quarta-feira, 16 de maio de 2018

UTILIDADE PÚBLICA OU CONSCIENTIZAÇÃO.

Você descarta corretamente seu lixo?

Fonte: http://gmvrecycle.com.br/voce-descarta-corretamente-seu-lixo

Desde que o mundo é mundo, o lixo existe de alguma forma. Os nômades já descartavam os restos dos animais que caçavam, e à medida que o homem foi “evoluindo” e ficando mais “civilizado”, a quantidade de lixo produzida por ele também foi aumentando até chegar ao que somos hoje.
O Brasil produz cerca de 300 mil toneladas de lixo por dia. E se em vez de jogar tudo isso fora, uma parte desse volume fosse reaproveitado? O desperdício seria menor e o meio ambiente sofreria menos com os problemas gerados pela má destinação tanto de matéria orgânica como objetos de plástico, papel, etc.
Com o crescimento da produção e do consumo nos dias de hoje, reciclar é mais do que necessário, mas pode não ser tão simples assim. Antes de colocar a mão na massa para reaproveitar o lixo da sua casa, confira a seguir algumas dicas de reciclagem:
Separar o lixo de forma correta – Uma das etapas mais importantes da reciclagem é separar o lixo. A separação do lixo facilita o trabalho daqueles que vivem disso, como catadores, garis e ainda de organizações que se dedicam a reciclar resíduos. Se no seu bairro houver coleta seletiva, melhor ainda. Dessa forma, haverá um destino correto para todo tipo de material descartado.
Separar apenas os resíduos orgânicos – Muitas pessoas pensam que não misturar a comida com o restante do lixo já é o suficiente, porém, o trabalho de separação de resíduos é muito mais que isso, é preciso ficar atento para não descartar junto com eles alguns itens que não podem ser reciclados, principalmente pilhas e baterias. 
Proteger objetos cortantes – Objetos cortantes que foram descartados, como pedaços de vidro, facas, lâminas e quaisquer outros materiais pontiagudos ou que possam machucar alguém devem sem envolvidos por jornal ou papelão antes de ser descartado para evitar que alguém acabe se ferindo ao manuseá-los.
Acreditar a maioria do lixo pode ser reciclado – Hoje apenas uma parcela muito pequena do lixo que produzimos não pode ser reciclada, até o isopor que era o grande vilão da reciclagem já pode ser reaproveitado como matéria prima para outros produtos, com isso a industria da reciclagem só tem a crescer o que é favorável não só ao meio ambiente mas à economia também.
Descarte correto – Pilhas, baterias, Aparelhos eletrônicos e lâmpadas devem ser descartados em lugares específicos. Quando jogados no lixo comum, eles demoram muito tempo para se decompor e liberam elementos tóxicos que contaminam os solos.

Óleo de cozinha – Se descartado incorretamente ele impossibilita o tratamento da água que vai para o esgoto, sendo que apenas 1 litro pode contaminar milhares de litros de água.

O nosso país produz cerca de 260 mil toneladas de lixo por dia e pior do que esse número, que dá para observar pela quantidade de resíduos que colocamos em sacos diariamente, somente 2% do total, cerca de 5.200 toneladas, é reciclado. E para onde vai o resto? 75% vai para os lixões, 13% vai para os aterros controlados e 10% vai para os aterros sanitários. A melhor maneira para mudar esse quadro é primeiro produzindo menos lixo e segundo, reciclando tudo o que dá para reciclar. Porém, para que a reciclagem seja possível é preciso descartar o lixo da forma correta.  São atitudes que ajudarão a preservar o meio ambiente e reduzir a quantidade de lixões que só provocam doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

Hábitos saudáveis:QUARTA E QUINTA

DR. RESPONDE Hábitos saudáveis: o guia para construir os seus com a família EM ATUALIZADO EM 16/03/2023 QUAIS SÃO OS HÁBITOS  Certamente, há...