Revista Bem-Estar:
Aprenda a relação entre pele e intestino!
Manter a pele exuberante por muitos anos é o sonho de milhões de pessoas.
No entanto, engana-se quem imagina que basta somente comprar cosméticos e se submeter a dezenas procedimentos estéticos.
Estas duas atitudes ajudam bastante, é claro, mas elas podem não render o resultado desejado caso a alimentação seja inadequada e cause problemas ao intestino.
Pode até parecer estranho, mas o intestino influencia bastante na saúde da pele! Isso ocorre porque a microbiota intestinal – constituída pela população de microrganismos, principalmente bactérias, que vivem no intestino – exerce um papel fundamental, tanto no funcionamento do intestino quanto de outros órgãos, incluindo a pele.
Quando uma pessoa mantém uma alimentação incorreta (repleta de alimentos ultraprocessados, açúcares ou gorduras) os microrganismos “do bem” não conseguem agir corretamente, facilitando a ocorrência de um desequilíbrio na microbiota intestinal, o que favorece a multiplicação de bactérias agressoras.
Com isso, as “bactérias ruins” aumentam a absorção de toxinas, contribuindo para desnutrição, além de gerar um quadro de inflamação local e sistêmica, deixando a pele vulnerável a diversos problemas, como envelhecimento precoce, rugas, manchas, entre outros problemas de pele. Isso é chamado de Disbiose Intestinal, um quadro que deixa o corpo mais vulnerável e favorece processos inflamatórios.
Por isso, é extremamente importante olhar o paciente como um todo e tratar a causa do problema, não apenas os sintomas, o que é possibilitado pela Dermatologia Integrativa.
Desse modo, para chegar a um diagnóstico preciso, é necessário considerar todas as possibilidades dentro do funcionamento do bioma interno.
Nesse caso, se a causa do problema de pele estiver relacionada ao intestino e à alimentação, é possível aliviar, diminuir ou extinguir uma queixa cuidando do trato gastrointestinal com remédios pouco agressivos, associados ao tratamento da pele e a mudança de hábitos alimentares.
Um estudo da Universidade da Califórnia, publicado no Journal of Investigative Dermatology, sugere que para ter a pele bonita e saudável é preciso manter uma alimentação balanceada, sem excessos e com a presença de fibras e vitaminas.
Elas são as grandes responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico e pela redução de inflamações, como as dermatites. A dieta de quem quer ter uma pele bonita deve ter muitos alimentos que contenham vitaminas A, C e E, que possuem ação antioxidante e antibactericida, como legumes e verduras.
Estes nutrientes ajudam a combater o envelhecimento e renovam as células epidérmicas. Claro que é necessário beber muita água, pois hidratação é fundamental para uma boa saúde de todo o corpo.
É importante ressaltar que não adianta comer loucamente os alimentos saudáveis para ter a pele radiante da noite para o dia.
O ideal é manter sempre uma dieta balanceada e consumir regularmente frutas e vegetais para manter sua pele sempre bonita e saudável.
Desse modo, além das visitas ao dermatologista, é mais que bem-vindo ajustar o cardápio para sentir os reflexos disso pelo corpo inteiro, inclusive na pele que ficará mais bonita e jovial
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO