terça-feira, 25 de julho de 2017

O jardim da vida

                               O jardim da vida
Quais são as sementes que você tem no coração? Quais são as plantas que nasceram neste solo e que tem tornado o seu viver pesado?

Comparando nossa vida a um jardim, como ela está hoje? Esse jardim pode ficar melhor?

Existe uma da frase que diz: “Não existe vento favorável para quem não sabe aonde quer chegar”. De fato, pra quem não sabe o que quer, não existe uma ideia boa, não tem uma pregação que sirva para alguma coisa, não tem uma música bonita que faça bem e produza vida. Pra quem não sabe o que quer nada serve, tudo cai numa vala, tudo cai num buraco sem fundo porque não há perspectiva na vida. Então não há nada que podemos falar que a pessoa considere importante e que vai ajudá-la a chegar em algum lugar, até porque essa pessoa não tem planos nem perspectiva na vida.

Se você não tem sonhos e metas, fica difícil identificar o que pode ser bom ou ruim. Se você olha pra vida e não tem perspectiva de nada, então não há nada que alguém possa fazer para te ajudar. 

Muitos vivem num eterno “deixa a vida me levar”. Mas será que esse “deixa a vida me levar” é uma boa meta e boa perspectiva para a nossa vida? Essa frase é irresponsável. Deixar a vida nos levar pra onde? Pra que lugar? Não podemos deixar a vida nos levar. Quem deixa a vida levar jamais pode reclamar da onde a vida foi parar. Alguns dizem: “Eu não gostaria que a minha vida viesse parar aqui!”. Mas o que essa pessoa fez para que a vida não parasse aonde parou? Se não fez nada e abandonou a vida, então não tem o direito reclamar. Por que não adianta reclamar? Porque você não lutou contra, não remou contra e apenas deixou o barco ir embora. 

Interessante é ver que quando as coisas dão errado, muitos crentes dizem: “Não sei o que Deus está querendo me dizer”. Essas pessoas nunca consultaram a Deus pra nada, e quando as coisas dão errado dizem: “Estou tentando entender agora qual vontade de Deus”. A vontade de Deus é que você pense, que você seja uma pessoa mais responsável, e não seja inconsequente deixando a vida te levar de qualquer maneira. Mas Deus respeita a nossa liberdade e nossas escolhas.

Se você largar a vida não reclame da onde ela vai parar, e também não coloque Deus no final dos processos como o culpado, como se tudo Deus tivesse um propósito e que geralmente Ele usa de coisas ruins para ensinar a gente. 

Existe uma lei na física, a lei da termodinâmica que diz: “As coisas deixadas por si só tendem a se desorganizar”. Ou seja, aquilo que é largado não se organiza, o que é abandonado não fica melhor. Você trabalhou para ter um bonito jardim na sua casa, se ficou bonito é porque teve trabalho, houve envolvimento do jardineiro com o jardim. Mas se você largar o jardim e não der proteção, entrará praga e destruirá tudo. Assim é a vida, deixada por si só não se organiza, mas se desorganiza.


O poeta Mário Quintana disse: “O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você”. O poeta está comparando a nossa vida com um jardim e é a nossa função cuidar desse jardim. A nossa função não é amarrar as borboletas e trazê-las na força, mas é cuidar do jardim. Um jardim bem cuidado fica bonito, é inspirador, e vale a pena passear por entre ele. Esse princípio também se aplica as outras dimensões da vida. Se não cuidarmos do corpo, da saúde, do casamento, das amizades, e deixarmos ao ‘Deus dará’, a tendência é tudo se desorganizar. FIM.

MAIS UMA VERSÃO A SE PENSAR.
JARDIM DA VIDA


Jardim da vida…




sally_swatland_s1038_garden_at_southampton

Uma criança brincava no parque com sua mãe, quando avistou próximo dali um lindo jardim. Flores coloridas, brancas, vermelhas, rosas e amarelas a convidavam a brincar.

A criança, sem pensar, olhou para aquelas belas flores e saiu correndo pelo parque em busca do jardim. Só que, no caminho, tropeçou em uma pedra e caiu, e ao cair chorou, e ao chorar teve socorro.

Um senhor que estava ali, vendo a criança em desespero, aproximou-se e sentou-se carinhosamente ao seu lado.

– Você está bem? – disse o homem.

Eu caí quando tentava chegar ao jardim. Caí e estou triste, acho que vou desistir de ir para lá.

– Disse a criança chorando.

O homem olhou penalizado e com doçura disse:

– Meu bem, um dia, há muito tempo, eu também caí ao buscar o jardim. Caí, e não mais me levantei, eu desisti.

Desisti do motivo maior que me impulsionava. A chama que havia em meu peito gritava: “Vá, acredite!” Mas eu não fui.

Caí e desisti. Abandonei o que minha alma tanto buscava.

Sofri e aprendi.

Ouça: Ali na frente, você vê um jardim. Você sente que é lá que você prefere estar. Uma voz dentro de você diz: “Seja, vá, acredite!” Mas, lembre-se filho, sempre haverá pedras em seu caminho.

A criança, mais calma, olhou para o homem e perguntou:

– Porque as pedras?

O caminho não poderia estar livre?

O homem olhou nos olhos da criança, um olhar tão sincero e sereno que a criança sentiu-se amparada e protegida, então o homem falou:

– Todos podem chegar ao jardim…

Todos. Mas as flores são sensíveis e delicadas.

Por isso precisam ser protegidas de pessoas despreparadas que poderiam destruí-las.

A natureza colocou pedras no caminho para permitir que só aqueles que tiverem a sensibilidade de entender que as pedras não foram feitas para impedir a chegada, mas para serem contornadas, cheguem até lá!

A criança enxugou as lágrimas, levantou-se e continuou em busca do jardim.

(Autoria por mim desconhecida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

BOA TARDE

mariahconceicao.blogspot.COM Boa tarde!  Que este momento seja preenchido com sorrisos, muitos abraços e toda alegria do mundo.  Tenho certe...