quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

VALORES BONS OU RUINS ? QUAL VIVENCIAR?

Os valores afetam as nossas vidas a cada momento.  Eles são uma força orientadora em tudo o que fazemos e buscamos.  

Quando nossos valores estão em congruência com nossas ações, estamos em harmonia.  Mas, o que são valores?  E como os desenvolvemos?

Quando educadores, pais ou facilitadores entram em um workshop do Programa Vivendo Valores na Educação – VIVE, eles são convidados a refletir sobre seus próprios valores, experiências, pessoas, qualidades e valores que são mais significativos em suas vidas.  Por exemplo, eles são convidados a pensar em uma pessoa positiva que fez a diferença em sua vida e que valores ou qualidades essa pessoa tinha.  Em seguida, são convidados a refletir sobre a questão:  Se todos no mundo vivessem esse valor ou qualidade, o mundo seria diferente?

Se lhe pedissem para escolher dois valores que mudariam o mundo se todos os vivessem, que valores você escolheria?  Reflita por um momento…..  Paz e respeito?  Honestidade e compaixão?  Amor e coragem?  Cada pessoa pode ter uma resposta diferente, mas cada um de nós tem razão.  Se todos no mundo vivessem apenas dois valores, por todo o tempo, o mundo mudaria completamente.

Nosso mundo está em crise: ambiental, social e economicamente.  Enquanto o tumulto global se manifesta no nível físico, esta é realmente uma crise de valores, pois a origem está dentro dos corações e mentes de homens e mulheres.  Quais são os anti-valores que criam violência e guerra?  Quais são os valores, atitudes e habilidades de comunicação que criam paz, igualdade, dignidade, senso de pertença e bem-estar para todos?  O que queremos em nosso mundo?

Os valores são a essência de quem somos como seres humanos.  Eles impactam poderosamente o que criamos em nossas vidas e no mundo.  Viver os valores da paz, amor, respeito, honestidade, bondade e compaixão nos faz felizes – e cria um mundo de paz e respeito para nossos filhos.  O que os jovens aprendem é mais tarde entrelaçado no tecido da sociedade.  Quando a educação tem valores positivos em seu coração, e a expressão resultante deles como seu objetivo, um mundo melhor para todos é criado.  Valores como paz, amor, respeito, honestidade, cooperação e liberdade são a força que sustenta a sociedade humana e o progresso.

Nós convidamos você a se juntar à família Vivendo Valores na Educação para ajudar a fazer uma diferença positiva para as crianças, educadores, famílias, comunidades e o mundo.

Por que eu iria querer desenvolver meus valores?

Se eu tivesse o desejo de fazer a diferença no mundo, ou se tivesse o desejo de tornar a minha própria vida mais pacífica, por onde começaria?

Não importa o papel que estamos desempenhando atualmente, seja criança em uma família, pai, mãe, alguém nos negócios, funcionário, professor de escola, funcionário do governo, aposentado, de qualquer que seja a idade, sexo, nacionalidade, crença espiritual, todos nós temos uma coisa em comum; um requisito humano para atender às nossas necessidades básicas – sentir-se Seguro, Respeitado, Compreendido, Amado, Valorizado.

Nós merecemos todas essas qualidades em nossa vida.  Será que elas estão totalmente presentes agora?

Minha vida é perfeita?
Sou feliz?
Tenho o que quero?
Todos os meus relacionamentos estão em harmonia?
Se a sua resposta a estas perguntas simples é “Sim”, então você é um ser muito especial e incomum, porque para a maioria de nós acreditamos que ainda carecemos de muitas maneiras.
Será que poderia ser melhor?

Chegamos ao aspecto da felicidade.  Se eu sou feliz, normalmente meu mundo reflete meu próprio estado de ser pelas circunstâncias em que existo e que me são apresentadas.

Se há áreas de nossas vidas que poderiam melhorar, há algo que eu possa fazer para que isso aconteça?  É claro que a resposta é “Sim”.  Em algum momento da minha vida, devo reconhecer que não sou vítima da minha circunstância, que sou responsável pela minha circunstância e que só eu posso ser o único a mudar isso.

Isto começa ao se perguntar: “O que é que eu valorizo?” e “Quais são os meus valores”? – pois são os meus valores que guiam a minha vida.

Os valores estão profundamente enraizados em nossa psique, refletem nossas experiências passadas e, como tal, criam a base para nossa vida de comportamento e nossa resposta ao mundo e às pessoas ao nosso redor.

A única maneira de engajar e aprimorar nossos valores é a introspecção e a reflexão.  A nós não podem ser ensinados valores, mas eles podem ser introduzidos, trazidos à nossa consciência maior  através de atividades que estimulem a autorrealização, razão pela qual a metodologia única de atividades estruturadas para atender a diferentes faixas etárias e circunstâncias funciona tão bem.

Valores de quem? Na criação do programa VIVE determinou-se que existem valores fundamentais amplamente partilhados por toda a Humanidade. Certamente não limitados a estes, mas com o propósito de nossa descoberta, esses valores primários formam o núcleo para nos levar cada vez mais fundo na determinação de nosso comportamento, relacionamento e nossa interação em todos os níveis da vida.

Paz, Amor, Respeito, Responsabilidade, Tolerância, Honestidade, Humildade, Felicidade, Cooperação, Simplicidade, Liberdade e União.

A nossa relação com estes valores e o grau em que vivemos através deles determinam a nossa vida.

A consciência dos nossos valores os traz à superfície. Através de uma maior iluminação sobre cada valor, exploramos e encorajamos a dinâmica positiva do valor a expandir-se dentro de nós. Começamos a viver dentro de uma Atmosfera Baseada em Valores e é isso o que muda… tudo.

O benefício então é profundo e pessoal, quer sejamos crianças ou adultos, em qualquer idade você pode determinar seu futuro se seus valores são sólidos e ativos em sua vida.  O VIVE está voltado ao desenvolvimento da consciência para os nossos valores e em fornecer a compreensão de como viver em um mundo melhor, o qual é nossa própria criação.

Damos as boas-vindas a você para Viver Valores através dos variados aspectos e recursos que oferecemos.


SENTA QUE LÁ VEM HISTORIA - SINTA ORGULHO DO SEU TRABALHO

Sinta orgulho de seu trabalho

O trabalho que cada pessoa executa é uma das fontes de motivação da empresa. Por isso, por mais simples que seja uma tarefa, devemos nos orgulhar dela. Quando Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos, a classe alta americana se chocou. Como poderia um proletário assumir a liderança do país? Um senador fez um comentário irônico:

– Vamos ver se o filho de um sapateiro tem condições de dirigir nosso país…

Ao que Lincoln respondeu:

– Que bom o senhor ter se lembrado de meu pai. Eu gostaria de ser um presidente tão bom quanto meu pai foi um bom sapateiro. Aliás, estou vendo que o senhor está usando um par de sapatos fabricado por ele. Aprendi a consertar sapatos com meu pai. Se algum dia os seus apresentarem algum problema, me procure que eu os consertarei.

Não importa o que esteja fazendo, sempre tenha orgulho disso e crie algo especial, porque é nos detalhes que você deixa a sua marca. E a qualidade só é percebida quando nos diferenciamos pelos pequenos detalhes. O reconhecimento de um trabalho bem feito aumenta a motivação. E é disto que as empresas mais precisam: de pessoas motivadas.

Autor desconhecido

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

SEGREDOS DA VOVÓ

 

Segredos da avó que são eficazes para curar infecções comuns

A natureza tem seus segredos para curar certas doenças... E a vovó também!

 

Nós, mulheres, temos a grande honra e dever de enriquecer e perpetuar toda a sabedoria das boas mulheres que nos precederam, especificamente no que tange a remédios para curar infecções.

E não é que não valorizemos os avanços médicos e sejamos incrédulas da medicina, o que acontece é que ao aplicar alguns remédios caseiros que funcionam, podemos evitar consumir medicamentos à primeira reação orgânica e encher o nosso corpo com químicos desnecessários quando temos o necessário em nossa casa para nos curar sem consequências negativas.

Primeira recomendação

Tenha em casa algum bom livro de fitoterapia ou medicina naturista. Inclusive, você pode encontrar alguns na internet em formato PDF para que, sem gastar, possa consultar, aprender e conhecer mais das plantas, sementes e frutos que pode usar para seu benefício, por seus componentes.

Advertência

Vamos falar de algumas infecções que podem ser atendidas em casa quando se manifestam, inclusive para evitá-las; mas deve ficar muito claro que, se não perceber melhora em 48 horas, você deverá visitar seu médico e receber a medicação indicada.

A fitoterapia e a homeopatia funcionam muito bem, mas são processos sanativos que tomam tempo, e às vezes nossas doenças já não têm esse tempo e devemos ir ao médico antes de gerar uma complicação maior.

 

Agora, já podemos começar!

Começaremos explicando que infecção é o nome que se dá a um processo em que um microrganismo patógeno invade alguma parte ou órgão de nosso corpo e se multiplica até provocar um dano. Estes organismos têm a capacidade de ser transmissíveis, e podem invadir tecidos e atacar o sistema imunológico. Podem ser vírus, bactérias, fungos ou até parasitas que entram nas nossas células e depois se espalham.

Muitas vezes, essas infecções dão sinais por meio de febre (quando o corpo está lutando contra elas), vômitos e diarreia (quando tenta eliminar essa infecção) e inflamação (quando o corpo está “circundando” os germes ou vírus para contê-los e destruí-los). Também pode haver ardor e dor em diversas partes do corpo.

Estes são nossos sinais para começar a trabalhar.

Infecções da garganta

Quando o ardor ou coceira começam na garganta depois de ter “tomado friagem”, é um sinal de um processo infeccioso em curso.

Remédio da vovó: prepare um chá de canela bem forte e quentinho, adicione o suco de um limão e adoce com mel. Ao tomá-lo, você vai começar a suar, por isso é aconselhável tomar um bom banho quente e ir para a cama.

 

Poderá dormir e deixar que seu corpo lute essa batalha com as armas que ingeriu. Na manhã seguinte você pode se sentir aliviado ou amanhecer com a sensação de apenas uma leve gripe, tome outra xícara de chá igual e se sentirá renovado.

Gripe e tosse

A febre, o corpo dolorido e o nariz congestionado podem ser curados com um chá de limão e o grande segredo: de 10 a 15 gotas de própolis e um pouquinho de mel. Antes de tomar, aspire o mais que puder o vapor e depois beba-o lentamente.

O própolis é uma substância produzida pelas abelhas e funciona como um antiviral e antisséptico. Para algumas pessoas é muito forte, e cerca de 2 a 3 gotas basta. É um produto que você deve sempre ter em casa.

Infecções de pele

Os fungos, abscessos, furúnculos, rachaduras, frieiras e até verrugas são eliminados aplicando diariamente própolis. Primeiro você se banha e limpa perfeitamente a parte infectada, depois seca e aplica as gotas diretamente.

Atenção: quando tomar banho, esfregue essas áreas de forma enérgica, mas sem se machucar, a fibra ou esponja que usar deverá passar por cloro para eliminar essas bactérias e não permitir que ninguém mais a use, ou poderia haver contágio no caso de verrugas ou fungos. Quando aplicar as gotas, o conta-gotas não deve tocar na pele.

 

Se for uma lesão maior, aplique o própolis com uma gaze e segure-a para que o efeito dure por mais tempo, uma hora é suficiente.

Logo verá seus problemas dermatológicos desaparecerem. Eu aprendi este remédio depois de visitar vários dermatologistas que não podiam me remover um fungo na testa. Duas aplicações de própolis foram suficientes.

Ao colocá-lo, pode ser que sinta uma coceira, é breve e significa que está agindo com força.

Infecção urinária

Uma das mais irritantes, sem dúvida alguma. Para este caso, nossas avós sempre faziam estas duas recomendações:

Chá de cabelo de milho: você tira todos os cabelos de duas espigas novas, que não estejam secas nem queimadas e os põe para ferver, espere que esfrie um pouco e o tome ao ir dormir e pela manhã em jejum.

 

Chá de rabo de cavalo (cavalinha): é uma planta muito conhecida, pois é longa e medianamente fina. Não tem sabor nem cheiro e não é cara. Muitas famílias inclusive a semeiam em vaso para sempre tê-la à mão.

Você corta cerca de 6 ou 8 hastes e as ferve em dois litros de água, não deve adoçá-la e a refrigera ou deixa ao ambiente, como preferir. Essa água fresca deve ser bebida no lugar da água durante todo o dia e assim por diante, até que o seu desconforto seja removido.

É muito importante que mude a roupa íntima todos os dias e use sabão neutro para a higiene local.

Infecções intestinais

Diarreia, dor e até mesmo febre são os sintomas comuns de uma gastroenterite. Aqui estão algumas recomendações da vovó:

Simples mistura de aloe vera (babosa) e um pouco de açafrão (cúrcuma). Estes dois ingredientes batidos no liquidificador com duas xícaras de água e, se o sabor não for tolerável, adicione umas gotas de limão e tome-o de uma vez. Você irá ao banheiro várias vezes, mas logo se sentirá muito melhor. Deve tomar de manhã e antes de dormir por dois dias.

 Como vê, há muitas maneiras econômicas e simples para que você possa se curar em casa.

 

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Pessoas Difíceis

 

Pessoas Difíceis

Estamos sempre interagindo com pessoas. São familiares, amigos, companheiros de trabalho.

 Algumas, apesar de não estarem livres de problemas, conseguem levar a vida numa boa, conversam normalmente, esboçam sorrisos. 


Outras são mais reservadas, tímidas talvez. E existem aquelas que são difíceis de lidar. São autoritárias, austeras e em alguns casos, até grosseiras.

O indivíduo autoritário necessita acreditar que é superior aos outros.

 Seu comportamento imperioso é um mecanismo de defesa, que seu próprio ego desenvolveu, para que os outros nunca penetrem seu âmago. 


Na verdade, esconde uma grande insegurança, baixa auto-estima e complexo de inferioridade, que o leva muitas vezes a desenvolver uma conduta materialista.


Quando a pretensão e a arrogância se manifestam, fica difícil conviver. 


Ele desenvolve também, uma desconfiança de tudo ao seu redor. Por isso tende a querer as coisas do seu jeito, pois só assim tudo sairá certo e não precisa temer intervenção alheia. 


Conviver com pessoas assim desgasta, cansa. Quando é alguém da família, menos mal. Família vai ser sempre família e tentamos conviver da melhor maneira, há até a intimidade e a liberdade de se falar alguma coisa.
 Porém, quando é alguém com quem somos obrigados a conviver (trabalho, estudos), às vezes perdemos a paciência.
Sempre que depararmos com alguma pessoa difícil, vale uma pequena análise da problemática que a envolve. 

A começar de seu passado. É claro que, dependendo de quem for, não teremos acesso algum à sua história, mas dá para ter uma idéia à luz da psicologia, PODE NOS MOSTRAR MUITOS ESCLARECIMENTOS. Alguém autoritário com certeza passou por momentos em sua vida, em especial na infância, em que sua segurança ficou comprometida.


 Pais rígidospouco atenciosos, pouco carinhosos, promessas não cumpridas, tudo isso desestrutura o emocional do ser humano, comprometendo-o severamente, acarretando imaturidade. 


Nos cabe então considerar que, para quem teve tantos problemas, nada mais compreensível que tenha se tornado tão complicado, no futuro.


 Com essa visão geral, as ações dessa determinada pessoa, passam a não ter tanta influência em nossas vidas.


 Resta-nos não julgá-la, mas procurar entender e respeitar seus defeitos que, com certezavieram através de sofrimentos.



Ninguém consegue mudar a vida de ninguém. Já é difícil mudar a própria vida. 
Porém, podemos sinalizar de vez em quando. Podemos responder às ordens com: ... “Você quer assim, ou você gostaria que fosse assim”... 

Ninguém gosta de ser dominado. Liberdade é fundamental para todos os tipos de relações humanas.

 Pessoas amadurecidas e inteligentes, levam o outro a pensar em suas ações com simples palavras e atitudes pacíficas, sem brigas, sem imposição. 


A você, que de alguma maneira se enquadra como “difícil”, faço um convite: mergulhe no seu íntimo mais profundo, encontre algo realmente forte e verdadeiro em si. 
Cure seu ego ferido.
 Tudo pode estar dando certo, mas é temporário, até o dia em que as pessoas ao seu redor se cansem.



Máscara de argila

Máscara de argila

É uma máscara facial simples e benéfica, que apresenta resultados já na

primeira aplicação.

Ingredientes:

● 3 colheres de sopa de argila verde

● 1 colher de sopa de chá feito com chá verde e camomila

● 1 colher de chá de mel

● 1 colher de sopa de cúrcuma em pó

Modo de preparo:

Misture a argila com a cúrcuma. Depois, acrescente a infusão dos chás

(verde e camomila) e, por fim, acrescente o mel.

Modo de uso:

Aguarde 20 minutos e aplique no rosto até que a máscara comece a secar.

Lave o rosto para retirá-la.

Validade: 3 dias, se conservada na geladeira. O ideal é utilizar no mesmo dia que

foi preparada a mistura.

Fonte: MORAIS, Irene. Workshop de Introdução à cosmética natural. 2012.


A máscara de argila é um cuidado facial comum e acessível, que pode ser usado em diversos tipos de pele. A argila pode ter diferentes cores e propriedades, como ação tonificante, anti-inflamatória ou de absorção de estresse.Para fazer uma máscara de argila, você pode misturar duas colheres de sopa de argila com quatro colheres de sopa de água até obter uma consistência de creme grosso. Depois, aplique uma camada generosa no rosto limpo e deixe agir até a argila secar ou por até 10 minutos. Por fim, enxágue bem. Algumas dicas para usar a máscara de argila são: Evitar a área dos olhos
  • Usar no máximo duas vezes por semana
  • Manter a máscara fora do alcance de crianças e animais domésticos
  • Evitar contato com os olhos
  • Não usar na pele irritada ou lesionada
  • Suspender o uso imediatamente se aparecer alguma irritação
  • Conservar em local fresco, ao abrigo da luz e calor excessivos
Existem diferentes tipos de argila, como a argila dourada ou amarela, que é indicada para peles maduras, e a argila preta, que tem ação anti-inflamatória. 

INICIO

LEIA, LEIA SEMPRE.

  É inegável que a leitura faz parte do nosso cotidiano e que obrigatoriamente nós lemos todos os dias. Ler além de uma rotina pode ser um h...