quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

CURA INTERIOR

 

Hoje é Tempo de Ser Feliz

Não desanime, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz. Não coloque um ponto final nas suas esperanças

A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez, seja por isso que a ideia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver. Viver é plantar, é atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes. Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos ou deixamos plantar em nós será plantação que poderá ser vista de longe.

Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso quando nos diz: “debaixo do céu há um tempo para cada coisa”.

Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas pelas quais você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.

Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra, que somos nós, frutos que sejam agradáveis aos olhos! Infelicidade, talvez seja o contrário.

O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes. Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje; sementes de hoje, frutos de amanhã!

Tenha cuidado

Não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não o amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.

Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores.

 Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa. Cuidado com os amores passageiros! Eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam.

Cuidado com os invasores do seu corpo; eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem. Cuidado com os olhares de quem não sabe amá-lo; eles costumam fazê-lo esquecer que você vale a pena.

Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí; elas costumam estragar o nosso referencial da verdade.

Cuidado com as vozes que insistem em recordá-lo de seus defeitos e costumam prejudicar sua visão sobre si mesmo.

Deus acredita em você

Não tenha medo de se olhar no espelho. É nessa cara safada que você tem, que Deus resolveu expressar, mais uma vez, o amor que Ele tem pelo mundo.

Não desanime, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz. Não coloque um ponto final nas suas esperanças.

Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar e o que amar nesta vida.

 Em vez de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente e veja o que ainda pode ser feito.

3 passos para saber se você precisa de cura interior

 CURA INTERIOR


A cura interior não é só importante, é também necessária. Precisamos ser curados! Deus quer nos curar plenamente e, por meio dessa cura, somos restaurados na nossa personalidade. A cura interior é a chave para a cura plena da pessoa. Cada dia é um dia de surpresas que o Senhor nos reserva. Podemos confiar e nos abrir sem medo à ação do Espírito Santo.


A cura interior é a cura da mente e do coração

Como saber se eu preciso de cura interior? Onde eu preciso de cura interior? Questionamentos fundamentais que, nós, sob luz do Espírito Santo, precisamos fazer e buscar o discernimento, o diagnóstico. Se um médico é cuidadoso em fazer um diagnóstico ao seu paciente, quanto mais nós precisaremos ter cuidado com o diagnóstico das nossas emoções e as das pessoas. Precisamos nos abrir ao Espírito Santo, agir em nome de Jesus, agir para o bem, porque Deus trabalha para o bem e para todos aqueles que O amam. Para seguir o exemplo de Jesus, que passou pela Terra fazendo o bem e libertando as pessoas do poder de satanás, é preciso concluir esse trabalho, é preciso ter fé e compaixão.

Passos práticos para responder aos questionamentos: eu preciso de cura interior? Onde eu preciso de cura interior?

1º passo

Saber o que está acontecendo com você. Isso se chama observação. Olhar os sintomas e anotar. Observar tudo: sintomas físicos, doenças físicas que você traz e que se passam com você. Tomar nota de tudo o que acontece no seu corpo. Fazer muitas perguntas a si mesmo, anotar cada detalhe, enfim, tomar nota dos sintomas físicos. É preciso fazer bem feito. Depois de anotar todos os sintomas emocionais, lembre-se de que eles são espelhos do que você vive interiormente (Exemplo: quando você está sozinho, o que você sente?). Ficar atento aos sentimentos.

Além disso, tome nota das atitudes de vida, porque elas refletem o que você vive interiormente. Como você se comporta? (Exemplo: dizer uma mentira é sintoma de um problema muito mais profundo). Não podemos rezar somente pelos sintomas, porque assim a cura não acontece.

2º passo

Descobrir a doença, dar nome ao seu diagnóstico. Orar por cura profunda. Quais são os problemas emocionais profundos?

Rejeição

Como ela vem? Vem quando eu sinto que não sou amado e querido pelas pessoas que me são importantes e próximas. Não é que elas não me amem, eu que me sinto assim. Sentimentos que podem existir: raiva, amargura, tristeza, ódio, inveja dos amigos, suspeita, falta de confiança nas pessoas. Rejeição é a mais importante ferida emocional, a grande dor que Jesus sentiu foi a da rejeição.

Sentimento de Culpa

Ele entrou quando eu fui criado em uma família muito religiosa, onde alguns conceitos são passados de maneira errada. Exemplo: “Papai do Céu vai castigá-lo”; “Papai do Céu está vendo tudo que você está fazendo de errado”. A culpa saudável nos leva à conversão, mas a culpa errada nos leva a ter medo de Deus, medo do castigo eterno.

Sentimento de Inferioridade

Quando a criança nasce, ela está cheia de sentimentos de superioridade, porque todos olham para ela, tornando-a centro de tudo; porém, conforme a criança cresce, as pessoas se cansam e ela deixa de ser o centro. Talvez, ainda, ela escute dos pais expressões do tipo: “Como você é ruim, você é mal!”. Forma-se nela uma imagem pobre de si mesma, vinda de palavras negativas que chegam a ela. Nasce, com isso, um sentimento de autopiedade, de ódio de si mesma, depois vem a autodestruição, chegando, muitas vezes, ao suicídio.

Medos

Não são os medos pequenos, são os medos grandes que paralisam a pessoa, que a fazem fechar-se nelas mesmas, como o medo da morte, de ficar sozinho, do diabo, do escuro etc.

3º passo

É o mais importante: encontrar as causas profundas pelas quais você tem esses problemas emocionais, as fontes dos problemas profundos das pessoas. Como está escrito no início: não basta rezar pelos sintomas, é preciso rezar pelas causas.

Deus abençoe você!

INICIO

SENTA QUE LÃ VEM HISTORIA

Romeo e Juliê: uma história de amor às avessas. Conheceram-se na faculdade, apresentados por um amigo em comum. Ele, estudante de agronomia;...