segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Como formar pessoas sábias em nossa sociedade?


 Entendendo o sábio Chesterton, vamos olhar para trás, para os clássicos e assim aprender com eles que foram os que mais compreenderam a necessidade de formar pessoas sábias. Platão, nos seus livros, apesar de deixar claro ser uma utopia, mostra o que seria preciso fazer para construir uma sociedade justa. À partir das suas meditações, trazendo para a nossa realidade, podemos perceber onde perdemos o fio da meada.

Seguimos pessoas sábias

As pessoas seguem homens sábios, mesmo que estes não tenham nenhum tipo de poder temporal. É natural que as pessoas sigam as pessoas sábias. Para criar uma sociedade justa, é preciso que haja uma grande quantidade de homens sábios.

Imaginando que exista uma sociedade voltada para o ideal da sabedoria, nela deveriam existir escolas para se fazer a seleção daqueles que podem se voltar para ela. Como seria?

O primeiro passo seria isolar as crianças do mal do mundo e mostrar a elas somente ideais belos e elevados. Não mostrar maldades. Ensinar a busca de ideais elevados. Mostrar as belezas da vida, mostrar às virtudes, ensinar o valor dos estudos… Nessa escola devem existir também jogos e brincadeiras. As crianças que, nos seus momentos livres, gostarem de ler, de continuar tendo contato com os ideais elevados, esses mostram vocação para a sabedoria. Os demais, se encaminham para as demais escolas para aprenderem, também, outras coisas, mas não mais os estudos da sabedoria.

Após essa seleção, se iniciam os estudos de treinamento moral para vencer as paixões, (Platão entende as seguintes paixões: estupidez, ignorância, intemperança, injustiça, prejuízo, covardia, moleza, arrogância, insolência (mal humor), baixeza, maldade, adulação, inveja, descontentamento), superando as paixões alcança-se as virtudes (Justiça, temperança, fortaleza, domínio de si mesmo, piedade, alegria, bom humor, magnificência, arte, habilidade industriosa).

A marca do homem sábio, além dele governar contra a vontade, pois não tem o menor interesse de poder, não precisam de exército, não tem medo da morte (não se corrompe por ameaças), e ele não é amigo do dinheiro, (não tem ganância e se contenta com somente o necessário). Na Igreja Católica, os padres tem voto de pobreza para essa finalidade. Se a pessoa não é dada ao dinheiro, ela nunca será subornável.

A importância da educação

Cabe a nós entendermos a concepção e a relevância que os gregos davam à educação e colocarmos em confronto com a importância que damos no tempo de hoje, e também compreendermos como São Tomás de Aquino descreve a finalidade da educação.
A formação de um homem sábio, segundo Platão, duraria cerca de 50 anos. E encontramos na obra Suma contra os Gentios o ofício do homem sábio:
Contemplar a verdade, lembrando que a contemplação é o grau máximo da inteligência;

– Ordenar todas as coisas;
– Mostrar os erros;
– Explicar os princípios, por exemplo o princípio de existir.

Voltando a Platão. Uma sociedade com grande quantidade de pessoas sábias, será incorruptível e jamais irá acabar. Será uma sociedade justa. Para destruir uma sociedade constituída de homens sábios, seria preciso começar corrompendo às crianças, na sua mais iniciante educação. Uma vez corrompida a formação das crianças, quatro gerações depois, a sabedoria começaria a cair em qualidade, ao ponto das pessoas já passarem a preferir seguir não mais os sábios existentes, mas sim aqueles que têm melhor carisma de liderança.

Cerca de quatro gerações nessa situação, se inauguraria uma nova preferência na escolha dos seus líderes. Não seria nem os sábios antigos e nem os de carisma de liderança, mas sim aqueles que têm grandes feitos: na guerra, nas decisões sociais, nas benfeitoria, ou seja, seria uma escolha por pessoas gloriosas.

Passadas mais algumas gerações, a sociedade mudaria para a escolha das pessoas mais bem sucedidas nas finanças. O sábio, como não é dado ao dinheiro, não teria a destreza de lidar com o dinheiro, como aqueles que tem ganância e esperteza para aumentar suas finanças. Gastam longo tempo pensando como aumentar sua renda. No entanto, passadas tantas gerações de pessoas, com tanto decaimento do nível de sabedoria, a sociedade já estaria corrompida o suficiente a ponto de em conjunto, seus membros estarem já buscando a vida desregrada daqueles que gostam do ter, do poder, das facilidades, do esbanjamento. A sociedade como um todo, já estaria na busca do poder econômico. Seria o poder econômico que governaria a sociedade.

Sábios formam governo

Esses “sábios”, ao liderarem o povo, já não se preocupam tanto uns com os outros, mas como todos já se voltam para o poder econômico, às polarizações começam a surgir. Os ricos vão ficando mais ricos e os pobres mais pobres, uma vez que os ricos usariam os pobres para fazer sua fortuna. Isso criaria uma massa de pessoas pobres ainda maior e mais oprimida a ponto deles se unirem e derrubarem os ricos à força. Nesse momento surge a democracia.

Na democracia, segundo Platão, existem os políticos, os ricos e os pobres. Os ricos crescem na sua riqueza à custa de astúcia e do trabalho dos pobres. Os pobres vivem para trabalhar, e os políticos para criar leis e governar os ricos e os pobres. Na democracia, o objetivo é que todos estejam contentes. E para os políticos permanecerem no poder, o trabalho deles será fazer de tudo para que a população fique bem: se quiserem comida, geram políticas agrícolas e econômicas para as pessoas enriquecerem. Se quiserem lazer, geram lazer. Se quiserem promiscuidade, luxúria, festas, assim terão.

Ao mesmo tempo, dentre os governantes, há a busca pelo poder. E eles fazem muito isso por meio da demagogia. Com o tempo, sempre surge um demagogo maior. E esse passa a exercer maior influência entre os políticos e na população. À medida que vai aumentando a força desse demagogo, suas conquistas no meio político e na sociedade, todos passam a querer que somente esse governe. Nessa hora surge a tirania.

A imposição de um governo

Passados os anos, para o tirano permanecer no poder, é preciso que ele seja cada vez mais tirânico. Quando a população não aguenta mais, as pessoas se levantariam contra o tirano e o derrubaria! Nesse momento, retorna a democracia.

Para Platão, o fundo do poço de uma sociedade, é o estágio de alternância entre democracia e tirania. E para piorar, ele mesmo deixa claro que, quando uma sociedade chega a esse ponto, não há mais possibilidade de surgirem homens sábios.

Aristóteles veio depois de Platão dentre os principais filósofos gregos. Ele tinha como aluno Alexandre, o Grande. Nas suas expedições, Alexandre trazia para Aristóteles às informações das sociedades que ele conquistava. E em sua maioria, a história das cidades eram que se formavam em torno de um homem sábio que se instalava num local e às pessoas iam morar perto daquele sábio, assim como toda a sua família. E o decaimento dessas sociedades aconteciam mais ou menos do modo como Platão profetizou.

Quando Platão colocou essas coisas, ele deixou claro que isso já havia acontecido em gerações anteriores, e que os gregos já estavam na irreversível alternância entre democracia e tirania.

Conteúdo baseado nas aulas do autor do site www.cristianismo.org.br

EDUCAR OS FILHOS

 


Educar os filhos é a grande missão que Deus confiou aos pais. É por causa da importância dessa tarefa que Ele nos deu o quarto mandamento: “Honrar pai e mãe”. Sem a educação dos pais, os filhos se perdem! Por isso, as nossas cadeias estão cheias de jovens, a droga consome muitos, além do mundo do crime.

Nada é tão grande, neste mundo, quanto construir um ser humano. As máquinas acabarão um dia, mas o nosso filho jamais.

A educação é um processo de crescimento humano, e o papel da mãe é essencial nesse caminho

É pela educação que o ser humano conquista e desenvolve as suas faculdades. Deus quis que isso fosse feito, antes de tudo, pelos pais e, de modo especial, pela mãe. Hoje, muitas mães são obrigadas a criar sozinhas os seus filhos, porque são “órfãos de pais vivos”. Assim, sua missão se torna mais importante e ainda mais árdua. Nesse caso, o papel materno tem sua importância triplicada. Ela (mãe), muitas vezes, tem de desempenhar o papel do pai e o dela mesma.

Gandhi, líder pacifista indiano, dizia que “a verdadeira educação consiste em pôr a descoberto o melhor de uma pessoa”. Para isso, é preciso a arte de educar, a mais difícil e mais bela de todas.

O papel da mãe na criação dos filhos

Foto ilustrativa: Andréia Britta/cancaonova.com

Certa vez, Michelangelo viu um bloco de pedra e disse aos seus alunos: “Aí dentro há um anjo, vou colocá-lo para fora!”. Depois de algum tempo, com sua genialidade de escultor, fez o belo trabalho. Então, os alunos lhe perguntaram como tinha conseguido aquela proeza. Ele respondeu: “O anjo já estava aí, apenas tirei os excessos que estavam sobrando”. Educar é isso, é ir com paciência e perícia tirando os maus hábitos e descobrindo as virtudes, até que o “anjo” apareça.

Afinal, o que significa educar?

Michel Quoist afirma “que não é para si que os homens educam os seus filhos, mas para os outros e para Deus”.

Educar é colaborar com Deus! É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.

Educar é promover o crescimento e o amadurecimento da pessoa humana em todas as suas dimensões: material, intelectual, moral e religiosa. Por isso, educação não se recebe só na escola, mas, principalmente, em casa. De vez em quando, ouve-se alguém dizer: “Ele é analfabeto, mas é muito educado”.

Não adianta ser doutor e não saber tratar os outros como gente, não saber cumprir com a palavra dada, não se comportar bem; trair a esposa e os filhos, não ser gentil, não ser afável etc. Sem dúvida, a educação é a melhor herança que os pais devem deixar aos filhos. Essa ninguém pode lhes roubar nem destruir.

Educar é um ato de amor acima de tudo

O livro do Eclesiástico, capítulo 30, versículo 1, ensina aos genitores: “Aquele que ama o seu filho corrige-o com frequência, para que se alegre com isso mais tarde”.

A educação visa, principalmente, colocar o homem no caminho do bem e da virtude, do qual ele sempre tende a se desviar. É aos pais que cabe, sobretudo, dar início a essa tarefa na vida dos filhos.

A Igreja nos ensina: “Pela graça do sacramento do matrimônio, os pais receberam a responsabilidade e o privilégio de evangelizar seus filhos. Por isso, eles os iniciarão, desde a tenra idade, nos mistérios da fé, da qual são para os filhos os ‘primeiros arautos’ (LG,11). Associá-los-ão desde a primeira infância à vida da Igreja” (Catecismo da Igreja Católica, n. 2225).

Leia mais:

.:A importância de dizer não na educação dos filhos
.:Conselhos do Papa Francisco para a educação dos filhos

Educação é uma obra do coração, uma atividade de fé

A tarefa de educar, como dizia Dom Bosco, “é obra do coração”, é obra do amor, por isso tem muito a ver com a mãe. Sem o carinho e a atenção dessa figura, a criança, certamente, crescerá carente de afeto e desorientada para a vida. O povo diz que atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher, mas é preciso não se esquecer de que “essa mulher”, mais do que a esposa, é a mãe.

É no colo da mãe que a criança precisa aprender o que é a fé, aprender a rezar e a amar a Deus e as pessoas. É no colo da mãe que o homem de amanhã deve aprender o que é a retidão, o caráter, a honestidade, a bondade, a pureza de coração. É no colo da mãe que a criança aprende a respeitar as pessoas, a ser gentil com os mais velhos, a ser humilde, simples e a não desprezar ninguém. É no colo da mãe que o filho aprende a caridade, a vida pura da castidade, o domínio de todas as paixões desordenadas e a rejeitar todos os vícios.

É a mãe, com seu jeito doce e suave, que retira da sua plantinha o que de mal tem crescido: a erva daninha da preguiça, da desobediência, da má-criação, dos gestos e palavras inconvenientes. É ela que vai lhe ensinando a perdoar; a superar os momentos de raiva sem revidar; a não ter inveja dos outros que têm mais bens e dinheiro. É a mãe que, nas primeiras tarefas do lar, ensina ao filho o caminho redentor do trabalho e a responsabilidade.

A Virgem Maria, Mãe de Jesus, foi a maior educadora d’Ele

Até o Filho de Deus quis precisar de uma Mãe para cumprir a Sua missão de salvar a humanidade. Ele fez o Seu primeiro milagre nas Bodas de Caná, porque Ela Lhe pediu. Por isso, cada mãe é um sinal de Maria, que ensina seu filho a viver de acordo com a vontade de Deus.

Em nossas casas, tem penetrado, sorrateiramente, uma sistemática pregação de antivalores por algumas TVs e, mais do que nunca, é necessário uma mãe atenta para combater tudo aquilo que prejudica a educação dos seus filhos. Mais do que nunca, ela precisa saber conquistá-los, não por aquilo que lhes dá, mas por aquilo que é para eles: amiga de todas as horas, consoladora. Saiba sempre corrigir o seu filho, mas que nunca seja na grosseria, com gritos ou com humilhações; e jamais o faça na frente dos outros.

Se você conquistar o seu filho a ponto de ele ter um sagrado orgulho de tê-la como sua mãe, então, você poderá fazer dele o que desejar.


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br e Twitter: @pfelipeaquino

UM HOMEM INCOMPRAVEL

 No dia 22 de fevereiro de 1862, em Paris, o historiador francês Ernest Renan teve oportunidade de falar a respeito de Jesus, apresentando-O como um Homem Incomparável.

Um Homem sem igual, que viveu a Sua infância numa pequena cidade de uma província, politicamente dominada pelo poder romano.

A partir de então, a cidade apagada adquiriu fama e ficou conhecida no mundo todo.

Ernest Renan escreveu:

Todos os exércitos que já desfilaram por este mundo; todas as frotas que já singraram os mares; todos os parlamentos que já se reuniram; todos os monarcas que já reinaram; todos juntos não influíram tão poderosamente na vida da humanidade deste planeta como fez este personagem imortal.

Ele é conhecido como Jesus, o filho de José e Maria. Trabalhou como carpinteiro até lá pelos trinta anos. Moldou a madeira, transformando-a em utensílios para outros homens, demonstrando, desde cedo, que nascera para servir.

Por quase três anos divulgou a verdade, utilizando palavras simples e imagens perfeitamente conhecidas do povo que O ouvia.

Falou de ovelhas e de aprisco, identificando-se como o Bom Pastor, aquele que conhece as Suas ovelhas e se felicita pelo retorno daquela momentaneamente dispersa do rebanho.

Revelou a descendência divina a todos os homens, apresentando o Criador como Pai de todos nós. Pai que é amor, que ama a todos os seres, e que distribui as Suas bênçãos em todos os quadrantes da Terra.

Nunca escreveu um livro e, no entanto, os Seus ditos e os Seus feitos, registrados por historiadores especiais de Seu tempo, Mateus, Marcos, Lucas e João, atravessaram as idades e os séculos, chegando até a Humanidade dos dias atuais.

Poeta, declamou versos, cuja beleza jamais foi superada. E legou aos homens as bem-aventuranças.

Deixando o próprio lar, conquistou o mundo com Seu exemplo e fez dos lares dos amigos e simpatizantes o Seu próprio lar, honrando-os com Sua presença.

Nunca frequentou uma Universidade e, no entanto, ninguém falou com tanta sabedoria como Ele o fez.

Conhecia a ciência dos homens e a ciência do Espírito. Por isso, apontou a finalidade última de todos os seres: a conquista do reino de Deus, que se encontra na intimidade de cada um de nós.

Nunca viajou mais de trezentos quilômetros além das fronteiras do lugar onde viveu. Mesmo assim, espalhou as sementes da Boa Nova, ao longo das margens do Jordão, do Tiberíades, alcançando vales e montanhas, extrapolando fronteiras.

Morreu pregado numa cruz. Cruz que era sinônimo da degradação e que ele, com Sua morte, tornou símbolo de extrema renúncia, pois ofereceu a própria vida em holocausto, por amor às verdades que ensinava.

Mais de vinte séculos se passaram e ainda hoje Ele continua a ser a figura central da cultura humana.

Era tão grande que não coube na História. Tornou-se o divisor do tempo, que os homens passaram a contar como antes e depois do Seu nascimento.

Mestre e Senhor, ensinou que o maior no reino dos céus é o que mais sirva a seus irmãos. E que a maior glória é Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Redação do Momento Espírita, a partir da
 apresentação do livro 
Vida de Jesus, de
 Ernest Renan, ed. Martin Claret.
Em 6.10.2023.

 

MÚSICA : ERASMOS CARLOS E ROBERTO CARLOS.

Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo, eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo, eu estou aqui

Olho no céu e vejo
Uma nuvem branca
Que vai passando
Olho na terra e vejo
Uma multidão
Que vai caminhando

Como essa nuvem branca
Essa gente não sabe aonde vai
Quem poderá dizer o caminho certo
É você, meu Pai

Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo, eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo, eu estou aqui

Toda essa multidão
Tem no peito amor
E procura a paz
E apesar de tudo
A esperança não se desfaz

Olhando a flor que nasce
No chão daquele que tem amor
Olho no céu e sinto
Crescer a fé no meu Salvador

Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo, eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo, eu estou aqui

Em cada esquina vejo
O olhar perdido de um irmão
Em busca do mesmo bem
Nessa direção caminhando vem

É meu desejo ver
Aumentando sempre
Essa procissão
Para que todos cantem
Na mesma voz essa oração

Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo, eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo, eu estou aqui

Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo, eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo, eu estou aqui

Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo, eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo, eu estou aqui

Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo, eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo, eu estou aqui

Composição: Erasmo Carlos / Roberto Carlos.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

FAMILIA : Família é uma Árvore de Amor

 

MUSICA  - RAZÃO DE VIVER -SAMPA CREW

O laço mais lindo da vida é sempre o de uma família unida e repleta de amor.

A família é uma árvore de amor

Existem no mundo diferentes famílias. Família grande, família pequena… Família com pai, mãe e filhos, família com casal e um cachorro, família com pai e filhos, família com mãe e filhos, família com dois pais ou duas mães, família em que os avós são os pais, família de sangue, e família de coração.

A família é o amor que plantamos em solo fértil, com raiz forte e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos. Não é à toa que se compara a família a uma árvore. Afinal, o que é a família senão vários galhos unidos pela mesma raiz, e sustentados por um tronco comum, que precisa ser forte para suportar as intempéries da vida.

A família é feita de laços para durar. Não importa se é família de sangue ou de coração. O importante é que exista amor. As famílias de verdade são formadas por pessoas unidas, que se apoiam incondicionalmente, que querem o bem do outro, que se sacrificam reciprocamente sem pedir nada em troca, que celebram as conquistas e alegrias da vida juntas, e que oferecem os ombros como suporte para a dor e para o choro.

Há famílias que são planejadas, plantadas desde a primeira semente. Há famílias que brotam por acaso, em um solo pouco fértil. Mas as famílias realmente felizes, são aquelas que nutrem a vida de amor!

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

AMOR E EDUCAÇÃO

Amor e Educação

Educar é amar, é compartilhar o saber com o outro. Ensinar é uma arte que veicula e transmite o amor. Educando e educador partilham a energia do amor,originária das fontes superiores da vida.

É finalidade divina a tarefa de educar. Atuar nessaárea é contribuir e colaborar na obra do Criador. Toda a evolução revela um processo educativo de longo e laborioso curso.

O ato de ensinar acrescenta ao educador a qualidadede co-participante na obra de Deus para com a natureza e acriatura humana.

O amor na educação cria oportunidade ao educando e ao educador de estabelecerem relação onde ambos aprendem. O educador respeitará as habilidades e dificuldades do educando, aprendendo com ele. 

educando terá no educador seu modelo de exemplificação O amor educa o indivíduo para a liberdade com responsabilidade.

A verdadeira educação exercida com amor, muitomais do que transmite conhecimentos, transforma oeducando, preparando-o para enfrentar seus própriosdesafios.

O amor na educação não pressupõe retorno, a nãoser o crescimento do educando. Essa é a maior recompensa do educador. A verdadeira educação não se obriga a exercê-la, mas aplica-a com naturalidade e com empatia.

 Educar deve ser uma ação livre e nascida do ideal de servir e fazercrescer o outro pela prática do amor. É através da educação com amor que aprendemos as noções éticas da humanidade, sem as quais o mundo continuaria na barbárie. 

Sua presença nas várias áreas doconhecimento humano, permite sua transmissão pela educação a todas as culturas da humanidade. A educação pelo exemplo contagia o educando. Quem educa amando transborda à sua volta o gosto pelosaber, pela cultura, pela arte e pela vida.

 Os grandes educadores da humanidade alcançaramseus intentos graças ao amor com que realizaram suastarefas. Enquanto a lógica ensina a pensar, o amor ensina a sentir e a viver em plenitude.

Quem ama preocupa-se em educar o outro para avida. Se busca uma forma de crescimento interior, ocupaseem que o outro encontre também sua maneira de crescer.

Um amor é capaz de reduzir o ódio de muitos. Seja você aquele que ama entre os que vivem na discórdia e no desamor. O contágio do amor é mais eficiente que o do ódio.

A educação com amor equilibra o ser para aquisiçãodos valores superiores do espírito. Ela devolve o indivíduoao eixo central de sua vida, o encontro com Deus.

O processo educativo em que o ser humano se

encontra o obriga a vivenciar o amor segundo suas mais variadas formas, até o dia em que possa alcançar o amor pleno e verdadeiro.

Necessitamos repetir várias lições na vida paraaprender o verdadeiro sentido do amor.

 Passamos pelapaixão, pela posse, pela dependência, pelo sexo, peloafeto, pelo carinho, pela doação, pela renúncia, dentreoutros sentimentos, até chegarmos ao amor.

Educar é uma atitude que nos coloca em igualdadede condições com o educando. Educador e educando senivelam no encontro com o divino. Educação e amor sãoexpressões que se assemelham.

Educar-se para o amor é não estabelecer competiçãocom o outro, visto que, se estão juntos, geralmente se situam no mesmo degrau evolutivo.

Precisamos sair do amor-sensação para o amorsentimento.

Caminhar na direção do enobrecimento do que

sentimos, elevando nossas percepções interiores ao níveldos sentimentos de amor e paz.


Educar alguém é educar-se num processo interativode crescimento mútuo. 

Nessa interação não há maior nem menor, vencedor ou vencido, aluno ou professor. Sempreestamos a nos ensinar uns aos outros.

A vida sempre nos coloca em situações em que

estamos nos papéis de educando e educador. 

Estamos sempre sendo modelo e, ao mesmo tempo, vendo espelhosnos outros. 

Atuando na vida com amor, estaremosexercendo aqueles papéis com equilíbrio e de forma afavorecer nosso crescimento.

Jesus, o educador da vida, estará sempre à nossa espera a fim de que nos tornemos

educadores da alma.

PRESENTEI COM UMA ÁRVORE, A NATUREZA AGRADEÇE.

AS ÁRVORES,TAMBÉM TEM SIGIFICADOS

  • V




Uma informação interessante para os que desejam oferecer uma árvore aos amantes da natureza e que tenham um quintal para cultivar.

Veja abaixo algumas arvores e seu significadoS

Ameixeira - Pequena árvore ornamental que dá frutos significa "Auxílio, Proteção, Beleza"

Bambu - Planta muito alta que transmite "Força, Equilíbrio e Crescimento"

Bananeira - Significa "Ligação, Fertilidade"

Cânfora - Uma planta com características medicinais, significa "Saúde"

Carvalho - De madeira usada para construção, siginifica "Força, Conhecimento e Longa vida"

Cerejeira - Com madeira usada na marcenaria de luxo, significa "Amor e Sabedoria"

Cipreste - Uma árvore exótica que representa "Segurança, Longa vida e Grandesa".

Coqueiro - Árvore que dá fruto comestível, significa "Proteção e Pureza"

Macieira - Árvore muito popular que produz a maçã, significa "Amor e Eternidade"

Mamoeiro - Àrvore com fruto muito apreciado o mamão, significa "Abrigo e Fartura"

Pereira - Árvore que dá excelentes frutos, significa "Vida longa"

Pessegueiro - felicidade, amizade e longevidade.

Pinheiro - Fornece madeira e polpa para celulose, siginifica " Vida Longa, Fartura"

Salgueiro - Árvore conhecida também como chorão, significa "Proteção, Boa Sorte"

Tangerineira - Árvore de origem da China, siginifica - "Prosperidade, Bem-sucedido"

INICIO

SENTA QUE LÃ VEM HISTORIA

Romeo e Juliê: uma história de amor às avessas. Conheceram-se na faculdade, apresentados por um amigo em comum. Ele, estudante de agronomia;...