quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

ÁGUA É VIDA.

 


FONTE: https://nutritotal.com.br

A hidratação é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. Veja agora a quantidade certa de água para você!

Copos com níveis diferentes de água em cima da mesa

A falta de água pode prejudicar o desempenho físico | Imagem: Shutterstock

Todo mundo sabe que beber vários copos de água ao longo do dia é importante para o corpo. Afinal, a água dá vida aos animais e às plantas, hidrata o corpo, influencia a nossa disposição energética e auxilia o correto funcionamento cerebral. Mas, além da hidratação, ela pode ajudar o metabolismo mais do que se pensa.

Um estudo da Universidade de Connecticut, nos EUA, com mulheres, mostrou que a perda de líquido após o exercício físico prejudicou o humor e a concentração e aumentou a frequência de dores de cabeça. A desidratação leve, que corresponde entre 1% e 3% do peso corporal, pode ainda prejudicar o desempenho físico e a resistência do organismo.

Outra pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, também nos EUA, apontou que a melhor forma de saber se o corpo está ou não hidratado ainda é a sede. A constatação reitera, porém, que em idosos há menos sede do que em jovens e adultos, e por esse motivo, o cuidado com a hidratação dos mais velhos precisa ser maior. De qualquer forma, a sede é o sinal que o nosso corpo está precisando de água, então principalmente em idosos, o ideal é não deixá-la chegar, e se adiantar ingerindo a quantidade de líquidos necessárias durante o dia, independente ou não do sinal de sede.

Quantos copos de água, afinal?

Dados da DRI (Dietary Reference Intakes) consideram como referência o consumo médio de água por dia dos norte-americanos para calcular se a ingestão adequada de água em uma hidratação normal está dentro dos padrões de saúde. Eles levaram em conta a estatura, necessidades diárias e peso médio de diferentes faixas etárias.

Para saber quantos copos de água você precisa consumir por dia, confira a tabela baixo:

Bebês (meses de idade)Ingestão de água total (litros/dia)
0-60,7*
7-120,8**
Crianças (anos de idade)
1-31,3
4-81,7
Homens (anos de idade)
9-132,4
14-183,3
19-703,7
Mulheres (anos de idade)
9-132,1
14-182,3
19-702,7
Gravidez (anos de idade)
14-503,0
Lactação (anos de idade)
14-503,8

* provenientes do leite materno

** provenientes do leite materno + alimentação complementar

Dica: para transformar a medida da tabela em copos, considere que um copo médio de água tem 290 ml. Portanto, o valor para crianças é em torno de 4 a 5 copos de água ao dia, o valor para meninos varia de 8 a 12 copos de água, enquanto das meninas varia de 7 a 9 copos. Para as gestantes, 10 copos, e para as lactantes, 12 copos. Por fim, homens adultos devem beber cerca de 13 copos de água por dia, enquanto as mulheres adultas precisam de 9 copos.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Armstrong LE. et. Mild dehydration affects mood in healthy young women. J. Nutr., 2012.

Institute of Medicine. Dietary Reference Intakes (DRIs): Recommended Dietary Allowances and Adequate Intakes, Total Water and Macronutrients. 2019.

Leib D. et. Thirst. Curr Biol, 2016.

Manual Fotográfico de Quantificação Alimentar, Curitiba, 2017.

Pele bonita e os Cabelos brilhantes

"4 tipos de alimentos que deixam a Pele bonita e os Cabelos brilhantes


FONTE: https://nutritotal.com.br/

Postado em 9 de maio de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

 Você já conhece muitos deles! E tão importante quanto saber o que consumir é avaliar a quantidade a ser ingerida, recomendação que deve ser feita pelo nutricionista

Alimentos alaranjados sobre a mesa, como cenouras, mamão e caquis

O betacaroteno, que dá tom alaranjado aos alimentos, atua contra o envelhecimento da pele | Imagem: Shutterstock

Uma pele lisinha, sem rugas. Cabelos sedosos e firmes. Unhas que não quebram a todo momento. Esses são alguns dos problemas que podem ser evitados com a adoção de um estilo de vida saudável. Você sabia que o cuidado estético também pode começar por meio de uma boa nutrição? Existem alimentos que podem ajudar a deixar a pele bonita por conterem minerais e vitaminas específicos.

A nutricionista Christiane Castro lembra que a alimentação certa é o meio de oferecer ao organismo todos os nutrientes necessários para viver e realizar todas as reações metabólicas que precisamos. E é também por meio da comida que se encontra tudo que a pele e os anexos (cabelos, unhas e dentes) precisam para se fortalecer.

“Todos nós temos um ciclo de 28 dias em que a pele nasce e produz células novas que, por sua vez, sobem para a superfície e viram células mais envelhecidas na nossa epiderme, um processo chamado de renovação celular. Portanto, quanto mais a pele for estimulada pelo fornecimento dos nutrientes certos, mais poderá produzir novas células ao mês que darão uma aparência renovada, combatendo as marcas de envelhecimento precoce”, afirma.

Mas vale uma ressalva importante. Um estudo feito pelo Departamento de Medicina Social FAMED/UFRGS, no Rio Grande do Sul, destaca que a preocupação contínua com a estética do corpo pode levar a dietas e a outros métodos drásticos de controle de peso, bem como de procedimentos cirúrgicos. Nesse sentido, ter um atendimento nutricional feito por um especialista é fundamental e, para melhores efeitos, vale seguir um efetivo modelo de reeducação alimentar, priorizando uma melhora no estilo e na qualidade de vida como um todo.

A seguir, a nutricionista cita os pilares da alimentação equilibrada que ajudam na estética da pele e dos anexos.

Alimentos que deixam a pele bonita (os tipos)

Proteínas

O consumo de carnes magras e ovos pode estar diretamente relacionado pelo fornecimento dos aminoácidos ligados à firmeza da nossa pele. Pode ser notado também na firmeza do cabelo e no crescimento dele. Para isso, um aporte diário de proteínas por meio da alimentação equilibrada é importante. A suplementação pode ser necessária em alguns casos pontuais, mas deve ser feita apenas com acompanhamento de um profissional.

Água

A ingestão de líquidos é fundamental para manter o organismo equilibrado e hidratado de dentro para fora. O líquido que deve receber maior destaque é a própria água, cuja quantidade de copos a serem tomados por dia pode variar de pessoa para pessoa. Confira agora quantos copos você precisa tomar ao dia.

Vitaminas e minerais

São fundamentais para as reações metabólicas e o desenvolvimento e renovação celular. Alguns exemplos:

  • Vitamina A: está relacionada com a renovação celular;
  • Vitamina B: a biotina, proveniente das vitaminas do complexo B, é fundamental para a firmeza do fio do couro cabeludo, e sua deficiência está associada à queda de cabelo;
  • Vitamina C: presente em frutas cítricas, contém agentes antioxidantes que atuam na formação de colágeno;
  • Vitamina E: encontrada em sementes e oleaginosas, é usada em cosméticos como poderoso hidratante.

Pigmentos naturais antioxidantes

Eles são uma série de pigmentos presentes em frutas, legumes e verduras que dão a coloração natural aos alimentos. Christiane destaca três deles:

  • Betacaroteno: é o pigmento alaranjado encontrado em frutas e legumes como mamão, abóbora e cenoura. Ele está relacionado com a formação da melanina e pode proteger o organismo de radicais livres, que atuam no envelhecimento da pele e de anexos;
  • Antocianina: é um pigmento vermelho-escuro presente em frutas vermelhas como ameixa, morango, amora, framboesa e mirtilo. É extremamente antioxidante, podendo ser capaz de combater o envelhecimento causado pelos radicais livres;
  • Licopeno: também tem um tom avermelhado, mas mais claro, e está presente, por exemplo, no tomate, no pimentão e na melancia. Ele, assim como a antocianina, pode ajudar na ação de combate aos radicais livres.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Chris Castro é nutricionista pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro Valéria Paschoal. Life Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Criadora do Programa Fórmula da Pele Radiante. Autora dos livros: Alimentação e sexo – realidades e mitos dos afrodisíacos, ed. Nutroserv, 2006. Beleza e sexo – dicas de alimentação, ed. DOC, 2016.

Witt. J. et ai. Nutrição Estética: valorização do corpo e da beleza através do cuidado nutricional. Depto. de Medicina Social FAMED/UFRGS, 2009."

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

"APRENDE É BRINCANDO" Brincadeira de criança como é bom, como é bom.

  


 Porquê o brincar é tão importante para o desenvolvimento infantil?

Fonte: http://www.minutocrianca.com
O brincar é algo que faz parte da vida das crianças, porém não é apenas entretenimento como muitos pensam, o brincar é de grande importância para o desenvolvimento da criança.

 Ao brincar a criança pode estimular a socialização, linguagem, coordenação motora fina e grossa, percepção, criatividade, aprendizagem dos papeis sociais, desenvolve autonomia, memória e organiza sentimentos e emoções.


Ao brincar as crianças se imaginam sendo outras pessoas, outros personagens, e assim elas vão criando recursos internos para enfrentar o mundo já que não compreendem ainda a complexidade das relações.


Quando estão brincando as crianças podem exercitar os papeis sociais e lidar com as próprias dificuldades e conflitos, encontrando soluções de acordo com sua faixa etária, o que irá possibilitar explorar, reviver e elaborações situações que para ela naquele momento são difíceis e causam sofrimento negativos e ansiedade.


As brincadeiras vão variar de acordo com a faixa etária da criança porque vão de encontro a fase do desenvolvimento que estão.

Até os 2 anos de idade as crianças estão explorando o mundo, é uma fase onde o desenvolvimento motor e da autonomia estão em alta.  Por isso nesse momento do desenvolvimento brinquedos que explorem a percepção visual e auditivas são adequados. 

Os pais podem brincar com os filhos de esconder rosto e objetos, isto irá auxiliar a criança a elaborar o a espera pela realização dos desejos e a ausência dos pais.


Dos 2 aos 4 anos o brincar adquiri funções mais especificas, aqui a criança irá vivenciar através do brincar a sua vida, seus conflitos e suas necessidades. Por isso tendem a brincar de papeis sociais.

 Além disso também bolas, muitos blocos de brinquedos para equilibrar um em cima do outro, casa de bonecas, massinha de modelar, instrumentos musicais e quebra cabeça simples.

Dos 4 aos 6 anos a criança começa a se interessar por jogos com regras onde é possível através do ganhar e perder trabalhar a frustração, aspecto de grande importância para o desenvolvimento emocional.

Os brinquedos aqui têm a função de auxiliar a criança a entrar no mundo da fantasia, como por exemplo, caixa registradora, postos de gasolina, meios de transporte, instrumentos musicais, jogos e lápis de cor.

Dos 8 aos 10 anos é uma fase onde a criança gosta de jogos comunitários como por exemplo, pega-pega, esconde-esconde, futebol, vôlei, queimada. É uma fase onde jogos de tabuleiro e quebra-cabeças TAMBÉM  são bem-vindos.

E os jogos eletrônicos? Aqui o bom senso por parte dos pais deve sempre existir. Os pais devem ficar atentos quanto ao conteúdo dos jogos. 

Quando usado com moderação podem auxiliar a criança a desenvolver habilidades cognitivas e uma oportunidade de trabalharem com seus desejos, tomadas de decisões, estratégias e frustraçõesQuando usado em exagero os jogos eletrônicos podem tirar a criança do convívio social e familiar, e assim prejudicar o seu desenvolvimento.


Independente da faixa etária tanto a brincadeira em grupo como a individual tem o seu valor. Ao brincar com o grupo a criança irá aprender a dividir ideias e brinquedos, negociar papeis e vontades.

 E assim irá treinar a convivência social e vivenciar os conflitos que podem existir na convivência com outras pessoas e buscar soluções para resolve-los. Ao brincar sozinha a criança poderá exercitar a persistência, vontade de não desistir, de refazer quando algo não saiu como planejado, além de tentar elaborar conflitos ao brincar bonecos.


Tanto a brincadeira em grupo como a individual devem ter espaço na vida da criança, porém os pais devem ficar atentos quando a criança só quer brincar sozinha, isso pode sinalizar alguma dificuldade e os pais devem auxilia-la ou buscar auxilio de um profissional.
E qual a importância do contar histórias para as crianças?

As histórias vão auxiliar as crianças a elaborarem os sentimentos que são comuns na primeira infância, como por exemplo, medo de rejeição e abandono, frustrações, carinho, dor, curiosidade, amor, diferenças, entre outros. Ao ouvirem a história da Cinderela é possível trabalhar o sentimento de rejeição, João e Maria o sentimento de abandono pela ausência dos pais, Branca de Neve a ingenuidade, e a insegurança através da história do Peter Pan

Quando estão ouvindo as histórias as crianças vivenciam através da imaginação os conflitos dessa história, o que irá auxilia-la a resolver seus próprios conflitos. Além de permitir que a criança entre em contato com diferentes modos de ver entender o mundo. Por meio das histórias podemos proporcionar a criança a experiência de viver o imaginário, além de enriquecer as experiências infantis, de estimular a linguagempensamento hipotético e ampliar o vocabulário.

 Ao brincar e contar histórias para os filhos os pais estarão fortalecendo o vínculo familiar, proporcionando situações onde é possível lidar com regras, limites, frustrações e as próprias emoções.

 E assim estarão contribuindo para a construção de um adulto mais flexível, capaz de agir com autonomia segurança na busca de seus objetivos, alguém mais preparado emocionalmente para lidar com os conflitos que irão surgir ao longo da vida. E tudo isso é possível através de algo tão gostoso e prazeroso como o brincar.


terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

COVIDE 19 MATA. CUIDE-SE DE VOCÊ E DE QUEM VOCÊ AMA.


 Obs. A pandemia não acabou, mas a população perdeu o respeito por se e pelo próximo, não respeitando as regras de conduta, as regras a seguir e por isso a pandemia se alastra cada vez mais. 

Se nesse, desespero de estar perto uma das outras existisse realmente o amor, manteriam a distancia, por que o amor falariam mais alto.

 Mas o desrespeito, falta de educação e o amor próprio para consigo e o próximo e principalmente aos familiares ESTÁ FALANDO MAIS ALTO. INFELIZMENTE.

" É preciso a certeza de que tudo vai mudar" SIM TUDO VAI DAR CERTO

É preciso a certeza de que tudo vai mudar;

É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós:
onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.
O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração;
Pois a vida está nos olhos de quem sabe ver ...
Se não houve frutos, valeu a beleza das flores.
Se não houve flores, valeu a sombra das folhas.
Se não houve folhas, valeu a intenção da semente.

Tudo tem seu lado bom, tudo vale a pena e é um aprendizado constante."

Sabe, a Fé?

 


Sabe, a fé? 

É ela quem nos carrega nos braços quando as coisas estão difíceis,  quando os problemas parecem estar insuportáveis,  e quando tudo dói.  


Mesmo sem força,  mesmo sem esperança,  em seus momentos mais difíceis,  mesmo sem conseguir fazer uma prece, eleva teus pensamentos,  se apresenta a Deus,  deixa tua fé te guiar. É ela que nos carrega nos braços até nosso Pai.

 Deixa tua fé gritar tuas dores.  Depois o alívio chega. Ela é o bálsamo nas feridas. Só não se entrega, não perde as esperanças, não duvida de que tudo passa. 

Nem duvida da tua vitória.  É pela fé que vemos os milagres, um a um. É por ela que vencemos cada dia. E é com ela que vivemos as alegrias vindas de Deus.

Eu vejo flores brotarem por entre as frestas das tuas dores. Vejo você evoluir, apesar delas. Vejo sua bondade, sua luz. Você verá também. 

 Só entende uma coisa, nada, absolutamente nada é maior que o poder de Deus.  É a Ele que devemos recorrer. Todo o resto, apenas passa. 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

ALMA GÊMEA DIZ: SENTA QUE LÁ VEM HISTORIA:

 Minha cidade é especial! 





        
 Dona Luísa, mãe de Luna, estava no facebook e chamou a filha:   - Venha ver estas fotos que Antônia postou! Luna se apressou – adorava fotos! Eram fotos da cidade em que a prima morava, realmente lindas! Era inverno e as ruas e praças estavam cobertas de neve. Havia um enorme parque temático perto da cidade e Antonia tinha ido andar de esqui, de trenó. Tudo era tão lindo e diferente!         - Odeio minha cidade! – reclamou Luna. Não tem neve, não tem parque, não tem nada pra fazer! É uma cidade feia e sem graça!         A mãe apenas ouviu, não disse nada.         Alguns dias depois de uma conversa da mãe com a professora de Luna, a menina tinha como tarefa da escola um trabalho com o tema: Minha cidade – aspectos positivos e negativos. - Nem sei como começar! – protestou Luna.
         - Converse com algumas pessoas, sugeriu a mãe.
         - Vou começar por você, mãe!

         - Não, eu serei a última entrevistada, sorriu dona Luísa.   Como sabia que não adiantava reclamar, Luna começou as entrevistas. Falou primeiro com a avó Ângela, que contou como a cidade era antigamente e como mudou ao longo dos anos: novos prédios, novas escolas, praças modificadas, além de muitas lembranças... A avó falou do local onde conheceu o avô de Luna, a Igreja onde casaram, o hospital onde nasceu dona Luísa, a escola onde ela, como professora, viu muitas crianças crescerem, até se tornarem pais e mães, de outras crianças, que agora frequentam a mesma escola... Ela até deu algumas dicas de lugares para Luna fotografar.         No outro dia, Luna foi conversar com seu tio Carlos, que contou que adora a cidade em que mora, pois tem muitos amigos; que eles se encontram pra jogar futebol e estudar no Centro Espírita que ele frequenta há muitos anos.  Luna também entrevistou o pai, e seu Juarez falou da poluição, das pessoas que jogam lixo nas ruas e nos rios, daqueles que não cuidam da calçadas em frente às suas casas. Quando ele parecia desanimado, seu olhar mudou, e ele falou que cabe a cada um DE NÓS fazer a sua parte para cuidar com responsabilidade do lugar em que viveMOS. Depois da conversa, Luna ficou pensando como poderia fazer a parte dela para que a cidade fosse limpa e boa de viver.         A prima Clara contou à Luna que estava feliz, porque estava estudando Veterinária, curso conquistado pela Universidade local há poucos anos. Falou das oportunidades de estudo e trabalho, e das indústrias. Luna ouviu atentamente e anotou tudo.         Ao retornar da casa de Clara, Luna observou que havia buracos nas ruas e poucas árvores. Minha cidade não é perfeita, pensou.         Ao ouvir a mãe, Luna entendeu que, embora a cidade tivesse alguns aspectos negativos, é o local que, provavelmente, DEUS escolheu PARA ELA MORAR  aprender e evoluir.         Luna pesquisou na Internet a história da cidade, os pontos turísticos e acrescentou fotos aos relatos: prédios, árvores, praças, famílias, estudantes, tornando o trabalho escolar um sucesso!         Mas o mais importante é que Luna compreendeu que a cidade que escolhemos para viver é especial e importante para o progresso individual e coletivo. E que, embora possa não ter parques temáticos e outras coisas que gostaríamos, é o lugar adequado a cada um. Afinal, é onde escolhemos viver e progredir material e espiritualmente, através do convívio com outras pessoas e dos desafios diários.   
Claudia Schmidt

HISTORIA A FORÇA DO SOL + CONTE ESTA HISTORIA PARA SEU FILHOS! ! !

 A FORÇA DO SOL




   Carlinhos, menino bom e prestativo, gostava de ajudar as pessoas.
         Uma coisa, porém, Carlinhos não suportava: ver gente discutindo ou brigando.
         Logo ficava nervoso e entrava no meio da discussão, querendo apartar a briga. Isso acontecia em qualquer lugar em que estivesse: em sua casa, na escola ou na rua.
         Em casa, quando seus pais começavam a discutir por problemas domésticos, Carlinhos colocava-se no meio deles, querendo resolver a parada.
         Na escola, muitas vezes seus colegas se desentendiam jogando futebol ou por qualquer outro motivo, e partiam para a briga aos empurrões, socos e pontapés. Carlinhos corria tentando separá-los e acabava no meio da briga.
         Chegava em casa desanimado, cansado, todo sujo e, não raro, machucado.
         A mãe, que o conhecia bem, já sabia o que tinha acontecido, e aconselhava-o com amor:
         — Meu filho, não faça mais isso. Qualquer dia você pode se machucar seriamente tentando apartar uma briga. Tenha mais cuidado! Chame um adulto, o professor responsável pela turma.
         Mas qual! Carlinhos prometia não interferir mais em discussões, porém quando uma briga começava, lá estava ele de novo no meio.
         Certo dia, em que ele tinha chegado com um olho vermelho e a testa sangrando, a mãe aflita perguntou-lhe:         — O que aconteceu desta vez, meu filho? Veja seu estado! Você está todo sujo, o uniforme rasgado, e está machucado! Andou brigando de novo?
         — Claro que não, mamãe! Ao contrário. Tentava separar dois amigos meus que se desentenderam jogando bola.
         A mãe o envolveu num abraço e disse, com amor:
         — Depois conversaremos. Agora vá tomar um banho.
         Quando o menino saiu do banho, já com aspecto melhor, ela fez um curativo na testa dele e chamou-o para almoçar. O pai, que chegara naquele momento, olhou para o filho, sério, respirou fundo e ia ralhar com ele, mas resolveu manter-se calado.
         Os dois irmãos menores olhavam para Carlinhos e riam. Todos sabiam o que tinha acontecido. Não era a primeira vez que ele chegava machucado em casa.
         — Parem de rir, vocês dois. Isso não é brincadeira.

 Carlinhos, meu filho, almoce e depois farei uma compressa em seu olho para evitar que fique roxo.

         Após a refeição, enquanto colocava a compressa sobre o olho de Carlinhos, a mãe conversava com ele dizendo:
         —  FILHO,Mantenha distância quando perceber que uma briga está prestes a começar, meu filho.
         — Mas, mamãe! Quero evitar que meus amigos briguem! Não suporto vê-los de cara virada um com o outro, com raiva.
         — Eu sei que sua intenção é boa, Carlinhos. Para fazer isso, porém, é preciso manter certa distância da briga e, especialmente, agir com tranquilidade, delicadeza, equilíbrio e muito amor.
         — Como assim, mamãe? O que é equilíbrio?
         — É quando nós ,NOS mantemos controlados e imparciais no meio de uma situação, isto é, sem pender para um lado ou para o outro, guardando os melhores sentimentos. Entendeu? — Mais ou menos. 
mas a mãe vendo que ele não entendeu
         A mãe procurou em torno algo que pudesse servir-lhe de exemplo. De repente, olhou pela janela e viu o sol brilhando lá fora.
         Levou o garoto até o jardim e perguntou:
         — Carlinhos, sem contar Deus, que é nosso Pai e Criador do Universo, o que existe de maior e mais poderoso neste mundo em que vivemos?
         O menino pensou um pouco e depois respondeu, olhando para o alto: e falou todo euforico        — O Sol, mamãe. Estudei na escola que o Sol é uma estrela muitas vezes maior que o nosso planeta Terra. Ele nos dá luz, calor e condições de viver. A professora, ela explicou que o Criador fez tudo tão bem feito que, se o Sol estivesse um pouco mais distante da Terra, morreríamos congelados por falta de calor; se estivesse um pouco mais próximo, morreríamos queimados!         — Isso mesmo, Carlinhos. E não só nós, seres humanos, mas todos os seres viventes, animais e plantas. Então o Sol é poderoso e está bem distante da Terra, não é? No entanto, indispensável à vida, seus raios chegam até nós com delicadeza, sem nos machucar ou ferir; penetram os lugares mais escondidos e profundos, com suavidade, levando luz e calor.         O garoto pensou um pouco e disse:
         — Entendi aonde a senhora quer chegar, mamãe. Quer dizer que para ajudar não precisamos entrar na briga, não é?
         — Exatamente, meu filho. Veja! Você tem apenas oito anos, mas é bem maior que os garotos da sua idade. Então, o que acontece? Se os meninos forem menores, você pode machucá-los com sua força. Se forem maiores, você acaba machucado.     — É verdade, mamãe. Então, o que posso fazer?
         — Na hora do perigo, pense em Deus pedindo que a paz e o entendimento se estabeleçam. Depois, se puder ajudar, faça-o, mas sem entrar na briga.
         A partir desse dia, ao ver os garotos discutindo, Carlinhos fazia uma rápida oração e depois dizia sereno:    — Calma, pessoal. Vamos tentar resolver esse problema em paz, está bem? O que está acontecendo? Posso ajudar? Ouvindo-lhe a voz tranquila, os amigos paravam de discutir, acalmavam-se os ânimos, e logo estavam brincando de novo, felizes por estarem juntos e em paz.         Não há o que não se possa resolver, quando existem boa vontade e paz no coração.   Tia Célia
Célia Xavier Camargo 
FIM.

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Hábitos saudáveis:QUARTA E QUINTA

DR. RESPONDE Hábitos saudáveis: o guia para construir os seus com a família EM ATUALIZADO EM 16/03/2023 QUAIS SÃO OS HÁBITOS  Certamente, há...