amei esse texto, por isso publiquei.
A preguiça, como se sabe, é um dos sete pecados capitais. Caracterizada pela pessoa que vive em estado de lentidão e morosidade, que não pode ser confundida, entretanto, com quem aprecia uma boa e reparadora noite de sono. No Dia Mundial do Sono, muito conhecido como hoje, 21 de março, a gente ajuda a desfazer qualquer confusão.
A conscientização sobre a importância do sono é uma iniciativa nada preguiçosa de membros da comunidade médica que trabalham e estudam essa área da medicina. O objetivo da celebração da data é tentar debater para diminuir o peso que os problemas do sono provocam na sociedade, por meio da prevenção e do manejo dos mais de 100 distúrbios existentes. A insônia e a apneia são os mais comuns.
Sono de qualidade
De acordo com a Sociedade Mundial do Sono, o sono de qualidade ajuda a manter a saúde mental e permite que as pessoas se concentrem durante o dia e a fadiga pode nos sobrecarregar física, mental e emocionalmente. Por essas e outras razões, o sono é um pilar fundamental da saúde humana.
Um estudo recente coordenado por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelou, inclusive, que dois em cada três brasileiros têm problemas na hora de dormir e relacionou essa alta incidência a hábitos alimentares e de vida.
A prática de atividade física, a adoção de uma rotina de horários para dormir e acordar, a não ingestão de álcool e cafeína próximo da hora de ir pra cama ajudam bastante. Conforme explica a nutricionista Camila Mariano, que comanda o seu próprio restaurante com comidas ditas saudáveis, uma dieta rica em vegetais, frutas, carnes magras e cereais proporciona hábitos melhores de sono.
Segundo ela, há alimentos que colaboram com a produção de hormônios que refletem no equilíbrio do sono. Alguns deles são:
- Castanhas
- Nozes
- Aveia
- Leite
Outra dica é evitar alimentos estimulantes, como chás preto e verde, café e cacau em pó pelo menos nas horas que antecedem o ato de dormir.
Refeições consideradas “fartas” à noite – até mesmo para que a gula, outro pecado, não entre nesta história – também devem ser deixados de lado, pois levam o organismo a iniciar o metabolismo dos alimentos, atrapalhando as horas de descanso, que como se vê, longe de indicarem preguiça, são extremamente necessárias para a nossa saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO