quarta-feira, 16 de março de 2016

Vizinho Nota Dez




 Atitudes de um vizinho nota dez

Com algumas diferenças entre morar em um edifício ou em casa, ser bom vizinho implica principalmente em deixar de lado o egoísmo, ser solidário e usar de empatia.



FONTE: FAMILIA.COM.BR
  • A regra de ouro: "Não faça aos outros o que você não quer que seja feito a você" se aplica bem a quase todas as situações da vida!!!. Com seus vizinhos não será diferente. Conviver bem é uma questão de empatia e simpatia.


  • Como posso ser um bom vizinho?

    Com as sete atitudes a seguir você será um vizinho exemplar e querido em sua comunidade.
  • 1 – Simpatia

    Nada aproxima mais que um sorriso sincero. Quando um novo morador vier para a vizinhança, receba-o com um sorriso, apresente-se e dê boas-vindas. Mostre qual é sua casa ou apartamento e diga que se precisarem de algo, que o procurem. Levar um prato de biscoitos, ou um suco será muito simpático. Caso note que precisam, ofereça-se para ajudar com a mudança. Se disserem que não, que está tudo sob controle, não insista e despeça-se.
  • 2 – Conheça seus vizinhos

    Sempre os cumprimente quando os vir no portão, no elevador, ruas ou no comércio. Se cumprimentar pelo nome será ainda melhor. Faça perguntas no geral, de modo a não parecer curioso. Deixe que o novo vizinho lhe pergunte qualquer dúvida que tiver com relação à localidade. Não faça perguntas sobre a vida da família ou hábitos. Seja discreto. Aguarde um convite para visitá-los. A maioria das pessoas detesta visita surpresa. E se for convidado a visitá-los seja breve.
  • 3 – Respeite áreas compartilhadas

    Estacionamento é um bom exemplo. Não estacione de modo a bloquear a saída ou entrada de outros veículos. Não acelere seu carro ou moto de maneira barulhenta pela manhã ou tarde da noite. Estacione o seu veículo na sua vaga ou em frente à sua casa. Não tente aproveitar aquela árvore em frente ao vizinho para deixar seu carro mais fresquinho. É muito deselegante. Bater portas ou direcionar faróis altos nas janelas deles tarde da noite, só vai mostrar que você não é uma pessoa educada. Cuidado também com seu escapamento voltado para as janelas deles.
  • 4 – Cuide de sua casa e seu lixo

    Tente manter a fachada de sua casa limpa e seu jardim arrumado também para não enfear a vizinhança. O lixo deve ser colocado para fora no dia certo da coleta e em local protegido de cães e gatos. Eles costumam rasgar os sacos de lixo à procura de alimentos e espalhar o conteúdo pela calçada.
  •  Se for um condomínio com local próprio para depositar o lixo, coloque o lixo no local e no dia certo. Especial cuidado aos seus animais para que não invadam o quintal alheio ou comecem a latir tarde da noite. Recolha sempre os dejetos deles na rua ou áreas comuns aos moradores.
  • 5 – Barulho?

    Nada gera mais reclamações entre vizinhos. Se seu time ganhou o campeonato, comemore, mas não grite nas janelas e jamais use fogos. Pense em crianças dormindo, idosos acamados ou cardíacos e animais. Música alta, festas barulhentas que não são comunicadas com antecedência e que avançam noite adentro, arrastar de móveis ou limpeza tarde da noite são motivos para briga de vizinhos.
  •  Quem mora em apartamento e acorda cedo, evite fazer barulhos para não incomodar o vizinho do andar de baixo. Mulher, se seu apartamento não é carpetado, por favor, use chinelos de borracha para andar dentro de casa (uma vizinha de minha mãe que morava no apartamento de cima usava salto alto às 4 da manhã...)
  • . Os rapazes, principalmente aqueles que curtem um "batidão", guardem seu gosto musical só para si. A vizinhança não precisa (e nem quer) compartilhá-lo. Se for dar uma festa, avise aos vizinhos próximos a data, horário que começará e quando terminará. Convide-os para a festa e cuide do comportamento de seus convidados.
  • 6 – Não seja incendiário

    Não coloque fogo em lixo, mato ou qualquer coisa no seu quintal. Isso é um problema para quem lava roupas em casa, para quem tem pessoas com problemas respiratórios na família e incomoda a todos. Controle também a fumaça de sua churrasqueira e avise aos vizinhos próximos que dia a usará.
  • 7 – Seja solidário e útil à sua comunidade

    Ajude a quem precisar. Carregue as compras de sua vizinha, ofereça seu carro quando alguém precisar de socorro e não tiver carro ou não puder dirigir. Fique atento à casa do vizinho que está viajando. Ofereça-se para molhar as plantas ou cuidar dos animais enquanto viajam (se já for bem amigo deles). Comunique a todos qualquer anormalidade. Dê sempre uma "olhadinha" nos vizinhos idosos ou sozinhos, ofereça ajuda.
    Ser um bom vizinho é uma questão apenas de ser uma boa pessoa. Ser solidário, gostar de ajudar, detestar incomodar os outros e ser discreto. Aqui você pode baixar um Manual de etiqueta que tem, entre outros conselhos, como conviver bem com seu vizinho.
    Para finalizar, o conselho do Mestre sobre como agir com seu próximo:
    “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. [e]... Amarás o teu próximo como a ti mesmo. [...]” Mateus 22:37-40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

FAMILIA : Família é uma Árvore de Amor

  O laço mais lindo da vida é sempre o de uma família unida e repleta de amor. A família é uma árvore de amor Existem no mundo diferente...