerada essencial para uma boa qualidade de vida.

Benefícios da atividade física para a saúde mental

Existem inúmeros benefícios da atividade física para a saúde mental. Confira a seguir os principais.

Diminui o estresse

atividade física e saúde mental

Segundo especialistas, a prática de exercícios físicos diminui o estresse na medida em que promove no organismo aumento no fluxo sanguíneo, redução de processos inflamatórios e crescimento neuronal. Para completar, a atividade física é capaz de liberar endorfinas. Entre as funções desses hormônios, está a de promover sensação de bem-estar.

Além disso, todo um conjunto de reações faz a pessoa relaxar por mais tempo, gerando equilíbrio psicológico e emocional. Até o humor tende a melhorar. Logo, se surgir qualquer situação mais estressante do cotidiano, a pessoa tende a estar mais tranquila e equilibrada para resolver.

Memória mais ativa

Quando a capacidade aeróbica de alguém aumenta em função da atividade física, as funções cognitivas aumentam também. Isso colabora para o sistema cardiovascular e a circulação no cérebro, o que deixa a pessoa com mais reflexo e uma memória mais afiada. 

Estudos mostram que idosos que praticam uma simples atividade física pelo menos três vezes por semana melhoram muito a agilidade e a coordenação motora, bem como a atenção e a memória.

Muitas doenças degenerativas, como o Alzheimer, têm seu efeito retardado por atividades físicas. Um estudo apresentado em 2019 pela American Psychological Association encontrou menos marcas associadas à doença em cérebros de pessoas idosas que faziam exercícios físicos. A proteína beta-amilóide, que fica na membrana gordurosa que envolve as células nervosas, costuma formar placas ao redor dos neurônios de pacientes com Alzheimer. Assim, a pesquisa sugeriu que a atividade física ter um impacto na formação dessas placas.

Melhora na autoestima

Os exercícios regulares colaboram para diversos objetivos diferentes, como a redução de peso e tonificação dos músculos. E isso costuma melhorar a autoestima e a saúde emocional dos praticantes. A conquista de uma maior autoconfiança ajuda a melhorar os relacionamentos, pois a pessoa se sente mais confortável em se aproximar dos outros.

Envolvimento social

Os exercícios físicos e esportes em grupo aproximam as pessoas que os praticam. Isso é especialmente importante na terceira idade. Grupos de corrida, turmas da academia, interesses em comum como uma caminhada na quadra ou um jogo de vôlei ou futebol acabam incentivando a interatividade social de forma natural. Assim, atividade física e saúde mental também andam juntas devido ao envolvimento social.

atividade física e saúde mental

Desenvolvimento de habilidades emocionais

Atividade física e saúde mental ainda estão relacionados ao desenvolvimento de habilidades emocionais. Nos esportes, há pequenos testes e desafios que fazem seus praticantes se superarem para avançarem cada vez mais, superando os próprios limites. As pessoas conseguem estabelecer uma rotina, com dedicação e disciplina, de acordo com suas metas. 

Também aprendem a lidar com frustrações quando não conseguem atingir um objetivo. Saber trabalhar e lidar com as vitórias e superações, da mesma forma que as derrotas e fracassos, é algo muito importante e faz parte da vida.

Melhora o sono

atividade física também libera os hormônios do sono, que ajudam a fazer com que a pessoa durma bem. Com o exercício físico, é possível relaxar mais para dormir melhor. Ao mesmo tempo, uma boa noite de sono também traz vantagens para o cotidiano, já que dá mais disposição para encarar o dia e tendência de bom humor. Assim, os benefícios da prática de atividades físicas vão se complementando e dando qualidade de vida.

Se você tem problemas de sono, confira abaixo o episódio #6 do podcast do Futuro da Saúde. A jornalista Natalia Cuminale entrevista a neurologista Andrea Bacelar, da Associação Brasileira do Sono, que fala sobre como dormir melhor nos dias atuais.

Atividade física e saúde mental: dicas para começar a praticar exercícios

A relação entre atividade física e saúde mental pode ser usada como estímulo para começar a praticar exercícios. Separamos aqui algumas dicas para esse início.

Consulte um médico

Antes de iniciar qualquer exercício de grande impacto, é importante consultar um médico. Fazendo um check up para verificar suas condições de saúde, pressão, batimentos cardíacos e índice de gordura, o médico já pode indicar os exercícios ideais para o seu perfil, de acordo com a sua saúde.

Comece devagar

Se você está começando, tente iniciar com exercícios e atividades leves. É preciso respeitar o seu corpo e o seu metabolismo sempre, em especial se estiver sedentário. Por isso, comece aos poucos e vá gradativamente aumentando o ritmo e a intensidade dos exercícios. E lembre-se de sempre respeitar seus limites.

Arranje companhia

atividade física e saúde mental

Se você tiver algum amigo ou parceiro de exercícios, melhor ainda: independente de ele estar mais ou menos avançado dos treinos do que você, você pode chamá-lo para que se incentivem juntos, ainda que cada um em sua residência. É uma excelente forma de se motivarem mutuamente.

Crie metas

É importante criar metas para você mesmo. Mas procure ser sensato nos seus objetivos. Assim, você cria um foco de treino dentro da sua perspectiva e realidade, diminuindo as chances de desanimar. O objetivo é ir devagar e sempre nos exercícios, com constância. Não adianta dar o passo maior que a perna.

Exercícios durante as tarefas cotidianas

Aproveite para se exercitar durante suas tarefas de casa também, se for possível. Para facilitar, você pode colocar uma música de sua preferência, para criar ainda mais ânimo para trabalhar, limpar a casa, organizar suas coisas e ao mesmo tempo exercitar seu corpo.

Regularidade

Pratique seus exercícios com regularidade, pois só assim você terá resultados satisfatórios. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é se exercitar 30 minutos por dia, pelo menos cinco vezes por semana. Tente manter uma rotina, que é a parte mais difícil. Faça um planejamento semanal, alternando exercícios aeróbicos com os de musculação ou outros que exijam força.

Respeite seu corpo

Como já dissemos anteriormente, respeite os limites do seu corpo. É natural ter um desconforto muscular no início dos treinos, principalmente se você está sedentário há muito tempo. Mas esse desconforto passa. Se as dores estiverem fortes ou não passarem logo, você deve procurar um médico.

Proximidade

Procure locais perto da sua casa para se exercitar. Seja uma academia ou um parque, é melhor não ter que depender de um deslocamento muito grande. Assim, as chances de você desistir são menores. Sem contar que isso facilita a ida ao local para se exercitar.

Alongamento

atividade física e saúde mental

Não se esqueça de se alongar antes de qualquer treino. É importante para preparar seus músculos para as exigências que eles vão ter no treino. Sem contar que isso protege e melhora seu corpo e musculatura. Segundo especialistas, o ideal é separar alguns minutos antes e depois do treino para se alongar.

Hidrate-se

Por fim, beba bastante água e procure sempre estar hidratado, pois quando você sua, você perde líquido. Então, é sempre bom renovar essa fonte de energia."

! ! ! BOA TARDE ! ! !

BOA TARDE

 Sabe aquela tarde recheada de surpresas?

Então, 
foi essa tarde que eu vim te desejar...
Que ela seja leve,
 tranquila,alegre e descontraída
e que não falte ânimo e 
paz nos corações!

terça-feira, 4 de abril de 2023

hormônios da felicidade no nosso cérebro

"hormônios da Felicidade 

no Nosso Cérebro"

SIM ISSO É POSSÍVEL!!!

"A dopamina, serotonina e adrenalina são neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelos neurônios, que regulam o humor e a liberação de alguns hormônios. Quando liberados no cérebro, dão sensação de bem-estar e felicidade. Saiba o que a ciência já descobriu sobre o assunto.



A dopamina, serotonina e adrenalina são neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelos neurônios, que regulam o 

 humor e a liberação de alguns hormônios.

 Quando liberados no cérebro, dão sensação

 de bem-estar e felicidade.

Um artigo publicado em 2014 discutiu que há aspectos endógenos e externos (socioculturais

, econômicos, geográficos, eventos da vida), que influenciam a felicidade. Entre os endógenos, há cinco fatores: genética, neurotransmissores cerebrais, hormônios e glândulas endócrinas,

 saúde física e biótipo.


Tem pessoas que possuem genes mais favoráveis à liberação de serotonina, ou seja, produzem mais serotonina. Mesmo que você seja uma pessoa que geneticamente produz menos serotonina, tudo bem. Isso só quer dizer que você vai precisar se esforçar mais para sentir-se feliz. Ter um gene favorável à produção de serotonina não determina que você será mais feliz, mas é uma constatação de

 que a genética influencia, sim, no seu estado de humor. Estudos com gêmeos sugerem que fatores genéticos influem 35-50% na felicidade.

Entenda como os hormônios da felicidade agem no nosso cérebro — Foto: Reprodução/ TV Globo

Entenda como os hormônios da felicidade agem no nosso cérebro — Foto: Reprodução/ TV Globo

COMO LIBERAR OS NEUROTRANSMISSORES DO PRAZER?



1) Tenha pensamentos positivos: o pensamento positivo aumenta a liberação de endorfina, o que equilibra o sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático e dá sensação de felicidade. Pensamento positivo não é só achar que tudo vai dar certo, mas pensar em algo que lhe traz felicidade, 

como um momento bom que teve no passado.


2) Faça atividade física: quando fazemos atividade física, o corpo libera dopamina, que dá motivação para correr mais; e serotonina que dá bem-estar mais prolongado. Vale lembrar que não funciona só se mexer de vez em quando! Se você tem dificuldade de fazer atividade sozinho, convide alguém para ir com você. Além de liberar dopamina, você ainda libera endorfina.


3) Socialize: ter relações de amizade e fazer atividades em grupo aumentam a liberação de endorfina.


4) Faça o bem: um estudo mostrou que comprar presentes para uma pessoa que precisa mantém a sensação de felicidade e bem-estar por mais tempo do que comprar presente para si próprio.


5) Coma chocolate: o chocolate tem teobromina, substância que aumenta a produção de dopamina. Só tome cuidado com exageros. Saiba que após comer, você vai sentir-se feliz, mas logo depois ficará com vontade de comer mais para manter a sensação de prazer, se tiver tendência a comportamentos de compulsão


6) Abrace: o abraço aumenta a ocitocina, que facilita relacionamentos e melhora comportamentos sociais. Aumenta conexões.


7) Ouça música: olhe fotos antigas e converse sobre momentos felizes do passado com amigos. Isso aumenta a serotonina.


8) Medite: os neurocientistas descobriram que monges que passam anos meditando apresentam um maior crescimento do córtex pré-frontal esquerdo, a principal parte do cérebro responsável pelo sentimento de felicidade. Mas não se preocupe. Você não precisa passar anos vivendo isolado e em silêncio como celibatário. Bastam cinco minutos por dia observando sua respiração. Enquanto faz isso tente ser paciente.

Entenda como os neurotransmissores agem no cérebro — Foto: Reprodução/ TV Globo

Entenda como os neurotransmissores

 agem no cérebro — Foto: Reprodução/ TV Globo"

ALBUMINA

 

Albumina

Lana Magalhães
Lana Magalhães
 
ProfessoradeBiologia

"albumina é uma proteína globular composta apenas por aminoácidos, sendo a mais abundante no sangue humano.

Ela é conhecida como a proteína da clara do ovo, onde é encontrada em grande quantidade. Porém, também é sintetizada pelo organismo humano, no fígado.

Desta forma, conforme o local onde é encontrada, a albumina recebe diferentes denominações:

  • Seroalbumina: Presente no plasma sanguíneo;
  • Ovoalbumina: Presente na clara do ovo;
  • Lactoalbumina: Presente no leite.

Essa proteína é solúvel em água e moderadamente solúveis em soluções salinas. Ela também sofre desnaturação com o aumento de temperatura.

Na albumina são encontrados nove aminoácidos essenciais: isoleucina, triptofano, histidina, metionina, fenilalanina, leucina, lisina, treonina e valina.

Albumina
A albumina é encontrada na clara do ovo

Para que serve e quais os seus benefícios?

A albumina apresenta diversas funções no organismo, com importantes funções no metabolismo:

  • Regulação da pressão osmótica: controle a quantidade de água entre os tecidos e o sangue.
  • Transporte de hormônios da tireoide: realiza a condução dos hormônios na corrente sanguínea.
  • Transporte de nutrientes: realiza a condução de nutrientes como o cálcio e a bilirrubina na corrente sanguínea.

Ela também é usada no tratamento de queimaduras, hemorragias e em pessoas que passaram por cirurgias plásticas.

Albumina e ganho de massa muscular

A albumina é bastante consumida na forma de suplementos em pó por muitos praticantes de musculação com o objetivo de ganho de massa muscular. Por esse mesmo motivo, o ovo é um alimento presente na dieta das pessoas que buscam o aumento dos músculos.

Essa é uma das mais conhecidas utilizações da albumina, pois ela contribui com a recuperação e aumento da massa muscular. Assim, é um bom suplemento a ser tomado por pessoas que realizam intensas atividades físicas, como os atletas.

Além disso, também oferece sensação de saciedade, pois apresenta baixa absorção, contribuindo com o emagrecimento. No mercado é possível encontrar diversas opções de suplementos a base de albumina. Entretanto, é fundamental a orientação de um nutricionista para indicar as quantidades que devem ser ingeridas."

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...